You are on page 1of 4

Introduo Em nossos dias a gesto de qualidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigao.

Para a sobrevivncia no mercado preciso estar voltado para as necessidades do cliente. Para Deming Apud Moreira (2008), a qualidade e a produtividade esto ligadas por uma cadeia de efeitos. O programa 5S considerado a base da qualidade total, pois a ordenao, limpeza, padronizao e autodisciplina so fundamentais para a produtividade. O mesmo visto com bons olhos pelas empresas pois proporciona um maior envolvimento de todos os colaboradores. Procedimentos Metodolgicos A metodologia aplicada neste estudo segue a seguinte classificao do ponto de vista da natureza, pesquisa aplicada e atravs de pesquisas bibliogrficas. Gesto de Qualidade Total (TQM) No atual cenrio mundial se faz necessrio o uso de mtodos que possam ser utilizados por todos em busca ou direo dos objetivos de sobrevivncia da empresa. Gesto de qualidade total uma filosofia, uma forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores, buscando tornar a busca pela qualidade uma preocupao de todas as pessoas de uma organizao, bem como a reduo dos custos. Para Slack (1997) toda a organizao deve trabalhar em conjunto, pois todas as atividades afetam e so afetadas entre si. A administrao da qualidade total se aplica a toda a organizao, todos tem o potencial de dar uma contribuio positiva ou negativa, para isso se usa o conceito consumidores internos o que possibilita de forma mais clara como cada parte da organizao pode contribuir para a qualidade total. Existe uma cadeia de fornecimento interno de bens e servios. Os erros nos servios fornecidos dentro da organizao, certamente afetaro o produto ou servio que chega ao consumidor externo. Para evitar isso se estabelece a ideia que satisfazendo os consumidores internos a organizao vai atender os consumidores externos. O apoio da alta administrao um dos fatores que influenciam o sucesso do programa, a alta administrao precisa no apenas fornecer os meios,

mas tambm entender o programa e se mostrar envolvida deixando claro que todos os nveis devem estar envolvidos. necessrio ter um grupo que monitore o programa buscando a evoluo. Qualquer implementao da qualidade total precisa levar em considerao como responder aos esforos das equipes de melhoria, buscando o envolvimento de todos continuamente. Basicamente as grandes caractersticas da gesto da qualidade total so: nfase no cliente , uso de tcnicas e ferramentas e uma cultura organizacional orientada, entre outros aspectos para a auto estima das pessoas, a criao e a manuteno de um ambiente de trabalho cooperativo e poder de deciso mais ao alcance dos empregados. O Programa 5S um programa de melhoria comportamental de origem japonesa, que muito simples e consiste em 5 sensos. O seu principal objetivo a mudana de comportamento de todas as pessoas envolvidas e na conscientizao das mesmas da sua importncia para a melhoria do ambiente de trabalho e produtividade, mas para isso necessrio um gestor reconhecido na empresa que busque o comprometimento dos colaboradores. O programa 5S no s educa o colaborador dentro da empresa, mas tambm na sua vida pessoal, PR isso, a sua manuteno deve ser peridica. Significado dos Sensos -Primeiro S (SEIRI): Senso de utilizao, fornecer o conhecimento necessrio ao funcionrio, para o mesmo saber o que est certo ou errado. -Segundo S (SEITON): Senso de ordenao, organizar o ambiente de trabalho, definindo seus devidos locais. -Terceiro S (SEISO): Senso de limpeza, manter o ambiente de trabalho limpo, para mais fcil identificar problemas e tambm na parte educativa mostra ao colaborador que ele deve manter isso no seu estado de esprito. -Quarto S (SEIKETSU): Senso de padronizao, aperfeioar a organizao e a limpeza, criando ambientes saudveis e seguros para o trabalho. -Quinto S (SHITSUKE): Senso de autodisciplina, conscientizar o colaborador que ele deve manter os outros sensos no s na empresa, mas tambm na vida pessoal.

