You are on page 1of 12

REVISTA LITTERIS ISSN 1983 7429

Nmero 4, Maro de 2010.

A desconstruo da disciplina corporal no teatro: um estudo da via negativa Andrea Rangel Ribeiro 1 (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Resumo: A via negativa teatral busca desconstruir a disciplina corporal (conceito de Michel Foucault) atravs de mtodos de preparao de atores que facilitem a fluidez do processo de criao. Trata-se de uma proposta crtica ao tradicional racionalismo que vigorava no teatro desde o sculo XVIII e que privilegiava o texto como o elemento mais importante do espetculo teatral. No final do sculo XIX, alguns diretores, influenciados pelo teatro oriental, comeam a criar uma nova esttica teatral que crtica o uso excessivo da razo e privilegia o preparo corporal dos atores. A dramaturgia perde lugar para o privilgio do ator e de seu corpo no processo de criao teatral. Artaud e Grotowski so importantes referncias deste movimento crtico conhecido como via negativa. Palavras-chave: Teatro, Desconstruo, Via Negativa e Disciplina Corporal.

Introduo
E o que o louco? um homem que preferiu enlouquecer, no sentido em que a sociedade entende da palavra, a trair uma certa idia superior de honra humana. Eis porque a sociedade condenou ao estrangulamento em seus manicmios todos aqueles dos quais se queria livrar, contra os quais queria se defender, porque eles se haviam recusado a acumpliciar-se daquela suprema sujeira. Pois, um louco tambm um homem a quem a sociedade no quis ouvir e a quem desejava impedir a expresso de verdades insuportveis.

Antonin Artaud (Esslin, 1978, p.90)

Ao longo do sculo XX, o ensino teatral e a preparao de atores passaram do plano estritamente terico para o treinamento prtico e pautado no trabalho corporal. Segundo Nunes (1998), a aprendizagem terica e racional denominada como via positiva. Esta via predominou na primeira fase do ensino teatral no Ocidente. A via positiva teatral, seria correspondente aos sculos XVIII e XIX. O aprendizado era fundamentalmente terico e obtido principalmente atravs da leitura dos autores clssicos da literatura dramtica. O texto era valorizado em detrimento dos outros elementos artsticos de construo de um espetculo. Para os encenadores da poca, a literatura dramtica era a parte essencial do drama, sem a
1

A autora doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e atriz. Este estudo faz parte de sua tese Criao de sujeitos e identidades em uma escola de teatro: um estudo antropolgico.

qual no haveria teatro. Alguns autores, como Jean-Jacques Roubine, denominam essa tradio de textocentrismo ocidental. O ator desta fase tornou-se cada vez mais prximo do declamador e mais distinto do bailarino e do cantor. A formao do ator ocidental do sculo XIX, seguindo esta tradio da arte do dizer, privilegiava a boa retrica atravs de ensinamentos de dico, inflexo da voz e respirao. O ator somente treinava seu corpo quando o personagem lhe exigia um vigor fsico especfico. Os ensaios teatrais de um espetculo consistiam em discusses, leituras e memorizaes do texto. At a primeira metade do sculo XX, era comum os atores ensaiarem em traje de passeio e sentados em torno de uma mesa no palco. Contudo, no final do sculo XIX e no incio do sculo XX esse panorama comea a sofrer algumas transformaes. Diretores e tericos como Vsevolod Meyerhold, com a criao da biomecnica, e Constantin Stanislvski, e seu mtodo das aes fsicas, sugeriram um mtodo de treinamento corporal na formao do ator. O mtodo das aes fsicas foi criado nos ltimos anos de vida de Stanislvski e representa a segunda fase de seu pensamento. Nessa fase, ele rompe com suas teorias racionais e valoriza o trabalho das aes fsicas na preparao do ator. O mtodo elaborado na chamada primeira fase de Stanislvski, caracterizada pelo racionalismo e pelo psicologismo na construo dos personagens, ainda uma tcnicas de interpretao difundida no mtier teatral ocidental. Tal tcnica se enquadra nos parmetros do realismo teatral, que prope um mimetismo psicolgico e um realismo social. O teatro, de acordo com essa perspectiva, deve ser uma cpia o mais fiel possvel da realidade. O mtodo de trabalho do ator consiste primeiramente em uma anlise racional da obra e de seu personagem. Em seguida, o intrprete se dedica etapa da construo psicolgica de seu personagem, com base em suas prprias emoes e vivncias pessoais. Meyerhold, buscando alternativas ao racionalismo deste estilo de teatro, se interessou pelos procedimentos tcnicos do bal, do circo, da comdia dellarte, do teatro n e da pera chinesa. Atores com um virtuosismo corporal como Charles Chaplin o fascinavam. Diretores russos como Meyerhold imprimiram uma fisicalidade no teatro, que iria contribuir mais adiante para o desenvolvimento de uma nova concepo esttica. 2

