You are on page 1of 5

Governo do Estado do Piau Secretaria de Educao e Cultura do Piau Unidade de Gesto de Pessoas

Centros Estaduais de Tempo Integral Processo de Seleo Simplificado de Remoo CARGO: PROFESSOR INFORMTICA
Nome do Candidato: Inscrio:

Instrues Gerais:
1. Verifique se este caderno corresponde a sua opo de cargo e se contm 30 questes objetivas e de mltipla escolha, numeradas de 01 a 30. Caso contrrio, reclame ao fiscal de sala outro caderno. 2. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. 3. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada no Carto-Resposta que voc receber. 4. O Carto-Resposta deve, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse Carto-Resposta no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. 5. Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 6. Marque apenas UMA letra para cada questo. Mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. 7. Voc dispe de trs horas para fazer sua Prova Objetiva. Faa-o com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do Carto-Resposta. 8. Verifique se seus dados esto corretos no Carto-Resposta. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. 9. Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, telefone celular, etc). 10. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio das provas. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 11. Ao sair da sala entregue este Caderno de Provas, juntamente com o Carto-Resposta ao Fiscal de Sala.

Cronograma Previsto:
Atividade Divulgao do Gabarito da Prova Objetiva Interposio de Recursos contra os Gabaritos da Prova Objetiva Divulgao dos Gabaritos Definitivos Divulgao do Resultado da Prova Objetiva Data 07/01/2010 08/01/2010 14/01/2010 14/01/2010 Local www.funadepi.org.br www.seduc.pi.gov.br SEDUC ou GREs www.funadepi.org.br www.seduc.pi.gov.br www.funadepi.org.br www.seduc.pi.gov.br

www.pciconcursos.com.br

LEGISLAO

1. Segundo o artigo 3 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), Lei n 9.394/96, o ensino ser ministrado com base nos princpios, exceto: a) Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola. b) Pluralismo de idias e concepes pedaggicas de acordo com diretrizes da gesto. c) Gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais. d) Valorizao do profissional da educao escolar. e) Gesto democrtica do ensino pblico, na forma da LDB e da legislao dos sistemas de ensino. 2. Em uma reunio de professores e gestores da Escola Novo Educar, um professor quis saber da diretora o que tinha na LDB, n 9.394/96, sobre as competncias dos Estados, Municpios e Unio no que diz respeito ao acesso ao ensino fundamental. A diretora, muito solcita, respondeu que segundo o artigo 5, pargrafo 1, da LDB, compete aos Estados e aos Municpios, em regime de colaborao, e com a assistncia da Unio: I- Recensear a populao em idade escolar para o ensino mdio, e os jovens e adultos que a ele no tiveram acesso. II- Fazer chamada pblica da populao em idade escolar para o ensino fundamental. III- Zelar, junto aos pais ou responsveis, pela frequncia escola. IV- Recensear a populao da zona rural em idade escolar para estudar na zona urbana. A alternativa em que constam os itens corretos : a) b) c) d) e) I e II. I, II e III. I e III. III e IV. II e III.

