You are on page 1of 10

CONHECER E DESENVOLVER A COMPETNCIA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE LE

Jos Carlos Paes de ALMEIDA FILHO Universidade de Braslia

1. Introduo
Para ser professor de uma LE, uma pessoa adulta que se sinta disposta a ensinar essa lnguaalvo, deve conhecer esse idioma e ter uma noo espontnea de como proceder para ajudar o aluno a se apropriar dele. Esse equipamento mnimo de 2 competncias serve para situaes informais, toscas ou emergenciais, mas no sufciente para sustentar o professor profissional de uma outra lngua (L).

disso que este artigo trata

o que ou de que se compe uma competncia

profissional do professor de LE/L2 e como desenvolv-la? O tpico apresenta, pois, duas dimenses que sero tratadas nessa ordem, em partes seqentes, no corpo do artigo. Mas antes, para situar leitores professores interessados em sua prpria formao (eis aqui j um trao distintivo do professor profissional ou em vias de s-lo), ofereo um definio com histrico do termo competncia que sirva para nossa poca e mostro o construto terico maior em que se articulam as competncias do professor de LE com a abordagem de ensinar na operao global de ensino (OGE). Este tpico especfico de que trataremos aqui est afeito ao tema da formao de professores em geral e de professores de lngua e lngua estrangeira mais particularmente. Dentro do tema da formao de professores precisamos reconhecer o paradigma dentro do qual estaremos operando no tecer dos argumentos e proposies. O modelo geral ou paradigma adotado como pano de fundo o reflexivista ou da formao reflexiva, baseado num pensar criterioso e sistemtico sobre o ensinar e aprender lnguas. Isso nos permite compreenses e conscincias que podem levar (sob condies complexas) a eventuais mudanas ou melhorias no processo de ensinoaprendizagem dos professores e alunos operando na realidade das salas e das vidas. A formao um projeto processual do profissional, das instituies e dos formadores que se inicia nas experincias de aprender. certifica-se nas licenciaturas e serpenteia pela vida inteira dos professores. Ao tratar aqui do professor profissional refiro-me em grande medida aoprofessor certificado que j pode refletir, analisar-se, avaliar-se e localizar fontes de auxlio para crescer na carreira.

2. Antecedentes e definio de conceito de competncia


Na esfera do ensino de lnguas o termo competncia apareceu primeiro e veio a ser empregado em larga escala para indicar um conhecimento tcito de regras da lngua por um seu falante (nativo, original mente) e uma capacidade de materializao dessas regras em procedimentos criativos de novas sentenas. Esta ltima parte foi identificada como desempenho e mereceu pouca ateno descritiva na lngua gerativa chomskyana desde os anos 50 at meados dos anos 70 quando surge a crtica e a reviso dessa teorizao por Deli Hymes. Para esse lingista estadunidense, a diviso entre competncia e desempenho no se sustenta e por competncia j se subentende a ao linguajeira socialmente situada. Essa foi a primeira influncia recebida para a concepo de competncia no meu prprio trabalho de pesquisa. No incio, tratava de competncia de linguagem, competncia comunicativa ou lingUstico-comunicativa para destacar na formao de professores (principalmente no-nativos, no caso brasileiro) a importncia equilibrada de se saber sobre (a parte lingustica) e saber usar a lngua-alvo (a parte comunicativa do termo composto). No final da dcada de 80, aps completar meu doutorado e inserir-me como professor num curso de ps-graduao no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, conheci em livro o emprego do termo competncia para indicar outros saberes e fazeres que no s o lingsticocomunicativo. Foi a publicao de Guiomar Namo de Melio (1986) sobre competncia tcnica e seu contraste com competncia poltica de educadores que desencadeou as minhas primeiras exploraes sobre as competncias prprias e necessrias compreenso da formao e de ao dos professores de lnguas. Meu livro Dimenses Comunicativas no Ensino de Lnguas, originalmente publicado em 1993, j traz um esboo das cinco competncias de que se serve um professor contemporneo de lnguas. esboo esse ensaiado e ampliado entre 1986 e 1992, ano em que foi preparado o livro Dimenses. O conceito de competncia e o construto das cinco competncias matriciais do professor profissional das lnguas foram refinadas nas publicaes do livro O professor de Ln,aua Estrangeira em Formao (organizado por mim e publicado em 1999) e no artigo O Professor Profissional, Reflexivo e Comunicacional de Lnguas. publicado na revista Horizontes de Liiigistica Aplicada, da Universidade de Braslia, em 2004. A acepo de competncia que chegou com maior sustentao at hoje a de que esse construto terico se compe de bases de conhecimentos informais (de crenas, prioritariamente) de

