You are on page 1of 16

Educador divulga depoimentos participantes do V Frum

Vivianne Amaral

pessoais

de

O V Frum Brasileiro de Educao Ambiental e o Encontro da Rebea realizados em Goinia, em novembro de 2004, reuniram cerca de 3200 educadores e educadoras ambientais do pas. Durante o evento, Fernando Antonio Guerra, coordenador da Rede Sul Brasileira de Educao Ambiental, teve a iniciativa de abrir um caderno para depoimentos pessoais que registrassem as impresses dos participantes. Segundo Guerra, o propsito foi registrar o pensamento de algumas das pessoas que participaram do evento, constituindo uma memria do mesmo que pudesse ser acessada posteriormente e que tambm permitisse aos que no foram aos eventos compartilhar um pouco da emoo que se esparramava por l. So 75 depoimentos, para ler, se emocionar, motivar, guardar e compartilhar, participando assim intensamente dessa ciranda dos saberes e vivncias das redes de EA brasileira explica o facilitador. Os participantes eram convidados a relatar suas experincias a partir da provocao: O QUE SENTI, VIVI, E LEVO DO V FRUM GOINIA 2004. O caderno reuniu 75 depoimentos, que contribuem para registrar a histria dos eventos. Antonio Fernando S. Guerra Mestrado em Educao da Univali Rede Sul Brasileira de Educao Ambiental - REASul (47) 341-77780 - (47) 341-7822 E-mail: guerra@univali.br O QUE SENTI, VIVI, E LEVO DO V FRUM GOINIA - 2004 O V Frum Brasileiro de Educao Ambiental, realizado em Goinia, em novembro de 2004, reuniu cerca de 3200 educadores e educadoras ambientais do pas. Foi um evento histrico da EA nacional. No calor das emoes e dilogos de saberes e vivncias no evento, tivemos a idia de registrar o pensamento de algumas das pessoas que tomaram parte na construo desta histria.

Abrimos um caderno que foi apresentado as pessoas que circulavam no especo do centro de eventos para que respondessem a pergunta do ttulo. Compartilhamos com vocs que participaram e com aqueles e aquelas pessoas que no puderam estar presentes o que de melhor se sentiu e viveu nesses dias inesquecveis do V Frum. So 75 depoimentos, para ler, se emocionar, motivar, guardar e compartilhar, participando assim intensamente dessa ciranda dos saberes e vivncias das redes de EA brasileira. Antonio Fernando Guerra REASul Guerra SC Reasul guerra@univali.br Senti a emoo de ver um sonho tornar-se realidade. Vivi a histria da EA sendo constituda pelas redes, pelo pessoal do MMA, MEC e da coordenao local, integrados num objetivo comum, a consolidao da EA no Brasil e o compromisso da defesa da vida, que o que eu levo. Parabns a todos e todas que tornaram essa utopia possvel em realidade Guerra reasul@univali.br Jaqueline Guerreiro Rede RJ jguerreiro@altemex.com.br Alm de termos timos espaos para pensarmos a EA, de fomentarmos estratgias para a REBEA e Redes, creio que o que mais vivo neste V frum ver a alegria dos encontro/reencontros, de ver a felicidade de pensar que j se conheciam virtualmente e de perceber o corao de todos os educadores ambientais, principalmente os das redes, batendo mais forte e se fortalecendo no coletivo. Beijos e beijos da Jac. Fred UFRJ O V frum uma possibilidade nica de aproximao e reencontros ambientais, destes se conhecerem ao vivo. um fato poltico estratgico para a educao ambiental no Brasil. Levo a alegria e satisfao de conversar, trocar idias e Projetos com colegas e companheiros de longa data. Moema@certto.com.br difcil sintetizar o que senti, vivi levo deste V Frum porque foi excepcionalmente gratificante para mim. Senti muita alegria e satisfao ver tantos educadores e educadoras de todo o pas num prvio to bonito e participativo com tanta incluso expressa nas GTS, minicursos, estanders, painis, livros de diversos tipos Vivi muitas alegrias de reencontros com pessoas queridas com quem partilhei e partilho a aposta de Educao Popular Ambiental. Brando, Ede, Marcus e tantos outros.

