You are on page 1of 8

Uma Abordagem Semntica para Especificao de QoS de Servios de Comunicao usando Parmetros de QoE1

Jos C Jnior, Achilles Prudncio, Marcelo L. Scheibel, Roberto Willrich, Madalena P. da Silva
Departamento de Informtica e Estatstica (INE) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianpolis, SC Brasil {jcjr, achilles, scheibel, willrich, madalena}@inf.ufsc.br

RESUMO
Em diversas operaes relacionadas ao gerenciamento de Qualidade de Servio (QoS) necessrio especificar os nveis de qualidade usando de parmetros de QoS. A maioria dos trabalhos em QoS adota um conjunto fixo de parmetros de QoS no nvel de rede. Em muitas situaes, onde os seres humanos so as aplicaes/servios finais, idealmente, a QoS de rede deve ser especificada usando parmetros de Qualidade de Experincia (QoE). No entanto, a adoo de parmetros de QoE para especificar a QoS da rede exige mecanismos eficientes no mapeamento de QoE em parmetros de QoS de rede. Este artigo prope um mapeamento de QoS e QoE utilizando uma abordagem de base ontolgica que pode ser utilizado durante vrias operaes relacionadas com o gerenciamento de QoS. O uso da proposta ilustrada usando um cenrio de negociao de servio de VoIP.

1. 1INTRODUCO
Em qualquer oferta de servios com QoS (Qualidade de Servio), existem pelo menos trs atores envolvidos: a Provedora de Servios (NSP Network Service Provider) que oferece o servio; o Cliente que contrata a NSP; e o usurio, um humano ou um sistema autorizado pelo Cliente que invoca/usa o servio. Em diversas situaes, clientes e usurios necessitam especificar o nvel de QoS desejado. Uma destas operaes a negociao do Acordo de Nvel de Servio (SLA - Service Level Agreement), que formaliza os termos e as circunstncias do oferecimento do servio. Um SLA contm uma lista de Especificao do Nvel de Servio (SLSs - Service Level Specification) que permite especificar a QoS de um determinado trfego tambm identificado no SLS. Aps esta negociao, os usurios dos servios podem invocar/usar os servios com QoS. As solues atuais de negociao de QoS adotam mtricas de desempenho ao nvel IP, como OWD (One Way Delay), IPDV (IP Packet Delay Variation), Throughput e PLR (Packet Loss Rate), alm de adotarem a invocao implcita de servios. Em muitas situaes, expressar a QoS por meio de parmetros de rede no natural para um cliente ou usurio do servio de rede. O entendimento da especificao de QoS fundamental no processo de negociao/invocao do servio. Caso contrrio, os clientes/usurios podem ficar descontentes. Diversos trabalhos demonstram que a experincia do usurio mais importante do que qualquer mecanismo tcnico utilizado no interior da rede ([1], [2]). A experincia do usurio pode ser qualificada em termos de parmetros de QoE (Quality of Experience) que a qualidade percebida de maneira subjetiva pelo usurio. Um exemplo de parmetro de QoE o MOS (Mean Opinion Score) [3], que pode ser usado para medir a qualidade de voz em aplicaes de Voz sobre IP (VoIP), vdeo e TV. Assim um cliente poderia negociar a QoS para o seu servio usando MOS em vez de parmetros de rede. A adoo de parmetros de QoE durante o processo de negociao e invocao de servios de rede exige o uso de mecanismos de mapeamento destes parmetros de QoE em parmetros de desempenho de rede ([4], [5] e [6]). Este mapeamento necessrio, pois os parmetros usados pelas NSPs para configurar seus equipamentos de rede so necessariamente no nvel de rede ou at mesmo enlace. Dois aspectos dificultam esta operao de mapeamento: existem vrios parmetros e mtricas de QoE e QoS para cada tipo de mdia/servio, e esta lista est em contnua expanso; e diferentes NSPs podem adotar diferentes formas de especificar QoS, de acordo com as suas tecnologias e solues em termos de oferta de servio.
1

ABSTRACT
In various operations related to Quality of Service (QoS) management is necessary to specify the levels of quality through QoS parameters. Most of the works on QoS adopt a fixed set of QoS parameters at the network level. In many situations where humans are the applications/services end-users, ideally the quality of network services should be specified using Quality of Experience (QoE) parameters. However, the adoption of QoE parameters to specify the network QoS requires efficient mechanisms on QoE mapping into network QoS parameters. This paper proposes a QoE and QoS mapping using an Ontology based approach that can be used during various operations related with QoS management. The use of our proposal is illustrated to support a Voice over IP service negotiation.

Categories and Subject Descriptors


C.2.3 [Computer-Communication networks]: Network Operations network management. I.2.4 [Knowledge Representation Formalisms and Methods]: Representation languages.

General Terms
Management, Measurement, Experimentation, Human Factors.

Keywords
Quality of Service, Quality of Experience, Ontology.

A Semantic Approach for QoS Specification of Communication Services using QoE Parameters.

67

Na rea de servios web, o problema de heterogeneidade de parmetros de QoS tambm um problema durante a seleo e negociao de servios ([7]). Nos servios web semnticos, a ontologia fornece um mecanismo para uma especificao que pode ser uma ponte para as diferentes terminologias semnticas e mtricas relacionadas com a negociao de servio. Alm disso, as ontologias tm como caractersticas a inteligibilidade, interoperabilidade, transparncia e extensibilidade. Em [8] propomos a NetQoSOnt, uma ontologia descrita em OWL [9] que possibilita a interoperabilidade semntica em termos de parmetros usados na especificao de QoS de servios de rede. Ela permite expressar relaes de equivalncia entre especificaes de QoS em diferentes nveis, permitindo at mesmo expressar a equivalncia entre especificaes de QoS no nvel de rede e de QoE. Mas como ser tratado mais adiante, esta forma de relacionar a QoE com a QoS usando equivalncias tem um problema de granularidade. Este artigo prope um aprimoramento na ontologia NetQoSOnt, oferecendo recursos para o mapeamento entre especificaes de QoE em especificaes de QoS nos mais diversos nveis da rede. A soluo proposta neste artigo expressar o mapeamento de especificaes de QoS usando regras escritas na linguagem SWRL [10]. Com isso, obtm-se uma flexibilidade em termos de valores de QoS/QoE e uma melhora quanto questo da granularidade. O artigo ilustra e testa a soluo proposta no domnio de VoIP, onde a qualidade especificada usando valores de MOS, e uma NSP pode usar a ontologia para inferir quais requisitos de rede so necessrios para atender a QoS solicitada. O restante deste artigo est organizado da seguinte forma. A seo 2 revisa conceitos relacionados a QoS e QoE. A seo 3 apresenta a ontologia NetQoSOnt. A seo 4 apresenta a extenso da NetQoSOnt. A seo 5 apresenta o cenrio ilustrativo e de teste. Finalmente, a seo 6 apresenta as concluses e trabalhos futuros.