capacidade de ao e deliberao sobre como agir a cada momento, ambas marcadas sempre por atitudes mantidas pelo professor.

3. O lugar das competncias no modelo da operao global de ensino de lnguas Todos os professores agem orientados por uma abordagem ou filosofia de ensino. As idias de ensino esto coligadas a capacidades especficas de ao as competncias. As competncias so capacidades reconhecveis de ao fundamentadas em bases de conhecimento e capacidade de tomada de decises geralmente espontneas e instantneas num quadro de posies ou atitudes do professor. O modelo da operao global de ensino (OEE) prev que as competncias permitem a ao de ensinar a partir das concepes constitutivas de abordagem ou filosofia de ensinar. A abordagem , na realidade, a base de conhecimentos (crenas, pressupostos, instituies, conjecturas, convices etc) sobre a qual as competncias se exercitam na conduo das atividades profissionais. Uma professora pode dispor de uma abordagem gramatical enraizada e ser capaz de ser tomar aulas como esse marca. Pode, ento, por desejo e estudos, construir uma abordagem comunicacional que ainda no disponha de competncias suficientemente desenvolvidas no seu perfil conjunto para que virem aulas (processo real de ensino).

4. As competncias do professor contemporneo de lngua(s) Para ensinar profissionalmente uma lngua hoje o professor precisa mais do que uma competncia espontnea implcita. Ele ou ela precisa ser mais do que prtico-experiente, embora a prtica seja constitutiva de quem vai ensinar. Devemos contrastar esses professores contemporneos qualificados (como profissionais de fato) de professores que desenvolveram a arte de ensinar, dos que deram certo no dia-a-dia por uma injuno prtica da sorte com boas intuies ou que venceram pelo apego a verdades inquestionveis que se revelam religiosamente nos acertos da prtica bem sucedida do seu cotidiano. O professor profissional no o prtico, o dono de uma arte, o praticante religioso do que d certo ou o mgico que faz acontecer a contento o que no se explica direito com palavras ou teorias. Mas ele retm as marcas positivas dessas posies numa perspectiva secundria. A prtica continua servindo para se ver ensinando e abrindo o espao para as hipteses que levanta na

reflexo continuada. O professor no aprendeu somente uma arte mas ainda se a reconhece nos sentidos estticos da conduta ensinadora revelando talento e graa profissional. O carter religioso sobrevive na dimenso contemplativa dos saberes diferenciais dos professores, da valorizao do territrio disciplinar em que se formaram e dos princpios tico-morais que impregnam sua ao labora!. A mgica rejeitada como trao matricial sobrevive nas intuies cada vez mais educadas garantidas numa margem de criatividade ou gnio para lidar com o inesperado e o fugidio dos processos de ensinar e aprender conjugados nas salas de aula. A competncia profissional, objeto especfico deste artigo, a capacidade maior de mobilizao, avaliao dos recursos e interveno nas outras competncias a partir de um conjunto de conhecimentos/concepes, capacidade de ao e atitudes que tm a ver com o ser professor(a) de lngua(s) reflexivo. Os

conhecimentos/concepes que orientam as aes e decises dos professores integram o que tenho denominado abordagem de ensinar em outras publicaes (por ex., Almeida Filho, 1993, 1999 e 2204).
5. A competncia profissional em foco

Para usufruir de uma competncia profissional concebida sob critrios de composio e ao contemporaneamente desejveis, os professores partiro, conforme aludimos anteriormente no texto, de uma competncia implcita crescentemente evidenciada e explicada, combinada com outra competncia essencial, a de poder usar a lngua-alvo que tambm se pode descrever em termos prprios (de sua gramtica, fonologia, articulao discursiva etc). A partir dessas duas competncias fundadoras, os professores integraro ao conjunto conhecimentos tericos relevantes que se fundiro numa competncia implcita renovada (apuradas pela teoria relevante de autores e pesquisadores) agora reconhecvel omo qualitativamente outra a competncia sinttica ou aplicada. A competncia da conscincia profissional avalia as condies de operao das outras competncias, informa alternativas de aperfeioamento e nesse percurso valoriza o ser professor profissional consciente e refletidor. Vejamos agora corno se compe urna competncia profissional desenvolvida.