Levo um corao cheio de gratido pela homenagem que me foi feita pela REBEA e a comisso organizadora do V frum como um re-eleito no meu compromisso com prestados, educandos e educadores ambientais do Brasil. ngela UFMS. Senti A angustia dos educadores, em busca de informaes, solues e tambm a alegria de poder participar de um evento deste porte, conhecer pessoas e parceiros. Vivi a alegria de reencontrar antigos amigos e fazer novos. |Ouvir propostas, projetos e experincias bem sucedidas, que nos trazem alento. Levo dvidas, experincias, idias e o carinho dos parceiros nesta luta pela vida Deixo um grande abrao a todos. Claudete Padilha de Souza Bruschi AGUAP Rede Pantanal de Educao Ambiental. Senti a satisfao de encontrar tantos educadores ambientais com os mesmos objetivos e sonhos. Vivi a experincia de poder dar minha contribuio sobre informao e da Rede Aguap, trabalho desenvolvido na Secretaria de Estado e Educao de MS e como nossa comisso Interestaduais de EA em MS est organizada, E levo muitas esperanas de poder concretizar meus sonhos atravs das propostas construdos no plenrio do V Frum.

Franklin Mattos franklin@gnude.org.br (21) 24473693 As pessoas se conhecem no virtual depois presencialmente. O V Frum vai se consolidando como espao dos sonhos, anteriores e futuros, sonhar e construir. Todo este sendo o Frum e o encontro entre as pessoas. Vera Patrcio vera@cream.org.br O V frum de Educao Ambiental encontro para que possamos estar trocando informaes, e expandir nossos conhecimentos, na busca de uma vida melhor. Srgio May segiomay@gude.org.br interessante e importante conhecermos os vrios projetos exitosos e que s quem esteve aqui pode perceber a diversidade de experincias. Marcelo Vicente Ramos SC marcelo@bc.univali.br Senti, mais fora e suor pelo que fao. Vivi e vivo a EA sendo construda pelas nossa mos. Levo a percepo de que no estou sozinho.

Fbio Deboni fabio.deboni@mma.gov.br SENTI VIVI - imensa alegria de vivenciar/presenciar um grande (re)encontro de educao de todo o pas, de diferentes cores, tendncias, olhares, idias(...) refletindo a diversidade a acomplexidade da EA brasileira. LEVO- + energia pr prosseguir a caminhada da EA brasileira. Diara Sartori NEA/IBAMA/RS diara.sartori@ibama.gov.br A troca de saberes e de energia o combustvel necessario para continuarmos nesta luta por uma educao ambiental emancipatria e libertadora, e isto quie o Frum est proporcionando. Refletir para transformar..... Jos Maria Dias Diamante d Oeste PR agricultura@diamantedoeste.gov.br.pr Senti a participao e o despertar para a Educao Ambiental e a sustentabilidade cada dia mais forte. Levo a esperana do progresso ainda mais organizado e com responsabilidade. Irineu Tamaio DEA/MMA Braslia DF irineu.tamaio@mma.gov.br Neste caldeiro de leituras e olhares senti a sensao de que no estou sozinho na luta, vivi momentos de troca, aprendizado e alegria. E levo muita energia, brilho e esperana de permanecer neste caminho tortuoso e desafiante de contribuir para a construo de uma sociedade socioambiental justa. Paulo Robson de Souza como se fosse uma ilha. Senti no V Frum e nos demais encontros de EA que os participantes so pessoas muito especiais, diferentes. Sinto um grande sentimento de querer mudar as coisas para melhor, e que essas pessoas chamam para si essa responsabilidade. So cheios de esperana. So educadores so utpicos at... Mas sobretudo so agentes transformadores, so pessoas cheias de bondade. Creio que a Educao Ambiental representa Anabel de Lima PR/RS Reasul - limanabel@yahoo.com.br Participar deste evento foi uma oportunidade nica e indescritvel. Pois os laos aqui criados e fortalecidos me constituiro por toda vida. Valeu muito fazer parte dessa coletividade. Valeu! Vitor Massao SP massao@webdraw.com.br Senti: amizade Vivi:harmonia Levo: experincia Valeu por essa fora e por toda a bagagem nova que estou levando! Patrcia Otero REPEA - patriciaotero@5elementos.org.br

