You are on page 1of 28

a Cidade sUstentVeL

Professora Erminia Maricato

____________ ermnia Maricato Graduao (1971), mestrado (1977) e doutorado (1984) e Livre Docncia (1996), professora titular (1997) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de So Paulo (USP). Professora visitante da University of British Columbia/Center of Human Settlements, Canad (2002) e da University of Witswaterhand of Johannesburg, frica do Sul (2006). Secretria de Habitao e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de So Paulo (1989/1992), coordenadora do Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1998/2002) e Ministra Adjunta das Cidades (2003/2005). Foi consultora ad-doc da FINEP, CAPES, CNPQ, FAPESP, e tambm de inmeras prefeituras no Brasil e no exterior. Criou o LABHAB - Laboratrio de Habitao e Assentamentos Humanos da FAUUSP (1997) e formulou a proposta de criao do Ministrio das Cidades. Prmio Juan Torres Higuerras da Federao Panamericana de Associaes de Arquitetos, em 2006. Prmio Arquiteto do Ano 2007 da Federao Nacional de Arquitetos e Urbanistas. Conferncia de abertura da World Planning Schools Congress (Mxico, 2006). Key speaker do Social Forum of Architecture - Ankara (2010). Presidente da Comisso de Pesquisa da FAUUSP (2007/2009) e Membro do Conselho de Pesquisa da USP (2007/2009). Membro do Human Settlemente Advisory Board - United Nation Habitat (2009). Membro dos conselhos editoriais da Revista Urbe PUCPR, Cadernos Metrpole - PUCSP, Revista Brasileira Estudos Urbanos e Regionais- ANPUR e Justice Spaciale - Nanterre Universite, Frana.

ndiCe
11 INTRODUO: A QUESTO AMBIENTAL SE IMPS NAS AGENDAS
NACIONAL E GLOBAL

13 NO BRASIL: A URBANIZAO PRPRIA DO CAPITALISMO PERIFRICO: DESIGUALDADE SOCIAL E PREDAO AMBIENTAL

14 MUDANAS NO PROCESSO DE URBANIZAO. METRPOLES,


CIDADES MDIAS. COMO ANDAM A HABITAO E SANEAMENTO

18 O AUTOMVEL REINA SOBERANO. O TRANSPORTE COLETIVO


CAMINHA PARA A RUNA

19 O IMPACTO DAS POLTICAS NEOLIBERAIS NO APROFUNDAMENTO DA


TRAGDIA URBANA BRASILEIRA E A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTISMO

22 O PROGRAMA DE ACELERAO DO CRESCIMENTO (PAC), O PROGRAMA


MINHA CASA, MINHA VIDA (MCMV), E O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO: UMA AGENDA PARA AS CIDADES NO INCIO DO SCULO XXI?

24 O MOVIMENTO SOCIAL DE REFORMA URBANA, AS CONQUISTAS


INSTITUCIONAIS, A AMPLIAO DA PARTICIPAO E O IMPASSE ATUAL

26 SOBRE A FORMAO DO ENGENHEIRO 28 DESAFIOS, DIFICULDADES E PERSPECTIVAS

A CIDADE SUSTENTVEL

1- introdUo: a QUesto aMbientaL se iMps nas agendas naCionaL e gLobaL1

de conhecimento amplo que o padro capitalista de produo e consumo, (e a poderamos incluir as sociedades socialistas produtivistas), vigente nos ltimos 200 anos, desconhece limites para a explorao de recursos naturais, consumo de energia e poluio de terras, guas e ar, tornando-se absolutamente insustentvel para o futuro da humanidade e do planeta. Numa sociedade onde a mercadoria se generaliza a ponto de marcar como tal o prprio trabalhador, a felicidade identificada com o ato de possuir ou consumir, novas necessidades so criadas por fora do mercado. Reverter este padro no tarefa banal. A crise ambiental se impe na agenda poltica do final do sculo XX e incio do sculo XXI com um diferencial (mas necessariamente em parceria), com a crise social e econmica promovida pelo desemprego e precarizao do trabalho decorrentes da reestruturao produtiva do capitalismo. Aquecimento global, agresso camada de oznio, elevao do nvel do mar, desertificao de terras, assoreamentos de cursos dgua, so evidncias cientficas do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e entraram na agenda para ficar2. Alm de invivel, esse padro produtivo injusto: alguns consomem, de forma conspcua marcada pelo desperdcio, mais do que necessitam e muitos no consomem

____________
1

A autora agradece as indispensveis colaboraes de: engenheiro, e professor da UFABC, Francisco Comar; urbanista e professora da PUC de Campinas, Laura Machado de Mello Bueno; e engenheiro Clovis do Nascimento, Secretrio Geral da FISENGE. Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), trata-se de um corpo de cientistas definidos pela United Nations Environment Programme (UNEP) e pela World Meteorological Organization (WMO) que visa fornecer um diagnstico claro do conhecimento sobre mudana climtica e seus potenciais impactos scio-econmicos.

11

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

o mnimo para a sobrevivncia. E sabemos que o planeta no tem recursos para que todos consumam de acordo com o padro americano vigente. H consenso sobre a necessidade de mudana, mas no h consenso sobre as causas e tambm sobre a profundidade das medidas a serem tomadas. H resistncias ou interesses muito fortes contra as mudanas, e elas so especialmente fortes no meio urbano. E mais ainda nos pases emergentes e perifricos. Apenas para dar uma ideia de fatos que denunciam um estado de emergncia, vale a pena lembrar que uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) em 2002 mostrou que aproximadamente 60% dos municpios brasileiros apresentavam assoreamento dos cursos dgua (70% com desmatamento das matas ciliares e 56% com eroso e deslizamentos de encostas), 74% despejam esgotos domsticos nos cursos dgua, 63% apresentavam contaminao do solo por uso de agrotxicos, esgotos domsticos e chorume. Utilizando um indicador menos sistmico e isolado, porm paradigmtico, podemos chegar mesma concluso sobre a urgncia catastrfica da poluio da gua em meio urbano. Pesquisas realizadas nos anos 90 trouxeram tona uma evidncia estarrecedora. Se nos anos 60 constatou-se a presena de metais pesados na gua considerada potvel, submetida a tratamento, nos anos 90 constatou-se que o tratamento convencional no elimina a presena de poluentes frmacos, hormnios, disruptores endcrinos, herbicidas, em guas que recebem efluentes de ETES3. H 40 anos, o Brasil consumia 5% dos agrotxicos que os EUA consumiam. Em 2009, o Brasil tornou-se o maior consumidor de agrotxico do mundo, com bvio impacto sobre as guas tambm no meio urbano, mas especialmente sobre a segurana alimentar. Enquanto o mercado mundial de agrotxicos cresceu 94% entre 2000 e 2009, o brasileiro subiu 192%4. Foram negociados 1,06 milho de toneladas de defensivos, segundo o Sindicato Nacional da Indstria de Produtos para Defesa Agrcola. Apenas 13 empresas transnacionais so responsveis por 90% dessa produo. No entanto, nunca a palavra sustentabilidade foi to pronunciada e, no pouco frequentemente, alardeada exatamente por aqueles que mais a violentam. O desafio da FISENGE ao debater a cidade sustentvel o desafio do Brasil e do mundo de transformar um padro social, econmico, cultural, poltico e ambiental insustentvel.
____________
3 Esses estudos so geralmente de universidades pblicas. Somente em 2005, as concessionrias de saneamento foram obrigadas a avaliar outros parmetros alm dos sanitrios, por Portaria da Fundao Nacional de Sade (FUNASA), e devero torn-los pblicos conforme resoluo da Agncia Nacional de guas (ANA). Ver a respeito BUENO, L.M. A gua no ambiente urbano. In BIOIKOS 51-55 Vol. 19, ns 1 e 2 , jan/dez 2005.

