You are on page 1of 8

Ano III :: Volume 5 :: julho 2007

Trauma e memria: Rastos e resduos na obra de Jorge Andrade Tscia Oliveira Souza*

RESUMO: O discurso da memria do trauma, abordado por Andreas Huyssen no livro Seduzidos pela memria, o ponto de partida para esse trabalho, que pretende ilustrar o tema com o texto de Rasto atrs, pea escrita por Jorge Andrade que explora a representao do processo mnemnico, a partir da fragmentao e da desconstruo, e discute o papel do escritor enquanto intelectual. Palavras-chave: Rasto; Memria; Trauma.

O discurso da memria do trauma, abordado por Andreas Huyssen no livro Seduzidos pela memria, a base primordial da anlise do texto de Rasto atrs, pea escrita por Jorge Andrade que explora a representao do processo mnemnico, a partir da fragmentao e da desconstruo, e discute o papel do escritor enquanto intelectual. Os conceitos de arquivo e arqueologia vm suplementar no sentido derridiano a discusso, comparando a memria a um palimpsesto, feita de camadas que no seguem uma lgica nem uma seqncia cronolgica e linear. O texto de Jorge Andrade cumpre, portanto, trs funes: a de reiterar a preocupao com o passado em pauta constante na atualidade, inclusive com a crescente musealizao do mundo; a de metaforizar, pela estrutura fragmentria, o funcionamento mnemnico; e a de apontar os caminhos do
*

Mestranda em Estudos Literrios pelo Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora

intelectual quanto ao seu ofcio dentro de uma sociedade na superao (recordao/esquecimento) de um trauma. O passado transforma o presente ou o presente muda o olhar sobre o passado? Na verdade, trata-se de uma relao sempre em via dupla, atravs da qual os acontecimentos e sentimentos atuais so justificados por circunstncias de outrora, mas que, ao mesmo tempo, constri e modifica a prpria lembrana a partir da reelaborao do entendimento de fatos acontecidos anteriormente pela conscincia do hoje. Voltar ao arquivo da memria tambm confundi-la, reconstru-la sobre os resduos deixados no presente. O funcionamento dos arquivos da memria talvez seja um dos temas mais complexos para a compreenso da vida humana. Assunto recorrente na atualidade, essa preocupao com o passado entra em conflito com a velocidade e dinamismo das transformaes que apontam cada vez mais eloqentes em direo ao futuro. Tal deslocamento de foco s se iniciou na segunda metade do sculo XX, momento da descolonizao, dos discursos escatolgicos fim da histria, morte do autor, fim da obra de arte... e da tentativa de superao do trauma deixado pelas duas guerras mundiais. Contudo, preciso compreender que o esquecimento no passa de uma pea pregada pela lembrana. Superar um acontecimento traumtico, para essa sociedade de culto ao passado, no simplesmente esquec-lo, mas conviver com ele, pois o inconsciente jamais se renuncia a apropri-lo, det-lo, ret-lo, reinterpret-lo (cf. DERRIDA, 2001, p.7). De certa forma, essa nova viso de mundo, voltada para a memria, leva ao que Andreas Huyssen (2000, p.28), retomando um conceito de Lbbe, chama de musealizao.
O que Lbbe descreveu como musealizao pode agora ser facilmente mapeado com o crescimento fenomenal do discurso da memria dentro da prpria historiografia. A pesquisa sobre memria histrica alcanou escopo internacional. A minha hiptese que, tambm nesta proeminncia da mnemo-histria, precisa-se da memria e da

musealizao, juntas, para construir uma proteo contra a obsolescncia e o desaparecimento, para combater a nossa profunda ansiedade com a velocidade de mudana e o contnuo encolhimento dos horizontes de tempo e de espao.