Senti alegria por estar nesta ciranda. Revi a beleza dos nossos sonhos. Levo a esperana e fora de sermos o que somos. Beijos. Mnica Borba REPEA - monicaborba@repea.org.br Para mim estou contente em poder estar prxima de tantos educadores, educadoras e amigos (as) ambientalistas. Hoje vivo um momento muito intenso de conexes e gesto participativa das redes. Me sinto feliz e desejo que nossa identidade sejam respeitados, e valorizados por todos. Liana /REA PR lianjusten@uol.com.br Estou sentindo em um momento privilegiados de encontro entre todos e todas que se comprometeram com a EA em nosso Pas, o primeiro do sc. XXI reunindo trs mil participantes, discutindo e refletindo juntos sobre os rumos da EA daqui em frente. um momento histrico de suma importncia para todos ns. Joviles VitorioTrevisol REASul UNOESC-jba joviles@unoescjba.edu.br Senti um imenso prazer e alegria de estar aqui em Goinia, especialmente porque encontrei muitos amigos e fiz outros. maravilhoso o que somos capazes de construir juntos. Vivi momentos de alegria e satisfao pelas trocas de conhecimentos, experincias e emoes. Sinto-me fortalecido de prosseguir fazendo o que j estou desenvolvendo. Com muito carinho Joivile, Goinia 05/11/2004. Viviane Amaral SP - REBEA bioconex@uol.com.br Senti muita emoo e alegria em re-encontrar e renovar conhecimentos pessoais, senti inquietao e indignao poltica de diversas aes e procedimentos, senti puta alegria infantil nas danas circulares, fiquei feliz ao conviver com as companheiras de todas as redes no macro-espao da REBEA. Levo a preocupao com o futuro do REBEA. Ellen Mayh RS - emayhe@zaz.com.br Senti: Falta de algumas pessoas que so referncia na EA Nacional; vivi e do pouco tempo, para trocar experincias. Senti tambm levo que temos muito que praticar. Vivi: Momentos de felicidade em encontrar os amigos e companheiros de longa data e militncia na EA. Levo: A convico de que preciso comear a praticar J as teorias que cultivamos como educadores, parta no aumentar a distncia entre os que pensam que fazem daqueles que efetivamente fazem a EA acontecer.

Aurora Costa REA Paraba acosta@prac.ufpb.br Senti: ao chegar maravilhada com o poder de articulao e realizao das Redes de EA. Mesmo estando junto desde a batida de martelo pela realizao do V Frum no imaginava algo to producente, efervescente, dinmico. Vivi: a emoo de fazer parte de uma galera que acredita que vai melhorar. Levo: Renovo, fora o calor dos abraos, o arrepio dos afagos, a confiana dos que fazem, as incertezas dos que esto por fazer.Levo a alegria e a gratido a Deus por ter estado aqui. Levo a confiana de estarmos no ano que vem escrevendo em outro caderno como este. Ana Maria Valls RS anavalls@emater.tche.br Senti: Que estou ficando cada vez mais exigente pois esperava mais de um evento de e sobre Educao Ambiental. Vivi: Momentos de (re) encontro com velhos e novos conhecidos. Levo: Um certo de frustrao, mas muita vontade de continuar trilhando os caminhos trilhados pois sei, que depende da minha conscincia continuar perseguindo os sonhos de um mundo mais harmonioso, solidrio e concreto. Cyntia Pinheiro SP REPEA cyntia@repea.org.br Senti: Alegria em rever os amigos e conhecer outros novos; esperana de ver descortinar magicamente uma outra realidade poltica propcia a realizao dos nossos anseios. Vivi: Momentos de emoo com a fala de Carlos Brando e de um pescador, de tenso na fala dos que ocupam a gesto nos ministrios e perplexidade diante de algumas incoerncias. Levo: O sentimento e a esperana de que vale a pena qualquer que seja o esforo no sentido de construir uma realidade mais prxima dos nossos sonhos coletivos. Stela Gayer RS ed.ambiental@via-rs.net Senti: Os eventos deixam de atender as expectativas de pessoas mais exigentes ou que j participam e trabalham com EA h algum tempo. Tambm, por coincidncia ou no, a ausncia de pessoas referncia em EA do pas. Vivi: Re-encontros importantes e conhecimentos de novos participantes. Tambm um momento de frustrao em relao a no aprovao em plenrio do texto sistematizado do ProNEA. Levo: Um sentimento de que os processos no so to participativos como parecem e de que temos que urgentemente praticar EA incluindo e tendo como ponto de partida, em alguns casos, os conhecimentos populares riqussimos que temos e a participao efetiva das populaes. Ana Maria Dias Ferreiro PR Espao de diferenas anamdferreira@pr.gov.br

