You are on page 1of 18

m UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE SERVIO SOCIAL DEPARTAMENTO DE SERVIO SOCIAL - NITERI

JESSAMINY SIMES ALVES DAIANE DA SILVA ALFREDO MRCIO ANTNIO

TRABALHO DE INTRODUO HISTRIA SOCIAL ECONOMICA E POLTICA DO BRASIL III: SURGIMENTO DO SERVIO SOCIAL

NITERI 2012

INTRODUO

O surgimento do Servio Social pode ser analisado sob duas teses diametralmente opostas, a primeira perspectiva sobre a gnese da profisso a endogenista, nela o Servio Social visto como uma evoluo das prticas anteriores de ajuda (caridade e filantropia), no entanto uma viso particularista e focalista da profisso, como se determinados indivduos ou instituies apenas por vontade prpria racionalizassem a assistncia sem analisar o contexto social, histrico, poltico e econmico, que foram fatores determinantes para seu surgimento. De acordo com essa tese no h considerao da historia da sociedade como fundamento e causalidade da origem da profisso, aqui o Servio Social visto em si e a partir de si mesmo. Para entendermos o surgimento do Servio Social de acordo com a outra

perspectiva, a histrica-crtica, necessria a compreenso do contexto histrico na qual est inserida a profisso. Seus fundamentos foram estruturados no perodo em que se consolidou a Revoluo Industrial, quando ocorreu a transio do capitalismo concorrencial para o seu estgio monopolista, nesse momento, a populao das cidades cresceu desordenadamente, e alm do aumento exorbitante da classe trabalhadora e consequentemente de suas necessidades -, esta estava comeando a se organizar politicamente, demonstrando uma forte presena no cenrio social. O simples assistencialismo, seja o prestado pela burguesia, seja o realizado pela Igreja j no surtia mais efeito, pois o pauperismo entre a classe desfavorecida se alastrava absurdamente e diante dessa situao os trabalhadores mostravam-se incansveis em meio s reivindicaes de sua causa. Mediante a esses acontecimentos a burguesia se viu ameaada e surgiu a partir da a necessidade da racionalizao da assistncia como uma estratgia para conseguir controlar e reproduzir a fora de trabalho, o papel do Servio social era conter e amenizar os conflitos sociais, coibindo possveis manifestaes das classes trabalhadoras. O trecho a seguir de Martinelli (1991) relata com clareza o verdadeiro objetivo da ocorrncia da profisso:
Assim, entende a emergncia do Servio Social na Europa e nos Estados Unidos como um instrumento necessrio da burguesia que, aliada ao Estado e Igreja Catlica, buscava dotar de legitimidade a ordem social burguesa, ocultar suas contradies e desmobilizar ou desarticular as reivindicaes coletivas dos trabalhadores.

Da aliana citada no trecho acima (Alta Burguesia inglesa, Estado e Igreja) resultou a Sociedade de Organizao de Caridade, a funo desta era racionalizar a assistncia e

coloc-la em bases cientficas, a partir da e ao decorrer do tempo foram surgindo outras organizaes vinculadas ao Servio Social que posteriormente se institucionalizaria como profisso. Neste trabalho, iremos compreender como ocorreu o surgimento do Servio Social e abordar como tema principal as primeiras Escolas de Servio Social, seus fundamentos e caractersticas, podendo assim ter uma viso mais ampla e uma melhor compreenso da profisso.

SURGIMENTO DO SERVIO SOCIAL


Discutir a origem do servio social brasileiro exige a compreenso do contexto brasileiro do ano de 1930 e o decorrer de sua dcada, quando se desencadeou nos pas um violento processo de industrializao e urbanizao. Segundo Iamamoto e Raul de Carvalho, com o fim da Repblica velha, nenhuma classe ou frao de classe tem condies de legitimar-se no domnio exclusivo do aparelho de Estado. Que passa a desempenhar uma funo de arbitro, colocando em rbita ordem interesses divergente em nome da harmonia social e desenvolvimento, isto , controle e subordinao do movimento operrio e intensificao da explorao da fora de trabalho.
No contexto intervencionista caractersticos do Estado Novo ocorreu a incorporao das vrias fraes da classe burguesa junto ao Estado atravs da criao de Conselhos e outros modelos institucionais e a implementao de um novo perfil de regulamentao das relaes entre o capital e trabalho, com o enquadramento da classe trabalhadora e corporativizao sindical. Faltava, contudo, tratar da emergncia dos miserveis, do no-trabalho, dos desvalidos e at da famlia daqueles que se encontram no mundo formal do trabalho. De outra forma, era necessrio cuidar da misria uma nova categoria social criada pelo Estado Varguista, visto que a acelerao do processo de urbanizao e industrializao agudizava as contradies sociais. (Cezar Honorato. O Estado Novo e a assistncia social.1997).

