You are on page 1of 7

Lista de exerccios programao em CLP AICIII Prof. Rodrigo Azzolin, Prof.

Paulo Butzen
1) Projete um controle capaz de inverter o sentido de rotao de um motor trifsico. Alm dos botes para mudar o sentido de giro do motor, deve-se prever um boto para ligar o sistema e um boto para emergncia. OBS: Para mudarmos o sentido de rotao de um motor trifsico necessrio que invertamos duas das trs fases , isto , que a fase A se torne B e que a fase B se torne A.

2) Projete em linguagem LADDER o controle de sinalizao de um cruzamento de duas ruas. O cruzamento possui, em cada rua, um sinal para pedestres e um para automveis. OBS.: Se o sinal para carros estiver verde ou amarelo o sinal de pedestres deve estar vermelho.

Rua 1

Rua 2

3) Para a segurana do operador, o acionamento de uma prensa hidrulica deve ser feito quando forem pressionadas duas chaves simultaneamente. O acionamento feito de maneira que quando for acionada a primeira chave, no pode transcorrer mais do que 1 segundo at que a segunda chave seja acionada. A prensa deve parar imediatamente se o operador retirar uma das mos das chaves. Para a resoluo deste problema elaborar um programa em linguagem ladder.

4) Em uma maquina de solda, h dois elementos controlados por um CLP um contator (A) para fechamento do arco atravs de um eletrodo, e um rel (E) para avano do motor do eletrodo. Quando o operador aciona o gatilho (G), a maquina deve entrar em funcionamento, atuando primeiramente o motor e 0,5 segundos aps atuar o eletrodo. No momento em que o operador solta o gatilho, uma operao reversa deve ocorrer, ou seja, primeiramente desliga-se o eletrodo e aps 0,5 segundos desliga-se o motor. A partir destas informaes elabore um programa em linguagem ladder para resolver este problema. 5) Utilizando-se dos recursos de contagem do PLC, elabore um programa capaz de acionar uma lmpada sinalizadora sempre que o nmero de pulsos recebidos em sua entrada for mltiplo de 5 (cinco). Assim, no recebimento do quinto pulso a lmpada ascende, desligando-se no sexto; novamente acende no dcimo e desliga no dcimo primeiro e assim por diante. 6) Uma mquina utilizada para cortar peas de diferentes tamanhos em uma indstria. As peas podem ser de dois tipos A e B. Sendo colocado um sensor para detectar a pea tipo A (SA) e outro sensor para detectar a pea tipo B (SB). Para cortar a pea a faca deve ser acionada por um tempo de 2 segundos. Quando forem cortadas 3 peas do tipo A ou 5 peas do tipo B, o sistema parado e um alarme sonoro deve ser acionado para avisar operador. Para iniciar o ciclo novamente deve ser pressionado o boto Liga. Deve ser previsto um boto Desliga para interromper o processo.

7) Desenvolver um programa em ladder que: Ao pressionar B1, L4 acenda. Aps L4 estar acesa, se B3 for pressionada L1 dever acender. Ao soltar B1, L4 e L1 devero continuar acesos e L2 dever acender. Ao soltar B3, L4, L1 e L2 devero apagar.

8) Desenvolver um programa de um ladder que: Ao pressionar B4, L4 acenda e permanea aceso mesmo aps B4 ter sido solto. Aps L4 estar acesa e B4 solto, se B3 for pressionado L3 dever acender e dever permanecer aceso mesmo aps B3 ser solta. Aps L3 estar acesa e B3 estar solto, se B2 for pressionado L4 dever apagar e L3 dever permanecer acesa, e L2 dever acender e dever continuar acesa mesmo aps B2 ser solta. Aps L2 estar acesa e B2 solto, se B1 for pressionado L3 e L2 devero apagar, e devero continuar apagados mesmo aps B1 ser solta.

9) Um tanque alimentado por uma bomba que retira gua de um poo. Pretende-se que a bomba B1 apenas entre em funcionamento quando as vlvulas V1 e V2 estiverem abertas simultaneamente ou enquanto o nvel de gua no tanque estiver baixo, indicado por um sensor de nvel S1. Faa um programa em Ladder que solucione o problema.

10) Tanque de Agitao de Produtos Mapa das entradas / sadas : Entradas : Botoeira Liga Botoeira Desliga Sensor de Nvel Mximo Sensor de Nvel Mnimo : Sensor de Tanque Vazio: Sadas : Motor do Agitador: Vlvula de Entrada : Vlvula de Sada :

I__ I__ I__ I__ I__

Q_ _ Q_ _ Q_ _

Funcionamento : 1 - A botoeira liga inicia o processo e a Desliga interrompe o processo; 2- A Vlvula de entrada aberta at o Nvel Mximo ser atingido; 3 - O Motor do Agitador ligado por 10 segundos. 4 - A Vlvula de Sada aberta, at que o Nvel Mnimo seja atingido;

5 - O Motor do Agitador desligado; 6 - Ao ser detectado que o Tanque est vazio, a Vlvula de Sada fechada. 7 - Termina o ciclo.

