You are on page 1of 2

www.abacoaulas.

com

RESUMO DE MATEMTICA FINANCEIRA


Prof. Alexandre O Calvo & Prof. Srgio F. Lima

(21)8747-7755 e (21)9120-0781

Percentagem

Regime de capitalizao composta.

1) Acrescentar p% a um valor x, multiplicar x Dizemos que um capital cresce segundo um regime por um fator de correo f (f maior que 1), de capitalizao composta, quando o juro gerado em cada perodo se agrega ao montante do incio do dado por: 2) f (correo) = valor final / valor inicial 3) f (% acumulado) = produto dos fatores

f = 1 + p / 100

perodo e essa soma passa a render juros no prximo perodo. Valor Presente (PV) e Futuro (FV n). Uma quantia, cujo valor atual PV, equivaler no futuro, depois de n perodos de tempo, o valor futuro (Fvn) dado por:

Regime de capitalizao simples.


Dizemos que um capital cresce segundo um regime de capitalizao simples, quando os juros gerados em cada perodo so iguais, e todos valem o produto do capital pela taxa de juros. Alm disso, os juros so pagos somente no final da operao. Somente o capital inicialmente empregado que rende juros; os juros no se agregam ao capital para formar juros no perodo seguinte. Os juros simples so empregados geralmente em operaes de perodo curto, at cerca de um ms. Frmula bsica dos Juros simples e suas variaes. Fn representa o valor Futuro ou final de uma operao cujo valor presente P ou original foi acrescido da taxa i (expressa em sua forma centesimal) n vezes de forma linear (juros simples). Frmula bsica: Fn = P x [ 1 + (i x n)] Variaes:

FVn = PV.(1+i)n
Frmula fundamental da equivalncia de capitais: Para obter o valor futuro, basta multiplicar o atual por (1+i)n. Para obter o valor atual, basta dividir o futuro por (1+i)n.
Desconto Racional, Por dentro. Do valor presente para o futuro. Desconto Por fora. Do valor futuro para o presente.

Desconto Compostos.

FV=PV(1+i)n e Dd=FV-PV

PV=FV(1-d)n e DF=FV-PV

Taxa efetiva a taxa de juros em que a unidade referencial de seu tempo coincide com a unidade de tempo dos perodos de capitalizao. So exemplos de taxas efetivas: 2% ao ms, capitalizao mensal; 3% ao trimestre, capitalizao trimestral; 6% ao semestre, capitalizao semestral e 10% ao ano, P=Fn /(1+n.i) .::. n=(Fn P) / i.P .::. i=(Fn P) / n.P capitalizao anual. Taxa Nominal. Taxa nominal a taxa de juros em que a unidade referencial de seu tempo no coincide com a unidade de tempo dos perodos de capitalizao. A taxa nominal sempre fornecida em termos anuais, e os perodos de capitalizao podem ser semestrais, trimestrais, mensais ou dirios. Taxa efetiva no perodo de capitalizao = (Taxa nominal) / (No de perodos de capitalizao contidos na taxa nominal)=i/k Taxa efetiva(composto): 1 + if = (1 + i/k)k
if = Taxa efetiva e i = taxa nominal k= No de perodos de capitalizao contidos em I

O desconto racional simples (Dd), tambm denominado desconto por dentro, o desconto teoricamente correto. O desconto racional, Dd, a diferena entre o valor nominal, Fn, e o valor presente, P. Dd = Fn P Frmula do Valor presente: P = Fn / (1+n.i) O desconto comercial (Dc) ou por fora, no regime de juro simples, calculado aplicando-se a taxa de juro sobre o valor nominal e multipicando-se pelo prazo de antecipao. Dc=Fn.n.i Valor Atual Comercial (Pvc) PVc = FV (1- i.n)

Taxas equivalentes (Juros compostos). Taxas equivalentes so taxas de juros utilizadas no regime de juros compostos, que, apesar de serem fornecidas em unidades de tempo diferentes, levam a um mesmo montante acumulado, quando aplicadas a um mesmo principal durante o mesmo prazo. Frmula geral de converso de taxas.

