You are on page 1of 25

Modelos e cenrios para a Amaznia: o papel da cincia

Reviso das polticas de ocupao da Amaznia: possvel identificar modelos para projetar cenrios?
BERTHA K. BECKER
Instigado pela problemtica em foco, este trabalho no pretende se restringir reviso das polticas pblicas recentes para ocupao da Amaznia. Ele tem a ambio de buscar modelos embutidos no processo de ocupao a partir de motivaes, estratgias e sua incidncia sobre o territrio, e de extrair lies para cenrios futuros. Para tanto, distinguem-se trs nveis conceituais de anlise. O primeiro refere-se ao padro econmico voltado para a exportao que, desde o incio da colonizao at hoje, a motivao dominante na ocupao regional. Tal dominncia se vincula ao fato da ocupao do que hoje a Amaznia, o Brasil e toda a Amrica Latina, constituir um episdio do amplo processo de expanso martima das empresas comerciais europias, formando-se como as mais antigas periferias da economia-mundo capitalista. Em outras palavras, forjaram-se no paradigma sociedade-natureza denominado economia de fronteira, em que o progresso entendido como crescimento econmico e prosperidade infinitos, baseados na explorao de recursos naturais percebidos como igualmente infinitos (Boulding, 1966; Becker, 1995). No caso da Amaznia, sua ocupao se fez em surtos devassadores ligados valorizao momentnea de produtos no mercado internacional, seguidos de longos perodos de estagnao. A esse padro associam-se duas caractersticas bsicas da ocupao regional. Primeira, a ocupao se fez invariavelmente e ainda hoje se faz a partir de iniciativas externas. Segunda, a importncia da Geopoltica, que explica o controle de to extenso territrio com to poucos recursos. A Geopoltica esteve sempre associada a interesses econmicos, mas estes foram via de regra mal sucedidos na sua implementao, no conseguindo estabelecer uma base econmica e populacional estvel, capaz de assegurar a soberania sobre a rea. O controle do territrio foi mantido por estratgias de interveno em locais estratgicos, de posse gradativa da terra (uti possidetis) e da criao de unidades administrativas diretamente vinculadas ao governo central.

136

Bertha K. Becker

O segundo nvel conceitual, poltico-ideolgico, refere-se experincia histrica e ao confronto de modelos de ocupao territorial. Tratam-se de duas concepes distintas. Uma, predominante, baseada numa viso externa ao territrio, que afirma a soberania privilegiando as relaes com a metrpole; ou seja, um modelo exgeno. A outra, baseada numa viso interna do territrio, fruto do contato com os habitantes locais e privilegiando o crescimento endgeno e a autonomia local, como foi o projeto missionrio. As misses conseguiram o controle do territrio com uma base econmica organizada, o que o governo colonial no conseguiu. Os efeitos econmicos governamentais foram desagregadores para o Vale do Amazonas, mas foram condio para a unidade poltica da Amaznia (Machado, 1989; Becker, 2000b). Enquanto a verso contempornea do modelo exgeno reproduz a concepo histrica, o modelo endgeno hoje corresponde no tanto autonomia mas sim ao desenvolvimento local. Finalmente, o terceiro nvel conceitual se refere aos modelos espaciais propriamente ditos. No padro das relaes externas, exgeno, o modelo bsico utilizado o das redes de articulao externa, constitudas por vias de circulao e seus ns, ncleos que asseguram a produo e sua concentrao para exportao. J o padro endgeno necessariamente baseado em reas relativamente extensas e isoladas, dependentes que so de populaes que vivem de produtos naturais locais. Certamente redes e reas sempre se combinam. Dois critrios, contudo, permitem associar tais geometrias respectivamente aos modelos exgeno e endgeno: o privilgio dado exportao versus o desenvolvimento local, e a predominncia de sua utilizao. A tentativa aqui proposta se desenvolve em trs sees. A primeira trata das polticas do Estado entre 1960-85, a segunda analisa o interesse nacional e as polticas pblicas contemporneas, e a terceira apresenta lies do aprendizado e cenrios.

O PROJETO GEOPOLTICO PARA A MODERNIDADE E AS REDES TCNICAS


DE ABERTURA DA REGIO

Foi com a formao do moderno aparelho de Estado, associada sua crescente interveno na economia e no territrio, que se acelerou e se tornou contnuo o processo de ocupao da Amaznia, com base na dominncia absoluta da viso externa e privilgio das relaes com o centro de poder nacional. A fase inicial do planejamento regional (1930-1960) correspondeu implantao do Estado Novo por Getlio Vargas, e foi muito mais discursiva do que ativa. Foi a necessidade de unificar o mercado nacional, associada ao avano da industrializao, que desencadeou a abertura da regio. No governo de Juscelino Kubitchek, aes efetivas afetaram a regio pela implantao das rodovias (1958) Belm-Braslia e Braslia-Acre,

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

137

duas grandes pinas contornando a fmbria da floresta. A partir da, acentuou-se a migrao que j se efetuava em direo a Amaznia, crescendo a populao regional de 1 para 5 milhes entre 1950-60, e de modo acelerado a partir de ento. Mas foi somente entre 1966-85 que se deu o planejamento regional efetivo da regio. O Estado tomou a si a iniciativa de um novo e ordenado ciclo de devassamento amaznico, num projeto geopoltico para a modernidade acelerada da sociedade e do territrio nacionais. Nesse projeto, a ocupao da Amaznia assumiu prioridade por varias razes. Foi percebida como soluo para as tenses sociais internas decorrentes da expulso de pequenos produtores do Nordeste e do Sudeste pela modernizao da agricultura. Sua ocupao tambm foi percebida como prioritria, em face da possibilidade de nela se desenvolverem focos revolucionrios. Ao nvel continental, duas preocupaes se apresentavam: a migrao nos pases vizinhos para suas respectivas Amaznias, que, pela dimenso desses pases, localizam-se muito mais prximo dos seus centros vitais; e, a construo da Carretera Bolivariana Marginal de la Selva, artria longitudinal que se extende pela face do Pacfico na Amrica do Sul, significando a possibilidade de vir a capturar a Amaznia continental para a rbita do Caribe e do Pacfico, reduzindo a influncia do Brasil no corao do continente. Finalmente, ao nvel internacional, vale lembrar a proposta do Instituto Hudson, de transformar a Amaznia num grande lago para facilitar a circulao e a explorao de recursos, o que certamente no interessava ao projeto nacional (Becker, 1982, 1990). Poderosas estratgias deram suporte ao projeto de ocupao acelerada da regio. Modernizaram-se as instituies. Em 1966, o Banco de crdito da Borracha transformado em Banco da Amaznia (BASA), e a SPVEA transformada na Superintendncia de Desenvolvimento da Amaznia (SUDAM), ambos permanecendo at hoje. Ainda na dcada de 1960, criada a Zona Franca de Manaus, um enclave industrial em meio economia extrativista e prximo fronteira norte. Mas o projeto geopoltico se apoiou, sobretudo, em estratgias territoriais que implementaram a ocupao regional, num caso exemplar do que Henri Lefebvre conceituou como a produo do espao pelo Estado (Lefebvre, 1978). Segundo esse autor, aps a construo do territrio, fundamento concreto do Estado, este passa a produzir um espao poltico o seu prprio espao para exercer o controle social, constitudo de normas, leis, hierarquias. Para tanto, impe sobre o territrio uma malha de duplo controle tcnico e poltico constituda de todos os tipos de conexes e redes, capaz de controlar fluxos e estoques, e tendo as cidades como base logstica para a ao. Essa malha, que denominamos malha programada, foi implantada entre 1965-85, no estado brasileiro da Amaznia, visando completar a apropriao fsica e o controle do territrio.

