You are on page 1of 54

Secretaria de Vigilncia em Sade

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica

Medidas em Sade Coletiva e Introduo Epidemiologia Descritiva


Mdulo III - Unidade I

Braslia, agosto de 2003

Sumrio
Medidas de Sade Coletiva ........................................................................ 1. Indicadores de Mortalidade ..................................................................... 1.1. Indicadores de Mortalidade .............................................................. 2. Indicadores de Morbidade ...................................................................... 2.1. Incidncia ...................................................................................... 2.2. Prevalncia .................................................................................... 2.3. Taxa de Ataque .............................................................................. Epidemiologia Descritiva ........................................................................... 1. Variveis Epidemiolgicas ....................................................................... . 2. Distribuio Cronolgica da Mortalidade e Morbidade ................................ 2.1. Tendncia Secular ............................................................................ 3. Variao Cclica .................................................................................... 4. Variao Sazonal ................................................................................... 5. Formas de Ocorrncias das Doenas ........................................................ 5.1. Caso Espordico ............................................................................ 5.2. Endemias ...................................................................................... 5.3. Epidemias ..................................................................................... 6. Tabelas ................................................................................................ 6.1. Elementos Essenciais ........................................................................ 6.2. Elementos Complementares ............................................................. 6.3. Tabelas Simples .............................................................................. 6.4. Tabelas Compostas ......................................................................... 7. Grficos ............................................................................................... 7.1. Tipos de Grficos ............................................................................ Bibliografia Consultada ............................................................................. Caderno de Respostas ................................................................................ 7 8 9 12 12 13 15 19 19 20 20 23 24 25 25 25 25 34 35 35 36 36 37 37 41 45

Medidas em Sade Coletiva e Introduo Epidemiologia Descritiva


Objetivo Geral
F ornecer instrues simplificadas que facilitem a aplicao do instrumental e do mtodo epidemiolgico para a anlise de situaes e de doenas.

Objetivos Especficos
Conhecer as medidas estatsticas utilizadas na anlise epidemiolgica; Estabelecer as diferenas existentes entre as vrias medidas utilizadas; Construir tabelas e grficos que facilitem a apreenso das informaes; Realizar a descrio epidemiolgica necessria para permitir a anlise.

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Medidas em Sade Coletiva

O presente mdulo trata das maneiras mais simples de medir a sade. Para isso, pretende mostrar como calcular e interpretar os indicadores, relacionados com a sade, mais utilizados em epidemiologia. Indicadores so medidas utilizadas para descrever e analisar uma situao existente, avaliar o cumprimento dos objetivos, as metas e suas mudanas ao longo do tempo, alm de prever tendncias futuras. Podem ser classificados em:

Demogrficos: natalidade, fecundidade, esperana de vida. Socioeconmicos: renda percapita e familiar, escolaridade, saneamento, renda; etc. Sade: morbidade, mortalidade, entre outros.

Tradicionalmente, porm, por ser muito difcil mensurar a sade (aspectos positivos), mede-se a no sade (aspectos negativos), ou seja, as doenas (morbidade), as mortes (mortalidade), as incapacidades fsicas e mentais (seqelas). A forma de expressar os indicadores ou de escolher os mais apropriados depende dos objetivos que se quer alcanar, os quais podem ser representados por valores absolutos ou relativos. Questo 1 Na sua experincia, quais os indicadores que voc utiliza para conhecer a situao da sade de uma comunidade?

Questo 2 Paulo, No Municpio de Boa Esperana, Estado de So Paulo, no ano de 1980, foram registrados 70 casos de sarampo e, no ano de 1997, 90 casos. Qual o ano em que a populao esteve sob o maior risco de adoecer por sarampo?

FUNASA - abril/2001 - pag. 7

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Os indicadores de valores absolutos referem-se aos dados no trabalhados e restringem-se a eventos (nmero de casos e bitos) localizados no tempo e no espao, no possibilitando comparaes temporais ou geogrficas. So teis no planejamento e na administrao da sade, como, por exemplo, para a estimativa do nmero de leitos, medicamentos e insumos em geral. Para ser possvel comparar as freqncias de morbidade e mortalidade, tornase necessrio transform-las em valores relativos, isto , em numeradores de fraes, tendo denominadores fidedignos. Os dados so relativos quando mostram alguma relao com outros, podendo ser expressos atravs de coeficiente, ndice e razo. Coeficiente ou taxa: a relao entre o nmero de eventos reais e os que poderiam acontecer, sendo a nica medida que informa quanto ao risco de ocorrncia de um evento. Por exemplo: nmero de bitos por leptospirose no Rio de Janeiro, em relao s pessoas que residiam nessa cidade, em cada ano. ndice ou proporo: a relao entre freqncias atribudas de determinado evento, sendo que, no numerador, registrada a freqncia absoluta do evento, que constitui subconjunto da freqncia contida no denominador. Por exemplo: nmero de bitos por doenas cardiovasculares em relao ao nmero de bitos em geral. Razo: a medida de freqncia de um grupo de eventos relativa freqncia de outro grupo de eventos. um tipo de frao em que o numerador no um subconjunto do denominador. Por exemplo: razo entre o nmero de casos de Aids no sexo masculino e o nmero de casos de Aids no sexo feminino.

1. Indicadores de Mortalidade
Mortalidade a varivel caracterstica das comunidades de seres vivos. Referese ao conjunto dos indivduos que morrem num dado intervalo de tempo. O risco ou probabilidade que qualquer pessoa na populao apresenta de vir a morrer, em decorrncia de uma doena, calculado pela taxa ou coeficiente de mortalidade. Ela representa a intensidade com que os bitos por uma determinada doena ocorrem numa certa populao. Questo 3 Que concluses voc tiraria acerca de um municpio que apresenta elevados coeficientes de mortalidade por causas evitveis?

FUNASA - abril/2001 - pag. 8

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Indicadores como o de mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenas transmissveis so os mais utilizados para avaliar o nvel de sade de uma populao. 1.1. Indicadores de Mortalidade

Coeficiente de Mortalidade Geral (CMG): mede o risco de morte por todas as causas em uma populao de um dado local e perodo.
N o de bitos em um dado local e perodo Populao do mesmo local e perodo

CMG =

X 10 3

Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI): mede o risco de morte para crianas menores de um ano de um dado local e perodo.
N o de bitos em < de 1 ano, em dado local e perodo N de nascidos vivos do mesmo local e perodo
o

CMI =

X 10 3

Precoce Neonatal): Coeficiente de Mortalidade Infantil P recoce (CMIP - Neonatal) mede o risco de morte para crianas menores de 28 dias.
N o de bitos em < de 28 dias, em dado local e perodo N de nascidos vivos do mesmo local e perodo
o

CMIP =

X 10 3

Tardia (CMIT): Coeficiente de Mortalidade Infantil Tardia (CMIT) mede o risco de morte para crianas com idade entre 28 dias e 1 ano.

N o de bitos em crianas entre 28 dias e menores de 1 ano, em dado local e perodo CMIP = N o de nascidos vivos do mesmo local e perodo

X 10 3

Coeficiente de Mortalidade Materna (CMM): mede o risco de morte materna.1


N o de mortes maternas, em um dado local e perodo N de nascidos vivos do mesmo local e perodo
o

CMM =

X 10 5

Morte Materna: bito de toda mulher que esteja grvida ou durante um ano aps o fim completo da gravidez, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gestao ou por seu manejo. Esse indicador comumente denominado de razo de mortalidade proporcional, embora no constitua verdadeiramnte uma razo. Conforme definio constante neste mdulo, trata-se de uma proporo.

FUNASA - abril/2001 - pag. 9

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Coeficiente de Mortalidade por Causa (CMC): mede o risco de morte por determinada causa, num dado local e perodo. No denominador deve constar a populao exposta ao risco de morrer por essa mesma causa.
N o de bitos por doena ou causa no mesmo local e perodo Populao exposta ao risco

CMC =

X 10 5

Coeficiente de Letalidade (CL): o coeficiente de letalidade situa-se na transio entre os indicadores de morbidade e mortalidade. A letalidade mede o poder da doena em determinar a morte e tambm pode informar sobre a qualidade da assistncia mdica prestada ao doente.
N o de bitos de determinada doena em um local e perodo o N de casos da doena no mesmo local e perodo

CL =

X 100

Proporcional SwaroopR azo de Mortalidade Proporcional (RMP) ou Indicador de Swaroop Uemura: mede a proporo de bitos de pessoas com 50 anos ou mais em relao ao total de bitos em um dado local e perodo.
N o de bitos em > de 50 anos, em um dado local e perodo Total de bitos no mesmo local e perodo

RMP =

X 100

Para facilitar e permitir a comparao entre os coeficientes, tanto os de mortalidade quanto os de morbidade, calculados para diferentes locais ou para o mesmo local em diferentes perodos de tempo, utiliza-se sempre uma base comum (100, 1.000, 10.000, 100.000, 1.000.000) que representa uma potncia de 10 (10n). Essa potncia de 10 escolhida de forma a tornar os nmeros obtidos o mais prximo possvel do inteiro, procurando aumentar as fraes obtidas pela diviso, e, consequentemente, diminuindo o nmero de zeros dessas fraes decimais. Por conveno, nos coeficientes de mortalidade geral e infantil, a base por 1.000 e quando se trata de mortalidade por causas, a base mais adequada 105 = 100.000. O coeficiente de letalidade expressa-se sempre em porcentagem.

