You are on page 1of 11

30

Proteo e seletividade

Apoio

Captulo XVII A seletividade


Por Cludio Mardegan*

O objetivo maior de um estudo de seletividade determinar os ajustes dos dispositivos de proteo, de forma que, na ocorrncia de um curto-circuito, opere apenas o dispositivo mais prximo da falta, isolando a menor poro do sistema eltrico, no menor tempo possvel e ainda protegendo os equipamentos e o sistema. Historicamente, a seletividade apareceu no comeo da dcada de 1950.

verificao grfica. A escala de tempo vai usualmente de 0.1 s a 1000 s. A escala de corrente vai normalmente de 0.5 A a 10000 A, podendo ainda ser multiplicada por 10 ou por 100. Assim, nas folhas, os espaamentos (1 a 10, 10 a 100, 100 a 1000 e 1000 a 10000) se repetem na forma de dcadas. O espaamento de cada dcada fixo, ou seja, a distncia entre 1 e 10 a mesma daquela entre 10 e 100, 15 e 150, 200 e 2000, etc.). A Figura 1 apresenta um pedao da folha de seletividade mostrando os espaamentos normalmente anotados. Mesmo dispondo-se de um software para a elaborao das folhas de seletividade, saber trabalhar com a escala bilogartmica imprescindvel, pois, muitas vezes, necessrio levantar as curvas fornecidas pelos fabricantes. Para manipular a escala logartmica, necessitamos conhecer duas equaes: a primeira nos informa a distncia d(mm) de um determinado ponto a partir do incio de sua dcada correspondente e a segunda fornece o valor que corresponde quela distncia na escala. Veja as equaes: log 10 10 D (mm) log 10 10 d (mm) d (mm) = D. log10 N, ou N = 10
d D

A folha de seletividade
Para que se possa fazer um estudo de seletividade, importante primeiro conhecer a folha de verificao grfica de seletividade (em ingls conhecida como TCC Time Current Curves). A seletividade feita em um papel em escala bilogaritmica, em que so plotadas as curvas para a

Equao 1 Equao 2

Exemplo 1
Figura 1 Escala bilogartmica utilizada em folhas de seletividade.

Ao receber uma curva de um fabricante, mediu-se

Apoio

31 Seletividade lgica
A seletividade lgica aplicada por meio de rels digitais que permitem que as unidades situadas mais prximas da falta possam elimin-la em um tempo muito pequeno, normalmente entre 50 ms N = 10(10/56)= 1.5086 A. Como a medio inicia-se na dcada de 100, o valor real da e 100 ms como mostra a Figura 2. Em alguns casos no possvel utilizar temporizaes entre 50 ms e 100 ms, uma vez que podem existir fusveis jusante e, assim, deve-se permitir que eles operem antes e o tempo total para extino do arco pode chegar at a ordem de 200 ms. Assim, quando ocorre este fato, o ajuste da unidade de sobrecorrente do rel deve ser de 250 ms. Neste caso, a temporizao dos rels montante ser de 100 ms.

a dcada de corrente e obteve-se 56 mm (D). Identificado um ponto na escala de corrente que est 10 mm (d) de distncia do incio da dcada 100, qual o valor da corrente?

corrente ser: I = N x 100 = 150.86 A

Seletividade amperimtrica
A seletividade amperimtrica aquela que utilizada quando existe uma impedncia muito grande entre os pontos em que se est fazendo a seletividade. Neste caso, a corrente de falta vista pelo dispositivo de proteo montante muito maior que aquela vista pelo dispositivo de proteo instalado jusante. Enquadram-se aqui os dispositivos instantneos instalados no primrio de transformadores.

Seletividade cronolgica
A seletividade cronolgica aquela realizada aplicando intervalos de tempo entre os dispositivos de proteo situados jusante e montante, de forma que se garanta que eles iro operar de forma seletiva e coordenada.
Figura 2 Escala bilogartmica utilizada em folhas de seletividade.

