You are on page 1of 4

REFLETINDO: A nossa lealdade a Deus no pode ser dividida.

A
Bblia diz em Mateus 6:24 Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de odiar a um e amar o outro, ou h de dedicar-se a um e desprezar o outro.

REBELDIA E DESLEALDADE

A Bblia est repleta de histrias de pessoas que foram leais e de outras que foram traioeiras e h muito do que se aprender com esses relatos. Um exemplo clssico de Aro e Miri. Miri foi rebelde, se levantou contra uma liderana, mas Aro foi desleal, pois no defendeu Moiss e ainda ficou do lado de Miri. Num 12:1-2. Muitos no tm chegado a ponto de ser rebeldes, mas tornam-se desleais, pois ouvem falar mal ou criticar sua liderana e se calam consentindo, no so rebeldes porque no participam, mas so desleais porque consentem.

LEALDADE ALIANA QUE NO QUEBRA


Rute, porm, respondeu: No insistas comigo que te deixe e que no mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo ser o meu povo e o teu Deus ser o meu Deus! Rute 1:16

J FOI UM EXEMPLO DE LEALDADE


Mas ele sabe o meu caminho; prove-me, e sairei como ouro. Nas suas pisadas os meus ps se afirmaram; guardei o seu caminho e no me desviei dele. Do preceito de seus lbios nunca me apartei e as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento. (J 23.10-12) J considerava seu sofrimento como uma prova de f no Senhor e do seu amor por Ele. Sua prova era semelhante aquela de Abrao, quando lhe foi ordenado sacrificar seu filho Isaque. A condio firme de J, de que seria aprovado no teste e que nunca abandonaria o seu Senhor baseava-se em sua obedincia fiel no passado, seu amor Palavra de Deus e seu reverente temor a Deus.

A QUINTA COLUNA Quinta coluna: um termo, militar, usado para se referir a grupos clandestinos que trabalham dentro de um pas ou regio, ajudando a invaso armada promovida por um outro pas em caso de guerra internacional, ou faco rival no caso de uma guerra civil. Por extenso, o termo usado para designar todo aquele

que auxilia a ao de forasteiros, mesmo quando no h previso de invaso.

7 MOTIVOS PELO QUE LEALDADE IMPORTANTE


1 A PRINCIPAL QUALIDADE DE TODO MINISTRO Uma pessoa inexperiente costuma pensar que quanto mais dons voc possuir, mais qualificado estar para o ministrio. Observe o grfico abaixo: 111111111 DONS QUALIFICAO = MINISTRIO EXCELENTE DONS QUALIFICAO = MINISTRIO SIMPLES

necessrio que consigamos fazer ambas caminharem juntas, pessoas fiis e leais a igreja so mais qualificadas para liderana. Geralmente imagina-se que uma pessoa amvel seria um bom pastor. Ou uma pessoa com boa oratria viria a ser um bom pregador (PERSUASO X ELOQUENCIA). NO COMETA ESSE ERRO! A bblia ensina que o principal requisito para liderana a fidelidade (1Co 4.2). 2 PARA LUTAR CONTRA A QUINTA COLUNA perceptvel em todo ministrio que o diabo um especialista em destruir a igreja trabalhando dentro dela, Voc ir perceber que ele no ter chances de lutar contra o ministro estando fora dela, se ele tiver um bom ministrio. Sem base para vencer ento ele usar algum de dentro. Certa vez um General sitiou uma cidade fortemente protegida por muros imponentes e uma guarda eficaz, algum se apresenta e pergunta: - Como o Senhor pensa em suplantar as defesas desse lugar. Ningum foi capaz de conquist-la. - O General responde:

- Essa ser minha quinta coluna, lutarei de dentro para fora (pessoas dentro da cidade trabalhando para minar a resistncia do lugar). No caso da igreja pessoas desleais, hipcritas e incoerentes. 3 PARA O AMOR DE DEUS ENCHER A IGREJA O ministrio deve operar com o poder do amor da unidade e do trabalho em equipe. Nisto todos conhecero que so meus discpulos, se vos amardes uns aos outros. (Joo 13.35). Para ser um lder eficaz, preciso exibir o amor de JESUS. O amor atrai pessoas transmite confiana, membros de uma igreja sentem e percebem a desunio e a discrdia quando elas acontecem. REFLETINDO: Ovelhas s bebem em guas tranqilas, se for turva e agitada elas permanecem longe pois no sabem o que tem embaixo. Guia-me mansamente guas tranquilas (SL 23.2). Toda vez que houver deslealdade e desconfiana as ovelhas permanecero distantes. 4 PARA TER UMA EQUIPE MINISTERIAL GRANDE E BEM SUCEDIDA Um homem s pode fazer pouco, um pastor s pode estar em um lugar por vez. Por causa disso, qualquer que desejar expandir seu ministrio e produzir bastantes frutos, precisa aprender a trabalhar com muitas pessoas essa a equipe que fazemos referencia. Contudo no nada bom trabalhar com pessoas desleais, descontentes, desunidas e sem amor. De fato, no possvel ter uma equipe eficaz com tais pessoas. 5 PARA SE TORNAR UMA MEGA IGREJA Grande parte das igrejas depende da lealdade. So pastoreadas por ministros leais ao Senhor aos seus lderes diretos e aos focos que so ganhar almas e expandir o evangelho. Sem lealdade toda rede ou denominao de igrejas iro se dirigir para a diviso. De um modo geral, elas dividem-se em grupos e subigrejas e destas geralmente grande parte fracassa. Refletindo nisso quando uma igreja divide-se a tendncia refletir uma imagem sobre pilares defeituosos, esquecendo sem misericrdia daquilo que aprendeu de bom.

6 PARA TER UM MINISTRIO ABENOADO Uma pessoa tem apenas alguns anos de ministrio pratico e efetivo. Jesus ministrou apenas trs anos e meio, mas estendeu sua influencia por meio de uma equipe leal e eficaz. Ramificou-se por todo mundo e estabeleceu-se at os dias atuais. Se um lder passa para o Senhor, a igreja sobreviver, porque no depende dele e sim do Senhor Jesus. Ningum indispensvel Deus o dono da obra nossa parte vem de sermos leais e gerar sucessores leais. 7 PARA COLHER NOSSA PLENA RECOMPENSA Quando conseguimos estabelecer um ministrio de sucesso fiel e leal ao Senhor, esperaremos apenas para ouvir BOM ESTAR SERVO BOM E FIEL... Aqueles que permanecem em tempos difceis esto um passo a frente daqueles que chegam quando tudo esta bem e ainda precisam mostrar seu valor. CONCLUSO Mesmo os grandes homens de Deus que conhecemos hoje, esto a cada dia recolhendo talentos importantes para seus ministrios, em busca de encontrar um servio de qualidade para obra do Senhor, podemos entender que a cada nova experincia Deus acrescenta um novo tanto para nos lapidar e o principal adjetivo que carregamos em ns que leva o Senhor a nos moldar e a nossa lealdade.

PR. Sidney Gis Deus a minha meta! OTEMEB 02-273/11

You might also like