138

Bertha K. Becker

As principais estratgias, algumas das quais reproduzem os do legado histrico so (Becker, 1990): IMPLANTAO DE REDES DE INTEGRAO ESPACIAL. Tratam-se de todos os tipos de rede, destacando-se quatro no investimento pblico. Primeiro, a rede rodoviria, ampliada com a implantao de grandes eixos transversais como Transamaznica e Perimetral Norte, e intra-regionais como Cuiab Santarm e Porto Velho Manaus. Segundo, a rede de telecomunicaes comandada por satlite, que difunde os valores modernos pela TV e estreita os contatos por uma rede telefnica muito eficiente. Cerca de 12 000 km de estradas foram construdos em menos de cinco anos, e um sistema de comunicao em microondas de 5 110 km em menos de trs anos. Terceiro, a rede urbana, sede das redes de instituies estatais e organizaes privadas. Finalmente, a rede hidroeltrica, que se implantou para fornecer energia, o insumo bsico nova fase industrial. SUBSDIOS AO FLUXO DE CAPITAL E INDUO DOS FLUXOS MIGRATRIOS. A partir de 1968, mecanismos fiscais e creditcios subsidiaram o fluxo de capital do Sudeste e do exterior para a regio, atravs de bancos oficiais, particularmente, o Banco da Amaznia S. A. (Basa). Por outro lado, induziu-se a migrao atravs de mltiplos mecanismos, inclusive projetos de colonizao, visando ao povoamento e formao de um mercado de mo-deobra local. SUPERPOSIO DE TERRITRIOS FEDERAIS SOBRE OS ESTADUAIS. A manipulao do territrio pela apropriao de terras dos Estados foi um elemento fundamental da estratgia do governo federal, que criou por decreto territrios sobre os quais exercia jurisdio absoluta e/ou direito de propriedade. O primeiro grande territrio criado foi a Amaznia Legal, superposta regio Norte. Em 1966, a Sudam demarcou os limites da atuao governamental, somando, aos 3 500 000 km2 da regio Norte, 1 400 000 km2, e assim construindo a Amaznia Legal. Em seguida, em 1970-1971, o governo determinou que um faixa de 100 km de ambos os lados de toda estrada federal pertencia esfera pblica, segundo a justificativa de sua distribuio para camponeses em projeto de colonizao. S para o Estado do Par, isto significou a perda de 83 000 000 ha (66,5% desse Estado) para as mos federais. Atravs dessa estratgia, o governo federal passou a controlar a distribuio de terras, adquirindo grande poder de barganha. Aps o primeiro choque do petrleo em 1974, uma estratgia seletiva se implantou: a Polamaznia. Quinze plos de desenvolvimento canalizam os investimentos, cada plo especializado em determinadas atividades de produo. O governo considerou a colonizao lenta e onerosa, e estimulou imigrantes dotados de maior poder econmico, resultando na expanso das empresas agropecurias e de minerao. A seletividade aumentou com o segundo choque do petrleo e a sbita elevao dos juros no mercado internacional levando escalada da dvida externa, que finalmente esgotou esse modelo.

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

139

Procurando reduzir a despesa pblica, aumentar rapidamente as exportaes e desenvolver tecnologia, o planejamento passou a concentrar recursos em poucas e grandes reas selecionadas e tambm a ampliar a ao militar entendida como necessria soluo dos conflitos, como foi o caso, respectivamente, do Programa Grande Carjas (PGC) (1980) e do Projeto Calha Norte (PCN) (1985), ltimo grande projeto dessa fase. H que chamar a ateno para o papel simblico, embora poderoso, dos recortes territoriais superpostos ao poder dos estados que, na verdade, no redefiniram o territrio e foram, inclusive, extintos em fase posterior. Ao domnio do modelo de ocupao baseado na viso externa e nas relaes com a metrpole e o mercado internacional, correspondeu o modelo de redes ao nvel da geometria territorial. Redes de circulao e de telecomunicao, por onde passaram a se mobilizar os novos fluxos de mo-de-obra, capital e informao. Foi a implantao concreta das rodovias que alterou profundamente o padro da circulao e do povoamento regional. As conexes fluviais perpendiculares calha do Rio Amazonas, foram, em grande parte, substitudas por conexes transversais das estradas que cortaram os vales dos grandes afluentes e a floresta. As distncias e o tempo de conexes se reduziram de meses para horas. Mas a violncia dessa ocupao acelerada resultou em duas concentrao em termos de reas: a) o conhecido ciclo de desmatamento/explorao da medeira/pecuria associado a intensos conflitos sociais e ambientais, calculando-se o alcance do desmatamento at cerca de 50 km a cada lado das rodovias (Alves, 1999); b) as concentraes representadas pelos projetos de colonizao. Marcados pela instabilidade, alto grau de evaso gerando grande mobilidade intra-regional da populao e fraco desempenho econmico, ao nvel geopoltico, contudo, foram importantes para a ocupao do territrio e, sobretudo, ao nvel social foram base crucial para formao de novas sociedades locais e para um aprendizado sociopoltico, que tem significantes repercusses atuais. O povoamento regional passou a ter um padro concentrado, sobretudo ao longo das rodovias, separado por grandes extenses florestais. Numa outra escala, o adensamento das estradas na borda da floresta gerou o grande arco de desmatamento e focos de calor (Fig.1) Os ns nas redes correspondem a povoamentos concentrados, vinculados, sobretudo, industria e s cidades. No caso dos grandes projetos industriais, formou-se a chamada economia de enclaves. Seu mais contundente exemplo o da Zona Franca de Manaus, econmica e geopoliticamente estratgica, implantada que foi em meio a uma econmia extrativista e num posto avanado da fronteira norte. Independente de recursos naturais, foi capaz de gerar riqueza e organizar um mercado de trabalho sem provocar impactos ambientais, utilizando circulao fluvial e area. O grande projeto industrial, baseado em recursos naturais, tem forma espacial especfica, caracterizada por: a) a escala gigante; b) o iso-

140

Bertha K. Becker

lamento e dissociao das foras locais; c) a conexo com sistemas econmicos globais e a implantao da ferrovia para exportao da produo; d) a presena de ncleos espontneos ao lado do ncleo planejado, expressando a segmentao da fora de trabalho (Becker,1990). Na verdade, no so enclaves, porque provocam desestruturao. Problemas de poluio e eroso so gerados, a excluso da sociedade local perversa e a atrao de imigrantes intensa. Vale registrar, contudo, que a ferrovia provoca menor desmatamento do que a rodovia.

Figura 1. Amaznia Legal -Acessibilidade Viria Quanto s cidades, tiveram um papel logstico essencial no processo de ocupao. A Amaznia tornou-se uma floresta urbanizada, com 61% da populao em 1996 vivendo em ncleos urbanos, apresentando ritmo de crescimento superior ao das demais regies do pas a partir de 1970, e uma desconcentrao urbana, na medida em que cresceu a populao no mais apenas nas capitais estaduais, mas nas cidades de menos de 100.000 habitantes. verdade que as cidades se tornaram um dos maiores problemas ambientais da Amaznia, dadas a velocidade da imigrao e a carncia de servios. Mas so tambm importante mercado regional (Becker, 1997).

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

141

Que lies podem ser extradas desse processo? O privilgio atribudo aos grandes grupos e a violncia da implantao acelerada da malha tecno-poltica, que tratou o espao como isotrpico e homogneo, com profundo desrespeito pelas diferenas sociais e ecolgicas, teve efeitos extremamente perversos nas reas onde foi implantada, destruindo, inclusive, gneros de vida e saberes locais historicamente construdos. Esses so lies a aprender como no planejar uma regio. Tais constataes, contudo, no devem fazer tbula rasa das mudanas estruturais que acompanharam esse conflituoso processo. H que reconhec-las porque so potencialidades com que a regio pode contar para seu desenvolvimento (Quadro 1).

