You are on page 1of 4

PROCESSO-CONSULTA CFM n 8123/10 PARECER CFM n 10/12 INTERESSADO: ASSUNTO: RELATOR: Dra. A.P.O.T. Contestao de atestados mdicos Cons.

Gerson Zafalon Martins

EMENTA: O mdico do trabalho pode discordar dos termos de atestado mdico emitido por outro mdico, desde que justifique esta discordncia, aps o devido exame mdico do trabalhador, assumindo a responsabilidade pelas conseqncias do seu ato. A dra. A.P.O.T. mdica do trabalho, perguntou ao Conselho Regional de Medicina da Bahia se ele tinha o mesmo entendimento do Conselho Regional de Medicina do Paran sobre o Parecer n 2110/2009, que trata de Contestao de Atestados Mdicos. O 2 Corregedor do CRM da Bahia respondeu consulente da seguinte maneira:
Prezada Senhora, Com objetivo de responder consulta formulada por V.S, via e-mail, em 17.09.10, informamos que consideramos como oportuno recomendar o livro "Atestado Mdico: Falso ou Verdadeiro" do Conselheiro Raimundo Pinheiro.

A dra. A.P.O.T., frente a esta resposta, encaminhou pedido de parecer ao CFM nos seguintes termos: Conforme e-mail abaixo, pedi ao CRM-BA parecer a respeito do Parecer n 2110/2009 CRM-PR (abaixo no corpo do e-mail) que discorre sobre a possibilidade de contestaes de atestados mdicos. Entretanto a resposta obtida pelo CREMEB no atendeu a minha necessidade considerando a importncia do

tema e tambm para esclarecer diretrizes para o servio de medicina ocupacional que coordeno. Entendo que este um conflito vivido por vrios mdicos do trabalho, nacionalmente. Concordo com o parecer do Paran, e para aplic-lo na Bahia, onde atuo, gostaria de um parecer vlido nacionalmente ratificando ou no o entendimento. Inicialmente, transcrevo o referido parecer emitido pelo CRM-PR. EMENTA: Contestao de atestados mdicos - possibilidade. Consulta Em e-mail encaminhado ao Conselho Regional de Medicina do Paran, o consulente encaminhou solicitao de esclarecimentos a este Conselho, em relao possibilidade de no aceitao de atestados pelo mdico do trabalho da empresa, "uma vez que h muita reclamao por parte dos empregadores sobre abuso de atestados mdicos por parte de alguns colegas". Ele esclarece que foi solicitado a examinar os trabalhadores que apresentam atestados mdicos de afastamento do trabalho e a contest-los, se no houvesse indicao para tal. O consulente informa que suas dvidas so em relao ao modo de fazer isto eticamente, j que avaliar o trabalhador incapacitado para o exerccio de suas atividades uma funo do Mdico do Trabalho. Esta resposta se baseia nos Pareceres de nmero 33/1999 e 49/2002 do Conselho Federal de Medicina, no Parecer 1416/2002 do Conselho Regional de Medicina do Paran e no capitulo IX (antigo 10) do Cdigo de tica Mdica. O Mdico do Trabalho tem a obrigao de verificar se as doenas que acometem os trabalhadores podem estar relacionadas s suas funes laborativas. Por este motivo, todos os afastamentos do trabalho motivados por doena do trabalhador devem ser comunicados ao Mdico do Trabalho. O Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, atravs da Portaria Ministerial n 3.291/84, subordina a eficcia do atestado mdico, para justificativa de

faltas ao servio por motivo de doena, colocao o diagnstico codificado conforme a Classificao Internacional de Doenas. No entanto, conforme o artigo 73 (antigo 102) do Cdigo de tica Mdica, o mdico s dever inseri-Io quando expressamente autorizado pelo paciente, pois este tem o direito inalienvel de manter em segredo a sua doena e o mdico, o dever legal e tico de compactuar com este direito, exceto nas situaes previstas em lei. Caso o paciente opte por no divulgar o motivo do afastamento do trabalho, o diagnstico da doena - mesmo que codificado - no poder ser declarado no atestado, pelo mdico emissor. Tal fato pode comprometer a eficcia do atestado como justificativa de falta ao trabalho, permitindo que a empresa o recuse. No entanto, isto no caracteriza contestao idoneidade ou veracidade do atestado e apenas o exerccio da prerrogativa que o texto legal lhe proporciona. De posse de atestado mdico emitido por colega, o Mdico do Trabalho deve examinar o paciente diretamente, avaliar o seu estado clinico e sua capacidade laborativa e somente aps conhecer todos os detalhes poder emitir a sua opinio. Como o Mdico do Trabalho tem competncia e poder para divergir do colega, baseado na sua prpria opinio clnica, o atestado mdico pode ser questionado, total ou parcialmente e a recomendao ali contida pode ser alterada. No entanto, tal conduta impe ao Mdico do Trabalho a responsabilidade sobre o examinado. Nada impede que haja discordncia apenas sobre o tempo de afastamento do trabalho indicado pelo colega emissor do atestado e concordncia a respeito da teraputica, que ento deve ser instituda. Se o trabalhador puder continuar exercendo suas atividades - ou outras, que no acarretem prejuzos ao tratamento - o Mdico do Trabalho pode recusar a recomendao de afastamento do trabalho. Por outro lado, se o nmero de dias de afastamento concedido por outro mdico for insuficiente para a resoluo do quadro de incapacidade, o Mdico do Trabalho tambm pode prorrog-lo. Se o Mdico do Trabalho agir desta forma assumir a responsabilidade sobre a recuperao do paciente. Quando o nmero de dias de licena e a doena forem dispares e houver indicio de abuso ou exagero, o Mdico do Trabalho, caso suspeite,

embasado em relevante motivo, que existe conivncia por parte do mdico para beneficiar o ilcito, tem a obrigao de denunciar este fato ao Conselho Regional de Medicina onde aquele profissional est registrado.

CONCLUSO Entendo que o teor do Parecer n 2110/2009 CRM-PR esclarece de maneira tica a questo de como deve agir o mdico do trabalho da empresa em relao aos atestados mdicos dos seus empregados emitidos por outros profissionais. Deste modo, proponho que o referido parecer do CRM-PR tenha o aval do Conselho Federal de Medicina, adaptando-o aos artigos sobre sigilo profissional do Cdigo de tica Mdica vigente.

Este o parecer, SMJ.

Braslia-DF, 23 de maro de 2012

GERSON ZAFALON MARTINS Conselheiro relator

You might also like