Espao de amizades Espao de esperana Espao de sonhos Espao de mudanas Espaos de convivncias Espaos para conhecer Que bom que o tivemos. Vera de Mattos Machado MS veramm_br@yahoo.com.br Senti: Uma grande energia voltada para encontrar solues. Vivi: Relaes de harmonia e encantamento. Levo: Aprendizado para minha vida, e grandes desafios enfrentar. Mariana Amaral de Queiroz DF naninha_aq@hotmail.com O V Frum, no meu sentimento, uma comunho de sonhos e vivncias. Uma grande rede de esperana. Rede esta que o evento possibilitar uma grande ampliao como fruto. Vivi: Intensamente a oportunidade de interagir com as pessoas aumentando minhas relaes no s quantitativamente, mas tambm qualitativamente. Um grande exerccio de convivncia para nossas almas. Denise Lima Rabelo rabelodenise@uol.com.br Senti: Emoo ao conhecer os colegas virtuais! Vivi: Amizade e aprendizagem. Levo: Alegria de pertencer. Michele Sato REMTEA - MT michele@cpd.ufmt.br Guerreiro do bem ufa! Este protagonismo louco nos deixa sem flego, mas quando vemos tudo to bonito, um encontro de desencontros, reencontros e despedidas, o corao sossega, a alma fica feliz. Valeu! Soraia Silva de Mello MEC - DF soraiamello@mec.gov.br Levo muito carinho, colaborao e muita transpirao!!! Lila Guimares lila-eco@br.inter.net Senti: Forte emoo nos longos e calorosos abraos. Vivi: A alegria e satisfao dos tantos amigos que conversei durante toda a elaborao, um leo a cada dia, mil sapos e vrios pianos. Levo: A saudade e o carinho.

Remi Quiantas Braslia maestro@linkexpress.com.br O som das cordas csmicas vibram na energia dos coraes bombando no peito do planeta que anseia pela liberdade de ser vivo e som e vibrar ao tom de toda a vida, toda a cor! Carlos Magno Goinia Vou levar saudades, de pessoas, de aes e de emoes que vivi e senti ao participar do V Frum. E, alm do mais, uma esperana de que tudo que aconteceu repercutir pelo Brasil afora atravs das atitudes dos que aprenderam e ensinaram aqui. Heitor Medeiros DEA-MMA REBEA heitor.medeiros@mma.gov.br Aps anos sonhando com esse momento sinto uma enorme satisfao, um prazer prazeiroso, por tantas emoes intensas, pelos sorrisos que se fizeram presentes a todo momento. Quanta boa vontade das pessoas em fazer do V Frum Brasileiro de Educao Ambiental um momento nosso, de trocas e congraamento. A felicidade mora em mim nesse momento, e nossa garra para concretizar esse momento s foi possvel porque me alimentei do brilho e da certeza de maravilhosos parceiros de que juntos somos poderosos a servio do bem. Mauro Guimares REARJ Rio de Janeiro guima@domain.com.br Para mim o V Frum foi demais! Esperava que fosse algo marcante para a trajetria da EA no Brasil e agora que terminou, acho que j uma referncia. A meu ver uma das coisas fundamentais o estreitamento das relaes pessoais, que s acontecem presencialmente. Por isso, saio de Goinia extremamente feliz de ter estreitado a amizade com tantos e iniciado com muitos outros. Que em breve tenhamos novas oportunidades, pois fortalecendo os laos de afetividade estaremos construindo efetivamente a Rede Brasileira de Educao Ambiental.

Marcos Sorrentino MMA-DEA

marcos.sorrentino@mma.gov.br

Alegria e emoo pela partilha e dedicao na construo do bem comum. Convico na importncia do encontro e a necessidade de aprimorarmos os espaos dialgicos, horizontalizando ainda mais a comunicao, a avaliao compartilhada. Espero que VI Frum seja resultante de uma REBEA ainda mais forte e descentralizada.