32

Apoio

Proteo e seletividade

A explicao da filosofia da Figura 2 a seguinte: (a) As funes I>> so definidas para no dar trip por pick up. (b) Para um curto-circuito no ponto A, todos os rels 1, 2 e 3 enxergam a falta. (c) A unidade I>> ento ativada e envia o bloqueio (funo ANSI 68) para a unidade t>> do dispositivo imediatamente montante. (d) Todos os rels 1, 2 e 3 iniciam a contagem do tempo, porm, apenas o rel 1 opera, visto que os demais esto bloqueados, embora j estejam operados. (e) A funo t>> do rel deve operar o disjuntor correspondente, no caso, o 52-1. (f) Aps contado o tempo ajustado em CBF (Circuit Breaker Failure normalmente em torno de 200 ms), se o disjuntor 52-1 no abriu, o bloqueio de t>> do rel 1 retirado, habilitando a funo t>> a atuar e enviar o sinal de trip sem retardo ao disjuntor 52-2, visto que o rel j estava operado. (g) Caso o disjuntor 52-2 falhe, a situao descrita em (f) se repete, agora para o disjuntor 52-3.

bem como I>>>, quando disponvel. Quando se faz seletividade entre primrio e secundrio de transformador e os nveis de curto-circuito ficam muito prximos, utilizar um tempo de seletividade lgica menor (50 ms, por exemplo), pois, neste caso, a corrente de falta ainda conter assimetria e, normalmente, o X/R do primrio maior que o do secundrio e, assim, as correntes que cada dispositivo enxergar no instante de falta ser diferente.

Seletividade convencional
A seletividade convencional consiste da aplicao dos recursos da seletividade cronolgica e/ou da amperimtrica.

Escolha da caracterstica do rel de sobrecorrente


A escolha da caracterstica de um rel de sobrecorrente envolve uma anlise, na qual se deve observar, no mnimo, o seguinte: Se a proteo de fase; Se a proteo de terra; Quando envolve transformador, a sua conexo; A caracterstica dos dispositivos de proteo (fusveis, rels, disjuntores de BT) que esto jusante; Os equipamentos que esto sendo protegidos (I2t).

Algumas prticas para um bom projeto de seletividade lgica


As seguintes prticas so fundamentais para um bom projeto de seletividade lgica: Ajustar o pick-up dos rels da seletividade lgica acima da somatria de corrente de carga mais a corrente de partida do maior motor da barra. Ajustar o pick-up dos rels da seletividade lgica acima da corrente de contribuio para o curto-circuito dos motores que ficam jusante do rel, no nvel de tenso do motor e verificar tambm o valor no primrio do transformador. Ajustar o pick-up dos rels da seletividade lgica acima da corrente inrush dos transformadores. Habilitar as funes de sobrecorrente utilizadas na seletividade lgica com caracterstica de tempo definido. Utilizar o pick-up da unidade temporizada (I>>) para bloquear a funo t>> da proteo montante. Utilizar a temporizao (t>>) para desligar o disjuntor mais prximo da falta. Utilizar o breaker failure para retirar o bloqueio do rel correspondente. Utilizar todos os contatos dos rels de sada vinculados seletividade lgica com selamento ajustado para unlatched. Quando os rels no permitem a programao do desligamento pelo pick-up e pela temporizao, constitui-se um bom procedimento para que se possa fazer seletividade lgica, utilizar rels com trs unidades de sobrecorrente de fase e trs de terra, pois assim utiliza-se uma unidade para a seletividade convencional, uma unidade para bloqueio e outra para trip. Quando no for possvel, interessante que o rel possua break failure. Utilizar as funes I> e t> para fazer a seletividade convencional,

Caracterstica de tempo definido


(a) Proteo de fase - Os rels de tempo definidos preferencialmente no devem ser utilizados para proteo temporizada de fase em todos os nveis, uma vez que, em um sistema eltrico, a proteo se inicia na carga e, como envolve muitas outras protees at chegar entrada (vrios nveis), preciso existir certo intervalo de coordenao entre elas. Se houver mais de trs nveis, chega-se com tempos superiores a 1 segundo na entrada, o que no um bom procedimento. (b) Proteo de terra - Para proteo de terra, em sistemas industriais, a caracterstica de tempo definido excelente, considerando que: A maior parte dos transformadores em sistemas industriais tem conexo tringulo-estrela. Normalmente, a cada delta de transformador, um novo sistema de proteo de terra se inicia e o problema relatado para a proteo de fase (item (a)) no se aplica. Tendo em vista que faltas por arco, que so extremamente destrutivas, podem atingir valores que normalmente variam entre 20% e 100% da falta franca, com a utilizao do rel de tempo definido obtm-se um tempo fixo e praticamente independente da corrente dentro desta faixa.