4. Na reunio pedaggica da Secretaria Estadual de Educao do Estado X, com as pedagogas das Escolas Estaduais, a coordenadora da reunio destacou as principais incumbncias dos Estados, de acordo com o artigo 10, da LDB n 9.394/96. Dentre as opes abaixo, assinale a que contraria o citado artigo: a) Organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais dos seus sistemas de ensino. b) Baixar normas suplementares para o seu sistema de ensino. c) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio. d) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual. e) Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior do Estado. 5. Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) so referncias para o ensino fundamental e mdio de todo Brasil, tendo como objetivo: a) Garantir, preferencialmente, a todas as crianas brasileiras, mesmo em locais com condies socioeconmicas desfavorveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessrios para o exerccio da cidadania. b) Proporcionar, prioritariamente, aos jovens, mesmo os que vivem em condies desfavorveis, um conjunto de conhecimentos que os prepare para o mundo do trabalho. c) Garantir a todas as crianas e jovens brasileiros, mesmo em locais com condies socioeconmicas desfavorveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessrios para o exerccio da cidadania. d) Angariar recursos para viabilizar o acesso e permanncia das crianas e jovens oriundos das classes menos favorecidas, com o intuito de proporcionar cidadania a todos. e) Planejar as aes a serem desenvolvidas em todas as escolas do pas, tanto na rede pblica quanto na rede privada de ensino, de forma igualitria, sem discriminao. 6. Os temas transversais a serem trabalhados, no Ensino Fundamental da 6 a 9 srie, so: a) tica, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Sade, Orientao Sexual e Trabalho e Consumo. b) tica, Filosofia, Sociologia, Meio Ambiente, Sade, Orientao Sexual. c) Diversidade, Sade, Trabalho e Consumo, Filosofia Clnica, Psicopedagogia e tica. d) Antropologia, Meio Ambiente, Filosofia, tica, Sociologia e Orientao Sexual. e) Filosofia, Sociologia, Antropologia, Gesto, Psicologia, Meio Ambiente.

3. No incio de 2009, uma me foi perguntar diretora da Escola Aprendendo, qual a idade certa para matricular seu filho na 1 srie do ensino fundamental. A diretora respondeu que no artigo 6, da LDB n 9.394/96, com redao dada pela Lei n 11.114/2005, est escrito que dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula dos menores, a partir dos: a) b) c) d) e) 08 anos de idade. 07 anos de idade. 05 anos de idade. 06 anos de idade. 04 anos de idade.

www.pciconcursos.com.br

7. Conforme o artigo 2, da Lei n 8.069/1990, Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), aplica-se, excepcionalmente, o ECA s pessoas entre: a) b) c) d) e) 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos de idade. 21 (vinte e um) e 30 (trinta) anos de idade. 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) anos de idade. 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos de idade. 17 (dezessete) e 20 (vinte) anos de idade.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 11. No Ms Word, quais as teclas de atalho usadas para salvar o documento em edio? a) b) c) d) e) CtrI+B CtrI+L Ctrl+O Crtl+I Crtl+S

8. Segundo o ECA, Lei n 8.069/1990, no seu artigo 16, o direito liberdade, no que diz respeito criana e ao adolescente, compreende os seguintes aspectos, exceto: a) Participar da vida familiar e comunitria, com discriminao. b) Buscar refgio, auxlio e orientao. c) Brincar, praticar esportes e divertir-se. d) Participar da vida poltica, na forma da lei. e) Ir, vir e estar nos logradouros pblicos e espaos comunitrios, ressalvadas as restries legais. 9. No ECA, no seu artigo 25, pargrafo nico, famlia natural a comunidade formada: a) Pelos parentes prximos com os quais a criana e adolescente convivem. b) Pelos parentes mais distantes que convivem com criana e o adolescente. c) Pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. d) Pelos vizinhos que tenham afinidades com a criana e adolescente. e) Pelos bisavs que queiram ficar com a criana e adolescente. 10. Complete com o que consta no artigo 60, do ECA/1990. proibido qualquer trabalho a menores de ____(_______) anos de idade, salvo na condio de aprendiz. Assinale a alternativa que completa, corretamente, o citado artigo: a) b) c) d) e) 12 (doze) 15 (quinze) 16 (dezesseis) 18 (dezoito) 14 (quatorze) o a

12. Memria interposta entre RAM e microprocessador, ou j incorporada aos microprocessadores, destinada a aumentar a taxa de transferncia entre RAM e o processador. Esta descrio define qual memria? a) b) c) d) e) Virtual. Secundria. Principal. Cache. ROM.