INTERESSE NACIONAL E POLTICAS PBLICAS CONTEMPORNEAS (1985 - ...)


Dois processos opostos tm como marco o ano de 1985. Por um lado, o esgotamento do nacional-desenvolvimentismo e da interveno do Estado na economia e no territrio. Por outro lado, neste mesmo ano, um novo processo tem incio com a criao do Conselho Nacional dos Seringueiros, simbolizando um movimento de resistncia das populaes expropriao da terra. Somado presso ambientalista internacional e nacional, resgatou o modelo endgeno sob vrias formas, predominante na dinmica regional entre 1985 e 1996 (Becker, 2000b). O ano de 1996 um novo marco. Neste ano, o projeto ambientalista prope a formao de imensos corredores ecolgicos para proteo ambiental. Mas no mesmo ano, o governo federal, aps uma dcada de omisso, retoma o planejamento com o Programa Brasil em Ao, resgatando e fortalecendo o modelo exgeno e propondo a implantao de igualmente grandes corredores de desenvolvimento. Corredores de transporte e corredores de conservao implementam, respectivamente, os modelos exgeno e endgeno, orientados por polticas pblicas paralelas e conflitantes. Polticas que expressam o embate de interesses econmicos e poltico-ideolgicos diversos em parcerias externas/domsticas e influem na alterao do contedo do interesse nacional e da apropriao e uso do territrio. A coexistncia conflitiva dos modelos endgeno e exgeno marca hoje a regio. Foras atuantes, em diferente escalas geogrficas, influem no novo contexto. Ao nvel global, tornam-se mais acentuadas as feies da globalizao, com a interconexo no s da economia e das finanas, como das arenas polticas nacionais e internacional, a redefinio do papel do Estado, a mercantilizao da natureza, os financiamentos descentralizados, a velocidade acelerada de transformao das atividades e dos territrios por efeito das redes tcnicas. Velocidade de transformao, contudo, que no homognea, dependendo do acesso s redes, mas tambm dos atributos do territrio em termos de potencialidade humana, patrimnio natural e cultural, e de iniciativa poltica.

142

Bertha K. Becker

Quadro 1 Mudanas Estruturais na Amaznia


Mudana Estrutural 1. Conectividade - Estrutura de Articulao do Territrio Principais Impactos Negativos Migrao/mobilidade do trabalho Desflorestamento Desrespeito s diferenas sociais e ecolgicas Construes acrscimo e diversificao da populao casos de mobilidade ascendente acesso informao alianas / parcerias urbanizao urbanizao e industrilaizao de Manaus, Belm, So Luiz, Marab 2 no pas/valor total produo mineral 3 no pas/valor total produo bens consumo durvel transnacionalizao da CVRD quebra da primazia histrica de Belm-Manaus ns das redes de circulao/informao reteno da expanso sobre a floresta mercado verde "locus" de acumulao interna, 1 vez na histria recente base de iniciativas polticas e da gesto ambiental diversificao da estrutura social formao de novas sociedades locais - sub regies conscientizaoaprendizado poltico org. das demandas em projetos alternativos com alianas/parceiros externos despertar da regioconquistas da cidadania formao de um vetor tecnoecolgico demarcao de terras indgenas multiplicao e consolidao de Ucs PGAIs nos estados; PDA capacitao de quadros (ZEE) Amaznia como uma regio do Brasil

2. Industrializao - estrutura da economia

Grandes Projetos "economia de enclave" Subsdio a grande empresa desterritorializao e meio ambiente afetado (Tucuru)

3. Urbanizao - estrutura do povoamento

inchao - prob. ambiental rede rural - urbana ausncia de presena material da cidade - favelas sobre urbanizao - ie, sem base produtiva

Macrozoneamento povoamento lnear; arco em torno floresta 4. Orgz. Soc. Cvil - estrutura da sociedade

arco do desflorestamento e focos de calor conflitos sociais/ambientais conectividade + mobilidade + urbanizao

5. Malha Socio-Ambiental estrutura de apropriao do territrio

conflitos de terra e de territorialidade conflitos ambientais

6. Nova Escala

conflitos/construes

Geopolticas dos grupos sociais Resistncias livre apropriao tanto ao nvel da construo material quanto da organizao social

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

143

Nesse contexto, alterou-se o significado da Amaznia, com uma valorizao estratgica de dupla face: a da sobrevivncia humana e a do capital natural, sobretudo as florestas a megadiversidade e a gua. Sua extenso, que deve ser encarada em conjunto com a Amaznia sul-americana, constitui incrvel patrimnio de terras e de capital natural, sua posio geogrfica estratgica entre os grandes blocos regionais, e a biodiversidade base da fronteira da cincia na biotecnologia e biologia molecular. Configura-se, ento, uma forte disputa entre as potncias pelo controle do capital natural da regio, ao mesmo tempo em que movimentos sociais pressionam por sua preservao. Tais foras encontram terreno frtil para ao na regio, graas s mudanas estruturais geradas pelas polticas pblicas anteriores e pelas lutas sociais, sobretudo a conectividade, a urbanizao e a organizao da sociedade civil em movimentos e projetos alternativos. As polticas pblicas expressam uma alterao no contendo do interesse nacional. Este entendido como o conjunto de interesses compartilhados pela sociedade nacional em suas interaes com o mundo, baseado em valores fundamentais historicamente construdos e condicionantes geoeconmicos e geopolticos. No Brasil, destacam-se como valores bsicos: a busca do desenvolvimento econmico, a autonomia, a paz, a coexistncia com diversidade cultural. A esses valores, incorpora-se, hoje, um conjunto de exigncias associadas cidadania, envolvendo a conservao do meio ambiente, os direitos humanos e a democracia, bem como acentuao da importncia da paz e da estabilidade no seu entorno para complementaridade econmica e aliana poltica. Vale ainda registrar a territorialidade como um valor histrico do interesse nacional. As polticas pblicas para a Amaznia refletem o interesse nacional em seus valores histricos atualizados pela incorporao das demandas da cidadania, e essa transio se expressa hoje nas polticas pblicas desarticuladas. Ambas visam o desenvolvimento numa estratgia territorial seletiva, mas o desenvolvimento previsto por uma e pela outra no so apenas diversos, como tambm opostos e conflitivos.

A P OLTICA AMBIENTAL: O RESGATE DA ENDOGENIA?


O Ministrio do Meio Ambiente e da Amaznia Legal visa o desenvolvimento sustentvel. Ao contrrio do que difundido pela mdia, h um esforo considervel do pas com vistas conservao ambiental, gerando o VTE. A fora tecno-ecolgoca fruto das presses legtimas e geopolticas, internacionais, nacionais e regionais e de respostas governamentais a essas presses. Combinam-se, nesse vetor, a presso ambientalista, a disputa externa e governamental pelo controle do capital natural e do territrio, e as demandas sociais dos amaznidas por melhores condies

144

Bertha K. Becker

de vida. A cooperao internacional financeira e/ou tcnica est presente em todos os projetos do ambientais. Os modelos exgeno e endgeno se combinam sob novas formas. Ao nvel territorial, domina o endgeno, em extensas reas isoladas associadas a populaes e recursos naturais locais. As relaes com os centros externos de poder nacional e internacionais so intensas, mas no dependem de articulaes territoriais, fsicas e sim das telecomunicaes. A principal estratgia do conjunto de atores, so as redes de telecomunicao, utilizadas, contudo, com objetivos diferentes. Os agentes externos so motivados pelo acesso informao sobre o capital natural e o saber local, por interesses geopolticos ou ambientais. A abertura e o controle de regio se fazem, assim, num outro patamar, por redes de informao que s se materializam no territrio em pontos dispersos, no necessariamente localizados nas cidades. Para os grupos sociais locais, o uso das redes tem outra motivao: o acesso ao apoio externo para sua sobrevivncia, e a materialidade dos seus projetos se faz por modelos endgenos. Tais situaes so explicitadas a seguir.

