You are on page 1of 96

Histria A

Resumo para o Exame 2010/2011

Histria
Exame Nacional 2011 1. Primeira Guerra Mundial
Antecedentes da Guerra
A primeira guerra mundial surge devido a conflitos Econmicos e Polticos. A nvel da economia destaca-se o Colonialismo, a disputa Europeia pelo territrio Africano era enorme, todos desejavam mais matria-prima, maior escoamento de produtos industriais, mo-de-obra barata e maior investimento. As disputas territoriais entre os vrios pases eram tambm muitas, tanto em frica como na Europa, reinava o Imperialismo e as maiores tenses territoriais surgem do movimento Nacionalista dos povos oprimidos. No que respeita poltica, para alm dos movimentos Nacionalistas, a Europa era dominada por Imprios Autoritrios, e em menor nmero existiam tambm Repblicas e Monarquias Liberais. Neste contexto formou-se a Trplice Aliana (constituda pela Alemanha, o imprio Austro-hngaro e a Itlia) e a Trplice Entente (formada pelo Imprio Britnico, Frana e o Imprio Russo que abandonou a guerra em 1917 mais tarde entram na guerra associados trplice entente Portugal e Estados Unidos). A primeira guerra mundial que teve incio aps o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, em Sarajevo, por um estudante srvio. O governo da ustria declarou a Servia como culpada e este acontecimento rapidamente tomou propores gigantescas. A guerra durou 4 anos, desde 28 de Julho de 1914 a 11 de Novembro de 1918.

Conferncia de Paz e Tratados entre Aliados e Vencidos


No incio de 1919 foi realizada uma Conferncia de paz que contou com a presena das potncias vencedoras. Nesta conferncia destacou-se a mensagem dos 14 pontos apresentada pelo presidente dos Estados Unidos. Presidente Wilson. Este documento serviu de base as negociaes de paz entre os vencedores e os vencidos da Grande Guerra, pois defendia a prtica de uma diplomacia transparente, a liberdade de navegao e de trocas, a reduo de armamentos para os vencidos, o respeito para com as nacionalidades e a criao de uma liga de naes. A paz foi estabelecida atravs dos vrios tratados estabelecidos entre os Aliados e os Vencidos. Esses tratados foram o de Versalhes, de Saint-germain, de

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Trianon, de Neuilly e o tratado de Svres. A estes tratados se ficou a dever uma nova geografia poltica e uma nova ordem internacional. O tratado de Versalhes foi feito entre os Aliados e a Alemanha, segundo este tratado, e entre outras clusulas, a Alemanha viu-se amputada em 1/7 do seu territrio. A grande perdedora da Guerra perdeu todas as suas colnias, as minas do Sarre e o territrio de Alscia/Lorena para a Frana e perdeu tambm a cidade de Dantzig para a Polnia. A margem esquerda do Reno sofreu a ocupao aliada e a desmilitarizao. Para alm disto perdeu tambm a frota de guerra, parte da frota mercante. A capacidade militar da Alemanha tambm ficou ferida, o exrcito alemo ficou desprovido de artilharia pesada e de carros de assalto, ficou reduzido a 100000 homens, o servio militar parou de ser obrigatrio. Considerada a grande vencida da Guerra, neste tratado visto como o de paz ditada para os Alemes, estes ainda tiveram que pagar os estragos feitos aos pases vencedores, o que agravou a m situao econmica j presente na Alemanha. O tratado de Saint German disse respeito paz entre os Aliados e a ustria. Neste tratado a ustria devia reconhecer a soberania da Hungria, teve de ceder territrios aos Srvios, Croatas e Eslovenos (que iriam formar a Jugoslvia), Checoslovquia, Polnia, Romnia e Itlia. A ustria foi obrigada a respeitar as minorias tnicas que viviam dentro da sua fronteira. O imprio austraco declarou falncia e foi entregue SDN. O Tratado de Trianon estabelecia a paz entre os Aliados e a Hungria. Hungria foi-lhe imposto um Regime Republicano. Em termos territoriais a Hungria perdeu 2/3 do seu territrio. O tratado de Neuilly aconteceu entre os Aliados e Bulgria, em que esta cede a Trcia Grcia e a Macednia Srvia. Por fim o tratado de Svres determinava a paz entre os Aliados e o Imprio Turco, em que este teve de abandonar as possesses rabes e as terras santas.

Consequncias da Guerra
Aps a assinatura destes tratados tomou-se conscincia das consequncias desastrosas da Grande Guerra. Estas consequncias registaram-se a todos os nveis, demogrficos, econmicos, polticos e geopolticos e ainda a nvel social. A nvel demogrfico: morreram mais de 8,5 milhes de pessoas, cerca de 20 milhes ficaram invlidos, a Taxa de Natalidade desceu e deu-se um acentuado envelhecimento da populao. No que respeita economia pode-se enumerar aspectos como a descida de produo Industrial e Agrcola na Europa e se torna dependente dos Estados Unidos, o facto dos Estados Unidos se tornarem uma potncia mundial e assim passarem de devedores a credores da Europa que se torna dependente dos estados unidos que s entram na guerra em 1917, a subida de preos em territrio Europeu (inflao devido a um grande desequilbrio entre a produo e a procura e a quantidade de moeda

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

em circulao), a grande desvalorizao das moedas Europeias (principalmente do marco), que durante um perodo deixaram de ser poder convertidas em ouro; Valorizao do dlar. Em relao s mudanas polticas e geopolticas considerou-se um maior equilbrio entre os regimes monrquico e republicano, um predomnio da ideologia demoliberal, uma diminuio dos autoritarismos, uma nova ideologia na Rssia Comunismo, a formao de novos pases (Polnia, Estnia, Letnia, Litunia, Checoslovquia, Jugoslvia surgem do desmembramento dos imprios), uma nova definio de fronteiras (por exemplo: a Frana amplia as suas fronteiras quando recupera Alscia-Lorena; Itlia obtm as terras do Tirol e da stria; A Grcia toma posse da Trcia.) e a formao da SDN. Nos assuntos direccionados para a sociedade destacam-se consequncias como: a Fome (mais inflao leva a menor poder de compra logo menor oferta e procura); O desemprego (varias industrias vo h falncias e os muitos campos foram destrudos); Tenses Sociais; Afirmao da mulher como fora de trabalho (Feminismo movimento das mulheres para obterem os mesmos direitos dos homens); Luta e afirmao do movimento operrio (com mais greves e contestaes dobre o poderio econmico); Enriquecimento das grandes Industrias; Empobrecimento das classes mdias. Os tratados de paz foram os responsveis pela nova geografia europeia. Nesses tratados, nomeadamente Versalhes, Saint German, Brest-Litostvk, Neully e Servres, ficaram definidos os novos Estados-Nao e as novas fronteiras de alguns dos pases envolvidos na guerra. Surgem a Polnia, Estnia, Letnia, Litunia e Finlndia, e redefinem-se as fronteiras da Frana, Alemanha e Grcia. Esta geografia surge essencialmente, do desenvolvimento dos imprios que se transformam maioritariamente em regimes republicanos e liberais que demonstram a diminuio dos autoritarismos.

2. Sociedade Das Naes esperana e desalento


Na sequncia da primeira guerra mundial, o presidente Wilson props a criao de uma organizao internacional, nos seus 14 pontos apresentados ao congresso Americano e que foram a base da discusso da conferncia de paz, que procurasse assegurar a paz, as ideias iniciais do Presidente Wilson neste documento eram a defesa de uma poltica transparente, a liberdade de navegao e de trocas, a reduo de armamentos, o respeito para com as nacionalidades e a criao de uma Liga de Naes. Desejando assim evitar a repetio de um conflito em grande escala. A SDN, com sede em Genebra, apoiou-se em 7 rgos distintos: O banco Internacional; O tribunal internacional de justia; Organizao Internacional do trabalho; Comisso permanente dos Mandatos assegurava o cumprimento do programa, tal como todos os rgos anteriormente referidos; Secretariado Permanente competia a preparao

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

dos trabalhos; Assembleia reunio regular dos estados membros; Concelho formado pela Itlia, China, Frana, Inglaterra e Japo encarregado de gerir conflitos que ameaassem a paz. Sociedade das Naes, criada em 1919, atravs do tratado de Versalhes e dos seus signatrios, empenhou-se na cooperao entre os povos, na promoo do desarmamento, na soluo dos litgios pela via da arbitragem pacfica. Visto que nem todos os povos foram tratados de igual maneira pela SDN, os seus objectivos no foram cumpridos. Humilhados, os vencidos, que foram excludos da lista de estados membros da SDN, rejeitaram os tratados cuja elaborao no participaram. O orgulho ferido dos povos, principalmente da Alemanha, veio permitir a ascenso do Nazismo e com este o segundo conflito mundial. Em relao aos vencedores, nem todos estavam satisfeitos com esta organizao, o principal descontente foi a Itlia que no obtivera os territrios pretendidos e prometidos pela SDN. Esta organizao comeou a sua actividade um ano mais tarde, mas, a falncia dos objectivos da mesma verifica-se desde logo atravs da inicial regulamentao das fronteiras e a no resoluo, de forma satisfatria, da questo das minorias nacionais, e tambm da incapacidade que a SDN teve de resolver a guerra civil espanhola, a invaso da Manchria Pela China e da Etipia pela Itlia. Por outro lado, visto que nem todas as naes foram tratadas de igual modo, dado que os vencidos no faziam parte desta organizao e a Rssia era olhada com desconfiana por ser comunista, como tal s viria a ser integrada na SDN em 1934. A falta de autoridade desta organizao ficou a dever-se tambm ao facto dos Estados Unidos no a terem integrado. Incapaz de deter as agresses expansionistas, tanto na Europa como no extremo Oriente, a actividade da SDN paralisou entre 1939-45 (segundo conflito mundial) e esta deixou de funcionar em definitivo em 1947. Reconhecida a sua falncia deu origem formao da ONU que procura cumprir os mesmos objectivos da sua antecessora.

3. Rssia 1917 O ano das Revolues


Domingo Sangrento 1905
Foi a primeira manifestao pacfica contra o governo, organizada pelo proletariado, realizada no palcio de Inverno do Czar Nicolau II. Esta manifestao teve como causas: Fim do autoritarismo na Rssia; Liberalizao da poltica; Pediam alimento; A guerra com o Japo fez piorar a situao econmica da Rssia; Operrios queriam melhores salrios, menos horas de trabalho e melhores condies; Modernizao do pas; Melhoramento das condies de vida.

Revoluo de Fevereiro de 1917 Revoluo Burguesa 4


Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Os sovietes assaltam o palcio de Inverno com a ajuda dos soldados, que ao contrrio do que aconteceu em 1905 durante o domingo sangrento, no obedeceram s foras do czar. No ano de 1917 a Rssia era, de h muito, um Estado em decomposio e decadncia que se esforava, sob uma aparncia a rigidez e fora repressiva, por assegurar a todo o custo a estabilidade interna, ameaada principalmente pelo enorme e crescente descontentamento da sua populao. No incio do sculo XX a Rssia era o mais vasto e populoso imprio da Europa. O atraso econmico-social em que o imprio se mantinha, traduzia-se numa agricultura de explorao tradicional, tinha nveis de produo reduzidos. A maioria da populao, 85%, era camponesa, sem acesso terra, uma vez que esta continua dos grandes senhores. O arranque industrial s se deu em finais do sculo XIX, fortemente impulsionado pelos capitais franceses e concentrou-se nas principais cidades: Odessa; Moscovo; So Petersburgo. O imenso territrio era povoado por uma multiplicidade de povos, com lnguas e culturas diferentes, que eram contra a russificao, que os submetia de forma dura e forada. Mantinha-se um fosso enorme a nvel social, com predomnio da aristocracia tradicional, privilegiada, conservadora sobre a massa dos camponeses, um crescente nmero de operrios pauprrimos e uma burguesia j numerosa, mas descontente que acusava o regime de ser um entrave ao seu desenvolvimento. A poltica autocrtica, conservadora e inapta do czar Nicolau II, sobrepunha-se a todos, desrespeitando as estruturas parlamentares (Duma) assumidas desde 1905, aps o domingo sangrento. Governou de modo autoritrio, apoiado na aristocracia, no exrcito e na igreja, e margem da Real Situao do pas. Para alm de tudo isto havia tambm a oposio dos partidos: constitucional democrata, social-democrata e socialista revolucionria. Os fracassos militares e a desmoralizao e claro, o agravamento das condies sociais, econmicas e politicas provocadas, tambm, pela participao na Primeira Guerra Mundial. Estes contriburam para o golpe de estado de Fevereiro de 1917. Forma-se ento o governo provisrio liderado inicialmente pelo prncipe Levov, um constitucional democrata e posteriormente por Kerenski, menchevique. Este governo estabeleceu amnistia para com os presos polticos, o que permitiu o regresso ao pas de Lenine e de todos os outros revolucionrios Socialistas. Pe

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

tambm em prtica um governo com caractersticas liberais que se aproximava das sociedades Orientais.

Revoluo de Outubro de 1917 - Implementao do MarxismoLeninismo


Aps a revoluo de Fevereiro, toda a Rssia se cobria de Sovietes, nomeadamente operrios, camponeses, soldados e marinheiros. Controlados pelos bolcheviques, sobretudo aps o regresso de Lenine Rssia em Abril, protestavam contra o governo provisrio. As reivindicaes deste grupo maioritrio estavam presentes no documento teses de Abril divulgado por Lenine assim que chegou Rssia. No entanto os ideias Socialistas de Lenine no nasceram do ar, foram sim, inspirados nas figuras de Karl Marx e Friedriche Engels, dai este movimento ser designado de Socialismo Cientifico. Marx concebeu a Histria como um processo evolutivo de modos de produo determinados pela luta entre exploradores e explorados, que s terminar quando as classes dominadas se libertarem da opresso e se constiturem como classes dominantes. Este momento acontecer quando triunfar o comunismo, isto , quando toda a propriedade privada for abolida e for substituda pela propriedade colectiva de todos os meios de produo, entregue gesto do estado. A extino da propriedade privada implicaria a extino das desigualdades sociais que assentam na sua posse por pessoas singulares ou colectivas. Com a extino da desigualdade de classes desapareciam os antagonismos de classe e a Histria atingiria o seu objectivo supremo. Estas propostas foram aplicadas na Rssia em 1917 pelas mos de Lenine. A 24 e 25 de Outubro, os guardas vermelhos invadem as instalaes do governo provisrio, e os bolcheviques tomam o poder golpe de estado. Lenine assume o poder auxiliado por Trotski que ir liderar o exrcito vermelho. Comea aqui a instaurao do Marxismo-Leninismo atravs da implantao dos decretos revolucionrios:

Nomeadamente do decreto sobre a terra que previa a distribuio da mesma


pelos camponeses e o decreto sobre as nacionalidades que abolia privilgios e acabava com a Russificao.

Uma outra medida foi o decreto sobre a paz que levou assinatura do tratado
de Brest Litosk com Alemnha em 1918 e que constitui graves perdes econmicas, territoriais e populacionais para a Rssia.

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Ainda se elaborou e aplicou o decreto sobre o controlo operrio que atribua


aos operrios das empresas a gesto das mesmas e o decreto sobre as nacionalidades em que todos os povos tinham direito de liberdade. Motivos da Revoluo: Persistncia no conflito mundial; Conflito entre o Governo Provisrio e os Sovietes de Petrogado; Inoperncia do Governo Provisrio nos problemas da Rssia. Protagonistas: Os bolchevistas (bolcheviques) e os Sovietes de Petrogado. Efeitos Imediatos: Abandono do conflito mundial - a paz com a Alemanha assinada em Maro de 1918 no tratado de Brest-Litosk, que d origem ao aparecimento da Estnia, Letnia, Litunia e Finlndia; Instaurao da democracia dos Sovietes; Distribuio das terras pelos camponeses; Controlo das fbricas atribudas aos operrios. Problemas Levantados: Grande oposio por parte dos apoiantes do Czar e da Burguesia Guerra civil entre o exrcito vermelho Liderado por Leo Trotski e o exrcito branco, apoiado pela Frana, Inglaterra e Estados Unidos que terminam o alastramento do socialismo na Europa. durante este perodo que Lenine instala o
comunismo de guerra e a ditadura do proletariado.

Concretizao da Ditadura do proletariado / comunismo de Guerra: Nacionalizao de toda a economia; Criao de uma sociedade sem classes e de uma maior justia social; Trabalho obrigatrio; Proibio dos partidos polticos excepo do comunista; Fase do terror: Censura, estabelecimento da polcia poltica e de campos de concentrao; Criao da URSS (Unio das Repblicas Socialistas Soviticas). A ditadura do proletariado, etapa revolucionria para a instaurao do comunismo, A ditadura do partido comunista transforma-se na democracia dos sovietes, e em 1922 a Rssia passa a ser a Unio da Repblica Socialistas Soviticas. O estado sovitico confunde-se com o partido comunista o que leva a que se entendam os dois como o Centralismo Democrtico. Em que as bases elegem gradualmente a hierarquia superior.

NEP Nova Poltica Econmica


Surge devido situao de runa extrema vivida pela Guerra Civil. Embora a ideologia de Lenine fosse o Socialismo, devido guerra foi forado a implantar medidas de cariz Capitalista que tinham como objectivo desenvolver a economia da Rssia para mais tarde implantar o Socialismo, pois segundo ele, um pas que vivia na misria nunca seria capaz de compreender os ideais de uma poltica Socialista. Estas medidas foram chamadas de Comunismo de Guerra.

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Posto isto a nova poltica econmica pretendia:

Aumentar o lucro e a produo. Desenvolver e melhorar a economia e as condies de vida. Desenvolver o comrcio atravs das trocas comerciais entre a indstria e a
agricultura.

Desenvolver os transportes.
Para isto criou: o imposto em gnero os camponeses entregavam uma parte da produo agrcola ao Estado mas estavam autorizados a vender os excedentes, esta permisso levou ao aumento da qualidade de vida dos agricultores e ao aumento da produo agrcola visto que os mesmos tinham autorizao para vender os excedentes e assim ganharem dinheiro; Privatizou a pequena industria surgimento dos Nepmen e dos Kulaks (camponeses e donos de pequenas industrias mais ricos). Esta era uma poltica de carcter capitalista (com limitaes impostas por Lenine), temporria (1921 a 1927) que pretendia o melhoramento das condies de vida da populao atravs do desenvolvimento econmico. No entanto esta poltica teve aspectos negativos, tais como: Surgimento de uma classe mdia de intermedirios, comerciantes e industriais e enriquecimento dos camponeses, os Kulaks, que dominavam a produo e a comercializao dos produtos agrcolas; Entre os anos de 1921 e 1927 aparece tambm um outro grupo social, os Nepmen: uma espcie de comerciantes ambulantes que enriqueciam atravs do comrcio que foi liberalizado. Eram originrios da antiga burguesia mas tambm do campesinato e proletariado urbano; Surgiram novos problemas econmicos, nomeadamente no ano de 1923, a crise da tesoura (os preos industriais subiram consideravelmente, havendo uma grande diferena entre estes e os preos dos produtos agrcolas), esta crise causou grandes dificuldades na agricultura e na sua modernizao e na indstria porque perdeu os seus clientes. O estimulo fornecido pela Rssia Sovitica causa do socialismo revolucionrio sentiu-se mais fortemente aps a fundao em Moscovo, em Maro de 1919, da III Internacional, tambm chamada de Internacional Comunista ou Komintern. O komintern propunha-se a coordenar a lutas dos partidos aporrios a nivel mundial, para que o Marxismo-Leninismo triunfasse. Reactivava-se, pois, a mxima marxista do internacionalismo proletrio. Lenine e Trotsky foram os grendes mentores do Komintern e impuseram condies rigorosas para que a revoluo socialista se concrtizasse na Europa. Devia ser conduzida por partidos comunistas decalcados do modelo Russo e fiis ao Marxismo-Leninismo.

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

4. Loucos Anos 20
Sociedade
Na grande cidade o indivduo perde-se no meio da multido. A vida despersonaliza-se, tal como industria que segue um padro personalizado e mesmo os lazeres tendem para a massificao. Nos tempos livres os lugares pblicos eram invadidos, cafs, esplanadas, cinemas, sales de baile e recintos de espectculos desportivos. Deu-se um crescimento da classe mdia e, sobretudo, a melhoria do nvel de vida, proporcionam uma nova cultura do cio, oferecendo inmeras distraces. A convivncia entre os sexos torna-se mais livre e ousada. Aps o primeiro conflito mundial a mulher adquire visibilidade: sai para ir as compras em grades armazns, para tomar ch e refrescos, para ir praia e clubes nocturnos. O advento do automvel alarga estes espaos de lazer e incute o gosto pela velocidade. Este gosto pelo movimento, pela aco, fomenta a prtica desportiva que pela primeira vez, entra nos hbitos quotidianos.

Crise nos valores tradicionais


A brutalidade da Primeira Guerra Mundial ps em causa as instituies, os valores espirituais e morais, todo o edifcio social que tinha sustentado a ordem burguesa do sculo XIX. Aps a guerra a misria dominava as ruas das grandes cidades Europeias. O impacto gerou um sentimento de descrena e pessimismo, que afectou tanto os intelectuais como a gente comum. Na famlia, a indissolubilidade do casamento, a moral sexual, o papel da mulher, os preceitos religiosos, as regras de conduta social deixaram de ter um padro rgido. Instalou-se um clima de anomia social, ou seja, ausncia de normas morais e sociais consistentes que definissem o certo do errado e que fossem aceites e partilhadas pelos vrios grupos sociais. O relativismo de valores acelerou as mudanas j em curso. De todas as mudanas a emancipao feminina foi a que mais se destacou.

Movimentos Feministas
Durante a guerra a mulher substituiu o homem em diversas funes, como na profisso e na gesto familiar. Este acontecimento deu s mulheres a conscincia de que eram capazes de ser independentes, autnomas e boas profissionais. As

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

mulheres foram vistas a trabalhar em fbricas de armamento, a conduzir carrinhas e autocarros, a fazerem reparaes elctricas e a carregarem pesos pesados. No campo, realizavam tambm o trabalho masculino e mesmo na frente de batalha se tornaram indispensveis, assegurando os cuidados de enfermagem com o risco da prpria vida. Durante este perodo a imagem tradicional do que fora a mulher mudara completamente devido ao reforo de autoconfiana feminina. A mulher passou a usar o cabelo curto garon, saias tambm mais subidas, os decotes passaram a fazer parte do guarda-roupa vulgar da mulher, passou a frequentar lugares pblicos sozinha, a fumar e a maquilhar-se. Feminismo: Movimento de contestao e luta, nos finais do sculo XIX, empreendido pelas mulheres com vista ao fim da sua situao de dependncia e inferioridade relativamente ao sexo masculino. As reivindicaes do movimento feminista centraram-se na igualdade jurdica, social, econmica, intelectual e poltica entre os dois sexos. As razes de protesto eram: Direito da mulher casada propriedade dos seus bens (nem mesmo lhes era reconhecida a liberdade de dispor do seu salrio). Tutela dos filhos (em caso de viuvez, o poder paternal era exercido por um parente masculino). Acesso educao e a um trabalho socialmente valorizado (medicas, advogadas, etc.). Em suma as primeiras feministas lutaram por alteraes jurdicas que terminassem com o estatuto de eterna menoridade. Assim nasceu tambm o movimento sufragista: Em 1900 o direito de participao na vida poltica (direito ao voto) assumiu um papel de relevo nas reivindicaes feministas. Para obterem este direito as mulheres optam por duas vias, uma pacfica e outra mais radical e at agressiva que recorriam a longas e ruidosas marchas pblicas, piquetes, apedrejamentos de polcias e montras, irrupes intempestivas no Parlamento e greves de fome.

Novas concepes Cientficas


Na filosofia defende-se haver realidades que escapam s leis da fsica e da matemtica que s podem ser compreendidas atravs de uma outra via, a que chama intuio. A intuio de natureza muito diferente da inteligncia, algo comparvel ao instinto e ao sentimento artstico que nos revela o que no aparente, ao contrrio das faculdades analticas, racionais, que nos permitem conhecer os

10

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

seres por fora. Deste modo, o pensamento filosfico revaloriza o transcendente e, com ele, a imagem de Deus.

Relativismo
O protagonista da revoluo cientfica foi, sem dvida, Albert Einstein e a sua teoria da Relatividade. Einstein destruiu as bases da fsica ao negar o carcter absoluto do espao e do tempo. Ningum poderia imaginar que o tempo fosse varivel e decorresse mais depressa ou mais devagar consoante a velocidade dos corpos. As teorias de Max Planck e Einstein provocaram um profundo choque na comunidade cientfica que se viu obrigada a reconhecer que o Universo era mais instvel do que at ai se pensava e a verdade cientfica menos universal do que se tinha acreditado.

