You are on page 1of 10

HIDROGNIO COMO COMBUSTVEL O hidrognio o mais simples e mais comum elemento do universo.

. No estado natural e sob condies normais, o hidrognio um gs incolor, inodoro e inspido. O hidrognio molecular (H2) existe como dois tomos ligados pelo compartilhamento de eltrons - ligao covalente. Cada tomo composto por um prton e um eltron. Alguns cientistas acreditam que este elemento d origem a todos os demais por processos de fuso nuclear. O hidrognio normalmente existe combinado com outros elementos, como o oxignio na gua, o carbono no metano, e na maioria dos compostos orgnicos. Como quimicamente muito ativo, raramente permanece sozinho como um nico elemento. Quando queimado com oxignio puro, os nicos produtos so calor e gua. Quando queimado com ar, constitudo por cerca de 68% de nitrognio, alguns xidos de nitrognio (NOX) so formados. Ainda assim, a queima de hidrognio produz menos poluentes atmosfricos que os combustveis fsseis. H2(g) + O2(g) H2O H = -242 kJ mol-1 Possui um grande potencial energtico, atravs de sua combinao em forma de gs com o oxignio gasoso, se produz gua, e nessa reao uma quantidade considervel de energia liberada. Verificando a equao da reao entre oxignio e hidrognio (combusto), podemos perceber que no h outra substncia liberada alm de gua, o que torna o hidrognio uma forma de gerao de energia.

Vantagens: Sua principal vantagem a abundncia com que se encontra na natureza, embora esteja combinado com outros elementos. O hidrognio possui uma grande densidade energtica, alm de ser uma fonte renovvel, inesgotvel e no poluente. Ele pode ser produzido atravs da gua, biomassas, combustveis fsseis, alm de outras fontes. Seu processo de gerao de energia pode ser feito atravs do aproveitamento da energia solar e elica. O hidrognio tambm reduz a poluio sonora, pois suas clulas trabalham silenciosamente. Outra vantagem que o processo de gerao de energia a partir do hidrognio descentralizado, no sendo necessrio construir hidreltricas gigantescas para sua produo. O uso do hidrognio como fonte de energia to promissor que ele hoje considerado o combustvel do futuro. A NASA j o utiliza em seu programa espacial, e a gua resultante de sua reao aproveitada pra o consumo dos astronautas.

Desvantagens: Para a obteno de energia atravs do hidrognio necessrio um alto custo de tecnologia, no havendo ainda um modelo que alie preo e eficincia, h tambm a questo do transporte e da distribuio que no considero seguro e eficaz. necessrio o uso de metais caros e raros, como a platina.

Hidrognio no Brasil: O Brasil, embora esteja iniciando o desenvolvimento de tecnologias para a transformao do hidrognio em energia, est investindo suas pesquisas atravs de plos cientficos de referencia mundial, atravs da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, com o Ncleo Interdisciplinar de Planejamento Energtico (Nipe) e o Laboratrio de Hidrognio do Instituto de Fsica Gleb Wataghina. Contam tambm com o Laboratrio de Hidrognio da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e o Centro Nacional de Referncia em Energia do Hidrognio (Ceneh). Em 1990, o Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), para incentivar as pesquisas na rea no pas, passou a avaliar a reforma de etanol para produo de hidrognio e atender a um mercado potencial no Brasil e Amrica Latina. A ampliao da produo e uso de hidrognio como vetor energtico um dos objetivos do programa. Com os interesses estratgicos do MCT estimulou-se programas de pesquisa conjunta e de cooperao internacional como por exemplo a estabelecida entre a Fuel Cell Engines GmbH, dos Estados Unidos e o Centro Brasileiro de Referncia em BioCombustveis (CERBIO).

A Petrobras tambm est investindo nesse novo recurso energrtico, investindo por ano R$ 3 milhes em pesquisas e desenvolvimento para a utilizao do hidrognio como combustvel. Seu objetivo colocar os primeiros nibus movidos a hidrognio circulando na cidade de So Paulo.

Produo do hidrognio A escolha do melhor mtodo de produo do hidrognio depende da quantidade que queremos produzir e do seu grau de pureza. As tecnologias de produo do hidrognio necessitam de energia sobre alguma forma como calor, luz ou eletricidade de forma a que se inicie o processo.

