You are on page 1of 4

Pergunta a Osho: Eu tenho medo da morte, no entanto, ao mesmo tempo, ela exerce uma atrao inexplicvel sobre mim.

O que isso significa? A morte o maior mistrio da vida. A vida tem muitos mistrios, mas no existe nada que se compare morte. A morte o clmax, o crescendo. A pessoa tem medo dela porque ela ficar perdida, ela se dissolver nela. Ela tem medo da morte por causa do ego o ego no pode sobreviver morte. Ele ficar nesta margem quando voc passar para a outra; ele no pode ir com voc. E o ego tudo o que voc sabe sobre si mesmo, da o medo, o grande medo: "Eu no existirei mais depois de morrer."

Mas existe uma grande atrao tambm. O ego voc perder, mas no a sua realidade. Na verdade, a morte lhe revelar a sua verdadeira identidade; ela levar embora todas as mscaras e revelar a sua face original. A morte tornar possvel, pela primeira vez, que voc encontre o seu mago mais profundo, a sua subjetividade mais profunda assim como ela , sem nenhuma camuflagem, sem nenhum fingimento, sem nenhuma personalidade falsa. Por isso que todo mundo tem medo da morte e se sente atrado por ela. Essa atrao foi mal interpretada por Sigmund Freud, que achou que havia um desejo de morte no ser humano ele o chamou de Thanatos. Ele dizia, "O homem tem dois instintos bsicos, fundamentais; um Eros um desejo profundo de viver, de viver para sempre, um desejo pela imortalidade e o outro Thanatos, o desejo de morrer, de acabar com tudo". Ele no entendeu o esprito da coisa, pois ele no era um mstico; ele s conhecia uma face da morte que ela o fim da vida , ele s sabia uma coisa: que a morte o fim. Ele no se deu conta de que a morte tambm um comeo. Todo fim somente um comeo, porque nada acaba totalmente. Nada pode jamais acabar. Tudo continua, s a forma muda. A sua forma morrer, mas voc tambm tem algo sem forma em voc. O seu corpo no existir mais, mas voc tem algo a dentro, dentro do seu corpo, que no faz parte do seu corpo. A sua parte terrena voltar terra, p sobre p, mas voc tem algo do cu em voc, algo do alm, que empreender uma nova jornada, uma nova peregrinao. A morte causa medo se voc pensar no ego, e ela agrada voc, atrai voc, se voc pensar no seu verdadeiro eu. Ento a pessoa sente uma vaga atrao pela morte; se voc ficar totalmente consciente dela, ela pode se tornar uma compreenso transformadora, pode se tornar uma fora de mutao. Procure entender tanto o medo quanto a atrao. E no pense que eles sejam opostos eles no se sobrepem, eles no so opostos um do outro; eles no interferem um no outro. O medo est voltado para uma direo: o ego; e a atrao est voltada para uma dimenso totalmente diferente: o eu destitudo de ego. E a atrao muito mais importante do que o medo. O praticante de meditao tem de superar o medo. Ele tem de se apaixonar pela morte, tem de convidar a morte o praticante de meditao no tem de esperar por ela, ele tem de evoc-la, pois a morte uma amiga para ele. E o praticante de meditao morre antes do corpo. E essa uma das mais belas experincias da vida: o corpo continua vivendo, externamente voc continua vivendo como sempre, mas interiormente o ego no existe mais, o ego morreu.

Agora voc est vivo e morto ao mesmo tempo. Voc se tornou um ponto de encontro entre a vida e a morte; voc contm agora os opostos polares e grande a riqueza quando os dois opostos polares esto presentes. E esses so grandes opostos polares, a vida e a morte. Se abarca ambos, voc ser capaz de abarcar Deus, pois Deus ambos. Uma face de Deus a vida, a outra face a morte. Isso belo no torne isso um problema. Medite a respeito, faa disso uma meditao e voc ser imensamente beneficiado.

Osho, em "O Livro do Viver e do Morrer: Celebre a Vida e Tambm a Morte

Eu carrego seu corao comigo (Eu o carrego no meu corao) Eu nunca estou sem ele (onde quer que eu v, voc vai; e o que quer que eu faa, eu fao por voc) Eu no temo o destino (porque voc o meu destino) Eu no quero o mundo por mais belo que seja Porque voc meu mundo, minha verdade e voc o que a lua sempre significou o que o sol sempre cantou Aqui est o segredo mais profundo que ningum sabe (aqui est a raiz da raiz, o broto do broto e o cu do cu de uma rvore chamada vida; que cresce mais alta do que a alma pode esperar ou a mente pode esconder). Este o milagre que distancia as estrelas Eu carrego seu corao (carrego no meu corao)

E.E. Cummings

You might also like