2.2 QoE
Como citado anteriormente, a QoE a qualidade percebida de maneira subjetiva pelo usurio. Ela influenciada por todos os componentes envolvidos na comunicao fim-a-fim, incluindo o prprio usurio, o terminal, a rede e a infra-estrutura do servio. Diferentes aplicaes ou mdias podem usar diferentes mtricas de QoE. Uma destas mtricas o MOS (Mean Opinion Score), muito usada para expressar a qualidade em aplicaes que envolvam a apresentao de udio e vdeo, como VoIP, videoconferncia e TV sobre IP. O MOS medido por procedimentos estatsticos usando um grupo de ouvintes. Os ouvintes do a cada amostra de voz uma classificao que varia de 1 a 5, sendo que esse valor quantifica a qualidade de voz, sendo: 1 ruim; 2 pobre; 3 razovel; 4 bom; 5 excelente. Como a obteno da pontuao MOS um procedimento de difcil reproduo, na rea de VoIP foram propostos alguns mtodos objetivos para estimar a qualidade da voz, entre outros o E-Model [13] e o PESQ [14]. O E-Model tem como sada um valor nico que varia de 0 a 100, chamado de FatorR, que usado para estimar a percepo da qualidade da voz para o usurio. Conforme apresentado na Tabela 1, os limites de variao dos parmetros do FatorR podem ser mapeados para a pontuao do mtodo MOS e a diferentes em categorias de satisfao do usurio. Tabela 1. Categoria de transmisso da fala [15] FatorR
90 R < 100 80 R < 90 70 R < 80 60 R < 70 0 R < 60

MOS
4,34 4,50 4,03 4,34 3,60 4,03 3,10 3,60 1,00 3,10

Satisfao do usurio
Muito satisfeitos Satisfeitos Alguns insatisfeitos Muitos insatisfeitos Quase todos insatisfeitos

2. QOS E QOE
A QoS nos servios de redes definida pela ITU-T [11] como o efeito combinado do desempenho do servio que determina o grau de satisfao do usurio de um servio. Em geral, as medies e a prpria QoS so definidas em termos de parmetros de desempenho de rede, no em termos de satisfao do usurio. Esta seo apresenta conceitos bsicos na rea de QoS e QoE.

Do ponto de vista do usurio, em muitos casos mais adequado utilizar parmetros de QoE ou de aplicao do que parmetros ao nvel da rede. Por exemplo, mais simples o usurio especificar a qualidade de uma aplicao VoIP usando MOS do que usar parmetros de rede. Os diversos parmetros de QoE de VoIP medem a qualidade ao nvel do usurio do servio de VoIP. Muitos softphones SIP j oferecem recursos para medir e considerar a qualidade [16]. Mas em outras situaes, necessrio especificar a qualidade usando parmetros de rede ou enlace. Portanto, uma soluo de QoS ideal deveria oferecer meios de especificar a QoS com transparncia em termos de parmetros. Do ponto de vista da arquitetura de QoS, a transparncia em termos de parmetros de QoS gera a necessidade de realizar o mapeamento de parmetros de alto nvel em parmetros que so usados para configurar os servios de rede ou enlace. At mesmo o mapeamento em termos de unidades e mtricas utilizadas pode ser necessrio.

2.1 QoS na Rede


O gerenciamento da QoS se baseia no SLA firmado entre a NSP e os seus clientes. Como visto anteriormente, um SLA composto de diversos SLSs, cada um definindo os parmetros de QoS para um determinado tipo de trfego ou servio. Tradicionalmente, cada SLS define o nvel de QoS a ser garantido a partir de um conjunto de pares parmetro-valor (ou faixa de valores). Devido a falta de padronizao em termos de parmetros de QoS, as NSPs adotam diferentes parmetros de QoS e mtricas, que so dependentes do tipo de soluo de QoS e at mesmo nomes comerciais de servios oferecidos. Por exemplo, no caso da NSP adotar a soluo DiffServ, para cada SLS ela deve identificar a Classe de Servio (CoS) que atende a qualidade especificada. Uma tentativa de padronizao foi feita pelo projeto Tequila [12], que submeteu um Draft IETF propondo as linhas guia para a definio de parmetros de SLS, incluindo OWD, PLR e PDV. Como a maior parte dos trabalhos, o projeto Tequila adotou parmetros de qualidade em nvel de rede para especificar a QoS.

2.3 Mapeamento de QoE em QoS


Para garantir a QoE, necessrio garantir certos limites de desempenho dos servios de rede. Portanto, os nveis de QoE pretendidos pelos usurios devem ser mapeados em parmetros de QoS em nvel de rede. Algumas tentativas j existiram de mapear a qualidade subjetiva ao nvel de rede, como por exemplo, [4], [5], [6] e [17]. Estas propostas definem como mapear, e no como os sistemas de gerenciamento da QoS podem adquirir o conhecimento de como mapear novos parmetros de QoS e QoE. Alguns trabalhos, como [5] e [6], propem solues para mapeamento usando a qualidade