Caracterstica de tempo inverso


(a) Proteo de fase - Os rels com caracterstica extremamente inversa so muito rpidos para faltas elevadas e muito lentos para

34

Proteo e seletividade

faltas de baixo valor ou sobrecargas. Coordenam muito bem com fusveis e com o I2t dos equipamentos. Os rels com caracterstica normal inversa so muito lentos para faltas elevadas e rpidos para faltas de baixo valor ou sobrecargas. No coordenam adequadamente com fusveis/elos e com o I2t dos equipamentos. Os rels com caracterstica muito inversa apresentam atuao adequada para faltas elevadas e razovel para faltas de baixo valor ou sobrecargas. Coordenam bem com fusveis e com o I2t dos equipamentos. Assim, a caracterstica muito inversa se constitui uma alternativa atrativa para a proteo de sistemas eltricos industriais. (b) Proteo de terra - Para a proteo de terra, entre os rels de tempo inverso o que apresenta mais vantagens o normal inverso, porm o de tempo definido ainda melhor.

Apoio

equipamentos so dimensionados para a corrente de curto-circuito durante 1 segundo.

Seletividade lgica
- Entre dispositivos que se comunicam na seletividade lgica 0.050 s - Entre dispositivos que no se comunicam na seletividade lgica - tdj + tc Em que: tdj - Tempo do dispositivo jusante tc - Intervalo de coordenao (0.050 s)

Conceito de maior sada


Este conceito importante para entender como coordenar um dispositivo montante com outro jusante. (a) Elementos em srie O exemplo a seguir ilustra o conceito: Dado o sistema apresentado na Figura 3, com qual dispositivo o rel 3 tem de ser seletivo, com o 1 ou com o 2?

Intervalos de coordenao
Chama-se intervalo de coordenao o intervalo de tempo que garante que a proteo mais prxima da falta ir operar primeiro e que a proteo situada imediatamente montante no ir operar, a menos que a proteo mais prxima falhe. Com o advento das caixas de calibrao de rels, que garantiam o tempo de operao dos rels, pode-se baixar o valor do intervalo de coordenao, como segue: Coordenao entre rels de sobrecorrente em srie Tempo de interrupo do disjuntor (8 ciclos) ................ 133 ms Tolerncia do fabricante/erro/overtravel........................100 ms Fator de segurana...........................................................67 ms Intervalo de coordenao 300 ms Para rels estticos, o overtravel substitudo pelo overshoot e este tempo reduzido para 50 ms. Assim, pode-se obter um intervalo de coordenao de 0.25 s. A Tabela 1 traz os valores praticados de intervalos de coordenao.
Tabela 1 Valores de inTerValo de coordenao praTicados INTERVALOS DE COORDENAO Dispositivo Montante Rel Esttico Rel Eletromecnico Disjuntor BT Fusvel Dispositivo Jusante Rel Esttico Rel Eletromecnico Disjuntor BT Fusvel 0.25 s 0.30 s 0.20 s 0.20 s 0.30 s 0.30 s 0.30 s 0.30 s 0.20 s 0.20 s Nota 1 Nota 3 0.20 s 0.20 s Nota 2 Nota 4

Figura 3 Conceito de maior sada para dispositivos de proteo em srie.

Soluo: Para a anlise, deve-se olhar o grfico tempo versus corrente. Falta no ponto A: Pelo grfico t x I, uma falta no ponto A, o rel 2 tira primeiro. Falta no ponto B: Pelo grfico t x I, uma falta no ponto B, s o rel 2 enxerga e tira primeiro.

