You are on page 1of 12

A CATALOGAO COOPERATIVA NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRGS: RELATO DE EXPERINCIA DO GRUPO DE ESTUDOS EM CATALOGAO

Claudete Soares de Oliveira1, Evelin Stahlhoefer Cotta1, Giovana Soares Carneiro1, Llian Maciel1, Rosalia Pomar Camargo1, Sedi Ziebert Schardong1, Suzinara da Rosa Feij2
1

Bibliotecria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. 2 Bibliotecria, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, RS.

Resumo
Apresenta relato de experincia do Grupo de Estudos em Catalogao do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEC/SBUFRGS). Aborda a catalogao cooperativa como forma de trabalho adotada pelo SBUFRGS com a utilizao de instrumentos e procedimentos comuns, que visa recuperao da informao mais eficiente. Mostra que o uso destes instrumentos e procedimentos nem sempre respondem s necessidades de trabalho, pois fatores como a disperso geogrfica das bibliotecas, as caractersticas peculiares de cada coleo e, principalmente, a quantidade e subjetividade dos profissionais envolvidos, interferem no processo de tratamento da informao. Relata como os encontros realizados pelo Grupo buscam propor solues de polticas de catalogao e aes concretas que envolvam o SBUFRGS, na uniformidade da entrada de dados e, como decorrncia, na qualificao do Sistema de Automao de Bibliotecas da UFRGS (SABi). Destaca a importncia de grupos de trabalho como espao de discusso e estudos a partir da troca de experincias de seus membros sobre questes ligadas representao descritiva, como forma de educao continuada. Conclui que a formao de grupos de trabalho essencial para a interao de profissionais que trabalham em redes ou sistemas, na medida em que possibilita a troca de experincias e a busca de padronizao dos procedimentos utilizados em prol do usurio final.

Palavras-Chave:
Catalogao Cooperativa; Grupos de Trabalho; Educao Continuada.

Abstract
Presents an experience report of the Study Group on Cataloguing System Libraries of the Federal University of Rio Grande do Sul (GEC / SBUFRGS). Discusses cooperative cataloging as a way of working adopted by SBUFRGS with the use of instruments and procedures, aimed at more efficient information retrieval. Shows that the use of these instruments and procedures do not always meet the needs of work, because factors such as the geographical dispersion of libraries, the peculiar characteristics of each collection, and especially the amount and subjectivity of the professionals involved, interfere with the process of information handling. Reports such as the meetings held by the Group seeking to propose policy solutions for cataloging and concrete actions involving SBUFRGS, uniformity of data entry and as a consequence, the qualification of UFRGS Library Automation System (SABi). Stresses the importance of working groups as a forum for discussion and studies from the exchange of experiences of its members on issues related to descriptive representation, as a form of continuing education. Conclude that the formation of working groups is essential for the interaction of professionals working in networks or systems, to the extent that enables the exchange of experiences and the pursuit of standardization of the procedures used to support
1

the end user.

Keywords:
Cooperative Cataloguing; Working Groups; Continuing Education.

1 Introduo
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SBUFRGS) coordenado tecnicamente pela Biblioteca Central e composto de 32 bibliotecas setoriais, dispersas em quatro campi na cidade de Porto Alegre, uma localizada em Imb, cidade litornea do Estado e uma biblioteca pertencente ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Este conjunto de unidades de informao, constitudo por bibliotecas universitrias, especializadas e uma escolar, possui acervos em diferentes suportes e em vrios campos do conhecimento. Os bibliotecrios so responsveis pelo gerenciamento e execuo de todas as rotinas bibliotecrias, dentre elas a catalogao de itens informacionais. A catalogao cooperativa a forma de trabalho adotada pelo SBUFRGS, com a utilizao de instrumentos e procedimentos comuns, com vistas a uma recuperao da informao mais eficiente. Contudo, o uso destes instrumentos e procedimentos nem sempre responde s necessidades de trabalho, pois fatores como a disperso geogrfica das bibliotecas, as caractersticas peculiares de cada coleo e, principalmente, a quantidade e subjetividade de profissionais envolvidos, interferem no processo de tratamento da informao. Percebeu-se na criao de Grupos de Trabalho, uma forma de dar coeso e uniformidade s metodologias adotadas pelo Sistema, alm de propiciar educao continuada aos seus membros. O objetivo deste trabalho relatar a experincia do Grupo de Estudos em Catalogao (GEC) que promove quinzenalmente, desde 2010, reunies de estudo com bibliotecrios catalogadores da Universidade e do IFRS Campus Porto Alegre. O GEC busca propor solues de polticas de catalogao e aes concretas ligadas representao descritiva que envolvam o SBUFRGS, na uniformidade da entrada de dados e, como decorrncia, na qualificao do catlogo eletrnico do Sistema de Bibliotecas (SABi). Neste trabalho buscou-se referencial terico sobre os temas da catalogao cooperativa, da educao continuada e dos grupos de trabalho para embasar e conceitualizar a prtica desenvolvida pelo Grupo.