13. No MS Excel, selecionando as clulas cujos dados faro parte de um grfico, ao clicar no boto grfico o que acontecer? a) O grfico ser gerado automaticamente e inserido na planilha imediatamente. b) Surgir o assistente de grfico para que se possa escolher qual o tipo de grfico e seus subtipos, permitindo ainda que seja exibido um modelo de como ficaro os dados de acordo com o tipo de grfico selecionado. c) O Excel solicitar a posio X e Y para insero do grfico. d) O Excel solicitar apenas o nome a ser atribudo ao grfico e far a insero. e) Todas as afirmaes so falsas. 14. Os protocolos que formam o conjunto TCP/IP so utilizados para atender uma srie de servios na Internet. Com relao aos protocolos que formam o conjunto TCP/IP, correto afirmar que: a) Um servidor DNS utiliza o protocolo SMTP para resolver nomes de URLs na Internet e em Intranets. b) O protocolo SNMP utilizado por servidores de e-mail para estabelecer a comunicao com as mquinas clientes no momento do envio de e-mails. c) Servidores WWW utilizam o protocolo ASP e HTML para estabelecer a comunicao entre clientes e servidores. d) O protocolo POP utiliza o UDP para o transporte de mensagens entre estaes e servidores. e) Entre os recursos do IMAP pode-se destacar a recuperao seletiva de partes de mensagens ou mensagens inteiras. 15. Considerando que voc est editando um texto no MS Word 2003, verso portugus, assinale a opo que indica o resultado correto para o comando mencionado. a) CtrI+T faz a transferncia do texto para um arquivo a ser especificado. b) AIt+A exibe o menu de Ajuda. c) AIt+E abre o menu de Exibir. d) CtrI+Z desfaz a ltima digitao. e) Ctrl+l abre a janela Imprimir.
3

o o

www.pciconcursos.com.br

16. O protocolo tradicionalmente utilizado em uma rede : a) b) c) d) e) NetBEUI. IPX/SPX. Unix. OSI. TCP/IP.

21. Marque a sentena correta quanto topologia de rede: a) Barra tem configurao ponto a ponto. b) Anel capaz de transmitir e receber dados sempre em uma nica direo. c) Estrela apresenta como grande vantagem a confiabilidade. d) Estrela, regra geral, no necessita de roteamento, uma vez que concentram todas as mensagens no n central. e) Em Barra, deve ter a ligao de suas estaes com o meio utilizando baixa impedncia para o cabo. 22. Hipermdia: a) So documentos que contm texto, som, imagem, no podendo, no entanto, apresentarem vdeos. b) um conceito pouco utilizado em redes WWW. c) Apresenta como problemas inerentes: a desorientao e a sobrecarga da capacidade de absoro do conhecimento (sobrecarga cognitiva). d) Determina a leitura linear de informaes por um usurio. e) a unio dos conceitos de hipertexto e multimdia, utilizvel apenas em ambiente Intranet. 23. O ambiente KDE do sistema Linux tem um aplicativo correspondente ao Painel de Controle do Windows para instalar e configurar hardware, denominado: a) b) c) d) e) Kernel. Shell. Linuxconf. Xconfigurator. Centro de controle.

17. Com relao formatao e ao contedo das clulas do MS Excel, considere: I- Uma pasta de trabalho do Excel pode conter, no mximo, at oito planilhas eletrnicas. II- As cores das clulas e suas bordas podem ser alteradas, porm, o seu contedo no. III- Travar clulas ou ocultar frmulas no tem nenhum efeito, a no ser que a planilha esteja protegida. IV- O contedo de uma clula pode ser removido atravs da tecla delete. correto apenas o que dito nos itens: a) b) c) d) e) I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

18. Os usurios individuais da lnternet podem acess-la por meio de: a) Discado ou dedicado aos provedores de acesso. b) Discado ou dedicado aos provedores de acesso ou de backbone. c) Dedicado aos provedores de backbone, apenas. d) Discado aos provedores de acesso, apenas. e) Discado ou dedicado aos provedores de backbone. 19. Os cabealhos e rodaps em um documento do MS Word 2003 so construdos a partir de que menu? a) b) c) d) e) Exibir. Editar. Ferramentas. Formatar. Inserir.