Reportagem de Dbora Prado. Revista Caros Amigos, de 17/09/2010

12

A CIDADE SUSTENTVEL

2 - no brasiL: a UrbaniZao prpria do CapitaLisMo periFriCo: desigUaLdade soCiaL e predao aMbientaL De 1940 a 2010 a proporo da populao brasileira vivendo nas cidades passou de 31% a 84%, com atuais cerca de 160 milhes de residentes urbanos. Pode-se dizer que foi um dos processos mais intensos de urbanizao ocorridos no mundo durante o sculo XX. Esse deslocamento gigantesco de populao est relacionado histrica concentrao da terra rural e ao fracasso da proposta de Reforma Agrria, uma das propostas de Reforma de Base sustentada pelos movimentos sociais e sindicais no perodo que antecedeu o Regime Militar que teve incio em 1964. Nas cidades para onde se dirigiram, esses migrantes tiveram um papel fundamental como oferta de mo de obra barata para o processo de industrializao tardio baseado na chamada substituio de importao. Entre 1940 e 1980 o Brasil cresceu a taxas superiores a 7% configurando um aparentemente bem sucedido salto de modernizao. No entanto essa modernizao se fez s expensas da fora de trabalho barata que, ignorada pelas polticas pblicas e excluda do mercado formal residencial capitalista, foi obrigada a construir suas prprias moradias, e frequentemente seus prprios bairros, para resolver seu problema de assentamento nas cidades. Um processo de urbanizao baseado nos baixos salrios nas reas industrializadas e na relao informal, nas reas de economia deprimidas a chave explicativa para cidades e metrpoles produzidas, em grande parte, de forma ilegal pelas mos de seus moradores: sem observao de leis urbansticas e edilcia, sem conhecimento tcnico de engenheiros e arquitetos, sem financiamento pblico ou subsdios resultando em casas e demais edifcios cuja construo se arrasta ao longo de muitos anos, marcados por ambientes insalubres e reas submetidas a riscos de diversas naturezas. Trata-se, ainda, desde o incio da industrializao at os dias de hoje, de uma fora de trabalho que no ganha o suficiente para sua prpria reproduo dentro da formalidade urbanstica. A ocupao de reas inadequadas ou ambientalmente frgeis como APAS, APPs, mangues, dunas, encostas instveis, pela populao pobre ou seja, a maior parte da populao apenas mais uma das consequncias desse processo que tem no mercado privado especulativo e restritivo orientado pelo produto de luxo um agente central. A escala da cidade ilegal no Brasil mostra que ela mais regra que exceo. Nas metrpoles situadas nas regies Norte e Nordeste do Brasil, mais de 50% dos domiclios so ilegais (essa taxa se aplica tambm ao Rio de Janeiro). Em So Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, essa taxa est entre 33% e 25% dos domiclios. At mesmo a planejada Curitiba apresenta nmeros significativos se considerarmos sua Regio Metropolitana. O diagnstico sobre as cidades no contraria o fato de que se trata de uma das sociedades mais desiguais do mundo. At mesmo no contexto da

13

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

Amrica Latina, o Brasil um campeo de desigualdade. A ocupao desordenada da terra, a falta de controle sobre o uso e a ocupao do solo, a especulao fundiria e imobiliria sem regulao (com a despudorada demonstrao de luxo e preconceito), a segregao urbana, o crescimento exponencial de favelas, os desastres decorrentes de desmoronamentos com mortes e at mesmo a alta taxa de impermeabilizao do solo causadora de enchentes constantes, so causas articuladas de um processo que tem a valorizao imobiliria no seu ncleo central. No faltam planos e nem leis para contrariar essa cidade partida e reorientar seus rumos. O planejamento urbano bastante prestigiado nos meios tcnicos e at mesmo na grande mdia. Aps 2005 teve lugar a produo de um nmero significativo de Planos Diretores participativos formulados por 1.526 municpios brasileiros. As leis urbansticas no Brasil figuram entre as mais avanadas do mundo tendo frente o Estatuto da Cidade aprovado no ano 2001 aps muitas lutas dos movimentos sociais reunidos em torno do Movimento Nacional de Reforma Urbana. Ao decidir debater o tema de Cidades Sustentveis, a FISENGE se encontra diante de um grande desafio: como implementar polticas, planos e programas que rompam com a injustia urbana e com a predao ambiental que persiste apesar das conquistas institucionais obtidas nos ltimos anos? Como vencer os obstculos que se contrapem s propostas que ocupam um sem nmero de teses, agendas, planos, leis, tecnicamente viveis, socialmente necessrios, mas politicamente travados? Esta a questo.

3 - MUdanas no proCesso de UrbaniZao. MetrpoLes e Cidades Mdias. CoMo andaM a Habitao e saneaMento O Brasil tem apresentando mudanas acompanhadas de grande impacto territorial decorrentes de sua insero na economia globalizada na virada do sculo XXI. O processo de urbanizao, historicamente concentrado nas faixas litorneas, apresenta mudanas. A partir de 1980 o IBGE evidencia a reorientao dos fluxos migratrios. As cidades do Norte e do Centro-Oeste passam a crescer a taxas mais altas e, alm disto, as cidades de porte mdio (entre 100 mil e 500 mil habitantes) crescem proporcionalmente mais do que as metrpoles. Esse fenmeno, crescimento das cidades de porte mdio, se d tanto no que se refere populao quanto economia. Enquanto a populao das cidades grandes cresceu 1,43% e a das cidades pequenas 1,15% ao ano, entre 2000 e 2007, as cidades de porte mdio cresceram 2,06% no mesmo perodo. Quanto ao Produto Interno Bruto (PIB), as cidades de porte mdio apresentaram crescimento de 5,3% ao ano entre 2002 e 2006, ao mesmo tempo em que o crescimento do PIB nacional ficou aqum de 3,2% ao ano em mdia5.

14

A CIDADE SUSTENTVEL

A regio Sudeste perde peso relativo na economia brasileira. O indicador de Valor da Transformao Industrial (VTI) mostra que a importncia da Regio Metropolitana de So Paulo passou de 43,5% em 1970 para 22,0% em 2005. O VTI do estado de So Paulo passou de 58,1% em 1970 para 44,0% em 2005. O VTI da regio Sudeste passou, como um todo, de 80,7% em 1970 para 61,8% em 2005, perdendo importncia relativa se comparado a todas as demais regies do pas6. Entretanto, apesar das mudanas, trazidas especialmente pelo agronegcio ancorado na exportao de commodities, a concentrao econmica e as desigualdades regionais persistem acentuadamente. O mesmo vale quando olhamos para as cidades. Os dados no nos autorizam a negar a caracterstica de concentrao de pessoas e poder econmico nos grandes plos configurados nas principais metrpoles e nelas uma desigualdade muito acentuada, como evidenciam estudos do Observatrio das Metrpoles. Como mostra a Tabela 1 abaixo, nas 15 metrpoles mais populosas em 2010 residiam cerca de 36% da populao total do pas, o equivalente a 69 milhes de habitantes, segundo dados do Censo de 20107. Metrpoles brasileiras populao ibge/2010
Metrpoles So Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Porto Alegre Braslia Curitiba Salvador Recife Fortaleza Campinas Manaus Goinia Belm Vitria Florianpolis total metrpoles
____________
5 6

Habitantes 19.672.582 11.602.070 4.882.977 3.960.068 3.716.996 3.168.980 3.353.704 3.688.428 3.525.564 2.798.477 2.021.722 2.091.335 2.040.843 1.685.384 877.706 69.086.836
Fonte: Observatrio das Metrpoles, 2004 e 2009.

