You are on page 1of 52

SERVIOS DE TRFEGO AREO

(CARACTERSTICAS DOS ATS) REGULAMENTOS DE TRFEGO AREO

SERVIOS DE TRFEGO AREO:


Servio de Controle de Trfego Areo (ATC), compreendendo: Servio de Controle de rea; Servio de Controle de Aproximao; e Servio de Controle de Aerdromo. Servio de Informao de Vo (FIS); e Servio de Alerta (ALRS). Servio de gerenciamento de fluxo de trfego areo (ATFM)

DEFINIES
SERVIO DE CONTROLE DE TRFEGO AREO (ATC) Servio prestado com a finalidade de:
a) prevenir colises entre aeronaves e entre aeronaves e obstculos na rea de manobras de um aerdromo; e b) acelerar e manter ordenado o fluxo de trfego areo.

DEFINIES
SERVIO DE INFORMAO DE VO (FIS) Servio prestado com a finalidade de proporcionar avisos e informaes teis para a realizao segura e eficiente dos vos.

DEFINIES
SERVIO DE ALERTA (ALRS) Servio prestado para notificar os rgos apropriados a respeito das aeronaves que necessitem de ajuda de busca e salvamento e para auxiliar tais rgos no que for necessrio.

DEFINIES
SERVIO DE GERENCIAMENTO DE FLUXO DE TRFEGO AREO (ATFM) o servio estabelecido com o objetivo de contribuir com a segurana, o ordenamento e a fluidez do trfego areo. implementado quando se excede a capacidade da infraestrutura, aeronutica ou aeroporturia, instalada.

CARACTERISTICAS DOS SERVIOS DE TRFEGO AREO


O servio de controle de trfego areo ser proporcionado a:
a) todos os vos IFR nos espaos areos Classes A, B, C, D e E; b) todos os vos VFR nos espaos areos Classes B, C e D; c) todos os vos VFR especiais; e d) todo trfego de aerdromo nos aerdromos controlados.

CARACTERISTICAS DOS SERVIOS DE TRFEGO AREO


Os servios de informao de vo e de alerta sero proporcionados em todas as Regies de Informao de Vo sob jurisdio do Brasil.

PRESTAO DOS ATS

PRESTAO DOS ATS


O servio de controle de rea ser prestado:
a) por um ACC; ou b) por um APP ao qual tenha sido delegada a atribuio de prestar tal servio, dentro de determinado espao areo.

PRESTAO DOS ATS


O servio de controle de aproximao ser prestado:
a) por um APP; ou b) por um ACC ou uma TWR a qual tenha sido delegada a atribuio de prestar tal servio, dentro de determinado espao areo.

PRESTAO DOS ATS


O servio de controle de aerdromo ser prestado:
a) por uma TWR.

PRESTAO DOS ATS


Os servios de informao de vo e de alerta sero prestados pelo rgo ATS que tenha jurisdio no espao areo considerado.
NOTA: Os servios de Informao de Vo e de Alerta sero proporcionados a todas as aeronaves que evolurem no espao areo sob jurisdio do Brasil, desde que os rgos ATS tenham conhecimento do vo.

PRESTAO DOS ATS


O servio ATFM planejado e desenvolvido, em toda a rea de responsabilidade, de forma centralizada, pelo Centro de Gerenciamento da Navegao Area (CGNA), com apoio das clulas de gerenciamento de fluxo estabelecidas em todos os ACC e nos APP com significativa demanda de trfego areo.

PRESTAO DOS ATS

TWR APP ATC X X X X FIS X X ALRS AFIS

ACC X
X X -

ETA
X X

ATC

ATC

PRESTAO DOS ATS


Uma aeronave controlada dever estar sob controle de somente um rgo de controle de trfego areo. Somente um rgo de controle de trfego areo ter jurisdio sobre um determinado espao areo.

AUTORIZAES DE CONTROLE DE TRFEGO AREO


As autorizaes emitidas pelos rgos de controle de trfego areo devem prover separao:
a) entre todos os vos nos espaos areos Classes A e B; b) entre os vos IFR nos espaos areos Classes C, D e E; c) entre os vos IFR e VFR no espao areo Classe C; d) entre os vos IFR e vos VFR especiais; e e) entre os vos VFR especiais.

AUTORIZAES DE CONTROLE DE TRFEGO AREO


A separao proporcionada por um rgo de controle de trfego areo dever ser efetuada, pelo menos, por uma das seguintes formas:
a) separao vertical, mediante a designao de diferentes nveis de cruzeiro. b) separao horizontal, consistindo da:
separao longitudinal, mediante a manuteno de um intervalo, de tempo ou distncia, entre as aeronaves que seguem a mesma rota, rotas opostas ou rotas que se cruzam. separao lateral, mediante a manuteno das aeronaves em diferentes rotas ou reas geogrficas.

c) separao composta, consistindo de uma combinao de separao vertical e uma das outras formas de separao indicadas em b).

