You are on page 1of 27

MAGDA MARGARETH FINGER

O PROCESSO DE GESTO ESCOLAR E O PAPEL DE SEUS VRIOS PARTICIPANTES

CAMB 2008

MAGDA MARGARETH FINGER

O PROCESSO DE GESTO ESCOLAR E O PAPEL DE SEUS VRIOS PARTICIPANTES

Artigo apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional PDE/SEED, na rea de Gesto Escolar encaminhado pela Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Prof. Ms. zuleika Aparecida Claro Piassa

CAMB 2008

O PROCESSO DE GESTO ESCOLAR E O PAPEL DE SEUS VRIOS PARTICIPANTES

Magda Margareth Finger1 Zuleika Aparecida Claro Piassa2

RESUMO Este artigo resultante de um trabalho desenvolvido no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Rede Pblica Estadual de Ensino do Estado do Paran e foi implementado no Colgio Estadual Maestro Andra Nuzzi, Camb Ncleo de Londrina, atendendo as especificaes do programa. Tem como objetivo analisar o processo de gesto escolar democrtica e o papel dos seus vrios participantes. Abordou-se ao longo do texto as seguintes temticas: a Gesto Escolar, O Projeto Poltico-Pedaggico e as Instncias Colegiadas. Em termos de metodologia, empregou-se a pesquisa ao, buscando analisar criticamente os dados e reflexes produzidos em cada uma das etapas, principalmente no que se refere implementao do projeto de pesquisa na escola. Na fundamentao terica, dentre outros autores, o trabalho teve como base as obras de Paro (20012007), Libneo (1998) e Kuenzer (2000). Em se tratando de escola pblica, de maneira geral, apurou-se que a gesto democrtica possvel, desde que haja um processo de aprendizado coletivo, implicando na efetivao de novas formas de organizao e gesto, favorecendo os processos coletivos e participativos de deciso, como o Conselho Escolar, a Associao de Pais Mestres e Funcionrios (APMF) e o Grmio Estudantil. preciso tambm, repensar a cultura escolar, o autoritarismo, a distribuio de poder, ter o apoio de todos os envolvidos (dirigentes escolares, professores, estudantes, funcionrios, pais ou responsveis e comunidade local) e infra-estrutura adequada. Diante disso, a gesto democrtica se apresenta como princpio e condio para a mudana. Mas como uma situao nova, as pessoas envolvidas precisam incorporar essas prticas. Palavras-chave: Gesto Escolar Democrtica. Instncias Colegiadas. Poder. Conhecimento. Participao.

1 2

Docente da rede estadual de educao, participante do PDE. Docente da Universidade Estadual de Londrina orientadora do trabalho.

ABSTRACT: This article is the result of a work in Educational Development Program (EDP) in Network Public Education in the state of Parana and was implemented at the Maestro Andrea Nuzzi College, in Camb- Londrinas Nucleo, given the specifications of the program. Aims to analyze the process of school management and the democratic role of its various participants. Addressed the following themes: School Management, The Political Pedagogical Project, and the Collegiate Body. In terms of methodology, we used the action research, seeking to critically analyze the data and analysis produced in each stage, especially as regards the implementation of the research project at school. In the theoretical foundation, among others, the work was based on the works of Paro (2001-2007), Lebanon (1998) and Kuenzer (2000). When it comes to public school, in general, it was found that democratic management is possible, provided there is a collective learning process, resulting in the realization of new forms of organization and management, promoting the collective processes and participating in decision as the School Board, the Association of Parents and Teachers and Employees (APTE) and Gremio Student. We must also rethink the school culture, the authoritarianism, and the distribution of power; have the support of all stakeholders (school administrators, teachers, students, employers, parents or guardians and local community) and adequate infrastructure. In this view, democratic management is presented as a principle and a condition for change. But how is a new situation, those involved needed to incorporate these practices. Keywords: management democratic school. collegiate body. power. knowledge. participation

1 Fundamentao Terica

O homem na construo de sua histria produz conhecimentos, tcnicas, valores, comportamentos, atitudes. Enfim, tudo que se configura o saber. Aquilo que denominamos cultura. Esse saber produzido no decorrer da humanidade no pode ser perdido, pois condenaria a humanidade a permanecer na mais primitiva situao. Esse saber deve estar permanentemente sendo repassado para as geraes subsequentes atravs da educao. Entende-se que o objetivo principal da escola a transmisso sistemtica dos conhecimentos produzidos e acumulados historicamente pela humanidade, e que devem ser discutidos como expresses histricas, polticas e econmicas da realidade.

[...] Quando se fala em educao para a formao do cidado, esse pressuposto que deve estar por trs: o de que, como condio para elevar-se a um nvel humano de liberdade, diferenciando-se da mera necessidade natural, o indivduo precisa atualizar-se historicamente pela apropriao de um mnimo do saber alcanado pela sociedade da qual faz parte. [...] (PARO, 2007, p.12)

Quanto mais acesso ao conhecimento cientfico historicamente produzido o indivduo tiver, maior ser sua leitura de mundo e do mesmo modo mais efetiva sua objetivao. papel da escola contribuir com este processo e atender s necessidades da sociedade. impossvel pensar a educao sem pensar nas alteraes da base produtiva, nas exigncias de reorganizao do capital que interferem no acesso do indivduo no s aos bens materiais, como tambm aos bens culturais (SAVIANI, 2008). A escola , para a maioria da populao que dela faz parte, principalmente a classe trabalhadora, a nica via que possibilita acesso aos conhecimentos historicamente acumulados e que so necessrios em cada ser humano para a constituio da humanidade. De acordo com Saviani O trabalho educativo o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivduo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto dos homens (SAVIANI, 2008, p. 13). Na medida em que o indivduo convive com uma cultura, vai se formando como ser humano e as caractersticas individuais dependem da interao com outros. A educao se configura como um espao privilegiado para refletir a respeito da concepo da subjetividade individualidade. De acordo com Kuenzer:

[...] os processos educativos escolares, se configuram como espao de articulao com o conhecimento socialmente produzido, enquanto produtos, e como espaos de apreenso das categorias de produo deste conhecimento, enquanto processos metodolgicos. [...] A escola o lugar de aprender a interpretar o mundo para poder transform-lo, a partir do domnio das categorias de mtodo e de contedo que inspirem e que se transformem em prticas de emancipao humana em uma sociedade cada vez mais mediada pelo conhecimento. [...] (KUENZER, 2000)

As relaes fundadas na explorao, dominao e opresso, esto sendo questionadas pela sociedade exigindo novas relaes sociais. Busca-se hoje, relaes de parceria e aptides cognitivas avanadas. A sociedade se torna

protagonista no sentido de superar o estado de alienao atravs do conhecimento e transformar a prtica social. Os avanos da cincia e tecnologia ocasionam na produo de bens materiais novas formas de relaes sociais que exigem aptides para um trabalho em equipe e universalizao do trabalho intelectual.

