You are on page 1of 16

ARTIGO RELAES PRELIMINARES ENTRE A GESTO ESPORTIVA E O PROFISSIONAL DE EDUCAO FISICA

Tiago Perez Vieira Srgio Stucchi

Resumo Este artigo tem como objetivo trazer para o estudante de Educao Fsica elementos para discusso sobre gesto esportiva. Principia-se com a anlise da atual contextualizao deste termo, do perfil profissional j identificado em pesquisa, pelas suas competncias e relaes do educador fsico com a gesto esportiva. Sugere-se que o profissional desta rea, por sua formao, j detm conhecimentos especficos do esporte para um posterior desenvolvimento das competncias necessrias e das tambm identificadas no perfil do gestor esportivo.
Palavras - Chave: Gesto esportiva; Gestor esportivo.

PRELIMINARY RELATIONS BETWEEN SPORTIVE PROFESSIONAL OF PHYSICAL EDUCATION


Tiago Perez Vieira Srgio Stucchi

MANAGEMENT

AND

THE

Abstract The main objective of this article is to bring to the Physical Education students elements for discussion about sports management. Starting with an analysis of the current contextualization of this term and the professional identified before, through the competences and relations of the physical educator with the sports management. In addiction, it is suggested that the physical education professional, because of his/her formation, has already developed sports specifics knowledge in order to a later improvement in required competences and those identified in the sports management profile.
Key-Words: Sport business; Sport manager;

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

114

ARTIGO Introduo Estamos numa poca em que a competio pelo mercado de trabalho se torna acirrada a cada dia. Os canais de informao permitem acesso com muita velocidade para as renovaes de conhecimentos e tecnologias, trazendo para o mercado de trabalho atual (de hoje em dia), tendncias globais em todas as suas relaes. Esse dinamismo do mundo hoje tem um ponto a ser destacado por Zouain e Pimenta (2003, p. 1)
A proliferao da tecnologia e o crescimento da automao na produo e nos servios aliviaram a sociedade da necessidade de incremento nas horas diretas de trabalho. Como resultado, houve um engajamento nas atividades esportivas e de lazer pelas pessoas ao redor do mundo.

Torna-se necessrio o atendimento a uma demanda de mercado que se proliferou desordenadamente nos ltimos anos, a busca pelas atividades fsicas e a formao do profissional para atend-las. Como todo mercado, necessitamos de pessoas capacitadas a efetuar certas tarefas, e para isso precisamos identificar as necessidades desse profissional.

Onde esse profissional atua? Em escolas, clubes, academias, administrao pblica, empresas inovadoras em esportes, entre outras. Qualquer estrutura administrativa que tenha como o foco o esporte e seu desenvolvimento. Esse mercado do esporte em 2002 no Brasil gerou R$ 42 bilhes, s em venda de artigos esportivos (atacado varejo e industrial). No mbito mundial, segundo a FIFA, s o futebol, movimenta cerca de 250 bilhes de dlares ao ano.

Essa magnitude de investimentos necessita recursos humanos que no seja mais somente o administrador ou gestor esportivo e que tenha sido um ex-atleta, ou outra pessoa qualquer. O mercado da prtica esportiva hoje necessita de um profissional com formao especifica. Para isso, analisaremos o perfil proposto por Zouain e Pimenta (2003), com as definies da rea da gesto esportiva, para estabelecermos alicerces de uma discusso coerente e desenvolvimentista. Observaes de uma realidade prxima, empiricamente demonstram a falta de gestor esportivo especializado e sua necessidade tanto em instituies pblicas como particulares. Isso deve ser levado em considerao, pois, essa premncia j foi identificada a muito tempo, embora no tenha sido sanada. Investigar e apontar as razes e os porqus dessa deficincia, seria muita pretenso nossa, mas escolheremos outro caminho para a anlise.