Notas: 1 - Basta a parte inferior da curva do disjuntor a montante ficar acima do jusante. 2 - Basta a parte inferior da curva do disjuntor ficar acima da curva de tempo mximo de fuso. 3 - Basta a curva tempo mnimo de fuso ficar acima da parte superior da curva do disjuntor. 4 - necessrio que o I2t do fusvel a jusante seja menor que o do situado a montante.

Concluso:
O rel 3 deve ser seletivo com o rel 2. Mesmo havendo um erro de ajuste do rel 1, para falta em qualquer ponto, o rel 2 tira primeiro. bvio que o erro de ajuste foi feito propositalmente. Caso o rel 1 estivesse abaixo do 2, para uma falta no ponto A, o rel 1 tiraria primeiro. Para uma falta no

Importante:
Os rels de entrada de painis devem ser ajustados no mximo em 1 segundo, procurando no passar este valor, pois todos os

Apoio

35

ponto B, o rel 2 que tiraria e, assim, o rel 3, da mesma forma que, no caso errado, deve ser seletivo com o rel 2. Ou seja: Quando dois dispositivos de proteo esto em srie, deve-se fazer a seletividade com aquele imediatamente jusante, independentemente dos ajustes.

Dispositivo geral versus dispositivos paralelos jusante


Regra: O dispositivo de entrada deve fazer seletividade com a envoltria composta pelas curvas de cada sada. As Figuras 4 e 5 ilustram a situao.

Figura 4 Esquema unifilar para um dispositivo de entrada e vrias sadas.

Figura 5 Curva tempo versus corrente (a) dos dispositivos de sada e (b) da envoltria da maior sada.

36

Apoio

Proteo e seletividade

Onde aplicar o intervalo de coordenao?


(a) Regra Deve-se aplicar o intervalo de coordenao no valor da corrente de curto-circuito vista pelo dispositivo analisado, ou seja, curto trifsico (transitrio para dispositivos temporizados) para a seletividade de fase e curto-circuito fase-terra para a seletividade de terra. A Figura 6 ilustra esta regra.

Curto-circuito bifsico no secundrio de transformador tringuloestrela Deve-se aplicar o intervalo de coordenao entre o valor de Icc2 (dispositivo do secundrio) e o valor de Icc3 (dispositivo do primrio).

Figura 6 Aplicao do intervalo de coordenao na corrente de curto-circuito: (a) esquema unifilar e (b) curva tempo versus corrente correspondente.

(b) Particularidades Circuitos operando em paralelo + sadas Deve-se aplicar o intervalo de coordenao ao valor da corrente de curto-circuito vista por cada dispositivo.
Figura 8 Aplicao do intervalo de coordenao entre a proteo primria e secundria de um transformador tringulo (primrio) estrela (secundrio) sob curto-circuito bifsico.

Problemas de seletividade em funo de tempos de reset


Quando se tem um rel de disco de induo montante de um rel digital jusante, pode-se perder a seletividade se o tempo de reset do rel digital for instantneo, e a falta for intermitente e/ou houver religamento enquanto ocorre o reset. Veja a Figura 9.

Figura 9 Ilustrao da perda de seletividade em funo do tempo de reset entre rels digitais e eletromecnicos.

O tempo de reset do rel de disco de induo linear (devido constante de mola). Como o rel digital tem reset instantneo, se a falta for intermitente ou houver religamento, o rel digital jusante reseta e inicia a contagem dos tempos ao passo que o rel de disco
Figura 7 Aplicao do intervalo de coordenao na situao de duas entradas e uma sada.

de induo ainda est com o disco no meio do caminho e recomea a contagem de tempo a partir daquela posio intermediria, o

38

Apoio

Proteo e seletividade

que, obviamente, atuar num tempo inferior ao previsto, podendo implicar perda de seletividade.

transformador (corrente inrush) no Grupo A. Aps a energizao do transformador, comuta-se a proteo para o Grupo B, de forma que a unidade instantnea fique ajustada para um valor bem inferior ao da corrente inrush e que proteja o inversor conforme prescrio do fabricante.

