You are on page 1of 5

Questionrio de sistemas de comunicao e navegao. 1. Quais so as principais funes do rdio de uma aeronave? Comunicao e navegao. 2.

. O que envolve o conceito bsico da comunicao por rdio? A transmisso e recepo de ondas, de energia eletromagntica (rdio), atraves do espao. 3. Como funciona, basicamente, a transmisso e recepo de um rdio? Um transmissor fornece corrente alternada, na freqncia selecionada, que utiliza o principio que medida que a freqncia de uma corrente alternada aumenta, a energia depositada no campo retorna cada vez menos ao condutor. Em vez de retornar, a energia irradiada no espao em formas de ondas eletromagnticas, captadas posteriormente por antenas receptoras. 4. Como chamado o condutor que irradia energia no formato de ondas eletromagnticas no espao? Antena transmissora. 5. Qual a relao entre a freqncia da corrente aplicada com a da onda de rdio irradiada? So iguais. 6. Qual a velocidade que as ondas de rdio se propagam? Aproximadamente 186.000 milhas por seg. (300.000 quilmetros por seg.). 7. Como , basicamente, o funcionamento da antena receptora? O campo eletromagntico irradiado passa por um condutor, a antena, onde parte do campo provocar a movimentao de eltrons. 8. Qual a relao entre a freqncia da corrente circulante na antena transmissora e na antena receptora? A corrente de circulao nas duas antenas ser de mesma freqncia. 9. A gama de freqncia de rdio se estende em aproximadamente: 30 KHz a 30.000 MHZ. 10. Quais so as gamas de freqncias mais utilizadas? Baixa freqncia (L/F)................30 a 300KHz Mdia freqncia (M/F)..............300 a 3000 KHz Alta freqncia (A/F)..................3 a 30 MHz Freqncia muito alta (VHF)......30 a 300 MHz Freqncia ultra alta (UHF)........300 a 3000 MHz Freqncia super alta (SHF)........3.000 a 30.000 MHz 11. Quais so os componentes bsicos de um sistema de comunicao? Microfone, transmissor, antena transmissora, antena receptora, receptor e fones, ou auto-falante. 12. Como um transmissor pode ser considerado? Um gerador que converte energia eltrica em ondas de rdio. 13. Quais as funes de um transmissor? Gerar um sinal de RF (Radio Freqncia); Amplificar o sinal de RF; e proporcionar um meio de modular o sinal de RF. 14. Qual o circuito especial que adiciona a fonia (udio) ao sinal de RF? Modulador. 15. Como denominado o processo que modula a amplitude variada do sinal de RF? Modulao em amplitude ou AM. 16. E se a freqncia for variada, como chamado o processo de modulao? Modulao em freqncia ou FM. 17. Quanto maior for a potencia de sada de um transmissor,..................ser a distancia que seu sinal ser recebido. Maior. 18. Como controlada a seleo da freqncia do canal selecionado dos transmissores de comunicao para aviao? Por cristais. 19. Os transmissores podem possuir at quantos canais? 680.