5.1. Requisitos e expectativas para a profissionalidade Para auxiliar a composio da competncia profissional interpem-se na formao dos professores requisitos/exigncias e expectativas de padronagem. Requisitos mesmo para certificar profissionais do ensino de lnguas so:

(a) a formao universitria dos cursos universitrios de licenciatura em Letras para quem vai lecionar no ensino regular fundamental e mdio; (b) a formao ps-graduada stricto sensu para quem vai lecionar nas universidades e outras instituies de ensino superior (lES). Os cursos de formao ps-graduada lato sensu (ou especializao) preparam professores para ambos os nveis (bsico/mdio e universitrio) atravs de estudos tericos e capacitao para atuar diferenciadamente nas salas de aula. Ambos os requisitos so desconsiderados a todo momento em muitas situaes de ensino quando se trata de escolas de idiomas privadas ou quando faltam professores certificados para as escolas regulares. No vamos tratar aqui da qualidade variabilssima dos diplomas que, muitas vezes, certificam pouca ou nenhuma competncia alm da implcta trazida pelos prprios professores-estudantes. Mas o profissionalismo no s atende a requisitos como a expectativas. Caractersticas esperadas do professor profissional provem da prpria corporao, do pblico e das instituies organizadoras da experincia de ensinar e aprender. Expectativas so padres abstratos interpostos nas relaes professor-instituies-alunos-sociedade. Por sociedade aqui entendemos terceiros importantes e ainda muito pouco estudados tais como pais e pares de alunos. ditas autoridades educacionais, autores de materiais didticos e documentos oficiais. Por instituies implicamos agentes tais como os colegas com mais antigidade e poder nas escolas, diretores e coordenadores de rea. H expectativas verbalizadas ou apenas subjacentes de que os professores (a) possuam ou desenvolvam traos desejveis de trato e convvio mostrando exemplaridade a alunos e sociedade; (b) saibam/tenham conhecimentos gerais sobre o mundo e sobre a rea especfica da disciplina em que atuam alm de mostrarem sabedoria de vida;

(c) sejam motores ou agentes de transformaes possveis que a sociedade demonstra necessitar; (d) saibam exercer bem sua funo ensinadora dos contedos e bem mais do que ela criando ricas oportunidades de envolvimento e climas favorveis de trabalho que levem formao de alunospessoas- cidados e no apenas de sabedores de conhecimentos revelveis em exames especficos; (e) se formem (se certifiquem) e se atualizem por cursos e leituras constantes com foco correto no cerne da especialidade primeiro e s depois nas ampliaes e atualizaes nos arredores disciplinares (por exemplo; professores de lnguas estudam centralmente os processos de ensinar e aprender lnguas antes de expandirem os horizontes pelas literaturas, teorias psicolgicas e discursivas, artes, cinema, filosofias orientais); (f) se valorizem e ajudem a envolver e aperfeioar os colegas profissionais; (g) tenham fundamentos e capacidade de ao sistemtica para a reflexo como procedimento bsico de (auto) avaliao profissional com o propsito de conhecerem a sua abordagem de ensinar, a dos outros agentes e as competncias de que dispem para exercerem a profisso em cada estgio de desenvolvimento. A nossa poca no indiferente a essa questo de profissionalizao do professor de lnguas e de outros profissionais em geral. Ao contrrio, ela valoriza a teoria formalmente produzida pela comunidade cientfica-profissional com seus fundamentos para a formao dos professores de lngua(s). Ela valoriza, portanto a formao formal certificada nas universidades atravs da explicitao de pressupostos e o seu cotejo com as teorias correntes autorizadas pelas comunidades cientficas. Mas, no Brasil, a profisso tem de conviver ainda com muitos percalos e limitaes. Vejamos as mais salientes.