Motta, D.M. e Matta, D. Dinamismo das Cidades Mdias Braslia: IPEA, 2010. Ver ainda Campolina Diniz, Frum Fiscal, Braslia 2008. 7 Ver stio www.ibge.gov.br

15

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

As duas maiores e mais importantes metrpoles localizam-se na regio que continua sendo a mais rica e dinmica do pas o Sudeste e, juntas, detm pouco mais de 23% da populao urbana total e mais de 45% da populao das 15 regies apresentadas na Tabela 1. preciso reconhecer que a urbanizao no Brasil, contribuiu positivamente com a evoluo de alguns indicadores ao longo do sculo XX e incio do sculo XXI. Entre os exemplos destacam-se a diminuio da mortalidade infantil (de 150 mortes para cada mil nascidos vivos em 1940 para 23,3 em 2008), a melhoria da expectativa de vida (de 40,7 anos de vida mdia em 1940 para 72,8 em 2008), a diminuio da taxa de fertilidade8 (de 6,16 filhos por mulher em idade frtil em 1940 para 1,86 em 2008) e o aumento muito significativo da escolaridade da populao (55,9% de analfabetos em 1940 para 10% em 2007). Segundo relatrio da UN-Habitat9, a Amrica Latina e o Caribe constituem-se terra da desigualdade: os coeficientes de Gini das zonas urbanas desta regio esto entre os mais altos do mundo. No nvel das cidades, as mais desiguais da regio (Amricas e Caribe) incluem as brasileiras Goinia, Braslia, Belo Horizonte, Fortaleza e So Paulo, e a cidade colombiana de Bogot todas com coeficiente de Gini acima de 0,60, o que considerado um padro extremamente alto em termos de comparao internacional (regies urbanas comparveis da ndia apresentavam em 2005, cerca de 0,37, por exemplo). Estes coeficientes de desigualdade esto muito prximos dos seguidos por outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Curitiba, pouco abaixo de 0,6. Segundo a mesma fonte, outras cidades latino-americanas como Buenos Aires, Santiago, Quito, Guatemala, Mxico apresentavam coeficientes de Gini entre 0,50 e 0,55 melhor colocadas que as brasileiras. O dficit habitacional estimado em 2007 corresponde a 6,3 milhes de domiclios, dos quais 5,2 milhes referem-se a regies urbanas, de acordo com dados do Ministrio das Cidades e Fundao Joo Pinheiro10. Quase 90% do dficit habitacional refere-se populao com rendimentos na faixa de zero a trs salrios mnimos. A populao moradora de favelas cresceu mais do que o conjunto da populao urbana durante as dcadas de 1980 e 1990. De acordo com o IBGE, 82% da populao
____________ Portanto abaixo do nvel mnimo de reposio da populao, considerado de 2,1 filhos por mulher. No Sudeste esta taxa estava em torno de 1,62 filhos por mulher. Fonte: IBGE: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=1233 9 UN-HABITAT United Nations Human Settlement Programme. State of the worlds cities 2008/2009. Harmonious cities. London: Earthscan: IIED, 2008. 10 4 Brasil. Ministrio das Cidades. Dficit habitacional no Brasil 2007. Em: http://www.cidades.gov.br/secretariasnacionais/secretaria-de-habitacao/biblioteca/publicacoes-e-artigos/DeficitHabitacional.zip/view
8

16

A CIDADE SUSTENTVEL

brasileira moradora de favelas (habitaes subnormais) estavam nessas 11 metrpoles que concentram tambm 33% do dficit habitacional ou o equivalente a 2.192.296 unidades. Mais da metade dos moradores de favelas esto nas metrpoles de So Paulo e Rio de Janeiro o que afirma esse padro de crescimento, modernizao, concentrao de poder e riqueza e a manuteno de relaes atrasadas e pobreza. Apesar da ampliao do acesso gua tratada, 5% da populao urbana e 18,8% da populao brasileira no fazem parte desse quadro, o que soma 37,6 milhes de pessoas, que corresponde a dez pases do tamanho do Uruguai11. Na rea de esgotamento sanitrio a situao desesperadora, pois coletamos 52% dos esgotos produzidos na rea urbana e tratamos apenas 65%. Significa dizer que 96 milhes de brasileiros no so atendidos com sistema de esgotamento sanitrio e contribuem para o quadro dantesco de poluio hdrica. Com base na totalidade dos esgotos gerados pela populao brasileira, o ndice de tratamento de apenas 35%, ou seja, 65% dos esgotos produzidos, sem tratamento, contribuem, de maneira decisiva, para a poluio dos rios e mares transformando-se em um dos principais veculos de transmisso de doenas, ampliando a proliferao de vetores e de reservatrios de doenas infecto-contagiosas. A coleta domiciliar de lixo est marcada por um padro questionvel, como evidencia o abandono dos bairros pobres, e o destino final dos resduos constitui o maior problema. A drenagem e macrodrenagem urbanas constituem um captulo parte que requer ateno dos profissionais de engenharia. As solues ainda preconizadas na maioria das obras, mais agravam o problema ao invs de resolv-los. Tamponamento de crregos para a construo de avenidas em fundos de vales, marginais nas reas lindeiras de rios e crregos so modelos seguidos em todo o Brasil, durante dcadas, que contriburam para a impermeabilizao da superfcie urbana e ocorrncia to frequente de enchentes. Aps dcadas de erros que apressaram o fluxo das guas pluviais para as calhas urbanas, trata-se de retard-lo e outra soluo paliativa ganha status de modelos que so disseminados de uma cidade para outra os piscines contribuindo para a felicidade de um certo empresariado que oferece solues rpidas aos governantes de planto. Enquanto isso, o padro de ocupao do solo permanece inalterado e a impermeabilizao avana guiada especialmente pela matriz rodoviarista ou pelo imprio do automvel. Este merece um destaque neste documento.
____________
11

Brasil. Ministrio das Cidades. Diagnstico dos servios de gua e esgoto. Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministrio das Cidades / SNIS. Braslia, 2008. Disponvel em: http://www.snis.gov.br/

17

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

4 - o aUtoMVeL reina soberano. o transporte CoLetiVo CaMinHa para a rUna De todos os fatores que contribuem para a piora na condio de vida das metrpoles, o modelo de mobilidade baseado na matriz rodoviarista, especialmente no automvel, e o relativo desprezo pelo transporte coletivo so, talvez, os de maior impacto. Em 2008, o Brasil produziu aproximadamente 2,8 milhes de automveis de passageiros e comerciais leves. Estima-se que em 2010 a produo tenha sido de aproximadamente 2,9 milhes e, em 2015, ser de 3,9 milhes, a maior parte dos quais fica no pas, que por sua vez, segundo estimativas, ser o terceiro mercado mundial consumidor de automveis at o fim da dcada12. O produto das indstrias automobilsticas equivaleu a 13% do PIB em 1999 e 19,8% do PIB dez anos depois, em 2009. Em 2008 a indstria automobilstica mundial produziu 66 milhes de unidades e em 2015 estima-se que v produzir 82 milhes. As indstrias automobilsticas esto se voltando para os pases emergentes para onde tem sido orientada a produo e o consumo dos veculos e no apenas em busca da mo de obra barata. O automvel o fator urbano de maior impacto no aquecimento global, idem na qualidade do ar nas cidades, induz a ocupao espraiada do solo, um dos maiores responsveis pela impermeabilizao do solo (causa principal de enchentes), atua como oposio ao transporte coletivo de massa, ao pedestre e mobilidade baseada em veculos no motorizados, alm de ser uma das maiores causas de mortes ou incapacitao para o trabalho devido ao nmero de acidentes que em 2005 totalizaram 35.753 bitos e 123.061 internaes a um custo de R$ 118 milhes (SUS Ministrio da Sade). Em dez metrpoles brasileiras 38,1% das viagens so feitas a p13. No entanto, o automvel continua sendo um dos itens de maior investimento por parte das prefeituras e governos estaduais, tendncia orientada pela visibilidade das obras e compromissos de financiamento de campanhas eleitorais. Comparado ao transporte coletivo os automveis so responsveis por 83% dos acidentes e 76% da poluio. O custo das horas de trabalhadores parados em trnsito congestionado pode atingir 10% do PIB de uma metrpole, como comprovou pesquisa desenvolvida em 2008, pela Fundao Getlio Vargas para a cidade de So Paulo. Dados da Associao Nacional de Transporte Pblico (ANTP) mostram que autos, motos e txis recebem de R$ 10,7 a R$ 24,3 bilhes/ano de subsdios (86%), enquanto o transporte pblico recebe R$ 2,0 a R$ 3,9 bilhes (14%)14.
____________
12 13

Segundo a PricewaterhouseCoopers, 2010. Fonte ANTP, elaborao IPEA. Revista Desenvolvimento. IPEA, ago 2009.

14

AFFONSO, N.S. Automveis e sustentabilidade. Revista Desenvolvimento. IPEA ago 2009 .