Questo 4 Os dados seguintes referem-se ao estado de Brasilndia, nos anos de 1985 e 1996:

FUNASA - abril/2001 - pag. 10

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Especificao Populao total Populao masculina Mulheres em idade frtil Populao de nascidos vivos Populao de menores de 1 ano Total de bitos bitos >50 anos bitos em menores de 1 ano bitos masculinos bitos maternos bitos por infeces intestinais em < de 1 ano bitos por cncer de prstata bitos por causas mal definidas
Fonte: Secretaria de Sade do estado de Brasilndia. Nota: Os bitos citados so de residentes em Brasilndia.

Ano 1985 8.402.017 3.948.550 2.352.564 245.378 240.927 50.412 27.727 7.114 32.789 270 1.006 207 4.037 1996 9.003.804 4.238.322 2.520.605 182.593 179.761 58.814 35.288 4.009 37.157 150 201 308 4.411

a) Com esses dados, calcule os indicadores relacionados abaixo: 1985 (1) (2) (3) (4) (5) (6) Coeficiente de mortalidade geral Coeficiente de mortalidade infantil Coeficiente de mortalidade materna Coeficiente de mortalidade por cncer de prstata Razo de mortalidade proporcional Mortalidade proporcional de bitos por infeces intestinais em< de 1 ano (7) Proporo de mortes por causas mal definidas b) Compare e analise os indicadores do ano de 1985 com os de 1996. 1996

FUNASA - abril/2001 - pag. 11

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Questo 5 A letalidade mdia da doena meningoccica de 10% ao ano. O Estado de Brasilndia, em 1997, registrou 20 bitos por doena meningoccica e notificou 150 casos da doena. De quanto se estima que foi a subnotificao de casos?

2. Indicadores de Morbidade
Morbidade uma varivel caracterstica de comunidades de seres vivos e referese ao conjunto dos indivduos que adquirem doenas num dado intervalo de tempo. Denota-se morbidade ao comportamento das doenas e dos agravos sade em uma populao exposta. A morbidade freqentemente estudada segundo quatro indicadores bsicos: a incidncia, a prevalncia, a taxa de ataque e a distribuio proporcional. 2.1. Incidncia A incidncia de uma doena, em um determinado local e perodo, o nmero de casos novos dessa doena que se iniciou no mesmo local e perodo. Traz a idia de intensidade com que acontece uma doena numa populao e mede a freqncia ou probabilidade de ocorrncia de casos novos de doena na populao. Alta incidncia significa alto risco coletivo de adoecer.
Coeficiente de = Incidncia N o de casos novos de uma doena, em um dado local e perodo Populao do mesmo local e perodo

X 10 n

Questo 6 a ) No ano de 1996 foram confirmados 2.490 casos de dengue no estado de Brasilndia, cuja populao nesse ano era de 9.003.804 habitantes. Qual foi o coeficiente de incidncia de dengue em Brasilndia, em 1996? Comente b ) Com ente o que isso significa:

FUNASA - abril/2001 - pag. 12

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

2.2. Prevalncia O verbo prevalecer significa ser mais, ter mais valor, preponderar, predominar. A prevalncia indica qualidade daquilo que prevalece. Portanto, prevalncia implica acontecer e permanecer existindo num momento considerado. O coeficiente de prevalncia mais utilizado para doenas crnicas de longa durao, como hansenase, tuberculose, aids e diabetes. Casos prevalentes so os que esto sendo tratados (casos antigos), mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (casos novos). Portanto, a prevalncia o nmero total de casos de uma doena, novos e antigos, existentes num determinado local e perodo. A prevalncia, como idia de acmulo, de estoque, indica a fora com que subsiste a doena na populao (Figura 1).

Fonte: Adaptado de Rouquayrol, MZ e Kerr-Pontes, LR. A medida de sade coletiva. In: Rouquayrol, MZ. Epidemiologia e Sade. 4 ed. Rio de Janeiro: 1993. p. 42.

Figura 1 - Incidncia e prevalncia em comunidades abertas

Coeficiente de = P revalncia

N o de casos (novos e antigos) de uma doena, em um dado local e perodo Populao do mesmo local e perodo

X 10 n

A prevalncia pode ser pontual ou lpsica. A prevalncia pontual, tambm conhecida como instantnea ou momentnea, medida pela freqncia da doena ou pelo seu coeficiente em um ponto definido no tempo, seja o dia, a semana, o ms ou o ano. No intervalo de tempo definido da

FUNASA - abril/2001 - pag. 13

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

prevalncia pontual, na srie dos casos prevalentes esto excludos aqueles que evoluram para cura, ou para bito que migraram. Ao considerar os casos prevalentes num perodo de tempo mais ou menos longo e que no concentra a informao em um dado ponto desse intervalo, tem-se a prevalncia lpsica ou por perodo de tempo. Por exemplo, a prevalncia da hansenase. a prevalncia que abrange um lapso de tempo. Na prevalncia lpsica esto includos todos os casos prevalentes, inclusive os que curaram, morreram ou emigraram, consistindo na soma da prevalncia pontual, ao comeo de um perodo especificado ou ao final do perodo anterior, com todos os casos novos que ocorreram nesse perodo. Coeficientes de prevalncia so valiosos para o planejamento, em funo do conhecimento do nmero de doentes existentes na comunidade. Para propsitos epidemiolgicos (identificao de fatores de risco, por exemplo), as medidas de incidncia so mais efetivas. Questo 7 O quadro abaixo mostra o incio e o trmino de oito episdios de uma doena infecciosa de evoluo aguda, em uma escola, no perodo de cinco semanas de observao. Admitindo-se que esses casos provm da vigilncia continuada de um grupo composto por 200 crianas, pergunta-se: a) Qual a taxa de incidncia no perodo? b) Qual a taxa de prevalncia pontual no incio da segunda semana? c) Qual a taxa de incidncia na segunda semana? d) Qual a taxa de prevalncia pontual no incio da terceira semana? e) Qual a taxa de prevalncia lpsica na terceira semana? f) Qual a taxa de incidncia na quinta semana? Casos
a

Semanas
2 3 4
a

1 a semana
a

S D 2a 3a 4a 5a 6a S D 2a 3a 4a 5a 6a S D 2a 3a 4a 5a 6a S D 2a 3a 4a 5a 6a S D

2 a semana

3 a semana

4 a semana

5 a semana

1 2 3 4 5 6 7 8

FUNASA - abril/2001 - pag. 14

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

2.3. Taxa de Ataque Essa taxa, sempre expressa em percentagem, nada mais do que uma forma especial de incidncia. usada quando se investiga um surto de uma determinada doena em um local onde h uma populao bem definida, como residncia, creche, escola, quartel, colnia de frias, grupo de pessoas que participou de um determinado evento como um almoo, etc. Essas pessoas formam uma populao especial, exposta ao risco de adquirir a referida doena, em um perodo de tempo bem definido.
N o de casos da doena, em um dado local e perodo Populao exposta ao risco

Taxa de Ataque

X 100

Questo 8 Numa tarde um grupo de 17 pessoas foram atendidas na emergncia de um hospital de uma comunidade, devido a uma condio diagnosticada como intoxicao por toxina estafiloccica. Entrevistas com essas pessoas levaram identificao de outras 39 que ficaram doentes com sinais e sintomas compatveis com a intoxicao por toxina estafiloccica, mas que no procuraram assistncia mdica. Maiores investigaes revelaram que todas as pessoas doentes e outras 42 que no adoeceram, compareceram a um mesmo piquenique. Qual a taxa de ataque da intoxicao entre os que compareceram ao piquenique?

Taxa de Ataque

T.A X 100 T.A =

2.4. Distribuio Proporcional A distribuio proporcional indica, do total de casos ou mortes ocorridas por uma determinada causa, quantos ocorreram, por exemplo, entre homens e quantos entre mulheres, ou quantos ocorreram nos diferentes grupos de idade. O resultado sempre expresso em porcentagem. A distribuio proporcional no mede o risco de adoecer ou morrer (como no caso dos coeficientes); somente indica como se distribuem os casos entre as pessoas afetadas, por grupos etrios, sexo, localidade e outras variveis.

Distribuio P roporcional

N o parcial de casos No total de casos

X 100

FUNASA - abril/2001 - pag. 15

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Questo 9 Nmero de casos, bitos, incidncia e letalidade por grupo etrio, de doena meningoccica no estado de Brasilndia, no ano de 1995. Grupo Etrio Po p u l a o (em anos) <1 1-4 5-9 10 - 14 15 - 19 20 - 29 30 - 49 > 50 To t a l 193.147 759.436 973.737 975.119 903.876 1.631.171 2.110.595 1.165.725 8.712.806 Casos No 74 130 58 24 20 16 13 7 342 % Incidncia p/ 100.000 hab. N o de Letalidade bitos % 25 20 7 2 4 6 2 1 67

Fonte: Secretaria da Sade do Estado de Brasilndia.

a) Complete o quadro acima. b) Coloque em ordem decrescente os grupos etrios mais atingidos: 1 o __________________ 2 o _________________ 3 o __________________ c) Qual o grupo etrio de maior risco?

d) Qual o grupo em que ocorreu a maior letalidade?

e) Explique a diferena entre o grupo de maior risco e o grupo mais atingido.