(a) a tradio espontanesta do professor que se forma de fato na prtica l fora esposada por professores. formadores de professores e at por especialistas doutores de reas afins nos departamentos e faculdades; (b) a emergncia p!vnto-socorrista que distores histricas operaram numa sociedade ainda marcada por urna cultura colonial pouco valorizadora da educao e da cultura: (c) o laissez-faire praticado pelas autoridades polticas, administradores e lideranas profissionais justificadas por impossibilidade reais e imaginadas vindas de direita mal intencionada at a esquerda de conscincia culpada (d) as condies pr-profissionais de trabalho leigo (professores no-certificados, por exemplo) de diplomas sem lastro, da baixa exigncia da sociedade e dos pais, principalmente na escola pblica, e aulismo de baixa remunerao, o descompromisso com a qualidade fortalecida por pouca ou nenhuma cobrana de resultados, o subemprego, os aumentos de salrios somente por tempo de servio, a ausncia de carreiras atreladas ao aperfeioamento profissional constante; (e) a ausncia de polticas pblicas que possam atacar os vcios e lacunas da macro-estrutura

educacional intocada pelos nossos inmeros bem- intencionados e paliativos projetos de ao com pesquisa embutida voltados para a formao de professores e alunos e irradiados pelas instituies formadoras. A concluso a que chego no a de que temos obstculos demais para instaurar de vez o profissionalismo ou que a de que isso impossvel nessas condies adversas. Minha opo mais produtiva do que essas. As iniciativas dos projetos que alimentamos devem prosseguir e aumentar em todos os quadrantes do pas. Mas, ao mesmo tempo, devemos buscar influenciar aqueles que legislam sobre educao e que administram o sistema acometido das enfermidades que apontei acima. preciso fazer isso para no concluirmos mais adiante que nada do que fizemos prestou, ou de que no fizemos bem aquilo de que nos ocupamos com tanta sinceridade e determinao nos projetos das universidades.

6. Alguns tipos de professores de lngua(s) nas nossas escolas


Desde maro de 2001, tenho levantado atravs de entrevistas e de observaes anotadas de aulas de professores de lngua estrangeira investigados em projetos coordenados por mim com o apoio de pesquisadores em formao sob minha orientao, caractersticas distintivas de muitos desses mestres que me impeliram a deduzir alguns macro-tipos nas escolas de ensino fundamental e mdio, principalmente no Estado de So Paulo onde concentrei os esforos de observao mas no exclusivamente nele. Professores do Paran. Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas tambm esto representados em pouco mais de um tero dos casos anotados. Ao invs de apresentar as caractersticas discernidas isoladamente e pensando num efeito didtico delas, urna representao pictrica com legendas em linguagem condensada ser oferecida aqui. Cabe aos professores se servir dos efeitos poticos de cada caso para comearem processos reflexivos pessoal ou coletivamente. Aqui esto cinco tipos desses professores com suas caractersticas distintivas.

No tenho preparao Mas tambm no me coloco Em franca concorrncia. Com sorte dou um jeito, Seguindo o bom senso, Nas aes a que me convocam. Meu tino meu senhor! Quero paz no meu cantinho!

No sei se ensinar essa lngua Era tudo o que eu queria! Mas c estou servindo Puro ou com molho Esse presente imperfeito. Minha formao No foi l essas coisas! Hoje sinto frustrao. E os especialistas, ento Ah, esses alquimistas O que melhor sabem fazer pura levitao!

No posso ser o que no posso! Meus alunos cabe a mim pastorear. H colegas que no param E no se cansam de buscar. Mas eu quero a receita desse prato. Desejo aprender o pulo do gato, Para aprender fazendo Aquilo que a outros deu certo.

Eu na vida me formei. Como isso que fao J sei o que certo E o que se deve fazer. Tenho a ntida impresso De que j matei a charada. No tenho receio. manter o querer de um lado, Apartar o fazer de outro, E deixar a realidade reinar sozinha no meio!

Que professor(a) sou eu?