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

115

ARTIGO Utilizando a ptica do educador fsico, pela sua formao, de como o profissional dessa rea v possibilidades de gesto no seu campo de atuao, e de como os conceitos relacionados gesto esportiva esto sendo trabalhados nas pesquisas analisadas. Estabelecendo relaes para que haja uma autonomia administrativa do profissional, conhecendo os meandros dos contedos das atividades propostas.

Procedimentos Metodolgicos Atravs de uma reviso bibliogrfica, baseada em publicaes especificas sobre gesto esportiva, perfil do profissional atuante na rea e gesto de recursos humanos (no que tange a deteco de competncias para um profissional), trazendo uma discusso sobre esse ambiente. Tratando a estrutura de mercado, as relaes de trabalho do educador fsico, os campos de trabalho de uma forma genrica onde o cenrio analisado descrito por jornais, revistas, Internet e o contato com a rea da Educao Fsica.

Gesto Esportiva H uma grande confuso com os termos administrao esportiva e gesto esportiva. Essas denominaes so utilizadas concomitantemente, j que esses termos variam de acordo com o pas, e a teoria

administrativa escolhida. Aqui utilizaremos o termo gesto esportiva, pois ele engloba uma maior designao de funes (2003, p. 6 )
A gesto engloba todas as reas relativas ao esporte como: turismo, hotis, equipamentos, instalaes, investimento pblico e privado no setor de fitness, merchandizing, esportes escolares e profissionais. Enquanto a administrao esportiva seria mais limitada e sugere um foco nas relaes esportivas e escolares.

e capacidades segundo Parkhouse (1996) citado por

Zouain e Pimenta

Vemos nas palavras de Parkhouse uma amplitude maior de atuao ao nos identificarmos com o termo gesto esportiva, e ele j delimita o termo administrao esportiva como uma rea restrita, que analisada pela tica dos educadores fsicos, veremos que a formao acadmica tambm engloba o setor fitness, e de turismo. Isto pode estar prximo de uma definio semelhante denominao da North American Society for Sport Management (Sociedade Norte Americana para Gerncia do Esporte NASSM), que define a gesto esportiva
como:

[...] um agrupamento interdisciplinar, que tem como caractersticas a nfase nos temas; direo, liderana e organizao esportiva, incluindo questes comportamentais, tica, marketing,

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

116

ARTIGO
comunicao, finanas, economia, responsabilidade social, legislao e preparao profissional. (NOLASCO et al., 2005, p. 760).

Para Mullin (1993) citado por Zouian e Pimenta (2003, p. 8), a gesto esportiva tem como primeiro objetivo promover as atividades esportivas, produtos e servios, com nfase nas funes de planejamento, organizao, direo e controle.

Outra referncia ao termo, encontrada no Atlas do Esporte no Brasil (2005) organizado pelo Professor Lamartine Pereira da Costa (que uma referncia para a gesto esportiva, pois foi um trabalho pioneiro no Brasil, na identificao de relevncias para o esporte brasileiro), onde segundo Nolasco et al. (2005, p. 760) o termo administrao esportiva uma denominao histrica dessa rea de conhecimento, e gesto um nome apropriado para as necessidades da realidade. Estes autores ainda denominam a gesto, como uma organizao racional e sistemtica das atividades fsicas e esportivas, de uma entidade ou grupo que fazem acontecer essas atividades, tanto para a participao na alta competio, quanto para o nvel ou participao popular, ocasional ou regular, das prticas de lazer e na busca da sade.

Para nos identificarmos com esses termos, utilizaremos o conceito de gesto esportiva proposto por Nolasco et al. (2005), pois, nessa conceituao h uma previso de desenvolvimento do esporte, pelo fato de ser um educador fsico, organizando e sistematizando suas atividades, estudando o fenmeno esportivo, desenvolvendo conhecimentos especficos para a implementao do mesmo.

Podemos ver a diferena na formao dos conceitos, quando uma tende a atender uma corrente administrativa destacando termos como, investimento, economia e merchandising, enquanto a outra aponta para uma especializao, uma melhor preparao, no que diz respeito organizao de idias sistematizadas para um bom desenvolvimento administrativo nas atividades fsicas e esportivas. Como podemos ver, apesar de serem diferentes reas de conhecimento (Administrao, Educao Fsica), essas vertentes formam os pilares da gesto esportiva como lembrados por Parkhouse (1996) citado por Zouian e Pimenta (2003, p. 8), que o conceito de gesto esportiva se divide em: gesto de negcios e esporte.