FUNASA - abril/2001 - pag. 16

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Indicadores de Sade

Medem a Sade

1. Medidas de Morbidade Coeficiente de Prevalncia Coeficiente de Incidncia Taxa de Ataque Risco de Adoecer

1. Medidas de Mortalidade Coeficiente Geral de Mortalidade Coeficiente de Mortalidade Infantil Letalidade Outros F igura 2 - Quadro Sinptico Risco de Morrer Gravidade

FUNASA - abril/2001 - pag. 17

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Epidemiologia Descritiva
A epidemiologia descritiva estuda a variabilidade da freqncia das doenas em nvel coletivo, em funo de variveis ligadas a pessoa, tempo e lugar Referelugar. se s circunstncias em que as doenas e agravos sade ocorrem nas coletividades. A epidemiologia descritiva objetiva responder quem quando e onde ocorre quem, determinado agravo sade. Desse modo, qualquer problema de sade, sob a perspectiva epidemiolgica, deve ser descrito a partir de determinadas caractersticas ou variveis, antes que se possa analis-lo.

1. Variveis Epidemiolgicas
Os mtodos e tcnicas da epidemiologia so utilizados para detectar uma associao entre uma doena e caractersticas da pessoa com fatores do seu ambiente relacionados com o tempo. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de sade ou de uma doena consiste em descrev-lo pelas variveis pessoa, tempo e lugar. Os mtodos e tcnicas da epidemiologia so utilizados para detectar uma associao entre uma doena ou agravo e as caractersticas da pessoa e os fatores do seu ambiente relacionados com o tempo. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de sade ou de uma doena, consiste em descrev-lo pelas variveis pessoa, tempo e lugar. Pessoa: Quem? Pessoas podem ser descritas em termos de suas caractersticas herdadas ou adquiridas (idade, sexo, raa, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitrio, etc.); de suas atividades (trabalho, esportes, praticas religiosas, costumes, etc.); de circunstncias de vida (condio social, econmica e do meio ambiente). De acordo com a idade, expem-se mais ou menos s fontes de infeco. Por exemplo, geralmente os adultos expem-se mais a eventos como hansenase, tuberculose, acidentes de trnsito, homicdios, aids. As condies patolgicas relacionadas ao baixo nvel de imunidade so mais freqentes nas idades extremas, ou seja, crianas e idosos. Para verificar a associao existente entre determinada doena e a idade, preciso estratific-la em grupos etrios ou grupos de pessoas que renam caractersticas semelhantes.

FUNASA - abril/2001 - pag. 19

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Questo 10 Correlacione as doenas e agravos sade da segunda coluna, de acordo com os respectivos caracteres relativos pessoa: (1) Vida sedentria (2) Hbito de fumar (3) Crianas com idade de 1 a 4 anos (4) Homens com idade acima de 60 anos (5) Adultos jovens com vida sexual ativa (6) Homens de 20 a 29 anos de idade Tempo: Quando? A cronologia de uma doena fundamental para a sua anlise epidemiolgica. A distribuio dos casos de determinada doena, por perodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doena evolui no tempo, isto , se apresenta variaes cclicas; se est estacionria; decrescendo ou aumentando. Pode-se observar qual a semana, o ms em que geralmente ocorre o maior nmero de casos. Para saber se houve mudanas, necessria a existncia de dados anteriores (srie histrica). As variaes das doenas no transcorrer do tempo (anos, meses, semanas, dias) so importantes, pois mostram alteraes nos fatores causais. Casos de doenas agudas podem ocorrer em horas ou dias. J as doenas crnicas devem ser estudadas de acordo com a incidncia em meses ou anos. A distribuio dos casos por perodos de tempo serve para orientar as medidas de controle, fornecendo, por exemplo, informao sobre os melhores momentos para intensificar a imunizao e para prevenir um possvel surto. No aspecto administrativo, serve para orientar quando se deve concentrar recursos materiais e humanos, facilitando as aes de controle necessrias. ( ( ( ( ) Acidentes de trnsito e homiccios ) Hepatite B, Aids e Sfilis ) Deficincias nutricionais e parasitoses ) Cncer de pulmo

( ) Doenas cardiovasculares

( ) Cncer de prstata

2. Distribuio Cronolgica da Mortalidade e Morbidade


Segundo Rouquayrol, a distribuio cronolgica da mortalidade e da morbidade a relao entre uma seqncia de marcos temporais sucessivos (cronologia) e uma medida de freqncia de casos e bitos. o registro da histria da doena. A distribuio cronolgica apresenta-se das seguintes maneiras: 2.1. Tendncia Secular So as variaes na incidncia/prevalncia ou mortalidade/letalidade de doenas, observadas por um longo perodo de tempo, geralmente dez anos ou mais.

FUNASA - abril/2001 - pag. 20

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Poliomielite. Nmero de Casos Confirmados e Incidncia de Poliomielite. Brasil, 1968 a 1988


1000 100 100 10 1 0,1 0,01 68 70 72 74 76 78 80 Anos 82 84 86 88 N casos / Inc. por 100.000

! !

! ! ! ! ! !

! ! ! !

" " " " " " " " " " " " " " " " " "

" " " "


90

Nde casos confirmados

"

Incidncia

Fonte: COVEPI/CENEPI/FUNASA/MS Os casos de poliomielite eram notificados Fundao Servios de Sade Pblica-FSESP de 1968 a 1975. , O ltimo isolamento de poliovrus selvagem no Brasil ocorreu, em 1989, no municpio de Souza/PB.

Na anlise da tendncia secular para medir a doena, devem ser usados coeficientes e no nmeros absolutos, pois a populao pode sofrer aumento em seu tamanho e com isso, conseqentemente, aumentar o nmero de casos. Estudos de tendncia secular podem ser feitos com doenas transmissveis e no transmissveis. Os coeficientes de incidncia de doenas como tuberculose, difteria, cardiovasculares ou acidentes do trnsito mostram que suas tendncias vm mudando atravs de dcadas. Questo 11 Observe e analise a tabela e o grfico a seguir:

FUNASA - abril/2001 - pag. 21

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Nmero de Casos, bitos, Coeficientes de Incidncia, Mortalidade e Paran, L etalidade, por Sarampo. Paran, 1965 a 1998*
Anos 1965 1966 1967 1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998* Populao N
o

5.438.583 2.259 5.708.646 4.255 5.992.121 3.556 6.289.671 5.462 6.601.998 3.415 6.918.208 5.030 6.988.241 4.432 7.058.274 2.962 7.128.307 5.515 7.198.340 3.421 7.268.373 2.499 7.338.405 7.222 7.408.439 6.729 7.478.471 3.988 7.548.503 9.694 7.629.392 21.276 7.649.617 7.106 7.680.856 5.168 7.723.199 8.833 7.776.314 9.948 7.840.293 5.115 7.914.855 11.063 7.999.989 9.758 8.095.887 528 8.202.543 488 8.320.094 1.846 8.448.713 791 8.538.342 261 8.635.977 11 8.740.220 3 7.785.847 8.773.149 8.832.497 518 8.832.497 160

Casos bitos Letalidade o Coef. Coef. (100.000 Hab.) N Coef. (100.000 Hab.) Coef. 12,0 41,5 5,0 270 0,0 74,5 0,0 0 0,0 59,3 0,0 0 5,2 86,8 4,5 283 0,0 51,7 0,0 0 4,5 72,7 3,3 228 5,7 63,4 3,6 253 5,3 42,0 2,2 158 6,5 77,4 5,1 360 5,5 47,5 2,6 187 9,8 34,4 3,4 244 6,3 98,4 6,2 456 6,0 90,8 5,5 404 4,9 53,3 2,6 195 3,4 128,4 4,4 332 1,6 278,9 4,5 345 2,3 92,9 2,1 161 1,3 67,3 0,9 68 1,1 114,4 1,3 99 1,5 127,9 1,9 148 2,7 65,2 1,8 138 0,4 139,8 0,6 47 0,6 122,0 0,8 62 0,8 6,5 0,0 4 0,6 5,9 0,0 3 0,2 22,2 0,0 3 0,5 9,4 0,0 4 0,4 3,1 0,0 1 0,1 0,0 0,2 5,9 0,0 1 1,8 -

Fonte: ISEP/DVP/CEPI *Dados preliminares at SE 15/98

FUNASA - abril/2001 - pag. 22

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Coeficientes de Incidncia e Mortalidade de Sarampo por 100.000 Paran, Habitantes. Paran, 1965 a 1998*

3 0 0 ,0

2 5 0 ,0

2 0 0 ,0

1 5 0 ,0

1 0 0 ,0

5 0 ,0

0 ,0

ANO

C O EF .IN C . C O EF .M O R T .

Fonte: ISEP/DVP/CEPI *Dados preliminares at SE 15/98

Comente a tendncia secular do sarampo.

3. Variao Cclica
So variaes, com ciclos peridicos e regulares. A mudana cclica no comportamento de doenas so recorrncias nas suas incidncias que podem ser anuais ou podem ter periodicidade mensal ou semanal. Na variao cclica, portanto, um dado padro repetido de intervalo a intervalo. Questo 12 Observando a tabela e o grfico anteriores, comente a variao cclica do Paran, sarampo no Paran, at o final da dcada de 80.

