You are on page 1of 3

Aula 1

Direitos civis: Liberdades individuais. Direitos polticos: participao no exerccio do poder Direitos sociais: bem estar. Brasil colonial: latifndio, monocultura e escravido. Alunos: filhos homens da aristocracia.
Duas frentes jesuticas: - Escola de ler, escrever e contar. - Colgios secundrios (formao de elites) EXERCCIOS: 1 - Diferencie direitos civis, polticos e sociais. D exemplo de cada um deles. Civis: Liberdades individuais, ir e vir. Polticos: Participao no poder poltico. Votar e candidatar-se. Sociais: Bem estar. direito a viver em sociedade dentro dos padres estabelecidos de civilidade e urbanismo. 2 - Caracterize a educao brasileira na Colnia e no Imprio. Formada por escolas de ler, escrever e contar. Onde freqentavam os filhos homens da aristocracia e escolas secundrias para formao de elites. 3 - Analise a importncia da Educao jesutica para a sociedade colonial e imperial brasileira. Os Jesutas criaram duas frentes de ensino. Incentivavam o ensino entre os prprios alunos chegando a importar rfos da coroa portuguesa para ensinar aos filhos da aristocracia e fortalecer as bases religiosas e catequticas. 4 - Caracterize o quadro de excluso social na Educao brasileira at a proclamao da republica. A conquista dos direitos civis, polticos e sociais ocorreu de forma tardia e o acesso ao ensino s era dado aos filhos da aristocracia. Resultado uma sociedade analfabeta e que mesmo com a abolio da escravatura no houve acesso dessas pessoas ao mnimo necessrio para uma sobrevivncia digna.

Aula 2
Falta de cultura: ausncia de ideologias. Presso por escolarizao para formar operrios mais qualificados principalmente para o sudeste. As populaes em idade escolar ficavam fora da escola para ajudar as famlias nas lavouras. EXECCIOS: 1 - Caracterize o que permaneceu na Educao brasileira aps a Proclamao da Repblica. Analfabetismo, pois ainda no conseguimos fazer com que a maioria das crianas saiba ler e escrever. Excluso social, o acesso ao ensino, mesmo fundamental ainda no universal 2 - Analise a importncia do movimento dos pioneiros da Educao O movimento queria uma escola pblica, laica e de qualidade. Queriam que o Estado assumisse a educao. 3 - Explique a importncia da Pedagogia de Paulo Freire para o contexto social brasileiro. Paulo Freire criou os Movimentos de Alfabetizao Populares, na tentativa de excluir essa chaga do cenrio brasileiro. 4 - Analise a importncia dos anos 80 e 90 na mbito da Educao brasileira. Os anos 80 foram importantes na redemocratizao do pas e na retomada das discusses sobre educao. Os anos 90 foram importantes na quase universalizao do acesso escola, porm, os problemas de repetncia e evaso escolar perduram at hoje. 5 Caracterize as permanncias e mudanas educacionais na sociedade brasileira hoje em dia.

6 - Identifique os desafios da sociedade brasileira em relao educao atualmente. Garantir a universalizao do ensino fundamental, rever currculos e mtodos e a prpria instituio escola frente sociedade da tecnologia e informtica em que vivemos.

Aula 3
Multiculturalismo: proposta de currculo inclusivo. Incorporao das tradies culturais de vrios
grupos sociais.

Polticas afirmativas: pluralidade cultural.


Globalizao impulsiona o multiculturalismo. Abandono da eliminao da identidade indgena. Reconhecimento das naes e preservao da cultura. A escravido deixou marcas at a atualidade. Criou-se um abismo scio-econmico-cultural entre brancos e negros. As comunidades religiosas protestantes organizaram sociedades fechadas e com autonomia poltica. O comunitarismo, a espiritualidade e a proteo liberdade de expresso contriburam para um debate sobre pluralidade cultural, sem fazer oposio ao senso de unidade nacional. A diversidade de povos que imigraram para os EUA formando sua populao, reforou a questo do multiculturalismo. A imigrao trouxe temor classe branca protestante dominante que incentivou polticas discriminatrias, o que aprofundou mais o abismo cultural e demonstrou a necessidade de polticas afirmativas para diminuir essas desigualdades.

Crise da modernidade: crise do paradigma moderno.


EXERCCIOS 1 Identifique as principais caractersticas do multiculturalismo. Proposta de currculo incluso. Incorporao das tradies culturais de vrios grupos sociais. 2 Relacione o contexto dos anos 60, nos EUA, com o crescimento dos estudos multiculturais. A partir da dcada de 60 nos EUA, intensificou-se a busca por uma identidade cultural e um maior respeito pelas tradies culturais das minorias. A preservao da identidade do ndio americano, sua cultura e tradies. A questo do racismo e a busca pela diminuio do abismo sociocultural. A questo da formao de comunidades religiosas fechadas, composta por protestantes fugidos das perseguies na Europa, que promoviam um debate sobre a pluralidade cultural, com base em experincias de comunitarismo, espiritualidade e proteo liberdade de expresso. A questo da imigrao contribuiu sobremaneira para uma viso multicultural e as polticas afirmativas tentaram acabar com os abismos criados pelo preconceito e a segregao. 3 Explique como a crise da ps-modernidade contribui para o avano das reivindicaes de identidades. Alguns movimentos contriburam para uma nova viso do sujeito e da identidade, com avanos nas teorias sociais e nas cincias humanas, com os quais o multiculturalismo se associou. 4 Conceitue poltica afirmativa. So polticas implementadas pelo governo para amenizar os dficits scio-econmico-culturais gerados por comportamentos preconceituosos e segregacionais.

You might also like