Psicanlise
Cincia psicolgica criada por Freud que abraa um corpo doutrinal terico (sobre o psiquismo), um mtodo de pesquisa e um processo teraputico. A psicanlise abriu Psicologia um novo campo de fenmenos (o inconsciente), atravs do qual procura explicar comportamentos at a tidos como inexplicveis. O estado hipntico permitia aos pacientes recordarem-se de factos e desejos que aparentemente haviam esquecido. Descoberta de uma zona obscura, irracional, na mente humana, que o individuo no controla e da qual no tem conscincia, mas que se manifesta permanentemente o Inconsciente. Por influncia moral o indivduo tem tendncia para bloquear desejos ou facto indecorosos e culpabilizantes, remetendo-os para o inconsciente onde ficam recalcados. No entanto estes impulsos e sentimentos persistem em afluir a conscincia atravs dos sonhos, neuroses e actos falhados. A revelao do lado irracional da natureza humana afectou os comportamentos, favorecendo a quebra das convenes sociais que marcou os anos 20. O impacto da psicanlise estendeu-se tambm ao mundo da arte, dando origem ao movimento surrealista, que teve uma forte expresso no panorama cultural da primeira metade do sculo.

5. As Vanguardas
Modernismo Iniciou-se um novo perodo vanguardista, a que se deu o nome de Modernismo, ou seja, movimento cultural das primeiras dcadas do sculo XX que revolucionou as artes plsticas, a arquitectura, a literatura e a msica, estendendo-se tambm s restantes manifestaes culturais. O modernismo reivindica a liberdade de

11

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

criao esttica recusando todos os constrangimentos, em especial os preceitos acadmicos. Este perodo iniciou-se na cidade de Paris, considerada o centro artstico da Europa, A cidade era, pois o cerne da vanguarda cultural europeia, plena de talentos e de entusiasmo.. Vanguarda Cultural Movimento inovador no campo artstico, literrio ou em qualquer outra rea da cultura que rejeita os cnones estabelecidos e antecipa tendncias superiores. As primeiras dcadas do sculo XX foram uma verdadeira expanso de prticas revolucionrias, principalmente no campo das Artes, concebendo uma nova percepo artstica, artistas romperam com as convenes acadmicas, criando uma esttica inteiramente nova. Libertaram-se da figurao e da sujeio ao modelo, distorcendo formas e utilizando arbitrariamente as cores sem atender fidelidade ao mundo real. Esta caracterstica foi comum a todas as vanguardas. Desconstruram o espao pictrico que, desde o renascimento, se organizava segundo leis da perspectiva. Os esbatimentos dos volumes e da profundidade anunciam o regresso da pintura sua natureza bidimensional. Projectou-se o inconsciente humano e pela primeira vez a pintura desliga-se totalmente dos temas da realidade sensvel. Alargaram o universo da pintura ao introduzirem aspectos que desde sempre lhe tinham sido alheios, como o movimento e o tempo (4 dimenso), esboados pelo cubismo e plenamente desenvolvidos pelo futurismo. Introduziram um conjunto vasto de novos materiais artsticos, aumentando significativamente o potencial plstico expressivo da pintura. Iniciada pelo cubismo, esta vertente foi tambm adoptada pelos movimentos posteriores.

Na literatura
Pelos mesmos motivos que levaram revoluo artstica, o incio do sculo XX correspondeu, no campo das letras, a uma verdadeira revoluo que ps em causa, por vezes radical, os valores e as tradies literrias. A literatura percorreu, nesta poca, todas as vias que a expresso escrita permite percorrer. As obras voltavam-se para a vida psicolgica e interior das personagens. A modernidade na escrita situa-se ao nvel do tema e da abordagem, outras h que se destacam pela introduo de novas formas de expresso, ao nvel da linguagem e da construo frsica.

12

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Estas correntes, se bem que efmeras e pouco produtivas em termos de qualidade literria, romperam convenes e abriram as portas a obras de grande valor, verdadeiramente inovadoras.

Primeiro Modernismo (1911-1918)


Na pintura, o primeiro modernismo ficou ligado a um conjunto de exposies realizadas. Acontecem em Lisboa e no Porto, e os seus principais protagonistas foram Almada Negreiros, Cristiano Cruz e Stuart Carvalhais. Os desenhos apresentados, muitos deles caricaturas, perseguiam objectivos de stira poltica, social e anticlerical. Entre enquadramentos bomios e urbanos, ora avultavam as cenas elegantes de caf, ora as cenas populares com as suas figuras tpicas. Praticava-se a estilizao formal dos motivos, esbatia-se a perspectiva, usavam-se cores claras e contrastantes. Foram artistas Amadeu de Souza-Cardoso, Guilherme Santa-Rita, Eduardo Viana e Jos Pacheco que trouxeram as Vanguardas para Portugal depois do seu estudo em Paris. Com eles vieram tambm o casal Robert e Snia Delaunay. Os verdadeiros modernistas criavam a sua arte com toda a sua liberdade e criatividade. Fernando Pessoa e Mrio de S Carneiro juntaram-se a este movimento, fazendo nascer a revista Orpheu. Com a publicao desta revista, da qual s saram dois nmeros em 1915, o modernismo portugus revelou a sua faceta mais inovadora, polmica e emblemtica: a do futurismo. A revista que fez o encontro das letras e da pintura, contou com a colaborao de Mrio S Carneiro, de Fernando Pessoa, Raul Leal, Lus de Montalvo, ngelo de Lima, Almada Negreiros, Santa-Rita e Jos Pacheco. Na revista Portugal Futurista apareceram trabalhos de Santa-Rita, Almada, Souza-Cardoso, Pessoa e S-Carneiro, alm de escritos de Marinetti, Apollinaire, Blaise Cendrars. A revista conheceu a apreenso pela poltica no momento de sada da tipografia. Atacados nos gostos e opes culturais, o regime republicano no ousava desvincular-se dos cnones acadmicos e defendia-se. Nos anos 20 e 30, decorreu um novo ciclo no movimento modernista, que continuou a conciliar as letras com as artes plsticas. Mais uma vez tambm os artistas continuaram a deparar-se com a rejeio pelos organismos oficiais, pelo que as exposies independentes que realizavam, os cafs e clubes que decoravam e os peridicos que ilustravam vieram a ser os seus grandes espaos de afirmao. As vanguardas Portuguesas destacavam-se no perodo do estado-novo. Ferro convenceu Salazar que a arte, a literatura e a cincia constituem a grande fachada duma nacionalidade, aquilo que se v l fora.

13

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Foi como resposta a esta oficializao do movimento que representava, tambm, a sua sujeio e a sua morte, que o jovem Antnio Pedro organizou, em 1936, a sua exposio dos Artistas Modernos Independentes onde deliberadamente se homenageavam os modernistas dos anos 10, smbolo da originalidade e da irreverncia que o modernismo havia j, irremediavelmente, perdido.

6. A Grande Depresso
Mundializao da Crise
No que respeita economia pode-se enumerar aspectos como a descida de produo Industrial e Agrcola na Europa e se torna dependente dos Estados Unidos, o facto dos Estados Unidos se tornarem uma potncia mundial e assim passarem de devedores a credores da Europa que se torna dependente dos estados unidos que s entram na guerra em 1917, a subida de preos em territrio Europeu (inflao devido a um grande desequilbrio entre a produo e a procura e a quantidade de moeda em circulao), a grande desvalorizao das moedas Europeias (principalmente do marco), que durante um perodo deixaram de ser poder convertidas em ouro; Valorizao do dlar. Crash o termo empregue nas operaes financeiras de bolsas de aces para caracterizar a quebra dos valores dos papis e ttulos postos venda. Do Crash da Bolsa, em Outubro de 1929 depresso foi um passo, visto que o crash trouxe a ruina dos accionistas e dificuldades financeiras, que provocaram emprstimos no reembolsados e a retirada de depsitos bancrios. As dificuldades bancrias tornaram o afundamento do sistema de crdito uma realidade, registou-se uma baixa da procura, dos preos, dos investimentos, da produo e dos lucros, da qual registou falncia e desemprego dando origem depresso. Crise de 1929 foi uma catstrofe mundial, pois os E.U.A arrastaram consigo as economias que deles dependiam, nomeadamente: Os fornecedores de matrias-primas; Os que dependiam dos crditos americanos; Os factores de crise demonstraram-se atravs da:

14

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Contraco mundial da produo industrial que provocou de imediato a baixa de preo no s dos produtos manufacturados, mas tambm das matriasprimas. Descida acentuada dos preos dos gneros agrcolas, que levaram os agricultores a hipotecaram as suas quantias e tentaram substituir a sua produo, que no conseguiam vender; Diminuio do volume de trocas ao nvel internacional incapaz de escoarem os seus prprios produtos, os pases rodeiam-se de medidas proteccionistas e procedem a desvalorizao da moeda, destinada a tornarem mais competitivos os preos de vendo dos produtos exportados; Destruio sistemtica da produo, face incapacidade de venda dos produtos; Progresso do desemprego, principalmente nos grandes estados industrializados, que trouxe ao mundo capitalista anos de misria, angustia e desespero.

O capitalismo liberal e a sua prosperidade ilimitada so postos em causa. O mundo v-se a braos com convulses sociais e polticas.

Os estados inauguram uma nova ordem econmica e poltica, onde o intervencionismo e o nacionalismo pautam as transformaes internas e as relaes internacionais.

New Deal
New Deal Foi uma poltica intervencionista que pretendia relanar a economia devido crise de 1929. Os sectores mais afectados pelo Crash foram o agrcola e industrial. Ideias nortearam o conjunto de medidas postas em prtica nos Estados Unidos pelo democrata Franklin Roosevelt (baseadas nas ideias de Keynes). Primeira fase (1933/34) New Deal props-se a relanar a economia e lutar contra o desemprego e a misria atravs de:

15

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

1 Fase Medidas financeiras rigorosas que induziram o encerramento temporrio de instituies bancrias sujeitas a inspeces dos funcionrios federais, o estabelecimento de sano contra os especuladores e requisio de ouro. Proteco agrcola atravs de emprstimos bonificados aos agricultores e de indemnizaes que os compensassem pela reduo das reas cultivadas e quebra de produo. Assim pretendia-se controlar a produo de modo a evitar a superproduo. Proteco indstria e ao trabalho industrial atravs da fixao de preos mnimos e mximos de venda e de cotas de produo que evitassem a concorrncia desleal e da garantia aos trabalhadores de um salrio mnimo e da liberdade sindical. Deste modo assegurava-se o respeito ai lanamento da indstria e a proteco dos trabalhadores. Implementao de grandes obras pblicas para combater o desemprego. 2 Fase Deu-se a criao do Estado Providncia e atribui-se subsdios de invalidez, velhice, desemprego e doena. Implementou-se o salrio mnimo e o horrio de trabalho fixo.

7. Autoritarismos
A emergncia dos autoritarismos confirma, de facto, a regresso do demoliberalismo
A instabilidade vivida na Europa durante os anos 20, facilitou a adeso s ideias de extrema-direita defendidas pelo fascismo. O descontentamento verificava-se no s no que se refere poltica mas tambm situao econmica e social que se agrava imenso aps o fim da Guerra. A subida de preos acompanhada pela descida de produo e a desvalorizao das moedas europeias resultaram numa elevada inflao que veio fazer com que o nvel de vida da populao piorasse. Entre os grupos sociais mais descontentes com esta situao encontramos as classes mdias. Tanto estas como a burguesia receavam ainda a expanso da

16

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

revoluo socialista nos seus pases, sendo contra as manifestaes, greves e movimentos sindicais que se faziam sentir por toda a Europa. Assim sendo o Fascismo caracteriza-se pela sua faceta totalitria (concentrava todos os poderes polticos no Lder), violento, ditador, autoritrio, anti-liberal e consequentemente anti-democrata/parlamentar, anti-socialista, a liberdade de expresso no existe censura (controlo dos meios de comunicao), militarista apoia-se no exrcito para reforar o seu poder, nacionalista (defensor extremo da ptria), corporativista no aceita sindicatos mas sim corporaes, permisso apenas de um partido. Para alm disto a sociedade era rgida e conservadora, fazia-se o culto ao chefe de estado atravs da propaganda. Descontentes estavam tambm os pases que mesmo tendo participado ao lado dos aliados, no viram devolvidos os seus esforos de Guerra. Entre eles encontramos a Itlia que por no ter recebido os territrios desejados se sentia prejudicada. A esta se junta uma Alemanha humilhada pelo tratado de Versalhes e tudo o que ele significou. Os governos democratas e liberais eram por isto, apontados como incapazes de resolver os problemas existentes, da que as ideologias autoritrias de direita nacionalista, conservadoras, anti-comunistas apareciam como uma soluo que foi apoiada essencialmente pelas classes mdias e pela burguesia. Por toda a Europa nomeadamente Portugal, Alemanha, Hungria e Polnia, seguem o exemplo da Itlia que foi o primeiro pas europeu a instaurar um regime fascista. E assim se justifica a emergncia dos autoritarismos sobre o demoliberalismo.

Os Totalitarismos
Totalitarismo o sistema poltico, no qual o poder se concentra numa s pessoa ou num partido nico, cabendo ao estado o controlo da vida social e individual. Corporativismo a forma de organizao socioeconmica que aceita a propriedade privada, mas estabelece como necessria a interveno do Estado no sentido de tornar aquela socialmente til. Para tal, defende a constituio de corpos profissionais (corporaes) de trabalhadores, patres e servios, que conciliam os seus interesses de modo a promoverem a ordem, a paz e a prosperidade, ou seja, o bem-estar geral. Aplicado em Itlia e Portugal. Nos anos 20 e 30, a depresso econmica e a incapacidade poltica das democracias liberais proporcionou o crescimento dos regimes autoritrios.

17

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Movimentos ideolgicos e polticos submeteram o indivduo a um Estado omnipotente, totalitrio e indiscutvel. Na Rssia sovitica, o totalitarismo alcanou uma configurao revolucionria: iniciou-se da aplicao do marxismo-leninismo e terminou com o Estalinismo. Na Itlia e na Alemanha o estado totalitrio foi resultado de ideologias Fascistas e Nazis e adquiriu um aspecto mais conservador. Em Portugal o estado totalitrio foi inspirado na figura italiana, Mussolini e na ideologia Fascista. Portugal teve ento um regime tambm controlador, conservador e repressivo.

7.1 O comunismo na URSS


Aps a morte de Lenine, foi Estaline que o sucedeu no poder. Desde 1928 e at 1953. Sem lhe serem impostos limites de qualquer espcie, Estaline, empenhou-se na construo da sociedade socialista e na transformao da Rssia numa potncia mundial. Os seus objectivos foram bem-sucedidos, atravs da colectivizao dos campos, da planificao econmica e do carcter totalitarista e repressivo que atribuiu ao Estado.

Colectivizao dos Campos;


Estaline via a colectivizao dos campos como sendo essencial ao avano da indstria, visto que libertaria mo-de-obra, forneceria alimento para os operrios. A colectivizao dos campos foi um movimento rpido e empreendido com brutalidade contra os Kulaks (camponeses). As suas terras e gado foram confiscados pelo Estado, 3 milhes de trabalhadores rurais foram deportados para a Sibria ou executados. As novas cooperaes de produo foram designadas de Kolkhozes, e correspondiam s antigas aldeias, devendo as famlias camponesas entregar as suas terras e instrumentos colectividade. Uma parte da produo ficava para o estado e a restante era distribuda pelos camponeses, de acordo com o trabalho efectuado. O controlo poltico dos campos era feito atravs do aluguer de mquinas e tcnicos aps a criao das Estaes de Mquinas e Tractores. Apesar das resistncias dos camponeses, a colectivizao obteve bons resultados especialmente no que respeita ao trigo, algodo e beterraba.

18

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Planificao Econmica;
Ao contrrio do capitalismo liberal, baseado na livre iniciativa, que no organizava a produo de acordo com as necessidades o que se traduzia em crises de superproduo, o Estado sovitico exaltava o plano econmico ao estabelecer metas econmicas. O objectivo era recuperar o atraso face aos restantes pases. Primeiro Plano Quinquenal (1928/1932) visou o desenvolvimento da indstria pesada, e levou extino da indstria privada. Promoveu investimentos macios, permitidos por uma apertada colecta fiscal. Recorreu a tcnicos estrangeiros e apostou na formao de especialistas e engenheiros. Implementou um conjunto de medidas coercitivas como a apresentao de uma caderneta obrigatria e o despedimento sem aviso prvio por ausncias injustificadas, este conjunto de medidas serviu para fixar os operrios e aumentar a produtividade. Segundo plano Quinquenal (1933/1937) incidiu no sector da industrial ligeira e dos bens de consumo como o calado e o vesturio. Os seus resultados foram satisfatrios. Terceiro plano Quinquenal (1938/1945) Centrou-se novamente na indstria pesada, hidroelctrica e qumica. A segunda guerra mundial, interrompeu este plano em 1941, no entanto, nesta altura, j Estaline tinha conseguido fazer da Rssia uma potncia a nvel mundial.

7.2 Itlia
Fascismo o sistema poltico instaurado por Mussolini na Itlia, a partir de 1922. Profundamente ditatorial, totalitrio e repressivo, o fascismo suprimiu as liberdades individuais e colectividades, defendeu a supremacia do Estado, o culto do chefe, o nacionalismo, o corporativismo, o militarismo e o imperialismo. O socialismo merece, tambm, ao fascismo a total reprovao, pois segundo os ideais socialistas o indivduo a expresso da classe social em que est inserido e com ela se identifica e luta por ela. Ideias que no fascismo so totalmente negadas, pois, e segundo ideias de Mussolini, a luta de classes que divide a Nao, enfraquece o Estado. O fascismo concebeu a Itlia um modelo peculiar de organizao socioeconmica, o corporativismo, destinado a promover a colaborao entre as classes.

19

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Modelo Econmico
O Estado totalitrio fascista serviu-se do corporativismo para evitar a luta de classes e obter bons desempenhos econmicos. Com vista recuperao econmica, causada pela Grande Guerra, do seu estado Mussolini desenvolveu a autarcia como medida econmica a seguir. Depois da Primeira Guerra Mundial, a Itlia deparou-se com cerca de 1,3 milhes de desempregados, o que a forou a intervir vivamente no sector econmico. O enquadramento das actividades em corporaes facilitou-lhe uma certa planificao econmica, no que respeita aquisio de matrias-primas, ao volume da produo, ao tabelamento de preos e cereais. Atravs da propaganda foi possvel iniciar-se batalhas de produo. A primeira foi a Batalha da Lira que visava a estabilizao da moeda. A segunda foi a Batalha do Trigo que permitiu o aumento da produo de cereais e consequentemente, fez diminuir as importaes que contribuam para o agravamento do dfice comercial. A terceira foi a Batalha da Bonificao que conseguiu a recuperao de terras e novas povoaes nas zonas pantanosas a sul de Roma. O comrcio foi altamente controlado pelo estado, que subiu os direitos alfandegrios, controlou o volume das importaes e das exportaes. A criao dos Institutos Imobilirio Itlico e para a Reconstruo Industrial permitiu ao Estado financiar as empresas em dificuldade e intervir no sector industrial. A autarcia econmica de Itlia atingiu o seu pico mximo quando o Estado Fascista conquista a Etipia. Com a explorao intensiva de fontes de energia e de minrios, com a criao de produtos sntese e com os sacrifcios impostos ao povo Italiano com os racionamentos. A economia Italiana estava perfeitamente recuperada.

7.3 Alemanha
O Nazismo o sistema poltico instaurado por Hitler na Alemanha a partir de 1933. Para alm de partilhar princpios ideolgicos do fascismo. Distinguiu-se pelo seu racismo violento, fundamentado numa suposta superioridade biolgica e espiritual do povo ariano, ao qual pertenciam os alemes. Ao Estado Nazi incubaria no s a preservao da raa superior, libertando-a do contacto com os elementos impuros da as perseguies aos Judeus mas tambm a sua expanso de onde surge a teoria do espao vital e do imperialismo alemo.

20

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Na dcada de 1930, o nazismo no era um movimento monoltico, mas sim uma combinao de vrias ideologias e filosofias centradas principalmente no nacionalismo, no anticomunismo e no tradicionalismo. Uma das suas motivaes foi a insatisfao com o Tratado de Versalhes, que era entendido como uma conspirao judaica-comunista para humilhar a Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial. Os males da Alemanha ps-guerra foram crticos para a formao da ideologia e suas crticas Repblica de Weimar ps-guerra. O Partido Nazista chegou ao poder na Alemanha em 1933. Para o efeito, e contrariando tambm as imposies de Versalhes, Hitler, instituiu o servio militar obrigatrio, desenvolveu as indstrias blicas, remilitarizou as zonas fronteirias da Alemanha e lanou-se numa violenta agresso s democracias europeias, que conduziu Segunda Guerra Mundial. A essncia do nazismo est no totalitarismo, especificamente na noo de controlo totalitrio, ou seja, na ideia de que o Estado deveria controlar tudo e todos. Para isso a homogeneizao da sociedade fundamental. Todos passam a vigiar a todos e todos se sentem vigiados e intimidados. Cada indivduo passa a ser "os olhos e ouvidos" do Fhrer no processo de construo de uma sociedade totalitria. Para controlar tudo e todos, o nazismo instigava e exacerbava ao extremo o nacionalista, geralmente associado s rivalidades com outros pases, suposta ou realmente ameaadores. A ideia de um inimigo externo extremamente poderoso funcional, unir a sociedade contra o "inimigo comum". Entretanto, era necessrio mais do que apenas o medo de um inimigo externo para conseguir atingir o ultra-nacionalismo e o totalitarismo. O Nazismo acrescenta ao rol de "inimigos", em que j estava o comunismo, minorias tnico-religiosas como os judeus num primeiro momento, depois ciganos e povos eslavos.

Violncia Racista
Anti-semitismo o termo que significa a hostilidade aos judeus. Do ponto de vista histrico, as perseguies anti-semitas relacionam-se com o triunfo da religio crist e atingiram as comunidades judaicas espalhadas pela Europa. Na altura da Peste Negra e doutras epidemias os judeus foram vistos como a origem do mal, sendo acusados de envenenarem as fontes. No sculo XIX, o anti-semitismo assumiu, em alguns pases Europeus, o carcter de racismo ao identificar o povo Judeu como raa inferior e destruidora. Esta forma de antisemitismo atingiu o auge em pleno sculo XX, na Alemanha Nazi, originando a morte de milhes de Judeus.

21

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Genocdio a poltica praticada por um governo visando a eliminao em massa de grupos tnicos, religiosos, econmicos ou polticos. Embora Histria tenha registado uma grande quantidade de genocdios, foram os regimes totalitrios que levaram a extremos indiscutveis a prtica do genocdio. O Genocdio dos judeus em plena segunda guerra mundial tambm designado de Holocausto. O objectivo principal do Nazismo era a purificao da raa ariana pela seleco dos seus membros mais genunos e a eliminao dos impuros. Para isso, Hitler, avana com o desenvolvimento de estudos aprofundados para determinar as caractersticas da raa ariana e aplicaram as concluses da anlise para determinar as raas, que a nvel biolgico e psicolgico, eram consideradas inferiores e impuras. Ao mesmo tempo deficientes mentais, doentes, portadores de qualquer tipo de deficincia ou debilidade eram esterilizados e eliminados. A poltica racista alem de preservar a raa ariana considerou os judeus a raa mais inferior e impura e culpabilizaram-nos por todos os males da sociedade. Por conseguinte, fizeram do seu extermnio, um dos grandes objectivos polticos. Numa primeira fase os Judeus foram boicotados, segregados e excludos. Numa segunda fase surgiram as primeiras investidas contra pessoas e bens, com destruies programadas dos seus locais de culto e de actividade econmica. Intensificaram a sua segregao com o seu encerramento em guetos e identificao atravs do uso obrigatrio e humilhante da estrela de David. Numa terceira fase, com o comeo da segunda guerra mundial, os judeus foram submetidos s mais humilhantes condies de trabalho e, finalmente, a um extermnio atravs dos banhos de gs que se traduziu no genocdio e milhes de homens, mulheres e crianas nos campos de concentrao.

Autarcia econmica Alem


Nesta rea o objectivo de Hitler era tornar a Alemanha independente dos emprstimos estrangeiros pelo relanamento da economia, e, ao mesmo tempo, resolver o problema de 6 milhes de desempregados. Hitler comeou por levar a cabo grandes obras pblicas, como a construo de auto-estradas e outras vias de comunicao e desenvolvimento dos sectores automvel, aeronutico, qumico, siderrgico e da energia elctrica. Relevante no combate ao desemprego e na captao da simpatia dos grandes industriais alemes foi o relanamento militar e reconstituio do exrcito e da fora area, contrariando as imposies de Versalhes.

22

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Fixaram-se os preos dos produtos. E em produtos como os cereais, acar e manteiga a Alemanha tornou-se auto-suficiente.