2 Catalogao Cooperativa no Brasil: a formao de redes de catalogao entre bibliotecas


A criao do primeiro curso para o ensino da Biblioteconomia no Brasil se deu na Biblioteca Nacional em 1911. Entretanto, passados cerca de trinta anos, o pas passa a adotar modernas tcnicas biblioteconmicas, como consequncia do aperfeioamento de tcnicos brasileiros em universidades americanas, da reforma no referido curso de Biblioteconomia e da criao de um servio nacional de catalogao cooperativa (REDE BIBLIODATA, 2012). O denominado Servio de Intercmbio de Catalogao (SIC), criado em 1942, promovia a ajuda mtua entre as bibliotecas brasileiras tendo como modelo um servio semelhante ofertado pela Library of Congress dos Estados Unidos da Amrica. O Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP) era responsvel pelo SIC. Seu papel era o de revisar as fichas catalogrficas que eram impressas, distribudas e vendidas pelo Departamento de Imprensa Nacional. Neste aspecto o Brasil foi pioneiro na Amrica Latina. Passados outros trinta anos e tendo mais uma vez como exemplo a Library of
2

Congress, o SIC adota o formato Machine-Readable Cataloguing (MARC) e inicia a automao de seus registros bibliogrficos sob a coordenao da bibliotecria Alice Prncipe Barbosa. D-se, assim, incio ao projeto Catalogao Legvel por Computador (CALCO) que tinha por objetivo o intercmbio das informaes catalogadas entre as bibliotecas participantes e a gerao do Catlogo Coletivo Nacional e a Bibliografia Nacional Corrente (REDE BIBLIODATA, 2012). A implantao do projeto CALCO viabilizou a elaborao de um catlogo da produo bibliogrfica; a distribuio da informao catalogada em todo pas; a gerao de bibliografias especializadas; a permuta de informaes no territrio brasileiro e no exterior; a obteno de catlogos coletivos especializados; a padronizao dos cabealhos de assunto e normas de catalogao; a duplicao mais gil das fichas catalogrficas, evitando assim, o retrabalho para as bibliotecas que possuam as mesmas obras (REDE BIBLIODATA, 2012). O formato CALCO baseou-se no MARC II por ser considerado este o formato padro para o intercmbio de informaes bibliogrficas. Diferentes instituies como a Fundao Getlio Vargas (FGV), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (IBICT) desenvolveram sistemas prprios de catalogao baseados no CALCO, com algumas modificaes para atender as necessidades de cada instituio ou das redes de catalogao que se formavam. Aps 31 anos de atividades, o SIC deixou de existir, sendo substitudo pelo projeto CALCO (REDE BIBLIODATA, 2012). Uma nova fase da catalogao cooperativa no Brasil tem inicio, como proferiu Sambaquy (1978):
[...] as tendncias modernas dos trabalhos de catalogao, que devero ser, j agora, baseados em projetos de estreita participao interbibliotecria, em forma automatizada, atravs de programas estabelecidos por redes ou sistemas de bibliotecas. Somente assim ser possvel a soma das colees de documentos e das obras existentes no Pas, atravs dos catlogos dessas Bibliotecas, para levantamento do universo de livros e documentos disponveis, a fim de que, perfeitamente integrados, como um s catlogo de uma s biblioteca, servir a toda populao no Brasil, por intermdio de redes de cooperao locais, estaduais, regionais e nacional de bibliotecas e de informao. (SAMBAQUY, 1978, p. 18-19).

