You are on page 1of 3

Curso de bzios TUTO

Captulo I
Bzios
Origem Conceito

Bzios; pequena concha branca-amarelada, de forma ovalada, tendo de um lado uma salincia arredondada e do outro, uma fenda serrilhada. tambm chamada em muitas Naes Africanas de kawr ou kawrm e, outrora foi usada em muitos lugares da frica e outros pases orientais como dinheiro (aj = dinheiro; j em Yorb chama-se ey, bem como, og= moeda metlica em Nag). Tanto na frica como no Brasil tem sido empregada nos Cultos Afro-Brasileira para oferendas, enfeites, rituais, colares, guias, pulseiras, filas, vestes, instrumentos, como utenslios de rss, bem como, na feitura Obor (Ele alimento cabea)., etc... Bem como, em processo adivinhatrio que em muitas Linhagens denominam de Dilogun, j no Sul do Estado-RS. O-d w Orumal, e na Bahia muitos dizem: Endilogun (bzios preparados no Obor, que recebem sangue na cabea do iniciado, e que se tornam em suas mos, instrumentos de adivinhao. Neste ritual so usados at 32 bzios ( s vezes em menor nmero).

Para adivinhao e Obor devemos usar os bzios africanos, pois so mais resistentes que os brasileiros (estes so muito quebradios). O lado abaloado do bzio se chama lado fechado (estando cortado ou quebrado para assentar bem); e o lado serrilhado o lado aberto (abertura natural de origem), desejo elucidar que, em muitas Linhagens invertido, isso no quer dizer que esteja errado, questo de feitura e origem de seus ante-passados. O segredo do Fundamento, est como foi determinado em seu -Obor.

O jogo de bzios um mtodo tradicional e o que mais depende da intuio do sacerdote, com esse inutito este curso preparar o sacerdote para ter uma boa intuio e um caminho preparado para a leitura do Jogo de Bzios. Adivinhao com cauris usada no Pas de Dilagm, que significa o nmero 16. O processo do Jogo dos Bzios consiste em os bzios serem lanados e a maneira como ficam situados so interpretados pelo sacerdote. O intermedirio do delogum no If e sim bar Leb( Exu Legba- Elegu bar O mensageiro ), companheiro de If.

Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de bzios TUTO

Tipos de Jogo de bzios: Os Jogos mais difundidos so: O Jogo de Alafi = 4 Bzios O Jogo de Od = 16 Bzios O Jogo no Ket = 16 Bzios O Jogo de Angola= 21 Bzios

E possveis 4 tipos de jogadas: 1 Indica o Orix de Cabea (Guia Espiritual ou se voc preferir o signo do indivduo) dados da potencialidade pessoal. As suas qualidades e estilo ficam mais acessveis. E nada impede que um homem tenha o estilo de um Orix dito femenino e vice-versa. 2 Rersponde s perguntas cujas respostas sejam tipo: sim/no / talvez. Bzio aberto (na astrologia se diz que h um aspeto favorvel). No caso de cair como bzio fechado ( na astrologia aspetos desfavorveis), estes elementos no se apresentam impossveis, mas so situaes desafiadoras. 3 Orculo para qualquer pergunta ou questo complexa. 4 O jogador pode lanar qualquer nmero de bzios numa jogada pessoal, j que h pessoas que usam 21 bzios. Ritual Inicial Os Bzios devero ter sido deixados no sereno, em noite de lua cheia, num preparo com ervas de colnia, santa luzia, saio, elevante,fortuna,orep, seiva de alfazema, acar com Ep de Oxal e Macaa. Pela manh, antes do sol nascer, devero ser lavados com as ervas em gua corrente e mel e com as guias dos seus Orixs. Para lavar os Odu dever os colocar em um repeciente com Gin e cobertos de aucar e deixar de um dia para o outro, esta lavagem do Odu poder ser feita uma vez por ms. No deve beber ou fumar antes e durante o jogo, tambm dever estar emocionalmente e espiritualmente bem para que no venha a prejudicar a consulta. Numa Jogada de Bzios: Dever pedir licena para o Orix que rege o dia da semana para abrir o jogo e saudando todos o Orixs, comeando por Exu e finalizando com Oxal.
Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de bzios TUTO

Pedir a iluminao de If pronunciando a seguinte orao em Yorub: Odudu, Dad. Orumil Bab mi Alari Ki bab Olodumar Bab mi Bak Osh Bara Lonan Kou Fil Bab mi Emim Lo Shir Bab If Benim Mojubar If Orum Mojubar Ex mojub ( Bater o P direito tres vezes) Ok Ox If Ag Ogum Y Patacori, Jassy, Jassi Para se aprender a jogar Bzios no necessrio ser esprita ou frequentar candombl, mas dever ser iniciado nos Segredos de If, que no masi uma divindade ou Orix, If representa o nosso EU Interior, o ID de FREUD. Ento cultuar a s mesmo, isto os nossos dons interiores, para encontrar o nosso bom IW ( Destino). Porm sempre devemos pedir licena para Ex, que quem detm para s os bons e maus caminhos.

Num outro Captulo vamos abordar detalhadamente os Oriki.

Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados www.paicarlosdeoxossy.com

You might also like