You are on page 1of 8

2012

Orientao

Ian Pablo 10/3/2012

Colgio Estadual Higino Da Silveira Terespolis, 10 de maro de 2012 Disciplina: Geografia Professora: Aline Aluno: Ian Pablo Furtado Goulart da Silveira Turma: 1001

A cartografia surgiu na Grcia antiga, no sculo IV, embora a confeco de mapas seja praticada desde a pr histria. O primeiro mapa conhecido data de 16.500 a.C e foi encontrado no complexo de cavernas de Lascaux, Frana e mapeava o cu e as estrelas. Os primeiros mapas foram utilizados para auxiliar a delimitar territrios de caa e pesca. Na antiga Babilnia, os mapas se tornaram mais precisos e passaram a ser feitos em placas de argila e escrita cuneiforme. Nessa poca, tambm foi confeccionado pelos Babilnios o primeiro mapa a retratar a viso do mundo sob a perspectiva de um povo. Aps os Babilnios, o povo que aprimorou a confeco de mapas foi o grego, que tambm confeccionou mapas que retratavam o mundo na perspectiva grega. Esses mapas foram confeccionados por filsofos como: Anaximandro, Hecateu e Eraststenes.

O mundo segundo Anaximandro, ano 500 a.C

Os mapas confeccionados nessa poca eram baseados em observaes e aproximao matemtica. Foi tambm na Grcia antiga, que foi descoberta, por Aristteles, a esfericidade da Terra. Posteriormente, na Renascena, foram confeccionados mapas que retratavam as Amricas. Uma consequncia do esforo europeu para controlar e dividir as terras recm descobertas. Outra inovao desse perodo foi a criao da escala de latitudes, que facilitou muito a localizao na Terra. Em 1569, o cartgrafo flamengo Gerardus Mercator criou uma projeo que tornaria os mapas mais precisos e mais teis navegao.

Projeo de Mercator

A projeo de Mercator era baseada em frmulas matemticas e foi adotada como projeo padro para o uso nutico no sculo XVI. Essa projeo foi uma inovao enorme na confeco de mapas. A projeo de Mercator foi to inovadora que usada at hoje. Ela tambm possibilitou a criao, por Abraham Ortelius, do primeiro atlas.

Typvs Orbis Terrarvm de Abraham Ortelius, 1570

A projeo de Mercator foi uma inveno revolucionria, porm tinha uma falha fundamental, existem distores no tamanho dos continentes. Por exemplo, a Groenlndia, segundo a projeo de Mercator, tem um tamanho equivalente ao da frica, embora na realidade a frica seja 14 vezes maior que a Groenlndia. Para resolver esse problema, o alemo Arno Peters decidiu criar uma projeo que reproduzisse com maior fidelidade o tamanho e a forma dos continentes. A projeo de Peters foi criada em 1973 e causou polmica por ser centro de um debate envolvendo a implicao poltica da confeco de mapas.

Projeo de Peters A criao de mapas passa por uma evoluo constante. Antes eram usadas apenas a observao e as frmulas matemticas para confeccion-los. Hoje so usadas tcnicas sofisticadas de sensoriamento remoto atravs de satlites ou avies equipados com radares e cmeras. Essas tcnicas possuem um nvel de preciso muito elevado e tornam os mapas atuais muito mais precisos do que os do passado.

Satlite CBERS2

Aeronave de Sensoriamento Remoto R99B da Fora Area Brasileira

Imagem gerada por um satlite IKONOS da cidade do Rio De Janeiro e do Aeroporto Santos Dumont.

Bibliografia
Wikipdia: en.wikipedia.org e pt.wikipedia.org Engesat: www.engesat.com.br S Geografia: www.sogeografia.com.br Wikimedia Commons: commons.wikimedia.org

You might also like