iq = (1 + it )q/t - 1

iq: taxa para o prazo que eu quero it: taxa para o prazo que eu tenho q: prazo que eu quero t: prazo que eu tenho

www.abacoaulas.com

RESUMO DE MATEMTICA FINANCEIRA


Prof. Alexandre O Calvo & Prof. Srgio F. Lima

(21)8747-7755 e (21)9120-0781

2 Obs. A soluo da equao acima para achar o i s possvel por um processo iterativo.

Seqncia de pagamentos
Seqncia uniforme de pagamentos postecipados

Critrio para aceitao de um projeto. a) Se VPL(NPV) > 0 (positivo) => projeto deve ser PMT representa o valor da parcela em uma aceito. seqncia de pagamentos uniformes postecipados, b) Se VPL(NPV) < 0 (negativo) => projeto deve ser construda em funo de um valor Presente PV, de rejeitado. uma taxa i (expressa na sua forma centesimal) e da Sries no uniformes quantidade de parcelas n. importante salientar que o recurso do fluxo de

PMT=PV.{[(i.(1+i)n]/[(1+i)n-1]}

Dado PMT achar FV: FV = PMT [(1+i)n - 1]/i


Valor presente (PV) de uma srie uniforme de pagamentos com taxa de juros i e n prestaes iguais (PMT).

PV= PMT/(1+i)1 +PMT/(1+i)2 +...+PMT/(1+i)n


Seqncia uniforme de pagamentos antecipados (com entrada) Obs. Na HP12c usar a funo begin (BEG) Prestaes perptuas:

PV = PMT / i
Obs. O valor presente de uma seqncia uniforme infinita igual a soma dos termos de uma progresso geomtrica infinita, no qual o primeiro termo a1= PMT/(1+i) e a razo q= 1/(1+i). NPV(Net Present Value): valor presente lquido (VPL). o retorno em termos monetrios de um projeto, j considerado o valor do dinheiro no tempo e os investimentos realizados. O valor presente lquido uma tcnica de anlise de fluxos de caixa que consiste em calcular o valor presente de uma srie de pagamentos (ou recebimentos) iguais ou diferentes a uma taxa conhecida, e deduzir deste o valor do fluxo inicial (valor do emprstimo, do financiamento ou do investimento), ou seja: Frmula. VPL= - Fco+ (i=1;n).[Fcj / (1+i)j ]
ou

caixa, na calculadora HP12c, est relacionado s parcelas no-uniformes. Normalmente as operaes que envolvem fluxo de caixa so realizadas para determinar a taxa de retorno (TIR ou IRR) de uma aplicao (Cfo) em funo de seus retornos (Cfj). CFo: fluxo de caixa inicial, valor investido, valor financiado. CPj: fluxo de caixa em cada perodo considerado. Nj: nmero de vezes que o fluxo de caixa ocorre consecutivamente. Obs. Em uma seqncia de fluxos de caixa, alguns valores podem se repetir consecutivamente. Para que no seja necessrio digit-los um a um, utiliza-se o recurso (Nj). IRR: taxa interna de retorno (TIR). a taxa de retorno de projetos que tm parcelas no-fixas. NPV: valor presente lquido (VPL). o retorno em termos monetrios de um projeto, j considerado o valor do dinheiro no tempo e os investimentos realizados.

Amortizao
PRESTAO= AMORTIZAO+JUROS Sistema Francs de Amortizao (Price). O sitema francs de amortizao(a k), tambm conhecido como tabela price, encontra vasta aplicao nas transaes comerciais a prazo, principalmente nas do crdito direto ao consumidor (CDC). A caracterstica bsica desse sistema a de ter prestaes constantes: p1=p2=p3...=pn= PMT=pk=Jk+Ak jk=juros Amortizacao no instante n:

VPL= - Fco+Fc1/(1+i)1+Fc2/(1+i)2+...+Fcn/(1+i)n IRR(Internal Rate of Return): taxa interna de retorno (TIR). a taxa de retorno de projetos que tm parcelas no-fixas. A taxa interna de retorno a taxa que equaliza o valor presente de um ou mais pagamentos (sadas de caixa) com o valor presente de um ou mais recebimentos (entradas de caixa). Como normalmente temos um fluxo de caixa inicial (no momento zero) que representa o valor do investimento, ou do emprstimo ou do financiamento, e diversos fluxos fututos de caixa representando os valores das receitas, ou das prestaes, a equao que nos d a taxa interna de retorno pode ser escrita como segue: Fco= (i=1;n).[Fcj / (1+i)j ]
ou

An= A1 (1+i)n-1
Sistema de Amortizao Constante (SAC) A caracterstica de sistema a amortizaes constantes, isto e, a=a1=a2=a3=... =an=P/n Comparativamente ao sistema Price, o SAC apresenta prestaes iniciais superiores e, por consequncia, o saldo devedor decresce mais rapidamente.

Material Licenciado sob uma Creative Commons http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0

Fco=Fc1/(1+i)1+Fc2/(1+i)2+...+Fcn/(1+i)n

You might also like