Para o educador fsico, como poderamos resolver essa questo e formar um conceito? O conceito de gesto esportiva para o educador fsico, se assemelha s relaes gerenciais de seu trabalho, no importando o tamanho da estrutura administrativa. O educador fsico que est lidando com a gesto esportiva, esta trabalhando com a sua rea de pesquisa, adicionando conceitos necessrios para
Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381 117

ARTIGO estas aes e mantendo relaes indiretas com gesto de negcios, que podem ser desmembrados de acordo com determinadas correntes bibliogrficas. Competncias Profissionais Para comearmos a analise de um perfil profissional, precisamos trazer alguns conceitos para o leitor, lembrando que esse trabalho tambm visa o desmembramento de teorias para o profissional de educao fsica. Primeiro, devemos entender o como classificar as habilidades ou competncias do gestor. Pesquisando sobre o assunto, percebemos que a teoria muda constantemente, e o termo que descreve melhor esses itens propostos competncia. Segundo Zarifian (1999) citado por Fleury (2002, p. 55), competncia a inteligncia prtica de situaes que se apia nos conhecimentos adquiridos e os transforma com tanto mais fora quanto maior for a complexidade das situaes. (FLEURY, 2002, p. 55). J Le Boterf (1995) citado por Fleury (2002), define competncia como o entrecruzamento de trs eixos, formados pela pessoa (sua biografia, socializao), por sua formao educacional e por sua experincia profissional. Mas o conceito de competncias no abrange apenas essas vertentes, como foi brevemente comentada nesses trechos. Segundo Fleury (2002), competncia um saber agir responsvel e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econmico a organizao e valor social ao individuo. (FLEURY, 2002, p. 55).

Analisando as denominaes, vemos que no basta o individuo ter um conhecimento acadmico, uma experincia profissional, uma habilidade ou capacidade especifica. Os fatores de transmisso dessas caractersticas e condies de utiliz-las, so de extrema importncia, para o sujeito e para a organizao. Nessa linha de pensamento, veremos essa tabela inspirada por Le Boterf exposto por Fleury (2002).

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

118

ARTIGO
Quadro 1 Competncias para o Profissional

Saber agir Saber mobilizar recursos Saber comunicar

Saber aprender

Saber se engajar e se comprometer Saber assumir responsabilidades Ter viso estratgica

Saber o que e por que faz Saber julgar, escolher, decidir Criar sinergia e mobilizar recursos e competncias Compreender, trabalhar, transmitir informaes, conhecimentos Trabalhar o conhecimento e a experincia; rever modelos mentais; saber se desenvolver. Saber empreender, assumir riscos. Comprometer-se Ser responsvel, assumindo os riscos e as conseqncias de suas aes, sendo por isso reconhecido Conhecer e entender o negcio da organizao, seu ambiente, identificando oportunidades e alternativas.

Fonte: FLEURY, (2002, p. 56)

O Quadro 1 explica o porqu dessas caractersticas do profissional serem postas como parte do conceito de competncia. A forma que o individuo interage com a organizao, essencial para uma definio de competncia, j que esse conceito visa identificar fatores para a anlise dos fenmenos no trabalho.

As pesquisas sobre competncia parecem estar voltadas para o mbito organizacional, mostrando que o administrador identifica competncias em sua organizao detectando-as em seus funcionrios, capacitando-os a cumpri-las.

