You are on page 1of 42

1

ESPORTE E TRABALHO

Bero Rigauer1 Allen Guttmann2

INTRODUO

Esportes so sistemas autnomos de comportamento, que aparecem juntamente com inmeras outras incorporaes sociais cujas origens esto no incio da sociedade capitalista burguesa. Apesar dos esportes terem constitudo um domnio especfico de comportamento social, eles permanecem incorporados em processos sociais interdependentes que representam suas caractersticas fundamentais - disciplina, autoridade, competio, realizao,

racionalidade metas, organizao e burocratizao, apenas para citar alguns. Na sociedade industrial moderna, certas tcnicas de trabalho produtivo se tornaram modelos dominantes de conduta que impem suas normas, mesmo em atividades chamadas de lazer. Os esportes no tm sido capazes de escapar desta imposio de normas. A diviso do trabalho, a mecanizao, a automao, a burocratizao - em suma, a racionalizao da produo de bens e servios influenciam a conscincia e o comportamento, mesmo naquelas reas que parecem independentes do mundo do trabalho industrial. Cada vez mais, os esportes integram tendncias de racionalizao dentro de suas estruturas de conduta. A objetivao progressiva do trabalho aparece nos esportes e carrega suas consequncias organizacionais tanto para a forma quanto o contedo dos esportes, com ele.

1 2

Bero Rigauer professor de Sociologia da Universidade de Oldenburgo, Alemanha. Allen Guttmann professor de Estudos Americanos da Faculdade de Amherst.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

Concedida, essa hiptese sobre o contexto social do esporte e do trabalho tem sido contestada. Hans Linde procurou recentemente testar duas teorias sociolgicas sobre as formas esportivas de comportamento: a primeira a tese de Helmuth Plessner de que o esporte pode servir como uma compensao para as frustraes e agresses resultantes do insucesso vocacional; a segunda a tese de Jrgen Habermas de que o comportamento do tempo de lazer estruturado pela esfera profissional e demonstra o mesmo tipo de comportamento. Linde acredita que sua investigao emprica refutou ambas as teorias. Ele conclui que o esporte no pode compensar as falhas no trabalho nem as decepes. Muito pelo contrrio. Ele argumenta que as pessoas com maior necessidade de compensao, participam menos do esporte. Em resposta a Habermas, Linde afirma que a ditadura do trabalho no aparece mais na esfera das atividades de lazer: a relao de trabalho para estilo de vida pessoal hoje essencialmente mais diferenciada e mais livre do que nos dias em que castas ou classes tendiam a restringir as relaes produtivas. O estudo de Linde certamente uma importante contribuio para a investigao emprica da relao entre esporte e trabalho. Entretanto, a fraqueza metodolgica de sua anlise bvia. Seus mtodos empricos so insuficientes para a tarefa de desenterrar as mais profundas relaes sociolgicas entre comportamento no trabalho e comportamento no esporte. Sua coleta de dados scio-geograficamente demasiado estreita; a amostragem estatstica no fornece um modelo representativo da populao; o questionrio que ele usou inadequado. Alm disso, empiricamente, os resultados obtidos sobre esportes so socialmente pr-determinados e no podem fornecer informaes confiveis sobre os esportes. Os padres de comportamento de trabalho no lazer, genericamente, e no esporte, em particular, so historicamente condicionados e podem ser identificados como tal. A prpria conscincia da pessoa a quem o empirista questiona determinada por um sistema de categorias sociais.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

Nossa anlise comea com a suposio de que uma confrontao imediata com o objeto a ser investigado uma condio essencial para a compreenso do problema diretamente e , portanto, nossa primeira hiptese. Karl Popper v o incio da investigao sociolgica em (1) observaes problemticas, que so expressas atravs de antecipaes preliminares e hipteses, e (2) sistemas tericos que so, ento, a testados atravs de controles empricos. As formas nas quais os esportes aparecem no so percebidos por ns como um dado puro da maneira das cincias naturais, mas sim como realizado socialmente e historicamente: fenmeno em contnua mudana. Por meio da anlise qualitativa de contedo orientada, estes regimes conceitualmente institucionalizados podem ser revelados e discutidos criticamente.

PARTE 1 ESPORTE E TRABALHO

DUAS INTERPRETAES CONTRASTANTES DO PROBLEMA ESPORTE-

TRABALHO

Duas hipteses contraditrias dominam a literatura sobre a relao entre o esporte e o mundo do trabalho:

i Esporte e Trabalho so sistemas estruturados opostos de comportamento

Para Carl Diem, os esportes so uma manifestao do mundo do jogo. Jogar uma atividade realizada por si mesma, em contraste com o trabalho, que est preocupado com a

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

luta incessante pela sobrevivncia fsica. Segundo Diem, o esporte profissional , na verdade, trabalho porque os atletas profissionais ganham a vida atravs do esporte: o esporte profissional... no Esporte, mas sim o seu contrrio, um emprego. Esportes profissionais pertencem categoria da indstria do entretenimento, que compartilha uma boa dose de disciplina e treinamento. Para Diem, puro esporte muito distinto de trabalho dirio, que foi uma vez realizado pelas classes mais baixas. argumentos anlogos podem ser encontrados em toda a literatura sobre esportes e educao fsica. Os esportes so equiparados ao jogo e desvinculados do mundo do trabalho e da finalidade. Por exemplo: "Ns entendemos o Esporte como Jogo e vemos neles um contraste com o Trabalho; por esse motivo, a realizao atltica , fundamentalmente, o contrrio das conquistas do mundo do Trabalho, mesmo se a realizao atltica se d trabalhado. Em nossa opinio, o esporte perderia sua essncia se rompesse o contexto do jogo e se transformasse em puro trabalho no reino do comportamento intencional. No jogo, o homem liberta-se uma vez mais do mundo do trabalho, da coero, da finalidade, e revive a mais profunda realidade do ser. O representante oficial do esporte na Alemanha Ocidental, a Federao Alem de Esportes (Deutscher Sport Bund), aceita esta definio quando ele clama que o esporte uma alternativa ao mundo do trabalho, que o Homo faber (homem que fabrica) no est autorizada a substituir o Homo ludens (homem que joga). Essa alternativa deve ser defendido com unhas e dentes para preservar a liberdade dos esportes.

ii Esporte e Trabalho so esquemas estruturais anlogos de comportamento

Por vezes ouve a opinio de que os esportes so um protesto contra a humanidade, o deslocamento da natureza e das condies naturais que so trazidas pela urbanizao e pela industrializao. Duvido que se possa falar de em generalizaes. Arnold Gehlen chegou a

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

esta concluso, porque ele percebeu a semelhana estrutural interna entre o esporte e a vida profissional. Esportes permanecem visivelmente um reflexo alterado do srio e do profissional. Por exemplo, jogos de bola preservam, em forma alterada, as regras, as exigncias de disciplina e particularmente os traos morais do trabalho coletivo. Max Horkheimer e Theodore Adorno tambm se referem importncia do coletivismo no esporte e para a resultante possibilidade social em que os homens podem ser degradados a uma mera espcie biolgica. Em sua opinio, os esportes tipicamente promovem a adaptao para o sistema industrial. Os remadores que no conseguem falar uns com os outros esto presos no mesmo ritmo que o operrio moderno. Muitos crticos do esporte veem o planejamento como um elemento de trabalho: Os Esportes h muito se tornaram um aspecto da racionalizao do trabalho. Veem a verdade desta tese nos mtodos de treinamento modernos, que imitam o mundo do trabalho, que toram o ciclo de treinamento em um processo de produo. A mecanizao do trabalho teve um desenvolvimento notvel que tambm reduz o jogar e os sujeitos a condies mecnicas. Helmuth Plessner usa o exemplo de conscincia do tempo de lazer para ilustrar a intruso do mundo do trabalho em todos os aspectos da vida. Uma tentativa em uma hora livre para construir o oposto do mundo do trabalho, uma sociedade alternativa, um comportamento social que como o jogar, mas a brincadeira se torna a base para um novo mundo do trabalho. Fica-se entre dois mundos do trabalho e no se tem nenhuma escolha a no ser ir de um para o outro, buscando a recuperao da carga de um indo esgotar-se no outro. O princpio da especializao parte integrante do esporte moderno e sintomtico do problema. A especializao tem ido to longe que o atleta de alto nvel precisa de frias - do esporte. Vozes desprezadas so ouvidas agora nas fileiras de funcionrios do esporte. Eles so os mais crticos do fato de que o esporte contemporneo assume os atributos tpicos da

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

tecnocracia. O Esporte tem imitado assiduamente a sociedade industrial (e seu princpio de realizao) e tornou-se, tudo considerado, algo muito grave. Para trabalhar de forma eficaz contra esta tendncia, os esportes precisam dar espao mais uma vez para a atividade no planejada e totalmente espontnea, para a alegria do momento, e... para o verdadeiro jogo. A diviso da Alemanha (Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental) tem consequncias necessrias para o estudo cientfico dos esportes. A descrio do esporte como uma brincadeira no utilitria e como uma alternativa "para o mundo do trabalho" predominante entre os autores da Alemanha Ocidental, mas os tericos da Alemanha Oriental so decisivos para a sua rejeio a esta interpretao. Eles baseiam seus argumentos sobre os teoremas da sociologia marxista. Como dizem, o processo de desenvolvimento do movimento humano no apenas biolgico, mas tambm ocorrncia de um aspecto social que , em ltima instncia um desenvolvimento econmico determinado por relaes de produo da sociedade. Seu termo cultura fsica deve ser entendido como a totalidade de relaes sociais que visam o aperfeioamento fsico da humanidade. A Cultura Fsica um componente de toda cultura e depende do seu nvel de produo material e espiritual. O Esporte no pode ser uma atividade com um fim em si mesmo, porque toda ao social utilitria, os esportes so antes filhos dos modernos meios de produo e o seu necessrio resultado. Aqui vemos revelada a afinidade de comportamento entre os esportes e o trabalho. Historicamente, os esportes derivam das formas e funes do trabalho, podemos considerar que a maioria dos exerccios fsicos que conhecemos hoje j teve um carter produtivo e satisfez necessidades humanas particulares. Contudo, este carter produtivo foi perdido no curso do desenvolvimento do esporte. O outro lado da moeda que o esporte facilita as tcnicas de movimento que podem ser aplicadas ao processo produtivo. Autores da Alemanha Ocidental, claro, anulam esta linha de argumentao com o usual esteretipo negativo que meramente o produto da

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

ideologia comunista. Eles ignoram o fato de que eles prprios representam uma posio ideolgica.