- Eletrlise da gua: Baseia-se na utilizao da energia elctrica, para separar os componentes da gua (oxignio e hidrognio), onde 95% o rendimento global do processo. 2 H 2 O + eletricidade 2 H 2 + O2 A energia elctrica poder vir de fontes renovveis, como a energia solar, elica, hdrica, maremotriz, geotrmica, etc ... A adio de um eletrlito como um sal aumenta a condutividade da gua e melhora a eficincia do processo. A carga eltrica quebra a ligao qumica dos tomos de hidrognio e o de oxignio separando os componentes atmicos, assim criando partculas carregadas (ons). Os ons se formam em dois plos: o anodo, polarizado positivamente, e o ctodo, polarizado negativamente. A concentrao do hidrognio no ctodo e no anodo atrai o oxignio. Para separar os tomos de oxignio e de hidrognio em gua pura necessria uma voltagem de 1,24V a uma temperatura de 25C e uma presso de 1,03kg/cm2. Esta tenso varia conforme a presso ou a temperatura so alteradas. A menor quantidade de eletricidade necessria pra eletrolisar um mol de gua de 65,3Watts-hora (a 25C), sendo que a produo de um metro cbico de hidrognio requer 0,14kilowatts-hora (kWh) de energia eltrica (ou 4,8kWh por metro cbico). Fontes renovveis de energia podem produzir eletricidade por eletrlise, como o Centro de Pesquisas em Energia da Humboldt State University que projetou e construiu um sistema solar de hidrognio auto-suficiente. O sistema usa um arranjo fotovoltaico de 9,2kilowatts (kW) para fornecer energia a um compressor que faz a aerao dos tanques de peixes. A energia no utilizada para movimentar o compressor aciona um eletrolisador bipolar alcalino de 7,2kW. Este eletrolisador pode produzir at 53 ps cbicos padres de hidrognio por hora (25 litros por minuto). Essa unidade vem operando sem superviso desde 1993. Quando o arranjo fotovoltaico no fornece energia suficiente, o hidrognio fornece combustvel para uma clula de combustvel atravs da membrana de troca fotnica de 1,5kW fornecendo a energia necessria aos compressores. Com estes tipos de fontes renovveis o uso da eletrlise tem como vantagem ser uma forma de produzir hidrognio perfeitamente limpa, embora possua aspectos negativos, como a necessidade de grandes quantidades de energia, sendo que em geral as fontes de energia usadas so no renovveis e consequentemente poluidoras.

- Reforma de vapor: Consiste em expor o gs natural ou outros hidrocarbonetos a vapor a altas temperaturas para produzir o hidrognio, monxido de carbono e dixido de carbono. Estas reaes ocorrem sob temperaturas de 200C ou maiores. Em escala industrial, a maior parte do hidrognio produzido no mundo (principalmente nos Estados Unidos) obtido atravs do processo de reforma de vapor, como um subproduto do refino de petrleo e produo de compostos qumicos. Onde a maioria do hidrognio obtido feito pelo processamento do vapor de gs natural (metano): Ch2(g) + H2O(g) 4 CO(g)+3H2(g) Em seguida deve-se converter o monxido de carbono com vapor para produzir hidrognio e dixido de carbono adicional, tendo assim maior obteno de hidrognio do processo. CO(g) +H2O(g) 4 CO2(g)+H2(g) O aproveitamento do hidrognio do gs natural atravs deste processo est entre 70% a 90%. Atravs dos combustveis fsseis como o metano (Ch2), propano (C3H8), butano (C4h60) e octano (C8h68) que possuem hidrognio na sua constituio, tm-se uma forma econmica de obter-se o gs hidrognio.

- Fotoeletroqumico: Processos fotoeletroqumicos utilizam dois tipos de sistemas eletroqumicos para produo de hidrognio. O primeiro utiliza complexos metlicos hidrossolveis como catalisadores, enquanto que o segundo utiliza superfcies semicondutoras. Quando o complexo metlico dissolve-se, absorve energia solar produzindo uma carga eltrica iniciando a reao de decomposio da gua, uma imitao do processo de fotossntese. O mtodo utiliza eletrodos semicondutores em uma clula fotoqumica para converter a energia eletromagntica em qumica. A superfcie semicondutora possui duas funes: a absoro de energia solar, agindo como um eletrodo. A corroso induzida pela luz limita o tempo de vida til do semicondutor. Processos biolgicos e fotobiolgicos utilizam as algas e as bactrias para produo de hidrognio. Atravs deste processo alguns micrbios fotossintticos produzem hidrognio nas suas atividades metablicas usando a energia luminosa. Com o recurso de sistemas catalticos e de engenharia o grau de produo de hidrognio pode atingir um rendimento de 24%. Algumas bactrias tambm so capazes de produzir hidrognio, mas diferentemente das algas elas necessitam de substratos para seu crescimento. Os organismos no produzem apenas hidrognio, mas tambm podem limpar a poluio ambiental.