A via negativa teatral

Sigmund Freud, valendo-se do que Leonardo da Vinci afirmara sobre as artes, teceu consideraes a respeito de qual seria a proposta da psicanlise, contrastandoa com as terapias sugestivas. A hipnose era uma das tcnicas sugestivas que o autor criticava quando elaborou essa relao das artes plsticas com a psicanlise. Freud afirma que h entre a tcnica sugestiva e a psicanlise a maior anttese possvel, equivalente quela que Leonardo da Vinci resumiu com relao s artes, nas frmulas per via di porre e per via di levare. A pintura, diz Leonardo, trabalha per via di porre, pois deposita sobre a tela incolor partculas coloridas que antes no estavam ali. A escultura, ao contrrio, funciona per via di levare, pois retira da pedra tudo o que encobre a superfcie da esttua nela contida (Freud, 1969, p. 270). Freud estabelece uma relao entre a via di porre e a tcnica sugestiva e a via di levare e a psicanlise, ou tcnica analtica. O autor afirma que a tcnica da sugesto busca operar per via di porre; no se importa com a origem, a fora e o sentido dos sintomas patolgicos, mas antes deposita algo - a sugesto - que ela espera ser forte o bastante para impedir a expresso da idia patognica. A terapia analtica, em contrapartida, no pretende acrescentar nem introduzir nada de novo, mas antes tirar, trazer algo para fora, e para esse fim preocupa-se com a gnese dos sintomas patolgicos e com a trama psquica da idia patognica, cuja eliminao sua meta (Freud, idem). A via de porre seria o modo de construo da pessoa prevalecente na tradio da Bildung, ou formao, de acordo com o romantismo. A via di levare seria prevalecente na verso psicanaltica da pessoa romntica: ao invs de recobrir, desencapar. A via di levare, referente psicanlise teve repercusses no teatro moderno ocidental, pois h proximidade entre esta e a via negativa. De acordo com Icle (2006), foi Jacques Copeau quem criou o termo via negativa. Coupeau teria instaurado um mtodo pautado na eliminao dos bloqueios do ator, tentado minimizar o que considerava como processos racionais do seu trabalho. Tratar-se-ia de identificar o que prejudicaria o trabalho criativo do intrprete teatral e promover sua transformao. A via negativa teatral est pautada na desconstruo dos bloqueios racionais e emocionais que supostamente limitam a criao do ator. Este caminho se 3

inspirada em filosofias orientais, como o budismo e o taosmo e tem no no-ser ou na no-ao seu eixo central. A preparao do ator pela via negativa consiste em uma desconstruo e num desbloqueio psicossomtico pela busca de qualidades mais sensoriais e menos racionalistas. Trata-se do enfraquecimento do comando de uma mente discursiva e da emergncia uma espcie de conhecimento corporal. As palavras de Peter Brook nos relembra a idia de Da Vinci a respeito da per via di levare:
... preparar uma personagem o oposto de construir demolir, remover tijolo por tijolo os entraves dos msculos, idias e inibies do ator que se interpem entre ele e o papel, at que um dia, numa lufada de vento, o personagem penetra por todos os seus poros. (1994)