O enfrentamento questo social, anteriormente feito apenas na arena policial de forma repressiva e violenta passou a partir da a se dar tambm no campo ideolgico. Em princpio, o Servio Social serviu aos propsitos da burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da rea para de forma indireta e discreta, amenizar os conflitos surgidos entre a crescente classe operria que surgiu por meio do sistema capitalista em ascenso, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Visando coibir a mobilizao das classes exploradas urbanas, integrando algumas de suas reivindicaes, usando-se do mito do estado acima das classes e representativo dos interesses gerais da

sociedade e da harmonia social. Acrescenta Paulo Neto (2001, p.79), que:


Emergindo como profisso a partir do background acumulado na organizao da filantropia prpria sociedade burguesa, o Servio Social desborda o acervo das suas protoformas ao se desenvolver como um produto tpico da diviso social (e tcnica) do trabalho da ordem monoplica. Originalmente parametrado e dinamizado pelo pensamento conservador, adequou-se ao tratamento dos problemas sociais quer tomados nas suas refraes individualizadas (donde a funcionalidade da psicologizao das relaes sociais), quer tomados como seqelas inevitveis do progresso (donde a funcionalidade da perspectiva pblica da interveno - e desenvolveu-se legitimando-se precisamente como interveniente prticoemprico e organizador simblico no mbito das polticas sociais.

Essa nova forma de enfrentamento da questo social, o Servio Social, abriu espao para atuao de assistentes sociais no mercado de trabalho, desta forma surgiu tambm a demanda por espao para a formao desses profissionais. Tal demanda foi correspondida pela Igreja Catlica, que h tempos estava interessada em reconquistar seus privilgios e a legitimao jurdica de suas reas de influencia dentro do Estado, que foram perdidas com o fim do imprio.
O seu papel, convm no esquecer, seria o de duplamente alienar o proletariado, visto que alienado no processo produtivo, ganharia algumas migalhas sociais - segunda alienao e, feliz, acreditaria no carter democrtico e igualitrio do capitalismo. (NETTO, 1991; IAMAMOTO E CARVALHO, 1985, dentre outros).

CRIAO DAS ESCOLAS DE SERVIO SOCIAL


Partilhando plenamente da tese que postulava a criao de escolas de Servio Social como forma de qualificar os agentes para o exerccio profissional, Mary Richmond, da Sociedade de Organizao de Caridade de Baltimore, exerceu importante papel no sentido de torn-la realidade. Alm de difundi-la, durante a realizao da Conferencia Nacional de Caridade e Correo,em 1897, em Toronto, props que se criasse uma escola para o ensino de Filantropia Aplicada. (...) Acolhendo a concepo dominante na sociedade burguesa de que os problemas sociais estavam associados problemas de carter, Richmond concebia a tarefa assistencial como eminentemente reintegradora e reformadora de carter. Atribua grande importncia ao diagnstico social como estratgia para promover tal reforma e para reintegrar o individuo na sociedade.(MARTINELLI,2005,p.106)

Em 1899 foi fundada a primeira escola europia em Amsterd, Holanda. A primeira escola alem foi criada em 1908, em Berlim. Os cursos para formao de agentes sociais foram difundindo-se pela Europa e Estados Unidos, em 1908 tambm fundou-se na Inglaterra a primeira escola de Servio Social- no ainda com esta denominao-, e em Paris uma em 1911 e outra em 1913, de orientao catlica e a outra protestante respectivamente. Ao final da II Guerra Mundial j funcionavam cerca de duzentas escolas espalhadas pela Europa, Estados Unidos e Amrica Latina.

AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SERVIO SOCIAL NO BRASIL

As primeiras instituies assistenciais surgiram no Brasil, em So Paulo, com a Associao das Senhoras Brasileiras, em 1922 e, no Rio de Janeiro, com a Liga das Senhoras Catlicas, em 1923. Essas instituies tinham como finalidade divulgar a doutrina da Igreja Catlica, bem como formar e organizar a gama de profissionais leigos destas mesmas instituies. Como conseqncia da expanso das prticas de assistncia social ocorrida no perodo, ainda marcadas pelo assistencialismo e de carter fortemente religioso, em 1936 foi fundada a Escola de Servio Social de So Paulo, primeira no Brasil, por iniciativa de Maria Kiehl e Albertina Ramos, formadas na Escola de Servio Social de Bruxelas, dirigida pela pioneira na rea Adle de Loneux. Em 1938, implantada, na capital do pas, a segunda escola de Servio Social do pas, a partir da criao desta escola, vrias outras foram implantadas no Brasil, inicialmente nas capitais dos estados. As primeiras Escolas de Servio Social no Brasil surgiram no contexto de reaproximao entre Estado e Igreja, mesmo quando houve ao direta da Igreja catlica o Estado participou atravs da disponibilidade de fundos pblicos. Alm disso, havia tambm a participao do empresariado, cujas elites locais e regionais tambm se organizavam e disputavam a hegemonia, apoiando a criao de diversas Escolas de Servio Social em todo pas.
Os industriais viam com bons olhos aquelas organizaes que se propunham a incutir princpios de amor ao trabalho e de respeito e obedincia aos empresrios. Viam naquelas entidades o mrito do combate a ideologia marxista, to perniciosa aos interesses vitais da burguesia (Brando,1979,p.132)

A analise do grfico a seguir demonstra claramente a parceria entre Igreja e Estado em relao diviso na tarefa de criao direta de ESSs (Escola de Servio Social) por todo pas, com um peso maior de ao direta catlica. Entre 1930 e 1945, foram criadas 14 ESSs, apenas uma sob a ao empresarial.

Primeiras ESSs

Igreja = 57,2

Empresriado=7,1

Estado = 35,7

Fonte: Dahmer, Pereira, 2007 p.113.

CARACTERSTICAS DAS PRIMEIRAS ESCOLAS E SEUS PROFISSIONAIS


A profisso se institucionalizou predominantemente como uma profisso feminina, pois a imagem da mulher na sociedade era de uma pessoa bondosa, paciente, compreensiva, dotada de altrusmo e de todas as caractersticas que a colocaram como condio perfeita para exercer a profisso de assistente social. , a mulher era vista como quem possua uma vocao natural para as tarefas educativas e caridosas. A profisso adquiriu esta imagem de exclusivamente feminina tendo em vista que em sua origem, os primeiros profissionais da rea eram formados por mulheres- que anteriormente praticavam caridade- catlicas, j que a presena da Igreja na

institucionalizao da profisso foi fundamental, e esta sempre teve a imagem de lugar onde se pratica o bem, o que se estendia seus seguidores.
Intelectualmente o homem empreendedor, combativo, tende para a dominao. Seu temperamento prepara-o para a vida exterior, para a organizao e para a concorrncia. A mulher feita para compreender e ajudar. Dotada de grande pacincia, ocupa-se eficazmente de seres fraca, por isso, particularmente indicada a servir de intermediria, a estabelecer e manter relaes. De acordo com sua natureza a mulher s poder ser profissional numa carreira, em que suas qualidades se desenvolvam, em que sua capacidade de dedicao, de devotamento seja exercida. () Como educadora conhecida a sua misso. Abre-se-nos agora tambm com o movimento atual, mais um aspecto de atividade: o de servio social, que apresenta alguns setores especiais de atividade feminina. (Iamamoto, 1983, p. 175- 176).

Assim, os estudantes do curso de Servio Social eram majoritariamente mulheres, crists, integrantes de classes abastadas. Porm no era rara a concesso de bolsas patrocinadas pelo Estado, e por grandes instituies estatais ou paraestatais.
() a instituio de bolsas de estudos, pelas administraes municipais do interior ,concedidas a moos que quiserem matricular-se no INSS, assumindo o compromisso de irem prestar seus servios profissionais junto s respectivas prefeituras. Renunciando inteno de encarecer o trabalho, nada fez o instituto do que procurar amoldar-se aos imperativos do meio, pois uma escola de servio social, mais do que qualquer outra agncia social, deve esforar-se por atender ao que mais urgente, a fim de proporcionar ao meio ambiente os recursos tcnicos indispensveis aos empreendimentos mais insistentemente reclamados. (Francisco de Paula Ferreira. Problemas didticos e pedaggicos no

Instituto de Servio Social. Revista Servio Social, n.34,1994)