18

A CIDADE SUSTENTVEL

Durante a crise global de 2008 a indstria automobilstica recebeu subsdios pblicos em vrios pases do mundo, incluindo o Brasil. No entanto, em que pesem os nmeros inditos de venda de automveis entre ns, os recursos investidos pelas montadoras no pas ficaram aqum da remessa de lucros que estas enviaram ao exterior: entre 2008 e 2010 as empresas automotivas enviaram, entre remessas de lucros e dividendos, US$ 12,4 bilhes diante de investimentos externos de US$ 3,6 bilhes15.

5 - o iMpaCto das poLtiCas neoLiberais no aproFUndaMento da tragdia Urbana brasiLeira e a retoMada do desenVoLViMentisMo O iderio neoliberal que acompanhou a reestruturao produtiva do capitalismo deixou uma herana nas cidades dos pases emergentes ou no desenvolvidos do mundo capitalista que sero necessrios muitos anos de investimentos, caso eles aconteam, para neutralizar seu impacto. A queda do crescimento econmico, o desemprego, o aprofundamento da informalidade, o aumento da violncia, o aumento de crianas abandonadas, o aumento dos moradores (e at de famlias) nas ruas, o crescimento das favelas, mas especialmente o recuo das polticas pblicas e sociais em contexto de significativo crescimento urbano, como verificado na Amrica Latina, marcaram as duas ltimas dcadas do sculo XX e incio do sculo XXI16. Se a reestruturao produtiva com a precarizao do trabalho e fim do Welfare State significou ampliao da desigualdade nas cidades dos pases centrais, entre ns, que nunca conhecemos a universalizao de direitos como a previdncia social, o impacto foi mais profundo. O que havia de acmulo de capacidade tcnica e administrativa no aparelho de Estado que no era muita foi desconstruda especialmente a partir do governo de Collor de Mello. Isso se deu especialmente na habitao, no saneamento e nos transportes urbanos17. As propostas de desregulamentao ou privatizaes evidentemente constituram-se em fracassos nos casos das polticas sociais. Embora a partir de 2003 o Brasil passe a apresentar polticas pblicas voltadas para a distribuio de renda, como foi o caso da Bolsa Famlia ou aumento real do salrio mnimo, foi somente a partir de 2006 que se verifica uma clara agenda desenvol____________
15

16

Ver de SARTI, F. e HIRATUKA, C. Gasto pblico, lucro privado. In Revista Carta Capital. 16/fev.2011. Ver a respeito: um quadro internacional em DAVIS, M. Planeta Favela. So Paulo: Boitempo. 2006. Para o Brasil, ver dados sobre a piora nas condies de vida urbana, MARICATO, E. O impasse da poltica urbana. Petrpolis: Vozes, no prelo.

19

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

vimentista em oposio agenda neoliberal. Em maio de 2007 lanado o primeiro Plano de Acelerao do Crescimento (PAC) com previso de investimentos de R$ 503,9 bilhes em logstica (rodovias, ferrovias, portos, hidrovias, aeroportos), energia (gerao, transmisso, combustveis renovveis, petrleo e gs natural), sociais e urbanos (luz para todos, habitao, saneamento e recursos hdricos). O PAC rompia com a regra de fogo do ajuste fiscal antes determinado pelo Fundo Monetrio Internacional (FMI) de contabilizar no supervit primrio as despesas com essas obras. Esse artifcio permitiu que o Estado brasileiro retomasse o investimento em obras de infraestrutura econmica e social o qual estava praticamente abandonado h quase trs dcadas. Ainda na agenda para as cidades, em 2009 o governo federal lana o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. Ao mesmo tempo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) avana decisivamente no financiamento de investimentos industriais e na infraestrutura. Em 2004 a participao do BNDES nesses investimentos era de 19%; em 2009 chegou a quase 40% totalizando R$ 137,4 bilhes. Essa orientao permitiu a concentrao de capitais em torno de algumas empresas ou fuses de empresas que passaram a figurar entre os maiores conglomerados transnacionais do planeta. O BNDES e, portanto, o Estado brasileiro tornou-se scio do Bradesco, Brasken, Brasil Foods (fuso da Sadia com a Perdigo), Coteminas, Companhia Siderrgica Nacional (CSN), Embraer, Gerdau, Ita, JBS, Klabin, Marfrig e Vale. O crescimento econmico, com impacto sobre o crescimento do emprego, e as polticas pblicas distributivas contriburam para mudar o quadro da distribuio da renda no Brasil, durante os governos do presidente Lula. A Segundo a Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS), foram gerados 1,77 milhes de empregos apenas em 200918. Considerando os rendimentos do trabalho, aumento do emprego, ganhos da previdncia (que, ao contrrio do que quer a agenda neoliberal, no so regressivos) e a poltica assistencial, entre 2001 e 2008, o nmero de pobres no Brasil caiu de 57 milhes para menos de 30 milhes de pessoas19. Quanto ao nmero de indigentes ou pobreza extrema, o nmero mais efetivo e caiu de 36 milhes de indivduos para 12 milhes ou 3,6 milhes de famlias, no mesmo perodo. Isso significa que a proporo de indigentes que era no comeo do perodo 19,2% da populao, cai para 6,5%20.

____________
17 18 19 20

Ver a respeito: MARICATO, E. Metrpoles desgovernadas. Revista IEA. So Paulo/USP, abril 2011. http://blog.planalto.gov.br/brasil-gera-17-milhao-de-empregos-no-ano-da-crise-economica-mundial/ Conceito de pobreza utilizado nessa medio: US$ 2,5 por dia per capita. Fonte: PNAD/IBGE com dados manejados por Lena Lavinas, 2010.

20

A CIDADE SUSTENTVEL

O salrio mnimo teve reajuste nominal de 155% e aumento real de 73% (acima da taxa de inflao calculada pelo INPC/IBGE) de janeiro de 2003 a maro de 201021. Em dezembro de 2008, o Bolsa-Famlia chegava a 11.353.445 famlias com recursos no valor de R$ 10,9 bilhes22. Outros programas tambm ajudaram a irrigar recursos para as camadas mais pobres da sociedade: Luz para Todos, Pro-UNI, Crdito Consignado, PRONAF, Programa de Aquisio de Alimentos (PAA), entre outros. Apesar desses nmeros, que podem ser atribudos tanto a iniciativas internas quanto (especialmente o crescimento econmico) expanso capitalista que privilegiou os chamados pases emergentes, a distribuio de renda no Brasil continua a apresentar ndices inaceitveis. O Coeficiente Gini, indicador universal aprovado pela Organizao das Naes Unidas (ONU), que mede a desigualdade social, passou de 0,587 em 2002 para 0,539 em 200923. Apesar da queda da taxa de juros nos anos do governo Lula, o Brasil mantm a taxa mais alta do mundo com impacto decisivo sobre os gastos federais. O estudo do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) Distribuio funcional da renda no Brasil: situao recente baseado na PNAD/IBGE revela que de 2000 a 2007 o Brasil gastou com os servios da dvida mais do que o dobro do que gastou com educao, sade e investimentos, de um modo geral. Sete por cento do PIB so comprometidos com juros da dvida, um verdadeiro ralo de recursos pblicos transferidos como renda de propriedades24. Essa constatao envolve uma clara disputa que est presente na sociedade brasileira h muitos anos e ainda permanece viva em 2011. De um lado esto os representantes do capital financeiro e dos veculos de comunicao ligados ao mainstream, repetindo ad nauseam, como um mantra, a necessidade de aumento dos juros e de cortes dos gastos pblicos por meio da diminuio do aparelho de Estado e das polticas sociais. De outro, h a constatao de que o Estado brasileiro no o apregoado elefante superdimensionado, de que a taxa de juros pode ser outra, e os investimentos em educao e sade, entre outras polticas sociais, precisam ser ampliados25.

____________

21

Informaes extradas de BRASIL. Presidncia da Repblica. Secretaria de Comunicao Social. Destaques: aes e programas do Governo Federal / Secretaria de Comunicao Social Braslia, 2010. 22 Fonte: Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. 23 Dados extrados de Apresentao de Jorge Abraho de Castro na 1 Conferncia Nacional de Polticas Pblicas UFRN e USP, em Natal, nov. de 2010 24 er a respeito entrevista de Marcio Pochmann para o jornal Brasil de Fato. 20 a 26 nov. 2008. 25 Ver a respeito da possvel e necessria diminuio da taxa de juros os artigos de Amir Khair no jornal O Estado de So Paulo, entre janeiro e abril de 2011.