Na segunda metade do sculo XX, o tratamento dado ao corpo do ator foi sendo conduzido cada vez mais na direo de eliminao de bloqueios fsicos e psicolgicos do processo de criao. Alguns encenadores se dedicaram ao estudo do trabalho corporal na formao do ator nesta direo como Antonin Artaud, Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Peter Brook e Dario Fo. No Brasil, temos nomes como Jos Antunes Filho, Jos Celso Martinez Corra, Amir Hadad e Gerald Thomas. A partir dos anos sessenta nos Estados Unidos, surgiram muitas escolas de artes dramticas que priorizavam o conhecimento prtico e no estritamente o terico. Para Richard Schechner (1988), esse um momento importante no processo de ruptura da hegemonia do texto no espetculo teatral e para a afirmao do teatro como uma arte muito mais complexa. Esta guinada da concepo pedaggica sobre o ensino teatral ocorreu nos principais centros de ensino no Ocidente. No Brasil, alguns diretores entraram em contato com estas transformaes na Europa e nos Estados Unidos, e contriburam com a recriao da metodologia de ensino das escolas de artes dramticas e da rotina dos ensaios e de preparao de espetculo dos principais grupos teatrais brasileiros. A partir da dcada de 1970, os ensaios teatrais em diversos lugares do Ocidente comeam a sofrer transformaes drsticas. Ao invs das discusses ao redor de uma mesa, os atores passam a praticar exerccios fsicos de variados tipos e a se vestir com uma indumentria mais adequada para estas atividades, como as malhas de bal. Estas transformaes fazem parte de uma nova concepo sobre o 4

trabalho do ator no teatro. Por inspirao em grande parte no teatro oriental, este trabalho comea a ser repensado e reconstrudo a partir da relao que o prprio ator tem com o seu corpo. O emprego da corporalidade pelo ator ocidental se tornou essencial no seu trabalho. O objetivo principal do processo de ensaio passou a ser despir o corpo do ator de tudo que possa servir de entrave sua atuao, ou seja, dos bloqueios psicofsicos que possam limitar a plasticidade de seu desempenho.

O teatro da crueldade de Artaud

O contato com diversas formas teatrais do Oriente influenciou importantes diretores do cenrio teatral ocidental, como Antonin Artaud, Jerzy Grotowski, Peter Brook, alm de outros. No entanto, da mesma forma que no h uma homogeneidade no que se convencionou denominar como teatro oriental, tampouco h uma doutrina ou uma proposta de trabalho comum a todos os encenadores que investem no trabalho corporal para a preparao do ator. O que h em comum entre estes diretores a sua ruptura com a hegemonia do texto na elaborao do espetculo teatral. Nessa ruptura, eles propem, de diferentes formas, mtodos para a preparao de atores que partam do desbloqueio corporal atravs de um trabalho fsico. Artaud provavelmente foi, dentre estes diretores, o mais impactado pela arte oriental. Aps assistir a um espetculo teatral de Bali em Paris no ano de 1931, ele afirmou ter experimentado uma verdadeira revelao. O teatro balins lhe despertou para uma idia fsica e no verbal de teatro. Para Artaud, o teatro ocidental estava por demasiado limitado pela importncia concedida ao texto na criao dos espetculos. Artaud afirma que nossa conscincia formada por inmeros elementos, dos quais apenas uma nfima parcela pode ser diretamente formulada em palavras. Nossas sensaes corpreas so sentidas continuadamente, sendo, entretanto, reprimidas por uma forma verbal e por comportamentos sociais padronizados. Segundo Martin Essin (1978), as idias de Artaud sobre uma nova tcnica e prtica teatral so uma tentativa de comunicar a plenitude da experincia e das emoes humanas, ultrapassando o uso discursivo da linguagem e criando uma 5