Atualmente, os recursos buscados pelos bibliotecrios para melhoria dos servios e produtos oferecidos pelas unidades de informao, produzem resultados compensadores quando esses servios so automatizados. Segundo Brown (1998) por esse motivo um grande nmero de bibliotecas j est integrada s redes, o que permite investir melhor no desenvolvimento de suas colees, em equipamentos e servios, visando sempre disponibilizar e prover informao sua comunidade de usurios. Redes de bibliotecas, como salienta a autora, so criadas com o objetivo de mostrar a coleo de um grande nmero de unidades de informao, bem como disponibiliz-las a outras unidades e usurios e tambm compartilhar esforos e custos dispendidos no desenvolvimento de bases de dados bibliogrficos atravs do intercmbio de registros e atividades correlatas. No obstante, rede definida como:
[...] uma interligao de bibliotecas independentes que usam ou constroem uma base de dados comum [...] vendem servios e produtos, oferecem servios ou tm membros em muitos estados ou regies, e desejam formar programas cooperativos com outras redes. (BROWN, 1998, p. 34-35).

A cooperao e o compartilhamento entre unidades de informao, segundo Souza e Mostafa (1999), so apresentados como a melhor forma para o alcance de altos nveis de eficincia na recuperao das informaes necessrias a usurios que as buscam como subsdio para a realizao de seus trabalhos, o desenvolvimento de pesquisas, a realizao de negcios, entre outros. Nesse mbito, as autoras afirmam que base de dados cooperativa
3

entendida como a reunio dos registros bibliogrficos de diferentes unidades de informao em meio eletrnico, constituindo-se [...] em um catlogo coletivo onde os mesmos podem ser consultados e aproveitados por qualquer uma das bibliotecas integrantes da rede. (SOUZA; MOSTAFA, 1999, p. 128). Desta forma, bibliotecas participantes de uma rede contribuem com sua catalogao original ao mesmo tempo em que podem copiar registros codificados por outras unidades, evitando, assim, a duplicao do trabalho. Este tratamento descritivo permite cada vez mais acessibilidade, na medida em que essas bases se tornem disponveis atravs de meios eletrnicos ou digitais. Por conseguinte, Santos (2003) observa que os processos de disponibilizao, recuperao e circulao tornam-se mais simples e rpidos atravs da automao, tornando mais preciso, tambm, o processo de recuperao dos documentos almejados. Assim, resta apenas compartilhar o registro, economizando tempo e trabalho. Nessa premissa, Balby (1995) alerta:
Uma biblioteca jamais deveria catalogar novamente um material que j foi catalogado por outra biblioteca, para cada material que chega mesa do catalogador, necessrio saber antes se algum, em algum lugar do pas ou do mundo j o catalogou; se o material j tiver sido catalogado, todos os esforos devem ser enviados para se ter acesso a essa informao e aproveit-la. (BALBY, 1995, p. 30).

Outrossim, Souza e Mostafa (1999) afirmam que, quando se trata de um sistema cooperativo, normas e padres so essenciais para garantir a qualidade dos registros catalogrficos e estabelecer os padres mnimos, com o propsito de alcanar a consistncia de dados e facilitar o intercmbio dos mesmos. Entendem por qualidade na catalogao cooperativa a ideia de o registro ser reutilizado por outro catalogador da rede sem necessitar de modificao alguma no que se refere ao ponto de acesso principal e descrio bibliogrfica. De outra forma, [...] a qualidade de um catlogo reside na coerncia e consistncia de seus dados, da o grande empenho em estabelecer regras de aceitao mundial, de forma a permitir uma rpida e eficiente troca de informaes bibliogrficas. (SOUZA; MOSTAFA, 1999, p. 128). No obstante, Lopes (2010) enfatiza que, quando o catlogo atualizado por vrios catalogadores, poder haver divergncias quanto s ideias e interpretaes, causando problemas na consistncia do trabalho, ou seja, Quanto mais catalogadores, menor a consistncia, pois cada um tem um ponto de vista diferente. (LOPES, 2010, p. 45). Uma das consequncias mais visveis da falta de consistncia provocada pelo grande nmero de catalogadores de uma rede a existncia de registros bibliogrficos duplos na base de dados mutuamente alimentada, pois:
Em uma instituio que adote a catalogao cooperativa, todos os catalogadores utilizam os mesmos instrumentos de anlise e de codificao do registro bibliogrfico (cdigo de catalogao, formato/campos de registro e tabelas de cdigos internacionais, locais e institucionais), mas esses instrumentos no garantem a exclusividade de cada registro da base de dados em relao ao documento que representa. Fatores externos como a origem dos registros, a interpretao particular de cada catalogador ao aplicar as regras e/ou polticas de catalogao e a sua eventual inabilidade ao pesquisar a base de dados para identificar um registro bibliogrfico que corresponda a mesma descrio do documento a ser catalogado, favorecem a insero de registros duplicados na base. Essa duplicidade acarreta problemas como: sobrecarga de informao para o usurio, reduo da eficincia do sistema, reduo da produtividade da catalogao e aumento do custo de manuteno da base (SITAS; KAPIDAKIS, 20081 apud OLIVEIRA et al., 2010, p. 2).
1