2 A NECESSIDADE DO TRABALHO SOCIAL

O homem incapaz em um sentido biolgico: ele no possui armas naturais, no tem meios de fuga de perigo, e seus sentidos so inferiores aos dos especialistas do mundo animal. O homem cria o que chamamos de cultura, ou segunda natureza, e tem capacidade de sobreviver no presente como uma criatura que encena. Desde que o mundo, como vamos encontr-lo antes de ns, nunca pode satisfazer as nossas necessidades. Precisamos de instituies permanentes ... simplesmente para sobreviver. Trabalho , portanto, a atividade utilitria, orientada, cujo objetivo satisfazer as nossas necessidades. Esta atividade dialtica, incluindo produo e reproduo, aparecendo como uma auto-criao e autoobjetivando o ato humano. Trabalho humano, simplesmente como uma forma de ser, no pode ser separado do ser humano - nem mesmo no produto desse tipo de trabalho. Isso significa que o trabalho social no pode ser compreendido de forma isolada ou determinada pela situao social concreta em que ocorre. Ele ocorre em vrias condies econmicas com a ajuda de diferentes meios tcnico-racionais e no contexto de diferentes formas sociais com diferentes tipos de autoridade poltica. Os socilogos estudam o Trabalho definem emprego como as atividades humanas de comportamento voltado para metas, para o sucesso. O objetivo do trabalho pode ser o produto da atividade em si ou algum outro sucesso ligado ao produto da atividade, por exemplo, um salrio. O fator crucial a atividade humana. O homem reduzido a uma fora mensurvel de produo. No contexto desta

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

interpretao da atividade humana, a relao entre esporte e trabalho clara: os dois sistemas de comportamento reforam o estatuto e prestgio do conceito de realizao. Assim, analogamente comportamento e conscincia podem ser esperados em ambos os setores.

3 O PRINCPIO DA REALIZAO NO ESPORTE E NO TRABALHO

Em uma sociedade industrial economicamente organizada, os indivduos produzem bens e servios e competem com outros no mercado. Este fato implica que o comportamento orientado para as realizaes de indivduos e grupos, para individuais ou grupos em que a capacidade produtiva determina o status socioeconmico. Toda ao que serve a fins econmicos visa a produo tima de bens e servios realmente necessrios ou em excesso de produo de bens e servios que devem ser anunciados pela publicidade. Esta interligao funcional pode ser ilustrada atravs de trs relaes objetivas: (1) O homem uma criatura biologicamente inadequada, preocupando-se constantemente com sua sobrevivncia fsica, mas quanto mais ele produz mais parece infundada sua preocupao. (2) Quanto mais extensas suas posses materiais, mais elevado seu status econmico e social. (3) A viso dogmtica motiva os homens a maior realizao. Este esforo para a realizao institucionalizado no mundo do trabalho e das profisses. A caracterstica mais essencial do sistema profissional o primado da realizao funcionalmente bem sucedido. Isso significa que a seleo de candidatos para uma determinada posio decorre de sua capacidade para cumprir determinadas tarefas, ou seja, de sua educao. Desde o incio, as

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

pessoas menos qualificadas profissionalmente tero nveis mais baixos de capacidade reconhecida socialmente e atribudos a eles do que para os mais qualificados. O status social se correlaciona com o grau e a diferenciao da realizao de objetivos profissionais. Cada categoria individual de trabalho possui uma escala mais ou menos determinada para medir a qualidade do seu desempenho individual. Normalmente, encontramos uma hierarquia quantificada de papis ocupacionais que expressam a realizao profissional de um homem em termos monetrios. Parece inevitvel que os ganhos pecunirios sejam comumente tidos como a medida de realizao. Desta forma, uma exigncia abstrata funciona como smbolo de reconhecimento de status profissional. Realizao tornou-se assim um modelo socialmente sancionado de comportamento relacionado alta produtividade, competio econmica, s recompensas materiais, prtica profissional e mobilidade social.

4 ESPORTE DE ALTO NVEL

Hoje os fs reagem com polmica, raiva, e at mesmo dio quando um atleta ou equipe idolatrada atinge suas expectativas. O fundador dos Jogos Olmpicos modernos, Pierre de Coubertin, ajudou a criar essa questo quando ele marcou os esportes com o lema citius, altius, fortius (mais rpido, mais alto, mais forte). O lema corresponde a crena no progresso e na nfase na realizao, com os princpios da sociedade industrial. A pessoa simplesmente no pode fazer esportes medianamente e com moderao, pois na liberdade de exteriorizao est escondida uma fora cativante. A busca de recordes. Coubertin procurou justificar essa fora, com referncias ao poder de emulao. A realizao foi apresentada

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

10

como uma caracterstica tpica do esporte. A realizao o elemento mais marcante e essencial no esporte [ ... ] : lutar pela sua realizao, para a maior realizao, para o recorde. O desejo de estabelecer recordes notvel porque o atleta se empreende voluntariamente esforos fsicos fantsticos, que normalmente so evitados a todo custo. Falar em esforo fsico "voluntariamente" aceito bastante problemtico, o indivduo que resolve participar de esportes de alto nvel j se subordina em alto grau ao sistema vigente de valores e convenes de comportamento. Praticar esportes de alto nvel significa ser obrigado a realizar - a fim de satisfazer as expectativas da sociedade de realizao. Na "teoria da cultura fsica e do esporte", como concebida na Repblica Democrtica da Alemanha [Alemanha Oriental], os esportes de alto nvel aparecem como uma categoria social determinada por fatores polticos e econmicos. "A realizao Biolgica [ ... ] socialmente determinada. Os limites de realizao so definidos pelo desenvolvimento da sociedade e de suas foras produtivas. Normas de desempenho so estabelecidas pelas cincias relevantes da medicina e da economia poltica". Cultura fsica , portanto, um "processo social do aperfeioamento consciente das qualidades fsicas e psquicas da humanidade como um agente de produtividade [ ... ]" e tambm um setor importante da sociedade socialista e da cultura. Os jovens identificam suas prprias habilidades atlticas com os valores especficos do esporte. Podemos ver isso nas respostas a um questionrio dado a estudantes com idade entre 10 e 16 anos de uma escola da Alemanha Ocidental: uma grande porcentagem dos meninos afirmaram o princpio de realizao nos esportes e idolatram atletas famosos. Entre as meninas, no entanto, a resposta foi menos afirmativa. Mostramos como o conceito de realizao assumiu funes ideolgicas na esfera dos esportes. O prximo passo ilustrar as conexes sociolgicas e ideolgicas entre o esporte e o trabalho, descrevendo a realizao de certas formas de orientao de comportamento e

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

11

conscincia. Ao fazer isso, vamos nos concentrar em esportes de alto nvel, que entendemos como a complexidade de comportamentos sociais voltada para a melhor possibilidade de realizao atltica de um indivduo ou equipe. Esportes de alto nvel podem incluir tanto amadores como profissionais. O conceito de "trabalho social", como usamos aqui se refere ao individual ou coletiva, independentemente do ganho econmico, que visa a realizao mxima. Nos produtos do trabalho, o indivduo procura realizar ideias caractersticas socialmente transmitidas. Um paralelo entre os produtos do trabalho e do esporte pode facilmente ser discernido: em ambos os casos, a definio de cada produto aparece como a meta mais elevada. Praticar esportes e trabalhar so baseados na realizao humana. Em termos sociolgicos, "realizao" envolve valores materiais e morais do comportamento humano que so expressos em fatores de qualidade ideal ou quantidades. No que diz respeito realizao, h uma correlao entre a orientao do indivduo e a expectativa de seu ambiente. Embora a realizao atltica atenda s expectativas sociais, no ser aceita como tal. Da mesma forma as normas da vida econmica devem ser seguidas se as realizaes forem reconhecidas como tal. Os dados da realizao so estabelecidos, substitudos e administradas pelos grupos dominantes da sociedade. Eles so rapidamente dissociados de seus iniciadores e, tal como valores impessoais institucionalizados, exercem coero social sobre todos ns. O objetivo desta forma de coero a ideologia da realizao.