comunho com a platia. A expresso teatro do crueldade significa um teatro que atinge uma multido de espectadores com o mesmo horror da peste bubnica na Idade Mdia.2 Esta nova linguagem esttica criaria um vnculo entre ator e espectador, pelo qual as emoes poderiam fluir livremente de corpo a corpo. O teatro de Artaud buscaria assim restaurar uma concepo passional e convulsiva da vida, confrontando o pblico com o grotesco, a feiura e principalmente a dor. Artaud rompe com os conceitos tradicionais de representao e busca um teatro que se aproxime da vida e construa novas convenes de linguagem. Jacques Derrida (1975) afirma que Artaud, acreditando num sentido da vida renovado pelo teatro, coloca o ator como o senhor daquilo que ainda no , e o faz nascer, que no se contenta apenas em registrar o que deriva de um texto ou contexto pr-estabelecido. Este teatro, segundo Derrida, estaria mais prximo da integrao entre o corpo e a mente humana. As questes tratadas por Artaud influenciaram diversos pensadores do ramo das artes, das cincias humanas e da filosofia. Filsofos como Michel Foucault, Gilles Deleuze, alm de Derrida estabeleceram um dilogo com o pensamento de desconstruo por ele elaborado. As anlises de Foucault sobre a loucura apresentam muitas semelhanas com os escritos de Artaud, conforme demonstra a epgrafe deste artigo. Deleuze tambm foi influenciado por Artaud em conceitos como o de um corpo sem rgos. No entanto, os escritos de Artaud so contraditrios e alguns deles seriam at incoerentes, segundo alguns crticos. Pois, Antonin Artaud nunca foi um filsofo ou ao menos um pensador sistemtico que teria elaborado conceitos de forma sistematizada e racional. Para Artaud, o esprito racionalista, o pensamento analtico e a lgica formal seriam os responsveis pelo aniquilamento da plenitude da vida emocional do homem e pelo desligamento das fontes profundas de seu ser vital. A vida repele o esprito de anlise, no qual a Europa se extraviou. A civilizao europia rejeitada por Artaud, que a considera extremamente racional, repressora e limitada (Essin, 1978). O teatro da crueldade rompe no apenas com a esttica racionalista tradicional, mas requer uma desconstruo da prpria concepo ocidental de homem. Essa desconstruo passa pelo estmulo ao desequilbrio e ao descontrole corporal e emocional do ator.

As aspas so de Martin Essin.

A via negativa de Grotowski

"O ritmo de vida da civilizao moderna se caracteriza pela tenso, por um sentimento de condensao, pelo desejo de escondermos nossas motivaes pessoais (...) gostaramos de ser racionais e cerebrais, uma vez que esta atitude ditada pelo curso da civilizao. Mas tambm queremos pagar um tributo ao nosso lado biolgico, o que poderamos chamar de prazeres fisiolgicos.(..) Portanto, fazemos um jogo duplo de intelecto e instinto, pensamento e emoo; tentamos dividir-nos artificialmente em corpo e alma. (...) Em nossa busca de liberao atingimos o caos biolgico. Sofremos com mais uma falta de totalidade, atirando-nos, dissipando-nos.

(Grotowski, 1971, p.197)

Jerzy Grotowski, encenador polons, foi um dos mais renomados discpulos de Constantin Stanislavski. Grotowski se props a dar continuidade ao mtodo das aes fsicas, elaborado pelo seu mestre. Influenciado por diversas linguagens estticas e pautado numa percepo mstica e religiosa de teatro, Grotowski teria criado um mtodo prprio, inspirado no iderio de desconstruo corporal da via negativa teatral. Peter Brook (Cf. Grotowski, 1971) afirma que o teatro de Grotowski seria uma arte de absoluta dedicao, monstica e total. O encenador polons teria se inspirado em Artaud, criando no apenas um mtodo de interpretao, mas um sistema de vida que desconstri os preceitos tradicionais e racionais da arte de atuar. Segundo Brook, Grotowski pretendia criar um novo culto e uma nova forma de missa, que possibilitasse uma espcie de comunho entre ator e platia. Na obra Em Busca de um Teatro Pobre, Grotowski postula um teatro focado no trabalho do ator. A qualidade de pobre diria respeito prioridade do papel do ator, em detrimento de outros elementos estticos de composio de um espetculo como cenrio, iluminao, figurino ou sonoplastia. O teatro no deveria competir com o cinema, para Grotowski. De acordo com o encenador, arte teatral caberia se concentrar naquilo que seria sua principal qualidade; o trabalho do ator. O elemento singular do teatro seria o que ele chama de intimidade do organismo vivo. Essa qualidade estaria relacionada idia de xtase. Tal elemento mgico no poderia ser roubado do teatro pelo cinema e pela TV, declara Grotowski. 7