7.4 Portugal
1 Repblica em Portugal
A 5 de Outubro de 1910 deu-se em Portugal a implantao da primeira repblica. O primeiro parlamento nacional interferia em todos os aspectos da vida governativa. Ao laicismo da repblica, assente na separao da igreja e do estado, se deve o seu violento anticlericalismo. Neste quadro pouco favorvel ao sucesso da Repblica foi a nossa participao na guerra. Com isto a nossa repblica foi deveras problemtica, devido, essencialmente: Incurso monrquica tentativa de restauraro da monarquia; Surto grevista trabalhadores estavam descontentes; Corte das relaes diplomticas com o Vaticano devido ao carcter anticlericalista da repblica; Partida de destacamentos para a Angola e Moambique colnias atacadas pelos Alemes factor que levou Portugal a entrar na guerra; Revolta militar tentativa de retirar os republicanos do poder; Greves, motins, assaltos e ataques bombistas; Racionamento dos gneros alimentares; Tifo e gripe infecciosa; Revolta da GNR e da armada noite sangrenta em Lisboa. Assim se justifica que em 16 anos de regime, houve 7 eleies gerais para o congresso, 8 para a Presidncia e 45 governos.

Dificuldades Econmicas e Instabilidade Social


A participao de Portugal na Guerra acentuou os desequilbrios econmicos e o descontentamento social. A falta de bens de consumo, os racionamentos e a especulao desesperaram os portugueses, em especial as classes mais desfavorecidas. Com a produo industrial em queda, o dfice da balana comercial cresceu. A divida pblica disparou. Houve ainda a diminuio das receitas oramentais e o aumento das despesas. Isto levou a que se desse uma multiplicao da massa monetria em circulao o que desvalorizou a moeda e originou uma inflao galopante. Entre 1921 e 1925 foi o pior perodo da crise econmica de Portugal. Foi o perodo de maior desvalorizao do escudo face libra (ouro), perodo de maior subida do custo de vida dos portugueses, deu-se o empobrecimento das classes mdias (descida dos salrios), a sada dos

23

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

capitais (deposito de dinheiro em bancos estrangeiros), entesouramento das famlias (compra do ouro devido desvalorizao do escudo).

Agravamento da Instabilidade Poltica


O agravamento da instabilidade poltica nacional ficou a dever-se, em grande parte, instaurao de uma ditadura militar por parte de Sidnio Pais, em Dezembro de 1917. Sidnio destituiu o presidente da Repblica, dissolveu o congresso e fez-se eleger presidente por eleies directas, em Abril de 1916. Instalou-se o Sidonismo, que foi um regime anti-parlamentarista. O parlamento ficou subordinado ao executivo, numa tentativa de pr fim instabilidade e anarquia provocada pelos partidos polticos. Os poderes do presidente so reforados, este apoia-se no Integralismo Lusitano liderado por Antnia Sardinha. O Sidonismo acabou em Dezembro de 1918 com o assassinato de Sidnio Pais.

Monarquia do Norte
Com a morte de Sidnio Pais entre Janeiro e Fevereiro de 1919 houve uma guerra civil em Lisboa e no Norte. Foi ento que no Porto se d um golpe militar, de 19 de Janeiro a 13 de Fevereiro reinstalasse a monarquia no Norte (Douro, Minho e zonas de Trs-osMontes), liderada por Paiva Couceiro.

Noite Sangrenta
Revolta militar, em Lisboa protagonizada pela GNR e pelo Exrcito. Esta revolta prope derrubar o governo de Antnio Granja. Foi ento, na noite de 19 de Outubro de 1921 que as foras opositoras dos republicanos assassinaram vrios elementos do partido republicano (Machado Santos e Jos Carlos da Maia).

Regime Salazarista
Portugal foi o ltimo pas a adoptar e desenvolver a ideologia totalitria e regeu-se pelos ideais vigentes em Itlia. Teve um regime ditatorial civil e no militar. Salazar adoptou o lema Deus, ptria e famlia. Antnio Oliveira Salazar foi o protagonista desta ideologia Portuguesa, considerado por muitos o salvador da ptria resolve os problemas que levaram queda da primeira repblica, conseguindo restabelecer a economia, que se encontrava em crise desde o final da monarquia em Portugal. A este perodo de Ditadura em Portugal d-se o nome de Estado Novo.

24

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Da Ditadura Militar ao Estado Novo


Durante os primeiros anos do regime de ditadura, institudo com o golpe militar de 28 de Maio de 1926, a crise poltica e o dfice econmico aumentaram. Perante estas dificuldades os militares fazem um segundo convite a Antnio Oliveira Salazar, para este se encarregar da pasta das finanas, cargo que tinha declinado logo a seguir ao golpe de 1926, por no lhe terem sido concebidos os poderes que considerava necessrios. Salazar aceitou a segunda proposta, e reentrega no Parlamento, e assim se inicia a edificao do Estado Novo. Com poderes para superintender nos oramentos de todos os ministrios, Salazar implanta uma poltica de forte austeridade e controlo de despesas pblicas, ao mesmo tempo que aumenta gradualmente os impostos. Conseguiu assim equilibrar o oramento e eliminar o dfice pblico. No entanto nunca escondeu o seu propsito de instaurar uma nova ordem poltica. Com estes feitos, Salazar foi ganhando prestgio entre os militares que lhe foram permitindo intervir com maior autoridade nas grandes decises polticas do Governo que, cada vez mais passa a ser a sua imagem. Em 1932, Salazar nomeado para a chefia do governo, ou seja, para Presidente do Concelho, rodeando-se de personalidades polticas conservadoras e merecedoras da sua total confiana. Desse modo. O ditador logrou convencer grande parte do pas da justeza da sua poltica, obtendo o apoio de quantos haviam hostilizado a Primeira Repblica e desacreditado na sua aco: a hierarquia religiosa e os devotos catlicos; os grandes proprietrios agrrios e a alta burguesia ligada ao comrcio colonial e externo; a mdia e a pequena burguesia pauperizadas; os monrquicos, os integralistas e os simpatizantes de iderio fascista; os militares.

A ideologia do Estado Novo


Autoritrio e dirigista um presidencialismo de chanceler O Estado antiparlamentar. Novo afirmou-se como antiliberal, antidemocrtico e

Teoricamente limitado pelos princpios da moral e do Direito, rejeitou os princpios liberais que constituam os fundamentos do regime democrtico e, por conseguinte, repudiou o sistema parlamentar pluripartidrio. A verdadeira autoridade era exercida pelo Governo, na pessoa do seu presidente, ou seja, Salazar. De forma totalitria Salazar apenas tinha de submeter as suas propostas a uma Assembleia Nacional que, todavia, era constituda por deputados que se identificavam com os ideais do Governo. Para

25

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Salazar s a valorizao do poder executivo era a garantia de um Estado forte e autoritrio. Formou ento o partido nico Unio Nacional cuja funo se limitava discusso das propostas de lei submetidas sua aprovao. Culto ao Chefe O chefe era o intrprete do interesse Nacional. Salazar era apresentado na propaganda como Salvador da Ptria, naturalmente apto para governar. A sua imagem estava presente em todos os lugares pblicos, sendo venerado por multides. Salazar nunca assumiu o carcter militar de Mussolini. Salazar distinguia-se pela discrio, austeridade e sobriedade nos comportamentos. Conservador Salazar incutiu na Nao os valores do passado glorioso da nossa histria. Contra a ideologia marxista e o seu carcter urbano e industrial, Salazar consagrou a tradio e a ruralidade como imagem de virtudes. A famlia rural, tradicional e conservadora, devia ser a imagem da sociedade portuguesa. A mulher reduzida ao seu papel passivo, submissa ao marido, profundamente feminina, unicamente ocupada com os afazeres domsticos e com a educao dos filhos, enquanto o homem se ocupava de trabalhar e trazer o dinheiro para casa. O filho deveria envergar a farda da Mocidade Portuguesa desde cedo. Nacionalista A unio de todos os portugueses na exaltao da ptria era uma grande preocupao do regime. Como todas as divises fragilizavam a Nao, os partidos polticos foram proibidos e todos os portugueses deviam ingressar na Unio Nacional. O Estado empreendeu uma intensa campanha de exaltao dos valores nacionais, atravs da consagrao dos heris e do passado glorioso de Portugal e de valorizao das produes culturais nacionais. A incluso destes valores fazia-se numa escola que visava a formao de conscincia identificadas com a tradio, obedincia, o respeito pela autoridade, o patriotismo e a averso modernidade estrangeira. Corporativismo semelhana do fascismo Italiano, e com os mesmos objectivos, o Estado Novo tambm pretendeu que a toda a vida econmica e social do pas se organizasse em corporaes.

26

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

As bases do corporativismo portugus foram lanadas por um conjunto de decretos governamentais entre os quais se destaca o Estatuto do Trabalho Nacional que estabelecia a organizao dos trabalhadores portugueses em sindicatos nacionais e a organizao dos patres. Existiam corporaes morais, culturais e econmicas. Sendo as econmicas que desempenharam as suas funes em pleno. Repressivo O exerccio da autoridade implicou que o regime se rodeasse de um poderoso aparelho repressivo atravs do qual subordinava aos interesses do Estado os direitos e liberdade dos cidados, ainda que constitucionalmente reconhecidos. A censura prvia era exercida por uma rigorosa vigilncias sobre todas as publicaes intelectuais escritas ou audiovisuais, que passava pela eliminao de palavras, expresses ou imagens que fossem contra o Estado. A polcia poltica for outro mecanismo de represso. Primeiro conhecida como PVDE (Policia de Vigilncia e Defesa do Estado) e mais tarde PIDE (Politica Internacional de Defesa do Estado), esta era apoiada numa estrutura de delao, perseguia, prendia, torturava e matava que manifestasse o mnimo sinal de oposio ao poder institudo, no total desrespeito pelos direitos do Homem e mesmo da constitucionalidade do regime, tal era a arbitrariedade e a impunidade com que actuavam os seus agentes. A PIDE actuava com base nas escutas e nos delatores. Muitas vezes, prendia sem mandato, invadia propriedade privada e lia a sua correspondncia. O campo de concentrao do Tarrafal foi o mais conhecido campo de concentrao portugus. Onde se torturou e matou centenas de inocentes. Controlo de Massas Alm da Unio Nacional, o controlo de massas actuava a nvel particular. Foi criada uma milcia armada para defesa do regime e combate ao comunismo A legio Portuguesa, organismo onde determinados funcionrios pblicos deviam estar arregimentados. Para controlar a formao ideolgica da juventude, toda a populao escolar era obrigatoriamente inscrita na Mocidade Portuguesa. O controlo dos trabalhadores no foi esquecido, enquanto a actividade laboral era tutelada pelas corporaes, para a organizao e ocupao dos tempos livres, segundo os princpios morais do regime, foi criado um organismo do estado a FNAT (Federao Nacional para a Alegria no Trabalho). Para incutir na vida familiar os valores do Estado Novo, criou-se a Obras das Mes para a Educao Nacional que visava a formao das futuras mulheres e mes.

27

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Uma economia submetida aos imperativos polticos


Imagem de credibilidade e de consistncia do Estado Novo. O carcter autoritrio tambm se fez sentir na actividade econmica e financeira. Sujeita a toda a produo e gesto da riqueza nacional aos interesses do Estado era um objectivo constitucionalmente definido. Salazar adoptou ento o Proteccionismo e o Intervencionismo, tendo como objectivo em vista a auto-suficincia do pas e consequente afirmao do nacionalismo econmico. Estabilidade Financeira Sob o lema de diminuir as despesas e aumentar as receitas, Salazar conseguiu o to desejado equilbrio oramental. Imps uma rigorosa poltica de limitao de despesas nos ministrios. Lanava sobre a populao, um conjunto de impostos que visavam o aumento da receita fiscal. Quando deflagrou a Segunda Guerra Mundial, Salazar optou pela Neutralidade, evitando as consequncias negativas da participao do conflito Blico e aproveitando as necessidades econmicas dos pases intervenientes no conflito, para dinamizar os sectores ligados exportao, como o volfrmio, as indstrias de conserva e os txteis. As reservas de ouro aumentaram e o escudo portugus ganhou prestgio a nvel financeiro Europeu. Defesa da Ruralidade O ruralismo foi acentuado, tendo em vista a preservao dos valores portugueses. Fortemente ruralista, Salazar via nas actividades agrcolas, um dos meios mais fortes para atingir a pretendida auto-suficincia da Nao. Salazar levou a cabo, um conjunto de medidas de fomento das actividades agrcolas. Construo de numerosas infra-estruturas tendo em vista facilitar a recuperao e aproveitamento de campos agrcolas. Adopo de polticas de fixao de populaes no interior rural; Amplas campanhas de florestao; Dinamizao da produo dos bens mais tradicionais na alimentao portuguesa (batata, arroz, vinho, azeite e frutas). Dinamizao da produo de Trigo foi a poltica que causou maior impacto. Esta visava tornar o pas auto-suficiente neste sector ainda fundamental na alimentao da populao Campanha do Trigo.

28

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Condicionamento Industrial A indstria foi alvo de um controlo total por parte do Estado, de modo a evitar a superproduo, a diminuio dos preos, o desemprego e claro a agitao social. Primeiros anos do Estado Novo foram marcados pela persistncia dos constrangimentos tradicionais do desenvolvimento do pas: deficiente rede de comunicaes, processos tecnolgicos arcaicos, baixos nveis de produtividade, dependncia das importaes, falta de iniciativa por parte dos investidores portuguesas e a manuteno de baixos salrios. Depois, assistiu-se ento a um desenvolvimento nos sectores tradicionais e ao arranque dos sectores tecnologicamente mais avanados, como a indstria cimenteira, a refinao de petrleo, a construo naval, os abudos qumicos e energia elctrica. No entanto a indstria no se desenvolveu assim tanto, devido em grande parte ao carcter ruralista defendido por Salazar, e tambm a excessiva presena do Estado no controlo da indstria nacional e na regulao da actividade produtiva em prejuzo da liberdade dos agente econmicos e da modernizao do sector produtivo. Grandes Obras Publicas Nesta rea foi implementada a lei da reconstruo que visava o combate ao desemprego e a criao de infra-estruturas. Pretendia-se dar uma imagem nacional e internacional de modernizao de Portugal. Deste modo melhorou-se a rede de estradas, os portos martimos, a rede telefnica nacional. Edificaram-se grandes complexos desportivos, como o estdio do Jamor, complexos hidroelctricos, edifcios de servio pblico. Dando-se particular ateno aos edifcios histricos. Construiu-se os primeiros quilmetros de auto-estrada que ligavam Lisboa e Vila Franca de Xira. A ponte Salazar (actual ponte 25 de Abril) que ligava Lisboa a Almada, e a ponte da Arrbida que liga o Porto margem Sul. Construiu-se ainda barragens para o aproveitamento hidroelctrico. Empreendeu-se a construo de estabelecimentos prisionais, escolares, hospitais, quartis militares, bairros operrios e estaleiros navais. A poltica Colonial As colnias foram um elemento fundamental na poltica de nacionalismo econmico e um meio de fomento do orgulho nacionalista.

29

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Realizavam a principal vocao colonial do mercado para o escoamento de produtos agrcolas e industriais metropolitanos e de abastecimento de matrias-primas e a baixo custo. A vocao colonial do Estado Novo motivou logo em 1930, a publicao do acto colonial, onde foram clarificadas as relaes de dependncia das colnias e se limitava a interveno que nelas podiam ter as potncias estrangeiras. As colnias constituam tambm um dos principais lemas da propaganda nacionalista, ao integrar os espaos ultramarinos na misso histrica civilizadora de Portugal e no espao geopoltico nacional. Para isto o regime levou a cabo diversas campanhas tendentes a propagandear, interna e externamente, a mstica imperial, onde destacou a Exposio do Mundo Portugus, em 1940. Projecto Cultural do Regime O projecto cultural do Estado Novo foi tambm submetido ao poder poltico, semelhana do que acontecia nos outros regimes totalitrio Europeus. A liberdade criativa, que caracterizou os primeiros anos do sculo XX, deu lugar a uma criao artstica e literria fortemente condicionada pelos interesses polticos. Evitou-se ento, por um lado, os excessos intelectuais que pusessem em causa a coeso nacional e, por outro, dinamizar uma produo cultural que propagandeasse a grandeza nacional. Para controlar a liberdade criativa foi institucionalizada a censura prvia, que submetia os autores portugueses a uma autntica ditadura intelectual. Foi institudo o Secretariado da Propaganda Nacional, tutelado por Antnio Ferro, um homem culto mas fascista e conservador de ideias. Ao SPN coube conciliar a esttica moderna com os interesses do estado, de forma a inculcar na mentalidade Portuguesa o amor Ptria, ao culto do passado glorioso e dos seus heris, a consagrao da ruralidade da tradio, das virtudes da famlia, a alegria no trabalho, o culto do chefe providencial.

8. Pontos em Comum: Itlia, Alemanha e Portugal


O estado totalitrio fascista caracterizou-se pela oposio firme ao liberalismo, democracia parlamentar e ao socialismo. Enquanto o liberalismo e a democracia se afirmam defensores profundos dos direitos do indivduo, o fascismo entende que acima do indivduo est o interesse colectivo, a grandeza da nao e a supremacia do estado.

30

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Esta apologia do primado do Estado sobre o indivduo leva o fascismo a desvalorizar a democracia partidria. E rejeita a teoria da separao dos poderes, fazendo depender a fora do Estado do reforo do poder executivo. A hostilidade fascista marca pelo seu nacionalismo fervoroso, exaltador de glrias nacionais, ser absolutamente incompatvel com os apelos socialistas ao internacionalismo proletrio.

Milcias Armadas e Polcia Poltica


Na sua afirmao poltica os totalitarismos contaram com o apoio de milcias armadas que intervinham na represso violenta das greves e outras manifestaes organizadas. Foram um objecto de ateno por parte dos industriais e financeiros que viam nela uma forma de controlar e combater todos os factores de destabilizao da ordem. Assim, estes, apoiaram-nas, financiaram-nas, militarizaram-nas, transformando-as numa poderosa mquina de represso dos opositores aos seus interesses. Com a ascenso dos Totalitarismo estas milcias vieram a constituir as foras de sustentao do Estado, transformando-se em foras polticas institucionais de represso dos opositores. Na Itlia existia a Milcia Voluntria para a Segurana Nacional (Camisas Negras) e a Organizao de Vigilncia e Represso do Antifascismo. (OVRA) Na Alemanha eram as Seces de Assalto (S.A), que foram perdendo poder para as seces de segurana do partido (S.S), de carcter paramilitar, e para uma tenebrosa polcia poltica. A GESTAPO exercia uma tenta vigilncia no controlo da populao, enviando para os campos de concentrao quem manifestasse o mais pequeno sinal de oposio ou fosse denunciado como tal. Em Portugal havia a PIDE e a Legio Portuguesa, que se ocupava de evitar a conspirao contra o regime. Na URSS existia a Tcheka, depois GPU. Encarregados de mandar os opositores do regime para os campos de trabalho forado na Sibria usando falsos julgamentos, fuzilamentos e deportaes.

Encenao da Fora e a Propaganda


Empregava-se a censura a todos os meios de comunicao e submisso do ensino ao estado. De modo a cativar a simpatia da opinio pblica, os chefes de estado fascistas organizavam imponentes manifestaes de fora enquadradas no desenvolvimento de uma intensa aco de propaganda. As foras de represso paramilitares exibiam toda a sua fora e capacidade de organizao em espectaculares manifestaes de ordem, disciplina, fora e austeridade.

31

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Ao mesmo tempo as foras do regime desenvolviam a sua propaganda de enaltecimento da grandeza nacional e de denncia violenta de todas as causas que impediam a afirmao dessa. Apoiadas em modernas tcnicas audiovisuais. Na Alemanha, a propaganda foi longe de mais, com a contestao do Tratado de Versalhes denunciando-o como um ditado e causa de todos os males do pas e da humilhao Alem. A Alemanha de Hitler, propagandeava: a resoluo da crise econmica e prometia emprego; reconstituio da grande nao; por fim agitao popular; apelou pureza da raa; promete ordem, disciplina e estabilidade. Aqui existia o Ministrio da cultura e propaganda. Na Itlia de Mussolini, na Alemanha de Hitler e em Portugal de Salazar: controlava-se as publicaes escritas, a rdio e o cinema mediante censura prvia; Colocam os meios de comunicao ao servio do estado Totalitrio, pela imposio de textos e de programas nacionalistas; Suprimem a produo intelectual que v contra a ideologia do regime; perseguem intelectuais e impem-lhes a submisso do seu pensamento aos interesses da Nao. Em Itlia a imprensa e o ensino eram controlados pelo Ministrio da imprensa e da propaganda. No entanto em Portugal no se faziam grandes paradas de demonstrao da fora da policia do estado, visto que o que diferencia a ditadura portuguesa das outras o facto desta ser uma ditadura civil e no militar. J em Portugal tudo estava a cargo do Secretariado da Propaganda Nacional. Na URSS, semelhana de todos os outros Servios da Propaganda.totalitarismos existiam os

Mobilizao e Arregimentao das Massas


A arregimentao submissa da populao constitui um dos principais meios de afirmao dos partidos totalitrios nazi-fascista. Comeava logo nos primeiros anos com a integrao da criana em organizaes onde era ministrada uma educao tendo em vista a formao de fiis e submissos servidores do partido e do estado. Na Itlia, depois de passarem por sucessivos escales de formao, os jovens aos 18 anos integravam as Juventudes Fascistas. Na Alemanha, entravam nas Juventudes Hitlerianas. Em Portugal ingressavam na Mocidade Portuguesa e mais tarde na Legio Portuguesa. Sendo que a educao iniciava-se na escola com a criao do Livro nico que vinculava o glorioso passado da nao e o culto do chefe. Assim os programas de ensino estavam controlados e os professores eram submissos ao regime transmitindo os valores nacionais e anticomunistas. D-se assim a represso na educao.

32

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Culto da Fora e Negao dos Direitos Humanos


No bastaram ao fascismo e ao nazismo a eficcia das organizaes de enquadramento nem o aparato da propaganda para obter a perfeita adeso das massas. A represso policial, exercida pelas milcias armadas e pela polcia poltica, afigurou-se decisiva para garantir o controlo da sociedade e a sobrevivncia do totalitarismo. Na Itlia ainda Mussolini no tinha chegado ao poder j os esquadristas semeavam o pnico, incendiando e pilhando os sindicatos e as organizaes polticas de esquerda, cujos dirigentes abatiam ou espancavam. Em 1923 os esquadristas passavam a ser conhecidos como Milcias Armadas do partido e mais tarde passaram a ser Milcias Voluntrias para a Segurana Nacional, cabendo-lhes vigiar, denunciar e reprimir qualquer acto conspiratrio. Na Alemanha criou-se as SA (Seces de Assalto) que posteriormente deram origem s SS (Seces de Segurana), milcias temidas pela sua brutalidade, em que os espancamentos e a tortura eram procedimentos regulares. Com a vitria do Nazismo a GESTAPO exerceu um controlo apertado sobre a populao e a opinio pblica. A todos envolvia uma atmosfera de suspeita e denncia. A criao dos primeiros campos de concentrao em 1933, completou o dispositivo repressivo alemo. Que ao contrrio de Itlia e Portugal que apenas torturavam e matavam os opositores do regime, a Alemanha juntava a estes as consideradas raas inferiores como judeus, ciganos e povos eslavos. Foi ento a Alemanha que levou a negao dos direitos dos humanos ao seu mais elevado nvel, contrariamente a Portugal e Itlia que no aboliram os direitos humanos.

9. Antecedentes da Segunda Guerra Mundial


Tratado de Versalhes, considerado um ditado aos olhos alemes. Humilhao e revolta; Conquista de Territrios por Mussolini e Hitler Espao Vital: Devoluo da Sarra; Anexao da ustria; Ocupao da Morria; Invaso da Polnia desencadeou a segunda guerra. SDN Manter a paz pela via diplomtica (sem tomar posio forte) Guerra Civil Espanhola

33

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Hitler e Mussolini ajudam os nacionalista e Franco a ganhar a Guerra. A frente popular no apoiada pelas naes democrticas. Serve de palco ao ensaio do armamento alemo, nomeadamente os areos e atmicos. Acordos Alemanha e Itlia Eixo Roma/Berlim Alemanha URSS Pacto no agresso Alemanha Japo Anti-Komintern

Irradiao dos fascismos no Mundo


A dcada de 30 veio no s confirmar o reforo das ditaduras emergentes nos anos 20 como tambm se assistiu institucionalizao de novos regimes autoritrios e conservadores sob influncia do triunfo do nazismo da Alemanha.

O tempo das Ditaduras


O autoritarismo conservador consolidou-se com a ascenso de Hitler ao poder, na Alemanha, em incios de 1933, e estendeu os seus domnios por todos os pases europeus de dbil tradio democrtica. Como o caso da ustria, da Grcia e da Checoslovquia. Tambm na Amrica Latina, em pases como o Brasil, o Chile e a Argentina conheceriam em tempos de ditaduras vividos na Europa, em consequncias de golpes de estado apoiados nos exrcitos e no proletariado urbano. No mdio oriente, o Japo, com a subida de Hirohito ao poder marcado o fim da democratizao e ocidentalizao encetando em meados do sculo XIX. Apesar de alargar o sufrgio universal, o novo imperador reprime os sindicatos e os partidos de esquerda. Em 1933, a brilhante ascenso poltica dos militares ultranacionalistas impe um regime totalitrio de tipo ocidental e o Japo confirma-se como potncia imperialista com ambies expansionistas por todo o extremo oriente. Designa-se o regime ditatorial japons como o regime Nipnico.