68

percebida pelo usurio QoE para QoS, em termos de expresses matemticas e outras. Em [4] e [18], os autores propem, respectivamente, uma plataforma baseada em agentes para mapear QoS de rede para QoE e uma ontologia para QoE. No entanto, a ontologia proposta pelos artigos no usada para resolver, de fato, o mapeamento entre QoS e QoE. Ela foi usada para comunicao entre agentes e o mapeamento feito via tabelas. Este artigo utiliza as aplicaes de VoIP para ilustrar a aplicao da soluo de mapeamento proposta. Em particular, utiliza-se o FatorR que pode ser mapeado para a pontuao do mtodo MOS. A Equao 1, apresentada em [13], define a forma de mapeamento entre o FatorR e MOS. Equao 1. Converso de FatorR em MOS [13]
Para R<0: Para 0<R<100: Para R>100: MOS=1 MOS=1+0.035R+R(R-60)(100-R)7.10-6 MOS=4.5

Esta ontologia est sendo desenvolvida utilizando OWL 2.0 [9] e utiliza as caractersticas desta nova verso da linguagem OWL para a comparao de parmetros de QoS atravs de inferncia em ontologias. Como apresentado na Fig. 1, as classes da NetQoSOnt so organizadas em mdulos. Cada mdulo engloba classes de uma das quatro camadas da pilha TCP/IP. Adicionalmente, foi acrescentado um mdulo para englobar especificaes de QoS em nvel de usurio e outro com conceitos de base, que so reutilizados por todos os outros mdulos. A noo de camadas muito importante para modelar QoS em redes de computadores, pois os parmetros de qualidade de uma camada podem depender (e geralmente dependem) das camadas abaixo dele.

Em [17], os autores apresentam os limites de desempenho dos parmetros de QoS de rede (OWD, PLR, IPDV e vazo) que devem ser garantidos para atingir o valor mximo de MOS dos codecs de voz. Estes limites so apresentados na Tabela 2. Por exemplo, para o G.711 atingir o valor de MOS de 4,5 necessrio que a rede garanta um limite de atraso de 150 ms, uma taxa de perda igual ou inferior a 1,5%, uma variao de atraso de no mximo 40 ms e uma taxa de bits de 64 kbps. Tabela 2. Parmetros QoE x parmetros de QoS [17]
QoS em nvel de Usurio QoS em nvel de Rede Qualidade Atraso Perda Jitter Taxa MOS FatorR Subjetiva (ms) (%) (ms) (Kbps) G.711 0 4,5 Excelente 100 150 1,5 40 64 96 a 127 G.726 4,34 Boa 90 250 3 75 32 G.728 15 4,03 Regular 80 350 15 125 16 G.729 18 3,6 Insatisfatria 70 450 25 225 8 G.723 4 3,1 Ruim 60 600 25 225 6,4 PT Codec

A coluna PT (Payload Type) da Tabela 2 um campo do protocolo RTP (Real Time Protocol) que identifica o tipo de mdia transportada no pacote IP. Este campo pode ser verificado pela aplicao receptora para determinar como tratar o dado, passando este para um decodificador adequado. Todos os codecs citados tm uma identificao predeterminada a no ser o codec G.726 que recebe uma identificao atravs de um valor dinmico que varia entre 96 a 127, o que em muitos casos recebe a identificao 96 que o padro. Em [19] proposta uma funo matemtica, apresentada na Equao 2, que modela a relao entre MOS e os parmetros de rede usando um conjunto de dados disponibilizados em [20]. A anlise dos dados juntamente com o uso de tcnicas de ajuste de curvas, derivou a funo que ao receber como parmetros a taxa de perdas de pacotes e o atraso, gera um valor de MOS, demonstrado na Equao 2. Equao 2. Parmetros de rede formulados QoE [19]
MOS = T p + d d2 + d3

Figura 1. Mdulos e alguns conceitos da NetQoSOnt Um NSP pode utilizar a NetQoSOnt para definir e publicar uma ontologia que descreva a qualidade que oferece, com a ajuda de um especialista de domnio. Alm disso, devido a organizao modular de NetQoSOnt, a criao de uma interface de edio de ontologias especializadas seria trivial.

3.1 Mdulos da NetQoSOnt


O mdulo Base constitudo de vrios conceitos, dos quais os mais importantes so mostrados na Fig. 1. O conceito QoSSpec define a especificao de QoS e pode ser usado para descrever uma CoS de um provedor na Camada de Internet ou os requisitos de um usurio na Camada do Usurio. Parameter define os parmetros de qualidade que descrevem uma especificao, enquanto Measure usado para definir o valor (quantitativo ou qualitativo) que cada parmetro oferece. O mdulo da Camada de Enlace descreve parmetros de desempenho e outros conceitos, envolvendo especificamente a camada de enlace. No mdulo da Camada Internet so descritos parmetros de qualidade e outros conceitos envolvendo especificamente a camada Internet, como InternetPerformanceParameter, usado para descrever parmetros de desempenho da camada Internet.

Na Equao 2, os parmetros so: =0.195, =2.64x10-3, =1.86x10-5, =1.22x10-8, T representa o MOS do codificador sem perdas e atraso, p a perda na rede e d representa o atraso.

3. NETQOSONT
Em [8] e [21] ns apresentamos a NetQoSOnt, uma ontologia que possibilita a interoperabilidade semntica em termos de parmetros usados na especificao de QoS de servios de rede.

69

No mdulo da Camada de Transporte so descritos parmetros de desempenho e outras classes representando conceitos da camada de transporte. O mdulo da Camada de Aplicao e o Mdulo de Usurio possuem conceitos de QoS no nvel de aplicao e de usurio (QoE). Reutilizando estes conceitos, desenvolvedores de aplicaes e organizaes podem definir novos conceitos para expressar qualidade nestes nveis. Estas classes podem especificar QoS quantitativa ou qualitativamente e geralmente expressam qualidade fim-a-fim.

MOS3.9 tambm atendido. Assim, consultando o motor de inferncia e descobrindo quais das suas especializaes de QoSSpec so subclasses das especializaes de QoSSpec do pedido do cliente, a NSP consegue descobrir que CoSA atende solicitao do usurio.