Na Polnia, seus espetculos eram representados num espao pequeno, com as paredes de cor negra e atores vestidos com indumentria simples, muitas vezes preta. Os espetculos de Grotowski propunham uma mistura entre platia e elenco. A relao com os espectadores se pretendia direta, no terreno da comunho e do sagrado. Para alguns especialistas, a expresso teatro pobre seria mais bem traduzida por teatro santo ou teatro ritual. O teatro de Grotowski seria ritualstico e feito para poucas pessoas. Havia espetculos para trs espectadores, por exemplo. Isso se justifica pela importncia que ele dava ao processo de formao do ator. Para Grotowski, o objetivo do teatro no estaria restrito a satisfazer o pblico. Ele afirmava que seu interesse principal seria a busca da essncia do ator como ser humano. A influncia de diversas variantes de orientalismo esteve presente em sua concepo teatral e em sua vida desde tenra idade. Percebemos muitas influncias de filosofias e religies orientais em sua arte. A me de Grotowski apreciava o hindusmo e ele, desde os nove anos de idade, se interessou pelo assunto. Aos vinte anos, era um especialista na religio hindu, antes mesmo de trabalhar com teatro. Praticou yoga e pretendia se tornar um mestre. Grotowski dizia que seu maior interesse seria a descoberta da essncia do homem, seja atravs do yoga ou do teatro.

A desconstruo da disciplina dos corpos atravs da via negativa

O tipo de experincia proposta pela via negativa no teatro, da qual Artaud e Grotowski so importantes cones, critica a racionalizao do pensamento e das prticas corporais construdas nas sociedades ocidentais desde o sculo XIX. Pois, estas tcnicas corporais, utilizando a expresso de Marcel Mauss, dificultam a fluidez dos processos de criao artstica. Marcel Mauss (1974) entende por tcnicas corporais as maneiras que os homens, sociedade por sociedade e de modo tradicional, sabem servir-se de seus corpos. A atitude corporal peculiar a cada sociedade e esta diz respeito a todas as tcnicas que envolvem a corporalidade humana como andar, olhar, sentar, nadar, dormir, comer, beber, danar, correr, etc. Para o autor, em todos estes elementos da arte de usar o corpo humano os fatos da educao dominam. Estas tcnicas so assim montadas pela e para a autoridade social. Assim, em toda sociedade os 8

indivduos devem saber como se comportar corporalmente nas distintas situaes sociais. Mauss acredita que a educao fundamental de todas estas tcnicas consiste em fazer adaptar o corpo a modos especficos de comportamento e de autocontrole. O autor inclusive menciona a resistncia emoo avassaladora como algo fundamental na vida social e mental. Essa resistncia separaria e classificaria as sociedades ditas primitivas das civilizadas. Nas primeiras, as reaes das pessoas seriam mais ou menos brutais, irrefletidas e inconscientes. Enquanto que nas sociedades civilizadas haveria reaes mais precisas por parte dos indivduos e comandadas por uma conscincia clara. 3 O teatro da crueldade de Artaud parte justamente da desconstruo deste corpo adestrado e educado passivamente, e que responde domesticadamente ao que Mauss chama de autoridade social. Para Artaud, justamente este tipo de conduta corporal controlada e resistente s emoes das sociedades civilizadas que bloquearia o processo de criao teatral. Em contraposio a Mauss, Artaud repudia a racionalidade civilizada e busca no teatro uma forma de liberar as emoes avassaladoras da vida. Essas emoes so o que h de mais vital no homem e na arte. A via negativa no teatro parte do princpio de que a expressividade corporal do ator enfraquecida pelos processos de socializao dos indivduos nas sociedades capitalistas industrializadas. Essa questo do condicionamento e do adestramento dos corpos em prol do controle social nos remete ao conceito de disciplina elaborado por Michel Foucault (1997). Para Foucault, a disciplina corporal uma poltica de controle e domnio do indivduo nas sociedades modernas. Os princpios da disciplina so construdos pelo mtodo do adestramento dos corpos atravs da vigilncia hierrquica, da sano normalizadora e do exame. Atravs da disciplina ocorre o processo de docilizao dos corpos em busca da produtividade capitalista. As disciplinas so tecnologias de poder, que fabricam indivduos cujos corpos so dceis e teis sociedade capitalista industrial. Os corpos dceis e teis, dos quais nos fala Foucault, limitam a criatividade e apenas combinam com um teatro baseado preponderantemente na razo e no