Onde assumir compromissos de seletividade


Aps fazer um estudo de seletividade, algumas vezes, acaba-se chegando com tempos superiores a 1 segundo no secundrio dos transformadores e/ou nas entradas. Nestas situaes, devem ser tomadas aes no sentido de reduzir estes tempos. Uma tcnica utilizada consiste em assumir compromissos de seletividade que podem e, neste caso, devem ser assumidos, pois a maior parte dos equipamentos do sistema (TCs, painis, etc.), dimensionada para a corrente de curto-circuito durante 1 segundo. Os melhores locais para se assumir os compromissos so os alimentadores e os transformadores, pois se for a proteo jusante ou montante que operar primeiro desliga-se o mesmo circuito. Entretanto, preciso pensar tambm no pessoal de operao e manuteno da planta, verificando qual o melhor local para se adotar este compromisso (em funo da distncia, do tempo de reenergizao, etc.

(c) Sistemas que possuem condies operacionais que mudem bastante o valor da corrente de curto-circuito e/ ou de carga
Existem situaes em que o nvel de curto-circuito e/ou de carga muda substancialmente, dependendo da condio operacional. Assim, podem-se fazer dois grupos de ajustes, um para a condio de valor inferior de corrente de falta e/ou de carga e outro grupo para o valor superior.

Locais de baixa corrente de regime e elevado nvel de curto


Conseguir definir TCs + rels para sistemas em que a corrente de regime baixa e o nvel de curto-circuito alto, muitas vezes, torna-se uma tarefa rdua. Tem-se que conciliar: Faixa de ajuste do rel Corrente de curta-durao do rel Ajuste da unidade instantnea Saturao do TC Locais que tipicamente apresentam estas caractersticas so os sistemas de 23 kV, como um sistema de 23 kV que supre um transformador de 300 kVA e nvel de curto-circuto de 500 MVA. A corrente nominal do transformador 7,5 A. A corrente de curtocircuito de 12.551 A. A faixa inferior de ajuste dos rels de sobrecorrente normalmente de 0.1 In, ou seja, 0,5 A. Para ficar dentro da faixa de ajuste, a relao deveria ser de 7,5/0,5 = 15 75-5 A. O ajuste seria de 0.12 In = 0,6 A. A de curto-circuito no secundrio seria 12.551/15 = 836, ou seja, o rel digital que apresenta uma suportabilidade trmica de 500 A 1 s no suporta a corrente. Outro problema seria a saturao do rel. As seguintes alternativas que se apresentam nessa situao so: Utilizar IEDs com seis entradas de corrente (trs para a unidade temporizada conectada a TCs de baixa relao e trs para a unidade instantnea conectada a TCs de alta relao). Utilizar fusveis.

Onde utilizar outros grupos de ajustes


Muito se tem falado a respeito dos rels digitais e dos IEDs, entretanto, pouco se fala da aplicao de certos recursos que eles possuem, tal como os grupos de ajustes. A maior parte dos rels digitais possui mais de um grupo de ajustes. O grupo de ajuste um conjunto de parmetros de todas as funes. Ter outro ou outros grupos de ajustes implica disponibilizar outro conjunto ou conjuntos de ajustes que sejam rplica do primeiro, para todas as funes que o rel dispe. Existem casos em que interessante utilizar outros grupos de ajustes.

(a)

Paralelismo de gerador com a concessionria

Um desses casos ocorre quando se tem geradores que podem operar em paralelo com a rede, por exemplo, em horrio de ponta. As concessionrias normalmente exigem que a funo 67 esteja ativada quando houver paralelismo. Assim, para evitar atuaes indevidas da funo 67 (quando se tem, por exemplo, capacitores fixos), so feitos dois grupos de ajustes (Grupo A e Grupo B). Quando a gerao est fora, trabalha-se com as funes do Grupo A (que no tem a funo 67 ativada). Quando entra o gerador, ativa-se o segundo grupo de ajustes (Grupo B) que contm os ajustes da funo 67.