Partindo dessa ptica, quais seriam as competncias do gestor na organizao esportiva? que viso de administrao o profissional em analise necessitaria adquirir? Partindo dessa configurao genrica de Le Boterf, podemos ver que as cincias administrativas j tm avanado nos conceitos de competncias. Pela pesquisa de Zouain e Pimenta, o conceito de competncia no trabalhado, ainda o de habilidades que capacitam o individuo para algo, e os autores citam a dificuldade em se estabelecer uma definio consistente do termo competncia. Ainda temos tambm Parkhouse (1991) citado por Zouain e Pimenta (2003,), destacando como competncias: habilidades bsicas, comunicao, marketing e vendas, programao de eventos, superviso e gesto de recursos humanos, gerencia de instalaes e gerencia fiscal.
Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381 119

ARTIGO A viso nesta pesquisa em gesto esportiva, de como as competncias funcionam, ainda tem definies limitadas por ser uma rea de formao recente. Existem dificuldades em estar sempre em paralelo como as novas teorias administrativas e gerenciais, exigindo estudos que fazem aproximaes das progresses de um espao j conquistado, ou seja, o da Administrao como cincia.

Tentaremos a partir do conceito de competncia proposto por Fleury (2002), adaptar as concluses de Zouain e Pimenta (2003), para detectarmos essas competncias na formao do profissional de educao fsica. Perfil do Gestor Esportivo Ao pesquisarmos o perfil do gestor esportivo, encontraremos pouca bibliografia especializada. Devido a este fator, utilizaremos os perfis pesquisados por Zouain e Pimenta (2003, p. 4), que fizeram uma pesquisa atravs do seguinte questionamento:
Qual o perfil profissional necessrio ao gestor das organizaes de administrao do esporte, de forma a atender s reais necessidades que so impostas, na atualidade, pelo contexto do ambiente esportivo brasileiro?

A pesquisa partiu de uma anlise bibliogrfica, com estudos especficos nos EUA, Austrlia e Federaes Internacionais. A partir desses estudos, alm de mais uma pesquisa de campo com os gestores esportivos do Brasil de maior renome no mercado, estabeleceu-se perfis especficos do gestor esportivo que atendeu s necessidades pesquisadas em cada lugar.

Analisando primariamente a tabela a seguir, vemos particularidades entre o perfil genrico, detectado por pesquisas internacionais e ambos os perfis demonstrados na tabela relativos ao cenrio brasileiro. Restringiremos a anlise na esfera dos profissionais brasileiros, pois para discutirmos o ambiente internacional teramos que ter um conhecimento mais profundo da formao profissional e das concepes utilizadas no pensamento da Educao Fsica nesses locais.

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

120

ARTIGO
Quadro 2 Perfis a serem Analisados

Perfil do Profissional Genrico (Mundial) Marketing e Vendas Planejamento Estratgico Programao de Eventos Comunicao Conhecimento Fiscal e Legal Gesto de Pessoas

Perfil do Profissional em atividade no Brasil Conhecimento de Esportes Habilidades em Negociao Processo Decisrio Lidar com reclamaes Conhecimento Legal Superviso de Recursos Humanos

Perfil do Profissional esperado no Brasil Conhecimento de Esportes Planejamento Estratgico Processo Decisrio Lidar com Reclamaes Captao de Recursos Motivao dos Funcionrios

Fonte: Adaptado de ZOUAIN, PIMENTA (2003, p. 22).

Voltando ao profissional brasileiro, demonstrado no Quadro 2, podemos ver que o perfil esperado muito semelhante ao j encontrado no profissional em atividade no Brasil, tendo como caractersticas as semelhanas de competncias descritas. Por isso, quando analisarmos as competncias do gestor brasileiro, incluiremos como referncias: conhecimento de esportes; habilidade em negociao; planejamento estratgico; processo decisrio; lidar com reclamaes; conhecimento legal; captao de recursos; motivao dos funcionrios; superviso de recursos humanos.