Uma pesquisa recente, feita pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos levou descoberta de um mecanismo para produzir quantidades significativas de hidrognio a partir de algas. H 60 anos os cientistas descobriram que as algas produzem pequenas quantidades de hidrognio, mas no haviam encontrado um mtodo para aumentar esta produo. Cientistas da Universidade da Califrnia junto com o Laboratrio Nacional de Energia Renovvel encontraram a soluo. Aps permitir que a cultura de algas crescesse sob condies normais, os pesquisadores privaram-nas de enxofre e oxignio. Aps muitos dias gerando hidrognio, a cultura de algas foi colocada novamente sob as condies normais por alguns poucos dias, permitindo assim que armazenassem mais energia. O processo pode ser repetido vrias vezes. Este processo tem como vantagem o mtodo de produo de hidrognio limpo e eventualmente ser barato. A sua nica desvantagem so as inmeras pesquisa de trabalho a ser feita para que o processo seja melhorado.

- Gaseificao de biomassa e pirlises: Outra fonte de hidrognio por processos naturais utiliza o metano e o metanol. O metano (Ch2) que um componente do "biogs", produzido por bactrias anaerbias, que so encontradas em grande quantidade no ambiente. As bactrias anaerbicas quebram ou digerem matria orgnica na falta de oxignio e produzindo o "biogs" como resduo metablico. Esterco de gado ou porcos, lixes, estaes de tratamento de guas e esgotos so fontes do biogs. O metano tambm o principal componente do gs natural (combustvel utilizado para aquecimento e gerador de energia eltrica) produzido por bactrias anaerbias h milhes de anos. Em 1996, investigadores americanos acharam enzimas de duas formas de bactrias resistentes ao calor - uma descoberta em montes de escria de carvo queimando sem chama, a outra em aberturas vulcnicas profundas no Pacfico onde o gs hidrognio libertado a partir de molculas de glicose. Porque ambas as enzimas so resistentes ao calor, podero ser usadas com este, o que far com que as reaes se dem mais rapidamente. A madeira e o papel so constitudos por celulose, que um polmero da glicose, sendo eventualmente possvel, o uso destas enzimas para produzir hidrognio de pedaos de madeira e aparas e de papel usado. A produo de hidrognio com este mtodo pode ser o resultado da alta temperatura que o gaseifica, bem como das pirlises de baixa temperatura resultantes da biomassa (resduos de aglomerados, madeira, mato da limpeza das florestas, resduos agrcolas, etc...) tendo como catalisador estas bactrias resistentes ao calor. Estados Unidos, Japo, Canad e Frana tm investigado a decomposio trmica da gua, uma tcnica radicalmente diferente para gerao de hidrognio. Este processo utiliza calor em temperaturas acima de 3000C para decompor as molculas de gua.

Armazenamento do hidrognio:

- Reservatrios de gs comprimido: Com o desenvolvimento de novos materiais, a fabricao de reservatrios de armazenagem de gs comprimido podem suportar o armazenamento do hidrognio a altas presses (no mximo de 800 atm). Os custos econmicos e energticos esto muito elevados, mas a tecnologia est disponvel. - Reservatrios de hidrognio lquido: possvel condensar o hidrognio gasoso ( volta de -253 C) atravs da tcnica criognica, que alcana temperaturas muito baixas. Assim, uma maior quantidade de hidrognio pode ser armazenada e transportada. Dados: Densidade do hidrognio: 0,071 kg/litro; Densidade da Gasolina : 0,73 kg/litro; Poder calorfico Inferior do hidrognio: 8600 kJ/litro; Poder calorfico Inferior da gasolina: 31700 kJ/litro.