[...] O fundante da relao entre os povos, os grupos e as pessoas, evolui ao longo da histria da humanidade. A base da relao, que era a fora, o msculo, passou a ser a riqueza, o dinheiro (Toffler, 1990). Recentemente, vem se constituindo como nova base material das relaes sociais, o conhecimento, o crebro. O elemento fundante, o alicerce definidor e determinante da forma da relao entre as pessoas, evoluiu da fora para a riqueza e da riqueza para o conhecimento. [...] (WITTMAN, 2000)

Segundo Paro (2001), o mundo precisa ser interpretado para ser transformado e a partir do domnio das categorias, de mtodos e de contedo que se d a emancipao humana em uma sociedade. O sujeito enquanto sua ao na natureza, busca satisfazer suas necessidades e nessa relao ele constri a histria, o conhecimento e cria valores. Ele adquire conhecimento vivendo no mundo e estabelecendo relaes. A liberdade para o homem no se apresenta de forma natural, mas construda em colaborao com outros. A realizao da liberdade algo concreto na constituio do sujeito sendo a democracia meio e fim para essa realizao. Assim, faz parte da organizao do trabalho democrtico, definir coletivamente as aes e condies necessrias para que se efetive esse processo. A escola deve contribuir para a democratizao da sociedade. De acordo com o mesmo autor:

[...] possvel apostar, tambm, que aquele que tem seus direitos respeitados (pelo menos) dentro da escola, fazendo-se sujeito de relaes democrticas na situao de ensino, estar mais predisposto a relacionar-se democraticamente e a defender seus direitos de forma mais convincente na sociedade em geral. [...] (PARO, 2001, p.92).

A mediao necessria para preservar os direitos de todos e para construir a liberdade. A democracia o meio e fim para essa construo. escola cabe a difcil tarefa de construir esta mediao.

1.1 A Gesto Escolar

No decorrer da dcada de 80, sob a forma democratizante, buscouse articular estado, democracia e polticas educacionais movidas pelas novas perspectivas dos movimentos sociais ps-perodo ditadura militar. Nesta poca, nas escolas foram reativados os grmios estudantis livres, o conselho escolar, e at mesmo as eleies de diretores em alguns estados. Porm, os governos populares eleitos no permitiram a ampliao da perspectiva democrtica. Nas escolas ento, as instncias implantadas como forma participativa passaram a assumir um carter meramente burocrtico e tinham como fundamento o controle social. Tal perspectiva foi rompida nos anos de 1990 passando a ter uma democratizao mercadolgica. fundamental para o desempenho de atividade de gesto, a compreenso acerca do processo pedaggico. O modelo de gesto a partir de 1995 distancia o gestor do pedaggico, transforma-o num gestor de recursos humanos que executa apenas tarefas pr-estabelecidas. De acordo com Paro (1997), sendo que a atividade-fim deve ser a aprendizagem em uma instituio escolar, e a administrativa deve constituir-se em atividade-meio, para atingir essa atividade-fim, que a aprendizagem. A democratizao do processo de tomada de deciso no suficiente, preciso democratizar o conhecimento e essa deve ser a contribuio da educao escolar cumprindo sua funo primordial, o ensino. Um ensino que proporcione um saber, em que o indivduo com criticidade e condies de participar de outras instncias da vida social, possa contribuir elevao cultural e cientfica das camadas populares. Segundo Libneo (1998, p.39) a valorizao da escola como instrumento de apropriao do saber o melhor servio que se presta aos interesses populares, j que a prpria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torn-la democrtica. S se garante a universalizao de um ensino de boa qualidade pelo controle democrtico. preciso ento, fortalecer a democratizao do processo pedaggico, com participao responsvel de todos os envolvidos nas decises necessrias e na sua efetivao, buscando resultados educacionais cada vez mais permanentes e significativos e o aprimoramento constante de todas as pessoas envolvidas.

Se com a educao escolar se pretende emancipar o indivduo enquanto cidado partcipe de uma sociedade democrtica e tambm dar-lhe meios para que possa viver bem usufruindo dos bens culturais, ento a gesto escolar deve estar coerente com esses objetivos. O princpio bsico da administrao a coerncia entre meios e fins. A administrao, aplicando mtodos e tcnicas capitalistas, na escola antagnica aos fins de uma educao emancipadora. Na busca da liberdade preciso dar condies de participao democrtica da tomada de deciso que dizem respeito aos destinos da escola e a sua administrao. A educao acontece em vrias dimenses, a produo da vida se faz na relao com o outro e para que se efetive a gesto democrtica da escola no basta promover a participao coletiva apenas dos que nela atuam, mas envolver principalmente os usurios e a comunidade em geral. Assim, medida que a sociedade se democratiza, as instituies que a compem tambm devem ser democratizadas e ao mesmo tempo, o processo educativo deve estar vinculado a tudo que ocorre fora da escola, principalmente a famlia. Trazer os pais para o convvio da escola, buscando formas de conseguir a adeso da famlia que tem a tarefa de levar o educando a desenvolver atitudes positivas e duradouras com relao ao aprender e ao estudar. Deve-se ento, oferecer condies de dilogo, de convivncia humana para que haja a participao da populao ou responsveis pelos estudantes, mostrando-lhes quo importante sua participao e fazendo uma escola pblica de acordo com seus interesses de cidado. (Paro, 2007 a). Numa concepo com as caractersticas de qualidade e de produtividade da escola, devem-se considerar as implicaes de ordem