(b) Transformadores que suprem inversores com mais de 24 pulsos


Muitas vezes se faz necessrio dispor de mais de um grupo de ajustes, visto que necessrio permitir a energizao do transformador e, ao mesmo tempo, proteger as correntes indicadas pelos fabricantes dos inversores. Na energizao, o ajuste da unidade instantnea permite circular a corrente de energizao do

Otimizao dos estudos de seletividade para a proteo de pessoas


Nos primrdios dos sistemas eltricos em corrente alternada, o foco foi a proteo do sistema. Na dcada de 1950, iniciou-se uma nova linha filosfica que, alm da proteo, devia haver seletividade. Com o advento das faltas por arco iniciaram-se os papers, o que culminou, em 1978, com a incluso da seo 230-95 no NEC, entretanto, hoje somente

Apoio

39

isso no mais suficiente, pois o foco de proteo de sistemas e equipamentos foi expandido e deve-se tambm proteger as pessoas.

O que mais importante na eliminao da falta: o tempo ou a corrente?


Para a proteo das pessoas, o importante diminuir a energia incidente. Sabe-se da eletrotcnica que: Energia = Potncia . Tempo Potncia I2 Energia I2 . t

O que mais importante: a reduo do tempo ou da corrente?


A corrente de arco possui um valor menor do que as faltas francas, entretanto, so mais destrutivas. E o tempo atua proporcionalmente na energia. Veja a Figura 10. Assim, ambos so importantes. A prpria evoluo do tipo de sistema de aterramento demonstra que importante a reduo do valor da corrente de falta terra. O sistema de aterramento, por meio de resistor de baixo valor, surgiu para diminuir os danos em caso de faltas terra no estator de mquinas girantes para preservar a chaparia das mquinas. Como o tempo e a corrente so importantes, a integrao do estudo de curto-circuito, de seletividade e de proteo para que se possa diminuir a energia incidente fundamental.
Figura 10 Importncia do tempo de eliminao da falta.

40

Apoio

Proteo e seletividade

Tcnicas para melhorar a proteo de pessoas contra arco


So apresentadas a seguir algumas tcnicas para melhorar um sistema no que tange proteo das pessoas quanto aos riscos do arco eltrico: (a) Ajuste adequado do disjuntor de baixa tenso (ISTD < IArco); (b) Utilizao de disjuntor de baixa tenso com ISTD de faixa mais baixa; (c) Substituio de rels eletromecnicos por digitais; (d) Utilizao de rels digitais com ajustes otimizados; (e) Utilizao de seletividade lgica com rels digitais; (f) Utilizao de transformadores de fora de no mximo 2000 kVA na baixa tenso; (g) Utilizao de rels de arco; (h) Utilizao de bottoms sensores de arco acoplado a rels de arco para operadores durante as manobras; (i) Utilizao de um segundo grupo de ajuste mais baixo quando a planta est parada para manuteno; (j) Utilizao de disjuntores com menor tempo de interrupo; (k) Utilizao da caracterstica de tempo definido para a proteo de terra; (l) Limitao da corrente de falta terra. (a) Ajuste adequado do disjuntor de baixa tenso (ISTD < IArco) A Figura 11 ilustra a situao. Antes da utilizao do ajuste da corrente de STD (Short Time Delay) abaixo da corrente arco, o tempo de atuao da proteo Ta (tempo antes) e, com a implantao do ajuste abaixo da corrente de arco, o tempo reduz a Td (tempo depois). Como o Td < Ta, a energia incidente fica mais baixa e, consequentemente, aumenta o nvel de proteo das pessoas.
Figura 13 Ganho no tempo com a substituio de rels eletromecnicos por digitais. Figura 12 Utilizao de disjuntor de baixa tenso com ISTD de faixa mais baixa.

(c) Substituio de rels eletromecnicos por digitais A Figura 13 ilustra a aplicao. A utilizao de rels digitais, alm de permitir um menor intervalo de coordenao entre rels, leva a vantagem dos diais de tempo poderem ser ajustados em steps da ordem de 0.01. J nos rels eletromecnicos, os steps de ajustes so da ordem de 0.5.

(d) Utilizao de rels digitais com ajustes otimizados A Figura 14 mostra a aplicao. Sem a utilizao desta tcnica (por exemplo, uma empresa sem especializao), para o valor da corrente de arco, os tempos de atuao dos dispositivos de proteo seriam T3 e T3 para os rels 2 e 3, respectivamente. Com a utilizao da tcnica de ajuste dos trs estgios, os ajustes passam a ser T2 e T3 e o ganho muito grande, obviamente, diminuindo o tempo, a energia incidente e os danos aos equipamentos e s pessoas.