DESEMPENHO um modelo dominante de comportamento no Sistema

Comportamental do Trabalho e do Esporte de Alto Nvel

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

12

No campo do esporte de alto nvel como no do trabalho social, o princpio da realizao domina. O sucesso das aes humanas agora medido pelo alcance ou excelncia do conjunto de normas de realizao. Indivduos, grupos e instituies so classificados de acordo com seu sucesso ou fracasso de realizar. Aqueles que no se esforam para cumprir as normas reconhecidas de realizao so desacreditados, no podendo reclamar elevado prestgio social. A capacidade de realizar e o sucesso na funo de realizao so os valores sociais mais elevados. Parece quase autoevidente que um dos imperativos da educao fsica moderna pede a melhor possibilidade de realizao individual para qualquer potencial psicofsico. A relao deste imperativo para a definida concepo econmica de trabalho bvia. Assim, o aumento sistemtico do estmulo fsico e espiritual a fim de alcanar a capacidade de funcionamento timo do organismo o objetivo real do treinamento atltico. A conexo com o mundo do trabalho clara quando um dos fundamentos da educao fsica que as melhorias na realizao s so possveis, atravs do planejamento do trabalho. Formulaes semelhantes apareceram h muito tempo nos escritos do especialista em eficincia F. W. Taylor. Taylor argumentou que os indivduos encontraram sua maior prosperidade lutando por realizao profissional. Em outras palavras, o desenvolvimento da capacidade individual para o seu mais completo cumprimento permite a cada indivduo atingir a perfeio profissional. Curiosamente, Taylor usa esportes de equipe para exemplificar sua tese: cada jogador tem que procurar mobilizar todas as suas foras para ajudar seu time a vitria, se ele falhar em fazer isso, ser desprezado por todos. Implcito tanto nos esportes de alto nvel quanto no trabalho social so as exigncias que continuamente elevam o nvel da nossa realizao. Essa demanda se manifesta no estabelecimento de metas, que so continuamente elevadas. As normas de realizao tm apenas uma validade provisria. Nos esportes modernos a luta caracterstica por nveis mais

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

13

elevados de realizao, nos recordes de velocidade, e no desenvolvimento multifacetado do movimento de habilidades, podemos ver espelhado o desenvolvimento da tecnologia industrial moderna, com todas suas demandas concomitantes, ou seja, a demanda do setor produtivo de tcnicas de movimento particulares que o trabalhador deve apresentar. Determinante a realizao profissional ideal, o que representa, por sua vez, produo ideal. E esse tipo de conquista foi aprovado a partir do modelo comportamental de esportes de alto nvel. O pico de produo e o conceito de recorde, no importa de que forma, no importa em que campo do comportamento, so caractersticas tpicas de uma sociedade orientada para a produtividade, industrial e mercadolgica, onde o concorrente mais capaz recebe os melhores valores de troca por seus produtos. Hoje, os recordes no so fixados acidentalmente e sem preparao. Em nossa poca, um recorde mundial normalmente o resultado do trabalho em equipe de cientistas, mdicos, treinadores, massagistas, e s vezes marcadores (de desempenho), bem como dos prprios atletas. Apesar deste trabalho em equipe, tentativas cientificamente preparadas de quebra de recordes so quase sempre frustradas pela imprevisibilidade humana, pela indeciso, e por lapsos repentinos de habilidade. Um recorde no pode ser totalmente planejado e previsto. Fenmenos similares so observados no mundo do trabalho, onde a realizao individual est cada vez mais dependente da realizao coletiva. Enquanto os fundadores das grandes empresas industriais dos sculos XIX e XX foram capazes de confiar no julgamento prprio para avaliar a situao econmica, hoje temos especialistas preocupados com o planejamento, estudo do mercado, anlise do estado da concorrncia. E esses especialistas muitas vezes trabalham em equipe, tomando o lugar dos ativistas onicompetentes de pocas anteriores. Eles criam rgos especializados do conhecimento, que so a condio prvia para o aumento geral dos nveis de realizao. Nos esportes, o corredor de 10.000 metros, treinado e tratado por um especialista ou mesmo por uma equipe de especialistas. Os dados

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

14

disponveis so recolhidos e analisados, como parte do programa de treinamento. O atleta de alto nvel tornou-se tambm um especialista. A relao entre o indivduo e as reivindicaes da sociedade por suas realizaes parecem no problemticas primeira vista. Se d, quando se assume muito acriticamente que cada um de ns livre de aceitar ou rejeitar as cobranas da sociedade. Esse tipo de liberdade pode ser possvel, mas igualmente provvel que os nossos objetivos causem presso sobre ns e que nos tornemos dependentes deles nas nossas decises. Ambas as situaes so observveis em esportes de alto nvel. O atleta determina as normas de realizao que pretende e pode atingir podendo fazer um ajustamento de objetivos quando parecer necessrio; por outro lado, a maneira como ele se comporta determinada pelas normas de realizao. O programa de treinamento pede este tipo de ajustes. Alm disso, a preparao sistemtica, a formao para a realizao de nvel superior implica a total adaptao do organismo para a realizao de alto nvel [ ... ] e assim todos os meios de treinamento so necessrios para tornar possvel a realizao. Um estilo de vida deve ser subordinada ao desenvolvimento da realizao [ ... ] Treinamento inclui, portanto, todas as medidas que so importantes para preparar a realizao. Em suma, o treinamento o comportamento previsto, segundo a qual a vida inteira dedicada a atingir um nico objetivo. O atleta de alto nvel supondo que ele se esfora para cumprir os melhores objetivos - deve, portanto, adaptar-se no s no plano do treinamento, mas tambm aos regimes prescritos de alimentao, de sono, e de abstinncia sexual. O atleta moderno pratica o ascetismo secular descrito por Max Weber. Entretanto, as tendncias masoquistas tornaram-se evidentes, a necessidade de sofrer agora ocorre. A aplicao do poder, que iminente a todo o aparato de nosso comportamento social, ocorre no esporte de alto nvel tambm. Poder que dirigido contra outras pessoas torna-se poder que dirigido contra si prprio tambm.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

15

O modelo para esse tipo de adaptao est na mo do sistema capitalista de produo. Enquanto o produtor tambm o proprietrio dos meios de produo, s ele determina o planejamento e a execuo da obra, a durao da jornada de trabalho e os objetivos econmicos da empresa. Assim como o produtor reduzido ao ponto onde ele se torna simplesmente o dono de sua prpria fora de trabalho, ele subordinado a critrios estabelecidos por outros. Todo o sistema social de subordinao repousa sobre o poder superior do possuidor (seja de material ou de smbolos de status imaterial) sobre os sem posses. Hoje, essa relao j no imediatamente perceptvel, deve ser discernida em forma sublimada, de relaes impessoais de poder. O plano de treinamento do atleta de alto nvel e as descries empregatcias dos fatores de trabalho as documentam. A forma dominante de comparao dos resultados alcanados a luta da competio. Thomas Hobbes viu na competio as relaes originalmente hostis do estado de natureza que o Estado poltico, atravs de sua fora, tinha regulamentado e canalizado: homo homini lupus [o homem o lobo do homem]. No competidor, reconhece-se um adversrio a quem se deve tirar o melhor, contra quem se deve defender se quiser sobreviver. Esta forma primitiva de inimizade humana aparece deforma mais civilizada nas relaes de cmbio do capitalismo. Quem deseja sucesso para competir no mercado contra outros produtores deve, em funo da sua capacidade para atingir qualquer fora de trabalho ou a posse de capital, assegurar-se de uma quota ideal de produo ou reproduo. Status social elevado derivado do sucesso na luta competitiva. Assim, a luta competitiva se torna a segunda natureza do Homo faber [homem que fabrica]. Este modelo de comportamento para a afirmao da identidade existencial permeia tambm a competio atltica. Um dos aspectos mais caractersticos do esporte contemporneo a luta por melhores resultados que se expressa na competio atltica. Este aspecto mais evidente na forma como o desporto profissional, um tipo especializado de alto nvel do desporto, retomou o princpio da concorrncia: o mais bem

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

16

sucedido na competio recebe a maior remunerao, e a remunerao a base de seu reproduo material pessoal. Esportes de alto nvel ocorrem durante ou em relao a um concurso em que uma comparao de desempenho entre os adversrios competindo de acordo com uma regulamentao objetiva acontece. O objetivo do concurso a melhoria do nvel de realizao e da vitria sobre o adversrio. A competio atltica a base para um sistema de regras objetivas preparadas: regras de jogo, orientaes para as competies, classes e divises de realizao, sequncias de torneios e campeonatos estabelecidos, regras para a compensao material em caso de leso. Alm disso, o desporto profissional traz consigo salrios, os contratos entre clubes e atletas e treinadores.* Os formulrios do concurso so controladas de modo que toda transgresso das regras punida. Um regulamento similar rege o mercado de trabalho, que tambm orientado para as normas e escalas de compensao: as categorias de realizao so determinadas e, uma vez determinadas, associadas com nveis constantes de vencimentos e salrios, e com as regras estabelecidas do jogo, no sentido de limitaes sobre o tipo de comportamento que so aceitos no mercado. Os trabalhadores vinculados por contratos legais no so mais enganados do que os jogadores de um clube de futebol profissional. Este sistema orientado para a realizao das relaes interpessoais incorporado em um sistema maior de princpios de racionalizao de ordem. O objetivo do concurso a melhoria do nvel de realizao e da vitria sobre o adversrio. A hiptese de Hobbes confirmada e estendida aqui como o fim e o objetivo da competio atltica. A melhoria legitimada no nvel de realizao a fora motriz da ao social bem-sucedida. Em ambos, trabalho e esporte, a luta da competio demonstra os mesmos aspectos socialmente determinados: a concorrncia promete ganhos de prestgio pessoal e no reconhecimento que segue o sucesso em sua atividade profissional. Para os clubes esportivos, equipes e indivduos, um elevado nvel de sucesso no esporte traz publicidade positiva e de