A obra de Jorge Andrade marcada pelo trauma do problema de relacionamento com o pai. Em Rasto atrs, pea de nuances acentuadamente autobiogrficas, isso aparece de maneira ainda mais forte: Vicente, o protagonista, incompreendido por Joo Jos, abandona a casa paterna na juventude para seguir em busca da vocao de escritor. No entanto, embora tente romper com os laos, as lembranas o atormentam de tal modo que se torna imprescindvel voltar rasto atrs para dar sentido prpria vida. A confirmao dessa necessidade urgente no se encontra somente em Rasto atrs. Em outra de suas peas, Pedreira das Almas, o dramaturgo confessa, na fala da personagem Urbana: No se pode cortar o passado, ele nos acompanha para onde vamos (1986, p.86). Por isso, podese dizer que o retorno ao interior, a viagem de So Paulo casa da famlia em Jaborandi, empreendida por Vicente, , de fato, uma viagem ao interior, aos recnditos da prpria memria. O personagem segue os prprios passos caa de um mundo perdido, de uma infncia traumtica onde espera encontrar respostas para o sofrimento presente. Vicente, o alterego, repete o que o dramaturgo real empreendeu ao seguir o conselho de Arthur Miller, quando foi estudar dramaturgia nos Estados Unidos: Volte para o seu pas e procure descobrir por que os homens so o que so e no o que gostariam de ser e escreva sobre a diferena (ANDRADE, 1986, p.11). Como ele mesmo constatou depois,
Para escrever sobre um meio, necessrio senti-lo at no sangue, e no poder viver nele. Assim como para escrever sobre um ser humano necessrio compreend-lo, a ponto de am-lo... e no pode fazer nada por ele s vezes nem mesmo suport-lo. (ibidem, p14)

As palavras de Miller refletem o papel do escritor como observador da vida, possibilitando o escoamento da memria do trauma contra a qual no se pode fazer nada, nem ao menos suport-la e sua reflexo no presente para transformao no futuro. Embora a recordao no possa ser uma substituta da justia e a justia tambm seja passvel de envolver-se na falta de credibilidade da memria, uma vez que esta no mais do que uma atualizao do presente, a sociedade a quem se destina o discurso do intelectual necessita desse amparo para converter a experincia dolorosa a seu favor. Assim, a dramaturgia de Jorge Andrade, de gestao sofrida como a de qualquer obra com esse intuito de reviso de valores esvaziados, longe de celebrar o passado, musealiza-o para critic-lo, para se libertar no do sofrimento que ele causou, mas dos efeitos que sua repetio ainda pode vir a provocar (cf. HUYSSEN, 2000, p.36). Todavia, essa funo do intelectual nem sempre ou quase nunca entendida. O texto de Rasto atrs no pode ser interpretado somente como o drama de um jovem ferido pela incompreenso de seu pai, mas sim como o do escritor que no consegue se comunicar com a sociedade sobre a qual escreve e qual se dirige. o que revela a passagem em que Vicente e sua esposa, Lavnia, discutem sobre o fracasso de uma obra do dramaturgo:
LAVNIA: Sua pea no fracassou. S porque meia dzia de idiotas no compreendeu voc, no justifica que julgue seu trabalho um fracasso. VICENTE: Voc est invertendo os dados, Lavnia. Foi meia dzia que me compreendeu. E minha pea contava verdades de nossa gente. Verdades que presenciei quando morava na fazenda. Cada pessoa que saa do teatro fazia-me sentir como se meu trabalho fosse gratuito, intil. Parecia que havia destrudo um mundo em mim, e que no conseguiria substitu-lo. Eu sei que o fracasso tambm positivo, mas quando se tem coragem de voltar-se para dentro de si mesmo e avaliar os erros que cometemos. Devo aproveit-lo para entenderme... e criar alguma coisa. Para isso preciso compreender esse passado e me libertar. (ANDRADE, 1986, p.460)

Vicente, portanto, a encarnao de toda a gerao ps-guerra (o texto foi escrito em 1965) e seu trauma representa o de toda essa gerao. Na pea abordado o drama da marginalidade do escritor e do intelectual, cujo saber, inicialmente sujeitado e hierarquicamente inferior ao do pai, insurge-se contra ele (cf. FOUCAULT, 1999, p.11-2). Trata-se de uma marginalidade oposta inclusive quela tambm comum na obra de Jorge Andrade, a das personagens englobadas na metfora recorrente do relgio parado ou na do trem, smbolo do progresso no incio do sculo XX, ultrapassadas pelo tempo e incapazes de se adaptarem realidade por sonharem com um passado irrecupervel, como as tias de Vicente:
JESUNA: (Ouvindo o apito do trem) No est atrasado trem, senhor Pacheco? PACHECO: (Guarda o relgio) Como sempre. JESUNA: Igualzinho ao nosso relgio. S tem tamanho. Pensei que o servio houvesse melhorado. PACHECO: O que nasce torto no tem conserto. JESUNA: De primeiro andvamos de trole e havia tempo pra tudo. H tanta velocidade perigosa por a, e ningum acha tempo nem pra visitar os outros. (ANDRADE, 1986, p. 464)

Ao contrrio desse grupo, o autor e artista, cuja imagem, em uma cena, reflete-se no vidro do relgio, quem ultrapassa o tempo. Por conta disso, Vicente cumpre, no enredo, a obrigao moral que todo intelectual tem de sair de casa, de se afastar do que lhe familiar e ao mesmo tempo, estranho, humheimlich (cf. FREUD, s/d, p.1) , de ir para o exlio.
(...) o exlio, enquanto condio real, tambm (...) uma condio metafrica. (...) Para o intelectual, o exlio nesse sentido metafsico o desassossego, o movimento, a condio de estar sempre irrequieto e causar inquietao nos outros. (SAID, 2005, p.60).