REDES DE INFORMAO E CONTROLE EXTERNO DO TERRITRIO


Tais redes conformam grandes projetos de proteo ambiental. O Programa Piloto para Proteo das Florestas Tropicais Brasileiras (PP-G7), negociado em Genebra em 1991, formalmente lanado em 1993, passou a ser operacionalizado em 1994. financiado pela Unio Europia, Canad, Frana, Alemanha, Itlia, Japo, Estados Unidos e Reino Unido e administrado pelo Banco Mundial, com investimentos previstos de US$ 250 milhes, pelos pases doadores e pela contrapartida brasileira. o maior programa ambiental implementado em um s pas. Constitui um instrumento de desregulao patente nos objetivos de preservao dos recursos genticos e conteno do desmatamento, bem como na nfase que atribui participao das ONGs como contraponto para controle da aplicao do programa. Os recursos liberados 110.41 milhes de dlares em 1999 permanecem muito aqum do total negociado em Genebra. Os projetos pilotos que o compem tardaram a iniciar, e se encontram em vrios estgios de andamento. Uma reviso recente da organizao institucional conclui que o Programa reflete falta de uma estratgia conjunta, um gerenciamento fraco, um desenho e um plano de financiamento complexos, e responsabilidades pouco definidas e assumidas pelos participantes. lcito, contudo, registrar o sucesso da demarcao das Terras Indgenas, dos Projetos Demonstrativos, das Reservas Extrativistas, assim como a tentativa de ampliar a escala de ao e o envolvimento e parceria entre atores pblicos, privados e no governamentais no Programa. Todos os projetos do PP-G7 se materializam no territrio, segundo um modelo endgeno.

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

145

O projeto SIPAM/SIVAM proteo e vigilncia da Amaznia um gigantesco projeto de governo brasileiro para o controle da Amaznia, baseado em tecnologia moderna, sob o qual jaz uma estratgia contra a interveno territorial externa, em nome da droga e do meio ambiente. Iniciativa nacional, previsto para ser implantado em cinco anos, com um custo total de US$ 1,4 bilhes e necessitando de tecnologia avanada, o Projeto fez como a Raytheone, graas as facilidades de financiamento que acompanhavam a proposta americana. Pela primeira vez, aps 15 anos, o Eximbank americano voltou a fazer um emprstimo ao Brasil, e com grandes facilidades, respondendo por 85% do financiamento. Foi atravs do financiamento do Projeto SIVAM que os EUA conseguiram participar, de alguma forma, no War on Drugs (guerra s drogas) no Brasil. E a Amaznia entra, no sculo XXI, sob o comando de um sofisticado sistema de informao, no fora o atraso em sua implementao. Alguns ncleos urbanos regionais servem de apoio ao Projeto. Dois outros grandes projetos focalizam diretamente a bioversidade e o clima: O PROBEM Programa Brasileiro de Ecologia Molecular da Biodiversidade Amaznica, um programa multi-institucional brasileiro, que conta com o apoio de uma rede de laboratrios nacionais e internacionais, do setor privado internacional e dos vrios nveis do governo brasileiro. Seu principal objetivo capacitar o pas em pesquisa e desenvolvimento (P&D) na reas de Biotecnologia e Qumica de Produtos Naturais, visando prioritariamente o desenvolvimento de produtos industriais de alto valor agregado, alm de contribuir para o desenvolvimento sustentvel e a conservao da biodiversidade. Este programa seria o marco inicial da recuperao da capacidade decisria do pas sobre a transformao do capital natural em suporte efetivo para o desenvolvimento sustentvel, construindo uma resposta estratgica s presses desligitimadoras da autoridade nacional sobre a Amaznia. Foi, contudo, imobilizado por impasses polticos. localizado na cidade de Manaus, embora suas redes de laboratrios e financeiras se estendam pelo Brasil e no exterior. Por sua vez, o LBA Large Scale Biosphere Atmosphere Experiment in the Amazon , uma iniciativa internacional de pesquisa global, liderada pelo Brasil, que visa gerar novos conhecimentos necessrios compreenso do funcionamento climatlogico, ecolgico, biogeoqumico e hidrolgico da Amaznia, do impacto das mudanas dos usos da terra nesse funcionamento, e das interaes entre a Amaznia e o sistema biogeofsico global da Terra. O LBA tornou a Amaznia objeto do primeiro projeto a ser apoiado pelos trs maiores programas de pesquisa do International Geosphere Biosphere Programme.

AS REAS ENDGENAS
Correspondem associao de interesses diversos. Por um lado, os interesses internacionais, sejam geopolticos ou ambientalistas legtimos.

146

Bertha K. Becker

Por outro lado, as demandas e lutas sociais de grupos locais e regionais por melhoria de qualidade de vida. Os conflitos das dcadas de 70 e 80 transfiguraram-se, organizando suas demandas em diferentes projetos de desenvolvimento alternativos, conservacionistas, elaborados a partir de baixo. Para sua sobrevivncia, graas s redes transnacionais, contam com parceiros externos, tais como ONGs, igrejas, partidos polticos, governos. Tratam-se de novas territorialidades que resistem expropriao e de experimentos associados bio-sociodiversidade. Cada um desses experimentos se desenvolve em um dado ecossistema, com populaes de origem tnica e/ou geogrfica diferente, estrutura socio-econmica e poltica, tcnicas e parcerias diversas. Enfim, a estratgia bsica desses grupos a utilizao das redes de comunicao que lhes permitem articular com atores em vrias escalas geogrficas (Becker, 1999). Mas foi o PP-G7 que se transformou no grande indutor dos projetos endgenos, atravs de uma estratgia descentralizada que envolve as principais reivindicaes sociais. Dentre os diversos tipos de concentraes endgenas, destacam-se as reas protegidas e os projetos comunitrios alternativos que transformaram a Amaznia em verdadeira fronteira experimental de um novo padro de desenvolvimento. As reas protegidas localizam-se na floresta. Referem-se, por um lado, demarcao de Terras Indgenas, uma conquista dos direitos coletivos das comunidades indgenas, que comeou a ser aceita pelo governo em 1991 e tem resultado na demarcao de seus territrios e fortalecido seu papel como atores polticos no cenrio regional. Entre 1995 e 1998, o governo reconheceu 58 Reservas Indgenas, correspondendo a 26 milhes de ha, e demarcou 115, equivalendo a 311.000 km2, de modo que 63% das terras indgenas esto hoje demarcadas, representando 78% da rea total de reservas nacionais. Por outro lado, as reas protegidas se referem s Unidades de Conservao (UCs), de vrios tipos, que se multiplicaram na Amaznia a partir de meados de 1980, mas cujo gerenciamento se constitui no ponto nevrlgico, dadas sua extenso e falta de pessoal. Hoje, cerca de 22% de territrio amaznico e mais de 6% so ocupados, respectivamente, por terras indgenas e unidades de conservao. um trao comum s reas protegidas relaes estreitas com a Unio, atravs da Funai e do Ibama. Dentre elas, destacam-se as Reservas Extrativistas (Resex), fruto da luta dos seringueiros por sua sobrevivncia na floresta, contra a expanso dos fazendeiros de gado e os projetos de colonizao do Incra. Como se sabe, sua estratgia territorial foi o empate e a obteno da concesso real de uso coletivo, obtida em 1985, que resultou na criao da Resex (1989), um modelo inovador de reforma agraria para os extrativistas. Apoiado inicialmente pela Igreja Catlica, e a seguir pelos sindicatos rurais, o projeto foi incorporado pelo PP-G7 em quatro Resex amaznicas, e hoje conta com uma variada rede de parceiros internacionais. Em 1994, o governo criou nove Resex, sendo oito na Amaznia e uma em Santa Catarina.

