You are on page 1of 1

O que infarto do miocrdio?

? uma leso do msculo cardaco provocada por obstruo da artria que nutre o corao ou um dos seus ramos a artria coronria. O entupimento da artria resulta em isquemia e o tecido deixa de receber sangue, oxignio e nutrientes. A durao e a extenso da ocluso determinam o tipo de manifestao da doena: angina estvel, angina instvel, infarto e morte sbita. Pode ocorrer morte do tecido (necrose msculo cardaco) se a rea for muito grande na dependncia do tamanho da artria pode haver infarto, morte sbita ou falncia do corao de modo crnico e inexorvel, ficando o paciente com insuficincia cardaca que limita sua qualidade de vida e tem um prognstico ruim a mdio prazo. A angina do peito uma dor que resulta geralmente da obstruo intermitente do fluxo sangneo. Como a doena um processo dinmico e contnuo, a placa de ateroma (gordura) se rompe, ativando a coagulao do sangue no local e formando o trombo que pode obstruir totalmente as artrias coronrias (infarto) ou de modo intermitente (angina instvel). De angina instvel para o infarto o tempo pode ser curto. Pode haver infarto sem placa de gordura? Sim. s vezes uma determinada artria se contrai temporariamente estreitando e o fluxo de sangue fica diminudo ou interrompido. O efeito o mesmo da placa, porm as razes desse fenmeno no so compreendidas em muitas situaes. Pessoas que usam cocana podem ter espasmo na coronria e infarto fulminante. Como diferenciar o infarto da angina e outras dores no peito? Muitos problemas de sade podem causar dor no peito, como, por exemplo, indigesto, ansiedade, inflamao no pericrdio, dor muscular, entre outras situaes. A orientao mdica fundamental. Caractersticas do infarto: Dor em aperto com ou sem fator desencadeante e pode ocorrer repouso; No melhora com repouso e nem com medicaes para angina; Pode ser acompanhada de nuseas ou vmitos, apreenso, palidez, sudorese, intensa falta de ar, desmaio. Irradiao para o brao esquerdo (85%) ou brao direito (15%), pescoo, ombro ou mandbula.

Caractersticas da Angina: Dor em aperto, no trax ou na regio do estmago, geralmente aps esforo fsico ou um fator desencadeante. Melhora com repouso, dura cerca de 10 minutos; Melhora com medicaes para angina (vasodilatadores).

Ateno: em qualquer das situaes procure orientao. O atraso pode ser prejudicial ou fatal. Em muitos casos, quando ocorre um ataque cardaco, o corao sofre de um processo de alterao do ritmo. E um tratamento imediato com a desfibrilao (choque) pode salvar o paciente da morte. Por essa razo, cada vez mas em locais de grande concentrao de pessoas como fbricas, aeroportos e universidades, recomenda-se atendimento pr-hospitalar e pessoal treinado para operar esses aparelhos os defibriladores. O tempo para salvar uma vida nesses casos de poucos minutos. No movimentado aeroporto de Chicago o treinamento de pessoal e a popularizao dos desfibriladores tem salvo centenas de vidas nos ltimos anos. Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/infarto-do-miocardio.html

You might also like