SITAS, Anestis; KAPIDAKIS, Sarantos. Duplicate detection algorithms of bibliographic descriptions. Library Hi Tech, Ann Arbor, v. 26, no. 2, p. 287-301, 2008. 4

A estratgia adotada pela Biblioteca Central, responsvel pela coordenao tcnica do SBUFRGS, para diminuir diferenas nos procedimentos adotados nas diversas bibliotecas, foi a criao de Grupos de Trabalhos que colaboraram na formulao de instrumentos para nortear Padres de Servios Bibliotecrios (PSBUs) adotados nas dcadas de 1980/1990. Estes padres auxiliaram as bibliotecas setoriais na execuo de suas atividades e na prestao de servios aos usurios. O SBUFRGS adota, desde 2000, polticas de catalogao cooperativa e descentralizada devido disperso geogrfica de suas bibliotecas, que so ligadas administrativamente a diferentes unidades de ensino da Universidade. Alm do software de gerenciamento, o SBUFRGS utiliza uma srie de padres normalizadores e instrumentos auxiliares para o processamento tcnico de documentos (OLIVEIRA et al., 2010). Atualmente, os Grupos formados por membros do SBUFRGS trabalham para dar coeso e uniformidade s metodologias adotadas, e criar fruns de discusso e atualizao das ferramentas norteadoras das suas atividades, como educao continuada, na busca do funcionamento homogneo do Sistema (PAVO; PFITSCHER; BERNARDES, 1998).

3 Educao Continuada: construo permanente do conhecimento


A educao, de uma forma mais genrica, segundo Prosdcimo e Ohira (1999, p. 111), [...] o processo pelo qual o indivduo adquire a compreenso do mundo, promove mudanas em seu comportamento e desenvolve suas potencialidades, propiciando integrao ao meio em que vive. Alm de ser um processo contnuo de formao e aperfeioamento, a educao tambm um meio de divulgao de conhecimentos e deve ser encarada como uma ferramenta capaz de gerar mudanas, alterar realidades sociais e garantir a evoluo econmica da sociedade (PROSDCIMO; OHIRA, 1999). Como descrito no captulo anterior, a formao de grupos de trabalho uma estratgia de educao continuada que pode ser adotada institucionalmente. Giannasi (1999) considera que educao continuada um termo amplo, que abrange uma grande quantidade de atividades de aprendizagem, como leitura de textos tcnicos, participaes em palestras, seminrios e outros eventos, bem como frequentando cursos formais de educao e treinamento. Conforme a autora, a educao continuada pode ser realizada com o objetivo de desenvolvimento profissional, partindo da motivao pessoal ou necessidade institucional. Por sua vez, Pavo, Pfitscher e Bernardes (1998) relatam que desde a dcada de 1950 a educao continuada vem adquirindo conotaes diferentes: nessa poca, o seu objetivo era ajustar-se a um mundo novo em mutao. Na dcada de 1960, a educao continuada transfere-se para dentro das empresas, com o objetivo de possibilitar a contnua atualizao dos funcionrios. A dcada de 1970 caracteriza-se pela tomada de conscincia de que o homem educa-se a partir da realidade que o cerca e em interao com os outros. Esse pensamento torna-se fundamental e a partir da dcada de 1980 a sociedade incorpora esta nova conscincia. A educao, em um contexto de formao, na concepo de Pereira e Rodrigues (2002, p. 222), [...] deve ser vista como uma organizao de valores, ou tambm como um processo de construo de conhecimentos, formao de habilidades tcnicas e cognitivas. Portanto, no deve ser considerada apenas como um instrumento de capacitao ou atualizao, mas sim como parte fundamental do processo individual de construo social. As autoras ainda ressaltam que, [...] para que uma organizao se torne competitiva e de qualidade, no basta investir em tecnologia e em equipamentos de ltima gerao. (PEREIRA; RODRIGUES, 2002, p. 223). imprescindvel promover a qualificao dos
5

