You are on page 1of 7

Programao de Computadores I

Exerccios de Fixao Vetores e Matrizes


Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense P.U.R.O.

Exerccios
1.

Escreva um algoritmo que leia um vetor de 12 posies, e em seguida leia dois valores X e Y quaisquer, correspondentes a duas posies no vetor. Escreva a soma dos valores encontrados nas posies X e Y. Escreva um algoritmo que leia um vetor de 40 posies, e no final apresente quantos e quais valores pares ele possui. Escreva um algoritmo que leia um vetor de 40 posies e acumule o valor do primeiro elemento no segundo, deste no terceiro e assim por diante. Ao final, imprima os novos valores do vetor
2

2.

3.

Exerccios
4.

Escreva um algoritmo que leia um vetor de 20 posies e em seguida um valor X qualquer. Faa uma busca do valor de X no vetor lido e informe a posio em que foi encontrado, ou se no foi encontrado. Escreva um algoritmo que leia um vetor de 10 posies e verifique se existem valores iguais. Caso existam, imprima o valor e as posies que ele ocupa.

5.

Exerccios
6.

Escreva um algoritmo que leia um vetor de 16 posies e troque os 8 primeiros valores pelos 8 ltimos. Imprima no final o vetor obtido. Escreva um algoritmo que leia 6 nmeros inteiros positivos, que so o resultado de um sorteio da Megasena. Em seguida, leia outros 6 nmeros, que so o bilhete de um apostador. Por fim, compare os valores e imprima a aposta, o resultado do sorteio e o nmero de acertos do apostador.
4

7.

Exerccios
8.

Escreva um algoritmo que leia uma matriz 10 x 10 de valores reais e informe a localizao (linha e a coluna) do maior valor. Escreva um algoritmo que crie uma matriz 5 x 5 e preencha com 1 a diagonal principal e com 0 os demais elementos. Escreva ao final a matriz obtida. Leia uma matriz 20 x 20. Leia tambm um valor X. O programa dever fazer uma busca desse valor na matriz e, ao final escrever a localizao (linha e coluna) ou uma mensagem de no encontrado.
5

9.

10.

Exerccios
11.

Escreva um algoritmo que leia uma matriz 5 x 5 e faa uma troca entre as diagonais superior e inferior. Escreva-a ao final. Escreva um algoritmo que leia duas matrizes 10 x 10 e faa uma substituio entre a diagonal inferior da primeira com a diagonal superior da segunda. Escreva um algoritmo que leia uma matriz 8 x 8 e escreva o maior elemento da diagonal principal e a soma dos elementos da diagonal secundaria.
6

12.

13.

Exerccios
14.

Escreva um algoritmo que leia duas matrizes 20 x 20 e escreva os valores da primeira que ocorrem em qualquer posio da segunda. Escreva um algoritmo que leia uma matriz 100 x 10, que so as respostas de 10 questes de mltipla escolha, referentes a 100 alunos. Leia tambm um vetor de 10 posies contendo o gabarito de respostas, que podem ser a, b, c ou d. Seu programa dever comparar as respostas de cada candidato com o gabarito e emitir um vetor Resultado, contendo a pontuao de cada aluno.
7

15.

You might also like