Aplicao do Programa 5S Nas organizaes, o senso de descarte deve vir primeiro e aps os de organizao e limpeza. Esses so os mais fceis de implantar. necessrio conhecer a rotina e os materiais utilizados para realizao das atividades e o restante devem ser descartados. Com o material separado, deve-se verificar qual os mais utilizados aos menos utilizados, com essa verificao feita organiza-los em armrios ou caixas obedecendo seus lugares de localizao, deixando sempre os mais utilizados visveis e de fcil acesso. A manuteno do ambiente de trabalho permite a localizao rpida dos materiais de trabalho, e fcil visualizao de situaes erradas. Essas situaes devem ser corrigidas e monitoradas. Essas situaes servem de alerta aos funcionrios , que devem manter o padro de organizao montado, e sendo auxiliado por uma pessoa treinada nos sensos. interessante um plano de incentivo por parte da empresa, pois com essas atitudes o funcionrio buscar dessas melhorias bons resultado. 5.6 Programa 5S em uma Industria Metalrgica. A empresa estudada iniciou suas atividades com a fabricao de mveis de ao em geral, e reconhecida pela tica dos negcios que faz, sendo considerada a principal industria metalrgica do Brasil. Investe constantemente na inovao de sua linha de produtos, para suprir as exigncias do mercado e garantir a satisfao dos clientes. Com constante crescimento a empresa passou a enfrentar problemas de organizao, o que a impedia de aumentar sua produtividade. Diante disso a diretoria contratou uma empresa de consultoria para implementar o programa 5S com o objetivo de organizar o ambiente de trabalho, para isso foram escolhidos gestores que conheciam as peculiaridades de cada setor e estes seriam posteriormente os multiplicadores do conhecimento. A maior dificuldade era fazer com que os colaboradores acreditassem que as mudanas realmente trariam efeitos positivos. Isso s seria possvel com o envolvimento de todos. Como o processo de mudana cultural de longo prazo e de tempos em tempos necessrio que se faam auditorias para verificar se as mudanas implantadas esto vigorando.

5.1 Semana da Implantao Aps um ano de planejamento aconteceu a semana de implantao do programa 5S. A meta inicial era obter um resultado de 85% na avaliao. Descartar materiais ociosos para ter mais espao fsico. Na segunda-feira todos os funcionrios receberam as orientaes de um grupo gestor, recebendo os conceitos iniciais sobre os 5S. Ainda foi realizada uma avaliao onde obtiveram 44,1% na avaliao. Na tera-feira foram realizados exerccios prticos sobre o senso de utilizao, na quarta-feira e quinta-feira sobre ordenao, limpeza e padronizao respectivamente e a semana foi encerrada com a introduo ao senso de auto disciplina. A auditoria final apresentou os resultados, sendo 84,8% na avaliao 5S, 30m de ganho de rea e 1,1/2 toneladas de materiais descartados. Isso nos diz que a filosofia 5S para sempre e deve ser constantemente aprimorada. Concluso. O programa 5S passou a ser indispensvel nas organizaes pela qualidade total, propiciando organizao, disciplina e padronizao para a melhoria do ambiente de trabalho. Para que o programa possa realmente cumprir o seu papel necessrio o comprometimento de todos os colaboradores, e a alta administrao deve se mostrar envolvida, estabelecer gestores para a manuteno do programa. Fica claro que o ambiente fabril se torna mais organizado pois diversas ferramentas e insumos utilizados nos processos tem seus devidos lugares definidos e demarcados. Foi elaborado um plano de ao com auditorias, frequentes treinamentos, treinamentos nos novos padres e a prtica dos 3 minutos dirios de limpeza. Os benefcios do programa foram o aumento da produtividade, melhor deslocamento dos funcionrios , organizao dos postos de trabalho e melhora da auto estima , fazendo com que os colaboradores se esforcem cada vez mais em busca do crescimento profissional.

You might also like