Levo os desafios de continuarmos formulando / exercitando a construo coletiva de polticas pblicas que respondam s demandas de que faz EA nas mais distintas regies e setores do pas. Rosi Cheque rosicheque@zipmail.com.br Senti: Prazer em rever pessoas queridas e participar do evento de grande repercusso. Vivi: Grandes emoes. Levo: Sonhos. Philippe Pomier Layrareves DEA - MMA philippe.layrargues@mma.gov.br

Senti: Cansao... muito, mas um cansao saudvel, de tarefa cumprida, de muitos encontros e reencontros realizados, de uma etapa passada. Senti: Prazer, de rever muitos e muitos amigos, que na verdade so uma grande famlia, eu tem o privilgio de se ver de tempos em tempos, e cada vez com mais freqncia... Senti emoo, entusiasmo, pelo evento que transcorreu maravilhosamente, superando expectativas, comprovando a capacidade de se realizar sonhos coletivos, como lembra nossa Mi, em seus e-mails... Levo: Uma boa recordao da vivncia no centro de convenes de Goinia, e a expectativa de podermos todos nos encontrar novamente no Rio, em 2007. Viva o Frum, viva os educadores hericos ambientais! Isabel Carvalho e Coletivo Hai-Kai o sistema Ou desespera Ou faz poema. Continua no verso... Cristina Borges cristina.borges@globo.com Muita vontade que a poltica se torne uma preocupao da juventude. Um esforo enorme de construo de um modelo de interveno social ambiental mais horizontal. Um desejo cada maior e revolucionou que mundo, pas, bairro, cidade, escola. Vera Chevalier ECOMARAPENDI - RJ vera.chevalier@ecomarapendi.org.br Senti: Vontade de poder contribuir para repetirmos encontros com mais freqncia. Vivi: Uma experincia nica de um grande encontro com bastante objetividade e levo uma tima experincia que nos permitir aprimorar e corrigir alguns objetivos. Jos Vicente de Freitas FURG-RS dbhjvf@furg.br icmcarvalho@uol.com.br

Vivi: A possibilidade de reencontrar e de conhecer. Ento, deu para pensar na vida e perceber que ela um caminho e que neste caminho, tem chuva, tem sol, tem pedra, tem flores, tem mocinho, tem bandido, tem voc amando, tem voc sozinho e que no meio de tudo isso ou se vai, ou fica. Fui! Patrcia Mousinho - REBEA patm@br.inter.net

Senti, Vivi, e levo muita alegria! Alegria de poder acreditar na construo coletiva, de comprovar que apesar de todos os tropeos que um processo assim traz, o exerccio vale a pena... Alegria de perceber a todo momento a presena to positiva dos amigos, desde o incio da construo, sempre prontos a demonstrar que ramos de fato um coletivo. Alegria de ver um sonho realizado, o nosso verdadeiro sonho que se sonha juntos, e que se tornou uma belssima realidade. Alegria de ver tanta alegria, de compartilhar com tantos rostos familiares e outros ainda por conhecer aquele delicioso Espao de Convivncia, tudo que desejvamos que nosso V Frum fosse. Alegria de rever tantos amigos, de sentir o calor dos abraos, e de comear a sonhar com o VI Frum... Alegria, enfim! Rachel Trajber MEC - racheltrajber@mec.gov.br Senti e levo uma profunda amarrao na importncia e fora das redes. Luiz Afonso V. Figueiredo REBEA - RUPEA lafonso@fsa.br Reencontros Voltar, retornar cotidianidade, energizado, cada toque de mo, emoo, corao, pulsante. Redescobrir-se em processo de construo, trocas, idias, canes, diversidade, olhares, razes. Virtualidade, concreticidade, no importa, proximidade, algo que nos mantm, sintonia que permite divergncias. Joo Paulo Sotero Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA joo-paulo.sotero@mma.gov.br Senti: Muitas emoes em rever pessoas queridas, em perceber que a EA continua organizada a ponto de no deixar morrer o V Frum... Vivi: As intensidades dos reencontros, as energias positivas emanadas por cada um de ns. Levo: As saudades e o desafio de contribuir para construo de uma sociedade mais justa e sustentvel.