Para isso colocaremos sempre essas competncias propostas pelo perfil analisado, como item que abrange as vertentes de Le Bouterf citado por Fleury (2002); saber agir, saber mobilizar recursos, saber comunicar, saber aprender, saber engajar-se e a se comprometer, saber assumir responsabilidades e ter viso estratgica. Analisaremos esses itens de uma forma que, independentemente da exposio ser baseada em conceitos ultrapassados, j que essa a nossa base de parmetros, a identificao dessas caractersticas no profissional de educao fsica. Como as pesquisas, ao que parece, no apresentam definies exatas sobre competncia, ao realizarmos este estudo no conseguiremos identificar quais fatores englobam esse conceito. Para isso, quando identificarmos as caractersticas dessas competncias, utilizaremos conhecimentos gerais, que no sero aprofundados nesse estudo, pois ser feita uma breve relao do gestor com o educador fsico.

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

121

ARTIGO Conhecimento de Esportes Desnecessrio se faz falarmos dos conhecimentos em esportes pelo profissional de educao fsica, devido certeza da tradio deste conhecimento na histria dos cursos de formao dessa rea. Porm, deixamos um alerta para a formao acadmica desses profissionais, que num futuro prximo analisaremos este conhecimento dos que exercem a profisso. Algumas escolas de formao criam um educador fsico conhecedor do esporte em todas as suas vertentes, a antropologia, a sociologia, a psicologia, o fenmeno esportivo, as teorias de treinamento, conceitos da fisiologia, anatomia, bioqumica, biomecnica, leses e teorias do lazer. Isso torna um profissional altamente capacitado para atender a qualquer tema relacionado ao esporte, e esses conhecimentos daro subsdios para esse profissional entender das atividades gerais dos negcios, baseados sempre nos preceitos da Educao Fsica. Habilidade em Negociao Trazendo essa formao para um planejamento estratgico, a habilidade em negociao uma competncia necessria para o gestor buscar atingir objetivos atravs de aes eficazes e racionais. Segundo Bazerman e Neale (1998), negociar racionalmente significa tomar as melhores decises para maximizar seus interesses[...], [...] saber como chegar ao melhor acordo e a no ficar satisfeito com um acordo qualquer. (BAZERMAN, NEALE, 1998, p. 17). Negociao racional no nasce com a pessoa, como outras competncias, as influncias que permeiam essa competncia fazem parte de um processo de aprendizagem que vai desde a sua formao moral at a acadmica.

Para o educador fsico graduado, a defasagem est na questo dos conhecimentos especficos sobre negociao, como contedo a ser adquirido na escola de formao, e seu aproveitamento quanto ao aprendizado j uma competncia demonstrada para um futuro bom profissional. Adaptar o poder de negociao das aulas em colgios, dos treinos propostos, dos objetivos a serem alcanados, certamente estar relacionando os contedos a serem vendidos ao profissional a ser treinado para essa funo de gerente. Transpor esse negociar dirio junto com o aprendizado das particularidades do conhecimento em negcios, pode ser uma boa estratgia futura.

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

122

ARTIGO Planejamento Estratgico Para definirmos essa competncia temos que pensar em administrao estratgica. O planejar, implementar e o controlar estrategicamente, se enquadram nessa administrao. Segundo Wright, Kroll e Parnell (2000. p. 45) a administrao estratgica :
um processo continuo de determinao da misso e objetivos da empresa no contexto de seu ambiente externo e de seus pontos fortes e fracos internos, formulao de estratgias apropriadas, implementao dessas estratgias e execuo do controle para assegurar que as estratgias organizacionais sejam bem sucedidas quanto ao alcance de seus objetivos.

Essa administrao estratgica se assemelha muito ao processo de periodizao utilizados em todos os treinamentos e um bom exemplo aqui no planejamento de aulas. Nessas funes o profissional de educao fsica planeja as suas intervenes e propem objetivos a serem alcanados, controlando, no decorrer dos processos, se os resultados parciais desses objetivos esto sendo alcanadas, fazendo os ajustes necessrios. Na concepo da aprendizagem de competncias, o educador fsico est propcio a adaptar as suas relaes de planejamento para a capacitao do gestor esportivo. Processo Decisrio Quando tomamos decises devemos pensar numa escolha coerente que propiciar um melhor retorno organizao. Segundo Robbins (1999, p. 68-69) esse processo conhecido como processo de tomada de deciso racional, onde o tomador de deciso necessita desde ter informaes completas sobre a situao problema, analisar as possibilidades e possveis conseqncias, importncias e critrios claros e constantes no decorrer do processo de deciso, e garantir ao mximo a relao perdas e ganhos num saldo positivo para a organizao.