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

147

Assim como a demarcao de terras indgenas, o modelo das Resex igualmente um marco histrico: a concesso de terras pelo governo federal a populao caboclas, num pas historicamente marcado pelo latifndio. Um modelo original de gesto foi tambm concebido para a Resex baseado na estreita relao sociedade-Estado. Combina o poder da Unio, como proprietrio da terra e responsvel pela Resex, com o poder da comunidade, atravs das associaes de moradores que so responsveis pelos contratos de uso, e o dos grupos de famlias, encarregados da gesto econmica e dos recursos. Certamente, este modelo um dos experimentos que mais preserva a biodiversidade, embora o extrativismo seja uma fraca base econmica para a sustentao da populao. Quanto aos projetos alternativos de pequenos produtores, foram tambm incorporados no PP-G7 como Projetos Demonstrativos (tipo A), j em nmero de 137 (ano 2000) (Fig. 2). So extremamente variveis, mas possvel identificar alguns elementos que os caracterizam, tais como: a) a distribuio pontual e dispersa, mas, com poucas execees, sempre no arco do deflorestamento, prximo s estradas; b) a localizao, portanto, em reas alteradas, onde permanecem restos florestais; c) em conseqncia, a dominncia de sistemas agroflorestais combinados com pesca e apicultura; d) a experincia cumulativa, na medida em que a maioria deles se localiza em antigos projetos de colonizao ou atuais assentamentos do Incra. A gesto dos PDA tambm variada, nela tendo grande influncia as redes sociais de igrejas e ONGs internacionais, e relativamente menor influncia nas relaes com o governo. A experincia de pequenos produtores melhor sucedida o Projeto Reflorestamento Econmico Consorciado Adensado (RECA), localizado na fronteira entre o Acre e Rondnia. Basea-se no manejo os recursos naturais, atravs do reflorestamento consorciado com as espcies nativas e no nativas, e no beneficiamento do cupua e da pupunha, exportados para o mercado interno. Tratamse de seringueiros e antigos colonos do sul do pas, com experincia agrcola, inclusive como colonos do Incra em Rondnia. Uma igreja francesa prov assistncia financeira e tcnica. A organizao social e poltica totalmente diversa das Resex: os produtores tm a propriedade da terra, esto organizados em cooperativa, distribuindo-se em grupos de lotes com representao na administrao central, e regras rgidas definem as condies de entrada e sada da cooperativa. A mais recente e audaciosa proposta de modelo endgeno (1996), a dos Corredores de Conservao ou Ecolgicos, que correspondem a uma revoluo no planejamento em conservao. Ao invs de ilhas de conservao, estabelecem-se estruturas em rede, agregando s ilhas suas zonas-tampo, bem como outras reas sob graus variados de utilizao humana, e considerando as interrelaes entre o mosaico de reas protegidas. Tratam-se de grandes extenses de ecossistemas florestais biologicamente prioritrios, em nmeros de cinco para a Amaznia, cada um

148

Bertha K. Becker

Figura 2
Amaznia Legal
PDAS - Distribuio Espacial e Valor Aplicado

Roraima

#
# ## # # #
## # ##
# #

Amap

#
##
Acre

# ## # #
# # #

# #
# #

Amazonas

# # # # # # # # ## # # ##Par # # # # # ## # # # # # # # ## # ## # #### Maranho # # # # ## # # # ## # ##


# #

## # #

Equador 45

# ## ## # ## # ## # # # ##

# # ##
#

Tipos de reas Ocupadas


# # # # # #

Reserva Extrativista rea de Reforma Agrria Reserva Indgina rea de Assentamentos Dirigidos/Espontneos rea de Assentamentos Tradicionais Dispersos Outras reas Limite da Amaznia Legal

# # Rondnia # ## # # # # #
15 S 65 W

#
Tocantins

# #
#
Mato Grosso

Valor Aplicado (US$)


S #

S #

4.500 - 20.000 20.001 - 100.000 100.001 - 200.000 200.001 - 300.000

# S

S #

Fonte: M M A R H A L - PPG7 - Sub-programa Projetos Demonstrativos PD/A Organizadora: Bertha K. Becker Elaborao Cartogrfi ca: Jlio Csar de Almeida Valri o Data: Abril de 2001

# S

300.001 - 380.730

1:17.000.000

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

149

deles com reas muito superior a de vrios pases europeus. Por enquanto, a proposta ainda no foi aprovada e, ao que tudo indica, se reduzir ao Corredor Central (a noroeste de Manaus), devido aos custos, s resistncias, e ao fato de que os demais corredores previstos incidem em reas j antropizadas. Como resultado da poltica ambiental, implantou-se na regio uma malha scio-ambiental. A fronteira scio-ambiental, reproduzindo o modelo de desenvolvimento endgeno voltado para uma viso interna da regio e para os habitantes locais, introduziu uma nova e fundamental potencialidade para a Amaznia. E sua importncia transcende as populaes envolvidas os experimentos em curso so formas locais de soluo de um problema global, qual seja a proteo da biodiversidade. Se a lio ensinada por esse vetor sua positividade social e ambiental h, contudo, que registrar dois problemas que impedem a sua plena expanso: a dificuldade de insero nos mercados, em virtude de carncias gerncias, de acessibilidade e competividade, e a sua caracterstica pontual, que no alcana escala significativa de atuao ao nvel de to vasta regio.

A P OLTICA DESENVOLVIMENTISTA: A L OGSTICA DA EXOGENIA


Aps uma dcada de retrao, em 1996, o governo federal, atravs do Ministrio do Planejamento e do Oramento, retoma o planejamento econmico e territorial no pas com o Programa Brasil em Ao, pautado em corredores de desenvolvimento para acelerar a circulao no territrio. A efetivao do planejamento se dar com o Programa Avana Brasil (PAB), cuja execuo ser deslanchada no perodo de 2.000 2.003, e complementada at 2.007. Este planejamento um componente crucial nos cenrios de curto prazo para a Amaznia, e constitui a estratgia decisiva para o desenvolvimento regional (Becker, 2000a). Resgata-se, assim, o modelo exgeno associado ao projeto tecnoindustrial que permanecera arrefecido na dcada anterior. Este vetor rene projetos de atores interessados na mobilizao de recursos naturais e de negcios, tais como empresas e bancos nacionais e internacionais, segmentos de governos estaduais, federal e das Foras Armadas. As motivaes bsicas do PAB so: a) estimular e assegurar as exportaes nacionais, ampliando-as para o hemisfrio Norte; b) estreitar as relaes com os pases Sul-americanos, visando a consolidao do Mercosul em toda a Amrica do Sul. justificado pelo governo para a retomada do crescimento econmico, atravs da gesto integrada do Plano Plurianual de Investimentos (PPA 4 anos) e dos Oramentos, um primeiro componente da estratgia governamental. Um segundo, a participao do setor privado. O governo Unio, estados e municpios participa com 66,6%, do valor do

150

Bertha K. Becker

programa, o restante sendo suprido pelo setor privado, as estatais e alguns fundos, prevendo-se a participao crescente do setor privado. A cooperao internacional est presente na concepo tcnica do Programa e, espera-se, nos investimentos produtivos. A estratgia territorial um componente central do PAB e visa intensificar a fluidez do territrio. extremamente seletiva, pautada numa logstica complexa e em reas prioritrias, e no mais apenas em redes. Inclui no apenas redes de circulao e comunicao, como de energia e seus pontos de suporte, mas tambm sistemas multimodais de transporte e comunicaes, visando o aumento da sua velocidade e eficincia. Seus principais instrumentos so: o PPA, que expressa a estratgia federal e define as reas prioritrias para alocao dos recursos oramentrios da Unio para os prximos quatro anos; e os Eixos de Integrao e Desenvolvimento (ENIDS), que constituem a principal agenda do Programa, e para os quais foram destinados R$ 317 bilhes nos prximos oito anos. Enquanto no primeiro PPA os projetos foram selecionados a partir das reivindicaes dos governos estaduais e dos interesses da Unio, neste segundo, a estratgia dos ENIDs se fundamentou em objetivos logsticos nacionais, sem levar em conta as estratgias regionais de insero na estrutura produtiva nacional e na economia global.