11) Exemplo de Controle de Mistura. Mapa das entradas / sadas : Entradas : Botoeira Liga Botoeira Desliga V1 - Vlvula de Entrada de Leite; V2 - Vlvula de Entrada de Glucose; V3 - Vlvula de Entrada de Essncia; V4 - Vlvula de Entrada de Gordura; Sadas: Vlvula de Entrada do Tanque; Vlvula de Sada do Tanque; Motor do Agitador;

I__ I__ I__ I__ I__ I__ Q__ Q__ Q__

Funcionamento : 1- A Botoeira liga inicia o processo e a Desliga encerra; 2 - A Vlvula de Entrada do Tanque acionada; 3 - A Vlvula do Tanque de Leite acionada por 10 segundos, fechando - se em seguida; 4 - A Vlvula do Tanque de Glucose acionada por 15 segundos, fechando - se em seguida; 5 - O Motor do Agitador ligado; 6 - A Vlvula do Tanque de Essncia acionada por 5 segundos, fechando - se em seguida; 7 - A Vlvula do Tanque de Gordura acionada por 10 segundos, fechando - se em seguida; 8 - O Motor do Agitador desligado depois de 15 segundos da entrada de todos os ingredientes.

9 - Aps o Motor do Agitador ser desligado, a Vlvula de Sada do Tanque de Mistura acionada. 10 - O ciclo termina.

12) Elabore a rotina de programao seguindo as orientaes: _ O funcionamento do semforo ser iniciado pela botoeira (I0.0). Quando a mesma for pressionada, o semforo dever iniciar em verde; _ A sinaleira verde dever permanecer durante 40 segundos energizada; _ Aps 40 segundos em verde, o semforo dever ir para amarelo e permanecer neste estado por 5 segundos; _ Aps 5 segundos em amarelo, o semforo dever ir para vermelho e permanecer neste estado por 15 segundos; _ Aps 15 segundos em vermelho, o semforo dever voltar para verde e reiniciar seu ciclo de funcionamento; _ Enquanto o semforo estiver em verde ou amarelo a indicao do semforo do pedestre dever estar em vermelho; _ Enquanto o semforo estiver em vermelho a indicao do semforo do pedestre dever estar em verde; _ Se a botoeira do pedestre for pressionada o semforo dever ir para amarelo, desde que o verde j tenha passado 20 segundos energizado para se garantir o fluxo de veculos. Faa um diagrama eltrico indicando as conexes no CLP dos dispositivos de entrada e sada do semforo.

13) Exerccio - Esteira Transportadora de Caixas (opo 1). Elabore a rotina de programao seguindo as orientaes: _ O processo de encaixotamento ser iniciado pela botoeira liga. Quando a mesma for pressionada, a esteira de transporte de caixas (O 21) dever ser acionada; _ O sensor S1 (I 1) dever interromper o funcionamento da esteira de transporte de caixas. Para que as mesmas possam ser preenchidas com os produtos, ao mesmo tempo a esteira de transporte de produtos (O 21) dever ser acionada; _ O sensor S2 (I 2) ser responsvel pela contagem dos produtos. Cada caixa deve ser preenchida com 5 unidades do produto; _ Quando a caixa estiver completamente preenchida, o funcionamento da esteira de transporte de produtos (O 23) dever ser interrompido e o funcionamento da esteira de transporte de caixas dever ser retomado, para que outras caixas possam ser preenchidas; _ O processo de encaixotamento de produtos dever ser contnuo. _ Faa um diagrama eltrico indicando as conexes, no CLP, dos dispositivos de entrada e sada do processo.

14) Esteira Transportadora de Caixas (opo 2). Elabore a rotina de programao seguindo as orientaes: O processo ser iniciado pela botoeira iniciar. Quando a mesma for pressionada, o motor M1, responsvel pelo transporte das caixas, dever ser habilitado; _ Quando a caixa atingir o sensor S2 o motor M1 dever ser desabilitado e o motor M2, responsvel pelo transporte do produto 1, dever ser habilitado. Quando a caixa tiver com dois pacotes do produto 1, o motor M2 dever ser desabilitado e o motor M1 dever ser habilitado novamente; _ Quando a caixa atingir o sensor S4 o motor M1 dever ser desabilitado novamente e o motor M3, responsvel pelo transporte do produto 2, dever ser habilitado. Quando a caixa estiver com dois pacotes do produto 2, o motor M3 dever ser desabilitado e o motor M1 dever ser habilitado novamente, se no houver caixa no sensor S2; _ Quando a caixa atingir o sensor S5 o motor M1 dever ser desabilitado, o motor da esteira M4 dever ser habilitado e o cilindro 1 dever avanar para enviar a caixa para a esteira do motor M4. Quando a caixa atingir a esteira do motor M4 por 20 segundos e desligar se no tiver novas caixas, o cilindro 1 dever recuar e o motor M1 dever ser habilitado novamente, se no houver caixas nos sensores S2 e S4. O processo dever ser contnuo e a qualquer momento, o processo

You might also like