You are on page 1of 2

TTULO: A padronizao do dano moral nas relaes de consumo AUTORA: UMPIERRE, Shaiane.

PALAVRAS CHAVE: DIREITO DO CONSUMIDOR; INDENIZAO POR DANOS MORAIS; RELAES DE CONSUMO

RESUMO: A adoo do sistema do livre julgamento da quantia indenizatria pelo ordenamento brasileiro, como consequncia do direito plena reparao dos danos morais sofridos, implica a ausncia de preliminar baliza quantitativa, provocados pela falta de critrios definidos a orientar a tarefa de deciso judicial da indenizao. No entanto, percebe-se na prtica, uma aparente padronizao da indenizao por dano moral nas relaes de consumo realizada pelos julgadores em seus arbitramentos judiciais, sendo esta a preocupao da presente pesquisa. O objetivo deste trabalho visa analisar relaes existentes de decises judiciais em casos de indenizaes por danos morais nas relaes de consumo de naturezas diferentes ou semelhantes que recebem o mesmo valor quantitativo em seus julgamentos. O mtodo de abordagem utilizado foi o dedutivo e monogrfico. Como resultado de pesquisa, verifica-se que a maioria das decises judiciais dos Juizados Especiais Cveis vem atualmente resultando em valores tabelados de indenizaes por danos morais nas relaes de consumo. Sendo que o sofrimento ou o dano causado so de diferentes naturezas, igualando casos como, por exemplo, o processo referente a uma cobrana indevida de servios no contratados pelo consumidor a um processo onde houve atraso no voo de uma passageira impedindo-a de cumprir compromissos anteriormente agendados, onde ambos resultaram no pagamento de danos morais no valor de R$5.000,00. Se o limite quantitativo ao qual o suposto ofendedor pode ser sujeito em uma condenao judicial for conhecido prevenidamente, poder ele calcular as despesas e concluir que mais vantajoso violar a lei do que adequar-se a ela. O estmulo de comportamentos socialmente desejveis um papel fundamental do direito, e se o aplicador do direito perder de foco o objetivo pretendido pela norma jurdica protetiva, o direito passa a atuar de modo contrrio ao esperado, resultando em condutas indesejveis. A indenizao por danos morais foi fixada como forma de garantir o respeito aos direitos da personalidade.

Tendo em vista os aspectos observados na presente pesquisa, conclui-se que no instante em que a quantia indenizatria no se mostra suficiente a desencorajar comportamentos danosos, a inteno da norma de proteger, se perde, no combate pela aquisio dos maiores lucros econmicos possveis. Os rgos julgadores devem considerar os atributos de cada caso concreto e harmoniz-los com o ideal de justia pregado pelo nosso ordenamento jurdico, respeitando os direitos fundamentais da pessoa humana. REFERNCIAS:

(2011). Cdigo de Defesa do Consumidor. RT. Antunes, J. C. (2009). A previsibilidade nas condenaes por danos morais: uma reflexo a partir das decises do STJ sobre relaes de consumo bancrias. Revista Direito GV. vol. 5 n1. Atraso em vo gera indenizao. (s.d.). Acesso em 17 de Junho de 2012, disponvel em Veredictum Notcias Jurdicas: http://veredictum.adv.br/blog/2007/05/08/atraso-em-vo-gera-indenizao/ Cunha, P. d. (22 de Agosto de 2011). Fonte: Paulo da Cunha Advogado: http://paulodacunha.adv.br/?p=43 Reis, R. S. (07 de Fevereiro de 2011). Blog da Esmese. Fonte: http://www.esmese.com.br/blog/artigos/466-o-dano-moral-nas-relacoesde-consumo-uma-analise-jurisprudencial

You might also like