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

17

uma melhor posio na hierarquia socialmente sancionada de realizadores. algo de valor no mercado da realizao. Em outras palavras, a posse do ttulo ou smbolos de um empreendedor garante o reconhecimento social geral. Essa relao vale para qualquer tipo de realizao profissional, sucesso no trabalho ou no mercado de cmbio implica um elevado estatuto social e uma conscincia da prpria capacidade de realizar. Esse tipo de racionalizao tem, naturalmente, uma base econmica concreta. Esportes de alto nvel so empreendimentos sociais que podem garantir a sua reproduo quasimaterial apenas na base da mais alta realizao possvel. Apenas realizaes repetidas podem garantir o reconhecimento e apoio do pblico. E aqui, no princpio da realizao comparativa, vemos a ligao entre alto nvel desportivo e competitivo mercado: esportes modernos so um produto da sociedade industrial e simbolizam os princpios fundamentais da sociedade de forma concentrada; o esporte, por isso, fascina as massas em todas as terras industrializadas ou em industrializao. Esportes de alto nvel e trabalho social como subsistemas sociais no se apresentam fechados e no estruturados, mas abertos e estruturados em formas de classe social. Pode-se observar em ambos subsistemas a eficcia de uma hierarquia de resultados diferenciados segundo a qual os indivduos de um determinado sistema social so classificados de forma a significar que as interaes sociais podem ser conduzidas atravs de subordinao e superordinao. Aplicado ao mundo do trabalho, isto significa que as vrias demandas para a realizao profissional so meios simultneos de avaliar diferentes tipos de trabalho. A realizao profissional de um acadmico ser automaticamente mais valorizada do que a de um trabalhador manual. O atleta de alto nvel parte desta hierarquia de resultados. "Inconscientemente, o atleta avalia seu esporte acima dos outros". O vencedor do decatlo recebe o ttulo de rei dos atletas, mas o campeo de golfe conhecido como homem velho.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

18

Esportes de alto nvel e o trabalho social so, na sua fixao comum em trabalho ou em modelos comportamentais de trabalho, desenvolvidos em sistemas abertos. Realizao individual, no herdou smbolos de status, funcionando como critrio para a mobilidade social. Este teorema possui ainda intacta validade, para que o fator material continue a mudana na condio de status social. Em um grau limitado, podemos observar uma relao de causaefeito entre o desempenho e mobilidade social em ambas as esferas, ou seja, no trabalho, bem como em competies esportivas, resultados de um bom desempenho na mobilidade social. O empregado empreendedor de um aparato burocrtico pode ascender a uma melhor classificao de pagamentos tal como o atleta empreendedor consegue mover-se para uma equipe melhor. O ganho de prestgio social atravs de uma tal mudana de posio. Simultaneamente, porm, diminuindo a capacidade e o desempenho traz consigo o risco de mobilidade social e material para baixo ou mesmo o perigo de excluso do concurso. Esportes de alto nvel e trabalho social interiorizar o princpio da realizao e o tornam a categoria central do repertrio de metas. Eles percebem o princpio da realizao dentro de um sistema racionalizado de comportamento que exige um elevado grau de conformidade.

6 O PARALELO DE RACIONALIZAO ATLTICA E COMPORTAMENTO DE TRABALHO

O conceito de racionalizao tornou-se um imperativo da sociedade industrial. Racionalizao em um grau crescente se tornou um fator determinante do comportamento econmico e tem se expandido da economia para reas avocacionais do comportamento humano. Quem no se submete s leis da racionalizao arrisca-se a perdas materiais. Por

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

19

racionalizao se entende a orientao do comportamento dos princpios da ordem ou a "adaptao consciente planejada para a situao material". O comportamento humano torna-se subsumido a determinados objetivos e metodicamente regulado de acordo com esses objetivos. Simbolicamente e instrumentalmente, racionalizar as medidas substitui a ao individual com os esteretipos de comportamento. Elas so funcionalmente parte do processo de socializao da sociedade. Os socilogos falam do trabalho de racionalizao quando um processo deixa de ter lugar de acordo com os sentimentos, o talento, tradio e experincia, mas sim quando cada parte do processo o pensamento - atravs de uma meta - dirigido, principalmente quando todo o processo tornou-se quantificado. Dois problemas aparecem destacados na anlise do trabalho: a questo da melhoria das chamadas pr-condies de realizao, ou seja, as medidas para aumentar a eficcia do esforo, e a questo da disponibilidade do trabalhador para realizar durante o tempo de seu emprego e o efeito sobre ele das alteraes na tcnica ou organizao.

7 MTODOS COMPLEXOS DE TRABALHO E TREINAMENTO

Na fase de produo artesanal, o produtor une em sua pessoa todos os procedimentos de produo, que situada de forma a que ele pode at um certo ponto, expressar a sua experincia profissional atravs de um comportamento hbil. O processo de produo da matria-prima at a concluso sequencial, orientada para a criao do produto. Esse tipo de trabalho metodologicamente complexo e sinttico ou determinado pela integridade do produto. A iniciativa do arteso, a abordagem pessoal e controle sobre o trabalho, e insight

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

20

sobre a natureza do objeto produzido e responsabilidade para o trabalho realizado caracterizam o estgio de produo artesanal. A primeira fase do treinamento e ensino dos esportes modernos de alto nvel se aproxima desta fase de produo de artesanato. Um exemplo histrico muito til. Em 1896, Robert Garrett, um atirador e paraquedista, foi capaz de ganhar o lanamento de disco apesar de ter visto um disco pela primeira vez em Atenas. A concepo de formao foi inicialmente dirigida quase exclusivamente para a prpria disciplina, de modo que os velocistas de 100 metros correm este trecho nos treinamentos enquanto jogadores de futebol dedicam-se exclusivamente prtica do futebol. Em suma, as estruturas de trabalho artesanal esto por trs dos antigos mtodos de ensino e treinamento no esporte. Diferenciava-se entre habilidades atlticas somente em suas formas elementares e praticava-se nesses treinamentos complexos. O saltador em altura focava em um modelo correto do salto em altura e imitava o movimento conjunto. Esse tipo de treinamento combinava independncia pessoal com a falta de especializao motora. O atleta individual desenvolvia suas prprias ideias, planejadas e determinadas pelos seus prprios objetivos, e percebia-os pessoalmente. Era sua a responsabilidade pela adaptao dos mtodos de treinamento.

MTODOS ANALTICOS DE TRABALHO E TREINAMENTO: processos

repetitivos e incremento de cargas

Hoje, os mtodos de trabalho e de treinamento, tem contraste flagrante com os mtodos holsticos de ontem. O planejamento racional do trabalho continua a ser determinado pelo objeto produzido, mas o processo dividido em segmentos o menor possvel. Uma nica

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

21

pessoa j no pode realizar todas as etapas sucessivas de liderana para o fabrico do produto acabado; estas etapas esto divididas em partes ou em conjunto, e executado com um olho para a utilizao tima de trabalho. O processo de trabalho complexo foi atomizado. O trabalhador no pode dispor de suas habilidades; seu espao para a escolha foi reduzido ao mnimo, e ele foi afastado de toda a responsabilidade para o produto acabado. Tais padres de trabalhos sociais esto em conformidade com as leis do aumento da produtividade e racionalizao progressiva. O padro tpico para a esfera da produo industrial.
Uma evoluo semelhante pode ser observada na concepo de um ensino moderno e de treinamento no esporte de alto nvel; o planejamento racional do comportamento atltico domina. verdade que as metas complexas determinam os mtodos de ensino e treinamento, mas essas metas so repartidas em partes individuais e em fases, que so realizados separadamente ou em pequenas sequncias. Em contraste com o mundo do trabalho, o indivduo ainda rene essas sequncias individuais durante o momento da verdade no concurso em si. Durante a ao atltica a anlise racional desaparece. No entanto, a diviso do trabalho, a diferenciao do processo de ensino e treinamento, leva at mais tempo do que a competio.

Os princpios fundamentais de um programa racional de treinamento incluem a diviso das tarefas repetitivas de treinamento e a regra de alterar o incremento de carga psicofsica, os quais so copiados dos mtodos de trabalho industrial. Repeties contnuas de temporalidade, espacialidade, e tarefas de treino quantificadas, interrompidas por pausas controladas para a recuperao, so exemplificadas no treinamento intervalado, o princpio fundamental de que a alternncia peridica (ou sistemtica e cclica ou rtmica ou faseada) entre esforo e recuperao ou entre o trabalho e fazer uma pausa ou entre as cargas mais pesadas e mais leves. Os quatro corolrios do princpio do treinamento intervalado so (1), durao (do trecho), (2) tempo (nvel de carga), (3), intervalos ou pausas de vrios tamanhos e tipos (4), nmero de repeties. Estes corolrios so especialmente vlidos para corridas de mdia e longa distncia, mas so aplicveis de forma modificada em outras disciplinas. O
RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

22

objetivo do treinamento intervalado o aumento da eficcia do treinamento. Supe-se que o princpio do intervalo possibilita uma maior quantidade de trabalho realizado com maior intensidade. Alguns exemplos so ilustrativos: 30 x 100 metros de 15,5 - 16,5 segundos, 15 x 200 metros em 30-31 segundos, 90 segundos de pausa, 3 x 2000 metros em 5: 51,4 minutos, 3 x 2000 metros em 5: 51,4 minutos, em 5: 51,0 minutos, em 5: 57,5 minutos, cada vez 3 - minutos de pausa. Traduzido, isto significa que um corredor deve executar 100 metros trinta vezes separadamente, com uma pausa de um minuto entre cada srie, e durante as pausas ele no deve descansar, mas manter-se em movimento leve. O princpio da repetio e do incremento das cargas bvio. J no deixada para o atleta decidir como ele vai treinar. Com o rigor taylorista, o plano exato substitui o processo de pensamento do trabalhador individual ou atleta. Treinamento, agora comparvel produo de linha de montagem, tem lugar nas mais ou menos simples operaes realizadas em intervalos regulares. Assim como na organizao do trabalho industrial, as pausas so planejadas com a inteno de "figurar na utilidade oculta de tempo livre entre os momentos distintos do processo [de trabalho ou programa de treinamento] de modo que uma maior produtividade possa ser alcanada". No trabalho, como no esporte, o intervalo racionalizado se torna a pausa que paga em ambos os sentidos da palavra. Disfarado como jogar e como o desencadeamento voluntrio de energias, o esporte simplesmente duplica o mundo do trabalho. O treinamento que se deve realizar to coercitivamente descrito como o trabalho que deve ser feito na linha de montagem, que d as diretrizes de trabalho, com cuja ajuda ele pode a qualquer momento medir seu progresso e cujo cumprimento lhe oferece o maior prazer. Os exemplos de treinamento dados acima, com sua diviso formal em unidades quantificveis de repeties, distncias, tempos e pausas, demonstram uma conexo direta com a acelerao industrial combinada com a promessa de um pagamento mais elevado.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