24. Os links simblicos do sistema Linux e os atalhos do sistema Windows podem ser utilizados para: a) Acessar um mesmo recurso atravs de caminhos diferentes. b) Adicionar ou remover hardware com segurana. c) Iniciar a execuo de um documento no prompt do MSDOS. d) Criar teclas de atalho personalizadas. e) Criar uma partio compartilhada para os dois sistemas (Linux e Windows). 25. No sistema operacional Linux, o comando: a) Pwd mostra a senha de sua conta. b) Mkdir destri um diretrio. c) Shutdown r +5 faz com que o sistema reinicie aps cinco minutos. d) Who mostra a verso do Linux e a quantidade de memria do computador. e) Ls lista os usurios conectados na mquina via rede. 26. No MS PowerPoint, a barra de status fornece vrias informaes teis na confeco de slides, entre elas: a) b) c) d) e) Pgina e linha do documento. Coluna e linha do documento. O nmero de slides, tema e idioma. Pgina do slide. Coluna e linha do slide.

20. Marque a opo correta com relao a dispositivos de armazenamento: a) Os CDR e DVDR no so para gravao nica, ou seja, depois de gravado podem ser reaproveitados ilimitadamente. b) Os CDR e DVDR no so para gravao nica, ou seja, podem ser reaproveitados depois, por um nmero limitado de vezes, em torno de 1.000 vezes. c) Nos CDRW e DVDRW, o que for gravado no pode ser excludo. d) Pen drives no permitem operaes de gravao e excluso de arquivos. e) Pen drives so dispositivos de armazenamento com dispositivo USB.

www.pciconcursos.com.br

27. O Decreto N 6.300, de 12 de dezembro de 2007, dispe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo, que coloca como responsvel por implantar ambientes tecnolgicos equipados com computadores e recursos digitais nas escolas beneficiadas: a) b) c) d) e) Os Municpios. Os Estados. Os Estados e os Municpios. O Ministrio da Educao. Unio e os Estados.

28. So objetivos do ProInfo: a) Disponibilizar contedos educacionais, solues e sistemas de informaes. b) Viabilizar e incentivar a capacitao de professores e outros agentes educacionais para utilizao pedaggica das tecnologias da informao e comunicao. c) Promover, em parceria com os Estados, Distrito Federal e Municpios, programa de capacitao para os agentes educacionais envolvidos e de conexo dos ambientes tecnolgicos rede mundial de computadores. d) Assegurar recursos humanos e condies necessrias ao trabalho de equipes de apoio para o desenvolvimento e acompanhamento das aes de capacitao nas escolas. e) Contribuir com a incluso digital por meio da ampliao do acesso a computadores, da conexo rede mundial de computadores e de outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a populao prxima s escolas. 29. No que se refere ao sistema operacional Windows, leia: I- O Windows Explorer uma ferramenta de sistema que permite a visualizao da rvore de diretrios (pastas) e respectivos arquivos existentes no ambiente operacional. II- Grande parte das operaes efetuadas pelo mouse tambm podem ser feitas atravs de teclas de atalho com o auxlio, principalmente, das teclas CTRL, ALT e SHIFT. III- Com a ferramenta Propriedades de vdeo possvel configurar as cores da janela, o papel de parede e o protetor de telas. Est correto o que se diz na alternativa: a) b) c) d) e) Todos os itens. I e II. I. II e III. III.

30. No Windows Explorer do Windows, para selecionar um conjunto de arquivos intercalados, deve-se clicar nos arquivos com: a) b) c) d) e) A tecla Shift pressionada. As teclas Alt Ctrl pressionadas. As teclas Shift Alt pressionadas. As teclas Shift Ctrl pressionadas. A tecla Ctrl pressionada.

www.pciconcursos.com.br

You might also like