You are on page 1of 3

EM BUSCA DAS EMOES PERDIDAS

Lembra-se daquela vez em que foi feliz como nunca mesmo que tenha sido h muito, muito tempo? No dia a seguir ainda sente um calor especial que lhe ficou na alma, mas quando tenta recapitular as sensaes em si, s consegue encontrar a certeza racional, traduzvel por palavras de3 que foi feliz como nunca. Ou seja, no consegue voltar a sentir o que dessa vez sentiu. Dali a uma semana irrita-se com a pessoa que h uns dias a tinha feito to feliz. Tenta controlar a ira porque a sua memria lhe diz que foi mesmo aquela pessoa a benemrita. Mas, estranhamente, por muito que esgravate dentro de si, no encontra mais do que o registo do acontecimento passado. Sabe que a emoo existiu, sabe que provvel que reaparea um dia, subitamente desencadeada por um perfume, uma msica, ou assim aos trambolhes sem explicaes mas a verdade que no descobre onde a arrumou. No a pode ir buscar quando lhe apetece. Perturbado com esta experincia constata: porque que os sentimentos e as sensaes no se memorizam da mesma forma do que a tabuada ou os nmeros de telefone? A mim pelo menos j me aconteceu acontece-me, por exemplo, quando, num dia de frio, no consigo lembrar-me do calor e vice-versa, ou de cada vez que falo de sorriso a algum que detesto, esquecida j das cenas passadas e decidi perguntar a um senhor chamado Joo Carlos Trinco, que psiquiatra e sbio. Ele pensou e concluiu: porque os sentimentos so compostos por afectos. E aqui afectos, que podem ser positivos ou negativos, significa tudo o que nos afecta a representao mental, a ideia, que guardamos de uma coisa (de um objecto, de uma situao, de uma pessoa). O momento em que fomos mais felizes do que nunca o resultado final de uma frmula em que entram diferentes afectos, em percentagens diferentes. Como uma receita de cozinha. E so os afectos que se guardam na memria um por um, cada um na sua gavetinha. Para voltarmos a sentir o que sentimos necessrio que uma srie de variveis se conjuguem e a frmula se repita. O que quase impossvel. Lua cheia, noite de temperatura a 30C, a mesma vela, o perfume e o vestido igual, ainda se arranjam, mas j mais complicado, encontrar os 100 gramas

de paz de esprito, 500 gramas de auto-estima, 20 gramas de boa disposio pura daquela que vem no se sabe de onde, 600 gramas de mimo, 0 gramas de dores de cabea.

Um desespero, pensei eu. Ento, descoberta a frmula mgica, que utilidade tem voltar a esquec-la? Por desleixo do nosso lado de cozinheiros fica, para sempre, perdida a esperana de uma felicidade eterna, composta por uma repetio a papel qumico do que nos fizera to felizes. E deixei-me invadir pela nostalgia. At que percebi. De repente, daquela frmula surpreendente em que a soluo dos problemas surge sem problemas sem que tenhamos debruados sobre a equao. E desta vez fui eu que conclui: por isso que ainda podemos ser surpreendidos por ns prprios, como naquele dia em que s porque trocamos as doses da farinha com as do acar inventamos um bolo completamente inesperado. por isso que puxamos pela cabea para sermos mais criativos se fosse s estalar os dedos para repetir as sensaes agradveis que j tnhamos sentido, provavelmente ainda estvamos deitados no bero. Se consegussemos lembrarmos com toda a nitidez, com uma preciso virtual, do dia que formos mais felizes do que nunca, as nossas relaes com os outros nunca evoluam.

Seramos incapazes de exigir mais, de mudar de opinio, de concluir que o que nos interessou em determinada situao, pode no nos interessar na outra. Alm do mais, as experincias negativas seriam igualmente guardadas e sentidas repetidamente com tal intensidade que nos paralisavam completamente.

Fiquei muito contente sempre mais fcil aceitar as situaes quando julgamos perceber-lhe a razo de ser.

You might also like