Norbert Elias inclusive mostra em O processo civilizador como que usos e tcnicas corporais de carter mais racionalizante geram um processo civilizador nas sociedades europias.

texto. A via negativa teatral, com seu processo de desconstruo da disciplina normalizadora prope uma alternativa que extrapola o mbito esttico, e diz respeito relao que o homem constri com o seu prprio corpo e consigo mesmo. A via negativa prope uma experincia esttica de desconstruo do indivduo racional moderno em detrimento da tradicional idia stanislavskiana de construo do personagem. Para Antunes Filho, diretor do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) e seguidor da via negativa, o ator deve livrar-se dos padres scio culturais que se formaram durante a sua criao e educao para que consiga atingir a excelncia na arte teatral. Em suma, a proposta esttica da via negativa teatral defende um processo de transformao do prprio indivduo em prol do trabalho de atuao. A via negativa defende a idia de que o xito do trabalho teatral no est no uso da razo, mas sim no uso do corpo e da sensibilidade do ator. A socializao dos indivduos ocorreria atravs de uma disciplina corporal que construiria corpos dceis e teis para o sistema capitalista. Este feitio de corpo no interessaria ao teatro, segundo a via negativa. Seria necessrio ento um processo de desconstruo deste corpo e do prprio homem gerado neste sistema de controle social. A via negativa e seus seguidores propem mtodos de preparao de atores que rompem com a disciplina e o controle social manifesto de diversas formas no nosso quotidiano. Todo esse trabalho de desconstruo do condicionamento social tem um objetivo esttico de aprimorar constantemente o trabalho teatral, tornando-o o mais verdadeiro possvel.

10

Bibliografia:

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. So Paulo: Martins Fontes, 1993; ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. So Paulo: Perspectiva, 2003; BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de antropologia teatral. So Paulo: Hucitec, 1994; BARBA, Eugenio e SAVARE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionrio de antropologia teatral. Campinas: Hucitec, 1995; BROOK, Peter. O teatro e seu espao. Petrpolis: Vozes, 1970; CASTRO, Rita. Ser em cena flor ao vento: etnografia de olhares hbridos. Tese de doutorado em Antropologia. So Paulo: Usp, 2005. or. Silvia Novaes; DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferena. So Paulo: Perspectiva, 1971; DERRIDA, Jacques. El pensamiento de Antonin Artaud. Buenos Aires: Ed. Calden, 1975; ESSIN, Martin. Artaud. So Paulo: Cultrix, 1978; FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993; FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Vozes, 1997; FREUD, Sobre a psicoterapia. In: FREUD, S. Obras completas. Rio de Janeiro: S.E. Brasileira, 1969, vol.7; ICLE, Gilberto. O ator como xam: configuraes da conscincia no sujeito extracotidiano. So Paulo: Perspectiva, 2006; KUSNET, Eugenio. Ator e mtodo. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cnicas, 1985; MAGALDI, Sbato. Iniciao ao teatro. tica: So Paulo, 1985; MAUSS, Marcel. As tcnicas corporais. IN: ____________________ antropologia, vol. II. So Paulo: Epu, 1974; Sociologia e

NUNES, Sandra. O corpo que pensa: o treinamento corporal na formao do ator. Dissertao de Mestrado em Comunicao e Semitica. So Paulo, 1998. or. Helena Katz; ORTOLANI, Benito. The japanese theater. New Jersey: Princeton, 1991; RICHARDS, Thomas. At work with Grotowski on physical actions. London: Routledge, 2001; ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenao teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1998; ROUBINE, Jean-Jacques. Introduo s grandes teorias de teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003; SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Pennsylvania Press, 1985; Philadelphia: University of

11

SCHECHNER, Richard. Performance theory. New York: Routledge, 1988; STANISLVSKI, Constantin. A construo do personagem. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001; STANISLVSKI, Constantin. A preparao do ator. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002.

12

You might also like