- Hidretos metlicos (alta e baixa temperatura): Existem diversos metais puros e ligas metlicas que podem combinar-se com o hidrognio produzindo hidretos metlicos. Os hidretos decompem-se

normalmente quando atingem temperaturas entre os 60C e 70C, e libertam o hidrognio. Assim, o hidrognio pode ser armazenado numa forma condensada, atravs de uma compresso relativamente simples. Este sistema de

armazenamento promete tornar-se seguro e eficiente, mas a razo entre o hidrognio armazenado e o peso da "esponja do hidreto metlico" necessita ser aumentada. - Absoro de gs em slidos: A absoro de molculas de hidrognio em carbonos ativos pode armazenar quantidades interessantes de hidrognio. Tal como hidretos metlicos, uma tecnologia que tende a se tornar segura e eficiente.

- Micro-esferas: Existem algumas esferas de vidro muito pequenas que podem fazer o armazenamento do hidrognio a presses elevadas, sendo o processo de armazenagem feito com o gs a temperaturas elevadas, no qual o hidrognio pode passar atravs da estrutura de vidro. Dependendo da temperatura, o vidro impermevel ao hidrognio, que est dentro da esfera (baixa temperatura) ou permevel (alta temperatura) de forma a ser libertado. - Transporte e distribuio: O transporte do hidrognio pode ser feita de forma similar ao transporte de gs natural (na forma gasosa de hidrognio). O hidrognio gasoso passa a ser transferido e distribudo atravs de condutas (tubos) de hidrognio longas. Durante muitos anos este meio de transporte e distribuio tem sido realizado para fins industriais em muitos pases. O Hidrognio lquido em princpio mais fcil de lidar, embora tenha de se manter a uma temperatura extremamente baixa de -253C atravs de todo o sistema de armazenamento, transporte e distribuio.

O hidrognio no mercado: Os grandes construtores de automveis mundiais esto investindo no desenvolvimento de prottipos com motores hbridos, que funcionam com combustveis fsseis (gasolina, gasleo ou gs natural) e com hidrognio. O consrcio Clean Energy Partnership (CEP), formado pelos grupos automveis BMW, DaimlerChrysler e General Motors/Opel e pelas energticas BVG, Hydro/GHW, Linde e Vattenfall Europe, inaugurou em Berlim o primeiro posto de abastecimento de hidrognio. A BMW chegou a dizer que ser possvel circular s com hidrognio, mostrando com esperana que num futuro prximo todas as grandes cidades europeias tenham postos de abastecimento de hidrognio.

Anexos:
MTODO PROCESSO MATRIAPRIMA ENERGIA EMISSES

Vapor a alta Dixido de temperatura Carbono Calor Hidrlise proveniente Sem gua termoqumica da energia emisses nuclear TRMICO Vapor, Carvo, oxignio, Algumas Gasificao biomassa calor e emisses presso Vapor a Algumas Pirlise Biomassa temperatura emisses mdia Consoante a energia Eletrlise gua Eletricidade primria ELTRICO utilizada Sem Fotoeletroqumica gua Luz Solar emisses gua e Sem Fotobiolgico Luz solar algas emisses Digesto Sem Biomassa Calor BIOLGICO anaerbia emisses Algumas Fermentao Biomassa Calor emisses Reformao
Anexo 1

Gs Natural

Anexo 2

Bibliografia: www.portal-energia.com/celulas-de-combustivel-vantagens-e-desvantagens/ www.lamtec-id.com/energias/hidrogenio.php www.poscarbono.blogspot.com.br/2010/04/economia-do-hidrogenio.html www.neshy.net/pt/energia-renovavel/hidrogenio.html www.ebah.com.br/content/ABAAAAsLkAL/hidrogenio-como-combustivel www.energiaeambiente.wordpress.com/2008/01/11/o-hidrogenio/ www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad/trabalhos_grad_2008_2/hi drogenio/hidrogenio.pdf www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad/trabalhos_grad_2009_1/hi drogenio/hidrogenio.pdf www.pt.scribd.com/doc/46117135/biohidrogenio www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=coquetel-de-enzimasbiomassa-carros-a-hidrogenio&id=010115090413 www.biochar.org/joomla/images/stories/Cap_26_Garcia.pdf www.h2brasil.com/sub-cap-4.php www.woc.uc.pt/deec/getFile.do?tipo=2&id=11122 www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/arquivos/jovem/GIOVANNA%20FIGUEIREDO%20FARI AS%20ZAN.pdf

Anexos: www.lamtec-id.com/energias/hidrogenio.php www.neshy.net/images/stories/neshy/grafico.jpg

You might also like