Os relatrios anuais da Escola de Servio Social (SP) demonstram que, a partir de 1941 e durante um largo perodo, o percentual de bolsistas raramente inferior a 30% chegando, momentaneamente, a se constituir em maioria.
Ano bolsistas 1945 1946 1947 1948 50 37 30 28 1949 1950 1951 1952 % de Ano bolsistas 37 32 29 46 % de

(Relatrio da Escola de Servio Social (PUC-SP)

BOLSISTAS MANTIDOS POR INSTITUIES PARTICULARES, AUTRQUICAS E ESTATAIS NA ESS DE SO PAULO - 1946-1953:
Ano Total de Alunos Matriculados 74 Bolsistas Alunos Instituies mantenedoras dos Bolsistas Instituto e Caixas (9),Senai (4), LBA(4),Prefeituras Municipais(4),Empresas(3), Obras particulares(1), Particulares(1); Institutos e Caixas (17),Sesi(8),LBA e Escolas de Servio Sociais(8), Empresas (1); Institutos e Caixas(13),Sesi(9),CMTC(1),LBA e Escolas de Servio Sociais(5), Outros (3); (------) Institutos e Caixas(15),Sesi(12),LBA(2), Escolas de Servio Sociais(5), Empresas (1); Institutos e Caixas(15),Sesi(7),Prefeituras Municipais (12), CMTC(2), Outros(2); Institutos e Caixas(16),Sesi(7) Escolas de Servio Sociais(7), Empresas (1),Prefeituras Municipais(18),Servio Social de menores(9),Prefeitura MunicipalOrg. do Servio Social escolar(7), Servio Social de menores funcionrios(7); Institutos e Caixas(20),Sesi(27) Escolas de Servio Sociais(7), Empresas (1),Prefeitura Municipal(10),Servio Social de menores de orientao e professores Comissionados(12)-posto(10),Prefeitura MunicipalOrg. do Servio Social escolar(7), Servio Social de menores (10), Escola de Servio Social(7), Servio Social do Estado(6), Senai(2), CMTC(1), Jockey Club(1), Prefeitura de Bauru (1).

1946

27

1947 1948

98 109

31 31

1949 1950

108 121

39 39

1951

131

38

1952

170

78

1953

167

110

(----) Informao no disponvel. Fonte : Relatrios da Escola de Servio Social de So Paulo, 1946 1953.

A escola de Niteri foi uma grande exceo no que diz respeito a este assunto, nela a maioria das pioneiras do curso eram professoras primrias oriundas do interior do estado, beneficiarias de bolsas de um programa para irradiao do plano de atendimento pobreza nos municpios do interior.
( ) a presidente da LBA/RJ no seguiu o lugar comum relatado pela literatura do Servio Social, qual seja, a arregimentao de mulheres de melhor poder aquisitivo e status social da regio. Essas contriburam a medida de suas possibilidades pessoais. A Legio e o Estado concederam bolsas de estudo; aquela instituio, para suas funcionrias e, este ultimo, para professoras primrias em exerccio no interior do Estado do rio de janeiro (Leila Maria Alonso Gomes. Proteo Social no Estado do Rio de Janeiro 1945/1964)

Como j visto anteriormente, havia uma forte influncia catlica na formao dos primeiros profissionais, assim como uma grande exigncia com relao valores ticos e morais.
A fundao da Escola de Servio social foi, basicamente, () a religio. Foi D.Odila Cintra Ferreira que, em contato com D.Azira do Amaral Peixoto, mostrou o que de bom o servio social poderia trazer, quer dizer, o Centro de Estudos e Ao Social, de fundo eminentemente catlico, com toda orientao dos professores, () no s da D. Odila, mas tambm de D. Iolanda Maciel, de Heloisa Rios Marcondes Farias, de Petra Maria Calazans de Arajo, de Esmeralda Ribeiro, todas elas eram catlicas de prtica, de vida catlica. Ento, mais que isso uma escola que fundada por um grupo selecionado de pessoas se formao catlica, com essa viso de dar a formao, de ajudar pessoas a crescer e melhorar pensando na vida eterna, s pode ter sido eminentemente crista e catlica(Arlette Braga,entrevista de 01.09.93).