23

Ambos os sistemas de comportamento podem ser includos no conceito de produo da linha de montagem planejada como um bom fluxo srie de operaes realizadas com base na diviso do trabalho, unidos em um s lugar, e realizadas em sequncia. Ainda mais expressiva a expresso francesa Travail la Chaine [corrente de trabalho] aplicado s caractersticas de produo da linha de montagem, como os elos de uma corrente, o mesmo trabalho feito mais e mais: esta uma corrente em um segundo sentido, claro, pois o trabalhador est preso a uma sequncia de conjunto de aes repetitivas. Um mtodo semelhante, utilizando tambm o princpio da repetio e da evoluo das cargas, conduz adoo do chamado treinamento em circuito. Dentro de um crculo h uma srie de estaes, cada um com sua tarefa especfica a ser realizada. Em cada estao, se faz o exerccio prescrito (levantamento de peso, extenso do joelho, agachamentos, etc). Pausas no so permitidas entre as estaes, com exceo, claro, do tempo exigido para ir de uma para outra. Como regra, o treinado comea com uma rodada do crculo e aumenta o nmero de rounds de acordo com sua capacidade individual. Como ilustrao, um ciclo pode consistir de: (1) subir um banco ou caixa e caminhar ao longo dela, (2) agachar e pular saindo da posio de apoio, (3) pular e fazer barras, etc. O nmero de repeties ir variar de acordo com o indivduo. Ao olhar mais de perto o treinamento em circuito, podemos perceber os fatores familiares do trabalho repetitivo: um nmero exato de repeties de cada movimento, incremento de carga psicofsica, ordenando formalmente os exerccios a serem realizados, as indicaes para o comportamento motor. Em suma, vemos como o treinado est vinculado a um plano definitivo do trabalho. Os elementos do circuito profissional metdico lembram um dos mtodos de produo usados ainda para os produtos que no podem ser economicamente produzidos por tcnicas de linha de montagem. Por exemplo, suponha que um trabalhador deve reunir 100 peas de um determinado objeto. Vrias abordagens so possveis: ele pode abrir as cavidades necessrias em cada objeto (primeira estao), dobrar os objetos em um

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

24

ngulo (segunda estao), alisar todas as bordas afiadas (terceira estao), etc. Ele tambm pode repetir no crculo muitas vezes atravs da preparao de apenas 10 peas de cada vez, portanto, passar pelo crculo 10 vezes. Em ambas as situaes, treinamento em circuito e sries de produo, vemos os sinais caractersticos de uma variedade de operaes realizadas nas estaes padronizadas de uma obra ou do processo de treinamento. A prtica do treinamento ttico da equipe moderna no estruturalmente diferente, de forma geral, tendncia para imitar a racionalizao, a palavra padro de comportamento no campo dos esportes de alto nvel. O conceito de ao, com base em movimentos analisados nas etapas elementares que so dominados, por vez se tornou o modelo de treinamento para os jogos de bola. Sistemas defensivos e ofensivos so abstrados do seu contexto total e isolados e praticados como manobras continuamente repetidas at se tornarem uma questo de hbito. A literatura est cheia de exemplos de peas estritamente esquematizadas em que cada jogador tem seu papel G passa para G e protege. G dribla e passa para F. G protege para F. F passa para G e protege para ele. G passa para C que conduz. G corta atrs de G e C com uma barreira qudrupla, recebendo um passe de C. Qualquer jogador que procura sair do sistema ttico ser - pelo menos durante o treinamento - forado pelo treinador para voltar ao esteretipo comportamental. Na competio em si, o padro de comportamento social aplicada em peas complexas e pode at mesmo ser improvisado. Em contraste com a determinao estreita, as demandas do trabalho analtico, o campo de jogo oferece a possibilidade de solues independentes para os problemas. No entanto, o mtodo de quebrar em partes de treinamento ttico da equipe continua sendo a base para a aprendizagem do comportamento de jogo. No treinamento, os esportes de equipe copiam as formas da diviso do trabalho, mesmo se o esquema analtico puder ser retirado durante a competio em si para que novas solues para situaes de jogo possam ser encontradas.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

25

A crtica aos mtodos de treinamento descritos acima mal comeou. revelador que a crtica concorda em muitos pontos com a crtica da diviso do trabalho na indstria e das consequncias dessa diviso do trabalho, e isto apesar da dissimilaridade externa de esporte e trabalho. A objeo do treinador P. W. Cerutty de que o chamado treinamento cientfico na verdade um treinamento pseudocientfico paralela a denncia de Georges Friedmann contra o status cientfico do sistema tecnocrtico inventado por F. W. Taylor, ou seja, que o sistema de planos fixos desenvolvido fora da o processo de treinamento, sem permitir qualquer escolha do prprio atleta. O plano pr-determinado e simplesmente assumido que o atleta ir seguir o plano. Uma crtica comparativa dos mtodos de racionalizao de alto nvel esportivo e no trabalho industrial conduz, como j foi demonstrado, a pontos similares: intervalo de formao e de trabalho da linha de montagem tanto pode ser descrito como sistemas repressivos (no termo rgido de Friedmann) de orientaes de comportamento que contraem ao mnimo o espao individual de escolha e de se comportar. O fator humano (Friedmann) incorporado a formao tecnocrtica ou planejamento de trabalho. Friedmann fala de retirar a alma do trabalho. Theodor Adorno escreve que o esporte d ao homem, de volta, uma parte das funes de que a mquina privou-o, mas apenas para que os homens possam ser ainda mais impiedosamente colocados a servio da mquina. O esporte comea mesmo a transformar o corpo em uma mquina. Esta evoluo transforma o processo de racionalizao no oposto da sua inteno original, que foi para elevar a produtividade e realizao, pois tem sido empiricamente estabelecido que o excesso de pequenas unidades de trabalho levam ao tdio, infelicidade e at mesmo uma queda no desempenho. Uma das causas de tal declnio certamente a monotonia. Nos casos em que diviso idealizada e tarefas mal estruturadas jogam rapidamente um sobre o outro, a conscincia no pode mais ver o significado da situao. No h mais indivduo agora que pode estar relacionada a

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

26

um antes e um depois. O sujeito se coloca em nenhum lugar no tempo, mas as experincias apenas um sentido de durao [ ... ] A reduo da dimenso temporal de uma situao a um mero sentimento de durao - o fator de monotonia. Este perigo ameaa sempre a diviso racional da atividade e a reduo da situao a mera durao ocorre, na formao de atletas, bem como nas formas de trabalho industrial. A alegao do Esporte o cumprimento de funes, que contrria a esse trabalho que no mais se sustenta, pois aqui tambm tcnicas racionalizadas foram introduzidas, que levam a comportamentos monotonamente

esquematizados e dissoluo da estrutura temporal experimentada conscientemente. Como Jrgen Habermas exprime, esportes de alto nvel existem h muito tempo desde que se tornaram um aspecto da racionalizao do trabalho. A histria da diviso do trabalho demonstra uma oscilao entre atividades complexas e simples. Hoje os mtodos de treinamento atltico esto passando por uma mudana semelhante. Se os mtodos de treinamento atltico, at 1960 enfatizaram o mtodo analtico intervalado concebido para corredores de mdia e longa distncia, agora h uma tendncia para mudar para o princpio mais complexo de durao - ou seja, um temporal e espacialmente tipo mais solto de treinamento, com trechos mais longos. historicamente relevante para a investigao sobre as ligaes entre o esporte e o trabalho que o esporte de alto nvel tenha se originado na fase da diviso industrial do trabalho. Com a progressiva fragmentao do trabalho (Friedmann) comeou-se a trabalhar em esportes, como treinamento e mtodos de ensino - de qualquer forma, aps um certo lapso de tempo. Genericamente, porm, claro que o esporte cresceu em uma relao causal, social, histrica com o desenvolvimento industrial de racionalizar o trabalho humano.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

27

9 DESMEMBRANDO MTODOS DE ENSINO

No treinamento atltico moderno e na educao fsica, o processo de aprendizado dividido como a diviso do trabalho em nico, movimentos e elementos de comportamento que so praticados de forma isolada e que o estudante deve reunir mais tarde em aes completas. Sequncias de exerccios metdicos tm sido desenvolvidas, rotinas com base nos princpios da educao fsica. O objetivo facilitar o domnio das tarefas motoras e sociais passo a passo. Por exemplo, no se aprende a lanar o disco imediatamente, mas controlam-se as diferentes partes da sequncia de jogar e aprende-se progressivamente a juntar todas as peas. O mesmo verdade para jogos onde as tticas so aprendidas uma de cada vez e, em seguida, reunida em sistemas completos de comportamento social. Mtodos de Ensino no desporto foram modelados aps o sistema de aprendizagem artesanal e produo industrial. As habilidades a serem aprendidas so divididas em seus elementos, que o aprendiz deve dominar passo a passo de acordo com sua dificuldade crescente. Por exemplo, suavizao deve ser aprendida por etapas comeando com o planejamento de superfcies planas e terminando com a forma complicada de superfcies irregulares. Nos esportes, como no artesanato e sistemas industriais de educao profissional, o princpio da repetio de tarefas to importante quanto o princpio da diviso de competncias para inculcar comportamentos estereotipados. Essa forma do processo de ensino e aprendizagem realmente baseado nas regras do jogo na competio de mercado. H razo para suspeitar que estas regras aplicam-se mesmo dentro do mundo da pedagogia.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