3.3 Mapeamento de QoE em QoS


A ontologia NetQoSOnt no define regras de mapeamento, e sim relaes de equivalncia entre especificaes de QoS. Isto gera algumas limitaes que sero explicadas usando o exemplo descrito em [8]. A primeira limitao quanto expresso de mapeamentos entre especificaes de QoS para QoE de diferentes nveis. Um exemplo a relao entre MOS, atraso e perdas definida na Equao 2 (seo 2.3). Atualmente, a NetQoSOnt permite especificar certas faixas de MOS, e os valores absolutos de atraso e perdas de pacotes que a rede deve garantir. Mas outras combinaes de valores de atraso e perdas de pacotes tambm poderiam garantir o mesmo MOS. A segunda limitao quanto ao aspecto de otimizao do uso de recursos de rede. Como se pode perceber, a especificao do usurio (MOS3.9) foi de certo modo classificada em uma das QoSSpec j definidas na ontologia (MOS4), o que pode resultar na necessidade de se garantir QoS de rede acima do pretendido pelo usurio. Atravs do exemplo evidenciado a falta de granularidade na NetQoSOnt. Percebe-se que a organizao de normalizao, previamente publica uma soluo de QoS com valor definido. Antes mesmo de o usurio solicitar um pedido j se encontra na ontologia uma resposta solicitao. Se o usurio pede um parmetro de QoE MOS com valor3.9, deveria ser criada uma especificao exatamente com esse valor na ontologia da organizao. Nota-se ento que as solicitaes dos usurios so atendidas por CoSs do provedor que deveriam/poderiam atender a outras especificaes, o que se entende por falta de granularidade, por conta da organizao. Percebe-se claramente que a proposta da NetQoSOnt de trabalhar com mapeamento na forma de equivalncias estticas no to flexvel, e pode ser melhorada com o mapeamento dinmico dos parmetros.

3.2 Equivalncia entre QoSSpec e Inferncia


A Fig. 1 ilustra como NetQoSOnt especifica equivalncia entre especificaes de QoS. Este exemplo considera que uma organizao de normalizao em VoIP define faixas de valores de MOS e a QoS que deve ser atendida no nvel de rede para garantir a qualidade de voz. Na Fig. 1 so representadas apenas a qualidade MOS4 e o parmetro de rede atraso (OWD), para facilitar a visualizao. Embora no mostradas, outras faixas de MOS e parmetros de QoS (variao de atraso e taxa de perda de pacotes) foram definidos na ontologia deste exemplo. Usando NetQoSOnt, a qualidade de voz de MOS4 especificada pela classe QoSSpec MOS4 na camada usurio. A classe QoSSpec MOS4IP na camada de Internet especifica o nvel de QoS que a rede deveria garantir para permitir um MOS4. A Fig. 1 apresenta apenas o parmetro de atraso MOS4OWD. A medida deste atraso definida em MOS4OWDMeasure como sendo < 100ms. Para definir a equivalncia de QoS entre MOS4 no nvel usurio e MOS4IP no nvel rede, usada a relao de equivalncia de conceitos em ontologias (equivalent-to). Para ilustrar a aplicao de NetQoSOnt, suponha que um usurio solicite MOS3.9 para uma NSP que tenha uma soluo de QoS cujo trfego possa ser mapeado em 3 classes de servio: CoSA, CoSB e BE. Para utilizar NetQoSOnt, esta NSP deve especificar a qualidade oferecida por estas classes no domnio da provedora. A Fig. 1 ilustra a especificao das QoS oferecidas pelas classes CoSA e CoSB. Esta figura apresenta unicamente o parmetro atraso (OWD), considerando-se que a medida deste atraso de CoSA definida em CoSAOWDMeasure como sendo < 50ms, e analogamente, CoSB possui um atraso CoSBOWD como sendo < 200ms. Como na ontologia no existe ainda definida uma QoSSpec MOS3.9, o sistema proposto em [8] realiza a criao de uma classe MOS3.9. NetQoSOnt modela a comparao de parmetros como um problema de herana de classes da ontologia, do modo descrito a seguir. Usando um motor de inferncia, as vrias subclasses de QoSSpec so classificadas em uma hierarquia. Este motor de inferncia analisa os intervalos definidos pelas subclasses de Measure e como 50<100<200, infere que CoSAOWDMeasure subclasse de MOS4OWDMeasure, que por sua vez subclasse de CoSBOWDMeasure. Por conseqncia, infere-se que CoSAOWD subclasse de MOS4OWD, que por sua vez subclasse de CoSBOWD. Finalmente, o processo de inferncia define que CoSA subclasse de MOS4IP, que por sua vez subclasse de CoSB. Desse modo, CoSA inferido como sendo um conceito mais restrito que MOS4IP e seu equivalente MOS4, o que significa que a oferta de CoSA atende aos requisitos de MOS4 (MOS4). De modo anlogo, verifica-se que MOS4 subclasse de MOS3.9 (qualidade maior), ou seja, se MOS4 atendido,

4. ESTENDENDO NETQOSONT COM REGRAS SWRL


Motivado pelas limitaes da NetQoSOnt apontadas anteriormente, nesta seo, a arquitetura da ontologia NetQoSOnt estendida para permitir o mapeamento dinmico, em tempo de execuo, de especificaes de QoS/QoE. A especificao deste mapeamento feita atravs de regras SWRL armazenadas em indivduos na estrutura da ontologia estendida. A ampliao da ontologia NetQoSOnt apresentada neste artigo resultou em novos conceitos e indivduos necessrios para descrio formalizada do mapeamento de especificaes de QoS, incluindo um novo mdulo na ontologia, chamado de Mapeamento de QoS/QoE. Estes elementos esto ilustrados na Fig. 2, onde, a ttulo ilustrativo, so apresentados apenas conceitos e indivduos necessrios ao mapeamento de QoE/QoS em aplicaes VoIP. Por simplificao, esta figura no apresenta alguns dos mdulos da NetQoSOnt.