O curso tinha carter de formao tcnica e recebia, ainda, forte influncia do pensa-mento neotomista, ento predominante nos meios cristos e que embasou as primeiras escolas da rea. Era a concepo do homem como ser livre, inteligente e social, com direito de encontrar na sociedade os meios necessrios sua sobrevivncia e pleno desenvolvimento como pessoa humana. Da se deduzia o sentido do bem comum e a imperiosidade da justia social - o indivduo para a sociedade e a sociedade para a pessoa humana/cidado (Junqueira in Vicini, op. cit.: 30-31). Na literatura sob o qual os primeiros cursos se embasavam era ntido o enfoque dado pessoa do assistente social como um ser dotado e vocacionado a ajudar, ao servio ao prximo. Os textos eram fartos de expresses como: ideal de fazer o bem, sentido moral superior, preparado para uma misso. O que revela a

expectativa com relao s qualidades morais necessrias ao exerccio profissional. O discurso dos assistentes sociais pioneiros enftico com relao enorme exigncia e ao comportamento e atitudes desses profissionais.
Havia muito rigor [] no modo como a moa tinha que se apresentar, no modo como ela falava, no modo como ela se comportava, tinha que ser discreta, tinha que ser com dignidade, tinha que ser com uma aparncia sbria []Tudo isso era importante para instituio e para o cliente . O assistente social tambm era mais rigoroso que o comum, quer dizer, havia um modo de vestir para o trabalho (Ayla Pereira Reis ,1996)

quando a gente ia visitar uma empresa ou ia a uma instituio como o juizado de menores, estava escrito no quadro de vspera, dizendo: NO ESQUEA DO CHAPU, DAS LUVAS E DAS MEIAS. Disse Josephina Rabello Albano.

Como no se sabia ao certo onde o profissional iria atuar ,os cursos oferecidos eram extremamente variados e amplos. Segundo a pioneira Josephina Rabello, alm de cadeira de legislao, de medicina (pediatria), de direito do menor, de sade, aprendiam tambm tcnicas para trabalhar com resenhas de livros, com documentao, organizao de dossis, relatrios. Tinham aulas de filosofia, sociologia, psicologia, ouviam palestras sobre a realidade brasileira, sobre economia, marxismo, planejamento familiar; com economistas, discutiam sistemas econmicos internacionais, inclusive aprendiam sobre as empresas multinacionais que despontavam, sendo ainda insipientes.

LINHA DO TEMPO SERVIO SOCIAL (ACONTECIMENTOS MARCANTES)


1543 - A primeira Santa Casa do Brasil Por iniciativa de Brs Cubas foi construda a "Casa de Deus para os Homens". A instituio considerada o primeiro local onde se praticou assistncia social no pas.

1693 - Assistncia Social: primeiro registro em Carta Rgia A coroa portuguesa publicou Carta Rgia citando, oficialmente, a assistncia social e uma proteo especfica a menores. O documento determinava que as crianas abandonadas fossem assistidas pela Cmara dos Bens do Conselho, rgo que representava o governo de Portugal no Brasil.

1904 - Origem do termo Servio Social A expresso Servio Social de origem anglo-saxnica e foi utilizada pela primeira vez nos EUA, em 1904, para designar uma escola em Boston para profissionais que atuavam com assistncia social. 1920 - Ao Catlica O Papa Pio XI estimulou a "Ao Catlica", espao em que catlicos leigos podiam participar de aes sociais ligadas aos princpios catlicos. A Assistncia Social teve sua gnese vinculada a essas atuaes religiosas de carter assistencialista (posteriormente - na dcada de 60 - estes grupos passaram a ter uma atuao polticomilitante), ligadas a preceitos benemerentes, desenvolvendo-se, mais tarde, como poltica pblica.

1932

Criado

Centro

de

Estudos

Ao

Social

(CEAS)

Com o objetivo de contribuir para a divulgao dos princpios da ordem social crist, fundado o CEAS, voltado preparao de trabalhadores sociais

1936 - Primeira escola de Servio Social do Brasil Como conseqncia da expanso das prticas de assistncia social ocorrida no perodo, ainda marcadas pelo assistencialismo e de carter fortemente religioso, foi criada a Escola de Servio Social de So Paulo, primeira no Brasil.

1938 - Primeira turma de Assistentes Sociais A Escola de Servio Social de So Paulo realiza a formatura de sua primeira turma de Assistentes Sociais - aps dois anos de curso -, naquele mesmo ano, ocorreu, tambm, a introduo de uma "classe masculina", no perodo noturno, para o mesmo curso.

1944 - Servio Social na Previdncia O Estado brasileiro comeou a abrir espao para a incluso de Assistentes Sociais no funcionalismo pblico. At ento, as aes sociais eram implementadas pelo setor privado, com o patrocnio da Igreja Catlica.

