You are on page 1of 11

Autora: Patrcia Gomes Professor: Sancho Ferreira Disciplina: Comunicao Grfica e Audiovisual Trinio:2012/2015

Introduo
Neste trabalho vou falar sobre Bauhaus que um

dos movimentos de Arts e Crafts, Art Nouveau, da liga Deutsche Werkbund, da Escola de Artes e Ofcios de Weimar e da Escola de Arte de Weimar.

Desenvolvimento
Depois da juno da Academia de Artes de Weimar

e da Academia de Artes de Weimar, inicia-se, assim, a chamada primeira fase da Bauhaus, a Fase Expressionista. No comeo a Bauhaus foi olhada como uma simples escola de arte, mas a novidade era o grande objetivo que Gropius estabeleceu todos em conjunto atravs do artesanato.

Desenvolvimento
Outra grande diferencia foi a substituio de

professores por mestres, onde haviam dois tipos: Mestre Arteso e Mestre da Forma. Os primeiros alunos da Bauhaus foram marcados por serem excessivamente fortes na parte de comunidade.

Histria
A escola foi fundada por Walter Gropius em 1919 a

Bauhaus foi alcanada como uma escola democrtica com o objetivo de formar profissionais no campo da arquitetura e do design que retribussem situao da Alemanha com solues recentes em base do racionalismo metodolgico e s pesquisas estticas dos movimentos modernos da arte. A Bauhaus teve uma orientao artstica que criou um movimento cultural muito importante e se alargou por toda a Europa. Walter Gropius era um grande "agitador" cultural, igual ao seu contemporneo Le Corbusier, mas diferena deste, Gropius acreditava na importncia da educao.

Histria
Os primeiros anos a Bauhaus funcionou em Weimar

durante uma sede,desenhada por Walter Gropius que foi construda em Dessau. Em 1925 a Bauhaus de Dessau abriu as suas portas com uma proposta curricular. Gropius foi o diretor da escola at 1928,o ano em que definiu renunciar porque queria dedicar aos projetos particulares. O arquiteto Hans Meyer assumiu que dirigiu a escola at 1930 alterando muitos aspetos centrais. origem das diferenas Meyer desiste da escola e assume o arquiteto Mies van der Rohe que dirige at ao seu encerramento em 1933 em Berlim.

Histria
A base de toda a esttica bauhauseana encontra-

se no principio da funcionalidade racional dos objetos e espaos habitveis. Para a mentalidade racionalista da poca o ornamento no tinha mais lugar na funcionalidade do objeto, como o havia proposto Adolf Loos em 1908 no livro "Ornamento e Crime" onde defende a "honestidade da forma". A supremacia da arquitetura sobre o design foi tambm um dos pilares do pensamento da escola da Bauhaus..

Histria
Tudo est em utilidade do espao habitvel, assim

tambm os objetos, mas sobre tudo na idia concentrada na arquitetura como mtodo de construo do menor ao maior dos objetos, para conseguir viver civilizadamente teria de haver uma racionalidade das grandes s pequenas coisas. Associar os conceitos das vanguardas artsticas ao design de objetos no era uma novidade mas na Bauhaus levou isto ao ponto de elabor-las como obras de arte que seriam reproduzidas porque acreditavam que os objetos so fatores da educao esttica da sociedade.

Histria
Para ter uma vida civilizada as pessoas deviam viver

em ambientes altamente estticos. O programa da Bauhaus sob a direo de Walter Gropius privilegiou a aliana dos conceitos das vanguardas artsticas com o design de objetos. As aulas eram dadas maneira das escolas de arte, ateliers onde a aprendizagem se sustentava no equilbrio entre a teoria e a prtica. O fato de ter entre professores artistas do tamanho de Wassily Kandisnky e Paul Klee que evidenciaram a aliana que procurou juntamente com a arte.

Histria
Quando a escola passou sua sede em Dessau o

programa curricular foi aumentado facultando maior importancia arquitetura e tipografia, fazendo publicidade e propaganda, publicando livros, produzindo objetos, mveis, entre outros.

Concluso
Adolf Loos em 1908 no livro "Ornamento e Crime" . A Bahaus foi uma escola de design,que abriu no dia

29 de Abril de 1919. Em 1925 a Bauhaus de Dessau abriu portas com uma proposta curricular. O encerramento da Bahuas foi em 1933 em Berlim.

You might also like