NOVOS RECORTES TERRITORIAIS: REGIES PRIORITRIAS


Vrios elementos do Programa fundamentam a preocupao em relao ao impacto negativo que poder causar na Amaznia: - a teoria do desenvolvimento regional j demonstrou, h dcadas, que o transporte em si no fator de desenvolvimento, que se localiza nos pontos terminais dos eixos; - a concepo anti-regional do Programa flagrante quando se observa que o conceito de Eixo equivalente ao de grandes regies, conformando uma nova diviso territorial do Brasil em nove grandes reas contguas (Consrcio Brasiliana, Relatrios Preliminares, 1998), que no expressam integralmente o recorte regional oficial, nem muito menos os diversos agentes sociais envolvidos na gesto efetiva do territrio; - o Programa no prev a Amaznia Legal como uma unidade; - as duas principais fontes de crescimento previstas pelo governo so os investimentos (aumento das taxas e melhora da eficincia) e as exportaes, que parecem mais importantes a curto prazo, pois o governo pretende alcanar 100 bilhes de dlares em 2002, contra os 51.1 bilhes de 1998. Para tanto, incentivos velhos e novos sero certamente necessrios; - na regio Norte, cuja fatia nos recursos corresponde a 12%, em nome da necessidade de adensamento econmico regional, a infra-estrutura corresponde a 48% dos recursos e o desenvolvimento social a 30,9%;

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

151

- a dimenso ambiental no considerada; apenas apontada no como um fator restritivo, mas sim como abrindo um leque de oportunidades, e como estando presente na concepo dos projetos.

LOGSTICA
Juntando as regies Norte e Centro-Oeste, a Amaznia ser a detentora dos principais ENID, que em nada correspondem justificativa de adensamento econmico regional, tratando-se, sim, de grandes corredores de exportao. So eles: 1- Eixos do Norte. Referem-se ao extremo Norte e Amaznia Ocidental. 1.1- Arco Norte. Trata-se de uma regio descontinua, correspondendo a duas sadas para o Atlntico atravs de ligao do Amap com a Guiana Francesa bem com previso de interconexo com o Suriname, Guiana e Guiana Francesa; 1.2- Madeira-Amazonas. Os principais projetos so as do Urucu Porto Velho e Coari-Manaus, pavimentao de diversas rodovias inclusive a Porto Velho-Manaus, e ampliao de aeroportos e terminais fluviais em Manaus, Porto Velho e Santarm. Corresponde a 32 % do territrio nacional dos quais 60 % so cobertos por floresta densa e 38 % so de uso especial (Terras indgenas e UCs). 2- Eixos do Centro-Oeste. Referem-se Amazonia Oriental. 2.1- Araguaia-Tocantins. Envolve as hidrovias do Araguaia e do Tocantins/ferrovias Carajs e Norte-Sul/ complexo porturio de So Luis, estando previsto como fator de integrao intermodal entre os sistemas do Centro-Oeste e do Norte, permitindo o escoamento da produo agropecuria e agro-industrial dos cerrados e mnero-metalrgica da Amaznia Oriental atravs do porto de Itaqu; 2.2- Oeste. Corresponde rodovia BR 364 que possibilita a ligao de reas de fronteira agrcola e atividades agropecurias com o resto do pas. Tambm a foram incorporadas as reas correspondentes ao antigo Eixo da Hidrovia do Paraguai/ Paran, o que afeta diretamente o Pantanal e suas bordas. Uma viso conjunta dos ENID permite identificar a formao de dois imensos corredores multimodais de circulao o Centro-Norte, de direo N-S, envolvendo a Amaznia Oriental, e o Noroeste envolvendo os eixos da Amaznia Ocidental inclusive a BR 174, que abre um novo arco de circulao regional na Amaznia Ocidental, em plena rea florestal. A pavimentao de outras importantes artrias rodovias Cuiab Santarm, Porto Velho Manaus e Macap Oiapoque compem o essencial do novo arcabouo de circulao regional que coincide, alis, com as direes das atuais correntes de povoamento.

152

Bertha K. Becker

Ora, tendo em vista a poderosa logstica que se implanta na Amaznia, a prioridade atribuda pelo governo s exportaes, o grande potencial de mercado para a soja, j presente na regio, lcito deduzir que tais corredores iro servir em grande parte, sua exportao a partir do cinturo de sua produo no cerrado que cerca a Amaznia. O risco da veloz expanso competitiva da soja decorre de vrios fatores reveladores de que os conflitos quanto ao futuro da Amaznia no so apenas domsticos, mas tambm internacionais. Enquanto o G7 e a Unio Europia por um lado fazem doaes para proteger a floresta atravs do PPG7 e outras iniciativas, por outro lado, na Organizao Mundial do Comrcio, estimulam a expanso da soja no Brasil para alimentar seus rebanhos suno e bovino, na medida em que subsidiam seus produtores sua base poltica para no efetuar essa produo extensiva. Da mesma forma o Japo, participando do PP-G7, para ele pouco contribui, embora seja um dos principais suportes financeiros para a expanso da soja noa cerrados brasileiros.

LIES DO APRENDIZADO E CENRIOS POSSVEIS


O resgate do aprendizado das polticas pblicas parece importante para projeo do futuro.

LIES

APRENDIDAS

a) A necessidade de discernir entre planos, projetos e mapas, e a realidade concreta. Planos e mapas criam recortes espaciais de grande fora no imaginrio social, embora frequentemente no se materializem. Foi o que ocorreu com muitos projetos da malha programada, e podem ocorrer no que se refere aos corredores, tanto os de conservao quanto os de desenvolvimento. A dinmica territorial concreta na Amaznia caracteriza-se por um padro de ocupao linear, ao longo dos eixos de circulao fluvial e rodoviria, separada por grandes massas florestais com populao dispersa, terras indgenas e UCs. O adensamento das estradas na borda da floresta gerou o grande arco do desmatamento e focos de calor. Dentre os elementos da dinmica territorial atual destacam-se: a urbanizao galopante e descentralizada (61% da populao total em 1996); a migrao para o extremo norte com novos corredores de povoamento em direo Roraima e Amap; a reproduo do ciclo desmatamento/ explorao da madeira/pecuria predominante no uso da terra; a introduo da agricultura capitalizada (soja, arroz, milho); os projetos conservacionistas; o narcotrfico. b) evidente que o modelo das redes fsicas de circulao mais pernicioso ao meio ambiente. As estradas abrem a floresta permitindo o