1946 - Nasce a PUC de So Paulo Foi fundada a Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP), regulamentada pelo Decreto Lei n 9.632, de 1946, que passou a incorporar a Escola de Servio Social de So Paulo, criada em 1936. A PUC/SP foi a primeira universidade do pas a oferecer curso.

1947 - I Congresso Brasileiro de Servio Social Foi promovido, pelo CEAS o I Congresso Brasileiro de Servio Social. O evento no teve uma temtica central, sendo que suas concluses e recomendaes - espelhando o pensamento da poca - foram agrupadas em seis categorias: servio social e famlia; servio social e menores ; servio social e educao popular; servio social e lazer; servio social mdico; e servio social na indstria, agricultura e comrcio.

1 Cdigo de tica O 1 Cdigo de tica profissional do Assistente Social foi aprovado em assemblia geral da Associao Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS), em 29 de setembro de 1947.

1953 - Lei institui Graduao em Servio Social Promulgada a Lei n 1.889, de 13 de junho de 1953, que dispe sobre os objetivos do ensino em Servio Social, sua estruturao como curso de graduao em ensino superior e as prerrogativas dos portadores de diplomas de assistentes sociais e agentes sociais.

1957 - Profisso regulamentada Sancionada a Lei n 3.252, em 27 de agosto de 1957, que regulamentou a profisso de Assistente Social no Brasil. Essa legislao vigorou durante 36 anos, s vindo a ser substituda em 1993, pela Lei n 8.662.

1967 - Reconceituao do Servio Social brasileiro Realizado o 1 Seminrio de Teorizao do Servio Social, em Arax (MG), evento histrico no processo de "teorizao" e "reconceituao" do Servio Social brasileiro, que props aes profissionais mais vinculadas realidade social e poltica do pas. Organizado pelo Centro Brasileiro de Cooperao e Intercmbio de Servios Sociais, o evento reuniu 38 assistentes sociais de vrios estados brasileiros, produzindo o "Documento de Arax".

1993 - Nova regulamentao profissional Promulgada, em 7 de junho de 1993, a Lei Federal n 8.662 que estabeleceu de forma objetiva competncias e atribuies privativas do Assistente Social, alm de alterar a denominao dos rgos de fiscalizao do exerccio profissional para Conselho Federal de Servio Social (CFESS), e Conselho Regional de Servio Social (CRESS).

LOAS redefine a Assistncia Social Em 7 de dezembro de 1993, foi promulgada a Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS) - Lei n 8.742/93 - que organizou a Assistncia Social no Brasil e instituiu o Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS).

2003 - IV Conferncia Nacional de Assistncia Social delibera pela implantao do SUAS A IV Conferncia Nacional de Assistncia Social, realizada pelo Conselho Nacional de Assistncia Social, de 7 a 10 de dezembro de 2003, em Braslia, debateu e lanou as bases do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS).

CONCLUSO
Como visto, fica claro que o Servio Social surge como uma estratgia das classes dominantes como forma de controlar e coibir as manifestaes das classes trabalhadoras. Os primeiros cursos tm forte influncia da Igreja Catlica, e existe uma grande exigncia com relao aos atributos morais dos primeiros profissionais. Inicialmente a atuao profissional extremamente ortopdica , buscando a reintegrao do indivduo e a reformao de carter de modo fiscalizador e moralizador . No entanto, no queremos a partir dessa anlise desqualificar a atuao do assistente social, pois, atualmente ( e desde a Reconceituao) esse profissional possui uma bagagem terico-metodolgica que lhe permite elaborar a interpretao crtica do seu contexto de trabalho e relacion-lo a estrutura e conjuntura social. Garantindo os direitos, ainda que mnimos, da classe trabalhadora. Atravs de planejamentos, gesto e execuo de propostas de interveno que viabilizem a qualidade e a abrangncia dos servios prestados pelas polticas sociais.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
1. Iamamoto e Carvalho, Relaes Socais e Servio Social no Brasil. 2. Maria Lcia Martinelli, Servio Social Identidade e Alienao. 3. MONTAO, Carlos A natureza do servio social: um ensaio sobre sua gnese, a especificidade e sua reproduo, So Paulo: Cortez, 2007. 4. Cezar Honorato - O Estado Novo e a assistncia social, 1997. 5. Larissa Dahmer Pereira - Escola de servio social da universidade do Brasil : Um breve resgate de sua histria. 6. Leila Maria Alonso Gomes - Proteo Social no Rio de Janeiro 1945/19647. http://cress-sp.org.br/
8. http://www3.pucsp.br/cursos/26/historico