administrativa como confundir gerir, administrar com ato de mandar, chefiar. No senso comum de uma sociedade autoritria, o conceito de gesto costuma ser associado apenas a procedimentos tcnicos. A mediao do gestor nas atividades de direo, servios de secretaria, assistncia ao escolar e atividades

complementares, como zeladoria, vigilncia, atendimento de alunos e pais, quanto prpria atividade, representada pela relao ensino-aprendizagem em sala de aula e tambm fora dela, devem estar permanentemente impregnadas dos fins da educao para no ocorrer burocratizao da atividade escolar. Gerir, administrar publicamente muito mais do que ser diretor, se faz necessrio muito dilogo, discusso, enfrentamento, avanar na

descentralizao do poder, distribuindo-os aos Conselhos Escolares, ao Colegiado. Como lembra Senge (1993, p. 29), quando os membros de uma organizao concentram-se apenas em sua funo, eles no se sentem responsveis pelos resultados. A gesto democrtica deve ser o resultado de aes que visem eficincia, garantindo o acesso e a permanncia com qualidade para todos. Segundo Bosco (2004, p. 32) para garantir um padro de qualidade, seriam necessrios: uma formao slida do professor, salrios dignos, condies de trabalho e de qualificao docente, gesto democrtica, ampliao do tempo de permanncia do aluno na escola, dentre outros.

1.2 O Projeto Poltico-Pedaggico e as Instncias Colegiadas

A gesto escolar deve estar plenamente coerente com os objetivos da educao escolar. Para isso, se faz necessrio privilegiar projetos que possibilitem tornar as prticas escolares eficientes no sentido de promover a aprendizagem e o processo de ensino visando, sobretudo, a transmisso de conhecimentos. Para cumprir a funo da escola de formar o cidado, assegurando ao aluno o acesso e a apropriao do conhecimento sistematizado num ambiente que propicie s aprendizagens e a democracia, se faz necessrio construir e instituir de forma coletiva o projeto poltico-pedaggico. Segundo Veiga:

[...] A principal possibilidade de construo do projeto polticopedaggico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua prpria identidade. Isto significa resgatar a escola como espao pblico, lugar de debate, do dilogo, fundado na reflexo coletiva. Portanto, preciso entender que o projeto poltico-pedaggico da escola dar indicaes necessrias organizao do trabalho pedaggico, que inclui o trabalho do professor na dinmica interna da sala de aula [...] (VEIGA, 1995)

O Projeto Poltico-Pedaggico das escolas tem como sustentculo os Conselhos Escolares buscando transformar o cotidiano escolar na construo de uma sociedade igualitria e justa. O Conselho Escolar tem papel decisivo na democratizao da educao e da escola. Ele um importante espao no processo de democratizao, na medida em que rene diretores, professores, funcionrios, estudantes, pais e outros representantes da comunidade para discutir, definir e

acompanhar o desenvolvimento do Projeto Poltico Pedaggico da escola, que deve se visto, debatido e analisado dentro do contexto nacional e internacional em que vivemos. atribuio do Conselho Escolar deliberar sobre questes polticas pedaggicas, administrativas, financeiras, no mbito da escola. Cabe aos Conselhos tambm analisar as aes a empreender os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola, atuam em conjunto a definir caminhos para tornar as deliberaes que so de sua responsabilidade. Representam um lugar de participao e deciso, um espao de discusso, negociao e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participao social e promovendo a gesto democrtica. Compete tambm ao Conselho Escolar debater e tornar claros os objetivos e os valores a ser coletivamente assumidos, definir prioridades, contribuir para a organizao do currculo escolar e para a criao de um cotidiano de reunies de estudos e reflexo contnuas que inclua principalmente, a avaliao do trabalho escolar. De acordo com Navarro:

[...] o Conselho Escolar constitui um dos mais importantes mecanismos de democratizao da gesto de uma escola. Nessa direo, quanto mais ativa e ampla for a participao dos membros do conselho Escolar na vida da escola, maiores sero as possibilidades de fortalecimento dos mecanismos de participao e deciso coletivos. [...] (NAVARRO,2004,p.45)

Cabe a escola, garantir ao indivduo os conhecimentos necessrios para a sua vida em sociedade, e assim, contribuir para a construo da cidadania. Essa construo se faz com o envolvimento de todos no processo educativo, construindo o seu Projeto de Escola. Participao pode ocorrer de diferentes formas, uma delas atravs da escolha do dirigente escolar, o grmio estudantil, o conselho escolar e o conselho de classe. Segundo Paro:
[...] preciso criar mecanismos que facilitem, viabilizem e incentivem processos eletivos de escolha de dirigentes, conselho escolar, grmio estudantil, associao de pais, professores e funcionrios. Deve-se priorizar formas eficazes de proceder avaliao do processo escolar. [...] (PARO, 2001 p.85)

Com a diviso de responsabilidades entre os vrios setores, quem sai ganhando a prpria escola na medida em que todos os envolvidos (educadores, pais, alunos, funcionrios), participem das decises quanto aos objetivos e funcionamento esta ter mais autonomia e ficar muito mais fortalecida. A escola pblica deve ser para todos e de qualidade e isso s se garante pelo controle democrtico da escola.

2 Metodologia

Atendendo as especificaes do programa, o primeiro passo foi elaborar um Projeto de Pesquisa contemplando a descrio de todas as etapas de planejamento de uma pesquisa cientfica, partindo da delimitao clara da situao problema, tendo como ponto de partida o cotidiano da escola. Sabe-se que a escola pblica deve ser para todos e de qualidade e isso, como j foi dito, s se garante pelo controle democrtico da escola. Uma vez realizada a investigao terica, estas foram

materializadas em um caderno temtico que serviu de base para a fase seguinte de implementao, a qual seguiu as seguintes etapas: num primeiro momento buscamos refletir sobre gesto escolar democrtica e o papel de cada elemento envolvido neste processo, com levantamento dos diferentes entendimentos, questionamentos, concepes acerca do mesmo. Para analisar esse processo organizou-se, atravs do Grupo de Apoio3, espaos de reflexo, leitura e debate do material pedaggico Caderno Temtico intitulado O Processo de Gesto Escolar e o Papel de seus Vrios Participantes, tendo como ponto de partida a prtica cotidiana na escola. A formao do Grupo de Apoio, com 15 membros, foi fundamental para a concretizao do projeto de implementao, e o estudo do caderno temtico norteou o trabalho mostrando que o docente produz conhecimento a partir da realidade. Aps a formao do Grupo de Apoio houve um maior comprometimento por parte dos envolvidos no grupo, com a escola na sua totalidade a fim de
3