Inversamente ao que proclama Joo Jos, ao afirmar que o filho no artista, pois no precisa pintar a cara pra escrever (ANDRADE, 1986, p.524), a escrita a mscara do escritor. atravs dela que Jorge Andrade esfacela o tempo e transforma o palco em espao interno da mente das

personagens. Rasto atrs desconstri para reconstruir. O cruzamento de diferentes tempos que se alternam traam o rasto que Vicente precisa percorrer procura da origem do conflito. O encontro do protagonista aos 43 anos com seus outros eus aos 5, 15 e 23 remete idia do palimpsesto, ou mesmo do stio arqueolgico em que as diferentes idades so como camadas que precisam ser escavadas em busca da prpria funo do intelectual. A estrutura entrecortada da pea, cheia de digresses e progresses, ilustra o funcionamento da memria, no-linear por natureza. Segundo Eneida Maria de Souza (2002, p.22),
(...) Beatriz Sarlo acredita na fora do passado como referncia para as transformaes do presente, pelo rastreio no da idia de origem, mas das cicatrizes deixadas pelo passado no presente. O conceito de memria, entendido como registro lento e profundo do vivido, contrape-se esttica do zapping, tempo em saltos, pela veloz apario e desapario das imagens.

Essa justamente a esttica utilizada em Rasto, atravs de uma complexa estrutura de anulao do tempo e simultaneidade do espao, na qual as mudanas de ambiente so determinadas por projees de slides e pela sonoplastia:
Ouvem-se, distantes, dezenas de latidos de ces, entrecortados pelo som de uma buzina. O som da buzina funde-se com o apito do trem. (...) O apito do trem se transforma, lentamente, em som de buzina de caa. Voltam os latidos dos ces. Vicente e Lavnia desaparecem. medida que aumentam os latidos dos ces e se acentua o som da buzina, corta-se o filme [da estao]. A projeo de slides coloridos sugerindo uma floresta ambienta abstratamente a cena (...). (ANDRADE, 1986, p.461)

O prprio ttulo, referente metfora da caa que corre rasto atrs, confundindo suas pegadas, para enganar o caador, ressalta os recuos temporais na conscincia de cada personagem, obrigando o leitor/espectador a defrontar-se com a presena traumtica do passado no momento atual.

Com uma obra moderna que vai alm da prpria modernidade, Jorge Andrade consegue ser, simultaneamente, poeta do ontem e poeta de hoje. A metfora da caa que corre rasto atrs para confundir seu caador a confirmao de que o passado no mais do que uma atualizao feita pelo olhar do presente. Jorge Andrade escreveu o drama de seu tempo: na pele de Vicente, o dramaturgo incompreendido pelo pai e pelo pblico, reflete-se o conflito de uma sociedade fragmentria que precisa recorrer ao passado porque esvaziou-se de tradies. Inserido contemporneo, no discurso mnemnico do trauma, o intelectual encarnado em Vicente, v-se diante de sua funo

primordial: a de exilado em seu prprio meio e tambm fora dele, a de estranho num mundo que lhe estranho, obrigado a confrontar-se criticamente com o passado de modo a apontar caminhos para o futuro. Rasto atrs no simplesmente uma pea sobre passado e memria; , antes de mais nada e acima de tudo, uma reflexo sobre as marcas deixadas de pelo sofrimento, mas com sem as quais quais difcil conviver continuar (necessidade esquecer), impossvel

(condenao a recordar). Referncias bibliogrficas ANDRADE, Jorge. Marta, a rvore e o relgio. 2.ed. So Paulo: Perspectiva, 1986, p.457-526. DERRIDA, Jacques. Mal do arquivo: uma impresso freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2001. FOUCAULT, Michel. Aula de 7 de janeiro de 1976. In: ---. Em defesa da sociedade: Curso no Collge de France (1975-1976). So Paulo: Martins Fontes, 1999. FREUD, Sigmund. O estranho. [s.n.i.], [s/d].

HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mdia, poltica, amnsia. In: ---. Seduzidos pela memria: arquiteturas, monumentos, mdia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. SAID, Edward. Representaes do intelectual. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. SOUZA, Eneida Maria de. Crtica cult. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

You might also like