O imperialismo das Ditaduras


Os totalitarismos alemo, italiano e japons indo contra as intenes de paz da e de cooperao internacional da SND, levaram a cabo uma politica de permanente agresso ordem internacional instituda no final da primeira guerra mundial. Em 1931 o Japo invade a Manchria. Em 1935 a Itlia lana-se na conquista da Etipia.

34

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Em 1936 foi assinado o Eixo Roma-Berlim que estabelecia a aliana entre Hitler e Mussolini. Ainda em 1936 foi assinado o pacto Anti-Komintern (Eixo Berlim-Tquio) onde as duas potncias estabelecem uma aliana defensiva contra a Internacional Comunista.

As hesitaes face Guerra Civil Espanhola


As tenses em Espanha foram-se acumulando devido s medidas tomadas pelos governos da segunda repblica e da frente popular (aliana das foras de esquerda espanholas para evitar a subida ao poder dos fascistas). Os sectores mais conservadores da sociedade, descontentes com o rumo da poltica espanhola, mobilizaram esforos levando a cabo um golpe militar, liderado pelo general Franco, para instaurarem um regime autoritrio. O governo da frente popular responde com a fora, dando assim incio Guerra Civil espanhola. As foras conservadoras recebem o apoio logstico e material das potncias do Eixo, assim como o apoio oficioso (mantimentos e homens) do Estado Novo. A Alemanha e a Itlia vem neste conflito a oportunidade para testarem os armamentos que vinham desenvolvendo. A Guerra Civil Espanhola torna-se assim no campo de ensaio para a segunda Guerra Mundial. Se as potncias no hesitaram em apoiar as foras nacionalistas espanholas, o mesmo no aconteceu com as potncias demoliberais, que hesitaram, tentando a todo o custo evitar um conflito aberto e generalizado, e acabando por optar por uma poltica de no interveno. Os apoios frente popular limitaram-se s brigadas internacionais, formadas por voluntrios estrangeiros, nas quais se incluam portugueses opositores ao regime Salazarista, e algum apoio logstico cedido pela URSS. O conflito piorou com pilhagens, torturas e massacres sobre a populao civil levadas a cabo quer pelos nacionalistas quer pelos apoiantes da frente popular, mas com maior violncia por parte dos primeiros que acabaram por vencer a Guerra.

O contexto Japons
O pacto Anti-Komintern marca a aproximao do Japo Alemanha e fica a dever-se viragem poltica japonesa para um regime mais nacionalista e autoritrio. As vozes mais crticas democracia, e a pouca eficincia dos seus lderes, sobem de tom e defendem governo e politicas externas mais fortes e agressivas. O Japo deixa de ser uma democracia a partir da dcada de 30, para passar a ser controlada pelos militares. Desde o incio do sculo que o Japo mostrava interesse nos territrios da China (principalmente os do norte ricos em matrias primas para o desenvolvimento da industria nipnica) e na Coreia. Para tal, entra em guerra com a Rssia Czarista em

35

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

1904, vencendo-a. A partir desta vitria, o Japo ganha prestgio internacional, mas o seu objectivo de se igual s Naes Ocidentais no totalmente conseguido. O facto de o Japo ter visto recusada a pretenso de tratamento igualitrio na carta das naes, veio aumentar o sentimento nacionalista japons, considerado fundamental para a construo de um imprio, em tudo semelhante ao espao vital alemo. Os sentimentos xenfobos j existentes desde o sculo XVI, que marca a chegada dos diabos brancos ao Japo reemergem. Enquadrado na perspectiva de luta contra o poder ocidental na sia e na crena que os japoneses so a raa superior asitica que deve liderar o continente, na luta de libertao contra as potncias ocidentais e a URSS, o Japo invade a China em 1937, nomeadamente a zona norte. Apesar do descontentamento que esta invaso provocou e nos Estados Unidos da Amrica, a verdade que estas naes pouco fizeram, para ajudar os chineses, utilizando mais uma vez a lgica de evitar um conflito mundial a todo o custo.

10.

Nascimento e afirmao de um novo quadro geopoltico


Novo quadro geopoltico

A reconstruo do ps-guerra fez-se sob o signo da solidariedade mas, tambm, do antagonismo. Transformando-se em superpotncias, os Estados Unidos e a Unio Sovitica procuram estender as suas reas de influncia e assumem uma rivalidade declarada. Na verdade, mais do que as ambies geoestratgicas dos dois pases, confrontam-se duas ideologias, duas formas de vida opostas: de um lado, o modelo capitalista, defensor do multipartidarismo e da economia de mercado; do outro, o modelo socialista, escudado na democracia popular e na economia planificada.

Conferncias da Paz
Ialta em Fevereiro de 1945 Cimeira (U.R.S.S) Participantes: EUA; Reino Unido; URSS; Democracias Comunismo

Objectivos: Organizao Mundial; Reconstruo Econmica; Desnazificao (retirada de vestgio nazi); Liberdade dos pases de escolherem os seus representantes; Diviso da Alemanha pelos Estados Unidos, o Reino Unido, a URSS e a Frana; Estabelecimento de indemnizaes a pagar aos aliados. Postdam em Setembro de 1945 (aperfeioamento da conferncia de Ialta)

36

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

A Alemanha passa a ser governada pelos representantes da Frana, Reino Unido, URSS e Estado Unidos. (Diviso quadripartida. ustria tambm sobre esta diviso) Objectivos: Desnazificao; Preparao da Alemanha para se transformar num pas democrtico. Atravs de: Desarmamento; Desmilitarizao; Instituies, leis e educao Nazi e rabe, destrudas; Supresso e julgamento dos elementos do partido Nazi Pela primeira vez na Histria, elementos da sociedade so julgados e condenados por crimes contra a humanidade. A conferncia de Postdam decorreu nem clima bem mais tenso que a de Ialta. Vencida a Alemanha, renasciam as desconfianas face ao regime comunista que Estaline representava e as suas pretenses expansionistas na Europa. Assim, a conferncia encerrou sem alcanar uma soluo definitiva para os pases vencidos. O clima de tenso que marcou a reunio de Postdam no se desvaneceu. Pelo contrrio, o afastamento entre os aliados acentuou-se, at se transformar num profundo antagonismo.

Objectivos das Conferncias


Definiram-se as fronteiras da Polnia, ponto de discrdia entre os ocidentais que no esqueciam ter sido a violao das fronteiras polacas a causa imediata de guerra e os soviticos que no desistiam de ocupar a parte oriental do pas. Estabeleceu-se a diviso provisria da Alemanha em quatro reas de ocupao, geridas pelas trs potncias conferencistas e pela Frana, sob coordenao de um Concelho Aliado. Decidiu-se a reunio, num futuro prximo, da conferncia preparatria das Naes Unidas. Estipulou-se o supervisionamento dos trs grandes na futura constituio dos governos dos pases de Leste (ocupadas pelo Eixo), com base no respeito pela vontade poltica das populaes. Estabeleceu-se a quantia de 20 00 milhes de dlares, a proposta por Estaline, como base das reparaes da guerra a pagar pela Alemanha.

Cortina de Ferro
Para alm de considerveis ganhos territoriais, a guerra dera Unio Sovitica um enorme protagonismo internacional. Estaline participava tambm na definio das novas coordenadas geopolticas.

37

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Dentro da Europa o papel da U.R.S.S torna-se essencial. No fim do segundo conflito mundial, as tropas russas marcham at Berlim, e coube-lhes tambm a eles a libertao da Europa Ocidental das tropas Nazis. A U.R.S.S tinha ento uma clara vantagem estratgica na Europa de Leste. A liberdade dos povos decidida na conferncia de Ialta, expressada em eleies supervisionadas pelas 3 potncias, foi impossvel devido supremacia sovitica. Os pases ocupados por esta aps a segunda grande guerra escaparam-se para o socialismo entre 1946 e 1948. Este processo de sovietizao foi contestado pelas potncias. E anunciado publicamente por Chuchill num discurso em Missouri, que dizia que a criao da rea de influencia impenetrvel, por parte da U.R.S.S, estava isolada no ocidente por uma Cortina de Ferro. O discurso alertou os antigos aliados. E assim, o alargamento da influncia sovitica desencadeava um novo medir de foras, desta vez entre o mundo comunista e o mundo capitalista.

Organizao das Naes Unidas


Fases da Criao da ONU
1941 Carta do Atlntico: A paz deve ser mantida atravs de um sistema completo e permanente de Segurana das Naes. 1942 Declarao das Naes Unidas assinadas por 26 Estados. 1943 Conferncia de Teero: Ficou acordado o projecto da ONU. 26 de Junho de 1945 Conferencia de So Francisco: Assinatura da carta fundadora da ONU.

Objectivos
Manuteno da Paz Mundial Atravs da via diplomtica Medio de conflitos Capacetes azuis Soldados da paz enviados para zonas de conflitos Defesa dos Direitos Humanos Assinatura da declarao dos direitos do Homem Igualdade de Direitos entre todos os Povos Processo de descolonizao (direito soberania e independncia)

38

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Aumentar o nvel de vida das Populaes Cooperao econmica, social e cultural

A estrutura e a aco da ONU


A estrutura das Naes Unidas assenta em seis rgos principais e num grande nmero de instituies ou agencias especializadas. O seu rgo mais importante o concelho de segurana, que tem um carcter executivo e composto actualmente por 15 membros (5 pases africanos e asiticos; 1 da Europa oriental; 2 latino-americanos, 2 da Europa Ocidental): 5 permanentes, com direito a veto e 10 no permanentes, escolhidos por um perodo de 2 anos pela assembleia-geral. Esta composta por todos os Estados Membros e tem um carcter meramente deliberativo, isto , faz recomendaes e adopta resolues. A aco da ONU no exerccio do papel que lhe atribudo na manuteno da paz e na arbitragem dos conflitos internacionais tem disto objectos de muitas crticas e louvores. Criticasse-lhe o facto de acentuar o predomnio das grandes potencias ao distinguir os grandes, com acento permanente no concelho de segurana e com direito a veto, tidos como os detentores de responsabilidade mundiais e os outros, isto , os eleitos por mandatos de 2 anos. Por outro lado apontasse-lhe a incapacidade de evitar o surgimento de novos conflitos em diversas zonas do globo. No entanto, justo reconhecer-lhe um papel meritrio em diversas reas. No domnio da cooperao econmica e sociocultural internacional, em particular atravs das suas agncias especializadas, a ONU tem tomado incitativas ao combate da pobreza, da excluso social e na ajuda humanitria. Ainda que, muitas vezes marginalizada pelas grandes potencias, tem tido um papel importante na mediao dos conflitos internacionais, nomeadamente atravs de negociaes de paz e do envio dos capacetes azuis. Finalmente tem-se destacado na defesa do direito internacional, como o reconhecimento de todos os pases liberdade, graas ao qual numerosos povos alcanaram a independncia. Ainda neste domnio, a declarao universal dos direitos do homem, aprovada a 10 de Dezembro de 1948, pela assembleia-geral, trouxe um contexto de defesa dos direitos essenciais.

39

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Os rgos de Funcionamento

40

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

O ideal de cooperao econmica


O planeamento do ps-guerra no se deu apenas a nvel poltico. Em Julho de 1944, um grupo de conceituados economistas de 44 pases reuniu-se com o fim de estruturar e prever a situao financeira do perodo de paz. Convictos de que o nacionalismo econmico dos anos 30, em que cada pas procurava resolver por si s os problemas econmicos, prejudicava seriamente o crescimento econmico e a paz mundial, os Estados Unidos prepararam-se para liderar uma nova ordem econmica baseada na cooperao entre os povos. O sistema assentou no dlar como moeda - chave. As restantes moedas passaram a ter uma conformidade fixa em relao ao ouro e moeda americana. Na mesma conferncia, e com o objectivo de operacionalizar o sistema, criaram-se dois importantes organismos: O fundo monetrio Internacional (FMI): ao qual recorreriam os bancos centrais dos pases com dificuldade em manter a paridade fixa da moeda ou equilibrar a sua balana de pagamentos. O fundo baseava-se na ideia de que quanto melhor fosse a economia mundial melhor seria a ajuda prestada. Este era constitudo pelas quotas dos estados membros, a quota de cada estadomembro e calculada pelo seu rendimento nacional, as trocas comerciais e as reservas monetrias. A influncia de cada pais no fundo directamente proporcional sua contribuio para o mesmo. O Banco Internacional para a Reconstruo e o Desenvolvimento (BIRD): Tambm conhecido como Banco Mundial, destinado a financiar projectos de fomento econmico a longo prazo.

Primeira Vaga de Descolonizao


Durante o sculo XIX os pases do Atlntico norte exerceram um enorme domnio sobre regies da sia, frica e Amrica Latina, onde tinham colnias. A segunda guerra mundial teve um papel decisivo na transformao desta situao. Por um lado a guerra foi conduzida em nome da liberdade e contra o imperialismo (Nazi, Fascista e Nipnico - Japons), mobilizando importantes contingentes de tropas vindas das colnias. Para vencer o Eixo e obter o apoio das colnias, as metrpoles foram-se comprometendo com reformas do estatuto colonial baseadas na igualdade de direitos ou mesmo com independncia, em troca do esforo que lhes exigiam em homens e em bens.

41

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

A carta do atlntico afirmava a vontade de fazer respeitar o direito dos povos a serem autnomos. Por outro lado o apelo ao nacionalismo e a propaganda antieuropeia forma desenvolvendo cada vez mais um sentimento anti-colonialista. Quando a guerra terminou, as grandes potncias (Inglaterra, Frana e Holanda) tinham perdido prestgio. Havia tambm as promessas feitas, a noo de que o poder colonial podia ser derrotado e que, tanto as potncias vencedoras como as vencidas estavam enfraquecidas relativamente ao passado. O contexto da poltica internacional tambm se modificou. A ONU baseava-se na igualdade de direitos de todos os povos e favorecia a descolonizao. As duas grandes potncias que saram vitoriosas da guerra eram contra o colonialismo, os Estados Unidos porque tinham nascido de um processo de libertao contra a Inglaterra e porque consideravam que o sistema colonial, ao reservar os mercados coloniais para as metrpoles, era um entrave ao liberalismo econmico. A U.R.S.S. porque devido a ideologia marxista considerava o colonialismo uma forma de imperialismo e de explorao capitalista. A libertao dos povos colonizados nas diferentes regies foi conduzida por diferentes motivaes, ideologias e mtodos.

42

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Aps a segunda Guerra os judeus tiveram a terra prometida que tinha sido abandonada ainda no tempo imprio romano. O territrio era maioritariamente ocupado por rabes e sob a administrao britnica at 1947, foi nesta data que foi colocada sob tutela directa da ONU que traou o plano da sua diviso em dois estados: um rabe e outro judaico. Formou-se ento o estado de Israel em Maio de 1948.

11.

O tempo da Guerra Fria


Um Mundo Dividido A ruptura

A Cortina de Ferro dividia a Europa, o processo de sovietizao dos pases do Leste era j irreversvel. Sob a tutela diplomtica da U.R.S.S os partidos polticos comunistas ganhavam e progressivamente ganhavam o poder. O seu dinamismo constitua uma ameaa ao modelo capitalista e liberal, ameaa essa que era preciso conter, formam-se ento alianas para conter essa mesma ameaa. Para coordenar a sua actuao tornando-a mais eficiente, criou-se em 1947, o Kominform, que se tornou um importante organismo de controlo por parte da URSS.

A doutrina de Truman e Plano Marshall


O presidente Truman expe a sua viso de um mundo dividido em dois sistemas antagnicos: um baseado na liberdade; o outro baseado na opresso. Aos americanos competiria, perante o enfraquecimento da Europa, liderar o mundo livre e auxilia-lo na conteno do comunismo.

Para alm de formalizar a diviso do mundo em duas foras opostas, a


doutrina de Truman deixava tambm clara a ideia da necessidade de ajudar a Europa e reerguer-se economicamente. As perdas humanas e matrias tinham sido extremas e as ajudas de emergncia prestadas pelos Estados Unidos nos dois asnos seguintes ao conflito s tinham acudido s necessidades mais permanentes. O rigoroso inverno de 1946/47 agravou a situao Europeia, criando um clima poltico instvel e propicio difuso das ideias marxistas. neste contexto que o secretrio de estado americano George Marshall anuncia um enorme plano de ajuda econmica Europa, em 1947. A este plano chamou-se Plano Marshall, foi atribudo a toda a Europa, incluindo pases que se encontravam sob influncia sovitica, embora estes no aceitem por considerarem a ajuda uma manobra imperialista.
Histria A

43

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Dos pases abrangidos pelo Plano Marshall criou-se a OECE (Organizao Europeia de Cooperao Econmica).

Doutrina de Jdanov e o Plano Molotov


Um alto dirigente sovitico, Andrei Jdanov, formaliza a ruptura entre as duas potncias: o mundo, afirma Jdanov, divide-se de facto em dois sistemas diferentes: um, imperialista e anti-democrtico, liderado pelos Estados Unidos; o outro em que reina a democracia e a liberdade entre os povos, correspondente ao mundo socialista liderado pela Unio Sovitica. Em Janeiro de 1949 Moscovo responde ao Plano Marshall criando o Plano Molotov, que estabelece as estruturas de cooperao econmica da Europa Ocidental. Foi no mbito deste plano que se criou o COMECON (Conselho de Assistncia Econmica Mutua), instituio destinada a promover o desenvolvimento integrado dos pases comunistas, sob abrigo da Unio Sovitica. Os pases abrangidos pela OECE e pela COMECON funcionaram como reas transnacionais, coesas e distintas uma da outra. Deste modo a diviso do mundo em dois blocos antagnicos consolidou-se tambm a liderana das duas super-potncias.

A questo Alem
Na sequncia da Conferencia de Postdam o territrio alemo foi dividido entre as quatro potncias vencedoras. Esta diviso suscitou um clima de desentendimento e confrontao reflectiu-se de imediato na gesto conjunta da Alemanha. A expanso do comunismo aps o conflito levou os Estados Unidos a verem a Alemanha como um meio para impedir o avano sovitico. O renascimento alemo tornou-se uma prioridade para os americanos, que intensificaram esforos para a criao de uma repblica federal constituda pelos territrios da ocupao das trs potncias ocidentais, a Repblica Federal Alem (RFA). A Unio Sovitica protestou contra a juno dos territrios das trs potncias, pois considerava uma clara violao ao acordo estabelecido mas perante os acontecimentos viu-se forada a desenvolver uma actuao semelhante na sua prpria zona o que conduziu formao da Repblica Democrtica Alem (RDA).

44

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Este processo ps frente a frente os exrcitos das potncias e o exrcito de Estaline. Numa tentativa de retirada das potncias Estaline bloqueia aos aliados todos os acessos terrestres cidade. Designa-se a este acontecimento o Bloqueio de Berlim, que se promulgou de Junho de 1949 a Maio de 1949, este foi o primeiro medir foras entre as superpotncias. A parte capitalista constituda pelos sectores americanos, ingls e francs, tornou-se uma ilha isolada num territrio hostil. O presidente Truman decide abastecer a cidade atravs de uma gigantesca ponte area. Embora no tenha evitado as privaes e o racionamento, aponte area permitiu a Berlim Ocidental resistir ao Bloqueio. O bloqueio de Berlim foi um dos momentos de grande tenso e desconfiana que suscitou o Tempo da Guerra Fria.

12.

A Guerra Fria

O tempo da guerra fria A consolidao de um mundo bipolar


Guerra fria Num sentido amplo, a expresso designa o clima de tenso e antagonismo entre o bloco sovitico e o bloco americano, sem nunca recorrer fora armada. Numa acepo restrita, a guerra fria corresponde primeira fase desse mesmo afrontamento. So caractersticas salientes da Guerra Fria a corrida aos armamentos, principalmente, ao armamento nuclear, a proliferao de conflitos localizados e crises militares nas mais diversas zonas do mundo, bem como a viso simplista e extremada do bloco contrario. De um lado o liberalismo, assente sobre o princpio da liberdade individual; do outro, o marxismo, que subordina o individuo ao interesse da colectividade. E neste contexto que os servios de informao e segurana (CIA e KGB) ganham um crescente protagonismo, alimentado com os seus espies e agentes secretos o clima de suspeita e fanatismo que varreu o Mundo nos anos da Guerra Fria. entre 1947 e 1955 que se consolidam os dois blocos e se estrutura o mundo bipolar. So anos de grande intolerncia em que comunistas e capitalistas desenvolvem intensas campanhas ideolgicas e iniciam a corrida ao armamento nuclear. A tenso cresce, mas a conscincia dos perigos de uma guerra atmica impede o confronto directo. No fim dos anos 40, surge a expresso Guerra Fria para designar a confrontao destes dois mundos. A morte de Estaline e a subida ao poder por Kruchtchev marcam o regresso do dilogo entre as duas superpotncias. Kruchtchev prope ao mundo capitalista uma coexistncia pacfica, baseada na aceitao de um domnio conjunto do

45

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

mundo. Em 1959, o dirigente sovitico visita aos Estados Unidos, num ambiente de cordialidade e aparente descontraco. O afrontamento persiste. A coexistncia pacfica no impede a construo do muro de Berlim smbolo mximo do bipolarismo -, nem evita o receio de uma grande guerra nuclear quando, em 1962, os Americanos descobrem a instalao secreta de misseis soviticos na ilha de Cuba. A gravidade da crise de Cuba abre as portas a um desanuviamento nas relaes internacionais. Os dois grandes multiplicam os acordos para a limitao do arsenal nuclear e intensificam as trocas comerciais. Na Europa, as duas Alemanhas reaproximam-se e, em 1975, os acordos de Helsnquia consagram o respeito reciproco entre os estados do velho continente. No entanto, nos pases do terceiro mundo, os dois gigantes continuam a afrontar-se. A preocupao em conter o comunismo leva os Estados Unidos interveno armada do Vietnam que se revela sangrenta e desastrosa.

Mundo capitalista refora da supremacia europeia


Politica Interna Multipartidarismo Democracia Liberal Democracia crista sistema democrtico baseado nos princpios da moral crista e na doutrina social da igreja Social-democracia ideologia politica que pertence a construo do socialismo atravs de processos reformistas e democrticos Externa Liderana dos E.U.A OTAN e outras alianas poltica-militares. Economia Economia de mercado Reforo do sector pblico e do intervencionismo estatal Crescimento do sector tercirio (liberalizao do comercio promovida pelo GATT) Rejuvenescimento e modernizao de equipamentos industriais e redes rodo e ferrovirias. Evoluo: at 1973: crescimento intenso Trinta anos Gloriosos - Aps 1973 crescimento mais lento e intercalado (novo ciclo econmico)

46

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Sociedade Sociedade de Classes Interveno social do estado Comunismo (emprego assegurado e poder de compra, publicidade e expanso do crdito). A tenso provocada pelo Bloqueio de Berlim acelerou as negociaes que conduziram em 1949, no Tratado do Atlntico Norte. organizao do Tratado do Atlntico Norte OTAN, talvez a mais importante organizao militar do ps-Guerra, que se tornou um smbolo ocidental. O pacto da OTAN bem demonstrado da desconfiana que ento impregnava as relaes internacionais. Os seus membros fundadores consideram-se ligados por uma herana civilizacional comum, cuja preservao exige desenvolvimento da capacidade individual ou colectiva de resistir a um ataque armado. A aliana apresenta-se assim, como uma organizao puramente defensiva, empenhada em resistir a um inimigo que, embora no se nomeie, esta omnipresente: A Unio Sovitica e tudo o que, para o mundo ocidental, ela representam.

Mundo Comunista extenso da influncia sovitica


Politica: Interna Monopartidarismo Democracia popular organizao politica fundada sobre os princpios de organizao socialista da economia e da sociedade Externa Hegemonia Sovietica soberania limitada na Europa do Leste Pacto de Varsvia. Economia: Estatizada/planificada; Industrializao prioridade a industria pesada; Atrofio do sector tercirio Evoluo Ate a dcada de 60: crescimento interno Dcadas de 70 e 80: deteriorao irreversvel do sistema econmico

47

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Sociedade: Igualitrio Sociedade sem classes Preponderncia do alto do funcionalismo Baixo ndice de consume Os novos pases socialistas receberam a designao de democracias populares, em oposio as democracias liberais, julgadas incapazes de garantir a verdadeira igualdade devido persistncia dos privilgios de classe, as democracias populares defendem que a gesto do estado pertence, em exclusivo, as classes trabalhadoras. Estas, que constituem a esmagadora maioria da populao, exercem o poder atravs do Partido Comunista, que, supostamente, representa os seus interesses. A constituio do Pacto de Varsvia, aliana militar que previa a resposta conjunta a qualquer eventual agresso. O pacto de Varsvia constitui uma organizao diametralmente oposta OTAN, simbolizando as duas coligaes o antagonismo militar que marcou a Guerra Fria. A influncia Sovitica em Cuba confirma-se quando, em 1962, avies americanos obtm provas fotogrficas da instalao, na ilha, de misseis russos de mdio alcance, capazes de atingir o territrio americano. A exigncia firme da retirada dos misseis, feita pelo presidente Kennedy, coloca o mundo perante a iminncia de uma guerra nuclear entre as duas superpotncias. Felizmente, a crise acaba por resolver-se com cedncias mtuas: Kruchtchev aceita retirar os misseis, enquanto os Estados Unidos se comprometem a no tentar derrubar, novamente, o regime cubano.

