You are on page 1of 3

A IMPORTNCIA DE CONTAR HISTRIAS PARA AS CRIANAS Cludia Marques Cunha Silva

Como recurso psicopedaggico a histria abre espao para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si prprio e realidade

Por que contar histrias para as crianas? A histria uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginrio de uma cultura. As fbulas, os contos, as lendas so organizados de acordo com o repertrio de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas so lidas ou contadas por um adulto para uma criana, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, to importantes para a construo de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

Qual a diferena entre ler e contar uma histria? So duas coisas muito diferentes, porm ambas muito importantes. Um texto escrito segue as normas da lngua escrita, que so completamente diferentes daquelas da linguagem falada. Quando uma criana ouve a leitura de uma histria ela introjeta funes sintticas da lngua, alm de aumentar seu vocabulrio e seu campo semntico. Porm, aquele que l a histria deve dominar a arte de cont-la, estar preparado suficientemente para faz-lo com apoio no texto, sabendo utilizar o livro como acessrio integrado tcnica da voz e do gesto. Alm disso, quem l para uma criana no lhe transmite apenas o contedo da histria; promovendo seu encontro com a leitura, possibilita-lhe adquirir um modelo de leitor e desenvolve nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro. H opinies divergentes neste campo: alguns autores consideram que o contador sem o livro tem mais liberdade de acentuar emoes, modificar o enredo segundo as reaes da criana e portanto, melhor comunicao com o pblico infantil. Teria ainda mais disponibilidade para trabalhar sua voz e seu gesto. Somos partidrias, neste aspecto de que o importante como ler e como contar, porque preciso que se tenha tcnica e preparo para despertar o desejo e o prazer das crianas.

Para que contar histrias? Um dos principais objetivos de se contar histrias o da recreao. Mas a importncia de contar histrias vai muito alm. Por meio delas podemos enriquecer as experincias infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulrio, formando o carter, desenvolvendo a confiana na fora do bem, proporcionando a ela viver o imaginrio. Alm disso, as histrias estimulam o desenvolvimento de funes cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparao (entre as figuras e o texto lido ou narrado) o pensamento hipottico, o raciocnio lgico, pensamento divergente ou convergente, as relaes espaciais e temporais( toda histria tem princpio, meio e fim ) Os enredos geralmente so organizados de forma que um contedo moral possa ser inferido das aes dos personagens e isso colabora para a construo da tica e da cidadania em nossas crianas.

Como selecionar histrias para ler ou contar?

Segundo Luiza Lameiro, existem dois tipos de histrias: aquelas que servem de alimento para a alma, permitindo a transmisso de valores e de imagens arquetpicas fundamentais para a construo da subjetividade; e aquelas que servem para despertar o raciocnio e o interesse da criana para formas de agir e estar no mundo - so chamadas histrias matria - importantes para a estruturao dos aspectos objetivos de nossa personalidade. Estas ltimas devem ser selecionadas de acordo com o desenvolvimento cognitivo do ouvinte porque exigem maior compreenso racional e analtica.

Como se aprende a contar histrias? Em cursos de capacitao pode-se adquirir as competncias necessrias para se contar histrias, aprendendo as tcnicas bsicas de voz, gesto, materiais de apoio, dentre outras. Podemos destacar algumas orientaes bsicas para contar histrias:

Escolha leituras que tenham ligao direta com o sexo, a idade, o ambiente familiar e o nvel scio econmico da clientela. Incentive as crianas diariamente, contando pequenas histrias sem mesmo ter o livro nas mos. Use entonao de voz atraente, sem exageros, faa suspense, faa drama, se emocione, expresse sua opinio sobre o tema e d oportunidade para que a criana tambm apresente sua opinio. Enriquecer a narrao com rudos (onomatopias) como miau! Au! Au! Movimente o corpo (olhos, mos e braos), mas sem exageros. Evite cacoetes como: a... ento... entenderam... no ? Crie a hora da histria. Na escola, um bom horrio aps o recreio para acalmar a turma; em casa pode ser noite, antes de dormir; Determine um dia ou horrio para cada aluno ler ou contar uma histria. No force mingem. Em casa, estimule a criana a recontar a histria que ouviu; compre livros, d livros de presente em aniversrios, natal e outras festividades; Sempre que possvel sente-se no nvel das crianas. Explique quando necessrio, o significado das palavras novas. Preserve a ateno das crianas no local em que a histria est sendo contada. (muito barulho, pessoas estranhas interrompendo, etc.).

Quais as implicaes psicopedaggicas do ato de contar histrias?

A histria, como j foi dito, possibilita a articulao entre objetividade e subjetividade, espao entre no qual se situa o trabalho psicopedaggico. , portanto, um recurso que pode ser usado tanto no diagnstico como na interveno psicopedaggica em instituies e na clnica. O contedo mtico, as aes praticadas pelos personagens, os valores morais implcitos na narrativa, permitem projees que facilitam a elaborao de questes emocionais, muitas vezes expressas como sintomas que se apresentam na aprendizagem. A compreenso dos enredos, a anlise dos contedos, a estrutura lingstica subjacente ao texto, permitem ao profissional investigar questes cognitivas presentes nas dificuldades do processo de aprendizagem. Como recurso psicopedaggico a histria abre espao para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si prprio e realidade.

You might also like