De onde vem este ensinar ? No pergunto se estou certo, Ou se o que fao errado, Mas qual o sentido vazado Naquilo que estou a fazer. Meu ensinar me revela Quando aprendo a me ler.

Em cada tipo e descritor oferecido vamos encornrar um eco de nossas experincias ou as de nossos colegas nos mltiplos contextos de que feito o sistema profissional. No ltimo deles acima ilustrado reconhecemos uma tendncia reflexo que quer comear a fazer sentido de si para tomar novo rumo com o tempo e novas compreenses, incluindo agora as tericas.

7. Concluindo
A competncia profissional. corno de resto todas as outras competncias, so variveis na sua configurao em cada caso. Aos professores cabe buscar conhecer seu estgio atual de competncia profissional para. na compreenso da sua composio, capacidades e atitudes comear algum movimento para desenvolv-la. Basicamente, propus que a competncia profissional tem um valor agregado de que as outras no dispem, qual seja o seu potencial de avaliar o estgio atual e relaes entre as competncias para poder tomar iniciativas de interveno ainda que de longo prazo e com finais incertos. A competncia profissional se consolida na percepo do valor de ser professor, de ser professor de lngua e de ser professor de lngua profissional. Advm direitos e deveres dessa tomada de conscincia. O direito de atuar com dignidade e o dever de prestar conta do que se fez so exemplos desses valores morais e ticos que o profissionalismo vai despertar nos professores. A competncia profissional desenvolve ainda a conscincia do eu professor(a) que age de determinadas maneiras justificveis por tais crenas e por tais pressupostos. Essa conscincia de ns permite-nos cuidar de nosso prprio destino profissional em primeiro plano e, logo depois, por extenso tica, cuidar dos demais professores que querem crescer profissionalmente. As associaes de professores so lugares privilegiados de mobilizao de recursos e de condies para alavancar o desenvolvimento profissional. Essas entidades servem tambm como brao poltico para pressionar ou inspirar responsveis por polticas pblicas e, antes, as decises sobre elas. Em ltima instncia, a competncia profissional encampa e desenvolve a reflexo como procedimento fundador de conscincias que promete novas dimenses de identidade para quem foi chamado a ser professor profissional de lngua(s).

Referncias

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimenses cotnunicativas no ensino de lnguas. Campinas: Pontes Editores, 1993. _______ O professor de lngua estrangeira em formao. Campinas: Pontes Editores, 1999. ________ O professor de lngua(s) profissional, reflexivo e comunicacional. In Revista Horizontes de Lingstica Aplicada, vol.4, no. f, UnB. 2004(pp. 7 a 18). Leituras recomendadas sobre o tema das competncias no pas ALVARENGA, Magali Barante. Configurao de competncias de um professor de lngua estrangeira (ingls): implicaes para a formao em servio. Tese de doutorado, IEL/ Unicamp, 1999. BANDEIRA, Gervsio M. Por que ensino como ensino! A manifestao e a atribuio de teorias informais no ensino de professores de LE (ingls). Dissertao de mestrado. Programa de PsGraduao em Lingustica Aplicada. 1LUnB, 2003. BASSO, Edclia A. A construo social das competncias do professor de LE: entre o real e o ideal, um curso de Letras em estudo. Tese de doutorado. IEL! Unicamp, 2001. MOURA, Gerson A. A harmonizao da linguagem do professor de LE: da prtica funcional prxis comunicacional. Dissertao de mestrado. Programa de Ps-Graduao em Lingustica Aplicada, UnB, 2005. SANT ANA, Juscelino S. A prxis competente na aula de LE: quando o como e o porqu ajudam a ensinar melhor. Dissertao de mestrado. Programa de Ps-Graduao em Lingustica Aplicada, UnB, 2005. SARAIVA DOS SANTOS, Pedro. Requisitos e expectativas na construo da competncia profissional de ensinar LE. Dissertao de mestrado. Programa de Ps-Graduao em Lingustica Aplicada, UnB, 2005. TEIXEIRA DA SILVA, Vera Lcia. Fluncia oral: imaginrio, construto e realidade num curso de LetrasiL. Campinas, IEL/Unicamp, 2000.

10

You might also like