FUNASA - abril/2001 - pag. 23

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

4. Variao Sazonal (sazo = estaes do ano)


Ocorre quando a incidncia das doenas aumenta sempre e periodicamente em algumas pocas ou estaes do ano, meses do ano, dias da semana, ou em horas do dia. Por exemplo, dengue (nas pocas quentes do ano), acidentes de trnsito (horas de muita movimentao urbana - deslocamento para o trabalho, escolas). Em relao s doenas com variao estacional, deve-se conhecer o nvel endmico, pois, se h aumento normal em certa poca do ano, ele no pode ser confundido com uma epidemia. As variaes estacionais so muito comuns em doenas infecciosas e transmissveis, como gripe, malria, meningite, dengue, broncopneumonias, gastroenterites e outras. Certos envenenamentos, como os causados pela aranha marrom (ocorrncia tpica em Curitiba, nos meses quentes do ano), tambm so de variao sazonal. Distribuio Mensal de Casos de Acidentes Ofdicos. Paran, 1994 a 1996
1996

250

200

N DE ACIDENTES

150

100

50

N O V

N O V

M AI O

M AI O

1994

1995

Fonte: ISEP/DVP/CEPI

Paran. Analise a ocorrncia sazonal de acidentes ofdicos no P aran.

FUNASA - abril/2001 - pag. 24

M AI O

1996

N O V

SE T

SE T

JA N

JA N

M AR

JA N

M AR

M AR

SE T

JU L

JU L

JU L

MESES

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

5. Formas de Ocorrncias das Doenas


5.1. Caso Espordico Quando em uma comunidade, em relao certa doena, se verifica apenas o aparecimento de casos raros e isolados, sem previsibilidade nenhuma, eles so chamados de casos espordicos. 5.2. Endemias a ocorrncia de determinadas doenas com variaes na sua incidncia de carter regular, constante, sistemtico. Assim, denomina-se endemia a ocorrncia de uma determinada doena que, no decorrer de um longo perodo de tempo, acomete sistematicamente populaes em espaos delimitados e caracterizados, mantendo incidncia constante e permitindo variaes cclicas ou sazonais. 5.3. Epidemias As epidemias caracterizam-se pelo aumento do nmero de casos acima do que se espera, comparado incidncia de perodos anteriores. Mas, o importante o carter desse aumento: descontrolado, brusco, significante, temporrio. Se, numa dada regio, inexiste determinada doena e surgem um ou poucos casos, pode-se afirmar que uma epidemia, em virtude do carter de surpresa, como, por exemplo, o aparecimento de um caso de raiva canina numa regio que, h muitos anos, no apresentava um nico caso. Epidemia ou surto epidmico podem ser expresses sinnimas, havendo autores que, entretanto, os consideram de significados distintos. Todavia, costuma-se designar surto quando dois ou mais casos de uma determinada doena ocorrem em locais circunscritos, como instituies, escolas, domiclios, edifcios, cozinhas coletivas, bairros ou comunidades, aliados hiptese de que tiveram, como relao entre eles, a mesma fonte de infeco ou de contaminao, o mesmo quadro clnico e ocorreram ao mesmo tempo. As epidemias ou surtos so ocasionados, em geral, por dois fatores: a) aumento no nmero de suscetveis: quando suficientemente grande o nmero de suscetveis em um local, a introduo de um caso de uma doena transmissvel gera diversos outro, configurando um grande aumento na incidncia. O aumento no nmero de suscetveis pode ter diversas causas: nascimentos; migraes; baixas coberturas vacinais.

b) alteraes no meio ambiente favorecem a transmisso de doenas infecciosas. contaminao da gua potvel por dejetos favorecem a transmisso de febre tifide, hepatite A, hepatite E, clera, entre outras;

FUNASA - abril/2001 - pag. 25

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

aglomerao de pessoas em abrigos provisrios, em situaes de calamidade, facilitam a ecloso de surtos de gripes, sarampo e outras doenas respiratrias agudas; aumento no nmero de vetores infectados responsveis pela transmisso de algumas doenas devido condies ambientais favorveis e inexistncia ou ineficcia das medidas de controle, facilitando o crescimento do nmero de casos de doenas, como malria, dengue; contaminao de alimentos por microorganismos patognicos ocasionam surtos de intoxicao e infeco alimentar, freqentes em locais de refeies coletivas.

Uma epidemia ou surto pode surgir a partir das seguintes situaes: 1. Quando inexiste uma doena em determinado lugar a se introduz uma fonte de infeco ou contaminao (por exemplo, um caso de clera ou um alimento contaminado), dando incio ao aparecimento de casos ou epidemia. 2. Quando ocorrem casos espordicos de uma determinada doena e comea a haver aumento na incidncia alm do esperado. 3. A partir de uma doena que ocorre endemicamente e alguns fatores desequilibram a sua estabilidade, iniciando uma epidemia. surtos, As epidemias ou surtos , podem ser: a ) Quanto ao tipo de fonte de infeco ou contaminao: 1 . Fonte comum: caracteriza-se por no haver um mecanismo de transmisso de hospedeiro a hospedeiro. Na epidemia por fonte ou veculo comum, o fator extrnseco (agente infeccioso, fatores fsicoqumicos ou produtos do metabolismo biolgico) veiculado pela gua, por alimentos, pelo ar ou introduzido por inoculao. Todos os suscetveis devem ter acesso direto a uma nica fonte de contaminao, podendo ser por curto espao de tempo (fonte pontual) ou por um espao de tempo mais longo (fonte persistente). Trata-se, geralmente, de uma epidemia explosiva e bastante localizada em relao ao tempo e lugar. 2 . Propagada, de contato ou contgio: quando o mecanismo de transmisso de hospedeiro a hospedeiro, ocorrendo a propagao em cadeia, difundida de pessoa a pessoa por via respiratria, anal, oral, genital, ou por vetores. Como, por exemplo, a gripe, a meningite meningoccica, doenas sexualmente transmissveis, a raiva canina. Geralmente, sua progresso lenta. b ) Quanto ao tempo de aparecimento: macia: 1 . Explosiva ou macia quando vrias pessoas so expostas simultaneamente mesma fonte de infeco, tendo como exemplo os

FUNASA - abril/2001 - pag. 26

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

surtos de infeco ou intoxicao alimentar, cujo tempo de incubao muito curto. Lenta: 2 . Lenta na epidemia lenta, o critrio diferenciador a velocidade com que ela ocorre na etapa inicial do processo, que lenta, gradual e progride durante um longo tempo. Acontece, em geral, nas doenas de curso clnico longo, principalmente doenas no transmissveis, podendo ocorrer tambm com doenas cujos agentes apresentam baixa resistncia ao meio exterior ou para os quais a populao seja altamente resistente ou imune. Ser lenta, ainda, quando as formas de transmisso e meios de preveno so bem conhecidos pela populao. Questo 14 Exemplifique, de acordo com sua realidade: Epidemia explosiva:

Epidemia lenta:

Epidemia de fonte comum:

Epidemia propagada:

FUNASA - abril/2001 - pag. 27

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Questo 15 Observe o grfico abaixo: Distribuio de Raiva Canina. Curitiba-Paran, Curitiba-Paran, 1955 a 1998*
250
INCIO DAS CAMPANHAS ANUAIS DE VACINAO CANINA /CASA A CASA

200

150 CASOS 100 50 0 1955 1957 1959 1961 1963 1965 1967 1969 1971 1973 1975 1977 1979 1981 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997

ANO

Fonte: ISEP/DVP/CEPI

Comente o que voc observa.

5.3.1. Diagrama de Controle Para afirmar que existe uma epidemia e no apenas um aumento normal no nmero de casos, podem ser utilizadas diferentes tcnicas estatsticas. Essas tcnicas indicam a faixa de oscilao no nmero de casos esperados e os valores acima dos quais j no se trata de ocorrncia normal, mas, com grande probabilidade, de uma epidemia ou surto. Para se avaliar se est havendo um processo epidmico, utiliza-se o diagrama de controle. Na sua construo, usa-se a incidncia mensal de um perodo (geralmente 10 anos) no qual no tenha havido grandes flutuaes (excluem-se os anos epidmicos). Calcula-se a incidncia mdia mensal e o desvio padro para cada ms. O limite mximo do diagrama ser construdo com os valores obtidos pela soma de 1,96 desvios padres aos valores mdios mensais e o mnimo do diagrama com os valores obtidos pela subtrao de 1,96 desvios padres aos valores mdios mensais.