A HORA NOS SERVIOS DE TRFEGO AREO


Nos procedimentos de trfego areo indispensvel observar a hora exata. Compete aos rgos de trfego areo, s tripulaes e s demais pessoas interessadas, assegurarem-se de que seus relgios e demais dispositivos registradores de tempo sejam aferidos periodicamente, a fim de garantir sua preciso.

A HORA NOS SERVIOS DE TRFEGO AREO


O Tempo Universal Coordenado (UTC) ser utilizado em todos os procedimentos de trfego areo e ser expresso em horas e minutos do dia de 24 horas, com incio meia-noite.

TRFEGO MILITAR
As aeronaves militares, voando no espao areo sob jurisdio do Brasil, recebero, por parte dos rgos ATS, o mesmo tratamento dispensado s aeronaves civis, salvo quando se encontrarem em "OPERAO MILITAR" ou em rea destinada a treinamento.

TRFEGO MILITAR
OPERAO MILITAR a operao de aeronave em misso de: de: guerra, segurana interna; ou interna; manobra militar realizada sob responsabilidade direta de autoridade militar competente.

FALHA DE COMUNICAES AEROTERRESTRES


PROCEDIMENTO A SER EXECUTADO PELA AERONAVE COM FALHA DE COMUNICAO

Quando os rgos ATC no puderem manter comunicao bilateral com uma aeronave em voo, devero tomar as seguintes medidas:
verificar se a aeronave pode receber as transmisses do rgo, pedindo-lhe que execute manobras especficas que possam ser observadas na apresentao da tela de vigilncia ou que transmita, caso possvel, um sinal especificado com a finalidade de acusar o recebimento da mensagem; e se a aeronave nada acusar, o controlador dever manter a separao entre a aeronave com falha de comunicao e as demais, supondo que a aeronave adotar os procedimentos estabelecidos para falha de comunicaes.

FALHA DE COMUNICAES AEROTERRESTRES

PROCEDIMENTO A SER EXECUTADO PELA AERONAVE EM CONDIES METEOROLGICAS DE VO VISUAL (VMC)


Prosseguir seu vo em condies meteorolgicas de vo visual, Pousar no aerdromo adequado mais prximo, e Informar seu pouso ao rgo ATS apropriado pelo meio mais rpido; ou Completar um vo IFR, caso o piloto considere conveniente.

PROCEDIMENTO A SER EXECUTADO PELA AERONAVE EM CONDIES METEOROLGICAS DE VO POR INSTRUMENTOS (IMC) a) manter nvel, velocidade e rota conforme Plano de Voo em Vigor at o limite da autorizao e, se este no for o aerdromo previsto de destino, continuar o voo de acordo com o Plano de Voo Apresentado, no infringindo nenhuma altitude mnima de voo apropriada; b) prosseguir at o auxlio navegao ou fixo pertinente designado do aerdromo de destino e, quando for necessrio para cumprir o previsto em d), aguardar sobre esse auxlio ou fixo para poder iniciar a descida;

EM CONDIES METEOROLGICAS DE VO POR INSTRUMENTOS (IMC)


c) iniciar a descida do auxlio navegao ou fixo, citado em b), na ltima hora estimada de aproximao recebida e cotejada ou o mais prximo dessa hora; ou se nenhuma hora estimada de aproximao tiver sido recebida e cotejada, na hora estimada de chegada ou a mais prxima dessa hora calculada de acordo com o Plano de Voo em Vigor ou Plano de Voo Apresentado, caso o limite da autorizao no tenha sido o aerdromo de destino, conforme descrito em a) anterior;

EM CONDIES METEOROLGICAS DE VO POR INSTRUMENTOS (IMC)


d) completar o procedimento de aproximao por instrumentos previsto para o auxlio navegao ou fixo designado; e e) pousar, se possvel, dentro dos 30 minutos subseqentes hora estimada de chegada, especificada em d), ou da ltima hora estimada de aproximao, a que for mais tarde.

EM CONDIES METEOROLGICAS DE VO POR INSTRUMENTOS (IMC)


f) quando sob vetorao radar ou tendo sido instrudo pelo ATC a efetuar desvio lateral utilizando RNAV sem um limite especificado, retornar a rota do plano de vo em vigor antes de alcanar o prximo ponto significativo, atendendo tambm a altitude mnima de vo apropriada.

PROCEDIMENTO A SER EXECUTADO PELA AERONAVE


Sempre que um piloto constatar falha de comunicao apenas na recepo, transmitir, s cegas, as manobras que pretender realizar, dando ao rgo ATC o tempo suficiente para atender realizao de tais manobras.

OPERAO EM AERDROMO NO CONTROLADO

OPERAO EM AERDROMO NO CONTROLADO


A aeronave que operar no espao areo inferior num raio de 27NM (50km) do aerdromo que esteja sendo prestado o AFIS dever manter escuta do rgo responsvel por esse servio para coordenao e informao de voo.