21

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

Alm do mais, condies estratgicas que mantm a desigualdade social e econmica no foram tocadas. Para citar apenas duas, o lucro dos bancos nesse perodo aumentou (420% em relao era FHC) atingindo recordes no ano de 2010, e a questo da terra ficou intocada, no campo ou na cidade. A queda no desemprego e a distribuio de renda contribuem para a melhoria da vida urbana embora, como veremos adiante, no suficiente. Nas cidades lidamos com uma varivel que o territrio. Sem tocar na questo fundiria, o direito cidade fica travado como veremos adiante.

6 - o prograMa de aCeLerao do CresCiMento (paC), o prograMa MinHa Casa, MinHa Vida (MCMV) e o pLano diretor partiCipatiVo: UMa agenda para as Cidades? A anlise do conjunto de obras que compem o PAC mostra que ele no inova no que se refere a uma nova atitude em relao questo ambiental, especialmente no que se refere energia. De fato vrias mega obras relacionadas infraestrutura econmica foram resgatadas da antiga orientao seguida pelo Regime Militar, contrariando a necessidade de repensar um plano inovador orientado por uma nova atitude sustentvel de planejamento de Estado. Na rea do saneamento ambiental, conquistas da primeira equipe que ocupou a Secretaria Nacional do Saneamento Ambiental do Ministrio das Cidades foram perdidas e obras insustentveis como o tamponamento de crregos e impermeabilizao de calhas de vales tiveram financiamentos retomados, repetindo erros dos anos da ditadura. O mesmo felizmente no se pode dizer das obras do PAC de habitao. Elas constituram uma inovao como prtica do governo federal. O PAC-Habitao priorizou a urbanizao de reas precrias investindo na construo de bairros saneados sem a remoo da maior parte da ocupao j consolidada. Pela primeira vez na histria do pas, as chamadas obras de urbanizao de favelas atingem uma importncia e escala sem precedentes. Esse programa dialoga com a cidade real, com o passivo urbano, com a cidade informal repassando recursos para prefeitos recuperarem bairros inteiros, verdadeiros focos de epidemias e insalubridade. O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) no seguiria essa lgica. Dialogando fortemente com o setor empresarial do mercado residencial (incorporadores e construtores), carreando recursos financeiros inditos oriundos do FGTS, do SBPE e subsdios oramentrios mas deixando intocada a base fundiria, o MCMV contribui para repetir erros e falhas verificados durante o perodo de vigncia do Banco Nacional da Habitao (BNH) e do Sistema Financeiro da Habitao (SFH).

22

A CIDADE SUSTENTVEL

O impacto dos recursos financeiros na base fundiria e imobiliria, deixada intocada pelos governos locais, isto , sem controle ou regulao, causou um sbito aumento do preo da terra e dos imveis em todas as principais cidades brasileiras aps seu lanamento em 2009 e 2010. Nos municpios perifricos do Rio de Janeiro e de So Paulo o preo do metro quadrado aumentou mais de 50% em (2) dois anos, enquanto que o imvel usado aumentou mais de 30%. Um movimento fortemente especulativo reafirma a tendncia socialmente excludente das cidades brasileiras embora os recursos drenados para o mercado tenham o efeito de permitir sua ampliao, isto , notase a insero de uma classe mdia que at ento, apesar de constituir fora de trabalho regularmente empregada, como policiais militares, professores secundrios, bancrios, se encontrava fora do mercado26. Os mais pobres, que compem 90% do dficit habitacional, continuam a ocupar, quase como regra, conjuntos habitacionais situados fora da cidade acarretando mais problemas do que solues para o mercado de terras, para o transporte urbano, para o isolamento social dessas famlias, acarretando o desenvolvimento de patologias, como j mostrou vasta bibliografia. De acordo com a Constituio Federal de 1988 e com a lei federal Estatuto da Cidade de 2001, caberia principalmente s prefeituras municipais o controle sobre a especulao fundiria e imobiliria, assegurando a funo social da propriedade e da cidade por meio do Plano Diretor. Entretanto, apesar da Campanha do Plano Diretor Participativo desenvolvida pelo Ministrio das Cidades a partir de 2005 ter assegurado a elaborao de 1.526 Planos Diretores por municpios brasileiros, sua eficcia tem se revelado sofrvel27. Mais do que lei ou plano, a correlao de foras sociais que pode assegurar a aplicao da funo social da propriedade, um limitante ao direito de propriedade que contraria a histria do pas, onde patrimnio sempre esteve ligado ao poder poltico, econmico e social. O planejamento urbano ou as peas de Planos Diretores tm sido bastante prestigiadas entre ns, seja pela mdia, seja pelos profissionais, seja pela academia, e seja at, ultimamente, por lideranas populares formadas em cursos de capacitao. Mas, como destaca uma razovel, porm ignorada, bibliografia com des-

____________
26

Impacto nos preos dos imveis, conforme pesquisas realizadas pela autora. Conforme anncio, o MCMV 2 pretende destinar 1,2 milho, dos 2 milhes de unidades a serem financiadas, para as faixas de renda situadas abaixo ou igual a trs s.m. O preo da terra constituir um grande obstculo para a boa localizao dessas unidades caso elas sejam, de fato, construdas. 27 Ver a respeito: SANTOS Jr, O. e MONTANDON, T. Os planos diretores municipais ps Estatuto da Cidade: balano crtico e perspectivas. Rio de Janeiro: Letra Capital/Ministrio das Cidades, 2011.

23

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

taque para os escritos do professor Flavio Villaa, no Brasil, o papel dos PDs tm sido mais ideolgicos do que efetivos28. Frequentemente eles desviam a ateno dos reais interesses que orientam o crescimento urbano com excluso social, confinando o debate a instrumentos jurdicos ou medidas burocrticas. preciso desmistificar a importncia real que os Planos Diretores tm tido no destino das cidades brasileiras, especialmente no nvel dos poderes municipal e metropolitano, retomar o debate crtico sobre os programas dispersos e insuficientes do governo federal para ento reorientar a construo social de uma poltica urbana sustentvel.

7 - o MoViMento soCiaL de reForMa Urbana, as ConQUistas institUCionais, a aMpLiao da partiCipao e o iMpasse atUaL A proposta de Reforma Urbana foi formulada no ano de 1963 em consonncia com outras propostas de Reformas Agrria, da Educao, da Sade, Poltica, Administrativa que ocupavam as foras vivas e organizadas da sociedade brasileira. A Amrica Latina passava por uma conjuntura especial e buscava sua emancipao poltica para fugir ao poder do imprio. Sabemos pelo que aconteceu em 1964 qual foi o desfecho histrico e o que aconteceu com as foras que se encontravam em disputa por diferentes modelos de sociedade. Durante a luta contra a ditadura militar, pela retomada de um Estado de Direito, a proposta de Reforma Urbana foi resgatada mantendo em seu ncleo central a questo fundiria urbana. Nas dcadas que se seguiram aos anos 60 o pas passou a ser predominantemente urbano e os problemas acarretados por um processo de urbanizao veloz e predatrio ganharam dimenses cada vez maiores. O movimento social que foi organizado em torno da proposta de Reforma Urbana reuniu uma gama importante de lideranas composta de uma diversidade expressiva de agentes polticos. Lideranas sociais, sindicais, profissionais (arquitetos, engenheiros, sanitaristas, advogados, assistentes sociais etc.) alm de pesquisadores, acadmicos, parlamentares, ONGs, at prefeitos ou integrantes do Executivo. Esse movimento social ganhou representantes nas cmaras municipais, no Congresso Nacional, nas prefeituras municipais com a eleio de militantes ligados a ele. Nas prefeituras, ainda na vigncia do Regime Militar, nos anos 80, tem incio novas prticas de governo nas cidades que incorporavam a participao social como o oramento participativo e os conselhos locais e setoriais. A orientao de incluso social
____________

28

Ver especialmente de VILLAA, F. As iluses do Plano Diretor. http://www.flaviovillaca.arq.br/pdf/ilusao_pd.pdf