O grupo de apoio foi uma sugesto do prprio programa PDE. Os grupos deveriam ser montados com trabalhadores docentes e no docentes da escola interessados em participar do projeto. Deveria ter uma durao de 32horas e o docente PDE deveria inscrev-lo no sistema informatizado utilizando-se de formulrio prprio e apresentando um cronograma de atividades.

materializar a gesto democrtica. Essa materializao passa pela mobilizao das pessoas e um repensar da escola em termos de espao, tempo, disciplina, entre outros. preciso envolvimento e comprometimento de todos. Mas, como mobilizarse? Afinal durante muito tempo a educao viveu apenas sob domnio de um modelo fincado em verdades prontas e sem direito participao da coletividade. Sabe-se tambm que dada dificuldade que se tem de mudanas de paradigmas, a gesto democrtica ainda se encontra muito na construo do conhecimento e aprendizagem, o que no acontece de forma rpida, pois um processo histrico e construdo com muita dificuldade pela sociedade. Para a gesto da escola, implica em rever as estruturas de poder tendo em vista a sua socializao e assim, propiciar a prtica de participao coletiva, impedindo o individualismo, eliminando a explorao, superando a opresso. Segundo Paro:

[...] A escola deveria ser onde efetivamente a democracia no fosse ensinada, mas motivada [...] Assim sendo, se estamos preocupados em formar cidados participativos por meio da escola, preciso dispor as relaes e as atividades que a se do de modo a marcar os sujeitos que por ela passam com os sinais de convivncia democrtica.[...](PARO,2007 p.86, 107)

Diante das necessidades apontadas, todos so chamados a participar e traar os objetivos que nortearo as aes construindo coletivamente a identidade da escola, para que ela assuma seu papel na formao do cidado crtico capaz de fazer a diferena na sua vida e na sociedade. Neste momento o Grupo de Apoio foi dividido em trs subgrupos, sendo que cada um ficou responsvel em estudar um assunto referente s instncias: Conselho Escolar, Associao de Pais, Mestres e Funcionrios (APMF) e Grmio Estudantil a fim de esclarecer o papel dessas instncias e de seus membros, definindo a sua organizao e ou implantao na escola. Aps a leitura e discusso do Caderno Temtico e dos Cadernos Instrucionais sobre os Conselhos Escolares e Qualidade na Educao, produzidos pelo MEC, buscamos traar estratgias que possibilitaram o entendimento dos mecanismos de organizao e desenvolvimento de prticas que levam a melhoria da educao pblica. E assim, compreender a real importncia destes instrumentos de ao democrtica, principalmente o Conselho Escolar. O estudo possibilitou esclarecer temas, conceitos e provocar o debate entre os participantes do grupo.

Alm disso, propiciou que a escola compreendesse seu papel dentro da comunidade em que est inserida. A construo do Conselho Escolar envolve alguns pr-requisitos para que este funcione efetivamente, e seja a voz de toda comunidade escolar. Entre estes pr-requisitos destacam-se: a gesto democrtica, aprendizagem e exerccio da participao, escolha democrtica de diretores e autonomia da escola. Essencialmente estes pr-requisitos devem caminhar juntos para que o exerccio da democracia seja praticado com sucesso no meio escolar. A primeira questo que se coloca Como criar condies para a participao cidad na escola? O princpio bsico tentar reformular a organizao da escola e as formas de gesto no democrticas, substituindo o autoritarismo e o isolamento pela participao mais dinmica e coletiva de toda comunidade escolar dentro e fora da escola. Portanto, preciso rever a cultura escolar de ausncia, principalmente dos pais e alunos, nas tomadas de decises, Segundo Paro:

[...] Os professores que tanto reclamam da falta de apoio poltico dos pais e alunos, bem como os movimentos trabalhistas dos educadores, deveriam saber disso, para comearem a investir num trabalho de conscientizao poltica dos educandos e de seus pais, por via de seus filhos. [...] O que se acredita, e se deseja, que contedos mais significativos e crticos acabem por requerer e favorecer a utilizao de mtodos mais dialgicos, que firmem educadores e educandos como sujeitos, numa relao interpessoal de trocas de experincias. [...] (PARO, 2007 p.62)

Quando escola, famlia e comunidade caminham juntas, as chances de acerto so bem maiores e as mudanas acontecem. A fim de conhecer as concepes que a comunidade escolar tem do Conselho escolar, foi feita uma pesquisa. Distribuiu-se 200 questionrios, com trs perguntas sobre o Conselho Escolar, dos quais 81 retornaram respondidos. Aps analisar e discutir os dados coletados observou-se que: 56% dos entrevistados sabem o que um conselho escolar, 60% sabem quem participa de um conselho escolar e 32% disseram que participariam de um conselho escolar. O uso de tcnicas cientficas na coleta de dados foi de suma importncia para o conhecimento da realidade escolar. Os dados serviram para desmistificar preconceitos em relao realidade. Mostraram o nvel de participao da comunidade quanto ao Conselho Escolar e o conhecimento sobre este rgo.