28

10 TEMPO E BUROCRACIA

O desmembramento racional do contedo do trabalho social e os esportes de alto nvel implica um planejamento orientado para metas de suas dimenses temporais. Os programas de treinamento e planos de trabalho so submetidos ao momento exato. Uma consequncia disto que o atleta de alto nvel no pode treinar de acordo com seu plano de tempo prprio. Arbitrria e espontaneamente a atividade atltica restrita para ajustar o plano de treinamento. O prognstico de F. W. Taylor parece to vlido para o esporte de alto nvel como para o trabalho industrial: At agora, a personalidade veio primeiro, a partir de agora, a organizao e o sistema tomaram conta. No diferente para o trabalhador: seu horrio determinado pelo seu empregador. Em ambos, esporte e trabalho, o indivduo , literalmente, empregado de algum durante o perodo da atividade produtiva. No simplesmente o dia de trabalho que moldado e fixado, o futuro tambm tem seus programas de treinamento e planos de trabalho projetados de acordo com objetivos especficos (colocao atltica e recordes industriais). Um programa de treinamento com base cientfica abrange semanas, meses e at anos. Tericos do treinamento falam de planos de treinos dirios (manh e tarde), programas de treinamento semanal, planos anuais, planos de longo alcance. Durante esses perodos o atleta ou a equipe modelado ou construdo para alcanar o nvel desejado de desempenho como uma preocupao econmica dedicado a alcanar um nvel timo de produo. Programas de treinamento atltico mostram claramente os traos de racionalizao, orientao de metas e comportamento planejado. A racionalizao assume formas logicamente necessrias quando falamos de uma burocratizao e a administrao dos esportes de alto nvel. Pode-se perceber a influncia dos princpios burocrticos nos seguintes fenmenos: o crescimento da burocracia no esporte que exerce uma regra limitadora na base de seu poder para tomar decises, a aceitao do

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

29

princpio da burocratizao funcional, como descrito por Max Weber para que uma ampliao intensiva e qualitativa e desdobramento da esfera de responsabilidade da administrao tem lugar, sob a liderana de especialistas atuando com autorizao legal e semilegal conceitualmente sistematizada e racionalizada. Burocratizao um aspecto necessrio para a racionalizao dos esportes modernos; para o aumento do nmero daqueles fazendo esportes diminuiu as oportunidades para eles fazerem o esporte de forma livre e sem uma organizao formal. Depois de certo ponto, uma srie de interesses e grupos se ope uns aos outros de uma forma que exige legtima regulamentao. Burocracias especiais do esporte, distinguido pela sua elaborao de normas, por suas competncias de delimitao e, assim, a ordem dos relacionamentos, ato de fornecer o membro de estrutura e ordem, por exemplo, definindo os direitos e deveres dos membros. A burocracia do esporte comprometese a tarefas de administrao. Na Alemanha Ocidental, a federao alem de esportes (Deutscher Sportbund - DSB) tem essas funes burocrticas. No DSB as vrias associaes de diferentes disciplinas (por exemplo, associaes de futebol ou esqui) se renem em uma organizao abrangente. As seguintes divises de jurisdies foram desenvolvidas (esquematizadas aqui): a DSB aplica, programa e representa os interesses e objetivos de todos os esportes, enquanto as diversas associaes tem responsabilidades delegadas. A organizao geral e as especializadas funcionam como grupos de presso que incorporam uma posio ideolgica definida vis--vis dos esportes de alto nvel e suas categorias funcionais. A racionalizao assume formas logicamente necessrias quando falamos de uma burocratizao e a administrao dos esportes de alto nvel. Pode-se perceber a influncia dos princpios burocrticos nos seguintes fenmenos: o crescimento da burocracia no esporte que exerce uma regra limitadora na base de seu poder para tomar decises, a aceitao do princpio da burocratizao funcional, como descrito por Max Weber para que uma ampliao intensiva e qualitativa e desdobramento da esfera de responsabilidade da administrao tem lugar, sob a

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

30

liderana de especialistas atuando com autorizao legal e semilegal conceitualmente sistematizada e racionalizada. Burocratizao um aspecto necessrio para a racionalizao dos esportes modernos; para o aumento do nmero daqueles fazendo esportes diminuiu as oportunidades para eles fazerem o esporte de forma livre e sem uma organizao formal. Depois de certo ponto, uma srie de interesses e grupos se ope uns aos outros de uma forma que exige legtima regulamentao. Burocracias especiais do esporte, distinguido pela sua elaborao de normas, por suas competncias de delimitao e, assim, a ordem dos relacionamentos, ato de fornecer o membro de estrutura e ordem, por exemplo, definindo os direitos e deveres dos membros. A burocracia do esporte compromete-se a tarefas de administrao. Na Alemanha Ocidental, a federao alem de esportes (Deutscher Sportbund - DSB) tem essas funes burocrticas. No DSB as vrias associaes de diferentes disciplinas (por exemplo, associaes de futebol ou esqui) se renem em uma organizao abrangente. As seguintes divises de jurisdies foram desenvolvidas (esquematizadas aqui): a DSB aplica, programa e representa os interesses e objetivos de todos os esportes, enquanto as diversas associaes tem responsabilidades delegadas. A organizao geral e as especializadas funcionam como grupos de presso que incorporam uma posio ideolgica definida vis--vis dos esportes de alto nvel e suas categorias funcionais. A postura manifesta-se na regulamentao especfica: estabelecer normas de realizao (por exemplo, as qualificaes de entrada), que codifica as tabelas de resultados para o clculo de conquistas esportivas, formulao de regulamentos administrativos para as competies, a diviso em categorias concorrentes e, alm disso, regula as relaes entre os clubes esportivos e as associaes, a criao de um sistema judicial interno para fiscalizar a constituio das associaes e punir as violaes das mesmas, nomear as equipes nacionais, e empregando cientistas e treinadores na investigao sobre mtodos de treinamento para a melhoria da realizao.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

31

Assim como no mundo burocratizado do trabalho, vrios grupos de interesse, entram em conflito: os administradores em relao ao administrado. Nos esportes, bem como no trabalho, um modelo tpico do nosso sistema social a regra de uma organizao burocrtica, administrado por um pequeno grupo de administradores. Obviamente, este novo sistema burocrtico estabelece uma grande responsabilidade sobre os ombros da administrao e aperta o grau de escolha deixada ao indivduo. O mundo do trabalho experimenta uma constrio similar das iniciativas econmicas do indivduo por parte de associaes que atuam para estabelecer normas de comportamento, tipos e quantidades de produo, salrios e preos de venda, regras de trabalho, etc. Os portadores da carga das formas burocrticas acima mencionadas so a Associao Esportiva e da organizao econmica, respectivamente. Ambas as instituies desenvolvem e aplicam as medidas administrativas que so estruturalmente e funcionalmente similares. Em ambos os casos, temos um sistema social cooperativo, exigindo o exerccio de inmeras atividades caracterizadas pela diviso do trabalho. As atividades devem estar subordinadas aos objetivos da empresa, o que exige um sistema de direo e controles. Partir destas necessidades eleva um sistema hierarquicamente organizado, sistema formalmente definido de funes tcnico-organizacionais. As interaes dentro de um clube desportivo demonstram a diviso do trabalho no mbito de uma organizao formal, fixa. Escritrios hierarquicamente organizados interagem de acordo com as responsabilidades definidas com preciso. Estes servios constituem o comit executivo do clube no qual vrios dirigentes da empresa elaboram comits para tratar de problemas e tarefas especiais. H tambm uma legislatura, que consiste de todos os membros com direito a voto. O legislador determina os objetivos do clube e elege os vrios oficiais. Uma Constituio do clube escrita codifica as leis do clube, cuja execuo vigiada por um tribunal especial ou judicial. Ramos e setores com base em diferentes disciplinas desportivas so fundados e dividem o clube em setores

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

32

que, como seu modelo de empresa industrial, podem possuir certa independncia dentro da estrutura geral do clube. Alm disso, a construo de comits assessores administrativos, composto por peritos de cargos pblicos administrativos e da iniciativa privada, ambos servindo a ttulo consultivo, caracterizam um desenvolvimento de abordagens que nos maiores clubes esportivos se aproxima de uma indstria administrativa dos esportes. Todas as marcas de um quadro tcnico-organizacionais tm muito que distinguem a estrutura bsica do sistema econmico capitalista e foram transferidos do capitalismo para outras reas do comportamento racional. Na verdade, a burocratizao aparece hoje como um marco da sociedade industrial e sua diviso do trabalho. A burocratizao desenvolveu as tcnicas especficas de regra orientadas por metas, racionalmente planejadas. Burocracia significa aqui mais do que simplesmente um meio para executar uma organizao. Cada aspecto da vida social est subordinado administrao planejada. O resultado que a burocracia constantemente diminua a oportunidade de escolha do indivduo. E esportes de alto nvel h muito tempo tomaram esse passo para serem esportes administrados.