24

A CIDADE SUSTENTVEL

no territrio levou a novas atitudes, como as obras de urbanizao e saneamento em favelas e as tentativas de regularizao fundiria. Novos sujeitos sociais se formaram nesse processo que acompanhou a democratizao do pas. A lista de conquistas do movimento de Reforma Urbana respeitvel e tem incio com a Constituio Federal (CF) de 1988, que incorpora dois artigos sobre o tema das cidades. O Estatuto da Cidade, lei federal de 2001, que regulamenta os captulos da CF, registra a proeza de limitar o direito de propriedade individual e subordin-lo sua funo social prevista na Constituio. Em 2003 foi criado o Ministrio das Cidades e com ele as Conferncias Nacionais das Cidades e o Conselho das Cidades. Em 2005 foi aprovada uma lei federal que regulamenta os Consrcios Pblicos. Em 2007 foi aprovada lei federal que constitui o novo marco regulatrio do saneamento bsico. Essa ltima lei ps fim a um perodo de quase duas dcadas de vazio institucional na rea do saneamento, quando foras pr e contra a privatizao se enfrentaram nos bastidores das disputas entre interesses pblicos e privados. Ganha importncia nesse quadro o papel da Frente Nacional do Saneamento qual deve ser creditada a defesa do carter pblico do saneamento no Brasil. Em 2010 foi aprovada a lei federal de Resduos slidos. A retomada dos investimentos em habitao e saneamento teve incio em 2003 e 2004, porm foi com o PAC e o MCMV, que a escala ganhou mais expresso tendo em vista a orientao desenvolvimentista. Enquanto se processa um movimento de retomada dos investimentos e a ampliao dos espaos de participao em um grande nmero de Conselhos setoriais Sade, Criana e Adolescente, Educao, Habitao, Cidade, entre muitos o movimento ligado Reforma Urbana parece ter perdido a antiga unidade, independncia, fora e ofensividade. Como j foi afirmado, mais do que planos ou leis, o que parece orientar o crescimento das cidades so as obras esparsas de infraestrutura definidas por empreiteiras em consonncia com os governantes de planto, a especulao imobiliria que, com investimentos pblicos, abre novas frentes de expanso condenando parte das cidades deteriorao, com especial destaque para a matriz rodoviarista. O que temos so obras sem planos e planos sem obras. O Plano/discurso, expresso cunhada por Flvio Villaa, menos efetivo na induo do rumo tomado pelas cidades do que as obras espordicas de infraestrutura ou do que a influncia exercida pelo capital imobilirio. Nos anos muito recentes registra-se uma sensvel tendncia de queda da taxa de pobreza em algumas metrpoles. A taxa de pobreza que era em abril de 2004 de 42,7% do total da populao para as seis principais regies metropolitanas (So Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre) caiu para 30,7% em maro de 2009. Isso significa que uma quantidade significativa de pobres reduziu-se no perodo

25

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

fenmeno que no ocorria h dcadas29. Mas para a conquista de cidades justas, ou para a conquista do direito cidade, no basta a distribuio da renda como vimos, especialmente num contexto de aumento exagerado no preo dos imveis terrenos e imveis edificados promovido pela disponibilidade de recursos para o financiamento residencial. Cabe reconhecer que com o programa Minha Casa Minha Vida h uma tendncia para a ampliao do mercado especialmente em direo classe mdia e mdia baixa (entre cinco e dez s.m. aproximadamente). Entretanto, necessrio frisar tambm que o mesmo programa gera outros impactos e tende a no ser capaz de reverter a estrutura de excluso social e urbana marcada pelo espraiamento na ocupao do solo e pela localizao dos pobres em periferias distantes das reas urbanas consolidadas. A escala das unidades destinadas baixa renda 90% do dficit est concentrado nessas faixas de renda tambm no permite constatar a um impacto significativo.

8 - sobre a ForMao do engenHeiro Muito j se escreveu sobre a necessidade da formao do engenheiro superar a mera repetio de tcnicas e frmulas para alcanar o estgio criativo e crtico que a contextualizao histrica e social exige num pas como o nosso30. Autores que estudaram a sociedade brasileira como Sergio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes, Celso Furtado, Roberto Schwarz, Mario Schenberg, entre outros, chamaram a ateno para o prestgio obsessivo das ideias que vm do exterior e o desprestgio daquilo que se desenvolve originalmente no pas. Essa tradio de dominao cultural, intelectual, cientfica e tecnolgica dificulta o acmulo de conhecimento e a soluo de problemas locais. Doenas tropicais, como a de Chagas, ainda esperam a cura ao mesmo tempo em que nossas universidades buscam parcerias com pesquisadores e temas que interessam, no mais das vezes, aos pases desenvolvidos quando no aos conglomerados transnacionais31. Nossas cidades repetem solues, inspiradas no capitalismo central, que so um verdadeiro conjunto de ideias fora do lugar. A maior parte dos estudos realizados fora do pas e financiados com recursos pblicos,

____________
29

Pochmann, M. Pobreza e crise econmica: o que h de novo no Brasil metropolitano. Nota Tcnica. IPEA. Rio de Janeiro, 2009. Em: http://www.observatoriodorecife.org.br/site/wpcontent/uploads/Ipea_Pobreza%20e%20 Crise%20Economica_2009.pdf 30 Ver a respeito: SANTOS, A. V. de A percepo de nossos engenheiros: questes impertinentes e o campo CTS. Publicado pelo SENGE - BA em 27 de janeiro de 2009. 31 Ver a respeito: A tragdia das doenas esquecidas. In Revista Problemas Brasileiros, nov/dez. 2009.

26

A CIDADE SUSTENTVEL

se d em pases do capitalismo central.32 Apenas recentemente, seguindo esforo da diplomacia brasileira, que poucos pesquisadores comeam a dar prioridade s parcerias entre os chamados pases do sul, como o caso do comit ndia/Brasil, frica do Sul (IBSA). Florestan Fernandes lembrou que as escolas profissionais direito, engenharia e medicina foram criadas, no Brasil, no sculo XIX ou comeo do sculo XX, contraditoriamente, sem um sentido prtico. Elas eram dirigidas aos filhos de uma elite que no precisava do saber prtico ou do mrito para abrir seu caminho no mundo. Os alunos j eram doutores por conta da origem social. Uma certa alienao do ensino em relao realidade social, territorial e ambiental tornou-o abstrato e complexo enquanto que problemas simples nunca tiveram a centralidade adequada. No Brasil discutem-se normas que frequentemente carregam excesso de detalhes (vide Cdigos Municipais de Obras e Edificaes ou leis de zoneamento) ao mesmo tempo em que uma parte significativa e esquecida das cidades no segue norma nenhuma. O saber livresco, o saber dos gabinetes, mais notvel na rea do direito, mas tambm est presente nas demais reas e tem marcado muito o desenvolvimento do conhecimento nas universidades. Nas ltimas duas ou trs dcadas o desenvolvimento tecnolgico se destacou, no Brasil, em reas especficas da engenharia, agronomia, geologia, a ponto de competir em escala global. A produo de gros, carnes, celulose, etanol, avies, ganhou alta produtividade. Todo o conhecimento envolvido na prospeco e agora na explorao do petrleo do Pr Sal foi desenvolvido no pas, o que no deixa de constituir uma novidade histrica. No entanto, como j foi destacado, o saneamento ambiental constitui uma tragdia marcada at por epidemias com mortes por motivos banais. Os contrastes so profundos. Essa realidade exige a hierarquizao dos problemas nacionais que leve em conta o peso social dos mesmos e reoriente o ensino de engenharia para um desenvolvimento cientfico e tecnolgico mais engajado na realidade brasileira. Ao invs do engate passivo no capitalismo globalizado, o pas deve ser pensado a partir de uma proposta de desenvolvimento sustentvel como sugere documento da FISENGE. A escolha da Amaznia para a realizao do Congresso no se d por acaso j que essa regio ocupa um lugar estratgico tanto nacional como internacionalmente.