70

4.1 Novos Conceitos e indivduos


Em [8] e [21], todas as especificaes e requisitos eram classes especializadas de QoSSpec. A interpretao diferente na presente proposta, onde as especificaes de QoS da NSP so representadas por indivduos e os requisitos de QoS dos usurios so classes. Essa variao foi necessria, pois na SWRL padro no possvel aplicar regras a classes, somente a indivduos. A Fig. 2 apresenta dois conceitos no mdulo camada de aplicao, que so ApplicationParameter e Codec. ApplicationParameter uma especializao do conceito Parameter, e Codec uma especializao de ApplicationParameter que utilizado para especificar os codecs selecionados pelo usurio em uma aplicao VoIP, por exemplo. Os diversos codecs so representados por indivduos de Codec. Nesses indivduos se encontram os valores do campo PayloadType (PT). Os valores so definidos na classe padro, Measure, usando a propriedade de objeto hasMeasure e a propriedade de dado qualityLiteralvalue. A Tabela 2 apresenta alguns exemplos de valores de PT para os codecs mais utilizados em aplicaes de VoIP.
Camada Usurio
is-a Subjective Quality RFactor is-a MOS is-a UserPerf ormance Parameter

parmetros da camada de Internet, como atraso, variao de atraso e taxa de perdas.

4.2 Mapeamento de QoS/QoE


Na NetQoSOnt original, as relaes de equivalncia entre especificaes de QoS so criadas de forma manual e estticas, o que torna pouco flexvel o uso de equivalncia de conceitos em ontologias. No sentido de se ter uma flexibilidade quanto ao mapeamento dos parmetros de QoS prope-se aqui um novo mdulo na ontologia NetQoSOnt, chamado mdulo de Mapeamento de QoS/QoE, que define formalmente as regras de mapeamento entre QoS/QoE. Estas regras so especificadas usando a linguagem SWRL. Um novo conceito chamado de QoSQoEMapping usado para explicitar o mapeamento de especificaes de QoS/QoE. Este conceito est relacionado com o conceito Parameter atravs de uma propriedade de um objeto chamada mappingTo. Essa propriedade relaciona um indivduo que contm regras de mapeamento com uma subclasse de Parameter. Para declarar o mapeamento das especificaes de QoS so definidas especializaes da classe QoSQoEMapping. A Fig. 2 apresenta trs exemplos de especializaes de QoSQoEMapping definindo regras de mapeamento de especificaes de QoS em QoE na rea de VoIP: RFactorMapping, MOSMapping e SubjectiveQualityMapping. Tambm definido um indivduo de cada especializao de QoSQoEMapping. Estes indivduos mantm as regras de mapeamento entre especificaes QoS/QoE na sintaxe SWRL. Por exemplo, para os conceitos MOSMapping, RFactorMapping e SubjectiveQualityMapping, tem-se respectivamente, os seguintes indivduos: QoStoMOS-SWRL, QoStoRFactor-SWRL e QoStoSubjectiveQuality-SWRL. As especializaes de QoSQoEMapping so criadas no apenas para organizar os indivduos que contm as regras de mapeamento, mas principalmente para prover flexibilidade na insero de novas regras de mapeamento, conforme descrito a seguir. A Fig. 3 apresenta parte das regras de mapeamento inseridas no indivduo QoStoMOS-SWRL. Elas permitem determinar um valor de MOS a partir dos parmetros atraso e perda de pacotes, ou seja, elas so uma representao SWRL da Equao 2. Para esta medida, deve-se considerar o codec utilizado. Por uma questo de simplificao, a Fig. 3 apresenta apenas a regra de mapeamento para o codec G.711 (PT igual a 0). Percebe-se que as regras so genricas para os parmetros de atraso e perda definidos na NSP. As regras de mapeamento exemplificadas na Fig. 3 so definidas com builtins (relaes). Os mtodos apresentam argumentos genricos, como por exemplo ?x. Por exemplo, ?classesProvedor representam os indivduos CoS do provedor e T o MOS mximo do codec (4.5 para o G.711), como apresentado na Tabela 2. Os argumentos passam valores aos mtodos de soma (swrlb:add), diviso (swrlb:divide), multiplicao (swrlb:multiply) e potenciao (swrlb:pow). Existem ainda argumentos que representam variveis do tipo ?valorx, onde x um nmero indicando que a funo foi separada em variveis. Por exemplo, a varivel valor1 recebe a multiplicao do argumento a pelo argumento b. Para representar a Equao 2 em SWRL foi necessrio interpretar a Equao 2 usando variveis auxiliares (valor1, valor2, etc) que recebem valores de operaes executadas pelos mtodos e argumentos.

is-a

Camada de Aplicao

mappingTo

mappingTo
io Codec

is-a Application Parameter

mappingTo G711
is-a

Camada Internet
QoStoRf actorSWRL

CoS

is-a

io

RFactorMapping

is-a

QoStoMOSSWRL

io

MOSMapping

is-a

io
QoStoSubjectve Quality-SWRL

SubjectiveQuality Mapping

is-a

QoSQoEMapping

Mapeamento de QoS/QoE Base


Parameter
hasParameter

QoSSpec

Figura 2. Ontologia de Especificao de QoE Na NetQoSOnt, o mdulo usurio representa recursos relacionados QoE. Em especial, esta camada define UserPerformanceParameter, uma especializao do conceito Parameter. A Fig. 2 apresenta exemplos de especializaes de UserPerformanceParameter na rea de VoIP: MOS, RFactor e SubjectiveQuality. O conceito MOS permite que o usurio possa especificar a sua QoE atravs do mtodo subjetivo MOS. O conceito RFactor permite que o usurio possa especificar a sua QoE atravs do mtodo subjetivo FatorR. O conceito SubjectiveQuality permite que o usurio possa especificar a sua QoE atravs do mtodo subjetivo excelente, bom, regular, insatisfatrio ou ruim. Por exemplo, na Fig. 2, as classes de servio de uma NSP, chamadas CoSA e CoSB, so representados como indivduos da especializao de QoSSpec CoS. Na camada Internet foi definida uma especializao de QoSSpec chamada CoS. Uma NSP pode representar suas CoS (classes de servio) criando indivduos da QoSSpec CoS. Em cada um destes indivduos so definidas as garantias de QoS em termos de