FUNASA - abril/2001 - pag. 28

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Min

= X - 1,96s

Max

= X + 1,96s

No grfico, colocam-se os meses do ano no eixo de x (horizontal) e a freqncia no eixo de y (vertical). Traa-se uma linha com os valores mdios mensais, sendo o limite mximo com os valores obtidos somando-se 1,96 desvios aos valores mdios. Assim, obtm-se uma faixa de incidncia mxima esperada e qualquer ocorrncia que ultrapasse o limite mximo ser considerada epidmica. A incidncia mdia construda a partir dos dados da mdia e da mnima, a partir dos dados do limite mnimo esperado. A fim de tornar mais claro o processo de construo do diagrama de controle, cita-se um exemplo prtico. Exemplo: Construo do diagrama de controle para doena meningoccica na Grande So Paulo. Para a construo do diagrama, foram escolhidos os anos de 1979 a 1986, em que a doena apresentou comportamento endmico. O perodo anterior e posterior a essa srie histrica foram anos epidmicos, portanto, excludos. Paulo. Incidncia Mensal de Doena Meningoccica na Grande So Paulo. 1979 a 1986. 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 Ms Janeiro 0,19 0,22 0,13 0,07 0,07 0,13 0,15 0,18 Fevereiro 0,18 0,11 0,09 0,07 0,09 0,09 0,15 0,10 Maro 0,15 0,15 0,12 0,08 0,14 0,16 0,13 0,15 Abril 0,21 0,09 0,16 0,12 0,14 0,13 0,09 0,15 Maio 0,21 0,16 0,09 0,08 0,17 0,16 0,12 0,20 Junho 0,15 0,23 0,14 0,12 0,14 0,16 0,18 0,21 Julho 0,23 0,23 0,17 0,15 0,23 0,20 0,25 0,20 Agosto 0,24 0,24 0,14 0,08 0,15 0,19 0,14 0,18 Setembro 0,22 0,21 0,13 0,05 0,19 0,12 0,17 0,07 Outubro 0,17 0,16 0,13 0,11 0,20 0,19 0,11 0,14 Novembro 0,12 0,24 0,08 0,07 0,16 0,19 0,09 0,09 Dezembro 0,21 0,19 0,12 0,09 0,10 0,10 0,17 0,10
Fonte: SVE/CVE/Secretaria de Estado da Sade de So Paulo.

Mdia onde

X=x n _

Desvio Padro s = s = Desvio Padro

(x - x) 2 n-1

X = mdia

= somatrio x = cada valor da incidncia de janeiro no perodo considerado. n = no de anos considerados.

FUNASA - abril/2001 - pag. 29

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

_ 0,19 + 0,18 + 0,13 + 0,07 + 0,07 + 0,13 + 0,15 + 0,22 X= 8 _ _ 1,14 X= X = 0,14 = 0,142 8 O desvio padro para o ms de janeiro calculado a partir da frmula: Ano 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 X 0,19 0,18 0,13 0,07 0,07 0,13 0,15 0,22 1,14 _ X - X 0,05 0,04 -0,01 -0,07 -0,07 -0,01 0,01 0,08 _ (x - x) 2 0,0025 0,0016 0,0001 0,0049 0,0049 0,0001 0,0001 0,0064 0,0206 s = 0,054 s= 0,0206 8-1 Desvio Padro (x - x)2 n-1

Questo 16 O clculo para outros meses feito da mesma forma. Complemente a seguir. tabela a seguir.
_ _

Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

X 0,14

s 0,054

Max

= X + 1,96s 0,25

FUNASA - abril/2001 - pag. 30

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Questo 17 a) Construa os grficos do diagrama de controle da doena meningoccica Paulo, na Grande So Paulo, analisando os anos de 1987 e 1988, com base nos dados abaixo: Incidncia 1987 0,20 0,15 0,28 0,26 0,22 0,25 0,26 0,16 0,21 0,25 0,14 0,15 1987 1988 0,22 0,21 0,27 0,25 0,30 0,49 0,58 0,67 0,49 0,40 0,45 0,25

Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

FUNASA - abril/2001 - pag. 31

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

1988

b) Comente o que voc observa.

5.3.2. Lugar: Onde? Refere-se a caractersticas, fatores ou condies que existiam ou eram descritas no meio ambiente no qual a doena ocorreu. O local onde as pessoas vivem ou trabalham pode determinar, em parte, o tipo de doena ou problemas de sade. Utiliza-se a distribuio geogrfica para identificar de que forma as doenas se distribuem no espao (urbano/rural, distrito sanitrio, bairro, municpio, etc.), associando a alta ocorrncia delas, onde h, por exemplo, baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento bsico, mananciais contaminados por microorganismos, existncia ou no de uma rede bsica de ateno sade naquela rea, etc. O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doena muito importante em epidemiologia, principalmente para se conhecer o seu agente etiolgico e as fontes de contaminao Distribuindo-se os casos sobre um mapa detalhado da rea, identifica-se se eles esto concentrados ou dispersos. Isso vai orientar as aes de investigao de casos e contatos, como tambm a aplicao das medidas de controle.

FUNASA - abril/2001 - pag. 32

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Fazendo a distribuio da cobertura da vacinao, verifica-se onde devem se concentrar as aes de imunizao. Vrios elementos geogrficos espaciais podem influenciar a distribuio das doenas. Por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminao de alimentos, tipo de habitao, espao urbano, ambientes de trabalho e inmeros outros. Pode-se dizer que a expresso onde ocorre uma determinada doena o mesmo que dizer, em que tipo de ambiente. A distribuio geogrfica de uma doena pode variar entre pases, estados, municpios e localidades. Deve-se, ento, procurar conhecer a extenso das reas geogrficas onde as doenas ocorrem, verificando-se a concentrao ou disperso dos casos. Uma distribuio uniforme em certa rea sugere a presena de fatores de risco de forma homognea, ao passo que se ela for concentrada em alguns lugares indicativo de que esses fatores esto localizados. Questo 18 a) N a r e a o n d e v o c t r a b a l h a , r e a l i z a - s e e s t u d o d a d i s t r i b u i o d a s doenas? ( ) Sim ( ) No ( Parcialmente ) Parcialmente

b) Caso a resposta acima seja afirmativa, para que se utiliza tal estudo?

c) Se for negativa, apresente as razes:

FUNASA - abril/2001 - pag. 33

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

6. Tabelas
Para que seja possvel conhecer onde ocorre a maior incidncia ou prevalncia de determinadas doenas e o momento em que elas ocorrem, podem-se agrupar os casos de doenas, segundo idade, sexo, profisso, rea de ocorrncia, distribuindoos no tempo. Isso permite saber em que momento ocorreu o maior nmero de casos, quando comearam a aumentar, a partir de quando esto diminuindo e em que rea esto ocorrendo mais, e assim por diante. Os dados assim agrupados e distribudos podem ser apresentados por meio de tabelas e/ou grficos, que facilitam a anlise e a interpretao desses dados. Tabela 1. Tabela - uma maneira de expressar ordenadamente os dados e visa auxiliar a anlise dos dados e resultados e, tambm, facilitar ao leitor a compreenso mais rpida das concluses. As tabelas devem ser simples. Duas ou trs pequenas tabelas so preferveis a uma nica grande contendo muitos detalhes ou variveis. Geralmente, trs variveis so o nmero mximo que pode ser lido com facilidade. Devem ser auto-explicativas; cdigos, abreviaes ou smbolos devem ser explicados no rodap. Cada coluna ou linha deve ser nomeada concisa e claramente. As unidades de medida devem ser fornecidas. Dever ser mantida uniformidade quanto ao nmero de casas decimais. O ttulo deve ser claro, conciso e responder s questes: o qu? como? onde? quando? Os totais devem ser mostrados. O ttulo comumente separado do corpo da tabela por linhas ou espaos. A fonte dos dados deve ser dada no rodap. Na construo de tabelas, existem algumas normas estticas no que diz respeito sua forma, a qual, em geral, deve ser maior no sentido vertical que no horizontal. Portanto, para se dispor uma distribuio de freqncia numa tabela, deve-se colocar na vertical a varivel que apresenta maior nmero de classes. As tabelas, excludos os ttulos, so delimitadas no alto e em baixo por traos horizontais, recomendando-se no delimit-las direita e esquerda por traos verticais, sendo facultativo o emprego de traos verticais para separao das colunas no corpo da tabela.

De acordo com as Normas de Apresentao Tabular, do Conselho Nacional de

FUNASA - abril/2001 - pag. 34

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Estatstica, uma tabela compe-se de elementos essenciais e elementos complementares. 6.1. Elementos essenciais Ttulo: Ttulo a indicao que precede a tabela e que contm a designao do fato observado, o local e a poca em que foi registrado. Para finalidades prticas, o ttulo deve ser claro e preciso, devendo designar todo o material contido e responder s questes: o qu? como? onde? quando? tabela: Corpo da tabela o conjunto de colunas e linhas que contm, respectivamente, em ordem vertical e horizontal, as informaes sobre o fato observado. Ao cruzamento de uma linha com uma coluna, chama-se casa. Linha a parte do corpo que contm uma srie horizontal de nmeros e coluna uma srie vertical de nmeros. As casas no devero ficar em branco, apresentando sempre um nmero ou um sinal convencional. Cabealho: Cabealho parte superior da tabela, que especifica os contedos das colunas. Coluna indicadora a parte da tabela que especifica o contedo das indicadora: linhas.