____________
32

Apenas recentemente parte dos pesquisadores, seguindo o esforo da diplomacia brasileira, se voltam para parcerias entre os chamados pases do sul que apresentam condio urbana semelhante. o caso do esforo que tenta consolidar o MERCOSUL ou os laos latino-americanos. o caso tambm do Comit ndia, Brasil, frica do Sul (IBSA).

27

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

9 - desaFios, diFiCULdades e perspeCtiVas H uma quase unanimidade entre urbanistas do mundo todo ao contrapor e defender a cidade compacta com diversidade de usos em oposio cidade dispersa com especializao de usos. Uso misto e mais denso do solo (contrapondo-se aos subrbios dispersos e condomnios extensivos e fechados), desenvolvimento da economia local e defesa do pequeno comrcio, implantao de centros de bairros com oferta de servios pblicos, comunidades com sentido de vizinhana, propiciam viagens curtas que podem ser feitas a p para acessar a padaria, a lavanderia, o chaveiro, a farmcia, o cabeleireiro... A pegada ecolgica menor (alm de propiciar tambm maior segurana pblica como j demonstrou certa bibliografia a comear pelo clssico livro de Jane Jacobs, Morte e vida das grandes cidades). Outros princpios devem ser lembrados como novas formas de tratamento de esgoto e de gesto de resduos slidos, novas formas de gerao e manejo de energia, respeito drenagem natural, gesto integrada da gua, e, finalmente, as polticas baseadas nos 3Rs (Reduzir, Reusar e Reciclar). Entretanto, a referncia aqui de um modelo abstrato, que at foi implementado em algumas cidades do capitalismo central, mas que est muito distante da realidade dos pases perifricos. Aqui encontramos cidades excessivamente impermeabilizadas, (certos bairros ocupados de forma muito adensada apresentando riscos de diversas naturezas), com grande acmulo de problemas sociais e ambientais que exigem mitigao ou adaptao urgentes. H um imenso passivo a ser enfrentado. No cabe desenvolver cada caso, mas ao menos lembrar que deve-se correlacionar as polticas urbana, sanitria, agrcola e ambiental no espao periurbano e integr-las com a habitacional e de transporte no espao intraurbano. Esse processo de maior impacto socioambiental nas reas metropolitanas. Por isso, lembremos de diferenciar como essa crise se expressa nas metrpoles e nas pequenas e mdias cidades. Por outro lado, as competncias para o desenvolvimento urbano, previstas na Constituio Federal, exigem um Pacto Federativo que rena esforos (incluindo planos, aes e investimentos) dos trs nveis de governo, do Legislativo, do Judicirio, do setor privado e da sociedade civil. Nada mais difcil se levarmos em considerao a cultura de competio, descontinuidade e o desprezo pela implementao de planos entre ns. Elaborar planos resulta intil se eles no so implementados para o conjunto da cidade. A FISENGE pode e deve afirmar uma agenda poltica para cidades sustentveis, mas ela ser mais um documento cheio de boas intenes, como tantos outros, se no for acompanhado de uma perspectiva crtica que aponte o que impede a implementao dessa agenda.

28

A CIDADE SUSTENTVEL

Afirmar mais uma vez, a necessidade da prioridade do transporte coletivo ou da universalizao do saneamento bsico no vai mudar a realidade, enquanto oramentos pblicos, em diversos nveis, priorizam investimentos para a circulao de automveis. No Brasil temos instrumentos legais importantes para planejamento e gesto da cidade sustentvel. os planos diretores municipais participativos, que visam a implantao da funo social da cidade e da propriedade; os planos locais de saneamento, conforme a lei federal 11.445 de janeiro de 2007, que institui as diretrizes nacionais do saneamento bsico, regulamentada pelo Decreto 7.217 de 21 de junho de 2010; Os planos de resduos slidos conforme lei federal 12.305 de 02/08/2010; a poltica ambiental e de recursos hdricos, baseada em conselhos e comits com participao e controle social; o acesso aos recursos federais para financiamento de obras de infraestrutura, saneamento e habitao a partir da existncia dos planos e de projetos de qualidade; est em discusso o Plano Nacional para enfrentamento das mudanas climticas. Se as leis fossem aplicadas e os planos cumpridos muitos dos problemas poderiam ser amenizados. Lembremos ainda que as Conferncias Nacionais das Cidades (2003, 2005, 2007, 2010) e o Conselho das Cidades do Ministrio das Cidades j registraram um grande nmero de propostas visando orientar polticas urbanas, metropolitanas, e as polticas setoriais de transporte e mobilidade urbanos, saneamento ambiental, habitao este tema foi tratado inclusive em um plano nacional, o Plano Nacional de Habitao (PLANHAB) e os programas especiais para as cidades que tratam dos Planos Diretores, Reabilitao de reas Centrais Urbanas e, o que muito importante, um Programa para reas de Risco. Portanto, o que parece faltar uma iniciativa independente da sociedade civil para reafirmar o que prioritrio e denunciar o que est travando onde e como a necessria mudana de rumo para as cidades. Do ponto de vista estritamente territorial, considerando a conflituosa realidade urbana brasileira, antes de mais nada preciso retomar a centralidade da questo fun-

29

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

diria e afirmar o controle do Estado sobre o uso e a ocupao do solo sem o que no h futuro para cidades que crescem, em parte, desgovernada, orientada por um mercado imobilirio formal especulativo e excludente e na outra parte, tambm desgovernada, construda pelos prprios moradores livre de qualquer plano ou norma jurdica. Trata-se da cidade partida, ou fraturada ou segregada ou simplesmente desigual. Portanto, Justia urbana e sustentabilidade ambiental exigem a aplicao da FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE E DA CIDADE, PREVISTA NA CONSTITUIO BRASILEIRA E NO ESTATUTO DA CIDADE. Como sua aplicao se faz por meio do Plano Diretor Municipal, como reza o Estatuto da Cidade, necessrio romper com a cultura do plano/discurso para implementar efetivamente os Planos Diretores, desde que efetivamente comprometidos com esse rumo de justia ambiental. No h qualquer alternativa tcnica ou jurdica que garanta esse caminho, mas simplesmente a correlao de foras dada pela luta social (da a importncia da FISENGE retomar esse debate e dar o exemplo para outras entidades sociais e sindicais). Esse embate se d na arena poltica municipal ou metropolitana, mas uma proposta clara definida nacionalmente fundamental. Portanto, em escala federal se faz necessrio a formulao da Poltica Nacional de Desenvolvimento Urbano e da Poltica Nacional para Regies Metropolitanas, que oriente a articulao dos esforos nacionais em todas as escalas incluindo Estado e sociedade. Mas no se pode aceitar a ausncia de municpios e governos estaduais em relao poltica urbana. Para tanto o Ministrio das Cidades no pode ser instrumento de trocas clientelistas, mas ser conduzido por uma equipe representativa do conhecimento tcnico e emprico acumulado no setor pblico brasileiro e sensvel busca da justia urbana. Constatada a centralidade da questo fundiria, outras propostas deveriam seguila. Trata-se de propostas nas reas de Transporte, Saneamento Ambiental (gua, esgoto, resduos slidos e drenagem), Habitao e Informao para a gesto. Como foi lembrado, no por falta de propostas que nossas cidades esto como esto. Mas vale insistir em algumas delas para o debate da FISENGE. AS PRXIMAS PROPOSTAS COMPOEM UMA RELAO INCOMPLETA CUJA CONSOLIDAO DEPENDER DOS DEBATES REGIONAIS PROMOVIDOS PELA FISENGE. ALGUMAS DESSAS PROPOSTAS TIVERAM ORIGEM NA REUNIO DA DIRETORIA REALIZADA NO RIO DE JANEIRO NO DIA 30/04/2011

MobiLidade Urbana e transporte CoLetiVo Afirmar o transporte urbano como tema de agenda nacional. Buscar aprovao do marco nacional de Mobilidade no Congresso Nacional.
30