20. Qual o componente que tem a funo de selecionar os sinais de radiofreqncia, e converter informaes neles contida em sinais de udio para comunicao, ou em sinais de udio ou visual para navegao. Receptor de comunicao. 21. Qual o elemento do receptor que obtm as informaes? Demodulador. 22. Qual o circuito demodulador que sensvel a mudana de freqncia? Discriminador, usado em recepo FM. 23. Qual o demodulador que sensvel a mudanas de amplitude? Detector, usado em recepo AM. 24. Quais so os componentes que elevam o sinal de udio a um nvel de potencia capaz de acionar devidamente os fones e auto-falantes? Circuitos amplificadores e receptores. 25. Em geral, as antenas transmissoras de comunicao irradiam os sinais eltricos em quais direes? Todas. 26. Como denominado o conversor de energia, que transforma energia acstica (som) em energia eltrica? Microfone. 27. Como , basicamente, o sistema de funcionamento de um microfone? Quando se fala, as ondas de presso acsticas geradas atingem o diafragma do microfone fazendoo vibrar. O diafragma est conectado a um dispositivo que provoca um fluxo de corrente, proporcional presso aplicada. 28. Quais os fatores que interferem na transmisso do rdio? Intensidade da voz; velocidade da fala; pronuncia e fraseologia. 29. Quais so os dispositivos utilizados como fonte de alimentao eletrnica? Inversores comuns, eletromecnicos; e inversores estticos. 30. Como o funcionamento de um inversor eletromecnico? um dinamotor, que consiste de um motor CC que aciona um gerador CA. 31. Como funcionam os inversores estticos? No possuem partes moveis. Utilizam elementos semicondutores e circuitos que, periodicamente, fazem passar pulsos de uma corrente CC atravs do primrio de um transformador, obtendo-se uma sada CA no secundrio do mesmo. 32. Qual o sistema de comunicao mais comum atualmente? O VHF e HF. 33. O que um transceptor? um componente que comporta simultaneamente o transmissor e o receptor, e apresenta circuitos tais como fonte de alimentao, antena e sistema de sintonia. 34. Em geral, como se propagam as ondas de VHF? Em linha reta. 35. Os equipamentos de comunicao VHF operam em quais faixas de freqncia? Entre 108,0 MHz e 135,95 MHz. 36. Onde utilizado o sistema de comunicao HF? Para comunicao longa distncia. 37. Qual a diferena nas antenas de HF? Aeronaves com velocidade de cruzeiro abaixo de 300 m.p.h. utilizam um fio comprido como antena; e com velocidades mais elevadas possuem tubos (probes) especialmente projetados como antenas, e instalados no estabilizador vertical. 38. Qual componente utilizado para casar as impedncias do transceptor e da antena? Um sintonizador. 39. Quais os equipamentos de navegao de bordo? Navegao VHF (VOR), o de pouso por instrumentos (ILS), o de deteco automtica das estaes (ADF), o de deteco de distancia (DME), o Doppler e o de navegao inercial (INS). 40. Qual o sistema de navegao que possibilita ao piloto a escolha do rumo, em relao estao selecionada dentro do alcance da aeronave?

O sistema de navegao VHF (VOR omnidirecional range). 41. Quantas radiais de rumo a estao de VOR coloca a disposio do piloto? 360, correspondentes a feixes de rdio emitido pela estao. 42. Qual a gama de freqncia de VHF (VOR)? Entre 108,0 MHz e 117,95 MHz. 43. De que consiste um sistema tpico de recepo VOR? De um receptor, indicador visual, antena, e uma fonte de alimentao. 44. Alm da navegao radial, como mais funciona o receptor VOR? Como receptor localizador (sinal do localizer), e receptor de ngulo de planeio (Glide slope), durante operao ILS. 45. Qual o equipamento em que apresentado as informaes do receptor VOR? Indicador de desvio de rumo (CDI). (Obs.: HSI na Lder). 46. No indicador de desvio de rumo, Qual a funo do ponteiro vertical? Indicar o desvio de rumo em relao ao rumo selecionado no boto seletor de curso (OBS). 47. Como graduado o OBS? De 0 a 360, sendo que cada grau corresponde um rumo de VOR a ser seguido para se voar em relao a terra. 48. O que mostra o indicador to-from do CDI? Se a aeronave est se aproximando ou se afastando da estao. 49. Qual a gama de freqncia que opera o sistema ILS? Na faixa VHF de gama de freqncia de radio. 50. De que constitudo o sistema completo ILS? De um transmissor localizador de pista (LOCALIZER), um transmissor de ngulo de descida (GLIDE SLOPE) e feixes balizadores (MARKER BEACONS) para deteco de posio. 51. Como funciona, basicamente, o equipamento localizer? O equipamento produz um feixe de rdio cujo centro alinhado com o centro da pista. Estando a aeronave no lado direito em relao a linha central, o sinal de sada do receptor apresenta uma predominncia no tom de 150 Hz, setor tal denominado setor azul. Se a aeronave estiver do lado esquerdo em relao a linha, a predominncia no tom de 90 Hz e o setor denominado setor amarelo. 52. Qual a freqncia de operao das estaes de LOCALIZER? 108.0 Mhz a 112.0 Mhz. 53. Como denominado o feixe de rdio que fornece orientao vertical ao piloto, auxiliando-o a manter o ngulo correto de descida at a pista? GLIDE SLOPE. 54. Qual a faixa de freqncia do GLIDE SLOPE? UHF de 339.3 Mhz a 335.0 Mhz. 55. Porque o GLIDE SLOPE e o LOCALIZER so controlados por um mesmo seletor? Porque a cada freqncia de LOCALIZER corresponde a uma freqncia de GLIDE SLOPE. 56. No instrumento CDI, o que indica o ponteiro horizontal? A informao de GLIDE SLOPE. 57. O que significa a bandeira vermelha do CDI? Falha no receptor ou ausncia do sinal transmitido. 58. Onde ficam as antenas de GLIDE SLOPE nas aeronaves equipadas com radar? Instaladas no interior do radome. 59. Como so denominados os sinais de rdio que indicam a posio da aeronave ao longo de sua descida em direo a pista? Marker Beacons. 60. Qual a freqncia dos transmissores dos Marker beacons? 75 MHz. 61- A iluminao azul no painel de comando do Marker significa o que? E a mbar? A entrada da pista. O final da pista. 62- Qual a cor da lmpada que ascende no painel para indicar as posies da aeronave ao longo dos vrios pontos da pista?