13.

Os 30 Gloriosos e o fim da prosperidade

O termo da Prosperidade Econmica: Origens e Efeitos


Os Trinta Gloriosos anos de abundancia e crescimento econmico do mundo capitalista caram abruptamente em 1973. Nos pases industrializados ocidentais o PIB decresce entre os anos 62-82, enquanto nos anos seguintes o crescimento foi nulo e a crise agrava-se. Verifica-se quebra na produo e desemprego, por um lado, elevados ndices de consumo e inflao por outro. Contrariamente s crises tradicionais, o crescimento do desemprego, nos anos 70, foi acompanhado pelo aumento dos preos dos produtos o que deixou transparecer que se tratava de uma crise suportvel.

48

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

A crise afectou essencialmente os sectores siderrgico, a construo naval e automvel, bem como o txtil. Muitas empresas fecharam, outras reconverteram a sua produo e o desemprego subiu em flecha. A inflao tornou-se galopante, ultrapassando os 10% em 74. Este fenmeno recebeu o nome de Estagflao.

Factores da Crise
Choques Petrolferos No artigo publicado pelo The Economist, em 28 de Dezembro de 1974, faz-se referncia aos 30 gloriosos, isto , perodo de expanso em que as economias cresceram consideravelmente devido a um conjunto de factores que permitiram que os pases industriais conhecessem uma era de prosperidade e de pleno emprego. Esta prosperidade foi possvel pelo avano da tecnologia, que melhorou essencialmente o sector industrial e agrcola que resultou na melhoria das condies de vida da populao. E verificou-se ainda um aumento do sector industrial. O desenvolvimento industrial era ainda favorecido pelo facto de o petrleo ser abundante e vendido a baixo preo. Todo este desenvolvimento verificado durante estes 30 gloriosos, vai estagnar nos anos 70 e transformar-se numa crise econmica, Em 1974, o crescimento foi nulo () esta recesso que se pode transformar numa verdadeira crise. Esta crise ficou a dever-se conjugao de dois factores crise energtica e instabilidade monetria. Este ltimo, ficou a dever-se desvalorizao do dlar e ao seu afastamento do sistema monetrio internacional, uma vez que, deixou de ser a moeda padro pois o presidente Nixon suspendeu a convertibilidade do dlar em ouro. Este factor teve enormes propores nas restantes economias, o que no vinha a acontecer desde os acordos estabelecidos em Brestton Woods. Na indstria verifica-se uma desmotivao dos trabalhadores devido s metodologias de trabalho do Fordismo. Conjugados com o aumento dos encargos sociais e salariais, este elevado absentismo dos operrios diminui a produtividade e os lucros das empresas, entrando estas em recesso. Ao contrrio das crises anteriores, a diminuio do PIB foi acompanhada pelo um aumento da inflao, resultando uma estagflao, a propagao da inflao ps termo expanso, impedindo os pases de prosseguir as suas polticas de pleno emprego. A agitao social foi tambm consequncia da crise. Manifestaes e greves por toda a Europa contra a inoperncia dos governos, serviram de bandeira ao movimento operrio para intensificar a sua luta contra as polticas capitalistas. A crise petrolfera, e a alta de preos do petrleo foi um smbolo simples acelerador desta crise, pois todas as matrias-primas aumentaram o passe.

49

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Em 1973, os pases do mdio oriente, membros da OPEP Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo -, que at ai tinham mantido baixo o custo do barril de crude, fazem deste recurso natural uma arma poltica. Como retaliao contra a ajuda dos ocidentais a Israel, decidem quadruplicar o preo do barril e reduzir a produo petrolfera em 25%, reforando este nmero com redues mensais progressivas de 5%, at que fosse abandonada a poltica de auxlio ao Estado Judaico. Aos EUA, Holanda e Dinamarca, considerados inimigos de causa rabe, foi imposto um boicote total. Este foi, ento, o primeiro choque petrolfero, o sendo ir dar-se em 1979 com a guerra Iro-Iraque. Estes choques petrolferos, aumentaram significativamente o preo do petrleo e consequentemente dos custos de produo dos artigos industriais, que levou ao encarecimento dos produtos junto do consumidor, gerando uma escalada da inflao. Concluindo, a prosperidade dos 30 gloriosos, que parecia bastante bem sustentada acabou por demonstrar-se, uma frgil prosperidade. E a crise petrolfera veio trazer ao mundo industrializado uma nova realidade: a demonstrao que os pases ditos 3 Mundo detinham um enorme poder, uma vez que possuem a fonte energtica da qual os pases industrializados precisam para se desenvolver, ou seja, o petrleo. A OPEP demonstrava assim um grande argumento de presso sobre os pases industrializados. Fim do Sistema de Bretton Woods A crise monetria de 1971 a grande causadora do fim dos 30 gloriosos que surgiram aps a segunda guerra mundial. As dificuldades econmicas dos EUA vieram por em causa as garantias da convertibilidade da moeda americana. Perante a confirmao do quadro depressivo, o presidente Nixon anunciou a suspenso da convertibilidade do dlar, que era um dos fundamentos do sistema monetrio internacional institudo em Bretton Woods como instrumento essencial para a recuperao econmica mundial. A consequncia foi o total desregulamento do sistema financeiro internacional e a forte desvalorizao das moedas, dos pases mais afectados pelas dificuldades econmicas. As despesas dos estados que j eram elevadas em tempos de prosperidade, mais elevadas se tornam em tempos de crise com a resoluo dos problemas sociais. Aumentam as despesas e diminuem as receitas.

14.

Japo

Vencido, destrudo e humilhado no fim da Segunda Guerra Mundial, nada fazia prever o extraordinrio desenvolvimento do Japo, que ocupa hoje o lugar de segunda potncia mundial, depois dos Estados Unidos.

50

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Contexto Japons ps a segunda guerra Mundial


Japons: Territrio em ruina econmica. Limitados recursos naturais: rea cultivvel reduzida, pobre em jazidas naturais. Custos elevados em importaes de matrias-primas e alimentos. Pais superpovoado. 1945-1960 O japo era a 3 potncia mundial Milagre Japons As razes do Milagre Programa de ajuda econmica dos EUA plano DODGE, implementado general norte-americano Mcarthur; Reformas estruturais: reformas agrrias e restruturao dos sectores industriais de baixa produtividade (Industrias alimentares e txteis). Abundancia de mo-de-obra: baixos salrios de trabalho do que nos pases mais industrializados: - Factor que toma as suas indstrias competitivas relativamente a outros pases lucros crescentes. Fraca presso dos sindicatos Investimento no sector industrial Aumento das exportaes Mentalidade Nipnica: Grande investimento na educao e grande dedicao ao trabalho. Investimento na investigao e na inovao tecnolgica.

Os factores de Desenvolvimento
O milagre Japons beneficiou de uma conjuntura favorvel: Os Estados Unidos disponibilizaram importantes ajudas financeiras e tcnicas que permitiram uma rpida reconstruo econmica. Foi a necessidade de suster o avano comunista que esteve subjacente ajuda Americana, o Japo passou a ser visto como um precioso aliado do bloco ocidental no Oriente. O regime poltico estvel do Japo, permitiu a actuao concentrada entre o governo e os grandes grupos econmicos. O Estado interveio activamente na regulao do investimento na concesso de crditos, na proteco das empresas e do mercado nacional.

51

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

A mentalidade Japonesa, muito diferente da Ocidental: Dinmicos e austeros, devotos causa da reconstruo nacional e ao seu trabalho em particular, empresrios e trabalhadores cooperam estreitamente na realizao de objectivos comuns. Esta ligao afectiva entronca na tradio japonesa do trabalho vitalcio que transforma o patro no protector dos seus funcionrios, os quais, por sua vez, dedicam uma incondicional lealdade empresa. Este sistema permitiu no so o aumento da produtividade e dos horrios de trabalho como a manuteno de salrios baixos e das reivindicaes sindicais a um nvel muito modesto. Munido de mo-de-obra abundante e barata e de um sistema de ensino abrangente mas competitivo, o Japo lanou-se tarefa de se transformar na primeira sociedade de consumo da sia.

O Milagre Japons
O primeiro boom da economia japonesa decorreu entre 55-61, neste curto perodo, a produo industrial praticamente triplicou e os empresrios entraram num autntico frenesim de inovao. Os sectores que neste perodo adquirem maior dinamismo so os da indstria pesada e dos bens de consumo duradouros. O comrcio externo acompanha esta expanso: as exportaes duplicam assim como as importaes, necessrias ao abastecimento em matrias-primas dos novos sectores industriais. O segundo surto de crescimento deu-se entre 66-71. A produo industrial duplicou e criaram-se 2,3 milhes de novos postos de trabalho. Alm do desenvolvimento dos sectores clssicos, como a siderurgia, este novo crescimento assento sobretudo em novos sectores como a produo de automveis, televisores a cores, aparelhos de circuito integrado, etc.

15.

China
Maoismo

Mao Tse Tunh ou Mau Zedung faz parte integrante do partido comunista chins desde a sua fundao, em 1921. Em Outubro de 1934 iniciou-se a chamada grande marcha e Mau ocupou o cargo que iria tornar-se vitalcio: O cargo de lder do partido comunista chins. Em Outubro de 1949 a china tornava-se oficialmente uma repblica e Mau tornou-se em 1954 presidente dessa repblica.

52

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Em 1958 da incio ao grande salto em frente que procurou tornar a china numa das potncias mundiais estipulando objectivos para a produo e investindo no fabrico de ao, sem quaisquer ajudas externas. Contudo, a fome atingiu a populao chinesa por diversas vezes na sequncia do grande salto em frente e de condies climatricas adversas. Censurados estes problemas pela Rssia e criticando a desestalinizao. Mao Tse Tung acabou com o controlo que tinha com os soviticos entre 1960 e 1962, lutando activamente contra o socialismo da URSS, o revisionismo (que tentava colocar o partido comunista sovitico ao servio da Burguesia) e o imperialismo da Amrica do Norte. O Maoismo caracterizou-se pela sua tendncia fundamentalista do MarxismoLeninismo e preconizava a distribuio equitativa de bens, contrariava a ambio pessoal, considerando que mesmo durante o perodo socialista, existia uma luta de classes. Em 1950 realizou-se a reforma agrria tendo os grandes latifundirios sido expropriados das suas terras, para se proceder distribuio igualitria das mesmas. Em 1965 fazem-se sentir os primrdios da revoluo cultural, inaugurando um perodo negro da histria da China, em que os jovens Guardas Vermelhos, assumiram um radicalismo de ideias maostas, desrespeitando tudo aquilo que tinha sido formado culturalmente ao longo de milnios na China. Estes jovens fanatizados vandalizaram as casas, os monumentos e os edifcios pblicos, destruindo todos os vestgios da tradio, pensamento, cultura e costumes antigos, desde obras de arte a simples utenslios do uso quotidiano, por serem incompatveis com a criao do homem novo desejado pelo socialismo. Ao mesmo tempo humilhavam, agrediam ou matavam todos aqueles que se consideravam contra-revolucionrios: dirigentes do partido (opositores a Mao), intelectuais ou at simples agentes econmicos conotados com actividade Burguesa. Mao enfatiza os papis dos camponeses, aos quais atribua a liderana revolucionaria. O Maoismo assumiu como objectivo a revoluo total protagonizada pelas massas e no pelas estruturas de poder. Para isso recorreu a grandes campanhas de natureza ideolgica destinadas a consciencializar e a mobilizar as populaes para as grandes transformaes revolucionrias. A prioridade industria pesada foi posta de lado a enfse passou para os campos onde se deviam desenvolver tanto as produes agrcolas como pequenas industrias locais, baseadas na tecnologia tradicional. A produo passou a ser dirigida par um elemento do partido e a vida camponesa foi reorganizada em comunas populares, germes de comunismo, agrupando cerca de 5000 famlias, onde se estabeleceu um modo de vida comunitrio.

53

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Relao Sino-Soviica
Decada de 50 Decada de 70 Comunista Mau Tse Thung Apoiante: Bipolarismo Guerra Fria Reforma Agrria Grande salto em frente Revoluo Cultural Rssia/URSS Estaline (Marxismo/Leninismo) Kruchtchev (Relao com a China comea a desmorenar-se) Coexistncia pacifica

Comunas
Ao mesmo tempo que procura uma via econmica diferenciada, Mao no poupa crticas a Kruchtchev e sua poltica da coexistncia pacfica. Ergue tambm a voz em defesa de Estaline e acusa os soviticos de graves desvios do ideal socialista. Moscovo desenvolve as crticas acusando-o de aventureirismo. A partir de ento a china considera-se um pas nico verdadeiramente socialista, propondo um novo modelo revolucionrio as pases agrrios do terceiro Mundo.

Esquema Sntese Maoismo


China (1949)

- Repblica Comunista - Apoio da URSS 1953: Ano da Morte de Estaline

54

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

As relaes Sino-Soviticas Demonstraram divergncias Via Original para o comunismo na China Grande salto em frente: Redobram-se os esforos da populao/mo-deobra subocupada para que a China alcanasse os ndices de produtividade ocidentais: Abandona-se a prioridade dada a indstria pesada. Reorganizao das actividades rurais e industriais. Privilegio dado as pequenas indstrias e produo agrcola.

Maior autonomia das comunidades

Novo modo de vida

Comunas FRACASSO:
Milhes de mortes devido subnutrio Falta de meios tcnicos e materiais

Revoluo Industrial
Ruptura com a URSS (1961) Mao critica as relaes Kruchtchev com o Ocidente Capitalista Recusa a poltica de coexistncias pacficas Continua a apoiar o Movimento de Libertao (Vietnam e Coreia)

Formao do Homem Novo atravs da transformao radical das mentalidades Jovens universitrios organizados em Brigadas de Guardas Vermelhos fazem uma campanha de politizao da populao atravs dos ensinamentos de Mao contidos no Livro Vermelho em 1964 Campanha de perseguio de todos os opositores ao pensamento Maoista

Burgueses apoiantes da aproximao democrtico sovitico (acusado de Revisionista)

ao

centralismo

55

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Entendimento com o Ocidente


1971 - Presidente Nixon visita Pequim e China foi admitida na ONU onde apontem o Imperialismo Sovitico como a maior ameaa paz mundial. Anos 70 China afirma-se como nova potncia econmica no Oriente Comunista 1976 Morte de Mau Tse Tung

Repensa-se na Revoluo Cultural

Viragem Abertura da economia Chins iniciativa privada: Investimentos Capitalistas dos Pases Ocidental

16.

CEE Comunidade Econmica Europeia


A ascenso da Europa

Uma Europa pacfica Incio da cooperao, depois de na primeira metade do sculo, a europa quase se autodestruir em duas guerras fratricidas, a Europa reconheceu a sua herana cultural comum e a necessidade de se unir para reencontrar a prosperidade econmica e, se possvel, a sua influencia poltica. Logo em 1946, Churchill lana o apelo ao renascimento europeu, alicerado numa espcie de Estados Unidos da Europa. A ideia, que suscitou tanto entusiasmo como desconfiana, foi, entre avanos e recuos, ganhando adeptos e consistncia. Criaramse vrias organizaes europestas, promoveram-se encontro, debates e congressos, incrementaram-se as iniciativas diplomticas entre os futuros estados membros. Porm, desde o incio se fizeram sentir em todo o processo as dificuldades em concentrar interesses e em definir o futuro modelo poltico dessa Europa Unida: enquanto os mais ousados advogavam uma Europa supranacional, outros admitiam apenas uma confeco de estados independentes. Fortemente enraizados, os velhos nacionalismos so ainda hoje difceis de ultrapassar.

A formao da CEE
No Ps-guerra os pases da Europa Ocidental associam-se para organizar a ajuda financeira dos E.U.A. Plano Marshall. A dependncia relativamente aos E.U.A. e a

56

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

necessidade de defesa face ao crescente poder sovitico levantam a necessidade de uma Europa unida. A OECE (Organizao Europeia de Cooperao Econmica) (1947) foi o primeiro passo nessa direco. Ultrapassadas as divergncias entre unionistas e federalistas sobre o modelo de construo europeia a seguir, em Janeiro de 1949, foi criado o Conselho de Segurana. Jean Monet o Pai da Europa Props a criao de uma infra-estrutura econmica entre os Estados europeus e, a partir da, progredir passo a passo na direco da unio poltica. Juntamente com Robert Schuman, Konrad Adenaur (chanceler da Alemanha Federal); Alcide de Gasperi (presidente do conselho italiano) so inspirados por um ideal de paz e esto empenhados na criao de laos que tornaram impensvel a existncia de um novo conflito. O Tratado que fundou a CECA (Comunidade Europeia do Carvo e do Ao), assinado em Paris em 1951, congregava a Frana, a Alemanha, a Itlia e os pases do Benelux numa comunidade com o objectivo de introduzir a livre circulao do carvo e do ao, bem como o livre acesso s fontes de produo. Uma Alta Autoridade comum assegurava a vigilncia do mercado, o respeito pelas regras da concorrncia e a transparncia dos preos. O tribunal de Justia mediaria os eventuais conflitos. Este Tratado esteve na base das actuais instituies. O Tratado de Roma - O Tratado instituiu a Comunidade Econmica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atmica (Euratom). O objectivo da 1 era a criao de um mercado comum. A 2 visava o desenvolvimento de uma poderosa indstria nuclear atravs da investigao e a difuso de conhecimentos; aperfeioamento de tecnologias industriais; investimento e a criao de empresas comuns e o estabelecimento de um mercado nuclear. A EFTA - Organizao europeia fundada em 1960 pelo Reino Unido, Portugal, ustria, Dinamarca, Noruega, Sucia e Sua, pases que no tinham aderido Comunidade Econmica Europeia (CEE). Estes estados decidiram juntar-se para defender os seus interesses econmicos atravs da criao de uma rea de comrcio livre. O funcionamento da EFTA alicerou-se num princpio simples: os produtos importados de estados-membros no estavam sujeitos ao pagamento de impostos aduaneiros, o que naturalmente serviu para fomentar as trocas internacionais no espao desses pases. Em Abril de 1962, depois de diversas negociaes estabelece-se a Poltica Agrcola Comum (PAC) e cria-se o Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola. Tinha como objectivos principais assegurar o abastecimento regular de gneros alimentcios, manter um equilbrio entre a cidade e o campo, valorizar os recursos naturais e preservar o ambiente, e garantir aos agricultores um rendimento em conformidade com os seus desempenhos. Em 1965, pelo Tratado de Fuso as trs comunidades unificaram-se e tornaram-se numa s estava criada a Comunidade Europeia.

57

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Tratado de Bruxelas, denominado "Tratado de Fuso" (1965) Este Tratado substitui os trs Conselhos de Ministros (CEE, CECA e Euratom), por um lado, e as duas Comisses (CEE, Euratom) e a Alta Autoridade (CECA), por outro, por um Conselho nico e uma Comisso nica. Para alm desta fuso administrativa, verifica-se o estabelecimento de um oramento de funcionamento nico. O Acto nico Europeu constitui a primeira grande reforma dos Tratados. Permite o alargamento dos casos de votao por maioria qualificada no Conselho, o reforo do papel do Parlamento Europeu (procedimento de cooperao) e o alargamento das competncias comunitrias. Introduz o objectivo de realizao do mercado interno at 1992. A formao de uma comunidade econmica no ocidente europeu deve ser entendida em 3 fases: A primeira nos anos que se seguiram a guerra mundial, entendida como uma condio para a efectiva reconstruo da europa, atravs da sua integrao no bloco ocidental, no contexto da Guerra Fria que se seguiu conferncias de paz; A segunda fase, nos anos 50, em que a cooperao econmica entre os pases europeus deve ser entendida como a afirmao da europa ocidental face aos estados unidos e a urss; Na terceira fase, anos 70, a unio econmica dos pases da europa ocidental vai fazer frente ao poderio dos estados unidos da Amrica e ao rpido crescimento das economias do sudeste asitico.

17.

Portugal
O imobilismo poltico e o crescimento econmico

A posio de neutralidade que Portugal assumiu na Segunda Guerra Mundial permitiu a sobrevivncia do regime salazarista. Apesar de alguns sobressaltos e do desencadear de uma dura guerra nas colnias, a vida poltica do pas manteve uma feio autoritria, a que nem mesmo a doena e substituio de Salazar foi capaz de pr termo. Desfasado politicamente em relao Europa democrtica, o nosso pas no soube acompanha o ritmo econmico das naes mais desenvolvidas, o atraso portugus persistiu e, em certos sectores, como o agrcola, agravou-se.

58

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Fomento Econmico nas Colnias


At aos anos 40, o Estado Novo desenvolver um colonialismo tpico, baseado na produo de produtos -primrios no desencorajamento do desenvolvimento industrial. As dcadas seguintes seriam marcadas por um reforo da colonizao branca, pela escalada dos investimentos pblicos e privados e pela maior abertura do capital estrangeiro. Angola e Moambique, por seremos territrios mais extensos e maiores recursos naturais, receberam uma ateno privilegiada. Procedeu-se criao de infra-estruturas: caminhos-de-ferro, estradas, pontes, aeroportos, portos, centrais hidroelctricas. Paralelamente, desenvolveram os sectores agrcola e extractivo. No sector Industrial as colnias conhecem um acentuado crescimento, propiciado pela progressiva liberalizao da iniciativa privada, pela expanso do mercado interno e pelo reforo dos investimentos nacionais e estrangeiros. O fomento econmico das colnias recebeu um forte impulso aps incio da Guerra Colonial. O deflagrar do conflito No ao coincidiu com a poca de maior dinamismo da economia portuguesa como veio reforar a necessidade de uma presena nacional forte, que legitimasse, aos olhos do Mundo, a posse dos territrio do Ultramar. A ideia de coeso entre a metrpole e as colnias acentua-se em 1961 com a criao da EEP (Espao econmico portugus), que previa, no espao de 10 anos, a constituio de uma rea econmica unificada, sem quaisquer entraves alfandegrios. No entanto, a subordinao das economias ultramarinas aos interesses de Portugal, bom como os diferentes graus de desenvolvimento dos territrios coloniais acabaram por inviabilizar a efectivao deste mercado nico.

Oposio ao Regime
Terminada a segunda grande guerra, Salazar anunciou que iria haver eleies livres, no entanto esse anncio no passou de uma encenao, uma vez que a oposio no tinha condies para formar partidos. Para alm disso o recenseamento eleitoral h muito que no era feito, sendo que s 15% da populao que votava, facto que demonstra que a maioria da populao portuguesa no tinha voz poltica. Em 8 de Outubro de 1945 nasce o MUD Movimento de Unidade Democrtica, que congrega as foras at ai clandestinas da oposio. Do impacto deste movimento nasce o termo Oposio Demogrfica: Oposio legal ou semilegal Ao Estado Novo, a partir de 1945. Aproveitando a relativa abertura proporcionada pela reviso constitucional desse mesmo ano, as foras oposicionistas passam a ter maior visibilidade, sobretudo nas

59

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

pocas eleitorais, em que lhe permitido que actuem legalmente, embora com inmeras restries. Um dos pedidos que da oposio era que se realizasse novo recenseamento eleitoral e que as eleies fossem feitas mediante a vigilncia ou fiscalizao da oposio. S assim o povo portugus ficaria verdadeiramente livre das correntes da ditadura, que manipulava todos os actos eleitorais atravs da polcia poltica. Em 1949, o nosso pas tornou-se membro fundador da NATO, o que equivalia a aceitao claro do regime pelos parceiros desta organizao. Nesse mesmo ano, as foras oposicionistas voltam a ter nova oportunidade de mobilizao, desta vez em torno das candidaturas de Norton de Matos s eleies presidenciais, a campanha voltou a despertar a esperana da democracia, mas face a uma severa represso Norton de Matos apresentou tambm a sua desistncia, pouco antes das eleies. Concluindo a abertura poltica anunciada por Salazar, no passava de propaganda, para enganar a comunidade internacional. No entanto a oposio democrtica conseguiu dar a conhecer os seus ideais polticos e acordar a populao portuguesa para a necessidade de mudana.