No podemos confundir deciso com intuio, para isso Robbins identifica como uma virtude do tomador de decises a criatividade, pois uma viso simples de soluo no necessitaria de uma interveno racional, a criatividade extrapola a realidade colocando os pensamentos em outros patamares de analise. Como outras competncias, o processo decisrio pode ser desenvolvido tecnicamente no educador fsico, na medida em que a criatividade permeia em nossas aes. As etapas do processo decisrio podem ser aprendidas e treinadas em qualquer individuo que tenha que lidar com soluo de problemas, isso inclui o educador fsico em suas atuaes.

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

123

ARTIGO

Lidar com Reclamaes Reclamaes no mbito dos negcios podem ser caracterizadas como reclamaes do consumidor devido a uma falha qualquer no servio. Por exemplo quando vamos comear um treino de musculao e o aluno faz uma reclamao tanto sobre a aula como tambm numa indisposio momentnea, o papel do educador fsico de contornar essa reclamao e criar alguma alternativa para conquistar o seu objetivo, que seria a aula. Essa atividade do educador fsico uma competncia que no mundo dos negcios pode ser de muita valia, pois esse contato com as reclamaes momentneas se encaixa num processo de capacitao do gestor esportivo. Conhecimento Legal Todo profissional deve conhecer a legislao que o cerca, a autonomia de exercer a profisso necessita disso. O conhecimento sobre a legislao especifica para empresas deve ser adquirido pelo educador fsico, j que ele tem conhecimento sobre as leis esportivas e de incentivo fiscal, que o ajudar na prxima competncia.

Captao de Recursos a competncia que requer uma justificativa para um financiador do projeto. Para captar recursos, o profissional tem que conhecer o produto que est oferecendo, nesse caso, estamos falando da atividade fsica. E quanto mais critico for o financiador, mais subsdios tericos sero necessrios para a captao de recursos. As tcnicas de apresentao dos projetos devem ser includas nessa competncia. O profissional de educao fsica tem um aprendizado acadmico que o possibilita falar em pblico devido s muitas vivencias no decorrer do curso, faltando apenas uma lapidao nas tcnicas especificas.

Motivao dos Funcionrios Essa competncia pode ser facilmente suprida pelo educador fsico, pois, diariamente os alunos so motivados a estarem fazendo o que lhes foi proposto, estimulando-os individualmente e em equipes a melhorar em determinados momentos. Essa competncia to evidente nos educadores fsicos que comum treinadores ministrarem palestras sobre motivao em empresas.
Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381 124

ARTIGO Superviso de Recursos Humanos Talvez a mais difcil competncia a se conquistar seja a de saber delegar e cobrar funes, pois, engloba uma gama de competncias como a liderana por exemplo. O trabalho em equipe assemelha-se ao de um time esportivo, aonde cada um tem a sua funo e depende do outro para a conquista dos objetivos do grupo. As relaes entre o educador fsico e essas competncias, so apenas exemplos de como o profissional de Educao Fsica pode ser reavaliado em sua capacitao e colocao na gesto esportiva. A formao acadmica comum a todos os educadores fsicos (sem entrar nos mritos sobre a qualidade de cada currculo), faz parte do desenvolvimento de competncias, faltando uma melhor preparao tcnica para a insero desse profissional na rea de gesto esportiva. Concluses Reconhecido o cenrio proposto, que abrange a gesto esportiva em sua contextualizao e o perfil profissional pesquisado nas relaes do educador fsico frente a esse desenvolvimento da rea, percebe-se que a Educao Fsica no est impondo os seus preceitos tericos, acerca de um direcionamento para as pesquisas especificas sobre o tema.