Entrevista
TATIANA M. DA S. GOMES- PROFESSORA DA UFF DE FUNDAMENTOS III
DOUTORADO EM SERVIO SOCIAL

1. Como surge o Servio Social? O servio Social surge como uma estratgia das classes dominantes, no perodo de transio do capitalismo concorrencial para o capitalismo monoplico. Para dar conta, como forma de enfrentamento dessas classes, da associao das expresses da questo social nesse perodo de transio. Existia muito antes do servio social prticas caritativas e filantrpicas, mas o servio social no foi uma naturalizao dessas prticas que foram elevadas a um estatuto mais tcnico, cientifico e alaram esse estatuto de profisso. Mas preciso contextualizar, ento, o surgimento do servio social como um momento importante em que essas classes dominantes: estado, empresariado, igreja. No a classe, so as classes dominantes- em um momento muito crtico de agudizao das expresses da questo social vo buscando formas mais diversificadas de responder essas expresses. Diferente do perodo anterior, do capitalismo concorrencial em que de forma institucionalizada essa forma de enfrentamento era quase que exclusivamente pela violncia, pela coao direta. E nesse transito quando agente tem uma intensificao da explorao do trabalho. Agente tem consequentemente uma agudizao um aumento das expresses da questo social. E, portanto, preciso pensar em outras formas de dar conta dessas demandas. A poltica social uma dessas formas. No s, mas importante tambm entender isso como um processo que no

unilaterado. Ento a poltica social ela no surge s de uma necessidade do estado, das classes dominantes de garantir seus interesses, de proteger seus interesses mas

principalmente dessa relao, dessa tenso por que em outro plo a classe trabalhadora tambm est reivindicando, tambm est em luta para garantir seus direitos .

2. Como surge o servio Social no Brasil?


O servio social vai surgir como profisso em 1936. Na verdade, em 1936 fundada a primeira escola de servio social em So Paulo e logo em seguida no Rio de Janeiro.

Mas os primeiros profissionais vo surgir ao final dos cursos de graduao, quatro anos depois. Ento no inicio da dcada de 40 agente tem os primeiros quadros os primeiros profissionais formados.

3. Quais as caractersticas do servio social nos primeiros tempos?


muito mais para uma demanda dessas classes dominantes do que para uma demanda daqueles sujeitos da classe trabalhadora que seriam alvos da sua ao. E surge arregimentando em um primeiro momento damas da sociedade. Ento as primeiras assistentes sociais so assistentes que fazem parte da classe mdia , da classe mais abastada ,classe mdia alta .Nesse primeiro momento ele tem influncia muito humanista da igreja e ao longo da dcada de 40 de 50 ele vai ter uma influencia norte americana . O que interessante agente pensar sobre isso que junto dessa influencia norte americana, europia, ou a partir dela, a profisso comea a entender que precisa ter um desenho mais tcnico ,menos humanista , tcnico e sofre ento influencia do referencial terico funcionalista .Ento interessante , essa pergunta sobre as caractersticas do servio social nos primeiros tempos .Porque um servio social completamente distinto daquele , ou deste que vocs vo ver nos tempos atuais ,vo estudar. preciso que vocs entendam isso na histria dos fundamentos do servio social. Essa diferena que vai ser marcada na prpria trajetria conquistada pela profisso no desenvolvimento da profisso. Nessa poca, o que temos no Brasil so prticas de ajustamento .Tentativas de ajustar o sujeito ao meio so muito comuns .Uma prtica muito moralizadora .Num determinado perodo bastante influenciada por

aspectos , conhecimentos da psicologia tambm num sentido individualizante eram caractersticas muito marcantes da nossa profisso .