O grupo discutiu as dificuldades encontradas para formar um Conselho Escolar dentro de uma viso democrtica. Talvez por desconhecimento, prtica vigente a indicao dos membros entre as pessoas mais atuantes da comunidade ou por indicao e no por eleio geral. Conforme a legislao determina, por meio da Lei n. 9.394/96 e de acordo com a Deliberao 16/99-CEE e a Resoluo n. 2124/2005 da SEED nos Art. 14 e 16), o Conselho Escolar deve ser formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e os seus representantes sero escolhidos, mediante processo eletivo. Quando se discute a questo do poder, necessrio ressaltar que para ter uma gesto democrtica, o poder deve ser exercido, pela participao, das comunidades escolar e local (LDB, Art. 14). Uma liderana sem o apoio de todos, torna-se uma gesto autoritria. Sendo assim, a prtica profissional deve estar comprometida com os objetivos de uma escola democrtica, transformadora e libertadora, no sentido de desenvolver cidados crticos, participativos, criativos e com verdadeiro domnio de conhecimentos. Percebe-se que a evoluo histrica das polticas pblicas para o setor educacional, na maioria das vezes, priorizou as ideias capitalistas em vigor e engessou a prtica pedaggica, reforando as desigualdades entre as classes sociais e a submisso das classes trabalhadoras. A educao vem sendo democratizada ao longo da histria, a partir de muitas lutas, tornando um direito social do indivduo e um dever do Estado, em garantir as condies bsicas para que ela ocorra. Assim, para o fortalecimento do Conselho Escolar, tem-se a seguinte questo: Como traar estratgias para formar um Conselho Escolar? Para responder a esta pergunta preciso conhecer e entender o que um Conselho Escolar e a importncia deste segmento no contexto escolar. Assim, o Conselho Escolar ser a voz e o voto dos diferentes atores da escola, internos e externos, desde os diferentes pontos de vista, deliberando sobre a construo e a gesto de seu projeto poltico-pedaggico. (BORDIGNON, 2004, p. 34). Portanto, entendemos que o Conselho Escolar soberano em suas decises partilhadas com todos os envolvidos na comunidade escolar, onde atua em quatro instncias. De acordo com a LDB e segundo Navarro: Deliberativa: decidir, deliberar. Aprovar e elaborar. Quando decide sobre o Projeto Poltico-Pedaggico e outros assuntos da escola,

aprova encaminhamentos de problemas, garante a elaborao de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino e decide sobre a organizao e o funcionamento geral das escolas, propondo direo as aes a serem desenvolvidas. Elaborao de normas internas da escola sobre questes referentes ao seu funcionamento financeiros. Consultiva: opinar, emitir parecer, discutir, participar. Quando tem um carter de assessoramento, analisa as questes encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresenta sugestes de solues, que podero ou no ser acatadas pela direo. Fiscalizadora: fiscalizar, acompanhar, supervisionar, aprovar prestao de contas. Acompanhamento e avaliao garantindo o cumprimento das normas das escolas e a qualidade social do cotidiano escolar (pedaggica administrativa e financeira). Mobilizadora: apoiar, avaliar, promover, estimular e outros noincludos acima. Quando promovem a participao de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local. Cabe aos diretores ou a quaisquer representantes do segmento das comunidades escolar e local a iniciativa de criao dos Conselhos Escolares, convocando todos para organizar as eleies do colegiado. Recomenda-se que os Conselhos Escolares, sejam constitudos por um nmero mpar de integrantes. Os membros do Conselho Escolar devem-se pautar pela possibilidade de efetiva participao, ter representatividade e compromisso. nos aspectos pedaggicos, administrativos ou

Ao organizar/implantar efetivamente as instncias democrticas, estimula-se a participao, principalmente das famlias e da comunidade em geral. Os pais no devem vir escola apenas para apontar falhas ou para receber reclamaes de seus filhos. Precisam conhecer e participar da escola reconhecendo a sua importncia, visando sempre uma melhoria na qualidade de ensino, valorizando a educao de seus filhos numa ao estendida aos alunos, que ao mesmo tempo percebero a importncia da ao da famlia junto a sua escola. Mas

como envolver a sociedade? Este envolvimento s ocorrer com a transparncia da gesto escolar, sempre de acordo com as Leis e um Projeto que tenha a participao de todos. Criar espaos para a participao dos vrios segmentos na escola e no processo de aprendizado coletivo implica na efetivao de novas formas de organizao e gesto, favorecendo os processos coletivos e participativos de deciso. A construo de uma gesto democrtica sem dvida uma tarefa no muito fcil e a primeira tarefa a ser cumprida a construo do trabalho coletivo. Implementar a democracia no interior de uma escola requer um processo de transformao que exige a participao de seus integrantes ou participantes, comeando por mudanas de concepes e atitudes. O trabalho inicial desta construo nos remete elaborao do Projeto Poltico Pedaggico, o qual deixa de ser apenas um documento formal da escola e passa a constituir uma ferramenta construda coletivamente pelos agentes da comunidade escolar. Segundo Veiga:
[...] O Projeto Poltico-Pedaggico vai alm de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto no algo que construdo e em seguida arquivado ou encaminhado s autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocrticas. Ele construdo e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. [...] (VEIGA, 1995, p. 12)

Participao a palavra chave para que o processo de gesto democrtica ocorra e produza resultados fortalecidos. Devemos efetivamente utilizar os espaos destinados para que acontea esta participao. Segundo Dalben:

[...] Nesse contexto, instncias de deciso coletivas, que fazem parte da estrutura de funcionamento da escola os colegiados, os Conselhos de Classe, assembleias de pais e mestres e as reunies pedaggicas de professores ou de pais so fundamentais [...] (DALBEN, 2004)

Em nossa experincia como docentes da rede e em contato com colegas de outras escolas, constatamos que a constituio dos rgos colegiados de gesto no se d integralmente pela via democrtica. Interesses fazem-se