6.2. Elementos Complementares Situam-se, de preferncia, no rodap da tabela. Fonte: a indicao da entidade responsvel pelo fornecimento dos dados ou por sua elaborao. Notas: Notas so informaes de natureza geral destinadas a conceituar ou esclarecer o contedo das tabelas ou a indicar a metodologia adotada no levantamento ou na elaborao dos dados. Chamadas: Chamadas so informaes de natureza especfica sobre determinada parte da tabela, destinadas a conceituar ou esclarecer dados. So indicadas no corpo da tabela, em algarismos arbicos entre parnteses, esquerda nas casas e direita na coluna indicadora. A numerao das chamadas na tabela deve ser sucessiva, de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Numa tabela, empregam-se os seguintes sinais convencionais: - (hfen ou trao) - quando o valor numrico for nulo; ... (reticncia) - quando no se dispuser do dado; ? (ponto de interrogao) - quando houver dvidas quanto exatido do valor numrico; (pargrafo) - quando o dado retificar informao anteriormente publicada;

FUNASA - abril/2001 - pag. 35

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

0; 0,0; 0,00 (zero) - quando o valor numrico observado for menor que a metade da unidade ou da frao decimal adotada para a expresso do dado; X (letra x) - quando o dado for omitido a fim de evitar a individualizao das informaes. Z (letra z) quando o dado for rigorosamente zero.

As tabelas podem ser classificadas em simples e compostas: 6.3. Tabelas Simples So aquelas que apresentam resultados da classificao de um fenmeno segundo um nico item classificador ou varivel. Uma observao, para pertencer ou ser colocada numa casa, deve ter um s atributo. 6.4. Tabelas Compostas So aquelas em que os dados so classificados segundo dois ou mais itens classificadores e variveis. Uma observao, para estar situada numa casa, precisa ter dois (dupla entrada), trs atributos (tripla entrada) ou mais atributos. O qu? Como?

Casos de Aids, segundo Ano de Diagnstico e Diretoria Regional de Pernambuco, Sade (DIRES). Pernambuco, 1983 - 1996. Cabealho DIRES I II III IV V VI VII VIII Coluna IX Indicadora X Total Onde? 1983 656 12 13 28 5 5 3 6 1 5 734 1992 221 5 3 8 2 2 1 1 243 1993 239 10 8 16 2 2 1 7 7 292 Anos 1994 278 5 2 16 1 4 3 1 2 312 1995 282 6 3 10 1 2 3 1 2 309 Quando 1996 245 10 5 9 3 2 1 1 276 Total 0,15 0,15 0,13 0,09 0,12 0,18 0,25 0,14 0,17 0,11 0,09

Fonte: FUSAM/DIEVIS/DIEPI / Coordenao Estadual de DST/AIDS.

Elemento Complementar

FUNASA - abril/2001 - pag. 36

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

7. Grficos
Muitas vezes, a interpretao de uma tabela com dados estatsticos pode ser relativamente difcil, no s pela complexidade, como tambm pela quantidade de dados que contm. Para facilitar a compreenso, usa- se a apresentao grfica que nada mais do que a distribuio de freqncias de uma tabela sob a forma grfica, que permite, a uma rpida inspeo, idia do que se deve evidenciar. O uso de grficos s se justifica nos casos em que eles permitam apresentar os dados de uma forma mais simples e mais clara do que uma tabela. O propsito fundamental que o leitor economize o tempo e o esforo que necessitar para analisar as tabelas. Dessa maneira, os grficos devem ser auto-explicativos e facilmente compreensveis, de preferncia sem comentrios inseridos no prprio grfico. Os grficos mais simples so os mais eficientes. O ttulo deve ser colocado acima do grfico e responder s questes: o qu? como? onde? quando? Quando mais de uma varivel representada, cada uma deve ser claramente identificada por meio de legendas. A freqncia representada na vertical (eixo de y) e a varivel de classificao na horizontal (eixo de x). A proporo entre os eixos deve sempre ser de 1 para 1,5, sendo y =1 e x =1,5. Na escala aritmtica, incrementos iguais na escala devem representar unidades numricas iguais. Em geral, utilizam-se grficos em curvas para indicar continuidade ou de barras para dados categorizados. 7.1. Tipos de Grficos Em Linha - Usado para variveis quantitativas ou qualitativas que, entretanto, mantm continuidade entre si, como os meses do ano, semanas epidemiolgicas, anos - calendrio. Coloca-se o perodo de tempo no eixo de x e a freqncia no eixo de y .

FUNASA - abril/2001 - pag. 37

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Distribuio Mensal dos Casos de Doena Meningoccica. Pernambuco, 1997.

35 30 25 N de Casos 20 15 10 5 0 Ja n Fe v Ma r A br Ma i Ju n Ju l M s
Fonte: SES/DIEVIS - PE

A go

Set

Out

No v

De z

Em Barras - usado para representar distribuies de freqncia de variveis qualitativas e quantitativas discretas (regies, profisses, mtodos contraceptivos, etc.). As freqncias so representadas por meio da altura dos retngulos no justapostos. Usualmente, coloca-se a varivel ou atributo no eixo horizontal e a freqncia no eixo vertical. Excepcionalmente, grficos de barras podem ser feitos com a freqncia no eixo horizontal. Quando se deseja analisar duas ou mais distribuies de variveis qualitativas, um grfico de mltiplas barras oferece uma boa imagem da comparao. Faixa Casos de Aids, segundo Sexo e F aixa Etria. Pernambuco, 1983 - 1999.

800 700 600 N DE CASOS 500 400 300 200 100 0 10 - 14 15 - 19 20 - 24 25 - 29 30 - 34 35 - 39 40 - 44 45 - 49 50 - 54 55 - 59 1- 4 5-9 Menor de 1 60 e +

F A IX A E T R IA M A S C FEM

Fonte: SES/DIEVIS - PE Casos Notificados at 12/04/99.

FUNASA - abril/2001 - pag. 38

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Setores - tambm chamados grficos de pizza ou torta, usados para comparaes entre propores ou partes de um todo. Representam a distribuio de freqncia dos vrios grupos ou categorias de uma varivel descritiva. Para converter a freqncia ou proporo em graus, multiplica-se o valor por 3,6 (1% corresponde a 3,6 ). Distribuio dos Casos Novos de Aids segundo Sexo. Pernambuco, 1986.
Tr a n s f .S a n g u e 7 ,4 %

B is s e x u a l 4 0 ,7 %

Ho mo s s e x u a l 5 1 ,9 %

Fonte: SES/DIEVIS - PE

Distribuio dos Casos Novos de Aids segundo Categoria de Exposio. Pernambuco, 1985-1999.
T r a n s f .S a n g u e 1 ,4 % H e m o f ilia 0 ,1 % D ro g a s E .V . 2 ,7 % P e rin a t a l 4 ,1 %

H o m o s s e xu a l 3 1 ,7 %

H e t e r o s s e xu a l 4 2 ,4 % B is s e xu a l 1 7 ,6 %

Fonte: SES/DIEVIS - PE

FUNASA - abril/2001 - pag. 39

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Territorial Cartograma ou Diagrama Territorial - os mapas so de grande valor, principalmente para mostrar uma distribuio geogrfica. Eles podem ilustrar a distribuio de certas doenas no distrito sanitrio, no municpio, estado ou em locais onde h atividades ou programas de sade; ou locais prximos a rios, fbricas, etc. (Taxa Incidncia da Clera (Taxa por 100.000 hab.) Pernambuco, 1996.

Questo 19 Com as fichas epidemiolgicas de casos suspeitos de sarampo distribudas, construa: Tabela a) Tabela e grfico representando a distribuio etria por sexo dos casos. b) Dois modelos de grficos representando a distribuio geogrfica dos casos (por distrito).

FUNASA - abril/2001 - pag. 40

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Bibliografia Consultada
1. Vaughan, JP; Morrow RH. Epidemiologia para os Municpios. Manual para Gerenciamento do Distritos Sanitrios. So Paulo : Hucitec; 1992 2. Rouquayrol MZ. Caderno de Epidemiologia Fortaleza: Secretaria de Sade do Epidemiologia. Estado do Cear e Conselho Estadual de Secretrios de Sade do Cear;1990. 3. Rouquayrol MZ. Epidemiologia & Sade. 4 ed. Rio de Janeiro: MEDSI; 1994. 4. Pereira MG. Epidemiologia teoria & prtica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 1995. 5. Almeida Filho N, Rouquayrol MZ. Epidemiologia moderna. 2 ed. Belo Horizonte: COOPMED/ACE/ABRASCO; 1992. 6. Waldman EA. Vigilncia epidemiolgica como prtica de sade pblica pblica. So Paulo;1991. [Tese de Doutorado - Faculdade de Sade Pblica da USP]. 7. Centers for Disease Control and Prevention. Training and Laboratory Program Office. Curso Auto Instrucional 3030- G . Trad. da Diviso Nacional de Doenas Sexualmente Transmissveis. Braslia: Ministrio da Sade; 1989. 8. Ministrio da Sade. Secretaria Nacional de Organizao e Desenvolvimento de Servios de Sade. Terminologia Bsica em Sade Braslia: Ministrio da Sade. Sade;1987. 9. Centers for Disease Control and Prevention e Secretaria da Sade do Cear, Escola de sade Pblica do Cear. Sem ttulo Cear : 1997.[Apostila da 2 Oficina de ttulo. Dados para a Tomada de Deciso da Secretaria da Sade do Cear]. 10.Silva MA, Vicente MG, Freitas HD. Sem ttulo. Campo Grande : 1998.[Material Instrucional para Treinando da Oficina de Vigilncia Epidemiolgica]. 11.Fundao Nacional de Sade. Coordenao Nacional de Doenas Imunoprevenveis. . Mdulo Instrucional I. Cear: 1997. Reviso da Secretaria da Sade do Estado da Sade /Departamento de Epidemiologia. [Material Instrucional utilizado na Capacitao de Pessoal para a Vigilncia Epidemiolgica do Sarampo]. 12.Ministrio da Sade. Fundao Nacional de Sade. Princpios de Epidemiologia para o Controle de Doenas e Vigilncia Epidemiolgica. Belm(PA): 1996. [Material de Capacitao em Vigilncia Epidemiolgica para o Nvel Mdio]. 13.Secretaria de Sade do Paran. Centro de Epidemiologia do Paran. Diviso de Doenas Infecciosas e Parasitrias. Vigilncia Epidemiolgica das Doenas (Mdulo IV). Paran: 1992. (Secretaria de Sade do Paran - Capacitao em Vigilncia Epidemiolgica & Imunizao).

