You are on page 1of 10

1)Fale com suas palavras o que vem a ser Sistema Endcrino?

o sistema responsvel pala produo hormonal, ele juntamente com o sistema nervoso formar os chamados sistemas integradores. No nervoso a ao rpida e imediata, no endcrino lenta, porm extremamente gradual. 2)O que so hormnios? Na sua grande maioria so protenas, que vo funcionar em nvel de membrana, elas permitem s clulas desenvolverem determinadas atividades assim que elas entram em contato com essas protenas. 3)O que produzem as glndulas endcrinas? Produzem substncias reguladoras denominadas hormnios. 4)O que hipfise? Pode ser considerada a glndula mestre do nosso corpo. Ela produz vrios hormnios e muitos deles estimulam o funcionamento de ouras glndulas. 5)O que so paratireoides? So quatro glndulas localizadas em volta da tireoide. Elas produzem o paratormnio, hormnio que regula a quantidade de clcio e fsforo do sangue. 6)Explique as glndulas suprarrenais? So duas glndulas que se situam acima dos rins, produzem adrenalina, tambm conhecida como hormnio das situaes de emergncia. Essa adrenalina prepara o corpo para a ao, ou seja, em termos biolgicos para atacar ou ferir.

7) Os rpteis, peixes e pssaros produzem um peptdeo. Fale como se chama esse peptdeo e os efeitos que exerce? Produz um peptdeo chamado arginina, vasotocina que exercem efeitos similares ao da vasopressina e da ocitocina. 8)Defina glndula tireoide? So glndulas que se localizam no pescoo, estando sobre as cartilagens da laringe e das traqueias. 9)Cite uma das principais glndulas digestivas e porque ela importante? o pncreas. importante porque produz enzimas digestivas e hormnios que no apresentam funo direta na digesto. 10) Do ponto de vista qumico como se podem distinguir os hormnios? Podem se distinguir em: hormnios esteroides, hormnios proteicos e peptdicos e hormnios derivados da tirosina. 11) O que se compreende por excreo?

Um conjunto de mecanismo fisiolgico utilizados para remoo de substancias inteis ou prejudiciais ao organismo, alm de promover a eliminao dos resduos que resultam do metabolismo. 12) Como ocorre a excreo nos insetos?

feita por tubo de Malpighi, esto presentes em nmeros de dois e at vrias centenas. 13) Quais os rgos excretores, produto da excreo e osmorregulao dos insetos, anfbios e mamferos terrestres, explique cada um?

Insetos: possui tubo de Malpighi como rgo excretor e produz cido rico, osmorregulao, no bebem gua. Anfbios: possui rins e pele e excretam amnia quando larva, e ureia adultos, no bebem gua e absorvem sal como osmorregulao. Mamferos terrestres: possuem rins e produzem ureia e bebem gua.
14)Em

relao eliminao dos compostos nitrogenados os animais podem distinguir-se em trs categorias? Uricotlicos: so animais que formam principalmente cido rico;

15) Qual das expresses abaixo melhor traduz a ideia de homeostase? Equilbrio dinmico. 16) Existem diversos rgos excretores e uma diversidade morfolgica, mas os princpios bsicos dos processos de excreo? Ultrafiltrao e o Transporte Ativo. 17) Diferencie os protonefrdeos dos metanefrdeos? Protonefrdeos caracterizam os primeiros organismos pluricelulares e existem principalmente nos animais que no possuem em celoma, como os platelmintos e pseudocelomas; Metanefrdeos so estruturas excretoras dos animais celomados. Estes rgos especializados na excreo so formados por um tubo aberto nas extremidades e mais ou menos enrolados, dependendo do ambiente em que o animal vive.

18)

Correlacione?

Excreo dos peixes = em relao ao meio, o excesso de gua que penetra no organismo eliminado como urina hipotnica. Excreo dos anfbios = produz um grande volume de urina muito diluda quando esto dentro da gua; Excreo dos rpteis = produz uma urina diluda ou isotnica, porm no produz uma urina mais concentrada que o plasma sanguneo. 19) Comente rapidamente sobre a estrutura funcional do nfron nos mamferos? a unidade estrutural e funcional do rim dos mamferos, sendo composto por um tubo mais ou menos enrolado, de paredes metabolicamente ativas e cheias de microvilosidades, tubo urinfero, associado a numerosos vasos sanguneos, entre eles duas redes capilares ( glomrulo de Malpighi e rede peritubular). 20) Fale resumidamente sobre a Cpsula de Bowman? a zona inicial que se localiza na regio cortical do rim. Nesta zona ocorre a filtrao atravs do endotlio do capilar do glomrulo e da parede da cpsula que impedem a passagem de clulas e macromolculas. 21) A vida de relaes de um individuo, isto , os relacionamentos com outros indivduos e com o ambiente que o cerca, a possibilidade de receber os estmulos externos e de saber responder a esses de maneira adequada, a capacidade de aprendizagem, de pensamentos e de idealizaes dependem da mais refinada e complexa das estruturas que o organismo possui, estamos falando do?

Sistema nervoso. 22) A unidade bsica do sistema nervoso a clula nervosa, denominada de? Neurnios. 23) Sabemos que a transmisso nervosa segue direes opostas e realizada por fibras nervosas. Cite as espcies de fibras e suas funes? Fibras sensitivas (aferentes) levam os impulsos das clulas sensoriais para o sistema nervoso central; Fibras motoras (eferentes) levam os impulsos do sistema nervoso central para os msculos.