Sobressalto poltico de 1958


Nos anos que se seguiram a 1949 a oposio democrtica dividiu-se e enfraqueceu. O governo pensou ter controlado a situao at que, em 1958, a candidatura de Humberto Delgado a novas eleies presidenciais desencadeou um autntico terramoto poltico. O incio da campanha eleitoral da qual Humberto Delgado proferiu a frase clebre Obviamente demito-o constituiu o perodo de maior receio face mudana do regime poltico personalizado por Salazar. A campanha de Humberto Delgado, teve uma enorme adeso por parte da populao portuguesa e reuniu, toda a oposio no apoio ao candidato presidncia da repblica. Com esta candidatura o estado novo sentiu verdadeiramente o perigo de mudana, facto que levou o regime a boicotar a campanha de Humberto Delgado por diversas vezes (nomeadamente em Lisboa e Braga). Afinal do indiscutvel apoio popular, a manipulao do acto eleitoral acabou por dar a vitria ao candidato do regime Amrico Toms. Humberto Delgado manteve-se firme da sua candidatura apesar da presso do Estado Novo. A candidatura de Delgado constituiu um momento de perigo o sobressalto poltico de 58 para o regime, o que levou Salazar a alterar a eleio do presidente da repblica de sufrgio directo para sufrgio indirecto.

60

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

O resultado oficial das eleies dava a vitria por esmagadora maioria a Amrico Tomas. Salazar anulou ento o sistema de sufrgio directo, passando o chefe de Estado a ser eleito por um colgio eleitoral restrito. Aps as eleies Humberto Delgado foi votado para cumprir 10 anos de exlio e acabou por ser assassinado pela PIDE em Fevereiro de 65 em Badajoz.

A Primavera Marcelista (1968-1970)


Em Setembro de 1968 Antnio de Oliveira Salazar operado de urgncia a um hematoma cerebral. O presidente da Repblica v-se obrigado a encetar os procedimentos institucionais para a sua substituio. A escolha recaiu sobre o professor Marcelo Caetano, um dos notveis do Estado Novo que, no entanto, se permitira discordar, em mais do que uma ocasio, da poltica salazarista. Nos primeiros meses de mandato, o novo governo d sinais de abertura, que enchem de esperanas os opositores polticos. Foi neste clima de mudana que ficou conhecido como Primavera Marcelista. Abortadas as esperanas de uma real democratizao do regime, Marcelo Caetano viu-se sem o apoio dos liberais, que lhe condenavam a falta de fora para implementar as reformas necessrias, e alvo da hostilidade dos ncleos mais conservadores, que imputavam poltica liberalizada a onda de instabilidade que, entretanto, tinha assolado o pas. Obrigado a reprimir um poderoso surto de agitao estudantil, greves e operrias e at aces bombistas, Marcelo Caetano liga-se cada vez mais direita e inflecte a sua poltica inicial. Alvo de todas as crticas, incapaz de evoluir para um sistema mais democrtico, o regime continua, ainda, a debater-se com o grave problema da guerra colonial.

O imobilismo poltico e o crescimento econmico


A posio de neutralidade que Portugal assumiu na Segunda Guerra Mundial permitiu a sobrevivncia do regime salazarista. Apesar de alguns sobressaltos e do desencadear de uma dura guerra nas colnias, a vida poltica do pas manteve uma feio autoritria, a que nem mesmo a doena e substituio de Salazar foi capaz de pr termo. Desfasado politicamente em relao Europa democrtica, o nosso pas no soube acompanha o ritmo econmico das naes mais desenvolvidas, o atraso portugus persistiu e, em certos sectores, como o agrcola, agravou-se.
Histria A

61

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Coordenadas Econmicas e Demogrficas


A Estagnao do Mundo Rural O Pas Agrrio continuava um mundo subrepovoado e pobre, com ndices de produtividade, que, em geral, no atingiam sequer a metade da mdia europeia. A situao da Agricultura Portuguesa apontava como essencial o Redimensionamento da Propriedade, que apresentava uma profunda assimetria Norte-Sul: no Norte predominava o Minifndio, que, pela sua pequenez, no possibilita a Mecanizao; no Sul estendiam-se propriedades imensas que se encontravam subaproveitadas. Era necessrio rever a situao dos Rendeiros, uma vez que mais de um tero de rea agrcola era cultivada em regime de arrendamento precrio e, por isso, pouco propcio ao investimento. Maior parte dos terrenos agrcolas eram explorados por rendeiros, o que limitava o investimento; Baixos rendimentos dos agricultores limitava o desenvolvimento da Indstria e existia ainda uma Fraca Mecanizao. Face a esta situao elaboraram-se planos de reforma consistentes e ousados, que tomaram como referncia a explorao agrcola mdia, fortemente mecanizada, capaz de assegurar um rendimento confortvel aos seus proprietrios e, assim contribuir tambm para a elevao do consumo de produtos industriais. Estas medidas foram claramente enunciadas no II Plano de Fomento (1959) e elaboraram-se mesmo alguns dos diplomas legais necessrias sua consecuo. Assim, as alteraes na estrutura fundiria acabaram por nunca se fazer e a polcia agrria esgotou-se em subsdios e incentivos vrios que pouco efeito tiveram. A dcada de 60 saldou-se por um decrscimo brutal da taxa de crescimento do Produto Agrcola Nacional e por um xodo rural macio, que esvaziou as aldeias do interior. Fruto desta situao, cresceu a disparidade entre a Produo e o Consumo Alimentar. A Emigrao A Emigrao reduziu-se drasticamente nas dcadas de 30 e 40, devido, primeiro Grande Depresso e em seguida, Segunda Guerra Mundial. Estas 2 dcadas correspondem a um crescimento demogrfico intenso que, sem escoamento, sobrepovoou o pas, originando um excesso de mo-de-obra que a economia no foi capaz de absorver.

62

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Esta presso demogrfica resultou numa imensa debandada dos campos, quer em direco s cidades do Litoral (Braga a Setbal), quer sobretudo, ao Estrangeiro (Frana, Brasil, Alemanha, Colnias Africanas) as causas foram: Desenvolvimento Econmico do pas no conseguiria absorver tanta mo-deobra; Dcada de 60: A Guerra Colonial leva muitos jovens a emigrarem ilegalmente A Salto para evitarem a participao no conflito; Consequncias do xodo Rural: Crescimento Populacional das cidades leva ao aparecimento dos Subrbios; Crescimento Desordenado; Bairros de Lata; Falta de Infra-Estruturas; A dcada de 60, tornou-se o perodo de emigrao mais intenso de toda a nossa Histria. O contigente Migratrio portugus era constitudo maioritariamente por trabalhadores em actividade, com predominncia do escalo etrio entre os 15 e os 19 anos. Provinha de todo o Portugal, com particular destaque para as regies do Norte e das ilhas. Rumou em direco Europa. Consequncias da Emigrao: Afastamento dos Laos Familiares; Desertificao das zonas do Interior (Norte); Envelhecimento da Populao; Remessas dos Emigrantes; Mais de metade desta Emigrao fez clandestinamente. A Legislao Portuguesa subordinava o direito de emigrar, colocando-lhes restries vrias, como a exigncia de um certificado de habilitaes mnimas (3classe) a todos os que tivessem mais de 14 anos, a exigncia de servio militar cumprido, obrigao a que muitos se pretendiam eximir. O Estado procurou salvaguardar os interesses dos nossos emigrantes. O pas passou, por esta via, a receber um montante muito considervel de divisas: as Remessas dos Emigrantes. Tal facto, que muito contribuiu para o equilbrio da nossa balana de pagamentos e para o aumento do consumo interno, induziu o Governo a despenalizar a Emigrao clandestina e a suprimir alguns entraves, como o da exigncia dos diplomas escolares. O contacto com outras gentes e outros mundos mudou tambm as mentalidades e abalou seriamente as velhas estruturas rurais sobre as quais repousava o Imobilismo do Regime.

63

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

O Surto Industrial Portugal continuou dependente do fornecimento estrangeiro em matriasprimas, energias, bens de equipamento e outros produtos industriais, adubos e alimentos. Quando os pases que tradicionalmente nos forneciam se envolveram na guerra, os abastecimentos tornaram-se precrios e grassou a penria e a carestia. Tal situao, que alertou para a Crise Agrria, deu tambm fora queles que defendiam a via industrializadora como uma componente imprescindvel ao desenvolvimento nacional. Assim, logo em 1945, a Lei do Fomento e Reorganizao Industrial estabelece as linhas-mestras da poltica industrializadora dos anos seguintes, considerando que o seu objectivo final a substituio das Importaes. Ainda muito agarrado s orientaes tradicionais, o I Plano de Fomento (19531958) no rejeita a nossa vocao de pas agrcola, embora reconhea a importncia da industrializao para a melhoria do nvel de vida. O Plano prev um conjunto de investimentos pblicos, com prioridade para a criao de InfraEstruturas. No II Plano (1959-1964) alarga-se o montante investido e elege-se a Indstria transformadora de base como sector a privilegiar. Pela primeira vez, a Poltica Industrializadora, subordina-se Agricultura. No decurso do II Plano, o nosso pas viria a integrar-se na Economia Europeia e Mundial. O Plano Intercalar de Fomento (1965-1967) enfatiza as exigncias da concorrncia externa inerente aos acordos assinados e a necessidade de rever o condicionamento industrial, que se considera desadequado s novas realidades. O III Plano de Fomento (1968-1973), tem uma orientao completamente nova: pe-se a tnica no normal funcionamento da concorrncia e do mercado, na concentrao empresarial, numa poltica agressiva de exportaes e na captao de investimentos estrangeiros, sobretudo se portadores de novas tecnologias. Esta Poltica conduziu consolidao dos grandes grupos econmico-financeiros e ao acelerar do crescimento nacional, que atingiu, o seu pico. A Urbanizao Nos anos 50 e 60, Portugal conheceu uma Urbanizao Intensa que absorveu, em parte, o xodo Rural. Crescem, sobretudo, as cidades do Litoral Oeste, entre Braga e Setbal, onde se concentram as Indstrias e os Servios. Em Lisboa e no Porto, de h muito as maiores cidades portuguesas, alastramse nos Subrbios, onde se fixam os que no podem pagar o custo crescente das habitaes no centro.

64

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Esta expanso urbana no foi acompanhada da construo de InfraEstruturas. Faltam as habitaes sociais, as estruturas sanitrias, uma rede de transporte eficiente. Fruto destes desajustamentos, aumentam as construes clandestinas, proliferam os bairros-de-lata, degradam-se as condies de vida. As longas esperas pelos meios de transporte e a viagem em condies de sobrelotao tornam-se a rotina quotidiana de quem vive nos subrbios. No entanto, o Crescimento Urbano teve tambm efeitos positivos, contribuindo para a expanso do sector dos servios e para um maior acesso ao ensino e aos meios de comunicao. Deste modo, formou-se um conjunto populacional numeroso e escolarizado, capaz de intervir social e politicamente. Pouco a pouco, houve uma mentalidade mais cosmopolita e arrojada que, dentro de certos limites, aproximou Portugal dos padres de comportamento europeus.

18.

A Guerra Colonial

Guerra Colonial Foi a poltica colonial que mais abalou o governo de Salazar. Com o objectivo de perpetuar a presena colonial em frica, Salazar instituiu a tese do Estado pluricontinental e multirracial. As colnias passam a ser extenses legtimas do territrio nacional. A comunidade internacional no reconheceu nem aceitou esta tese e apoiou a luta armada que, entretanto eclodiu em Angola, Moambique e Guin, confirmando-se o isolamento. Esta luta armada comeou em 1961 e terminou em 1974. Embora com relutncia, as potncias coloniais europeias comearam a aceitar a ideia de abrir mo dos seus imprios e a nossa velha aliada britnica preparava-se para, dando o exemplo, encetar a via de negociao e da transferncia pacfica de poderes.

As Solues Preconizadas
Os Portugueses haviam demonstrado uma surpreendente capacidade de adaptao vida nas regies tropicais, onde, por ausncia de convices racistas, se tinham entregue miscigenao e fuso de culturas. Esta teoria, conhecida como luso-tropicalismo, serviu, nos anos 50, para individualizar a colonizao portuguesa, retirando-lhe o carcter opressivo que assumia no caso das outras naes. O papel histrico de Portugal como nao evangelizadora, papel que desempenhara, e continuava a desempenhar, como nenhuma outra. No campo jurdico opta-se por eliminar a expresso Colnia e Imprio Colonial de todos os diplomas legais. Em 1951, revogou-se o Acto Colonial

65

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

e inseriu-se o estatuto dos territrios por ele abrangidos na prpria constituio Portuguesa. Por outras palavras, Portugal deixou, legalmente, de ter colnias. Estas, doravante designadas por Provncias Ultramarinas, ganharam equivalncia jurdica a qualquer provncia do continente: o pas estendia-se, sem qualquer quebra de unidade que no fosse a geogrfica, do Minho a Timor. A nvel interno, a presena portuguesa em frica no sofreu praticamente contestao at ao incio da Guerra Colonial. Durante treze anos, Portugal viu-se envolvido em trs duras frentes de ataque (Angola, Guin e Moambique), custa de elevadssimos custos materiais (40% do oramento do estado) e humanos (8000 mortos e cerca de 100 000 mutilados). Todavia, a intensificao das presses internacionais e o isolamento a que o pas era votado acabariam por tornar inevitvel a cedncia perante o processo descolonizador, ainda que essa cedncia tivesse custado o prprio regime.

A luta Armada
A recusa do Governo portugus em encarar a possibilidade de autonomia das colnias africanas dez, extremar as posies dos movimentos de libertao que, nos anos 50 e 60, se forma formando na frica Portuguesa. Misso Moambique Em Setembro de 1964, a guerrilha estendeu-se tambm a Moambique, por Aco da FRELIMO Frente de Libertao de Moambique fundada em 1962 por Eduardo Mondlane e dirigida por Samora Machel aps a morte do primeiro. A entrega do poder FRELIMO, em Moambique, provocou a reaco de outras foras polticas, que no consideraram o processo democrtico e se organizaram num movimento de resistncia armada, arrastando o processo de independncia para a guerra civil. A situao ficou resolvida, por fim, com a realizao de eleies livres e democrticas em 1994. Misso Angola Em Angola em 1955, surge a UPA Unio das Populaes de Angola liderada por Holden Roberto. Sete anos mais tarde, a UPA transforma-se na FNLA Frente de Libertao de Angola. O MPLA - Movimento Popular de Libertao de Angola, dirigido por Agostinho Neto. Depois da independncia de Angola, Agostinho Neto assumiu a presidncia da repblica. O confronto armado iniciou-se no Norte de Angola em Maro de 1961.

66

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Misso Guin Na Guin distingue-se o PAIGC Partido para a Independncia da Guin e de Cabo Verde fundado por Amlcar Cabral em 1956.

Consequncias da Guerra Colonial


Demogrficas/Sociais:
- Cerca de 8000 mortos em Portugal

- Cerda de 100000 mutilados de guerra - Cerca de 100000 jovens mobilizados anualmente para a guerra - Emigrao Clandestina - Revoltas e contestao estudantil Poltica: Grande oposio guerra colonial, nomeadamente a alta liberal do Governo. - Oposio dos militares pela voz do General Spnola que escreve o livro Portugal no Futuro onde afirmava no existir uma soluo militar para o conflito, isto , teria que haver uma soluo por poltica. Econmicas: - 40% do oramento de estado era gasto com a guerra o que piorava consideravelmente a situao econmica do pas, tanto no que se refere s condies de vida da populao Portuguesa e ao desenvolvimento da agricultura e da industria.

O Isolamento Internacional
Internacionalmente, a questo das colnias ganhou dimenso aquando da entrada do nosso pas na ONU, em 1955. Portugal recusou-se de imediato a admitir que as disposies da Carta relativas administrao de territrios no autnomos lhe fossem aplicadas, argumentando que as provncias ultramarinas eram parte integrante do territrio portugus. Naturalmente que, por presso dos pases do Terceiro Mundo, o debate sobre as colnias portuguesas rapidamente se abriu, tendo a Assembleia-Geral concludo que os territrios sob administrao portuguesa eram, de facto, colnias, e no, como se pretendia fazer crer, extenses de um mesmo pas. Seria esta a primeira de uma srie de derrotas que, progressivamente, foram isolando os portugueses.

67

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Para alm das dificuldades que lhe foram colocadas pela ONU, Portugal, viu-se a braos, no incio dos anos 60, com a hostilidade da administrao americana. Sobretudo durante a era Kennedy, os Americanos mostravam-se convictos que o prolongamento da guerra jogaria a favor dos interesses soviticos. Agarrado s suas convices, reiterando que Portugal no est venda e a Ptria no discute, Salazar encarou o facto de ficarmos Orgulhosamente ss. Procurou, no entanto, quebrar esse isolamento, quer atravs de uma intensa campanha diplomtica junto dos aliados europeus, quer recorrendo a operaes de propaganda internacional.

19.

25 de Abril Revoluo dos Cravos

O Movimento das Foras Armadas e a ecloso da revoluo


A conjuntura poltica No incio dos anos 70, enquanto o regime penalizava, problema da Guerra Colonial continuava por se resolver. Na Guin, o PAIGC ocupava parte significativa do territrio e j tinha declarado a independncia unilateral. Em Angola e Moambique, a situao continuava num impasse. Ao mesmo tempo intensificava-se a condenao internacional da poltica colonial do regime medida que cresciam os apoios polticos e militares aos movimentos independentistas. Perante a recusa de uma soluo poltica pelo Governo Marcelista, os militares entenderam que se tornava urgente pr fim ditadura e abrir o caminho para a democratizao do pas. A esta conjuntura juntava-se: O crescente descontentamento popular contra o aumento do custo de vida, provocada pela crise dos incios dos anos 70 e pelo choque petrolfero; A insatisfao de um sector empresarial moderno, descrente no marcelismo e desejosos de aproximao Europa comunitria e que via a democratizao do regime como nico meio do pas poder enveredar pela senda do progresso; A intensificao da violncia levada a cabo pelos movimentos clandestinos armados. Foi este sentimento que induziu o general Spnola a publicar Portugal e o Futuro e foi igualmente este sentimento transformou-se num movimento de oficiais, iniciado por meras questes de promoo na carreira, no movimento revolucionrio que derrubou o Estado Novo.

68

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

O Movimento dos Capites


O Movimento dos Capites nasceu em Julho de 1973, como forma de protesto contra dois diplomas legais que facilitavam o acesso dos oficiais milicianos ao quadro permanente do exrcito. No movimento predominavam oficiais de baixa patente. Foram originalmente, questes corporativas que motivaram o Movimento dos Capites de Abril. Tratava-se de um movimento constitudo por oficias do quadro permanente em protesto contra a integrao na carreira militar de oficiais milicianos, mediante uma formao intensiva na Academia Militar, onde eles tinham cursado durante anos. As reunies e os debates dos primeiros meses bastaram para consciencializar estes oficiais da sua fora e da viabilidade de pressionarem o Governo e aceitar uma poltica para o problema africano. Este objectivo exigia a interveno de altas patentes. O movimento dos capites depositou a sua confiana nos generais Costa Gomes e Spnola, respectivamente, chefe e subchefe os Estado-Maior-General das Foras Armadas. Face a estas posies, Marcelo Caetano faz ratificar, pela Assembleia Nacional, a orientao da poltica colonial e convoca os oficiais generais das Foras Armadas para uma sesso solene em que seria reiterada a sua lealdade ao governo. O General Costa Gomes e o General Spnola no compareceram na reunio, sendo excludos dos seus cargos.

O Movimento das Foras Armadas - MFA


Face obstinao do regime em persistir na manuteno da guerra, o EstadoMaior da Fora da Armada, recusou-se a participar numa manifestao de apoio ao Governo e sua poltica. Liderado pelo Generais Spnola e Costa Gomes e assumindo claros objectivos de pr fim poltica do estado novo, o original movimento corporativo dos capites cresce entrando com a adeso das principais unidades militares, tornando-se mais forte e mais organizado. O movimento das foras armadas. Os elementos do Movimento das Foras Armada acreditavam na urgncia de um golpe militar que, restaurando as liberdades cvicas e na permisso da to desejada soluo para o problema colonial. Depois de uma tentativa precipitada, em Maro, que as foras governamentais debelaram com facilidade, o MFA preparou minuciosamente a operao militar que, na madrugada no dia 25 de Abril de 1974, ps fim ao Estado Novo.

69

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

O 25 de Abril de 1974 Operao Fim Regime


So as Foras Armadas, assim organizadas, que vm para a rua na madrugada de 25 de Abril de 1974 e conseguem levar a cabo uma aco revolucionria que ps fim ao regime de ditadura que vigorava desde 1926. A aco militar, sob coordenao do major Otelo Saraiva de Carvalho, teve inicio cerca das 23 horas do dia 24 com a transmisso, pela rdio, da cano Depois do Adeus de Paulo de Carvalho. Era a primeira indicao aos envolvidos no processo de que as operaes estavam a decorrer com normalidade. s 0:20 do dia 25, era transmitida a cano Grndola Vila Morena, de Jos Afonso. Estava dado o sinal de que as unidades militares podiam avanar para a ocupao dos pontos estratgicos para o sucesso do acto revolucionrio, como as estaes de rdio e da RTP, os aeroportos civis e militares, as principais instituies de direco poltico-militar. A rendio pacifica de Marcelo Caetano, no Terreiro do Pao, que dignamente entregou o poder a General Spnola, terminava, ao fim da tarde, o cerco ao quartel da GNR, no Carmo, e terminava com xito a operao Fim Regime. No entanto j o golpe militar era aclamado pelas ruas por parte da populao portuguesa, cansada da guerra e da ditadura, transformando os acontecimentos de Lisboa numa exploso social por todo o pas, uma autntica revoluo nacional que, pelo seu carcter pacfico, ficou conhecida como revoluo dos cravos.

A caminho da Democracia
A adeso pacifica da populao ao Movimento dos Capites de Abril constituiu um enorme estimulo para que, imediatamente e sem quaisquer reservas se desse inicio ao processo de desmantelamento do regime deposto. Desmantelamento das estruturas de suporte do Estado Novo Para garantir a normalidade governativa, foi seleccionada uma junta de salvao nacional, com Antnio Spnola, na qualidade de representante do MFA, na presidncia, a quem foram entregues os principais poderes do Estado, at formao de um Governos Provisrio Civil. A esta constituio coube levar a cabo o processo de desmantelamento do regime, previsto no programa do MFA:

70

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Amrico Tomas, Presidente da Repblica, e Marcelo Caetano, Presidente do Governo, foram destitudos do poder, presos e mais tarde exilados no Brasil; A Assembleia Nacional e o Concelho de Estado so dissolvidos; Todos os governadores civis do Continente, governadores dos distritos autnomos, nas ilhas adjacentes e governadores-gerais, nas provncias ultramarinas, bem como a aco nacional popular so destitudos; Iniciou-se o processo de extino das estruturas repressivas da ditadura (PIDE, Censura e Legio Portuguesa) e a priso de grande parte dos seus membros; So tambm extintas todas as organizaes polticas de propaganda e de arregimentao do regime; Os presos polticos foram amnistiados e libertados e os exilados iniciaram o regresso ao pas; Iniciou-se a formao de novos partidos polticos e sindicatos livres, enquanto as foras polticas de oposio do regime, j existentes, abandonaram a posio de clandestinidade em consequncia da sua legislao; Precedeu-se a formao de um governo provisrio que integrava personalidades representativas das vrias correntes polticas; Iniciou-se a preparao de eleies livres para eleger uma Assembleia Constituinte, qual incumbiria a redaco da Nova Constituio; Em 15 de Maio, para normalizar a situao poltica, Antnio Spnola nomeado Presidente da Repblica e o advogado Adelino de Palma Carlos convidado para presidir formao do I Governo Provisrio.

Tenses Politico-ideologicas na sociedade e no interior do movimento revolucionrio


Os tempos no foram fceis para as novas instituies democrticas. Passados os primeiros momentos de entusiasmo popular na aclamao da liberdade conseguida, seguiam-se dois anos politicamente muito conturbados. Com efeito, vieram ao de cima profundas divergncias ideolgicas que conduziram a graves conturbaes sociais e politicas que chegaram a provocar situaes de iminente conflito militar. O Novo Quadro social e poltico As dificuldades em conter alguns excessos por parte de grupos sociolaborais, na reivindicao de direitos duramente reprimidos durante 48 anos, criou no pas um ambiente de excitao difcil de controlar por uma autoridade poltica que, dadas as circunstncias no tempo, se sentia fragilizada. Passados dois meses da sua formao, o I Governo Provisrio Demitia-se.

