You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS CADEIRA: ANTROPOLOGIA

RESENHA

O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLGICOS

O autor comea mostrando-nos a realidade, que desde sempre o Homem se interrogou com inmeras perguntas, e isto ainda hoje acontece. Mas com a evoluo as respostas foram sendo outras, tendo mais teorias e mtodos para obter as respostas, e as perguntas foram sendo mais complexas.

A antropologia surgiu no final do sculo XVIII, at ento no se havia aplicado mtodos cientficos ao estudo do homem. A principio foram estudadas as sociedades longnquas, ditas primitivas e localizadas fora do ambiente europeu,este fato foi muito influenciado pela colonizao.

No comeo do sculo XX, as sociedades primitivas comearam a escassear, pois nem estas eram poupadas do avano social e a antropologia se v diante de uma crise de identidade e se pe a seguinte pergunta: a morte do selvagem h de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo. E Laplantine mostra o seu ponto de vista, apresentando 3 vias diferentes que so:

1) os antroplogos que se dedicam sociologia comparada; 2) os antroplogos que vo ao encontro de outro tipo de primitivismo, como o campons, dedicando-se assim aos estudos etnogrficos e 3) os antroplogos que deixam de lado o objeto emprico do primitivo e que fazem uma abordagem epistemolgica do homem, ou seja, que procuram respostas universais, no limitando os seus estudos a espaos geogrficos, culturais ou histricos particulares.

E esta terceira e ltima viso da antropologia que Laplantine desenvolve neste captulo, porque, como o autor refere a antropologia no seno um certo olhar, um certo enfoque que consiste em: a) o estudo do homem inteiro e b) o estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as pocas. O trabalho do antroplogo se desenvolveu em passos lentos, mas que obteve progressos significantes no decorrer dos tempos at ento. Hoje o trabalho de campo se caracteriza pela coleta de dados para reflexo terica e implica em uma interao extensa e profunda com as culturas estudadas (grupos, etc.), e aps esse processo deve-se haver uma comparao minuciosa entre as comunidades estudadas, para que se obtenha um melhor ponto de vista. Para se fazer um trabalho antropolgico no exige apenas conhecer um pouco do Homem ou do Povo, mas sim no seu todo, e para isso necessrio ter conhecimentos em outras reas, como por exemplo: A antropologia biolgica (ou fsica): consiste no estudo das variaes dos caracteres biolgicos do homem no espao e no tempo. Antropologia pr-histrica: estudo do homem atravs dos vestgios materiais enterrados no solo; Antropologia lingustica: estuda a linguagem e suas manifestaes: literatura, tradio oral e, mais recentemente, mdias de massa; Antropologia psicolgica: estuda os processos e o funcionamento do psiquismo humano; Antropologia social e cultural (ou etnologia): diz respeito a tudo que constitui uma sociedade: economia, tcnicas, organizao poltica e jurdica, sistemas de parentesco, sistemas de conhecimento, crenas religiosas, etc. Mas o estudo no objetiva o levantamento destes aspectos, e sim a compreenso da relao entre eles prprios e a sociedade. Diante de um conceito geral os antroplogos devem estar preparados para o contato com sociedades diferentes e avali-las aproximando-se ao mximo da cultura desta, pois uma caracterstica humana "criar novas formas de vida e organizao". S poder ser considerada como antropolgica uma abordagem integrativa que objetive levar em considerao as mltiplas dimenses do ser humano em sociedade. Uma das vocaes maiores de nossa abordagem consiste em no parcelar o homem, mas em tentar relacionar campos de investigao frequentemente separados. Existem cinco reas principais da antropologia que o pesquisador deve estar sensibilizado quando trabalha de forma profissional em algumas delas, dado que essas reas mentem relaes entre si.

A abordagem antropolgica inicia-se com a "revoluo do olhar, as caractersticas das sociedades devem encaradas como uma manifestao cultural e no natural.O texto evidencia algumas dificuldades enfrentadas pelos antroplogos, o nome da disciplina uma delas : "etnografia ou antropologia"? A luta contra o etnocentrismo constante no trabalho de um antroplogo, pois as culturas so iguais (em valor), nenhuma possui a posse da verdade e todas merecem respeito. H tambm o questionamento sobre a utilidade e o grau de cientificidade, sendo o sujeito e o objeto de estudo da mesma natureza, alm disso, existe a relao com a histria que contraria alguns antroplogos. Para o autor o antroplogo no deve interferir na sociedade enquanto tal, lanando assim uma discusso sobre o papel do antroplogo na sociedade. Decorre a necessidade, em antropologia, de um certo estranhamento, a perplexidade provocada pelo encontro das culturas que so para ns as mais distantes e cujo encontro vai levar a uma modificao do olhar que se tinha sobre si mesmo. Presos a uma nica cultura, somos no apenas cegos dos outros, mas mopes quando se trata da nossa. A experincia da alteridade leva-nos a ver aquilo que nem conseguiramos imaginar, dada a dificuldade em fixar nossa ateno no que nos habitual, familiar, cotidiano e que consideramos evidente. Aos poucos, notamos que o menor dos nossos comportamentos no tem realmente nada de natural. O que os seres humanos tm em comum sua capacidade para se diferenciar uns dos outros, se h algo natural na espcie humana sua aptido variao cultural.

O projeto antropolgico consiste, portanto, no reconhecimento, conhecimento e a compreenso de uma humanidade plural, provoca uma ruptura epistemolgica, uma revoluo do olhar, no h um centro do mundo, tudo (inclusive a cultura) relativo.

O conhecimento de nossa cultura fica mais claro quando passa pelo conhecimento das outras culturas. E que o pode-se afirmar que h um nico gnero humano, mas que os seres humanos, tm a capacidade para se diferenciar uns dos outros, pois facilmente elaboram costumes, lnguas, modos de conhecimento, instituies, jogos, etc. Assim o processo de pesquisa do trabalho antropolgico exige uma revoluo no olhar, implicando num descentramento radical, numa ruptura com o modo especulativo e primitivo de estudar o outro, chegando at a descoberta da alteridade, que provoca em ns o entendimento que somos, em suma, todos iguais.

You might also like