71

As regras de mapeamento existentes nos indivduos QoStoRFactor-SWRL e QoStoSubjectiveQuality-SWRL, usam a Equao 1 e a Tabela 2 para mapear parmetros de QoE como FatorR e Qualidade Percebida para parmetros de MOS.
Codec(?codec)^hasMeasure(?PAYLOADCodec,?codec) ^swrlb:equal(?PAYLOADCodec,0.0)->swrlb:add(?T,4.5) CoS(?classesProvedor) ^hasParameterOWD(?parametroIndividuoAtraso,?classesProvedor) ^hasMeasure(?valorIndividuoAtraso,?parametroIndividuoAtraso) ^hasParameterPLR(?parametroIndividuoPerda,?classesProvedor) ^hasMeasure(?valorIndividuoPerda,?parametroIndividuoPerda) ^swrlb:add(?a,0.195)^swrlb:divide(?b,?valorIndividuoAtraso 100) ->swrlb:multiply(?valor1,?a,?b) swrlb:add(?c,?T)->swrlb:subtract(?valor2,?c,?valor1) swrlb:pow(?d,10.0,-3)^swrlb:multiply(?e,2.64,?d) ^swrlb:add(?f,?valorIndividuoPerda,0.0) ->swrlb:multiply(?valor3,?e,?f) swrlb:add(?g,?valorIndividuoPerda,0.0) ->swrlb:multiply(?valor4,?valorIndividuoPerda,?g) swrlb:pow(?h,10.0,-5)^swrlb:multiply(?i,1.86,?h) ->swrlb:multiply(?valor5, ?i,?valor4) swrlb:add(?j, ?valorIndividuoPerda,0.0) ->swrlb:multiply(?valor6, ?j, ?j, ?j) swrlb:pow(?k,10.0,-8)^swrlb:multiply(?l,1.22,?k) ->swrlb:multiply(?valor7,?l,?valor6) swrlb:add(?valor8, ?valor2,?valor3) ^swrlb:add(?valor9,?valor5,0.0) ->swrlb:subtract(?valor10,?valor8,?valor9) swrlb:add(?valor11,?valor10,0.0) ->swrlb:add(?valorFinal,?valor11,?valor7);

VoIP. No caso, esta suposta organizao publicou a ontologia em http://organizacaoVoIP.org/VoIPQoEOnt.owl. A ontologia NSPQoSOnt representa os conceitos de QoS definidos pela NSP. Esta ontologia representada na Fig. 5. Por uma questo de simplificao, esta figura apresenta apenas a mtrica de desempenho atraso, embora outras mtricas de desempenho tais como jitter e perda de pacotes foram consideradas. Essa ontologia define trs indivduos CoS: CoSA, CoSB e CoSBE. A CoSA possui um parmetro CoSAPLR que representa a perda que essa classe oferece. A medida dessa perda definida em CoSAPLRMeasure como sendo <1%. A CoSA ainda possui um parmetro CoSAOWD que representa o atraso que essa classe oferece. A medida desse atraso definida em CoSAOWDMeasure como sendo <140ms. A CoSB possui um parmetro CoSBPLR que representa a perda que essa classe oferece. A medida dessa perda definida em CoSBPLRMeasure como sendo <3%. A CoSB ainda possui um parmetro CoSBOWD que representa o atraso que essa classe oferece. A medida desse atraso definida em CoS-BOWDMeasure como sendo <250ms. A CoSBE possui um parmetro BEPLR que representa a perda que essa classe oferece. A medida dessa perda definida em BEPLRMeasure como sendo <25%. A CoSBE ainda possui um parmetro BEOWD que representa o atraso que essa classe oferece. A medida desse atraso definida em BEOWDMeasure como sendo <1000ms.
hasParameterOWD CoSA io hasParameterOWD io hasMeasure CoSB io hasParameterOWD BE io CoS io BEOWD BEOWD Measure io hasMeasure CoSBOWD CoSBOWD Measure CoSAOWD CoSAOWD Measure hasMeasure

Figura 3. Regra de Mapeamento em MOS-Mapping

5. CENRIO ILUSTRATIVO E DE TESTE


Esta seo apresenta um cenrio de uso da ontologia proposta servindo tambm como cenrio de teste. Este cenrio ilustra a aplicao da proposta durante o processo de negociao de SLA. No cenrio ilustrado na Fig. 4, o cliente inicia a negociao de um SLS para um trfego VoIP entre a matriz e a filial de sua corporao. O cliente neste caso informa o codec utilizado nas chamadas, G.711, e que ele deseja uma qualidade MOS4.34 para estas chamadas. Para simular o comportamento do provedor e do cliente foi construdo um prottipo usando os recursos da linguagem de programao Java, da API OWL 1.0 e 2.0 [22]. Para analisar as inconsistncias e realizar a inferncia com as ontologias foi usado o motor de inferncia Pellet [23].

Internet Performance Parameter

Figura 5. Ontologia NSPQoSOnt


NetQoSOnt

5.2 Especificando a qualidade desejada


NSPQoEOnt

VoIPQoSOnt
SLS VoIP contendo uma QoSSpec QoSVoIPMatrizFilial

NSP
Figura 4. Cenrio Ilustrativo

5.1 Ontologias utilizadas


Para este cenrio ilustrativo foram definidas duas ontologias, a VoIPQoEOnt, como apresentada na Fig. 2 (com exceo do conceito CoS) e a ontologia NSPQoSOnt, que especifica a QoS oferecida pelas CoSs da NSP (Fig. 5). As ontologias foram construdas usando a ferramenta Protg 4.0 [24]. A ontologia VoIPQoEOnt usada para especificar os parmetros de QoE da rea de VoIP e regras de mapeamento apresentadas na seo 4.2. Considera-se que VoIPQoEOnt tenha sido definida e publicada por uma organizao de padronizao de conceitos de

A Fig. 6 apresenta as classes e indivduos utilizados para representar a QoS negociada no SLS. Este SLS em negociao deve conter uma QoSSpec, chamada aqui de Client1. Ela tem associados dois parmetros, o codec G.711 (indivduo definido na VoIPQoEOnt) considerado para as chamadas VoIP e o parmetro de QoS. Este ltimo definido como uma especializao da classe http://organizacaoVoIP.org/VoIPQoEOnt.owl#MOS, chamado Client1MOS, que tem uma medida agregada, Client1FaixaMOS. Essa medida tem um valor, qualityLiteralValue double4.34. Este valor foi declarado no indivduo MOSG711ClientMeasure. Um mdulo do prottipo foi criado para simular a especificao da QoSSpec contida no SLS VoIP. A interface do aplicativo permite que o usurio possa expressar a qualidade do servio desejado atravs de MOS, FatorR ou Qualidade Percebida. Aps a escolha do parmetro de QoE feita a insero dos dados na ontologia da organizao pela NSP, ou seja, na ontologia de especificao de QoE, aqui denominada de VoIPQoEOnt. Esses dados so gerados dinamicamente pelo mdulo da aplicao.

