You are on page 1of 15

APRESENTAO

Especialmente desenvolvido para Consultoras e Consultores reconhecidos pelo Programa Acolher, este material pretende consolidar os aprendizados do Encontro dos Consultores Natura Empreendedores Sociais. Homens e mulheres em luta pela transformao social, que esto encontrando solues para os problemas de nossa realidade. Este material composto por trs apostilas: Comunicao, Mobilizao de Recursos e Planejamento de Projetos. Sendo esta ltima, dividida em Elaborao de Projetos de Vida e Planejamento de Projetos Sociais. Cada apostila possui as seguintes sees: para refletir: perguntas que convocam o leitor a uma autoavaliao prvia sobre os tema que ser exposto; para trocar: histrias reais de nossas vencedores e vencedores do Programa Acolher; para se inspirar: histrias de pessoas e instituies que so referncia no tema em questo; sinergias entre contedos: caso um determinado contedo de uma apostila apresente sinergia com outro contedo de outra apostila, faremos a marcao com este smbolo sinergia com apostila planejamento glossrio: ao final de cada apostila, um glossrio para as palavras sublinhadas ao longo do texto. Esperamos que estes contedos, ferramentas e depoimentos aqui expostos sirvam de inspirao a todos aqueles que se importam e esto em ao por uma sociedade mais justa. Movimento Natura

Redao, projeto grfico e coordenao geral: EntreNS Facilitao Colaborao: Ashoka, Dobra Consultoria, Giral Consultoria, Processo Super Nova e Solues Sustentveis.

NDICE
Mobilizao de recursos Recursos Humanos Recursos Materiais/Fsicos Recursos Financeiros: Fontes Por onde comear? Criando estratgias e planejando a mobilizao de recursos Gerencie Relacionamentos: Transparncia, prestao de contas e divulgao de resultados Para saber mais Glossrio

6 14 34 40 56 58 76 82 86

MOBILIZAO DE RECURSOS

Programa Acolher

O QUE MObIlIzAO DE RECURSOS?


Segundo a AbONG (Associao brasileira de Organizaes No Governamentais), mobilizar a ao de educar e de engajar poltica e economicamente a sociedade na causa e na atuao das organizaes da sociedade civil, formando assim uma base social de apoio a estas organizaes.

Ou seja: a forma como uma organizao ou um empreendedor social levanta recursos humanos, financeiros e materiais para iniciar ou fortalecer uma causa ou iniciativa social. tudo o que sustenta um projeto. Mobilizao de recursos no algo pontual, mas um processo constante que se baseia em relacionamentos, compromissos e parcerias de longo prazo. preciso encontrar as pessoas, instituies, empresas e entidades governamentais que aceitem contribuir com uma iniciativa.

Programa Acolher

O sucesso na captao de recursos depende do relacionamento que se estabelece com os doadores, que so pessoas ou instituies que geralmente compartilham da misso, valores e objetivos do projeto. Receber um investimento indica que algum de fora tem uma boa impresso do que voc vem desenvolvendo, acredita na sua causa e na necessidade deste trabalho e est disposto a investir nele. O primeiro passo Antes de sair s ruas para mobilizao de recursos, preciso determinar suas metas e objetivos. Apenas desta forma ser possvel identificar o que voc precisa e, de fato, construir uma proposta concreta que possa ser apresentada a eventuais parceiros. sinergia com apostila planejamento Exemplo: Se uma iniciativa social tem foco em esportes para crianas e adolescentes, preciso esclarecer qual o objetivo final. Proporcionar um momento de lazer para eles, ensinar sobre a prtica esportiva, afast-los da violncia? Quantas crianas voc gostaria de atender com este projeto? Em quanto tempo? Definido isto, uma planilha mostrar os recursos necessrios: dinheiro, instrutores, espao fsico (quadra ou campo), uniformes, alimentao, etc.

Programa Acolher

No se esquea de colocar o maior nmero possvel de detalhes neste planejamento, como objetivos especficos, de que forma eles devem ser realizados, cronograma de aes e, claro, oramentos. Com tudo isso no papel, hora de obter os recursos necessrios. Uma dica usar testemunhais ou depoimentos no material de divulgao. Este um recurso publicitrio comum (normalmente com pessoas famosas que atestam as qualidades de um produto), mas que gera maior credibilidade quando falamos de iniciativas sociais. Mobilizar recursos, no entanto, no se trata apenas de captao de dinheiro para financiar seu projeto. Muitas vezes, possvel colocar uma ao em prtica sem doaes em espcie. A mobilizao de pessoas e de recursos materiais ou fsicos tambm pode transformar sonhos em realidade. Voltemos ao nosso exemplo, do programa de esportes para crianas e adolescentes. O instrutor pode ser um voluntrio, a quadra esportiva cedida por uma escola ou clube, a alimentao pelo supermercado do bairro e assim por diante.

10

Programa Acolher

Resumindo, para mobilizar recursos preciso: Sensibilizar, articular e mobilizar. As pessoas precisam entender e se envolver com sua causa! Fortalecer a rede de relacionamentos. Quem so seus contatos na comunidade? preciso manter essa rede ativa. Desenvolver parcerias. fundamental criar vnculos. Os doadores precisam se sentir parte da ao social. buscar recursos. preciso conhecer fontes e estratgias para acessar recursos. Motivar e envolver constantemente a equipe. Mobilizar recursos um trabalho dirio. Motivao tudo!

Programa Acolher

11

Importante: ter uma causa relevante e defend-la apaixonadamente sensibiliza as pessoas, envolvendo-as em sua ao social. Afinal, nada substitui o brilho nos olhos! Portanto, acreditar na sua ao social e ter um discurso que demonstre isso com clareza o ponto de partida na mobilizao de recursos. APRENDER A MObIlIzAR APRENDER A MObIlIzAR-SE Aliana Interage

PARA REFLETIR: AVAlIE SEU TRAbAlHO E SEU POTENCIAl

1. Voc tem talento para captar recursos? Sabe como desenvolv-lo? 2. Voc est dando a oportunidade clara de receber doaes? 3. Sua organizao possui materiais de divulgao? 4. Existe uma relao de troca entre o doador e a organizao? 5. Seus parceiros e voluntrios acreditam na sua causa? 6. Voc conhece as potenciais fontes doadoras de recursos?

Programa Acolher

13

TIPOS DE RECURSOS
Existem trs tipos de recursos que voc pode mobilizar para sua ao: 1. Humanos (voluntrios/as e profissionais remunerados) 2. Materiais e fsicos (equipamentos, materiais didticos, alimentos, imveis, etc) 3. Financeiros (valores em dinheiro)

14

Programa Acolher

RECURSOS HUMANOS

As pessoas querem ajudar e, mesmo sem suporte financeiro, elas podem doar seu tempo e fora de vontade. Quanto mais pessoas voc alcanar, mais voluntrios para sua causa ir conquistar.

Portanto, crucial apresentar sua ao em nveis individuais e coletivos. Aproveite aquele caf com as amigas, o almoo em famlia, reunio de pais na escola, encontros da igreja e demais eventos para expor a iniciativa, seus objetivos, metas, o que voc precisa que seja feito e como elas podem ajudar. Algumas estratgias utilizadas para mobilizar pessoas: Apadrinhamento e/ou patrocnio de beneficiados, Colaboradores, scios ou contribuintes mensais, Voluntrios fixos (mdicos, psiclogos, etc.), Voluntrios pontuais (para pintar a sede, brincar com as crianas, etc.), Disseminador e/ou articulador da causa.

You might also like