OPERAO EM AERDROMO NO CONTROLADO


A aeronave que operar em aerdromo que no disponha de rgo ATS local ou naquele em que esse rgo opere apenas durante parte do tempo dever utilizar a FCA com o objetivo de melhorar a segurana da navegao area nas proximidades desse aerdromo.

OPERAO EM AERDROMO NO CONTROLADO


Em aerdromo que no disponha de rgo ATS local, o piloto dever:
utilizar a FCA definida na AIP para o aerdromo em questo; ou caso ainda no tenha sido definida uma frequncia especfica, utilizar a frequncia 123.45MHz como FCA.

OPERAO EM AERDROMO NO CONTROLADO


Quando estiver operando fora do horrio de funcionamento do rgo ATS do aerdromo, o piloto dever utilizar a frequncia do referido rgo como FCA.

Desde que no haja um procedimento especfico publicado para o aerdromo, a FCA dever ser utilizada da seguinte forma: a) Aeronave partindo:
manter escuta desde a partida dos motores at 10NM do aerdromo; e transmitir a sua posio antes de ingressar na pista em uso para decolar.

OPERAO EM AERDROMO NO CONTROLADO

b) Aeronave chegando:
manter escuta a partir de 10NM do aerdromo at o corte dos motores; e transmitir a sua posio e inteno ao ingressar na perna do vento, na aproximao final, ao livrar a RWY e iniciando a arremetida.

MENSAGEM DE POSIO

MENSAGEM DE POSIO
FINALIDADE uma notificao padronizada, transmitida por uma aeronave em vo ao rgo ATS apropriado, destinada a fornecer elementos essenciais segurana do trfego areo.

MENSAGEM DE POSIO
RESPONSABILIDADE O piloto em comando de um voo IFR ou, ainda, de um voo VFR realizado nos espaos areos Classes B, C ou D responsvel pela confeco e transmisso das mensagens de posio ao rgo ATS responsvel pelo espao areo em que voe a aeronave.

MENSAGEM DE POSIO
As mensagens de posio so exigidas:
a) sobre os pontos de notificao compulsrios previstos nas cartas de rota e cartas de rea ou imediatamente aps pass-los; b) em rotas no definidas por pontos de notificao compulsrios, as aeronaves transmitiro suas posies aps os primeiros trinta minutos de vo e, depois, a intervalos de uma hora; c) por solicitao do rgo ATS, quando julgadas necessrias segurana do trfego areo; d) no cruzamento de limites laterais de reas de controle ou FIR; e e) quando houver condies meteorolgicas que exijam SPECIAL AIREP.

PONTOS DE NOTIFICAO ATS

PONTOS DE NOTIFICAO ATS

CONTEDO DA MENSAGEM DE POSIO

CONTEDO DA MENSAGEM DE POSIO


a) identificao da aeronave; b) posio; c) hora; d) nvel de vo ou altitude incluindo o nvel que est cruzando e autorizado se j no estiver mantendo o nvel autorizado; e) prxima posio e hora de sobrevo; f) prximo ponto significativo; e g) informaes complementares.
NOTA: Os elementos e) e f) podero ser omitidos quando a posio da aeronave for apresentada, continuamente, ao controlador por meio de um sistema de vigilncia ATS.

CONTEDO DA MENSAGEM DE POSIO

Ex.: PT-JCM, NADAR aos 20, FL 310, GLOVE aos 53, OSAMU prxima.

MENSAGEM DE INFORMAO OPERACIONAL E METEOROLGICA (AIREP)

CONTEDO DA AERONOTIFICAO (AIREP)


a) Seo 1 (Informao de posio)
identificao da aeronave; posio; hora; nvel de vo ou altitude; prxima posio e hora de sobrevo;

b) Seo 2 (Informao operacional)


hora estimada de chegada; autonomia;

c) Seo 3 (Informao meteorolgica)


temperatura do ar; vento; turbulncia; formao de gelo na aeronave; e informaes complementares.

CONTEDO DA AERONOTIFICAO (AIREP)


A Seo 1 obrigatria. A Seo 2 somente ser transmitida quando solicitada pelo explorador ou seu representante ou, ainda, quando julgado necessrio pelo piloto em comando da aeronave. A Seo 3, ou parte dela, ser transmitida em todos os pontos de notificao meteorolgica indicados nas cartas de rota.

CONTEDO DA AERONOTIFICAO (AIREP)

Ex.: AIREP PT-JCM, XAREO aos 45, FL 330, estima FLN aos 03, NANDU prxima, vento instantneo 270 graus com 59 ns, temperatura menos 45, condies de vo instrumentos no topo, turbulncia leve.

CONTINUA...
ESTEIRA DE TURBULNCIA

You might also like