presentes principalmente na constituio do Conselho Escolar. Outro problema a pouca vontade dos profissionais representarem seus segmentos, ocasionando assim, sempre o mesmo grupo constituindo cada instncia. A sada para esse problema somente poder ser encontrada se os sujeitos realmente se comprometerem com a escola, deixando de lado preferncias ou opinies individuais, representando de fato o segmento a qual pertencem. A eficcia dessas instncias requer tambm a transparncia das intenes, dos problemas, das propostas e da efetivao de fato. A consulta aos segmentos deve ser garantida, mesmo que as decises a serem tomadas sejam urgentes, como as que requerem reunies do Conselho Escolar. O Conselho Escolar decide sobre as questes pedaggicas e administrativas e as entidades de apoio executam o que pertinente as suas atribuies. A gesto democrtica passa necessariamente pela compreenso dos papis dos rgos que legitimam a democracia na escola. No entanto, a efetiva democracia s acontecer na medida em que estes rgos deixam de ser mera burocracia para se tornarem vivos. Neste sentido, a ao de fundamental importncia para o trabalho. Buscando essa efetiva participao, organizamos, com o apoio do grupo, vrias reunies explicativas sobre o funcionamento e as funes de cada uma dessas instncias dentro de uma viso democrtica. Uma das propostas de campanha da nova direo do Colgio Estadual Maestro Andra Nuzzi era a de buscar promover uma gesto participativa, que envolvesse todos os segmentos da comunidade escolar. Numa fala o vice-diretor, participante ativo do Grupo de Apoio, disse que esse trabalho veio ao encontro dessas propostas dando apoio para implantar a gesto democrtica na escola. A direo da escola juntamente com alguns alunos lanou um jornal que publicado bimestralmente trazendo assuntos pertinentes a nossa escola e tambm da comunidade a qual ela est inserida. Resumos e fotos das reunies realizadas com os professores, com os alunos e com os membros das instncias colegiadas foram publicados neste jornal para que toda comunidade escolar pudesse acompanhar o processo de implementao e todas as reunies foram lavradas em Ata. Paralelamente aos trabalhos realizados na escola, todo processo tambm era acompanhado por professores da rede em um Grupo de Trabalho em

Rede GTR4.. Esses opinaram, discutiram e deram sugestes para que de fato os objetivos propostos pudessem ser alcanados. Foi um importante momento de troca e interao, sem contar que o contedo do Caderno Temtico foi estudado e amplamente debatido, dando um forte embasamento terico para as discusses e a prtica. Percebemos claramente o quanto importante, antes de qualquer interveno, o estudo, o debate entre os pares e a troca de experincias. Em alguns encontros discutiu-se que o Conselho Escolar deve estar atento aos diversos problemas que envolvem a escola e deve trabalhar sempre em sintonia com o Projeto Poltico-Pedaggico. Planejou-se tambm, aes que podero ser desenvolvidas visando a melhoria da escola e que venham colaborar para a gesto democrtica. Quanto ao Grmio Estudantil, foram realizadas vrias reunies com os alunos a fim de organizar uma comisso Pr-Grmio e assim, efetiv-lo de fato na escola. O Grmio Estudantil constitui uma instncia que se perdeu na histria das escolas paranaenses. Portanto, a implantao desse rgo na escola representa um avano na formao poltica dos alunos, aprimorando o exerccio da cidadania. Sabemos que a democratizao da escola vai alm da participao da comunidade, professores e funcionrios na escolha de seu dirigente. A equipe diretiva, a equipe pedaggica e tambm o professor, no papel de coordenador, devem saber se organizar para explicitar as diferenas entre as posturas, clarear os conflitos e articular as aes de modo que no se perca de vista a riqueza das divergncias e da diferena para proposio de projetos originais e concretos. A educao a formao do cidado em sua integralidade, no apenas na dotao de informaes. A gesto escolar se consolidar como democrtica se realmente houver uma construo coletiva, onde os envolvidos tenham ligaes fortes, verdadeiras com a comunidade escolar e isto pressupe que a escola seja um ambiente acolhedor, espao de construo, de credibilidade e desenvolvimento de sua competncia pedaggica e social. Desta forma ser possvel uma escola autnoma, emancipadora, cidad e que cumpre o seu papel social, tendo como foco a qualidade, a aprendizagem slida. (LIBNEO, 2000)

Os Grupos de Trabalho, denominados GTR, so grupos que discutem em um frum on line, na plataforma Moodle, questes formuladas pelo professor PDE.

A populao anseia por instncias democrticas, participativas, para romper com a cultura autoritria ainda muito presente na sociedade. Dessa forma a gesto escolar democrtica sai do papel e torna-se realidade. Na avaliao do projeto e do processo de implementao foi ressaltado que o que tornou produtivo todo esse trabalho o fato de que houve uma ampliao dos horizontes de toda comunidade escolar, principalmente dos integrantes do Grupo de Apoio, dos membros do Conselho Escolar, da APMF e dos alunos que esto comeando a se envolver para implantar o Grmio Estudantil. A escola deve ser capaz de olhar criticamente para si mesma e fazer uma investigao permanente no sentido da organizao e de suas aes. um exerccio coletivo, assentado no dilogo, um ato de responsabilidade social. A avaliao deve ser constante e uma relao de troca onde os conflitos precisam ser administrados. (PARO, 2007b) A reunio de avaliao transcorreu dentro do esperado,

ultrapassando os objetivos traados inicialmente. As discusses foram frutferas e abriram espaos para novas aes. Esse processo vivo e dinmico e a adoo de uma nova viso resulta consequentemente na mudana de atitude e na construo de uma nova cultura escolar.

3 CONSIDERAES FINAIS

Sendo a educao um direito de todo cidado e com a expanso da democratizao das oportunidades de escolarizao, torna-se uma bandeira em prol da incluso social e da efetiva participao da sociedade a garantia de uma escola para todos e com qualidade. A escola pblica necessita, urgentemente de mudanas, de novos paradigmas e novas posturas para que cumpra a sua funo social e no seja mera reprodutora de desigualdades e injustias sociais. A sociedade torna-se protagonista no sentido de superar o estado de alienao atravs do conhecimento e buscar transformar a prtica social. A importncia da escola nos dias de hoje est em contribuir para a construo da cidadania. O conhecimento emancipador e exige ampliao da autonomia e cidadania dos indivduos. Mas, a construo do conhecimento escolar sofre efeitos de relaes de poder e est diretamente ligado compreenso do

profissional da educao, em relao ao processo pedaggico, tomada de decises de forma compartilhada, o respeito s diferenas culturais e ao real objetivo da escola pblica. Percebe-se que todo processo deve ser construdo e vivenciado por todos os envolvidos na educao, em todos os momentos, em todas as etapas. A escola precisa assimilar estas mudanas e tornar reais as possibilidades de democratizao, aliviando assim o gestor que no ter que decidir sozinho, podendo contar com uma comunidade escolar que o ampare. A tomada de conscincia a interveno. Para tanto, preciso superar a fragmentao e o isolamento, transformar as relaes de autoridade e poder, autoritrias e verticais, em relaes igualitrias e horizontais, com dilogo e democracia, bem como, criar mecanismos de participao de todos os setores, seja da comunidade escolar ou local na sua gesto, fazendo-se sujeitos de relaes democrticas, contribuindo tambm, para a democratizao da sociedade. A educao, cuja meta valorizar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitria, agregada ao fato de fortalecer cada vez mais a democracia no processo pedaggico, encontra no projeto de Gesto Democrtica da Escola, uma oportunidade real de transformar a escola em um espao pblico, onde diversas pessoas tm a possibilidade de articular suas ideias, estabelecer dilogo e considerar diferentes pontos de vista. necessrio que se faa a descentralizao das aes e recursos dentro do mbito escolar. A escola deve buscar sua autonomia, numa concepo histrica, democrtica e participativa de do Projeto gesto escolar, o que se torna cito a

imprescindvel

construo

Poltico-Pedaggico.