Figura 11 Ajuste da corrente de Short Time Delay abaixo da corrente de arco.

(b) Utilizao de disjuntor de baixa tenso com ISTD de faixa mais baixa A Figura 12 ilustra a situao. Os disjuntores de baixa tenso mais antigos possuem faixa de corrente de STD da ordem de (4 a 10) x In, (4 a 12) x In. A utilizao de disjuntores com disparadores eletrnicos/digitais abaixa a faixa inferior para correntes da ordem de 4 x In para 1 a 2 x In.
Figura 14 Ajustes com rels digitais utilizando-se trs estgios.

42

Proteo e seletividade

(e) Utilizao de seletividade lgica com rels digitais A Figura 15 ilustra a aplicao. Como pode ser observado nesta figura, os tempos da seletividade lgica so extremamente menores que os da seletividade convencional (cronolgica).

Apoio

caso de curto-circuito, o tempo de eliminao ser bem mais rpido e, consequentemente, o nvel de proteo de pessoas ir aumentar. (j) Utilizao de disjuntores com menor tempo de interrupo A utilizao de disjuntores com menor tempo de interrupo diminui o tempo de eliminao e, consequentemente, a energia incidente, o dano aos equipamentos, ao sistema e s pessoas. (k) Utilizao da caracterstica de tempo definido para a proteo de terra Como mais de 90% das faltas em sistemas industriais iniciam-se com faltas terra, a utilizao de rels de tempo definido para a proteo de faltas terra uma forma eficiente de se proteger o sistema, visto que a corrente de arco sempre menor que a da falta franca e, assim, a utilizao de rels de tempo inverso apenas

Figura 15 Utilizao de seletividade lgica com rels digitais.

aumentaria o tempo e a energia incidente. (l) Limitao da corrente de falta terra Utilizao de resistores de aterramento de alto valor na baixa tenso e de baixo valor em mdia tenso reduzem drasticamente a intensidade da corrente de falta e tambm a energia incidente. Assim, essas tcnicas esto sendo cada vez mais aplicadas. Adicionalmente, no caso de aterramento por resistor de alto valor, a falta no precisa ser eliminada imediatamente, visto que o valor da corrente de falta muito baixo.

(f) Utilizao de transformadores de fora de, no mximo, 2.000 kVA na baixa tenso A utilizao de transformadores maiores que 2.000 kVA para suprir cargas/painis de baixa tenso implica elevadas correntes de falta e, consequentemente, elevadas correntes de arco, o que se traduz em danos em caso de falta por arco, tanto para o equipamento, como para o sistema e para as pessoas. Adicionalmente, potncias de 2.000 kVA vo implicar disjuntores/painis de custo bem mais elevado devido capacidade de interrupo/correntes trmicas e dinmicas dos equipamentos. (g) Utilizao de rels de arco A utilizao de rels de arco ir auxiliar na diminuio do tempo de eliminao da falta e, consequentemente, ir auxiliar tambm na diminuio dos danos aos equipamentos, ao sistema e s pessoas e ainda no time to repair, que significa menor tempo para restabelecer a energia na planta e a recolocao do sistema em marcha. Os tempos envolvidos nas sadas digitais dos rels de arco so da ordem de 3 ms a 5 ms e as sadas a rels so da ordem de 15 ms. (h) Utilizao de bottoms sensores de arco acoplado a rels de arco para operadores durante as manobras Com a utilizao de rels de arco, possvel equipar os operadores com bottoms que so colocados em seus uniformes e ligados aos rels de arco. Quando o operador vai fazer a manobra no painel, no caso de arco, o sensor fotoeltrico do bottom sensibilizado e comanda o desligamento do rel de arco. (i) Utilizao de um segundo grupo de ajuste mais baixo quando a planta est parada para manuteno Durante as paradas para manuteno, o risco de acidente normalmente acaba aumentando devido elevada quantidade de pessoas externas planta. A programao do rel com outro grupo de ajustes mais baixo constitui-se uma tcnica eficiente, pois, em