Martha Tristo RECEA/REBEA/UFES martha@npd.ufes.br Senti e vivenciei uma festa da Educao Ambiental no Brasil s vezes descontrada, s vezes sria e profunda, tocando nossos coraes e mentes. Senti, tambm, enredada na tessitura de fios que se entrecruzaram na confeco de um grande tapete mgico da Educao Ambiental sustentvel. Graciane Regina Pereira Universidade Regional de Blumenau / REABRI Senti: Uma emoo muito grande ao perceber a fora das redes, surgiu uma sinergia entre todos que ali estavam. Lembrei de todos os cticos de rede, deviam estar ali. Vivi: Momentos cansativos e intensos que desequilibraram muitas de minhas concepes. Amei todos, amei ver pessoas trocando carinho e idias. Levo: A certeza que fazer EA muito mais complexo, do que j era para mim, antes do evento. Alusio Cardoso de Oliveira Belo Horizonte/MG (Rede Mineira de Educao Ambiental) aluisiocardoso@yahoo.com.br Senti: A alegria dos encontros e reencontros dos companheiros de caminhadas das trilhas do educar para ao ambiental. Vivi: As redes se materializando nos dilogos, nas trocas de experincias e de materiais. Levo: A confiana de que as Redes de Educao Ambiental vieram para ficar e multiplicar a teia da vida. Henecy Pinheiro Alvis henecy@petrobras.com.br Vim para o frum, mas uma faringinte inesperada me fez ficar acamada por 2 dias, s pude assistir a palestra da Michele Sato e tenho certeza que o frum foi sensacional, porque se a abertura teve a Michele os outros trabalhos no podem ter sido menos maravilhosos. Reinaldo Zuardi rcszua@yahoo.com.br -NEA-IBAMA PR REASul REA Paran

Aos companheiros educadores: Nesta fase em que estamos, preciso contrapor ao contraponto, como o avesso do avesso. Enraizar plantar as sementes necessrias para o amanh. Depende de ns a construo de florestas que queremos. O inimigo invisvel e a lana de D. Quixote tem que estar alerta dia e noite! Que deixemos para as prximas geraes um lugar melhor...

Jos Nicomedes Jnior nicodemes@petrobras.com.br Senti que ainda tenho muito para fazer, e me enchi de coragem e nimo que j estavam se esgotando. Matei um pouco de saudade de grandes companheiros, e espero que continuemos juntos esta empreitada! Carlos Sangabi RECEA / Fundao Pr Tamar centroecoregencia@tamar.org.br / ecocidregencia@terra.com.br Senti: A fora de continuar. Vivi: As mltiplas experincias e as confrontei com as minhas. Levo: A vontade de ampliar as aes. Ecocidadania

Aletha Patrcia Ferreira UNIVALI- SC alethpf@yahoo.com.br Senti: A pluralidade cultural brasileira, o crdito de dividir um sonho comum que faa da educao uma proposta de vida. Vivi: A esperana de que as pontes que estreitam cincia e comunidade so possveis e leva interao da prtica e conhecimento num sentido de troca e construo constante. Ana Matilde da Silva UNIVALI / GEEAS ana.matilde@terra.com.br Para mim o V Frum foi um momento de uma grande integrao onde todos os participantes emanaram uma energia para o bem comum. Todos lutando pela mesma causa na transformao e construo de um futuro melhor. Acredito que a EA est cada vez mais fortalecida. O V Frum renovou minhas energias e me trouxe a esperana de que sonhar ainda possvel e transformar esse sonho em realidade: no utopia. Superou todas as minhas expectativas tanto na organizao, quanto as palestras, encontros, oficinas e mini-cursos. A nica coisa que senti falta foi a no representao de comunidades indgenas, a meu ver. Pois tivemos representantes de todos os estados brasileiros. Rosalia - UNIVALI-SC rosalia@bc.univali.br O que vi senti e levei do evento ser para sempre lembrado com muitas saudades, carinho e alegria... Experimentei nestes dias uma energia que vinha de vrias direes e se interligava com todos os seres presentes naquele lugar. Uma energia que difunde um mundo melhor, mais justo, com igualdade e respeito a todos os seres existentes no paneta e tambm alm dele... Katiuscia pravernatureza@cttmar.univali.br Estes momentos que passamos durante o V frum, vo ficar registrados em nossa mente e principalmente em nosso corao, porque acredito que s com a razo no se consegue travalhar com Educao Ambiental, mas sim com muita emoo, ou seja, com muito amor, e isso percebi que vocs tem de sobra!