24) Quanto s partes dos neurnios marque as alternativas corretas: Dentritos, bainha de mielina e axnio. 25) Marque (V) verdadeiro e (F) falso, quanto ao tecido nervoso correto afirmar que: (V) so constitudos de clulas e de fibras; (F) as meninges, so membranas que protegem os neurnios; (V) o liquido cefalorraquidiano tem funo protetora, mantendo constante a presso interna; (V) as fibras nervosas, chamadas axnios so os prolongamentos dos neurnios; 26) (1) (2) Marque a 2 coluna de acordo com a 1: Sistema nervoso autnomo Sistema nervoso perifrico

(3)

Sistema nervoso central

formado pelo encfalo e a medula espinhal (3); Regula a manuteno da estabilidade do ambiente interno (1); Tem a funo de transmitir da medula espinhal e do encfalo as sensaes provenientes dos rgos dos sentidos e enviar aos grupos musculares perifricos os impulsos (2); Controle dos mecanismos cardiovasculares, as secrees das glndulas, as atividades motora dos msculos lisos (1); 27) O local da passagem do impulso nervoso de um neurnio a outro denominado: Sinapse. 28) Para que um impulso nervoso possa ser transmitido de um neurnio a outro, necessrio a liberao na fenda sinptica de mediadores qumicos. Um desses mediadores qumicos a: Acetilcolina. 29) Quanto s diferenas entre sinapse eltrica e qumica enumere a coluna: (1) (2) Sinapse eltrica Sinapse qumica

Transferncia de sinais ocorre mediada por substancia transmissora (2); Transferncia de informao ocorre sem a interveno de substancia transmissora (1);

Nos peixes a ativao das clulas de Mauthner faz com que a transmisso ocorra quase instantaneamente (1); Os impulsos ocorrem em apenas uma direo (2); 30) Cite pelo menos trs grupos de animais dos quais podemos verificar as sinapses eltricas? Artrpodes, Aneldeos, Celenterados e Moluscos. 31) Quais as protenas envolvidas no mecanismo bioqumico da contrao muscular? Actina e Miosina. 32) Porque o msculo liso dos vertebrados denominado involuntrio? Porque no est sob controle consciente. 33) De que o msculo estriado formado?

Por muitas fibras paralelas que so formadas por fibras mais finas com estrias transversais chamadas de banda Z. 34) Qual o nome da regio localizada entre duas bandas Z? Sarcmero. 35) De quais protenas so constitudos os filamentos grossos e finos contidos na linha Z do msculo estriado? Grossos constitudos de Miosina e o fino de Actina. 36) Quais as fontes de energias para os msculos? ATP, fosfato de creatina e a oxidao de carboidratos e cidos graxos. 37) Defina a contrao isomtrica?

uma contrao muscular que produz uma fora exercida nos pontos de fixao e que ocorre modificao no comprimento. 38) Defina a contrao isotmica?

Contrao muscular onde ao adicionar uma das extremidades do msculo um peso que ele consegue erguer o msculo encurtar durante a contrao. 39) De qual protena constitudo o filamento grosso do msculo liso? De Miosina.
40)De

quais protenas so constitudos os filamentos finos do msculo liso? De Actina, Tropomiosina e Troponina.

41) Qual a importncia da gua nos processos bioqumicos e fisiolgicos? A gua de fundamental importncia para o metabolismo celular e para o transporte de substancia nutritiva, oxignio e produtos do metabolismo celular e para regular a temperatura corprea. 42) Todos os animais esto envolvidos como problema da manuteno de concentraes de gua e soluto, que variam como diferentes meios que so: gua do mar, gua doce e ambiente terrestre. Em relao ao meio externo, como esses animais so classificados? Hiperosmticos, Hiposmtico ou Isosmticos. 43) Diferencie animais osmorreguladores de animais osmoconformadores? Osmorreguladores: animais que mantm osmolaridade interna diferente do meio onde vivem. Osmoconformadores: os que no controlam

ativamente a condio osmtica de seus lquidos corporais e se adaptam osmolaridade do meio ambiente. 44) Explique como ocorre a regulao inica nos animais multicelulares? A regulao inica na maioria dos animais multicelulares, geralmente, no feita pela superfcie corprea inteira, mas por parte externas, como as brnquias dos peixes ou estruturas internas como as glndulas de sal dos elamsbrnquios ou rim de mamferos.

45) Quais os tipos de trocas osmticas entre o animal e o meio no qual vive? Pode ser obrigatria ou regulada. Nas trocas obrigatrias os animais respondem a fatores que eles tm pouco ou nenhum controle; enquanto as trocas reguladas so fisiologicamente controladas e auxiliam na manuteno da homeostase interna.
46)Qual

o principal rgo de osmorregulaao e excreo de nitrognio da maioria dos vertebrados terrestres? O Rim.

47) Explique o que a urina hiperosmtica nos pssaros e mamferos? uma urina mais concentrada que o plasma, ela produzida porque nos rins desses vertebrados utilizado a multiplicao do mecanismo contracorrente.

48) Porque os rpteis e anfbios no so capazes de produzir urina hiperosmtica? Porque os rins desses animais no so organizados para multiplicao por contracorrente. 49) Os mamferos marinhos no possuem glndulas de sal ou especializaes semelhantes, como esses animais obtm gua e qual principal rgo no processo osmtico? Esses animais obtm gua atravs do alimento ingerido e do metabolismo. Eles evitam beber gua do mar. Os alimentos que esses animais comem apresentam uma grande variao de sal, mas eles dependem primariamente de seus rins para manter o equilbrio osmtico. 50) Explique porque os seres humanos no podem ingerir gua do mar? Porque a gua do mar txica e a ingesto dela causa acmulo de sal que no ser acompanhada por uma quantidade fisiologicamente equivalente de gua e o processo de desidratao acelerado.

You might also like