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

153

avano das madeireiras, pequenos e grandes produtores, causando um desmatamento de at 50 Km a cada lado da rodovia. Os ns, pelo contrrio, localizados, no afetam tanto o seu entorno. o caso da Zona Franca de Manaus, dos enclaves de explorao mineral e dos centros urbanos. Tal lio sugere, em princpio, que a indstria e o povoamento urbano podem ser privilegiados na regio. H, contudo, que reconhecer diferenas importantes nesses modelos. No caso das redes de circulao, ao que tudo indica, a ferrovia e sobretudo a hidrovia, tm muito menor impacto ambiental do que a rodovia, e devem ser privilegiadas e potencializadas. No caso da explorao mineral causa poluio nos lagos e eroso dos solos devendo ser submetida a regras de controle ambiental em si, a ser solucionado. Torna-se patente que, na regio, as redes de telecomunicao devem ser privilegiadas, substituindo, quando possvel, as redes fsicas dos ENIDS, e indicando a necessidade de acelerar o projeto SIPAM/ SIVAM. c) crescente a falta de integrao entre as duas linhas de atuao do Estado: uma, baseada no planejamento e favorecimento de novos investimentos para infra-estrutura e abertura de mercados; e, a outra, direcionada para o desenvolvimento sustentvel, as populaes locais e a proteo ambiental. Tal situao parece reproduzir os dois modelos histricos da ocupao regional, o VTI, privilegiando as relaes com as metrpoles, e o VTE correspondendo ao projeto missionrio, s que coexistindo no tempo com fortes conflitos. Mas a Histria no se repete. Cabe lembrar que o modelo de desenvolvimento endgeno das misses, implementado em reas isoladas, foi positivo graas organizao do trabalho e ao sucesso econmico, na medida em que se transformaram nas mais importantes reas de exportao das drogas do serto. O mesmo no acontece com as experincias do VTE, que protegem a natureza, so tambm isoladas, mas carecem de base econmica competitiva, acessibilidade aos mercados, capacidade gerencial e escala de atuao, uma vez que so individualizados, no estando conectados em rede, execeo dos corredores ecolgicos. Ademais, tratam-se de experimentos variados, que no podem ser generalizados para toda a regio. Desafios para sua sustentabilidade so a diversificao da produo, a capacitao dos recursos humanos, a agregao de valor aos produtos florestais e sua interconectividade, de modo a obter complementaridade. Nesse sentido, vale registrar a tendncia recente de adensamento de PDAs no Acre, no Bico do Papagaio e em torno de Marab, com potencial para formao de clusters especficos da Amaznia. Vale a pena registrar o processo de endogeneizao representado pelos pequenos produtores que migraram para a regio. Por sua vez, o modelo exgeno no teve sucesso econmico, mas manteve a unidade regional, enquanto os ENIDs, cujos efeitos na economia so incertos, contm o risco de impactos scio-ambientais negativos

154

Bertha K. Becker

e parecem no favorecer a unidade regional mas, pelo contrrio, estimular a sua fragmentao. indiscutvel a necessidade de acelerar a integrao do territrio nacional, e deste com a Amrica do Sul. Nesse sentido, os ENIDs esto em sintonia com a Geoeconomia, novo campo de pesquisa que associa a geopoltica com a economia atravs da parceria do Estado com suas empresas. A prioridade atribuda a obras de infra-estrutura como estratgia para o desenvolvimento da Amaznia, contudo, significa a reiterao de uma estratgia antiga e do padro concentrado da vida regional ao longo e em torno das vias de circulao. O ENIDs tendero a atrair investimentos e migrantes, e a intensificar a presso sobre a floresta, s que significando maiores parcelas do territrio cortada por redes e consequente reduo das extenses florestais contguas. Mas os ENIDs tambm abriro novas oportunidades econmicas para a populao. O sucesso dessa estratgia, depender de uma srie de polticas e medidas integradas que levem em considerao as lies do passado e a complexidade atual da regio, bem como do rigor na sua execuo do modo a transforma-los em instrumentos no de predao mas de ordenao do territrio. CENRIOS Cenrios so modelos temporais, no caso em pauta, espao-temporais. Ora, sabe-se que o preo do uso de modelos a eterna vigilncia, na medida em que so instrumentos especulativos elaborados com um certo propsito, so sistemas simplificados correndo o risco de se distanciarem da realidade, e suas conexes internas e correlaes podem ser inadequadas conduzindo a predies imprprias. Para um cenrio pessimista, toma-se como exemplo o trabalho de Lawrence, W.F. et alii, amplamente difundido. Embora sugira dois modelos um otimista, em que 25% das florestas seriam devastadas, e um pessimista em que a devastao corresponderia a 42% considera-se aqui que ambos os modelos so apocalpticos e apresentam falhas em sua elaborao. Sobretudo, trata-se de uma concepo linear e simplificadora, baseada na projeo mecnica de processos passados. No considera as probabilidades de alterao dessa trajetria decorrentes de mudanas scio-polticas e tecnolgicas j em curso, tais como: a mudana cultural e a organizao da sociedade civil que hoje tem peso nas decises; os avanos no controle do desmatamento graas tecnologia dos satlites, vontade poltica e criatividade como ocorre no Mato Grosso; a adoo de modelos visando o desenvolvimento sustentvel no Acre e no Amap; a dimenso temporal, referente ao rpido ritmo da implantao recente da poltica ambiental. No considera, tampouco, que j se reconhecem os problemas causadores do desmatamento, cujas solues esto sendo propostas, e tampouco os possveis efeitos regionais do processo de

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

155

mercantilizao da natureza, que podem contribuir para a recuperao de reas degradadas pelo plantio de florestas como sumidouros de carbono. O cenrio aqui proposto otimista. Seu propsito contribuir para um projeto nacional neo-desenvolvimentista com compromissos sociais e ambientais. Nesse sentido, o desafio que se coloca como compatibilizar a expanso econmica com os princpios da sustentabilidade social e ambiental ou, em outras palavras, como compatibilizar as duas linhas de ao poltica na Amaznia de modo a conduzir a um desenvolvimento sustentvel. A combinao da logstica exgena com os modelos endgenos uma condio preliminar de tal compatibilizao, cujo fortalecimento poder ser alcanado com outras medidas para integrao interna da regio e proteo do meio-ambiente. A nfase na exportao e a seletividade de reas j dotadas de potencial para a exportao na implantao dos ENIDs, ignoram o mercado interno e geram a possibilidade de excluso de amplas parcelas do territrio e da sociedade. Dentre as medidas de integrao interna, destacam-se as cidades e as vicinais. As cidades tem papel crucial: representam, hoje, 12 milhes de consumidores, so a sede das instituies polticas pblicas e privadas, oferecem alternativa de emprego e renda barrando a migrao para a floresta, so base potencial para beneficiamento local de produtos da floresta e, sobretudo, devem extender seus servios para as populaes das UCs e Terras Indgenas, e tornarem-se os centros dos assentamentos da Reforma Agraria nas reas a serem recuperadas. Elas tem o papel logstico na conexo de diferentes modais de transporte e redes de comunicao, o que lhes atribui a condio de relays da unidade regional. A extenso das vicinais de tipo variado, conforme as particularidades de cada rea, crucial para assegurar a capalaridade de cada eixo e entre eles. Ao nvel da proteo ambiental, conta-se com um modelo endgeno, que j contm um componente de cenrio desejado: o zoneamento ecolgico-econmico (ZEE). O ZEE, um instrumento de dupla face: tcnica, referente informao precisa sobre o territrio; e poltica, referente negociao entre atores. crucial para otimizar o uso do territrio e a integrao das polticas pblicas no espao, constituindo-se como o fundamento do planejamento das diferenas (Becker e Egler, 1997). Tais medidas e modelo devem ser inseridos na grande diferenciao do espao regional, que constitue o quadro de referncia bsica para a ao poltica, na medida em que expressa a redefinio do territrio amaznico segundo espaos tempo diversos, ou seja a nova geografia Amaznica. O modelo macroregional proposto, segundo as velocidades dspares de transformao, prev trs grandes diferenciaes espao-temporais sub-regionais (Fig. 3)