71

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

A formao do II Governo Provisrio, chefiado por Vasco Gonalves, o novo regime evolui para uma tendncia revolucionria de esquerda. Cresciam por todo o pais organizaes com um forte poder reivindicativo e que se iam assumindo com fora para imporem ao poder pblico a resoluo dos seus problemas. Eram manifestaes de poder popular que emergiam em Portugal. O quadro social e poltico que tinha levado o Governo a pedir demisso confirmava-se sob o olhar passivo das foras da Ordem, tuteladas por um comando das Foras Armadas, o Comando Operacional do Continente (COPCON), constitudo como instrumento poltico-militar de ideologia radical, com o apoio do regime Comunista. Agravavam-se as dissidncias entre o Presidente da Repblica, general Spnola, e o Movimento das Foras Armadas sob os rumos de apreender no processo de descolonizao e sobre a evoluo poltica do pas. Spnola congrega as simpatias dos conservadores, o MFA apresenta-se mais identificado com o esquerdismo revolucionrio, cada vez mais influente no exerccio do poder, em prejuzo da autoridade do presidente da repblica. Os Primeiros Confrontos O 28 de Setembro Nesta conjuntura em 28 de Setembro de 74, ocorreram os primeiros confrontos quando os sectores conservadores, considerados reaccionrios, organizaram uma manifestao de apoio a Spnola. O MFA probe a manifestao e em consequncia as foras de esquerda respondem com uma barricada para impedirem o acesso dos manifestantes a Lisboa. Na sequncia destes graves acontecimento, Spnola, fragilizado, demitiu-se, sucedendo-lhe Costa Gomes. Confirmara-se a aliana MFA/Povo que mais no era seno a aliana MFA/Partido Comunista. Os militares socialistas sentiram isso mesmo e cada vez mais se afastaram dos comunistas que acusavam de tentar fazer triunfar, tambm em Portugal, uma democracia Popular. O 11 de Maro de 75 Em 11 de Maro do ano seguinte, os militares afectos a Spnola e sob a sua tutela poltica, correspondendo s crescentes preocupaes das foras politicas mais conservadoras sobre os rumos do processo revolucionrio, tentam levar a cabo um golpe com o objectivo de travar o mpeto revolucionrio das foras de esquerda. O

72

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

golpe foi facilmente dominado pelo MFA e Spnola teve de se refugiar em Espanha. As foras de esquerda revolucionria saiam reforadas. O Vero Quente Em consequncia, uma assembleia do MFA dominada pelo Partido Comunista criou o Conselho da Revoluo, em substituio Junta de Salvao Nacional e o Conselho do Estado, e props uma remodelao do Governo visando o afastamento dos elementos moderados. As Eleies para a Assembleia constituinte, realizadas a 25 de Abril, sai vencedor o Partido Socialista que, por essa razo, passa a reclamar maior interveno na actividade governativa. Todavia, a preponderncia poltica continua a ser detida pelo partido comunista com o apoio do sector mais radical do MFA e do Conselho da Revoluo, que se constituem como os verdadeiros detentores do poder, provocando o abandono do poder pelos socialistas. Vivem-se os tempos do Vero quente de 75, em que esteve eminente o confronto entre os partidos conservadores e os partidos de esquerda

As Eleies de 1975 e a Inverso do Processo Revolucionrio


A Inverso do Processo deveu-se, em grande parte, ao forte impulso dado pelo Partido Socialista efectiva realizao, no prazo marcado, das Eleies Constituintes prometidas pelo Programa do MFA. Estas Eleies, as primeiras em que funcionou o Sufrgio verdadeiramente Universal, realizaram-se no dia 25 de Abril de 1975, marcando, de modo exemplar, a vida Cvica e a Poltica Portuguesa. Os Resultados da Votao foram determinantes para a inflexo da via Marxisto-Revolucionria. Reforados por este apoio Eleitoral, os Socialistas encabeam, com firmeza, a luta das foras moderadas contra o Radicalismo Revolucionrio. Neste Vero de 1975, a oposio entre as Foras Polticas atinge o rubro, expressando-se em gigantescas manifestaes de rua, assaltos a sedes partidrias e pela proliferao de organizaes armadas revolucionrias de direita e esquerda. em pleno Vero Quente que um grupo de 9 oficiais do prprio Conselho da Revoluo, encabeados pelo major Melo Antunes, critica abertamente os sectores mais radicais do MFA. Uma actuao hbil destas foras moderadas leva destituio do PrimeiroMinistro Vasco Gonalves, formao de novo Governo e, por fim, nomeao do capito do Vasco Loureno (um dos nove) para o comando da regio militar de Lisboa, em substituio de Otelo.

73

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Estas alteraes so o rastilho para um ltimo golpe militar, encabeado, em 25 de Novembro, pelos pra-quedistas de Tancos, em defesa de Otelo e do Processo Revolucionrio. Ficava aberto o caminho para a Implantao de uma Democracia Liberal.

Poltica Econmica antimonopolista e interveno do Estafo nos domnios Economico e Financeiro


O Processo Revolucionrio em Curso Foram os tempos do PREC (Processo Revolucionrio em Curso), expresso usada para designar a vaga de actividades revolucionrias a cabo pela esquerda radical com vista conquista do poder e ao refora do transio para o socialismo. Com efeito, foi nesta altura que se assistiu interveno do Estado na eliminao dos privilgios monopolistas do dbil sector capitalista portugus, em consequncia das medidas socializantes adoptadas pelos sucessivos governos de Vasco Gonalves, concretamente: A apropriao pelo estado dos sectores chave da economia nacional, em consequncia do desmantelamento dos mais poderosos grupos econmicos portugueses, ligados ao sector da indstria qumica, banca, seguros, transportes e comunicaes, cimento, celuloses e siderurgia que foram nacionalizados; A interveno do Estado na administrao de pequenas e medias empresas, muitas delas focos de violncia e agitao laboral, sob acusao de dificultarem o desenvolvimento econmico do pas. Para uma boa gesto, os antigos administradores, muitos deles proprietrios, so afastados e substitudos por comisses administrativas nomeadas pelo governo. Foi o tempo dos saneamentos selvagens e da fuga de importantes quadros para o Brasil; A reforma agrria com a expropriao institucional das grandes herdades e a organizao da sua explorao em Unidades Colectivas de Produo (UCP) sob o controlo do Partido Comunista, no seguimento das primeiras ocupaes de terras nos latifndios do Ribatejo e do Alentejo, sob o lema a terra a quem trabalha; As grandes campanhas de dinamizao cultural promovidas pelo MFA com o objectivo de explicar as populaes do interior rural, o significado da revoluo, a importncia da democracia e a importncia do direito de voto popular nos diversos sufrgios em curso, bem como os direitos dos trabalhadores;

74

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

As grandes conquistas dos trabalhadores que viram a sua situao social e econmica muito beneficiada. conquista do direito a greve e da liberdade sindical juntou-se a instituio do salaria mnimo nacional, o controlo do spreos de bens de primeira necessidade, a reduo do horrios de trabalho, as melhorias das penses e das reformas, a generalizao dos subsdios sociais e a publicao de medias legislativas tendentes a promover garantias de trabalho pela criao de dificuldades aos despedimentos, sem olhar s reais capacidades econmicas e financeiras das empresas.

A opo Constitucional de 1976


O Documento dos Nove Face crescente radicalizao do processo revolucionrio e aos excessos cometidos rumo ao socialismo, um grupo de nove oficiais moderado, com Melo Antunes Frente, toma posio poltica sobre a situao, publicando, em Agosto de 1975, um documento que ficou conhecido como o Documento dos Nove. Nele declaram que: O processo revolucionrio chegou a um ponto crucial; necessrio tomar importantes decises relativamente ao futuro poltico do pas; Torna-se urgente clarificar posies polticas e ideolgicas, terminando com ambiguidades que foram semeadas e progressivamente alimentadas. Denunciam os rumos que o processo revolucionrio comeava a tomar e recusavam para Portugal um regime tipo Europeu-Ocidental. Em consequncia Vasco Gonalves foi demitido e um VI Governo Provisrio entregue a Pinheiro de Azevedo, outro militar, politicamente mais moderado. A Opo Constitucional de 1976 A 2 de Junho de 1975 abriu, em sesso solene, a Assembleia Constituinte. Apesar de eleitos democraticamente, os deputados no possuam total liberdade de deciso. Como condio para que se realizasse as Eleies, imps-se a assinatura de um compromisso conhecido como Primeiro Pacto MFA-Partidos, foi substitudo por um segundo Pacto, mais moderado mas igualmente condicionador da capacidade legislativa da Constituinte. Fruto destes compromissos, a Constituio reitera a via de transio para o Socialismo. Mantm, igualmente, como rgo de soberania, o Conselho da Revoluo considerado o garante do Processo Revolucionrio.

75

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

A Constituio define Portugal como um Estado de direito Democrtico, reconhece o Pluralismo partidrio e confere a todos os cidados a mesma dignidade social. A Nova Constituio, aprovada por todos os partidos representados com excepo do CDS, entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, exactamente 2 aps A Revoluo dos Cravos. O seu texto resultou do compromisso, nem sempre fcil e coerente, das diferentes concepes ideolgicas defendidas pelos partidos da Assembleia e congregou ainda medidas de excepo revolucionria. A Constituio de 1976 elaborada num perodo de grande tenso poltica, em que as Foras Socialistas ganham preponderncia, houve a PREC (Processo Revolucionrio em Curso) que permitiu: Nacionalizaes do Sector da Economia; Colectivizao de Campos (Latifndios) com a Reforma Agrria (Sul do Pas); Saneamentos Polticos; Grandes conquistas por parte dos trabalhadores; Melhores Horrios de Trabalho; Melhores Salrios; Formao de Sindicatos; Direito Greve; Melhorias nas Penses;

1s Eleies Constitucionais Legislativas

Julho de 76 Eleies Presidenciais: Ramalho Eanes


Municipios: Camara Municipal - Poder Executivo; Assembleia Nacional - Poder Legislativo

25 de Abril de 76
1 Governo Constitucional Dezembro de 76 - Eleies Autarquicas: Poder Local

Freguesias: Junta de Freguesia; Assembleia de Freguesia

Eleies por sufrgio Universal Directo;

76

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Assim, a Constituio de 1976 da ideologia, predominantemente Socialista, mas sem negar os Princpios da Democracia. A Reviso Constitucional de1982 e o funcionamento das Instituies Democrticas A Constituio de 1976 foi, desde logo, objecto de crtica por parte de vrias foras partidrias, que a acusavam de um excessivo comprometimento com o Socialismo e de um acentuado Dfice Democrtico. Assim, a Assembleia da Repblica procedeu, como previsto, Primeira Reviso Constitucional, mantendo-se inalterados os artigos que proibiam retrocessos nas Nacionalizaes e na Reforma Agrria e manteve os princpios Socializantes, embora mais suavizados. Foi abolido o Conselho da Revoluo como rgo coadjuvante da Presidncia da Repblica, o que libertou o poder central de qualquer condicionamento militar. Na mesma linha, limitaram-se os poderes do presidente e aumentaram-se os da Instituio Parlamentar. O Regime viu, assim, reforado o seu cariz democrtico-liberal, assente no sufrgio popular e no equilbrio entre os rgos de Soberania: O Presidente da Repblica eleito por sufrgio directo e por maioria absoluta, o que lhe confere grande legitimidade democrtica. O Presidente assistido por um Conselho de Estado, cuja consulta obrigatria em todas as decises relevantes. O mandato presidencial de 5 anos, sendo interdito ao mesmo presidente mais do que 2 mandatos consecutivos. Competem ao Presidente funes da Salvaguarda Constitucional e de moderao do Poder Poltico. A Assembleia da Repblica constituda por deputados eleitos por crculos eleitorais correspondentes aos distritos e s regies autnomos. Cada legislatura tem a durao de 4 anos e os deputados organizam-se por grupos parlamentares, de acordo com os partidos por que foram eleitos. A Assembleia da Repblica o rgo legislativo por excelncia, resultando a Constituio e a Manuteno de Governos. O Governo o rgo executivo por excelncia, ao qual compete a conduo poltica geral do pas. Para alm das suas funes executivas, o Governo detm ainda uma vasta competncia legislativa, que exerce atravs de decretos-lei e de propostas de lei que apresenta Assembleia da Repblica. Os Tribunais cuja independncia a Constituio de 1976 consagrou. Ao determinar que os juzes fossem nomeados pelos Conselhos superiores da Magistratura, a Constituio tornou o poder judicial verdadeiramente autnomo, proporcionando as condies para a sua imparcialidade. Para alm destes rgos, a Constituio de 1976 implementou, a autonomia das regies dos Aores e da Madeira, bem como um poder autrquico descentralizado.

77

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

O Governo das Regies Autnomas exerce-se atravs de uma Assembleia Legislativa Regional, um Governo Regional e um ministro da Repblica, designado pelo Chefe de Estado, a quem cabe nomear o Governo Regional e promulgar os diplomas legais, entre outras funes. Quanto ao Poder Local, estruturou-se este em Municpios e em Freguesias, dispondo ambos de um rgo Legislativo e de um rgo Executivo.

O Reconhecimento dos Movimentos Nacionalistas e o Processo de Descolonizao


Logo na noite de 25 de Abril, por presso do general Spnola, a afirmao do claro reconhecimento do direito autodeterminao dos territrios africanos, que constava do programa previamente elaborado pelo MFA, foi eliminada. O Processo Descolonizador A 10 de Maio, a ONU e a OUA apelam Junta de Salvao Nacional para que, inequivocamente, consagre o princpio da independncia das Colnias. A nvel interno, a independncia pura e simples, das colnias colhia o apoio da maioria dos partidos que se legalizaram depois do 25 de Abril. nesta conjuntura que o Conselho de Estado, reconhece o direito das Colnias independncia. Intensificam-se, as Negociaes com o PAIGC (para a Guin e Cabo Verde), a FRELIMO (para Moambique) e o MPLA, a FNLA e a UNITA (para a Angola), nicos movimentos aos quais Portugal reconhece legitimidade para representarem o povo dos respectivos territrios. A situao mais complexa era a de Angola, dada a existncia de 3 movimentos de Libertao, a 15 de Janeiro de 1975, assinava-se, no Alvor, o acordo que marcava a independncia desta nossa antiga colnia para 11 de Novembro de 1975. Com excepo da Guin, cuja independncia foi efectivada a 10 de Setembro de 1974, os acordos institucionalizavam um perodo de Transio, bastante curto, em que se efectuaria a transferncia dos poderes. Em Moambique a FRELIMO considerava que no representava todo o territrio moambicano criando uma Guerra Civil e por isso, consideravam-se a nica fora poltica com a qual o governo portugus faz as negociaes para a Independncia, com os Acordos de Lusaca a 7 de Setembro de 1975. No entanto, Portugal encontrava-se numa posio muito frgil.

78

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Desta forma, no foi possvel assegurar, como previsto, os interesses dos portugueses residentes no Ultramar. Mas o caso mais grave, foi o de Angola, a as dificuldades no pararam de crescer: Os 3 movimentos mostraram-se incapazes de ultrapassar os Antagonismos; O Governo de Transio nunca funcionou e acabou por ser abandonado pela FNLA e pela UNITA, o que obrigou o nosso pas a decretar a suspenso do Acordo de Alvor; No chegou a proceder-se, como previsto, Constituio de Foras Armadas mistas. Em Maro de 1975, a Guerra Civil em Angola era j um facto. Nos meses de Setembro e Outubro, uma autntica ponte area evacua de Angola os cidados portugueses que pretendem regressar. A 5 de Junho de 1975 deu-se a independncia de Cabo Verde, e a 12 de Julho de 1975 deu-se a independncia de S. Tom e Prncipe. O Significado Internacional da Revoluo Portuguesa A Revoluo de Abril contribuiu, para quebrar o Isolamento e a Hostilidade de que Portugal tinha sido alvo. Para alm deste reencontro de Portugal com o Mundo, o fim do Governo Marcelista representou o princpio do fim dos Regimes Autoritrios que persistiam ainda na Europa Ocidental: logo em Julho de 1974 cai, na Grcia, o chamado regime dos coronis que se implantara em 1967; em 1968 a vez da vizinha Espanha ver restaurada a via democrtica, aps a morte do general Francisco Franco. Ao que tudo indica, a Revoluo Portuguesa teve uma influncia significativa na Democratizao do pas vizinho. A Revoluo Portuguesa mostrou-se, de forma mais clara, a inevitabilidade de uma transformao profunda, o certo que os Espanhis retiraram dela proveitosos ensinamentos, que os ajudaram a evitar o dfice de Autoridade e a desorientao que se verificou no nosso pas. A influncia da Revoluo Portuguesa estendeu-se tambm a frica, onde a independncia das nossas Colnias contribuiu para o enfraquecimento dos ltimos basties brancos da regio, como a Rodsia e a frica do Sul. Na Rodsia, o Regime Segregacionista de Ian Smith viu-se a braos com a fora crescente da Oposio Negra, cujos guerrilheiros encontraram em Moambique uma forte base de apoio. O pas muda ento o seu nome para Zimbabu. A Descolonizao Portuguesa e a viragem poltica na Rodsia puseram em maior evidncia a desumanidade do regime de Apartheid Sul-Africano.

79

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

20.

A Unio Europeia

No Ps 2 Guerra Mundial era necessrio evitar a Guerra e um Fortalecimento Econmico. Por isso, a Europa necessitava de uma Unio. Etapa a etapa, o projecto tem, no entanto, progredido, orientando-se por 2 vectores principais: Aprofundamento das relaes entre os Estados; Alargamento geogrfico da Unio; Concebida como uma estrutura aberta, a CEE foi criando um conjunto de instituies progressivamente mais elaboradas e actuantes, ao mesmo tempo que alargava o mbito da sua interveno na esfera econmica e social. A CEE mais a Euratom vai-se fundir e formar a CE a Comunidade Europeia que teria de respeitar os critrios de convergncia: Respeito pelos Direitos Humanos; Considervel desenvolvimento Econmico e Social; Equilbrio no Oramento; Uma Democracia Pluralista Slida; Apesar destes avanos, a Comunidade enfrentava, no incio dos anos 80, um perodo de marasmo e descrena nas suas potencialidades e no seu futuro. S em 1985, graas aco do novo presidente da Comisso Europeia, Jacques Delors, a Comunidade reencontra a dinmica perdida. Os Acordos de Schengen assinam-se a 14 de Junho de 1985, da qual faziam parte (Alemanha, Frana, Holanda, Blgica e Luxemburgo) pases signatrios do Acordo, pretendiam: Fronteira Externa nica; Deixa de existir Controlo nas Fronteiras (martimas, areas, terrestres); Estabeleceram Sistemas de Informao de Schengen; Estabeleceram uma poltica de Segurana Comum; Delors concentrou-se no avano da unio econmica o que conduziu, a 1986, assinatura do Acto nico Europeu, que previa, para 1993: o estabelecimento de um Mercado nico onde para alm de mercadorias, circulassem, livremente, pessoas, capitais e servios. Com este Acto nico Europeu: Consolidou-se o sonho de Jean Monnet; Pretendia criar um Mercado nico Europeu, sem restries em termos Econmicos; Existncia de uma Moeda nica, fazendo com que a Unio estivesse fiscalizada; Pretendendo ver alargadas a sectores at a reservados aos governos nacionais: moeda, poltica migratria, poltica externa e defesa, estas negociaes desembocam

80

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

no clebre Tratado de Maastricht, tratado este que veio aprofundar os objectivos da Unio Europeia, em 1992. Este Tratado que entra em vigor em 1993, ao mesmo tempo que o Mercado nico, estabelece uma Unio Europeia (EU) fundada em 3 pilares: 1. O Comunitrio, de cariz econmico e, de longe, o mais desenvolvido; 2. O da Poltica Externa e da Segurana Comum (PESC); 3. O da Cooperao nos domnios da Justia e dos assuntos internos; Os 3 pilares organizam-se num quadro institucional nico. Tanto os Acordos de Schengen como o Tratado de Maastricht foram consolidados com o Tratado de Amesterdo, uma vez que o Tratado de Amesterdo, era constitudo pela PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento) para manter uma estabilidade interna. Maastricht representou um largo passo em frente no caminho da Unio, quer pelo reforo dos laos polticos, quer, sobretudo, por ter definido o objectivo da adopo de uma Moeda nica. A 1 de Janeiro de 1999, 11 pases, aos quais vir juntar-se a Grcia, inauguram oficialmente o Euro, na mesma altura comea a funcionar tambm o Banco Central Europeu, supranacional que define a poltica monetria da Unio. O Euro completou a integrao das Economias Europeias. O primeiro pilar da Unio est j consolidado e a Europa conseguiu o seu objectivo de ombrear com os gigantes econmicos mundiais: A CE tornou-se a maior potncia comercial do mundo, com um PIB conjunto semelhante aos dos Estados Unidos; O seu mercado interno apresenta um elevado nvel de consumo e uma mo-deobra muito qualificada; Possui, uma densa rede de transportes e de comunicaes;

81

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Orgos Da Unio Europeia


Comisso Europeia Tribunal de Justia Conselho sede Europeu varivel.
Qualquer chefe de Estado faz uma reunio peridica com decises importantes que abrangem todos os EstadosMembros.

Conselho da Unio

Parlamento Europeu
sede em Estrasburgo, de carcter Legislativo. formado por cidados que escolhem atravs do Sufrgio Universal.

sede em Bruxelas, de carcter Executivo.

sede em Luxemburgo , de carcter Judicial.

sede em Bruxelas ou Luxemburgo

.
Reunio de todos os ministros dos EstadosMembros.

Da Europa dos 9 Europa dos 25


A Grcia, Portugal e Espanha no tardaram a solicitar a sua adeso CEE, da qual a ausncia de instituies democrticas os tinha, at ento, excludo. Em 1981, a Grcia torna-se membro efectivo da Comunidade e a adeso dos 2 pases ibricos formalizava-se em 1985. A entrada destes 3 novos membros colocou CEE o seu primeiro grande desafio, j que se tratava de um grupo de pases bastante atrasados relativamente aos restantes membros. Em 1992, o Conselho Europeu de Lisboa recebeu, com agrado, as candidaturas da ustria, Finlndia, Sucia e Noruega, pases cuja solidez econmica contribuiria para o reforo da Comunidade. A Europa passa a funcionar 15. O princpio da integrao das novas democracias aceite e, preparando-o, a Cimeira de Copenhaga (1993), define os critrios que devem condicionar as entradas na Unio: Instituies Democrticas; Respeito pelos Direitos do Homem; Economia de Mercado Vivel; Aceitao de todos os textos comunitrios; Em 1 de Maio de 2004, a Europa enfrenta o desafio imenso de unir o Leste e o Oeste, o Norte e o Sul.

82

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Em Janeiro de 2007, a Unio acolhe 2 outros pases de Leste, a Bulgria e a Romnia. S a Turquia tem visto a sua adeso sucessivamente adiada e objecto de larga polmica.

As dificuldades de Construo de uma Europa Poltica


As dificuldades que condicionam o avano da integrao europeia prende-se com aspectos econmicos, sociais e polticos. Uma das divergncias polticas consistia na diviso entre Unionistas e Federalistas. Os Unionistas defendiam um quadro de colaborao entre os EstadosNao, os Federalistas defendiam a criao dos Estados Unidos da Europa. Na Unio Europeia existe um conjunto de pases designados de Eurocpticos. Entre eles encontramos o Reino Unido, a Sucia, a Dinamarca e at a Frana. No que toca ao Reino Unido, a Frana e a Dinamarca a sua recusa em aderir Moeda nica, demonstra a sua falta de confiana, no aspecto econmicofinanceiro. No aspecto poltico o facto de no trem ratificado o Tratado de Maastricht (Dinamarca) ou de terem feito com muitas reticncias (Sucia). A Frana, que tinha sido uma das fundadoras das 1s Comunidades Europeias, tambm comea a demonstrar dvidas em relao a este projecto, aps a reunificao da Alemanha. Demonstra-o atravs da pequena percentagem que permitiu a ratificao do Tratado de Maastricht e da recusa em assinar a Constituio Europeia, que tambm no foi aceite pela Holanda. Nos restantes pases, a aprovao do Tratado suscitou grandes polmicas e dividiu a Opinio Pblica. O Tratado de Maastricht criou a Cidadania Europeia e alargou: A Aco Comunitria a questo como o Direito de Asilo, de Poltica de Imigrao e a Cooperao nos assuntos internos; Reforou os Mecanismos para a criao de uma poltica Externa e de Defesa Comum. A Europa aparece ainda como uma Realidade Longnqua e Abstracta cujo funcionamento pouco diz ao cidado comum.

Novas Perspectivas
As dificuldades de uma Unio Poltica viram-se substancialmente acrescidas pelos sucessivos alargamentos da Comunidade, que obrigam a conjugar os interesses de pases muito diferentes e a rever o funcionamento das Instituies concebidas para um nmero de membros bem mais reduzido.