72

Especificao da QoS solicitada hasParameter is-a Client1 hasParameter is-a Client1MOS

hasMeasure

Client1FaixaMOS
is-a User Perf ormance Parameter is-a io MOSG711ClientMeasure

VoIPQoSOnt
G711 NetQoSOnt QoSSpec hasParameter Parameter Measure hasMeasure

diretamente como indivduos, precisa-se de funcionalidades na aplicao para prover esse recurso. Para tal, o mdulo do prottipo utiliza um interpretador SWRL, implementado em java, para a anlise das regras mantidas no indivduo QoStoMOS-SWRL e a instanciao dos indivduos. As variveis que armazenam os resultados das regras tm os valores de MOS resultantes das CoSA, CoSB e CoSBE. A aplicao Java com os recursos da OWL API cria e insere os indivduos de QoSSpec especificando valores para MOS resultantes na ontologia do provedor. De acordo com os parmetros de rede publicados para cada CoS da NSP (atraso, perda e jitter), e o conhecimento do tipo de codec da especificao, o mdulo Java interpreta as regras de mapeamento existente no indivduo QoStoMOS-SWRL atravs da relao explicada e gera os novos indivduos. A Fig. 8 apresenta os indivduos gerados a partir da anlise das regras. Os indivduos QoSSpec QoSSpecMOSG711CoSA, QoSSpecMOSG711CoSB e QoSSpecMOSG711BE representam especificaes de QoS usando o parmetro MOS e considerando o codec G.711 de qualidade equivalente as QoSSpec CoSA, CoSB e BE. Ou seja, os nveis de qualidade so equivalentes, apenas expressas usando parmetros de diferentes camadas de rede. Os indivduos MOSG711CoSAMeasure (double=4.54), MOSG711CoSAMeasure (double=4.18) e MOSG711CoSAMeasure (double=0.69) mantm os valores mximos de MOS garantidas pelas CoS.
hasParameter is-a Client1 Client1MOS io Client1FaixaMOS MOS hasMeasure

Figura 6. Especificao de QoS Solicitada

5.3 Tratamento da Solicitao do Usurio


Quando da negociao do SLS VoIP, o sistema de negociao de SLA/SLS da NSP deve aceitar/renegociar ou recusar o SLS solicitado. Isto envolve a verificao da disponibilidade de recursos para atender ao pedido. Dentre estas informaes, necessrio que a NSP verifique se ela possui uma CoS que atenda a solicitao do usurio. Para isso, ela deve verificar se alguma CoS permite atender a qualidade solicitada pelo usurio MOS4.34. Considere aqui que a NSP no conhea ainda o conceito de MOS. A proposta deste artigo permite que a NSP consiga importar este conceito e avaliar se uma CoS oferece a qualidade necessria. O procedimento inicia pela importao dos conceitos usados no SLS para a ontologia NSPQoSOnt. Outro mdulo de software foi desenvolvido para simular o sistema de negociao de SLS. Ao receber a requisio do cliente, este mdulo deve verificar se a especificao da QoE j de seu conhecimento. Caso afirmativo, ela j sabe qual CoS atende a solicitao do usurio. Se a NSP ainda no conhece a especificao de QoE, ele usa a URL da organizao VoIP (http://organizacaoVoIP.org/VoIPQoEOnt.owl) como referncia para a importao da ontologia VoIPQoEOnt. Conhecida a especificao de QoS em negociao, necessrio agora que a NSP compare esta especificao com o nvel de qualidade oferecidos pelas suas CoSs. Ou seja, comparar uma especificao de QoS ao nvel do usurio com uma especificao de QoS ao nvel de rede. Para permitir esta comparao, necessrio mapear as especificaes de QoS das CoSs em especificaes de QoE usando os mesmos parmetros de QoE usados pelo cliente. A soluo adotada para tal gerar dinamicamente indivduos QoSSpec com parmetro MOS equivalentes a qualidade especificada pela QoSSpec que define os parmetros de desempenho garantidas pelas CoSs. Alm dos indivduos QOSSpec so necessrios gerar indivduos MOS e Measure para expressar o parmetro da QoSSpec da especificao e o seu valor. Para determinar o MOS mnimo garantido pelas CoSs, o sistema de negociao de SLA deve interpretar as regras de mapeamento da ontologia mantidas no indivduo QoStoMOS-SWRL identificado pela relao mappingTo (Fig. 2). Essa relao responsvel pela ligao da solicitao de MOS, especificada na camada de usurio com o indivduo QoStoMOS-SWRL, da classe MOSMapping. Pelo fato da linguagem SWRL no permitir que os valores resultantes das regras possam ser inseridos em ontologias

io

io
io

QoSSpecMOSG711CoSA
MOSG711CoSA

hasMeasure

hasParameter

MOSG711CoSAMeasure

QoSSpecMOSG711CoSB hasParameter MOSG711CoSB hasMeasure io hasParameter


MOSG711BE hasMeasure

io

MOSG711CoSBMeasure

QoSSpecMOSG711BE

MOSG711BEMeasure

Figura 7. Indivduos gerados e resultado da inferncia Depois de gerados estes indivduos, o mdulo de negociao de SLS deve usar um motor de inferncia para identificar quais das suas CoSs atendem a especificao do usurio. Sendo a QoSSpec Cliente1 a formalizao da qualidade desejada pelo cliente, para verificar qual CoS atende a qualidade basta identificar qual dos indivduos QoSSpec gerados membro da classe Cliente1. Para classificar os membros em classes, o motor de inferncia analisa os intervalos definidos pelas subclasses e valores dos indivduos de Measure. Como a classe Client1FaixaMOS tem um valor, double4.34, e o indivduo MOSG711CoSAMeasure tem um double4.54, ento este indivduo inferido como da classe Client1FaixaMOS. Assim, MOSG711CoSA indivduo da classe Client1MOS e por conseqncia QoSSPecMOSG711CoSA indivduo da classe Client1. O que se conclui que CoSA tem limites de desempenho que atendem a solicitao do usurio. Note que esta constatao automtica, obtida pelo prottipo desenvolvido que utiliza o motor de inferncia Pellet. Esta operao automtica permitiu verificar a aplicabilidade da

73

ontologia proposta nas operaes relacionadas comparao de especificaes de QoS. Aqui se percebe a flexibilidade obtida pela ontologia proposta. O provedor no conhecendo a especificao de QoE, feita pelo usurio, consegue gerar dinamicamente instncias na camada de usurio da sua ontologia. Essas instncias s foram especificadas devido s regras de mapeamento implementadas em indivduos na organizao VoIP.