FUNASA - abril/2001 - pag. 41

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

14.Secretaria de Sade do Paran. Centro de Epidemiologia do Paran. Diviso de Doenas Infecciosas e Parasitrias. Bases Conceituais em Epidemiologia para o Controle de Doenas. (Mdulo I). Paran: 1992. (Secretaria de Sade do Paran - Capacitao em Vigilncia Epidemiolgica & Imunizao 15.Secretaria de Estado da Sade de So Paulo. Centro de Vigilncia Epidemiolgica. Introduo epidemiologia descritiva: 1- Medidas e indicadores em sade coletiva. Treinamento Bsico de Vigilncia Epidemiolgica (TBVE). So Paulo: Governo do Estado de So Paulo; 1998.

FUNASA - abril/2001 - pag. 42

Caderno de Respostas

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Caderno de Respostas
Questo 1: Resposta aberta. Questo 2 Observa-se que aumentou o nmero de casos. Entretanto, no possvel dizer em qual dos anos houve um maior risco. Para tanto, necessrio saber qual o tamanho da populao nesses anos. Questo 3 Elevados coeficientes de mortalidade por causas evitveis certamente refletem baixas condies socioeconmicas e ambientais, bem como uma assistncia sade de baixa qualidade e resolubilidade. Questo 4 a) Clculos (1) Coeficiente de Mortalidade Geral CMG = n de bitos num dado local e perodo populao do mesmo local e perodo CMG (1985) = 50.412 8.402.017 x 1.000 = x 103

6,00 bitos por mil habitantes em Brasilndia no ano de 1985

x 1.000 = 6,53 bitos por mil habitantes em CMG (1996) = 58.814 9.003.804 Brasilndia no ano de 1996 (2) Coeficiente de Mortalidade Infantil CMI = n de bitos em menores de 1 ano, em dado local e perodo n. de nascidos vivos do mesmo local e perodo x 103

CMI = (1985) = 7.114 245.378 CMI = (1996) = 4.009 182.593

x 1.000 = 28,99 bitos por mil nascidos vivos em Brasilndia no ano de 1985 x 1.000 = 21,96 bitos por mil nascidos vivos em Brasilndia no ano de 1996

(3) Coeficiente de Mortalidade Materna CMM = N de mortes maternas, em um dado local e perodo N de nascidos vivos, no mesmo local e perodo x 105

FUNASA - abril/2001 - pag. 45

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

x 100.000 = 110,03 bitos por mil nascidos vivos em CMM (1985) = 270 245.378 Brasilndia no ano de 1985 x 100.000 = 82,15 bitos por mil nascidos vivos em CMM (1996) = 150 182.593 Brasilndia no ano de 1996 (4) Coeficiente de Mortalidade por cncer de prstata
=

CM (1985)

n de bitos p/cncer de prstata em Brasilndia, ano 1985 x 105 populao masculina de Brasilndia, ano 1985

= 207 x 100.000 = 5,24 bitos de cncer de prstata por 100.000 hab. em Brasilndia,1985 3.948.550 CM (1996)
=

n de bitos p/cncer de prstata em Brasilndia, ano 1996 x 100.000 populao masculina de Brasilndia, ano 1996

x 100.000 = 7,27 bitos de cncer de prstata por 100.000 = 308 hab. em Brasilndia,1996 4.238.322 (5) Razo de mortalidade proporcional RMP = n de bitos em > de 50 anos, em um dado local e perodo total de bitos no mesmo local e perodo RMP(1985) = 27.727 x 100 = 55% de bitos 50.412 RMP(1996) = 35.288 x 100 = 60% de bitos 58.814 x 100

(6) Mortalidade proporcional de bitos por infeces intestinais em < de um ano RMP = n de bitos por infeces intestinais em menores de 1 ano total de bitos em menores de 1 ano MP (1985) = 1.006 7.114 MP(1996) x 100 = 14,14% bitos x 100

x 100 = 5,01% de bitos = 201 4.009

(7) Mortalidade proporcional de bitos por causas mal definidas

FUNASA - abril/2001 - pag. 46

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

RMP = n de bitos por causas mal definidas x 100 total de bitos x 100 = 8,0% bitos MP(1985) = 4.037 50.412 MP(1996) x 100 = 7,5% de bitos = 4.411 58.814 1985 (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) 6,00 Coeficiente de mortalidade geral (por 1.000 hab.) 28,99 Coeficiente de mortalidade infantil (por 1.000 <1 ano) 110,93 Coeficiente de mortalidade materna (por 100.000 nasc. vivos) 5,24 Coef. de mortalid. por cncer de prstata (100.000 homens) 55% Razo de mortalidade proporcional Mortal. proporc. de bitos por infec. intestinais em < de um ano 14,14% 8,0% Proporo de mortes por causas mal definidas a) Comparao e Anlise De uma maneira geral os indicadores mostram uma melhoria nas condies de sade da populao do Estado de Brasilndia. O coeficiente de mortalidade geral mostra-se crescente neste perodo estudado, mas a razo de mortalidade proporcional aumentou, sugerindo um envelhecimento da populao. H uma reduo da mortalidade infantil e materna, o que sugere melhoria na assistncia pr-natal, parto e puerprio. A mortalidade proporcional de bitos por infeces intestinais em menores de um ano diminuiu bastante, levando a pensar ainda na melhoria das condies de vida (saneamento, alimentao), programa de vacinao e assistncia mdica infantil. Em relao ao cncer de prstata, um indicador que aumenta, levando a pensar num atraso no diagnstico. Houve tambm uma diminuio de bitos por causas mal definidas, mas ainda continua alto, significando pouca melhora nos diagnsticos. Questo 5 Letalidade = bitos x 100 casos 10 = 20 x 100 x x = 200 Para uma letalidade de 10% com 20 bitos, deveriam existir 200 casos notificados. Desta forma, houve subnotificao de 50 casos, j que foram notificados 150. 1996 6,53 21,96 82,15 7,27 60% 5,01% 7,5%

FUNASA - abril/2001 - pag. 47

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Questo 6 a) Incidncia= n de casos novos = 2.490 x 10.000 = 2,8/10.000 hab. populao 9.003.804 b) Significa apenas que para cada 10.000 habitantes ocorreram 2,8 casos de dengue. Questo 7 x 100 = 4 casos/100 a) Incidncia = n de casos novos = 8 200 populao b) Prevalncia(2a sem.) = n de casos (novos e antigos) x 100 = 2 x 100 = 1,0/100 populao 200 P ontual c) Incidncia (2 a sem.) = n de casos novos = populao 3 x 100 = 1,5 casos/100 200

(3 d) Prevalncia (3a sem.) = n de casos (novos e antigos) x 100 = 4 x 100 = 2,0/100 200 populao Pontual e) Prevalncia (3a sem.) = n de casos (novos e antigos) x 100 = 6 x 100 = 3,0/100 populao 200 Lpsica f) Incidncia (5 a sem.) = n de casos novos populao Questo 8 Taxa de ataque = Questo 9 = 0 casos novos

56 x 100 T.A = 57,14% 98

Nmero de casos, bitos, incidncia e letalidade por grupo etrio, de doena meningoccica no Estado de Brasilndia no ano de 1995. Grupo Etrio P opulao (em anos) <1 1-4 5-9 10 - 14 15 - 19 20 - 29 30 - 49 > 50 Total 193.147 759.436 973.737 975.119 903.876 1.631.171 2.110.595 1.165.725 8.712.806 N 74 130 58 24 20 16 13 7 342
o

% 21,6 38,0 17,0 7,0 5,8 4,7 3,8 2,1 100,0

o Casos N de Letalidade Incid. p/100.000 hab. b i t o s % 33,8 38,3 25 15,4 17,1 20 12,1 6,0 7 8,3 2,5 2 20,0 2,2 4 37,5 1,0 6 15,4 0,6 2 14,3 0,6 1 19,6 3,9 67

FUNASA - abril/2001 - pag. 48

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

a) 1

1 a 4 anos

< 1 ano

5 a 9 anos

b) Menores de um ano c) De 20 a 29 anos Os menores de um ano (maior coeficiente - maior risco) so um grupo populacional menor, alm de serem mais vulnerveis, em decorrncia da sua situao biolgica e hereditria. A distribuio percentual aponta o grupo mais atingido. Questo 10 (1) (2) (3) (4) (5) (6) Vida sedentria Hbito de fumar Crianas com idade de 1 a 4 anos Homens com idade acima de 60 anos Adultos jovens com vida sexual ativa Homens de 20 a 29 anos de idade ( ( ( ( ( ( 6 ) Acidentes de trnsito e homiccios 5 ) Hepatite B, Aids e Sfilis 1 ) Doenas cardiovasculares 3 ) Deficincias nutricionais e parasitoses 2 ) Cncer de pulmo 4 ) Cncer de prstata