A CIDADE SUSTENTVEL

Prioridade ao transporte coletivo e transporte no motorizado. Ampliar rede de corredores exclusivos para nibus. Ampliar transporte sobre trilhos. Ampliar rede de transporte no motorizado. Integrar as linhas de nibus, s ferrovias, aos metrs, aos corredores exclusivos de nibus e ciclovias combatendo irracionalidades e superposies. Elaborao e implantao de Planos Metropolitanos de Transportes articulados com plano de uso e ocupao do solo nas RMs. Ampliar a segurana do pedestre com a construo de caladas nos bairros de periferia e ampliar a sinalizao urbana em toda a cidade com especial ateno ao pedestre, idosos e crianas. Criar um fundo de mobilidade urbana municipal com recursos provenientes da CIDE combustvel, de pedgios urbanos e estacionamentos visando equilbrio e tarifas e investimentos.

saneaMento aMbientaL Implementar o marco regulatrio do Saneamento, lei federal 11.445 de janeiro de 2007. Implementar a lei federal de resduos slidos, 12.305 de 2010. Integrar os sistemas de drenagem, abastecimento de guas, esgotamento sanitrio, limpeza urbana, gesto de resduos, uso do solo e legislao ambiental. As obras pblicas e privadas devem estar em consonncia com essa integrao. Integrar um sistema de operao e fiscalizao desses sistemas Promover polticas pblicas visando manter ou recuperar a permeabilizao da superfcie do solo gua de chuva no interior de uma bacia hidrogrfica. Controlar a impermeabilizao nas intervenes sobre o ambiente construdo. Proteger reas pblicas e reas verdes. Controlar as fontes de poluio incluindo as difusas e proteger as nascentes.

Habitao Implementao do Plano Nacional de Habitao elaborado pela Secretaria Nacional de Habitao do Ministrio das Cidades em 2009, levando em considerao a diversidade regional e urbana no Brasil.

31

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

Implementao do Subsistema de Habitao de Interesses Social descentralizado buscando articular recursos financeiros e instrumentos urbansticos que garantam a funo social da propriedade. Prioridade do sistema social sobre o sistema de mercado. Implementar a funo social da propriedade visando combater a especulao imobiliria (controle dos lucros e rendas imobilirios) e promover a ampliao do direito cidade. Aperfeioar o padro de fiscalizao da ocupao das reas ambientalmente frgeis. Controle do lucro e da renda imobilirios. Elaborar poltica de desenvolvimento industrial visando a produo normatizada de materiais ambientalmente sustentveis. Assistncia tcnica e jurdica gratuita para moradia social. Elaborar e implementar poltica de qualificao da fora de trabalho. Aperfeioar fiscalizao das condies de trabalho.

32

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

dia 07 Quarta-feira
Credenciamento: Dia 7 14:00h s 20:00h Dia 8 08:00h s 12:00h 19:00h - Abertura Local: Aquarius Selva Hotel 19:30h Atividade Cultural 20:00h Formao da Mesa 21:00h Palestra de Abertura - A sociedade que Queremos 22:00h Coquetel

dia: 08 Quinta-feira
08:00h - Plenria Inicial: Aprovao do Regimento Interno 08:30h - Alterao no Estatuto 11:30h Palestra sobre Gnero Almoo: 12:30h 14:00h s 18:30h Palestra seguida de Debate dos Temas I e II Tema I: A Cidade Sustentvel Coffe Break Tema II: Integrao da Amrica Latina

dia: 09 sexta-feira
08:00h Palestra seguida de Debate do Tema III: Energia, Recursos Minerais e Desenvolvimento 11:00h s 13:00h Trabalho em Grupo 13:00h s 14:00h Almoo 14:00h - Visita Tcnica Hidreltrica Santo Antnio

dia: 10 sbado
08:00h Plenria Final Discusso e deliberao das propostas, recomendaes e moes contidas no relatrio dos grupos de trabalho; Discusso e aprovao da Carta de Rondnia; Almoo Eleio da nova direo da Fisenge; Escolha do Estado anfitrio do 10 Consenge Apresentao da nova diretoria da Fisenge; Posse da Diretoria e do Conselho Fiscal; Encerramento: 16:00h Festa de Confraternizao 17:00h
96

REGIMENTO INTERNO

pargrafo 1 As alteraes na programao dos trabalhos do Congresso, se necessrias, s podero ser efetivadas com a aprovao da maioria dos membros da Comisso Organizadora.

CaptULo iX - da dinMiCa dos trabaLHos art. 15. - A Plenria Inicial aprovar este Regimento Interno, em especial a respeito da regulamentao e programao dos trabalhos e atividades do 9 CONSENGE. art. 16. A Comisso Organizadora, em conjunto com os Sindicatos, elaborar proposta para composio das mesas e das regras da dinmica dos trabalhos das Plenrias e dos grupos de trabalho. pargrafo 1 - A mesa da cerimnia de abertura ser composta pelo Presidente da Fisenge, Presidente do Senge/RO, Presidente do Confea, Presidente do Crea/RO, autoridades dos mbitos Federal, Estadual e Municipal, representantes do Legislativo e por convidados especiais dentre as autoridades presentes. pargrafo 2 - Os integrantes das mesas dos trabalhos em grupo e das Plenrias devero ser escolhidos observando-se os seguintes critrios: ser delegado ao Congresso; ter experincia em conduo de Plenrias; ter experincia como relator. art. 17. - Os delegados, os observadores e os convidados sero distribudos proporcionalmente entre os grupos de trabalho, a critrio da Comisso Organizadora, ouvidas as solicitaes dos Sindicatos. art. 18. - Os grupos de trabalho deliberaro conforme estabelecido neste Regimento Interno e suas reunies constaro de: a) Instalao dos trabalhos por um membro da Comisso Organizadora; b) Escolha da mesa diretora a partir da proposta elaborada pela Comisso Organizadora;

97

9 CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS CONSENGE

c) Apresentao e discusso dos temas, recomendaes e propostas, levando em considerao a dinmica definida pela Comisso Organizadora; d) Aprovao das propostas, recomendaes, destaques e moes que comporo o relatrio do grupo. pargrafo 1 - Todas as propostas consideradas aprovadas nos grupos sero automaticamente encaminhadas plenria. pargrafo 2 - As propostas e Moes que obtiverem menos de 30% (trinta por cento) sero consideradas rejeitadas. pargrafo 3. - Os relatrios dos grupos sero sistematizados, por tema, em relatrio geral a ser apresentado na Plenria final. art. 19. - Discusso sobre os temas nos grupos de trabalho: sero 03 grupos de trabalho. Cada grupo discutir um tema. art. 20. O registro de chapas dever ser feito at s 09:00h do dia 10 de setembro/11 na secretaria do congresso. art. 21. - As deliberaes das Plenrias constituiro as RESOLUES do 9 CONSENGE e determinaro as diretrizes para a ao da Fisenge e dos Senges filiados at o prximo Congresso. pargrafo nico As RESOLUES do 9 CONSENGE faro parte dos Anais do Congresso que sero editados pela Fisenge para divulgao.

CaptULo X - dos direitos e deVeres dos deLegados, obserVadores e ConVidados art. 22. - So direitos e deveres dos delegados: a) Tomar parte nos trabalhos, debater e votar este Regimento, as recomendaes, propostas e moes, de acordo com o estabelecido no presente Regimento, nas deliberaes da Comisso Organizadora e pela Plenria do Congresso. pargrafo nico S poder votar e ser votado para os cargos da Diretoria e do Conselho Fiscal os delegados presentes ao Congresso.

98

REGIMENTO INTERNO

art. 23. - So direitos e deveres dos observadores e convidados: a) Receber credencial, material de divulgao e cpias dos textos base inscritos no Congresso, na conformidade deste Regimento; b) Tomar parte nos trabalhos e debater sem direito a voto, de acordo com o estabelecido no presente Regimento, nas deliberaes da Comisso Organizadora e pela Plenria do Congresso.

CaptULo Xi - das disposies gerais art. 24. - Os casos omissos neste Regimento sero resolvidos pela Comisso Organizadora. pargrafo 1. - A Comisso Organizadora poder submeter aprovao da Diretoria ou do Conselho Deliberativo da Fisenge ou, ainda, da Plenria Inicial os casos que julgar acima do seu prprio mbito de deliberao e delegao. pargrafo 2. A Comisso Organizadora se reunir com os coordenadores e relatores de grupos e Plenrias para unificar procedimentos para a conduo dos trabalhos. art. 25. - A Plenria a instncia mxima do Congresso e soberana em suas decises.

99

You might also like