[8] Prudncio, A.C., Willrich, R., Tazi S., and Diaz, M. 2009. Quality of Service Specifications: A Semantic Approach. In Proceedings of the 8th IEEE International Symposium on Network Computing and Application, 219-226. [9] W3C. 2009. The overview of OWL Web Ontology Language. URL http://www.w3.org/TR/owl-features/. [10] W3C. 2004. SWRL: A Semantic Web Rule Language Combining OWL and RuleML. URL http://www.w3.org/Submission/SWRL/. [11] ITU-T. 2002. Network performance objectives for IP-based services, Recommendation Y.1540. [12] Goderis, D., et al. 2003. Service Level Specification Semantics and Parameters. URL http://tools.ietf.org/html/drafttequila-sls-02. [13] ITU-T. 2003. Recommendation G.107 The E-Model, a computational model for use in transmission planning. [14] ITU-T. 2001. Recommendation P.862, Perceptual evaluation of speech quality (PESQ): An objective method for end-toend speech quality assessment of narrow-band telephone networks and speech codecs. [15] ITU-T. 2002. Recommendation G.113 Appendix I. Provisional planning values for the equipment impairment factor Ie and packet-loss robustness factor Bpl. [16] Farias, C.M et al. 2009. Combinao de pilhas de protocolo para a construo de um softphone SIP. Anais do XIV Simpsio Brasileiro de Sistemas Multimdia e Web (WebMedia), 178-185. [17] ETSI. 2000. TS 101 329-5 v1.1.1. Telecommunications and Internet Protocol Harmonization Over Networks (TIPHON) Release 3; End-to-end Quality of Service in TIPHON systems; Part 5: Quality of Service (QoS) measurement methodologies. [18] Gallo, E.; Siller, M.; and Woods, J. 2007. An Ontology for the Quality of Experience framework. In Proceedings of the IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics, 1540-1544. [19] Fujimoto, K., Ata, S., and Murata, M. 2002. Adaptive playout buffer algorithm for enhancing perceived quality of streaming applications. In Proceedings of the IEEE Global Telecommunications Conference 1, 2463-2469. [20] Savolaine, C. 2001. QoS/VoIP overview. In Proceedings of the IEEE International Workshop on Communication Quality&Reliability. [21] Willrich, R., Vicente, L.H., Uriarte, R.B., Prudncio, A.C., and C, Jnior J. 2009. Invocao Dinmica de Servios com QoS em Sesses Multimdia SIP. In Proceedings of the 8th Int. Information and Telecommunication Technologies Symposium (I2TS). [22] OWL API. 2010. The http://owlapi.sourceforge.net/. OWL API. URL

6. CONCLUSES
Este artigo apresentou o aprimoramento na ontologia NetQoSOnt, oferecendo recursos para o mapeamento entre especificaes de QoE em especificaes de QoS nos mais diversos nveis da rede. Com isso se conseguiu obter uma flexibilidade em termos de valores de QoS/QoE e uma melhora quanto questo da granularidade. Com os experimentos realizados, pode-se testar a soluo proposta, onde a qualidade pode ser especificada usando valores de MOS, e uma NSP pode usar a ontologia para inferir quais requisitos de rede so necessrios para atender a QoS solicitada. O processo de mapeamento, usando regras na linguagem SWRL, traz flexibilidade aos provedores de servio e s organizaes de normalizao de servios. Flexvel, pois novos parmetros de QoE podem ser definidos e a NSP pode adquirir este conhecimento via a importao desta nova ontologia. Como trabalho futuro, pretende-se popular a ontologia proposta com novos parmetros de QoE e a definio de novas regras de mapeamento usando linguagem SWRL. Tambm se pretende realizar testes em ambientes reais de negociao de SLA/SLS usando tecnologias Web.

7. REFERNCIAS
[1] Kilkki, K. 2008. Quality of Experience in Communications Ecosystem. Journal of Universal Computer Science 14, 5, 615-624. [2] Moorse, A. 2001. Metrics for the Internet Age: Quality of Experience and Quality of Business. 2001. In Proceedings of the Fifth International Workshop on Performability Modeling of Computer and Communication Systems, 26-31. [3] ITU-T Recommendation P.800. 2003. Methods subjective determination of transmission quality. for

[4] Siller M.; Woods J., 2006. Using an agent based platform to map quality of service to experience in conventional and active networks. IEE Proceedings Communications 153, 6, 828-840. [5] Ghinea, C., and Thomas, J. 1999. An approach towards mapping quality of perception to quality of service in multimedia communications. In Proceedings of the IEEE Workshop on Multimedia Signal Processing, 497502. [6] Ghinea, G., and Thomas, J. 1999. Quality of perception to quality of service mapping using a dynamically recongurable communication system. In Proceedings of the IEEE Global Telecommunications Conference 4, 20612065. [7] Hung, P.C.K., Li, H., and Jeng J.J. 2005. WS-Negotiation: an overview of research issues. System Sciences, 2004. In Proceedings of the 37th Annual Hawaii International Conference, 33-42.

[23] Sirin, E. et al. 2007. Pellet: The Open Source OWL DL Reasoner. Web Semantics: Science, Services and Agents on the World Wide Web, 5, 2, 51-52. [24] Protg. 2010. The Protg Ontology Editor and Knowledge Acquisition System. URL http://protege.stanford.edu/.

74

You might also like