11 O SISTEMA DE REGRAS TIPO TRABALHO DOS ESPORTES DE ALTO NVEL

A burocratizao do esporte de alto nvel implica num sistema de papis sociais, como o que existe no mundo do trabalho. Dentro de um clube esportivo, como em uma empresa industrial, cada pessoa adquire uma posio ativa que fixa sua rea de atividade. Orientado por metas, social, mecanismo comportamental, cujo status precisamente definido. Dependendo de suas metas, tarefas e responsabilidades, cada empresa cria subordinao e superordinao pela estrutura das suas funes. Organizao social formal [ ... ] um

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

33

sistema de papis sociais hierarquicamente relacionados e organizados para viabilizar o cumprimento das metas da empresa. Cada papel social est ligado base de determinaes objetivas para o comportamento esperado por parte de quem preencher o papel. Os esportes de alto nvel copiaram o modelo de status ordenados e papis nas suas formas elementares de organizao social. Como o diretor de uma empresa econmica, o presidente de um clube desportivo (ou o presidente de seu comit executivo), integra o maior nvel de controle e tomada de deciso. Ele fala com autoridade, expressa nos princpios da poltica do clube, e aparece em pblico como representante do clube. Quando h conflitos de interesses com outras instituies, ele age como o intermedirio das negociaes. Em seu papel de liderana, se espera encontrar qualidades tpicas - por exemplo, a informao especializada, a capacidade retrica, a identificao com as tarefas a serem realizadas, e tato organizacional. O presidente de um clube desportivo pode ser visto como um gerente geral que exerce um alto nvel de coordenao dentro da funo de gesto do clube. Ao lado dele esto os especialistas cuja esfera de atividade so determinadas objetivamente: o vicepresidente (ou segundo oficial), que responsvel pela administrao e organizao, o diretor de esportes e jogos que coordena todo o campo de atividade atltica, o secretrio de imprensa, o tesoureiro, e outros papis ainda mais especializados como consultor jurdico. Estes papis correspondem aos dos diretores de uma empresa industrial. Cada diviso de um clube desportivo tem o seu chefe, cujas funes correspondem s do superintendente ou gerente divisional de uma empresa. Ele executa as instrues dos seus superiores hierrquicos na gesto e age de forma independente para realizar as tarefas que lhe so delegadas. A margem de autonomia para o lder da diviso de um clube desportivo , no entanto, maior do que em um empreendimento econmico, porque, na maioria dos casos, o primeiro um voluntrio no remunerado em uma organizao atltica cuja existncia no essencialmente orientado para metas ou dependentes decises de sucesso. No h um conjunto de normas estritamente

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

34

formal. Por outro lado, o papel do treinador atltico como a do atleta de alto nvel mesmo claramente determinados pelas normas orientadas por metas, que definem o seu estatuto e as caractersticas de sua posio - as caractersticas, ou seja, de conhecimentos especializados, domnio prtico da disciplina atltica especfica, caractersticas de liderana como a empatia com a situao psquica de um atleta, a capacidade de assumir a liderana do grupo, capacidade de tomar decises objetivas. Em suma, o treinador deve ter pr-requisitos pessoais e objetivos que lhe permitam a formao direta ao nvel timo de realizao, a fim de realizar o objetivo central do especialista. Nos Estados Unidos existem equipes esportivas (beisebol, futebol americano, de basquete), com os instrutores como o nico responsvel pelo condicionamento fsico da equipe, enquanto o treinador e seus assistentes ensinam estratgia e preparam os jogadores para a competio em si. O papel do prprio atleta de alto nvel, como para o trabalhador e o empregado, baseado em sua promessa de realizao especfica. Espera-se que o comportamento orientado para a realizao dele: a formao (de trabalho), a indstria, a pontualidade, cumprimento das tarefas de formao (quociente de trabalho), etc. Todas estas expectativas so normalmente redigidas sob a forma de um compromisso formal ou de um contrato profissional, o que fixa o papel e se impe a todos os signatrios. Os esportes coletivos oferecem o exemplo mais tpico da diviso de sistema de trabalho no esporte. Nas descries das posies de jogo individual, pode-se ver de forma bastante clara da definio dos papis: armador, lateral direito, defensor esquerdo, goleiros, etc. Estes nomes determinam a delimitao espacial do campo em que o jogo acontece (por exemplo, o guarda-redes), uma funo prescrita para cada jogador (por exemplo, defensor), ou um papel especfico a expectativa (para a frente). Cada descrio do cargo contm uma lista de caractersticas que implicam um padro de comportamento prescritos para o jogador individual. papis diferenciados aparecem, mas no de forma isolada uma da

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

35

outra, eles aparecem dentro da equipe como parte de um sistema de papis. Trabalho em equipe o princpio norteador. Hoje em dia, socialmente e politicamente empresas industriais progressistas olham para o conceito sociolgico de trabalho em equipe como um modelo de organizao do trabalho efetivo.

12 COOPERAO TIPO-TIME E TIPO-ESTRUTURA

Podemos falar de cooperao entre os colegas ou colegas de trabalho quando a sua atividade imediatamente condicionada e guiada por outros, de modo que o indivduo deve considerar explicitamente os outros a fim de completar sua prpria atividade. Um exemplo disto pode ser encontrado na tcnica de trabalho do grupo de trabalhadores da indstria do ao, de acordo com a investigao emprica, os trabalhadores observados devem dirigir caminhes carregados com terra para uma fornalha. Eles no esto vinculados a nenhum padro especfico de trabalho e podem dividir a tarefa como preferirem, desde que eles cumpram com suas quotas estabelecidas. Eles so capazes de se apoiarem mutuamente, pois suas tarefas individuais no esto em conflito. Na base das regras de trabalho obrigatrio e as tarefas a ser feitas, h uma dependncia indireta, desenvolvido entre os trabalhadores. A colaborao de uma equipe desportiva assenta-se numa estrutura semelhante: o jogador individualmente no obrigado a definir seu comportamento e pode, na maioria das situaes de jogo, decidir sobre suas prprias tticas, porm ele est sujeito a regulamentaes sobre o tempo do jogo, da intensidade e durao de treinamento. Uma vez que as manobras de jogo no esto relacionadas umas s outras de forma determinstica; no executada pela ajuda espontnea e, portanto, um alargamento do papel do jogador. Junto com a presso das expectativas

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

36

obrigatrias de papis, h os objetivos comuns do jogo de exercer uma presso social sobre a integrao da equipe como um todo. Sobre esta base limitada e racional de planejamento de papis, nos esportes e no trabalho, o princpio de organizao do trabalho em equipe permite uma escolha individual das aes. Em outras palavras, um sistema informal de papis existe junto com o formal. No entanto, com a intensificao das medidas tcnico-organizacionais-

racionalizantes, no ocorre com frequncia em muitas situaes comportamentais uma diminuio progressiva da liberdade do indivduo para agir. Isso levou criao de uma cooperao estrutural, cujas caractersticas podem ser lidas a partir do exemplo acima mencionado na indstria do ao: a fora de trabalho coopera em uma espcie de desvio em torno da estrutura tcnica, porque a maioria das atividades projetada para serem feitas com dispositivos mecnicos. Consequentemente, cada trabalhador tem seu prprio local de trabalho definido, e neste lugar, suas prprias funes especializadas claramente definidas. Ele j no pode decidir livremente entre as atividades possveis porque a ordem temporal do trabalho tem sido definida e no h possibilidade de ajuda mtua. Cooperao agora significa diviso do trabalho e trabalho cooperativo tecnicamente condicionado. Pode-se observar uma evoluo similar no jogo de equipe moderno: ao invs da estrutura tcnica da fbrica, temos uma concepo racional das tticas que fora cada jogador a ter hbitos de cooperao predeterminada. A prpria concepo de equipe coloca cada jogador em um lugar definido com tarefas especializadas e precisamente prescritas (por exemplo, para bloquear um adversrio de alcanar seu campo de jogo). Decises arbitrrias, no so mais possveis. Ajudas espontneas so intencionalmente mais difceis porque eles trazem consigo o perigo da negligncia das tarefas obrigatrias. Trabalho em equipe foi subordinado ao planejamento racional intencional, que transforma o jogo da equipe em um tipo de cooperao taticamente

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

37

determinada com base na diviso do trabalho. A interao dos jogadores , portanto, mediada por uma estrutura de regras tticas. A prtica contempornea mostra uma tendncia, no entanto, de liberar a equipe das extremas limitaes impostas ao movimento individual. O personagem principal no o especialista estreito, mas sim o jogador completo. Ele tem a capacidade, dependendo da estrutura da situao, de preencher papis diferentes. Um jogador de futebol pode, por exemplo, no chamado sistema 4-2-4 ou 4-3-3, alternar entre defensor de direita e armador esquerdo. Essa flexibilidade corresponde ao conceito de Georges Friedmann, de uma melhoria de produo da linha de montagem por conta do indivduo trabalhador aprender diferentes partes da obra, a fim de passar de um para o outro [ ... ]. A circulao de trabalhadores no mbito deste sistema tem vindo a aumentar a produtividade para alm dos mtodos clssicos de tarefas individuais especializadas. O ganho pode ser atribudo a uma mudana de ritmo, um ritmo de trabalho que no est vinculado esteira, maiores exigncias para iniciativa e destreza, menos cansao fsico, e a mobilidade [social]. O maior nvel observado no desempenho numa equipe sob o sistema como um todo, sem dvida, pode ser rastreado at os mesmos argumentos.