O termo gesto esportiva no contm direcionamentos que norteiem o educador fsico, pois, algumas das teorias revistas, so sobre gesto de negcios voltadas ao esporte. Algumas relevncias para o educador fsico foram observadas na teoria de Nolasco (2005), onde foi compactuado que a gesto esportiva se faz para atender as necessidades organizacionais e institucionais do profissional das atividades fsicas, partindo para um pensamento sobre o desenvolvimento da rea em questo que deve ser voltado para os anseios da Educao Fsica, em relao sua gesto.

Conseqentemente, desse estudo, s poderemos abrir uma discusso sobre os caminhos da teoria em gesto esportiva. Direcionar nosso posicionamento favorvel a uma complementao da rea de Educao Fsica em prol da gesto esportiva. Para isso, posteriormente, deveremos identificar fatores nas teorias da Educao Fsica que satisfaam a formao de uma diretriz para o conceito de gesto esportiva, no que corresponderia as seguintes questes: O que a Gesto Esportiva abrange? Quais so seus objetivos? Como so as estratgias de ao?
Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381 125

ARTIGO

Tendo em vista essa falta de foco das teorias, as pesquisas das Cincias Administrativas tem se apropriado do conhecimento acadmico, formatando-o como um negcio direcionado ao esporte mercadoria, limitando o papel das teorias da Educao Fsica na contextualizao sobre gesto esportiva, acarretando um desenvolvimento tcnico, aonde so frisados conceitos de como fazer negcios, e no de como gerir o esporte.

Essa tendncia em negcios, tambm percebida no perfil proposto por Zouani e Pimenta (2003), quando vemos em suas concluses um direcionamento das competncias do gestor esportivo, para duas disciplinas: Administrao e Comunicao.

Baseado em Le Boterf (1995), citado por Fleury (2002), vemos que as competncias individuais fazem parte de um processo que abrange todo o aprendizado conquistado pelo individuo, desde seus conceitos morais at o seu conhecimento acadmico. Ao invs das competncias serem lacunas a serem preenchidas, o desenvolvimento dessas caractersticas deve fazer parte de um processo continuo, que depende das necessidades da organizao ou instituio, que ainda tem a funo de trein-los para determinada funo.

Ficou evidente que o profissional de educao fsica deixa a desejar em relao aos conhecimentos tcnicos em gesto de negcios, mas ainda frisamos que toda competncia pode ser aprendida. Por isso relacionamos o educador fsico em suas atuaes com as competncias requeridas pela pesquisa. Fazendo uma ressalva as relaes exemplificadas, que podem ser mais bem desenvolvidas de acordo com a abordagem proposta, as relaes humanas so identificadas e desenvolvidas em qualquer individuo normal.

Nas consideraes finais de Zouani e Pimenta (2003), vemos que h uma inteno em solucionar a problemtica da capacitao do gestor esportivo, com novos estudos para a implementao de currculos acadmicos, para refletir e ensinar tais competncias exigidas. Em contrapartida, temos uma falta de foco, j demonstrada anteriormente, que no nos garante um crescimento seguro dos ideais que acercam a gesto esportiva. Isso tem certa influncia no desenvolvimento cientfico acadmico e distancia o educador fsico das concepes, tanto na formao do conceito, como no enquadramento do gestor esportivo.
126

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

ARTIGO

Para isso proposto que quando formos desenvolver o conceito de gesto esportiva, devemos primar pela questo de como o fenmeno esportivo se ramifica para a gesto de negcios, e no de enquadrarmos as atividades fsicas como uma forma de negcio, um produto a ser vendido. Seguindo esse raciocnio, quando pesquisarmos sobre as competncias de um gestor esportivo, veremos que essas capacidades so desenvolvidas atravs de um longo aprendizado e pela capacitao dada pelo gestor de recursos humanos, que identifica competncias necessrias instituio para cada cargo. Ento, podemos apontar como relevante uma pesquisa sobre a atuao desse profissional, no apenas em relao s suas capacidades mas sim, tambm, sobre como o profissional de educao fsica pode ser agregado a essas exigncias do mercado dos negcios, atravs de uma teoria geral de gestores, estabelecendo parmetros de anlise para uma futura adaptao consistente na realidade brasileira.