156

Bertha K. Becker

Figura 3 a) A Amaznia Oriental e Meridional corresponde ao arco povoado a leste e sul da floresta, respectivamente as reas desmatadas do sudeste do Par e agroindstria do cerrado matogrossense, com expanso para o Tocantins e Rondnia, e cujos limites seriam Aailndia no Maranho e Cacoal em Rondnia. A rigor, esta unidade no deveria mais integrar a Amaznia Legal, uma construo geopoltica que no corresponde presena dos ecossistemas florestais. As polticas pblicas para essa unidade devem focalizar a consolidao das reas dinmicas e a recuperao das reas degradadas, incluindo a preocupao central de impedir a expulso dos pequenos produtores pela expanso da soja, mediante a construo de vicinais, da agroindstria e o equipamento social dos ncleos urbanos; b) A Amaznia Central a rea a ser cortada por maior nmero de ENIDs, estendendo-se do nordeste do Par rodovia Porto VelhoManaus-Venezuela. Passvel de expanso da agricultura capitalizada em velocidade mxima nos eixos, como pode ser o caso da soja na CuiabSantarm, no vale do Madeira, no rio Juma, contm grande proporo de terra indgenas e unidades de conservao, o que lhe atribui grande vulnerabilidade. A ao para essa unidade deve focalizar, portanto, a ace-

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

157

lerao a viabilizao de polticas conservacionistas para compensar o impacto dos ENIDs, envolvendo o ZEE ao longo dos eixos, a demarcao das terras indgenas e UCs, o estmulo produo de mercado para as populaes autctones, bem como o equipamento urbano e as vicinais; c) A Amaznia Ocidental margem dos ENIDs, a Amaznia Ocidental uma unidade ainda marcada pelo ritmo da natureza. Sua grande potencialidade em guas, florestas, recursos minerais, a concentrao econmica em Manaus, o peso do narcotrfico e de agentes externos de um lado, e de ndios e militares de outro, caracterizam a regio, marcada tambm pela vulnerabilidade das fronteiras e pela relativa ausncia de UCs e terras indgenas na sua parte central. Tais condies sugerem que nessa unidade h possibilidades para implementar um padro de desenvolvimento sustentvel, baseado na circulao fluvial modernizada e em produtos especiais para mercados sofisticados, tais como, a biotecnologia, a madeira certificada, pesca, leos e essncias, alm da criao de reas especiais e fortalecimento da defesa das fronteiras. Tratam-se, enfim, de aes visando a expanso orientada e a vigilncia, em que o SIPAM/SIVAM tem importante papel a ser acelerado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Alves, D.S. - 1999 Na Analysis of the Geographical Patterns of Deforestation in Brasilian Amazonia in the 1991-96 Period. INPE. Mmeo. Becker, B. K. - 1982 Geopoltica da Amaznia. A Nova Fronteira de Recursos, RJ: Zahar. Becker, B. K. - 1990 Amaznia. SP: tica. Becker, B. K. - 1995 A Amaznia nos Cenrios para o Planejamento Ambiental. In Atlas: Os Ecossistemas Brasileiros e os Principais Macrovetores de Desenvolvimento. Braslia: MMA. Becker, B. K. - 1997 Especificidade do Urbano na Amaznia. Mimeo. Braslia: MMA/SCA. Becker, B. K. e Egler, C. A. G. - 1997 Detalhamento da Metodologia para o ZEE dos Estados da Amaznia Legal. Co-autoria com Claudio A. G. Egler. SAE/MMA/ BIRD. Becker, B. K. - 1999 Amaznia, Fronteira Experimental para o Sculo XXI. In Biotica no Brasil. Org. Becker, P RJ: Espao e Tempo. . Becker, B. K. 2000a Cenrios de Curto Prazo para o Desenvolvimento da Amaznia. Cadernos do IPPUR, Vol. XIV n 1, Jan/Jul 2000, UFRJ. Becker, B. K. 2000b Sntese das Polticas de Ocupao da Amaznia. Lies do Passado e Desafios do Presente. No prelo. Braslia: MMA/SCA. Boulding, K. 1966 The Economics of the Coming Spaceship Earth. In Jarret, H. E. Ed. Environmental Quality in a Growing Economy. Baltimore: John Hopkins. Lefebvre, H. 1978 De l tat. Paris: Antropos. Laurance, W F. et alii - 2001 The Future of the Brazilian Amazon. Science vol. . 291, January.

158

Bertha K. Becker

Machado, L. O. 1989 Mitos y Realidades de la Amazonia Brasilea en el Contexto Geopoltico Mundial, 1540-1912. Tese de Doutorado, Un. Barcelona, Dep. Geografia.

Resumo
Historicamente, dois modelos de ocupao territorial se contrapem na Amaznia, embora ambos a partir de iniciativas externas: a) um modelo exgeno, baseado numa viso externa ao territrio, que afirma a soberania, privilegiando as relaes com as metrpoles, e implementado por uma geometria de redes vias de circulao e ncleos urbanos; b) um modelo endgeno, baseado numa viso interna do territrio, privilegiando o desenvolvimento local, e apoiado numa geometria de reas. A ocupao regional predominou o modelo exgeno, atravs de investimentos pblicos em infraestrutura e privados em agronegocios. Hoje, contudo, por fora das demandas de grupos locais, interesse nacional e presses ambientalistas nacionais e internacionais, resgata-se o modelo endgeno em projetos territorialmente diferenciados, mediante relaes locais-globais que se estabelecem por redes de informao. Ao mesmo tempo, o interesse nacional tambm resgata o modelo exgeno baseado em redes fsicas, atravs do Programa Avana Brasil. Duas polticas pblicas paralelas e conflitivas induzem esses modelos. A compatibilizao de interesses conservacionistas e desenvolvimentistas, ou seja, dos dois modelos, fundamental para alcanar um desenvolvimento com sustentabilidade. Para tanto, prope-se um novo macrozoneamento regional cujas unidades espaotemporais so o quadro de referncia para polticas pblicas especficas e cada uma delas. Cidades e vicinais so componente essencial de tal cenrio.

Abstract
Although iniciative of regional occupation always came from outside, two opposite models of territorial occupation can be identifyed: a) An exogenous model based on external relations with the metropolises, that is spatially implemented through network models, mainly roads and urban nucleous; b) an endogenous model based on an interual perception of the territory, that privileges local development, and is spatially developed through areal models. Regional occupation results mainly from the exogenous model, through public investments in infrastructure and private investments in agro-business, Today, however, local social demands, national interest and global and national environmental pressures, are recovering the endogenous model in different territorial projects and local-global relations turned viable through informational networks. At the Same time, national interest also rescues the exogenous model based on extense physical network, through Brazil on the Front program. Two paralel and conflictive policies are inducing these models. To attain development with sustainability, it is necessary to make compatible the two conflictive interests. With this purpose on mind, it has been proposed a new macrozoning for Amazonia, which the spatio-temporal units are the framework for specific public policies. Cities and internal conections are an essential component of this scenario.

PARCERIAS ESTRATGICAS - NMERO 12 - SETEMBRO 2001

159

A Autora
BERTHA K. BECKER. Doutora em Cincias e Professora Titular do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratrio de Gesto do Territrio. Sua rea de pesquisa a Geografia Poltica, sobretudo do Brasil e da Amaznia. vice-presidente do International Advisory Group do PP-G7, e membro do Conselho cientfico Internacional do L.B.A.

You might also like