Questo 11 A tabela e o grfico em questo mostram a tendncia secular do sarampo no Paran. Observa-se que, no perodo de 1965 a 1978, esta tendncia apresentou-se estvel. Os anos de 1979 e 1980 foram epidmicos. A partir de 1981, tiveram incio as campanhas anuais de vacinao contra o sarampo, mantendo-se a partir de 1981 at 1987 uma tendncia estvel com variaes cclicas, mas com freqncias anuais superiores s do perodo de 1965 a 1968. Nos anos de 1988 a 1996, apresentou tendncia decrescente. No ano de 1997, a tendncia crescente (ano epidmico). Questo 12 A incidncia do sarampo no Paran apresentava variao cclica, com intervalos de dois a trs anos, at o final da dcada de 80, quando tiveram incio as campanhas de vacinao. Questo 13 Verifica-se, pelo grfico, que os casos de acidentes ofdicos no Estado do Paran ocorreram em maior nmero nos meses de janeiro a maro, correspondendo aos meses mais quentes (vero). Questo 14: Resposta aberta. Questo 15 A raiva canina no Estado do Paran, apresentou nos anos de 1955 a 1965, incidncia em nveis endmicos e com ciclicidade qinqenal. Entre 1966 e 1970, teve incio uma epidemia do tipo lenta e propagada, cuja culminncia ocorreu em 1970. Nos anos de 1971 a 1979, houve um decrscimo acentuado na incidncia da raiva canina. Vale ressaltar, que a partir de 1971, tiveram incio as campanhas anuais de vacinao canina. Houve um pico epidmico no ano de 1980, decrescendo em 1981. A partir de 1982 at 1998, mantem-se em nveis de eliminao.

FUNASA - abril/2001 - pag. 49

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

FUNASA - abril/2001 - pag. 50

Questo 15 Questo 15

Ano

Fev x

(x-x)2

Mar x

(x-x)2

Abr x

(x-x)2

Mai x

(x-x)2

Jun x

(x-x)2 x

Jul

(x-x)2

Ago x

(x-x)2

Set x

(x-x)2

Out x

(x-x)2

Nov x

(x-x)2

Dez x

(x-x)2 0,0049 0,0016 0,004 0,0025 0,0016 0,0016 0,0009 0,0004

1979 0,18 0,0049 0,15 0,0001 0,21 0,0049 0,21 0,0036 0,15 0,0004 0,23 0,0004 0,24 0,0049 0,22 0,0049 0,17 1980 0,10 0,0001 0,15 0,0001 0,15 0,0001 0,20 0,0025 0,21 0,0016 0,20 0,0001 0,18 0,0001 0,07 0,0064 0,14 1981 0,09 0,0004 0,12 0,0004 0,16 0,0004 0,09 0,0036 0,14 0,0009 0,17 0,0016 0,14 0,0009 0,13 0,0004 0,13 1982 0,07 0,0016 0,08 0,0036 0,12 0,0004 0,08 0,0049 0,12 0,0025 0,15 0,0036 0,08 0,0081 0,05 0,01 0,11

0,0004 0,12 0,0001 0,09 0,0004 0,08 0,0016 0,07 0,0025 0,16 0,0016 0,19 0,0016 0,09 0,0001 0,24

0,0001 0,21 0,0016 0,10 0,0025 0,12 0,0036 0,09 0,0009 0,10 0,0036 0,10 0,0016 0,17 0,0121 0,19

1983 0,09 0,0004 0,14 0,0000 0,14 0,0000 0,17 0,0004 0,14 0,0009 0,23 0,0004 0,15 0,0004 0,19 0,0016 0,20 1984 0,09 0,0004 0,16 0,0004 0,13 0,0001 0,16 0,0001 0,16 0,0001 0,20 0,0001 0,19 0,0004 0,12 0,0009 0,19 1985 0,15 0,0016 0,13 0,0001 0,09 0,0025 0,12 0,0009 0,18 0,0001 0,25 0,0016 0,14 0,0009 0,17 0,0004 0,11 1986 0,11 0,0000 0,15 0,0001 0,09 0,0025 0,16 0,0001 0,23 0,0036 0,23 0,0004 0,24 0,0049 0,21 0,0036 0,16 _ X

0,88 0,0094 1,08 0,0048 1,09 0,0109 1,19 0,0161 1,33 0,0101 1,66 0,0082 1,36 0,0206 1,16 0,0282 1,21 0,0083 1,04 0,11 0,14 0,14 0,15 0,17 0,21 0,17 0,15 0,15 0,13

0,026 1,08 0,0175 0,14

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

Ano Jan F ev Mar Abr Mai Jun

_ X

_ L Max =X+1,96s 0,25 0,18 0,19 0,22 0,24 0,24

Ano Jul Ago Set Out Nov Dez

_ X

_ L Max =X+1,96s 0,28 0,28 0,27 0,22 0,25 0,24

0,14 0,054 0,11 0,037 0,14 0,026 0,14 0,039 0,15 0,047 0,17 0,037

0,21 0,034 0,17 0,054 0,15 0,063 0,15 0,034 0,13 0,061 0,14 0,05

Memria de clculo dos desvios padro:

S fev =

0,0094 7

s = 0,037

S mar =

0,0048 7

s = 0,026

S abr =

0,0109 7

s = 0,039

S mai =

0,0161 7

s = 0,047

S jun =

0,0101 7

s = 0,037

S jul =

0,0082 7

s = 0,034

S ago =

0,0206 7

s = 0,054

S set =

0,0282 7

s = 0,063

S out =

0,0083 7

s = 0,034

S nov =

0,026 7

s = 0,061

S dez =

0,0175 7

s = 0,05

FUNASA - abril/2001 - pag. 51

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Mdulo III - Unidade I

Questo 17 Diagrama de Controle para Doena Meningoccica. Paulo, Regio da Grande So Paulo, 1979 a 1986
0,50 0,45 Incidncia/ 100.000 hab. 0,40 0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 Jan Fe v M ar Abr M aio Ju n Ju l Ago Se t Ou t No v De z Ms L m ax M d ia L m in

No ano de 1987, observa-se uma incidncia nos meses de maro, abril e outubro, acima do limite mximo esperado, caracterizando limites epidmicos e acima da mdia durante quase todo o ano, exceo do ms de agosto, onde a incidncia esteve abaixo da mdia. Diagrama de Controle para Doena Meningoccica. Paulo, Regio da Grande So Paulo, 1979 a 1986

0 ,3 0 0 ,2 5 0 ,2 0 0 ,1 5 0 ,1 0 0 ,0 5 0 ,0 0 Jan Fe v M ar Abr M a io Ju n Ju l Ago Se t Out No v De z Ms M d ia L m ax 1987

FUNASA - abril/2001 - pag. 52

Incidncia p/100.000hab

Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica - Modulo III - Unidade I

J no ano de 1988, observa-se que a incidncia no ms janeiro estava acima da mdia e, a partir de maro at o ms de novembro, os valores estiveram acima do limite mximo esperado, caracterizando-se, portanto como um ano epidmico, com incidncia decrescente a partir do ms agosto, oscilando para cima em novembro e atingindo, em dezembro, valor dentro do limite mximo esperado. Questo 18: Resposta aberta.

FUNASA - abril/2001 - pag. 53

Coordenao Vera Lcia Gatts Elaborao Ana Maria Johnson de Assis Eduardo Hage Carmo Edwin Antnio Solrzano Castillo Luiza de Marilac Meireles Barbosa Mrcia Benedita Oliveira Maria de Ftima Calderaro Maria Goretti de Godoy Souza Mrcia Caraa Cortz Natal Jata de Camargo Participantes Instituioes P articipantes Secretaria de Estado da Sade da Bahia Secretaria de Estado da Sade do Ceara Secretaria de Estado da Sade do Paran Secretaria de Estado da Sade de Pernambuco Secretaria de Estado da Sade do Rio de Janeiro Secretaria de Estado da Sade de So Paulo Centro Nacional de Epidemiologia / Fundao Nacional de Sade R eviso de Texto Texto Regina Coeli Pimenta de Mello Waldir Rodrigues Pereira Editorao Grfica e Diagramao Edite Damsio da Silva - CENEPI/FUNASA/MS Marcos Antonio Silva de Almeida - CENEPI/FUNASA/MS
A coleo institucional do Ministrio da Sade pode ser acessada gratuitamente na Biblioteca Virtual em Sade: http://www.saude.gov.br/bvs O contedo desta e de outras obras da Editora do Ministrio da Sade pode ser acessado gratuitamente na pgina: http://www.saude.gov.br/editora

EDITORA MS Coordenao-Geral de Documentao e Informao/SAA/SE MINISTRIO DA SADE (Reproduo fiel do original) SIA, Trecho 4, Lotes 540/610 CEP: 71200-040 Telefone: (61) 233-2020 Fax: (61) 233-9558 E-mail: editora.ms@saude.gov.br Home page: http://www.saude.gov.br/editora Braslia DF, novembro de 2003 OS 1397/2003

You might also like