No h necessidade de comearmos a pesquisar Gesto Esportiva e deixar de lado o que j foi pesquisado pelas Cincias Administrativas. Para isso precisamos adaptar as teorias administrativas para a Educao Fsica, destacando fatores que direcionem o educador fsico para os conceitos que cercam a gesto esportiva. Assim termos um desenvolvimento coerente prezando pelo esporte e seus profissionais, seus consumidores e seus praticantes.

Referncias BAZERMAN, M. H.; NEALE, M. A. Negociando racionalmente. So Paulo: Atlas, 1998. Cap.1, p. 1721. FLEURY, M. T. A gesto de competncia e a estratgia organizacional. In:______. et. al. As pessoas na organizao. So Paulo: Gente, 2002. Parte 1, p.51-60. LE BOTERF, G. De la conpetnce. essai sur un attacteur trange. Paris : Les editions dorganizations, quatrime tirage, 1995 apud FLEURY, M. T. A gesto de competncia e a estratgia organizacional. In: FLEURY, M. T. et. al. As pessoas na organizao. So Paulo: Gente, 2002. MULLIN, B. ; HARDY, S.; SUTTON, W. Sport marketing. Illinois: Human Kinetics, 1993 apud ZOUANI, D. M.; PIMENTA, R. C. Perfil dos profissionais de administrao esportiva no Brasil. In: WORLD SPORT CONGRESS. Barcelona, 2003. Disponvel em: <http://www.ebape.fgv.br/academico/asp/dsp_rap_sobre.asp> Acesso em : 06 jun. 2005.

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

127

ARTIGO NOLASCO, V. P. et. al., Administrao/Gesto Esportiva. In: COSTA, L. P. da (Org.). Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, educao fisica e atividades fsicas de sade e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005. p. 760-761. PARKHOUSE, B. L. The management of sport. Its foundation and application. St. Louis: Mobsy Year Book, 1991 apud ZOUANI, D. M.; PIMENTA, R. C. Perfil dos profissionais de administrao esportiva no Brasil. In: WORLD SPORT CONGRESS. Barcelona, 2003 Disponvel em: <http://www.ebape. fgv.br/academico/asp/dsp_rap_sobre.asp>. Acesso em : 06 jun. 2005. ______. The management of sport. Its foundation and application. St. Louis: Mobsy Year Book, second edition, 1996 apud ZOUANI, D. M.; PIMENTA, R. C. Perfil dos profissionais de administrao esportiva no Brasil. In:WORLD SPORT CONGRESS, Barcelona, 2003 Espanha. Disponvel em:

<http://www.ebape.fgv.br/academico/asp/dsp_rap_sobre.asp> Acesso em : 06 de junho de 2005. ROBBINS, S. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1999. WRIGHT, P; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administrao estratgica: conceitos. So Paulo: Atlas, 2000. ZOUANI, D. M.; PIMENTA, R. C. Perfil dos profissionais de administrao esportiva no Brasil. In: WORLD SPORT CONGRESS, Barcelona, 2003., Espanha. Disponvel em:

http://www.ebape.fgv.br/academico/asp/dsp_rap_sobre.asp>. Acesso em: 06 jun. 2005. ZARIFIAN, P. Objetif comptence. Paris: Liaisons, 1999 apud ZOUANI, D. M.; PIMENTA, R. C. Perfil dos profissionais de administrao esportiva no Brasil. In: WORLD SPORT CONGRESS, Barcelona, 2003 Espanha. Disponvel em: <http://www.ebape.fgv.br/academico/asp/dsp_rap_sobre.asp>. em: 06 jun. 2005. Acesso

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

128

ARTIGO
Tiago Perez Vieira Faculdade de Educao Fsica -UNICAMP Srgio Stucchi Faculdade de Educao Fsica - UNICAMP

Revista Conexes, Campinas, v. 5, n. 2, 2007 ISSN:1516-4381

129

You might also like