Quando

autonomia, me refiro organizao que os membros da comunidade escolar devem seguir quanto administrao de recursos financeiros, desde que se cumpram os preceitos legais, certamente, alm da organizao dos objetivos e metas a serem estabelecidos e cumpridos. Quando trazemos a comunidade a participar, refletindo, estudando, analisando os aspectos pedaggicos que construmos coletivamente o Projeto Poltico-Pedaggico, tornando a escola pblica um espao permanente de qualificao humana e desenvolvimento pessoal e profissional. A democracia construda com a derrubada de conceitos estabelecidos de forma unilateral com a abertura de espaos para discusses com reformulao constante no Projeto

Poltico-Pedaggico e ampliando no s a viso de avaliao como tambm nossos objetivos. A avaliao institucional deve integrar de modo permanente a reflexo e as prticas polticas e administrativas que orientam e do coerncia ao sistema educativo da escola. A escola deve ser capaz de olhar criticamente para si mesma e fazer uma investigao constante da organizao e das aes conduzida pelos prprios profissionais do estabelecimento. um exerccio coletivo, um ato de responsabilidade social. Uma escola de qualidade continuamente avalia seus projetos e programas, o desempenho dos alunos e a performance do corpo docente e administrativo, para a melhoria do trabalho escolar. O que tornou produtivo todo esse trabalho o fato de que houve uma ampliao dos horizontes de toda comunidade escolar, principalmente dos integrantes do grupo e dos membros do Conselho Escolar, da APMF e dos alunos que esto comeando a se envolver para implantar o Grmio Estudantil em nossa escola, da importncia de participar com qualidade desses rgos e no de forma fictcia como muitas vezes vem ocorrendo. Democracia requer envolvimento de todos para que haja mudanas significativas e igualdade social. Assim, esse trabalho no deve ser pontual e peridico, e sim uma ao contnua para a formao cidad, sabendo que tudo pode ser transformado, visando estreitar as relaes entre todos os envolvidos. A participao do Conselho Escolar fundamental na gesto democrtica, uma vez que a prpria composio desta instncia compreende os segmentos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Destaca-se a

necessidade de debater sobre gesto democrtica e uma organizao das prticas a serem realizadas para um trabalho democrtico e participativo. Este deve tambm, ser mais atuante em situaes que envolvem o coletivo escolar, como por exemplo, o auxlio na organizao do grmio estudantil, sendo necessrio a realizao de reunies peridicas e uma participao mais atuante no cotidiano escolar. Os mecanismos de participao so de fundamental importncia para a construo de um ambiente democrtico. Atravs dos mecanismos de participao que a comunidade interage com a dinmica escolar, com proposies e debates acerca das necessidades locais e da realidade social. Com os mecanismos a disposio dos educadores e educandos, um debate pode ser estabelecido para a melhoria das condies fsicas e humanas do ambiente escolar.

Estes mecanismos tambm permitem uma comunicao entre escola e comunidade na qual est inserida, atendendo assim as expectativas da populao local. A gesto algo que se constri e se faz cotidianamente na relao com o outro. Todos gestionamos a escola (Diretores, Coordenadores, Lderes, Professores,

Funcionrios,...). O gestor tem que possuir conhecimento, habilidades, saber se relacionar e se comunicar. A maior comunicao acontece atravs dos atos, dos exemplos, do no-verbal. H paradigmas que limitam como: eliminar, generalizar, distorcer. preciso ento, lanar outro olhar para as referncias. A avaliao deve ser constante e uma relao de troca mo dupla (Feedback) e os conflitos precisam ser administrados. preciso tambm, flexibilidade, autoconhecimento e liderana. Ficou claro que a gesto democrtica na educao est associada ao estabelecimento de mecanismos organizao de aes que desencadeiem a participao social: na formulao de polticas educacionais; no planejamento; na tomada de decises; na definio do uso de recursos e necessidades de investimento; na execuo das deliberaes coletivas; nos momentos de avaliao da escola e da poltica educacional. Tambm a democratizao do acesso e estratgias que garantam a permanncia na escola, tendo como horizonte a universalizao do ensino para toda a populao, bem como o debate sobre a qualidade social dessa educao universalizada, so questes que esto relacionadas a esse debate. Esses processos devem garantir e mobilizar a presena dos diferentes atores envolvidos, que participam no nvel dos sistemas de ensino e no nvel da escola. Assim sendo, a figura de gestores que descentralizam as aes no mbito escolar, constitui o elemento que far a diferena na construo de um ensino competente e inovador. Outro elemento importante o conhecimento, antes de buscar qualquer mudana preciso muito conhecimento sobre aquilo que desejamos mudar. As mudanas sem conhecimentos se esvaziam e no tem continuidade, s atravs da informao e do conhecimento adquirido atravs de estudos, debates e conscientizao da sua importncia que os segmentos escolares vo fazer valer os seus direitos e cobrar para que sua representatividade seja respeitada. um trabalho rduo com certeza, mas com grande chance de ter continuidade ps PDE, vale lembrar que principalmente a equipe diretiva e pedaggica deve continuar abraando a causa at que ela se firme, at que os valores se fortaleam e a

conscientizao faa parte do cotidiano de toda comunidade escolar. Partindo deste contexto, acredita-se que esses fatores sero, certamente, os elementos facilitadores na construo de uma escola que se intitula democrtica e cidad.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABRANCHES, Mnica. Colegiado Escolar: espao de participao da comunidade. So Paulo, Cortez, 2003._(Coleo Questes da Nossa poca;v. 102)