4. Por que o servio social visto como uma profisso feminina?


Tal qual a enfermagem, tal qual a nutrio. Tem haver com a histria da prpria profisso. So profisses que surgem muito prximas da ideia dos valores do cuidado, da vocao, do dom e isto est ligado na nossa sociedade, no ponto de vista cultural, a elementos que so do feminino e ai historicamente nossa profisso (historicamente por algumas dcadas, isso tem mudado) associada a essas caractersticas que so caractersticas que culturalmente esto no feminino. Mas agente est rompendo com isso. Eu j no diria mais que o servio social ainda hegemonicamente feminino, mas no s feminino. E ai, to interessante nos locais de trabalho a reao dos usurios

quando eles se vem diante de assistentes sociais homens . Tem que desconstruir com essa imagem... Eu acho assim isso processo. No de uma hora para outra. E essa histria recente j nos mostra que est mudando assim... A quantidade de homens que agente tem muito, infinitamente superiora 12 ,13 ,15 anos atrs .Em tempo de histrico isso muito pouco .Ento eu acho que isso j est mudando .Agora agente est falando tambm de cultura, pensar que quem cuida do filho a me .So grandes valores que se construram, se solidificaram nessa sociedade. So associados a comportamentos femininos e comportamentos masculinos e a gente vai reproduzindo (produzindo e reproduzindo). Ento romper com isso nessa prpria realidade a partir das nossas aes da nossa prtica, do nosso posicionamento. Agente vem pra academia e fica politizado. Mas, tem filho e nessa relao ,no privado com o filho voc acaba reproduzindo aqueles valores que voc crtica . Que tem a haver com cuidar da mulher. Tem certas coisas que so permitidas no feminino e tem certas coisas que s so permitidas no masculino. Ver seu filho brincando com uma boneca, por exemplo, voc vai l e vai dizer isso no de menino. Muda (para mim muda )tambm por ai

5.

Como

voc

avalia

Reconceitualizao?

Na verdade a partir do momento da reconceituao, a profisso ela faz um giro de vinculao scio-poltica muito importante.No fossem as condies scio-polticas que se estabeleceram durante a ditadura talvez o movimento de reconceituao no tivesse acontecido como ele aconteceu. So essas mesmas condies que possibilitaram uma nova viso de cultura, a vertente, a direo desse processo de renovao, de reconceituao e que vai reivindicar uma transformao global de fato a partir da influncia da tradio marxista .Ento tivesse ficado tanto tempo ,principalmente na academia no pudesse ter se desenvolvido dentro do prprio perodo .Que o perodo que corresponde a reconceitualizao . Na verdade os frutos da mudana da viso de cultura, eles se do desenvolvimento fora j do perodo histrico da reconceituao .Eles vo se desenvolver ento a partir dos anos 80 .No consigo me imaginar no servio social na dcada de 40 e50. Estou fazendo uma avaliao muito pessoal. Antes de vir para academia da UFF eu atuei como assistente social, na verdade foi concomitante, eu atuava e dava a aula e no consigo mesmo com todas as necessidades que ns temos como assistente social .Principalmente nos tempos contemporneos .Nos tempos atuais diante da represso do estado dos investimentos da poltica social .Num cenrio de ultra-individualismo, ultra-liberalismo , entre todas as dificuldades de

trabalho. Ento somos achatados pelas demandas profissionais

num tempo de

desemprego estrutural e temos as demandas sociais mas tambm de um individualismo muito grande .Eu no consigo imaginar o trabalho do assistente social antigamente, no iria conseguir ver o assistente social.

6. Como combater a imagem do servio social vinculado a caridade?


Vinculado a caridade, vinculado a essa postura mais tradicional ou conservadora, a moa boazinha, acho que a academia vem tentando... Por conta da defesa intransigente da manuteno do projeto tico-poltico e do avano do projeto ticopoltico. Mas no acho que essa modificao acontea independente do que os assistentes sociais, do que a categoria est realizando no seu espao de trabalho diariamente, cotidianamente. No independente. Ento nesse sentido eu acho que mais do que, concomitante, eu no estou fazendo uma dissociao entre o projeto ticopolitico, est na academia e na categoria desta... fundamental para que essa defesa que agente est lutando que a categoria no cotidiano de trabalho, que o assistente social no seu espao de trabalho consiga realizar aes ,materializar o seu exerccio profissional condizente, alinhado a defesa dos princpios que esto l no seu projeto tico-poltico. E por mais que quando agente est falando desse discurso veja uma distncia absurda da realidade, fica difcil talvez imaginar no dia a dia do trabalho do assistente social como que ela consegue fazer isso. Nas aulas de estgio sempre muito interessante ver que agente vai conseguindo demonstrar, desvendar essa realidade. Demonstrar a importncia que as relaes institucionais com os usurios, com os outros profissionais, com a prpria instituio e com a sociedade a defesa destes princpios e assim que se modifica a imagem da profisso .

You might also like