Tem uma frase da nossa to aplaudida Marina Silva que me marcou muito e queria compartilhar com vocs: Tenha clareza em seus propsitos e firmeza em seus princpios. Mara Lcia - So Jos do Rio Preto / SP maraluciafg@yahoo.com.br O que vi: muita gente feliz, solidria, irradiando energia e pensamentos positivos em prol da coletividade e, o mais importante, munidas de uma paixo incontrolvel. Ah! Quero, tambm, relatar e parabenizar a maravilhosa habilidade para administrar o caos demonstrado pela equipe de trabalho que incansavelmente trabalhou para e durante a realizao deste Frum. O que senti: muita alegria, paz de esprito e um recarregar das baterias. Quem dera pudssemos recarregar com mais freqncia nossa baterias que o cotidiano insiste em desgastar! O que trouxe comigo: vocs. A amizade e o especial carinho do pessoal do Catarino ficar comigo para sempre. Conceio Ferreira con2001br@yahoo.com.br O Frum foi lindo! Ver tanta gente maravilhosa com os mesmos objetivos, principalmente por eu estar comemorando meus 10 anos de pesquisa e projetos em EA e tambm por ter participado do IV em Guarapari, verificando que a concorrncia profissional est aumentando. Paulo Diaz pauldiaz@unisys.com.br Realmente no tenho palavras pra significar nosso encontro em Goinia. Por isso as empresto de 2 grandes artistas, cada um em sua linha, letras que tinha inteno em pronunciar no encerramento do V Frum: R. Freire: tesudos do mundo, uni-vos! R. Seixas: sonho que se sonha s o sonho que se sonha s. Mas sonho que se sonha junto realidade! Igor Velho RS ecoigor@yahoo.com.br Senti: Muita emoo em ver e viver a fraternidade de pessoas que acreditam e atuam para um mundo melhor para todos. Vivi: Momentos de amplos e profundos dilogos com as mais diferentes vertentes que contribuem com a EA. Levo: As minhas baterias recarregadas, muita paixo e amor para multiplicar pelos espaos por onde eu percorrer. Saudades, saudades, saudades. Vivian Mara Uhlig PR cea@apua.org.br No V Frum vivi a verdadeira cultura das Redes de EA, tornando fsico o relacionamento que at ento era virtual com muitos elos, e a cultura da Rede de

trocas, envolvendo a troca de abraos, sorrisos, idias, brinquedos e brincadeiras. No V Frum senti que a EA tem linguagem prpria entre os educadores e principalmente que estou no mesmo caminho que mais 4000 pessoas... Isso me trouxe segurana para acreditar e continuar meu trabalho como educadora ambiental. Eu senti que estou no caminho certo e que tem muito mais gente na mesma linha de trabalho do que eu poderia imaginar. Levo do V Frum a esperana de que o equilbrio que queremos alcanar com a natureza realmente est na educao ambiental. Levo tambm muita saudade desses 4 dias e muita inspirao! Cludia Angioletti Navegantes / SC claudia.angioletti@ibest.com.br Senti: Que no estou sozinha neste barco. Muitos lutam pelos mesmos ideais, houve grande cooperao e amizade neste encontro. Vivi: Neste Frum foi ampliado meus conhecimentos e fortaleceu minha convivncia com EA. Levo: Muitos conhecimentos a todos que no puderam estar conosco, e uma grande vontade de continuar e melhorar cada vez mais meus ideais. Ana Carolina Vinholi Itaja / SC aninhavi@melim.com.br Senti: Felicidade por perceber que a EA isso mesmo: amor e esperana por lutar por um ideal. Vivi: Momentos especiais, envolvida pela vontade de fazer trocas de experincias. Levo: A magia e a alegria de receber boas energias. Maria Olandina Machado olandina@mbox1.ufsc.br Senti: Que esses encontros so maravilhosos; permitem trocas ricas. Senti novos sabores tambm. Adorei. Vivi: Situaes interessantes: de aprendizagem, de troca, de integrao, de reflexo, engraadas. Levo: A boa impresso do povo de Goinia. Josete Mara Sthelin Pereira Senti: Gostos diferentes, cheiro da vontade das pessoas de trocar experincias. Os olhares curiosos das pessoas que querem mudar suas atitudes e, se possvel, a do outro. Vivi: Vivncias, com o outro que diferente de mim, que me acrescentou. Vivi outras histrias. Levo: O estmulo das trocas, a percepo de que respeitar e amar o outro viver um bom ambiente. Katiuscia Wilhelm SC katiuscia_ea@hotmail.com