13 RACIONALIDADE TCNICA: uma marca registrada dos Esportes Modernos

Os esportes modernos nasceram no sculo XIX, durante a transformao do trabalho de tcnicas artesanais para as de fbrica e do sistema industrial. Naquela poca, a trilha e esportes de campo, natao, remo, futebol e outras disciplinas foram desenvolvidas e organizadas na Inglaterra a primeira sociedade industrial da histria. Esses esportes

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

38

apareceram como disputas regulamentadas. Com tcnicas extradas da produo industrial e do mundo em desenvolvimento das relaes de mercado capitalistas, os esportes modernos constituram-se primeiramente como um tipo no econmico de comportamento competitivo. Nesse nterim, porm, o desenvolvimento tecnolgico tem feito muitos progressos, que os contatos humanos fora do mundo do trabalho so sempre acompanhados por um terceiro elemento, ou seja, a tecnologia com as suas estruturas e mquinas. A tecnologia insere-se nas estruturas sociais e no apenas modificando-as, mas simultaneamente remodelando-as. A sociedade industrial criou uma conscincia tecnolgica que em contrapartida condiciona a forma dos campos no tecnolgicos do comportamento. Para esportes modernos de alto nvel, os nmeros com todo o peso do seu simbolismo tcnico-racional tm assumido uma importncia central. Pela mediao dos nmeros, os resultados do treinamento ou das disputas podem ser expressos

quantitativamente: escores de jogos, tempos de corridas, distncias de arremesso e salto, etc. Debaixo dos nmeros jaz a tentativa de encontrar um esquema para calcular a vida. Em nmeros, o desejo expresso para apresentar todos os fenmenos em termos de equivalncia. Cada incomparvel feito comparvel porque reduzido a sua dimenso abstrata. Esportes de alto nvel adotam o princpio da responsabilidade final do campo das relaes de troca. Ao faz-lo, os esportes participam da racionalizao cada vez mais claramente observvel racionalizao da nossa vida no modelo das cincias naturais contemporneas; os esportes rejeitam o qualitativo, a fim de adotar o medido e o quantificado. Os esportes no so mais meios para a educao; quantificao e mensurao dos desempenhos se tornaram a prpria essncia do esporte. Lado a lado com o valor da experincia o simples desempenho quantificado, o objetivo que o todo. Os esportes esto preocupados principalmente com primeiros e com a quebra de recordes. Igualar um recorde meramente sentido como a repetio de uma quantidade j alcanada.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

39

Os organizadores do esporte de alto nvel no tm nenhuma inteno de ignorar a natureza prtica e desistir das unidades numericamente definidas de medida em favor da nica alternativa: estabelecer uma ordem de classificao (primeiro, segundo, terceiro, etc), sem o clculo exato de tempos e distncias exatos em uma escala de intervalo de minutos e segundos ou em metros e centmetros. (Os gregos, no entanto, mostraram, atravs de pesquisas histricas de ter utilizado essa alternativa apenas em seus Jogos Olmpicos). Nesta era industrial, que trouxe luz o esporte de alto nvel, o uso do olho nu parece absurdo e impraticvel. Nossa conscincia quantitativa. Os jogos olmpicos modernos poderiam, portanto, ser transformado em um espetacular festival de nmeros sem qualquer resistncia ideolgica por parte dos funcionrios Olmpicos. A classificao olmpica nacional uma sinopse tabular do ndice de sucesso atltico nacional, expressa em medalhas, que por sua vez so a afirmao quantificada das colocaes. As classificaes assumiram funes similares para a comparao das estatsticas de produo de economias nacionais competitivas e levaram similarmente a dedues ideolgicas mal interpretadas. As luas polticas, econmicas, e outras dos povos do mundo parecem em formas sublimadas no estdio. As condies tcnicas do esporte de alto nvel tambm so expressas no equipamento padronizado usado na competio. No se pode competir com o qualquer equipamento por ser seu favorito - pelo menos no em competies oficiais. As instalaes esportivas como trilhas, piscinas, e campos tambm esto sujeitas a determinadas dimenses espaciais. Eventos esportivos no podem ocorrer em qualquer lugar, eles ocorrem apenas em circunstncias padronizadas. Quem insiste em usar o seu prprio equipamento irregular ou trechos e lugares desmedidos simplesmente exclui-se do sistema de medidas comparveis de desempenho. A normatizao de equipamentos esportivos e instalaes tambm tm paralelos no mundo do trabalho, onde a padronizao de todas as condies de produo e de concorrncia tem sido procurada. Hoje, os tempos e as distncias dos desempenhos atlticos so medidos com o

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

40

auxlio de cronmetros, trenas, travessas, medidas de distncia oticamente construdas, anemmetros, filmes e aparelhos de fotografia, mesas mveis, etc. Nesta medida exata de fraes de segundos, encontramos o caracterstica de controle de tempo e organizao temporal, que peculiar idade tcnica. A mquina, smbolo da unio do trabalho humano e da tecnologia, tem, entretanto, forado sua adoo em muitas reas do esporte de alto nvel, a mquina parece - pr aproximadamente - de duas formas: (1) simples, como ferramenta de dispositivos com um carter essencialmente instrumental que serve para ampliar as atividades atlticas e habilidades fsicas (mquinas que do largadas, estacas de salto, mquinas de musculao, trampolins, bicicletas, tacos, raquetes de tnis, e bastes de hquei); (2) Equipamentos de potncia no-humana (automveis , motocicletas, avies, barcos a motor). A mquina adaptada para o executante, o executante para a mquina. Neste ltimo caso, os homens se adaptaram mquina aps terem fugido da mecanizao do trabalho industrial para o mundo dos esportes, onde a mquina, em sentido figurado, os seguia. Com a integrao dos instrumentos tcnicos em esportes de alto nvel, os esportes tornam-se parcialmente dependentes de todo o processo de desenvolvimento tecnolgico. Alguns automobilismo, asa-delta, mergulho so simplesmente impossveis sem o equipamento tcnico especial. Desempenho nessas disciplinas , obviamente, inseparvel do desenvolvimento de instrumentos de alta qualidade bem construdos. O progresso do desempenho em muitos esportes tem sido muito acelerado pelas descobertas e inovaes tcnicas. Quando um salto com vara de 4,80 metros foi considerada excelente h uma dcada, agora [1968] j se saltou 50 centmetros mais alto, graas vara de fibra de vidro. Esse fato nos faz lembrar do processo de produo econmica, cuja eficcia na produo de bens e servios continuamente reforado pela evoluo tecnolgica. Novas disciplinas esportivas (disputas de trampolim, as corridas de kart, corridas de bobsled) seguem sobre a inveno de

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

41

novos dispositivos. H novas disciplinas para as quais a fora muscular, coordenao motora e resistncia so menos importantes do que a coordenao motora fina e a capacidade de concentrao psicolgica (tiro ao alvo, golfe, tnis de mesa). Esta reestruturao das demandas sobre o corpo humano tem sido estudada por Georges Friedmann, atravs de exemplos do trabalho industrial, onde a demanda por coordenao muscular fina est crescendo continuamente. Uma tendncia similar no esporte, juntamente com os progressos nos nveis de desempenho e com a inventividade humana, traz o desenvolvimento de novos tipos de habilidades motoras e equipamentos tcnicos esportivos. H um desenvolvimento paralelo de novos padres de comportamento. O conceito de tcnica nos esportes modernos tambm pode ser indiretamente relacionado ao comportamento humano, porque cada disciplina esportiva tem suas tcnicas especficas. Movimentos atlticos intencionais so chamados tcnica de movimento. Para cada tcnica h um sequencia de movimentos prescrita e otimamente econmicos (conservao de tempo, distncia ou de energia). Nesse sentido, a tcnica significa algo como um modo intencional e normativo de movimento. inegvel que o desenvolvimento est em estreita relao com a mecanizao progressiva e que o esporte em si cada vez mais mecnico. Vemos isso [ ... ] mesmo nas disciplinas nas quais as mquinas tenham sido formalmente excludas, como boxe, luta, natao, corrida, salto, arremesso e mini-golf. O prprio homem tornou-se uma espcie de mquina, cujos movimentos, controlados pelo seu equipamento, so mecnicos. Se os movimentos humanos so forados a um propsito, a estruturas racionais, uma concepo tecnocrtica da atividade esportiva deve aparecer em cena.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

42

14 A CIENTIFICAO DOS ESPORTES DE ALTO NVEL E DO TRABALHO

Cientificao, o estgio mais elevado na racionalizao do trabalho, aplicao instrumental de mtodos cientficos na prtica real. A tese de Taylor de que h cincia na menor ao do trabalhador o fundamento para uma cincia tcnico-analtica de trabalho concebida com um sistema de estabilizao (funcional) de inteno. O objetivo desta cincia usar as pesquisas exatas no trabalho humano, a fim de aumentar a produtividade. Este objetivo pode ser alcanado, quando todos os movimentos desnecessrios so eliminados, quando os movimentos lentos so substitudos por rpidos, quando controles e embargos noeconmicos so substitudas por econmicos. Um estudante de Taylor, F. B. Gilbreth, fez as ligaes entre as despesas da fora de trabalho e o tempo de trabalho com mais preciso em seu livro Motion and Time Study. Primeiro, a dimenso do espao e depois a do tempo devem ser anunciadas. A orientao por metas e o sucesso do trabalho dizem, obviamente, respeito forma e depois ao ritmo do movimento. Gilbreth observou o trabalhador mais preguioso e aprendeu a partir dele os movimentos mais econmicos o tornou [ ... ] um modelo.

** A recorrncia do termo achievement dificultava a traduo, aparecendo na maioria deste texto como realizao. Pode-se entend-lo, tambm, por desempenho, o que na maioria do texto parece mais adequado devido ao tema dos captulos. A palavra realizao por isto, destacada em itlico ao longo desta traduo.

RIGAUER, Bero. Sport and Work: Translated with an introduction by Allen Guttman. Traduo de Tiago Oviedo Frosi em abr. 2010. Nova Iorque: Columbia University Press, 1981. p. 1-62.

You might also like