ALARCO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 5 ed. So Paulo, Cortez, 2007._(Coleo Questes da Nossa poca ;v. 104) ALLEN, L. A. Administrao profissional: novos conceitos e mtodos provados. So Paulo: Mac Graw-Hill, 1974. ANTUNES, Celso. Professores e Professauros, reflexes sobre a aula e prticas pedaggicas diversas. Petrpolis RJ, Vozes, 2007 BARNARD, C. I. As Funes do Executivo. So Paulo: Atlas, 1971. BORDIGNON, Genuno. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: uma estratgia de gesto democrtica da educao pblica. Braslia: MEC, SEB, 2004. CONSELHO ESCOLAR - Estatuto do Conselho Escolar do Colgio Estadual Maestro Andra nuzzi Ensino Fundamental e Mdio de acordo com a Deliberao 16/99-CEE, com observncia dos desgnios constitucionais, da LDB 9394/96 e demais legislaes vigentes. CUNHA, A. G. Dicionrio Nova Fronteira da Lngua Portuguesa. 2. ed. Nova Fronteira, 1982. DALBEN, ngela Imaculada Loureiro de Freitas. Conselhos de Classe e Avaliao. Perspectivas na gesto da escola. Campinas, SP. Papirus, 2004. Coleo Magistrio: formao e trabalho pedaggico. DIAS, E. P. Conceitos de Gesto e Administrao: Uma Reviso Crtica. Revista Eletrnica de Administrao, Facef, vol. 01, julho-dezembro 2002. DOURADO, L. F. (1998) A gesto democrtica e a construo de processos coletivos de participao e deciso na escola. In AGUIAR, M.A. (org.) Para onde vo a orientao e a superviso Educacional. Campinas, 2002, p.159. DRUCKER, P. F. Administrao, tarefas, responsabilidades, prticas. So Paulo: Pioneira, 1975.

DUARTE, Newton (org.). Sobre o Construtivismo: contribuies a uma anlise crtica. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.- (Coleo polmicas do nosso tempo, 77). _________, Newton. Vigotski e o Aprender a Aprender: Crtica s Apropriaes Neoliberais e Ps-Modernas da Teoria Vigotskiana. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. _________, Newton [org]. Sociedade do conhecimento ou sociedade das iluses?: quatro ensaios crtico-dialticos em filosofia da educao. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleo polmicas do nosso tempo, 86). _________, Newton. Educao escolar, Teoria do Cotidiano e A Escola de Vigotsky. 4 ed. Campinas, Autores Associados, 2007._ (Coleo Polmicas do Nosso Tempo; v 55) FAYOL, H. Administrao Industrial e Geral. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 1960. FERREIRA, A. A. Gesto empresarial: de Taylor aos nossos dias, evoluo e tendncias da moderna administrao de empresas. So Paulo: Pioneira, 1997. FRANCO, Maria Amlia Santoro. Educao e Pesquisa. So Paulo, 2005 FROST, G. M. Aprenda Sozinho Administrao. Traduzido do original Teach Yorself Management. 2. ed. So Paulo: Pioneira,1973. Disponvel em: http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm - acesso em 05/10/2008 KUENZER, Accia Zeneida (org). Ensino mdio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. So Paulo: Cortez, 2000. LIBNEO, Jos Carlos. Democratizao da Escola Pblica- A pedagogia crticosocial dos contedos. 15. Ed. So Paulo: Loyola, 1998. LIMA, Antonio Bosco de [org]. Estado, polticas e gesto compartilhada. So Paulo: Xam, 2004. MEC. LDB. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL, Braslia, 1996. NAVARRO, Ignez Pinto. Conselhos escolares: democratizao da escola e construo da cidadania. Caderno 1. Braslia: MEC, SEB, 2004.

_________, Ignez Pinto. Conselho escolar e a aprendizagem na escola. Caderno 2. Braslia: MEC, SEB, 2004. _________, Ignez Pinto. Conselho escolar e o respeito e a valorizao do saber e da cultura do estudante e da comunidade. Caderno 3. Braslia: MEC, SEB, 2004. _________, Ignez Pinto. Conselho escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedaggico. Caderno 4. Braslia: MEC, SEB, 2004. _________, Ignez Pinto. Conselho escolar, gesto democrtica da educao e escolha do diretor. Caderno 5. Braslia: MEC, SEB, 2004. PARO, Vitor Henrique. Gesto democrtica da escola pblica. 3. ed. So Paulo: tica, 2001. _________, Vitor Henrique. Gesto escolar, democracia e qualidade do ensino. So Paulo: tica, 2007a. _________, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuio dos pais. 3. Ed. So Paulo: Xam, 2007b.

_________, Vitor Henrique. Educao Como Exerccio do Poder: crtica do senso comum em educao. So Paulo, Cortez, 2008._ (Coleo Questes da Nossa poca; v. 135)

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educao, curvatura da vara, onze teses sobre a educao poltica. 39. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. SILVA JR, Celestino Alves da. Educao & Superviso O Trabalho Coletivo na Escola. Cortez, 1985. TREWATHA, R. L. Administrao: funes e Comportamento. So Paulo: Saraiva, 1979.

VSQUEZ, Adolfo Snchez. Filosofia da Prxis. Traduo de Maria Encarnacion Moy. 1. Ed., Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Cincias Sociales CLACSO; So Paulo: Expresso Popular, Brasil, 2007.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Poltico Pedaggico da Escola: uma construo coletiva. In: Projeto Poltico Pedaggico da Escola: uma construo possvel. Campinas, SP: Papirus. 1995. _________, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marlia (Orgs.). As Dimenses do Projeto Poltico-Pedaggico. 5 ed. Campinas, Papirus Editora, 2007. (Col. Magistrio,Formao e Trabalho Pedaggico ). WITTMANN, Lauro Carlos. Autonomia da escola e democratizao de sua gesto: novas demandas para o gestor. Revista Em aberto, Braslia, n. 72, p. 8896, 2000. Disponvel em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dir_a.php?=10>. Acesso em: 12 mar. 2008.

You might also like