Senti: Emoo e frustrao tambm, porque trabalho com conservao porque amo, mas vivemos no caos e as previses so pessimistas. Vivi: Momentos de reflexo; vim para o V Frum exausta; com muitas frustraes em relao ao projeto de EA que desenvolvemos na ONG, vim pra sentir se com EA que quero continuar trabalhando. Levo: Muita experincia que troquei com outras pessoas e gs para modificar certas coisas no projeto de EA que desenvolvemos. Charles Kangers Ki SC charles.ka@bol.com.br Senti: Que h muitas dificuldades de trabalhar a EA, talvez porque a grande maioria tem que se doar voluntariamente. Vivi: Uma experincia diferente, porque no atuo nesta rea. Levo: Inspirao para tentar modificar as atitudes das pessoas. Maria de Ftima Perez Bartaline eduardobartaline@terra.com.br Senti: Alegria. Uma enorme satisfao em ver tantas pessoas reunidas em nome da EA. Tambm receio, pois vi muitas atitudes contraditrias no discurso realizado por muitas pessoas. Vivi: Momentos de reflexo, introspeco, questionamentos. Momentos de encontro com amigos, novos e velhos. Conheci uma cidade linda com um povo muito simptico e receptivo. Vivi ainda oportunidades de construo do conhecimento, de partilha do conhecimento, partilha de sentimentos. Momentos maravilhosos com o povo do catarino. Levo: Muitos novos amigos, novas informaes, nimo recobrado, renovaes. Francieli Palevoda Curitiba / PR Senti: Muita alegria ao ver muitas pessoas lutando e acreditando pela construo de um mundo melhor, mais justo e de respeito pelas diferenas. Motivao foi o que senti a todo momento, assim como percebia tal expresso em cada participante. Enfim, senti que ns temos um grande compromisso com a humanidade, com a nossa morada Terra, com o universo, com o Cosmo... Vivi: Momentos de troca de experincia, de aprendizado, de criatividade e de unio. Levo: Conhecimentos, novas amizades, olhares... A certeza de que estou no caminho certo, que me far sentir com vontade de viver e certeza que deixarei o mundo um pouco melhor do que encontrei. Mariza Real Prado Curitiba / PR konopka@bsi.com.br Senti: Felicidade em ver e conviver com profissionais comprometidos com a Educao para uma transformao, no s em currculos, mtodos pedaggicos, mas uma transformao voltada para a formao de um ser humano social, poltico, afetivo, espiritual, cidado, reflexivo, crtico, agente transformador. Senti

que em alguns casos alguns palestrantes continuam somente presos a teorias, e o que muitos participantes esto buscando a tal da prxis. Sugesto: Trazer para os auditrios as experincias dos expositores (painis). Vivi: Momentos de construo do conhecimento, de trocas, ouvi experincias de colegas ansiosos por mudanas e novas transformaes em relao EA, assim como a ansiedade de coordenadores e educadores das Universidades na formao dos educadores ambientais. Vivi muitos momentos de muita energia com o grupo do catarino, havia uma diversidade de experincias, culturas, etc... Vivi emoes, cansao, alegrias, tristezas (por perceber o desrespeito com o outro) dentro do Frum. Levo: A motivao, ao perceber que no estamos sozinhos na construo deste processo chamado Educao. Levo claramente a necessidade de participarmos de um grupo, de uma rede, para estarmos em contato e em infinita construo. Fonte: http://www.rebea.org.br/vnoticias.php?cod=860

You might also like