83

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Nos Tratados de Maastricht (Amesterdo, 1999) e de Nice (2001), no se conseguiram introduzir mais do que pequenos ajustamentos. O Tratado de Maastricht assinado em Outubro de 1997 entra em vigor a 1 de Maio de 1999. D continuidade aos acordos celebrados anteriormente, mas d relevncia ao problema da disciplina oramental, reconhecida como factor fundamental do bom funcionamento da Unio Econmica e Monetria. Foi adoptado o Pacto de estabilidade e Crescimento (PEC) atravs do qual os estados membros se comprometem a promover as medidas necessrias para que, a mdio prazo, o dfice pblico no exceda os 3% (Portugal 9,1%) do Produto Interno Bruto (PIB); a divida pblica no seja superior a 59% (Portugal 93%) do mesmo PIB e a taxa de inflao no supere em 1,5% a taxa de inflao mdia dos 3 estado membros que apresentem os melhores resultados. Para coordenar a poltica econmica e monetria da UE e promover o desenvolvimento comum comea a ganhar forma a instituio do Banco Central Europeu e so esclarecidos os critrios necessrios criao do Euro previsto para 1 de Janeiro de 1999, mas que s viria a concretizar-se em 1 de Janeiro de 2002. O Tratado de Amesterdo tem 4 grandes objectivos: Fazer do emprego e dos direitos dos cidados o ponto central da Unio; Eliminar os ltimos obstculos livre circulao e reforar a segurana; Conferir UE uma identidade renovada, de modo a fazer-se ouvir melhor no mundo e aumentar a eficcia da estrutura institucional da Unio, tendo em vista um alargamento prximo. Este Tratado vem consolidar as trs grandes bases em que a Unio assenta a sua aco desde a entrada em vigor do Tratado de Maastricht, estabelecido a 1 de Novembro de 1993. Com o Tratado de Amesterdo, os governos comprometem-se a atingir os seguintes objectivos: Orientar as suas polticas de emprego de forma coerente com a poltica econmica da Comunidade; Promover uma mo-de-obra qualificada e adaptvel e favorecer mercados de trabalho que reajam positivamente a uma economia em mutao; O reforo da aco social da Unio (a luta contra a excluso e a pobreza so o novo complemento do modelo social da Unio); Refora, com novas disposies, os direitos individuais j previstos no Tratado de Maastricht (direitos fundamentais, direitos dos consumidores, direito informao); A Cooperao, directa ou via Europol, entre polcias e outras autoridades competentes no que diz respeito aos casos de natureza criminal e entreajuda judicial penal, sobretudo no relativo aos principais alvos da cooperao entre

84

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

os "Quinze" - terrorismo, criminalidade organizada, crimes contra pessoas e em particular contra crianas, trfico de drogas e armas, fraude e corrupo internacionais. (Este Tratado aplica o sistema de "cooperao reforada". Os cidados podero ter no s a garantia de um controlo democrtico, como dispor de recursos judiciais eficazes sempre que os seus direitos so postos em causa). O Tratado determina ainda que o peso dos Estados no seio do Conselho apresente maior equilbrio de modo que uma deciso, tomada pela maioria dos Estados, corresponda a uma percentagem suficiente da populao da Unio. O Tratado de Nice assinado em 2001 e posto em prtica em 2003 tinha como principais objectivos: Foi considerada uma data gloriosa, porque integrou um nmero bastante significativo na Unio; Integra o nmero de pases chamados Pases de Ferro: Estnia, Letnia, Litunia, R. Checa, Eslovquia, Eslovnia, Polnia; Juntamente com estes pases entram Malta e Chipre; No entanto, este Tratado traz contradies por serem Ex-Comunistas e por serem pases com valores e culturas diferentes. O Conselho Europeu de Laeken decidiu convocar, para 2002, uma Conveno para o Futuro da Europa, que encarregou de apresentar propostas sobre 3 matrias: Aproximar os cidados do Projecto Europeu e das Instituies Europeias; Estruturar a Vida Poltica e o Espao Pblico Europeus numa Unio Alargada; Fazer da Unio um factor de estabilizao e uma referncia na nova Ordem Mundial; Desta Conveno, resultou um Projecto de Constituio Europeia que previa entre outras solues inovadoras: A criao de um Ministro dos Negcios Estrangeiros da Europa, responsvel pelas posies em matria de poltica Externa; Prolongamento do Mandato do Presidente do Conselho Europeu. Tais decises tinham como finalidade dar um rosto Unio, granjeando-lhe um lugar na Poltica Mundial e no corao dos seus cidados. A Constituio foi travada pelo No da Frana e da Holanda que, em referendo, a rejeitaram. O Tratado de Lisboa ampliou ainda, significativamente, o direito de participao dos cidados na poltica comunitria, no claro intuito de aproximar os Europeus das suas Instituies, novo Tratado foi mesmo assim, rejeitado pela Irlanda.

21.
85

A Integrao Europeia e as suas Implicaes


Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Em 1 de Janeiro de 1986, Portugal integra-se na Comunidade Econmica Europeia, cujas implicaes so de natureza vria: econmica, social, cultural e poltica.

A Evoluo Econmica
A integrao na CEE segue-se a um perodo particularmente difcil para os Portugueses. Em 1986, porm, os ventos de mudana sopraram. A adeso CEE proporciona a Portugal, de imediato, vantagens assinalveis. Chegam Apoios de Ordem Tcnica e, sobretudo, um largo Afluxo de Capitais, no mbito dos Fundos Estruturais e, posteriormente, do Fundo de Coeso, destinados a aproximar o pas dos nveis de desenvolvimento dos outros parceiros da Comunidade. De entre vrios programas de aplicao desses Fundos salienta-se: PEDAP Programa Especfico do Desenvolvimento da Agricultura Portuguesa; PEDIP Programa Estratgico da Dinamizao e Modernizao da Indstria Portuguesa; PODAEEF Programa de Desenvolvimento e Apoio a Estruturas de Emprego e Formao; PRODEP Programas de Desenvolvimento Educativo para Portugal; PRODAC Programa de Desenvolvimento das Acessibilidades; Os Fundos Comunitrios: FEDER Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional; FSE Fundo Social Europeu; FEOGA Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola; IFOP Instrumento Financeiro de Orientao da Pesca; Todos estes Fundos contribuem para: Instrumento Oramental; Reduzir a Disparidade Econmica e Social; Estabilizar as Economias dos Estados-Membros; Refora a Coeso e a Solidariedade na Unio Europeia (UE); O Impacto dos Fundos Comunitrios e a melhoria da Conjuntura Internacional fazemse sentir nos anos posteriores a 1986 com consequncias Econmicas e Sociais: Cresce o nmero de pequenas e mdias Empresas; Verifica-se um Crescimento significativo do PIB; Moderniza-se a Estrutura da Economia, com o aumento do sector tercirio Executa-se um vasto programa de Obras Pblicas; Reduz-se o Dfice da Balana de Transaces corrente; Desce a Taxa de Desemprego; Ascende o nvel de Remuneraes;

86

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Melhoram as Regalias Sociais, como Penses e Subsdios de Desemprego; Aumenta o Consumo Privado, o que denota Progressos no Nvel de Vida; Embora, persistam alguns aspectos desfavorveis ao desenvolvimento econmico, como o crnico Dfice Oramental e a Hegemonia do Estado, de 1986 a 2002, Portugal apresenta uma Expanso significativa.

De 1993 ao fim do Sculo


Depois de uma reduo do crescimento, entre 1993 e 1995, Portugal retoma o flego da Modernizao. A Agricultura sofre um inexorvel declnio. Recebe, investimentos comunitrios, mas no suporta a Concorrncia Europeia. A relevncia do Sector Primrio transita para o Tercirio; A Siderurgia, Qumica, a Construo Naval e a Electromecnica reduzem a sua importncia; Em termos de Exportaes, os txteis, o vesturio e o calado, a madeira, a cortia so ultrapassados pelas mquinas e material de Transporte; O Peso das Trocas Comerciais de Portugal com os Pases da Unio Europeia, torna-se progressivamente crescente; O Investimento em Infra-Estruturas continua uma aposta forte; O Estado procede Privatizao das Empresas; A integrao de Portugal na Unio Econmica e Monetria, definida em Maastricht, e o cumprimento dos respectivos critrios de convergncia favorecem a Desinflao; Vive-se um Boom na concesso de Crdito; A Indstria parece ser o elo mais fraco da Economia Portuguesa; A forte dependncia de Factores Externos e Conjunturais, no permite com que a Indstria se consiga consolidar globalmente competitiva; No decurso dos anos 90, a vida dos Portugueses acusa inegveis mudanas. Assim, estamos perante uma enorme desenvolvimento do Pas na 2 metade da dcada de 90.

A Entrada no Terceiro Milnio


Ao entrar no Terceiro Milnio, h que reconhecer as dificuldades que Portugal enfrenta, que sofre semelhana dos seus parceiros da Unio, Problemas Econmicos e Sociais. Problemas Econmicos: Falta de investimento em sectores vitais para a Economia;

87

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Pouca competitividade das empresas portuguesas que no conseguiam fazer face concorrncia das Multinacionais o encerramento de empresas; Taxa de Desemprego elevada (socioeconmico); Choques Petrolferos aumentam os preos dos produtos; Crises Mundiais afectam todos os pases devido globalizao Econmica (E.U.A); Dfice Oramental aumentando a Dvida Pblica; Problemas Sociais: Nvel de Escolaridade e formao profissional abaixo da mdia europeia; Envelhecimento da Populao; Cresce o Endividamento das Famlias, agudizam-se os Problemas Sociais e diminuem os Padres de Vida das Populaes. Portugal, confronta-se com as suas fragilidades: Estrutura deformada da Pirmide Demogrfica; A Dependncia Energtica dos Combustveis Fsseis; O Baixo Nvel de Escolaridade e a dbil formao Profissional; A Dificuldade em desburocratizar os Servios; O Dfice Oramental crnico; O Nvel excessivo de Consumo Pblico; O Baixo Investimento em Investigao e Desenvolvimento.

Transformaes Demogrficas, Sociais e Culturais


Desde a Integrao de Portugal na CEE: A Populao no cessa de Envelhecer; As Assimetrias Regionais de desenvolvimento repercutem-se nos Fluxos Migratrios; O Interior conhece uma preocupante Desertificao, enquanto as Periferias Lisboa e Porto, o Algarve e Setbal acusam significativos aumentos Populacionais; Nas grandes cidades, os centros perdem vitalidade, em contrapartida, as reas suburbanas expandem-se; Portugal converte-se num pas de Imigrao; Desde o fim dos Anos 70 Vaga de Imigrantes Africanos que vai ser utilizado como mo-de-obra para a Construo Civil, devido ao seu baixo nvel de Escolaridade; Nos Anos 80 Vaga de Imigrantes brasileiros, que lhes proporciona o acesso directo Europa em virtude da iseno, que vai ocupar lugares no Comrcio e Servios ex. Restaurao;

88

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Nos Anos 90 Vaga de Imigrantes dos pases da Cortina de Ferro russos, ucranianos, moldavos e romenos. So pessoas com qualificaes superiores mdia portuguesa. Aproveitando a livre circulao no Espao Schengen, que adoptam frequentemente, Portugal como porta de entrada para outros pases Europeus; Novo Milnio - chineses : - Comrcio e Restaurao. A Sociedade Portuguesa hoje, indiscutivelmente, mais aberta do que o era na altura da adeso CEE: A afirmao do Papel da Mulher, uma vez que o seu nvel mdio de instruo suplanta o dos homens; Na Famlia, as relaes homem-mulher democratizam-se e processam-se, face da lei, em p de igualdade; O Clima Nuclear mais aberto e tolerante; A Tradicional Famlia Nuclear recua; Os Portugueses usufruem de um nvel de vida superior; A televiso assume-se como um veculo de Transformao Cultural;

A Consolidao da Democracia
A Democracia Portuguesa est indissoluvelmente ligada Europa. Desde a Integrao Europeia que o percurso Democrtico Portugus se faz sem sobressaltos de maior. Portugal usufrui de Prestgio Democrtico, merecendo a confiana dos seus parceiros Comunitrios e do Mundo.

As relaes com os Pases Lusfonos e com a rea IberoAmericana


Portugal no negligencia, em matria de Poltica Externa, as suas ligaes ao Mundo da Lusofonia. As relaes de Portugal com os Pases Lusfonos e com a rea IberoAmericana afiguram-se de indubitvel pertinncia, valorizar uma lngua e tradies histricas que significa afirmar uma identidade e preservar um patrimnio.

O Mundo Lusfono
Portugal e os PALOP Portugal e as suas ex-colnias reaproximam-se.

89

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Ao PALOP pertencem: Angola, Moambique, Cabo Verde, So Tom e Prncipe e Guin-Bissau. Angola sofreu uma mudana favorvel em 1982, ano da assinatura de um protocolo de cooperao econmica que permite incrementar as Trocas Comerciais. Moambique, tende a melhorar desde 1996, quando o pas entrou para a Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP). Cabo Verde, que mantm uma importncia geoestratgica, um dos pases mais empenhados no aprofundamento dos laos lingusticos e culturais no seio da CPLP. So Tom e Prncipe procura que a insero na Comunidade Lusfona ajude o pas a ultrapassar o isolamento geogrfico e a escassez de recursos. Guin-Bissau, com um percurso poltico complicado, surge encravada numa rea essencialmente francfona, o que constitui, partida, um handicap. Com todos estes pases Portugal, tem firmado protocolos de assistncia e cooperao no mbito dos Planos Indicativos da Cooperao (PIC).

Portugal e o Brasil
No contexto das relaes externas portuguesas, o Brasil constitui um caso parte. Por um conjunto de razes: As Relaes Econmicas entre os 2 pases incrementam-se nos anos 90; O Brasil contribui, essencialmente, com produtos primrios, enquanto Portugal encontra no Mercado Brasileiro, boas condies para o Investimento; Ao consolidar este intercmbio encontram-se os significativos Fluxos Migratrios entre os 2 pases, bem como as ligaes culturais que unem Portugueses e Brasileiros. A Comunidade dos Pases da Lngua Portuguesa Protugal, Brasil e os PALOP fundaram, em 1996, a Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) com: Comunidade pugna pela concertao poltico-democrtica; Cooperao econmica, financeira, social, cultural, jurdica e tcnico-cientfica; Elevao do portugus a Lngua Internacional;

A rea Ibero-Americana 90
Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Membro da Unio Europeia e da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa, Portugal mantm ainda colaborao activa na Comunidade Ibero-Americana que teve como principais objectivos: Promover e Melhorar os produtos, para exportao, latino-americanos; Melhorar as Redes de Transporte (via martima); Facilitar os procedimentos alfandegrios; Promover parcerias empresariais, nomeadamente, na rea da Tecnologia; A integrao de Portugal na Unio Europeia no lhe retirou a sua vocao Atlntica tendo, por isso reforado as suas ligaes com os Pases Lusfonos CPLP atravs de uma forte recuperao com os pases de frica (PALOPES) da Amrica do Sul (Brasil) e com a sia (Timor Leste). A Lusofonia nos dias de hoje, um dos valores mais importantes e de maior proximidade entre os pases referidos. Portugal um pas tradicionalmente de emigrantes tornou-se recentemente num pas de imigrao. O Brasil e Cabo Verde so os 2 pases do CPLP que mais contribuem para o enriquecimento econmico, social e cultural, em Portugal, devido ao seu elevado nmero de emigrantes. Portugal empreendeu uma colaborao activa na comunidade ibero-americana que engloba os Pases da Amrica Latina, Portugal e Espanha. Em recentes Cimeiras desta Comunidade tem-se desenvolvido importantes intercmbios que possibilitam a Portugal uma maior proximidade, com estes Pases e a difuso da Lngua Portuguesa. Tambm se refora a solidariedade e os valores comuns assim como os interesses econmicos, o combate ao Terrorismo e ao trfico de drogas. As 2 Lnguas Oficiais da Comunidade Ibero-Americana so: Portugus e o Castelhano, so 2 das lnguas mais faladas a nvel mundial.

22.

Os Polos de Desenvolvimento Econmico

91

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

sia/Pacfico Plo de desenvolviemnto Econmico

Tigres Asiticos/ Drages Asiticos

Unio Europeia

Estados Unidos da Amrica

Profundamente desigualitrio, o mundo actual concentra maior parte da riqueza e da capacidade tecnolgica em trs plos de intenso desenvolvimento: Os Estados Unidos, a Unio Europeia e a zona da sia-Pacfico. Ao podes econmicos concentrado, mas ainda assim multipolar, sobrepe-se a hegemonia poltico-militar de um nico pas: Os Estados Unidos. Que se transformou numa hiperpotncia disposta a colocar o Mundo sob a sua proteco.

Estados Unidos da Amrica


Factores Econmicos: Com um territrio de 9,4 milhes de km2 e mais de 300 milhes de habitantes, os Estados Unidos da Amrica so o quadro maior pas do Mundo e o terceiro mais populoso. Um PNB e mais de cerca de 12 milhes de dlares fez deles a primeira potncia econmico mundial. A Amrica glorifica ainda hoje o esprito de iniciativa individual e a imagem do multimilionrio bem-sucedido. A livre empresa continua o centro da filosofia econmica do pas e o Estado incentiva-a, assegurando-lhe as condies de uma elevada competitividade: a carga fiscal ligeira, os encargos com a segurana social diminutos e as restries ao despedimento ou deslocao da mo-de-obra quase no existem.

92

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Ptria de gigantescas multinacionais, os Estados Unidos vivem tambm de uma densa rede de pequenas empresas, algumas de grande dinamismo e esprito de inovao. Os factores que levaram este pas a tornar-se numa potncia so: Durante as duas Guerras Mundiais a produo no foi afectada; Fortalecimento do Dlar; Fcil acesso ao crdito; Liberalismo Economico Importncia da livre iniciativa; Plano Marshall e Dodge deram um enorme prestgio e poder econmico aos Estados Unidos da Amrica; Fordismo e Taylorismo desenvolvem o sector industrial; Os sectores de Actividade Marcadamente ps-industrial, a economia Amrica apresenta um claro predomnio do sector tercirio, que ocupa 75% da populao activa e responsvel por 70% do PIB. A Amrica hoje o maior exportador de servios do mundo (20% do total mundial), sobretudo na rea dos seguros, transportes, restauraes, cinema e msica.
Altamente mecanizadas, sabendo rentabilizar os avanos cientficos, as

unidades agrcolas e pecurias americanas tm uma elevadssima produtividade. De tal forma que as grandes empresas no desdenham o investimento da agro-pecuria. Os Factores Tecnolgicos/Cientficos: Desenvolvimento de satlites/sondas; Evoluo de espao; Apesar de algumas dificuldades geradas pela concorrncia extrema dos Estados-Unidos mantem-se os maiores exportadores de produtos agrcolas do mundo. Pelo seu dinamismo, a agricultura americana alimenta ainda um conjunto vasto de indstrias. Este verdadeiro complexo-industrial envolvia mais de 20 milhes de trabalhadores e representa cerca de 18% do PIB americano. Responsvel por um quarto da produo mundial, a indstria americana sofreu, no ltimo quartel do sculo passado, uma reconverso profunda nos sectores tradicionais, como a siderurgia e o txtil, entraram em declnio e, juntamente, decaiu tambm a importncia econmica da zona nordeste. Esta zona que se mantem o centro financeiro da Amrica alberga ainda as sedes sociais das grandes empresas e algumas das mais prestigiadas universidades americanas. No entanto o declnio da velha industria e a deslocalizao de alguns ramos para as regies sul relegou-a para o segundo lugar da Hierarquia Industrial. Em crescimento acelerado desde os anos 60, uma situao geogrfica privilegiada para os contactos com o pacifico e a Amrica Latina.

93

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Novos Laos Comerciais


A vantagem dos Estados Unidos reforou-se durante a presidncia de Bill Clinton. Numa tentativa de contrariar o predomnio comercial da Unio Europeia, Clinton procurar estimular as relaes econmicas com a regio do Sudeste Asitico, revitalizando a APEC (Cooperao Econmica sia-Pacifico) criada em 1989. O presidente impulsionou a criao da NAFTA (Acordo de comercio livre da Amrica do Norte), que estipula a livre circulao de capitais e mercadorias entre os EUA, Canada e Mxico. A Era Clinton (1993-2001) destacou-se por uma poltica externa e democrata que teve como principais medidas no s a criao de novos laos comerciais mas tambm: a interveno humanitria da Somlia; O combate ao terrorismo na Sria e na Lbia; Esforos para a resoluo do conflito Israelopalestiniano; derrube das barreiras comercias NAFTA; Esforos para a melhoria do ambiente.

Dinamismo cientfico-tecnolgico
Numa poca em que as grandes indstrias de base recuam perante as novas tecnologias, a capacidade de inovar determinante para o desenvolvimento e o prestgio de um pas. Tal como nos tempo da Guerra Fria, os Estados Unidos so, hoje, a nao que mais gasta em investigao cientfica, disponibilizando verbas que excedem o conjunto dos seus parceiros do G8. O estado federal tem um papel decisivo no fomento da pesquisa privada, quer atravs do seu financiamento que das gigantescas encomendas de sofisticado material militar e paramilitar. criao precoce de parques tecnolgicos os tecnoplos - que associam universidades prestigiadas e centros de pesquisa e empresas.

Factores Militares:
A supremacia militar confirma-se atravs de factores como: Desenvolvimento de bombas atmicas/hidrognio; Misseis (de curto, mdio e longo alcance);

94

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

E atravs de: Em 1991 a interveno militar no Kuwait; E atravs da reaces violentas dos grupos extremistas islmicos atravs ade ataques terroristas; Na era de Bush (filho) Em Outubro de 2001 faz-se um ataque ao Afeganisto e em 2003 d-se a ocupao do Iraque para derrubar o governo de Sadame Hussain.

Factores Culturais/Sociais:
Sociedade de Consumo Abundancia; Melhoria do nvel de vida;

O espao Asia Pacifico


Nos anos 50, a zona da Asia hoje e conhecida como arco do pacifico vivia ainda das suas actividades tradicionais. Nos anos 90 tinha-se tornado um polo de desenvolvimento intenso. Capaz de concorrer com os Estados Unidos e a Unio Europeia. A economia desta regia desenvolveu-se em trs fases consecutivas: em primeiro lugar emergiu o Japo; depois, em conjunto, os quatro drages asiticos: Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e Taiwan; Finalmente os pases dos Sudeste, Tailndia, Malsia e Indonsia, seguidos a pouca distncia pela China.

Os Quatro Drages Asiticos


O sucesso do Japo serviu de incentivo e modelo primeira gerao de pases industrializados do leste asitico. Tal como o seu vizinho nipnico, estes pases tinham partida, poucos trunfos em que se apoiar: cresciam de terra arvel, recursos minrios e energticos, bem como capitais. Enfrentavam ainda, os problemas de superpopulao. Tomando como objectivo o crescimento econmico, os governos procuram atrair capitais estrangeiros, adoptaram polticas proteccionistas, concederam grandes incentivos exportao e investiram fortemente no ensino. Compensando a escassez de capitais, a industrializao asitica explorou uma mo-de-obra abundante e disciplinada. Esta mo-de-obra esforada e barata permitiu produzir, a preos imbatveis, txteis e produtos de consumo concorrente. Com o capital assim arrecadado, desenvolveram-se outros sectores como o automvel, a construo naval e as novas tecnologias.

95

Histria A

Histria A
Resumo para o Exame 2010/2011

Da concorrncia cooperao
Apesar do enorme xito, os Novos Pases Industrializados (NPI) da sia, confrontam-se com dois problemas graves: O primeiro era a excessiva dependncia face as economias estrangeiras, quer em termos financeiros e energticos, quer, sobretudo, nas esfera comercial: dois teros das exportaes dirigiam-se aos pases ocidentais, o que significa que qualquer contraco destes mercados se reflectiria no seu crescimento; o segundo era a intensa rivalidade que os separava, j que concorriam com os mesmos produtos das mesmas zonas. Os pases asiticos foram induzidos a procurar mercados e fornecedores mais prximos da sua rea geogrfica. Voltaram-se para os membros da ASEAN, organizao econmica que aglutinava alguns pases do Sudeste Asitico. Nascida em 1967, a Associao das Naes do Sudeste Asitico (ASEAN) agrupada a Tailndia, a Malsia, a Indonsia e as Filipinas, pases cujas economias se encaixavam perfeitamente na do Japo e nas quatro novas potncias: eram ricos nas matrias-primas, nos recursos energticos e nos bens alimentares de que os cinco necessitavam. Este intercmbio permitiu a emergncia de uma segunda gerao de pases industriais asiticos: A Tailndia, a Malsia e a Indonsia, desenvolvem.se apoiada numa mo-de-obra ainda mais barata. A regio comeou, a crescer e forma mais integrada. O Japo e os quatro drages produzem mercadorias de maior qualidade e preo; A ASEAN dedicase a bens de consumo, de preos e qualidade inferior. Os Estados do Arco do Pacifico tornam-se um polo econmico articulado, com elevado volume de trocas inter-regionais. A Austrlia, a Nova Zelndia, os Estados Unidos e o Canad integraram-se nesta zona econmica atravs da APEC, que aglutinava, em 2008, 21 pases. O crescimento asitico alterou a balana da economia mundial, at ai concentrada na trade dos EUA, Europa, Japo. Em 1997, Hong Kong e Singapura encontravam-se j entre os dez pases mais ricos do mundo. O crescimento teve, no entanto, cursos ecolgicos e sociais muito altos: a sia tornou-se a regio mais poluda do Mundo e a sua mo-de-obra permaneceu, maioritariamente, podre e explorada. Numa perspectiva ocidental, faltam tambm, as liberdades cvicas que a maioria dos regimes, de ndole autoritria, no foi ainda capaz de se instruir.

96

Histria A

You might also like