Concluses
a) Apenas ter software de renome internacional de curto-circuito e seletividade e possuir um estudo de curto-circuito e seletividade no garante um estudo que protege os equipamentos, o sistema e as pessoas. Assim, importante contratar empresas especializadas com profissionais experientes. b) Com o emprego de rels digitais (que possuem pelo menos trs estgios de sobrecorrente) pode-se otimizar (diminuir) os ajustes de forma que se obtenha um tempo menor de atuao para a corrente de arco. c) A implementao de seletividade lgica por meio da utilizao de rels digitais/IEDs apresenta resultados mais satisfatrios do que a seletividade convencional no que tange energia incidente. d) preciso buscar sempre tcnicas para melhorar os ajustes/ grupos de ajustes, quando em manuteno, para diminuir a energia incidente. e) Embora no se consiga visualizar por intermdio dos softwares que calculam as energias incidentes segundo o IEEE Std 1584, medidas que atenuam as correntes de falta terra, como a utilizao de resistores de aterramento de alto valor em sistemas de baixa tenso e de baixo valor em sistemas de mdia tenso, devem ser buscadas e incentivadas, visto que mais de 90% das faltas iniciam-se com faltas terra em sistemas industriais. Dessa maneira, so reduzidos os danos aos equipamentos, ao sistema e s pessoas. Esta tcnica, associada reduo dos tempos das

Apoio

43

protees e dos dispositivos de interrupo, ir atingir um grau de proteo excelente, alm de muitas vezes evitar que a falta evolua para uma falta trifsica. f) As normas atuais utilizam o curto-circuito trifsico tomando como premissa que as faltas terra evoluem rapidamente para as trifsicas. No entanto, as normas deveriam tambm ser revistas de maneira a inserir as faltas terra, assim, seria possvel visualizar os benefcios que se obtm do fato de se reduzir o valor da falta terra, bem como os respectivos tempos dos rels de terra. g) Tem-se observado que muitos painis acabam no suportando as presses desenvolvidas dentro dos painis. As normas atuais devem tambm implementar requisitos mnimos para que as presses desenvolvidas internamente aos painis fiquem em limites que no causem danos aos trabalhadores. h) Sugere-se aos fabricantes de disjuntores de baixa tenso para que implementem mais de um grupo de ajustes nos rels dos disparadores eletrnicos, para que em caso de manuteno permita a alternncia de forma automtica e independente das pessoas, o que evita erros e melhora a performance do sistema como um todo. i) As normas brasileiras deveriam ser mais enfticas e explcitas quanto obrigatoriedade de utilizao de placa de advertncia nos painis, contendo o nvel de energia incidente e os Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) recomendados.

j) A utilizao de painis prova de arco est hoje muito mais acessvel e assim deve-se conscientizar os projetistas, os EPCistas e os investidores do custo-benefcio desta escolha. k) A utilizao de bottoms sensores de arco no uniforme dos operadores em atividades de manobra ou insero de disjuntores extraveis ir minimizar o tempo de exposio do operador em caso de falta por arco. l) Deve haver maior conscientizao das empresas, especialmente da alta direo, de forma que as manutenes possam ser realizadas com zero kV (desenergizadas). A vida deve estar acima dos valores econmicos.

*CLUDIO MARDEGAN engenheiro eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajub (atualmente Unifei). Trabalhou como engenheiro de estudos e desenvolveu softwares de curto-circuito, load flow e seletividade na plataforma do AutoCad. Alm disso, tem experincia na rea de projetos, engenharia de campo, montagem, manuteno, comissionamento e start up. Em 1995 fundou a empresa EngePower Engenharia e Comrcio Ltda, especializada em engenharia eltrica, benchmark e em estudos eltricos no Brasil, na qual atualmente scio diretor. O material apresentado nestes fascculos colecionveis uma sntese de parte de um livro que est para ser publicado pelo autor, resultado de 30 anos de trabalho. FIM Encerramos nesta edio o fascculo sobre Proteo e seletividade. Confira todos os artigos desta srie em www. osetoreletrico.com.br Dvidas, sugestes e comentrios podem ser encaminhados para o e-mail redacao@atitudeeditorial.com.br

You might also like