Branca. 63- Qual o equipamento que fornece uma indicao visual constante da distancia que o avio se encontra de uma estao de terra? DME (Distance measuring equipament). 64- O DME opera em qual gama de freqncia? UHF. 65- Qual o nome dado a estao de terra correspondente a uma estao de DME e de VOR? VORTAC. 66- Caracterize o equipamento de navegao ADF: constitudo basicamente por um receptor, equipado com antenas direcionais, e utilizado para determinar a direo da origem do sinal recebido. 67- Qual a freqncia de operao do ADF? De 190 KHz a 1.750 KHz. 68- Qual a funo do sistema ATC (Air traffic control)? Fornecer uma identificao positiva da aeronave na tela de radar do controlador. 69- Como funciona, basicamente, o sistema ATC? O equipamento instalado a bordo recebe uma interrogao do radar de terra em cada varredura da antena deste, e automaticamente transmite um sinal codificado conhecido como replica. Cada aeronave tem uma identificao em vo,de 4 nmeros. 70- Qual a funo do sistema de navegao doppler? O sistema computa e apresenta continua e automaticamente a velocidade da aeronave em relao a terra e o ngulo de deriva de uma aeronave em vo. 71- Qual o sistema de navegao que obtm informaes de altitude, velocidade e rumo, medindo as aceleraes da aeronave com o uso de dois acelermetros? Sistema de navegao inercial. 72- Qual a funo do radar meteorolgico? Detectar determinados alvos na escurido, nevoeiro ou tempestades, bem como em tempo claro, alm de suas distancias e azimutes. 73- Como funciona, basicamente, um radar meteorolgico? um sistema eletrnico que transmite pulsos de energia eletromagntica (radio), recebendo o sinal refletido do alvo. 74- O que proporciona a informao de azimute dum radar? A rotao ou varredura da antena. 75- Qual o equipamento usado para medir a distancia da aeronave a terra (altitude verdadeira) atravs da transmisso de energia de radiofreqncia e recepo do sinal refletido? Rdio altmetro. 76- Qual a funo do ELT? um transmissor que emite um sinal de alarme nas freqncias de emergncia civil e militar. Sua operao automtica na ocorrncia de um impacto, podendo ainda ser iniciada atraves de um controle na cabine de comandos. 77- A bateria de um ELT deve ser capaz de agentar um mnimo de quanto tempo? 48 horas. 78- Qual a freqncia de emergncia utilizada no ELT? 125,5 Mhz. 79- Qual o mtodo mais prtico e fcil na supresso da radiointerferncia? O isolamento, ou seja, o afastamento das fontes geradoras de radiointerferncia. 80- Quais so as fontes de radiointerferncia? Dispositivos eltricos rotativos, os comutadores, os sistemas de ignio, os sistemas de controle das hlices, as linhas de energia CA e os reguladores de voltagem. 81- Um outro dispositivo contra interferncia a blindagem. Qual o objetivo desse meio? Conter eletricamente o rudo causado pela radiofreqncia. 82- Qual a funo dos descarregadores de esttica instalados nas aeronaves? Reduzir a interferncia nos radioreceptores, ocasionada pela descarga devido ao efeito corona. 83- Quais so os principais tipos de descarregadores estticos usados atualmente?

Cabo tranado flexvel, impregnado com prata ou carbono e recoberto com vinil; Cabo tranado metlico semiflexivel, e campo nulo. 84- Como so chamados os fios blindados usados nas ligaes das antenas a transmissores e receptores? Cabos coaxiais.

You might also like