recursos humanos para que possa haver o desenvolvimento e crescimento organizacional. A educao continuada, numa viso mais especfica, conforme Prosdcimo e Ohira (1999, p. 112), [...] um processo contnuo de atualizao, aperfeioamento, treinamento e aprimoramento das qualificaes e habilitaes individuais de cada profissional. Neste sentido, Cunha (1984) considera a educao continuada como qualquer aprendizagem formal ou informal, realizada a partir da primeira graduao. Na sociedade atual em que as mudanas ocorrem com muita rapidez, especialmente no que se refere produo do conhecimento, a educao continuada adquire grande relevncia. Percebe-se que a mesma velocidade com que produzido o conhecimento tambm o torna rapidamente obsoleto, o que exige atualizao permanente dos profissionais que atuam na rea da informao, como o caso do bibliotecrio. A responsabilidade pelas aes de educao continuada deste profissional, conforme afirma Cunha (1984), deve ser compartilhada pelas escolas de Biblioteconomia, associaes profissionais, bibliotecas, empresas de consultoria e pelo prprio bibliotecrio. Nesse sentido, Pavo, Pfitscher e Bernardes (1998, p. 2) afirmam que [...] promover o crescimento profissional tarefa da instituio qual o indivduo est ligado mas tambm tarefa individual. No que se refere s instituies, esse crescimento possvel na medida em que estas promovam aes de educao continuada. Na UFRGS, por exemplo, percebe-se o esforo pela atualizao permanente dos servidores, refletido na grande oferta de aes de capacitao. Por conseguinte, Pereira e Rodrigues (2002) destacam que a educao continuada pode ser vista como a soluo para atualizao e qualificao do profissional da informao, o bibliotecrio, que est inserido na categoria de mediador da informao e que no pode ficar margem dos acontecimentos tecnolgicos e da evoluo constante de processos educativos. Como exemplo:
[...] a evoluo da catalogao e os desenvolvimentos tecnolgicos possibilitaram ao catalogador a efetivao de programas de catalogao em redes ou sistemas (network) que ocupam por meio da catalogao automatizada, com base de dados mecanicamente legveis e permitem acesso aos bancos de dados on/off-line, concretizando a idealizao de um intercmbio mtuo de informaes. (PEREIRA; RODRIGUES, 2002, p. 231).

A formas: a) b) c) d) e) f)

educao continuada na rea de Biblioteconomia pode ser realizada de vrias leitura de livros e peridicos; cursos de especializao; cursos oferecidos em reunies profissionais, como congressos, simpsios e outros; workshops; pesquisas na rea; treinamentos no local de trabalho.

Alm das formas citadas, outras podem ser acrescentadas, como os Grupos de Trabalho, iniciativa adotada pelo SBUFRGS desde 1975 (SCHREINER, 1982). Como exemplos dessa metodologia utilizada no Sistema, tm-se o Grupo de Estudos em Catalogao, o Grupo de Estudos em Indexao, dentre outros.

4 Grupos de Trabalho: uma estratgia de gesto


Atualmente trabalham no SBUFRGS 131 bibliotecrios, responsveis pelo gerenciamento e execuo de todas as rotinas bibliotecrias das 33 unidades do Sistema, dentre elas a catalogao de itens informacionais. Por estarem dispersos geograficamente, o
6

SBUFRGS viu na criao de Grupos de Trabalho um meio de dar coeso e uniformidade s metodologias de trabalho, alm de propiciar educao continuada aos seus membros. O ser humano gregrio por natureza. Procura estabelecer vnculos em todas as dimenses de sua vida. No mbito profissional no poderia ser diferente. O grupo tambm faz parte do trabalho, como bem analisa Biehl (2010) quando enfatiza que a coletividade ocorre de qualquer forma, em grupos informais, ou unidos por uma mesma atividade. Ento, nada mais sensato que estabelecer vnculos com colegas que exercem a mesma funo, visando cooperao e aprendizagem. O desempenho da funo de catalogar, isto , descrever fisicamente os documentos numa mesma base de dados, disponvel mundialmente atravs da Rede de Alcance Mundial (WWW), depende da capacidade individual do catalogador e da capacidade de trabalhar bem em conjunto. Senge (1990, p. 213) enfatiza que [] o aprendizado em grupo o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar resultados que seus membros realmente desejam. O trabalho em grupo uma estratgia de gesto visto que auxilia no desenvolvimento do ser humano e das relaes interpessoais (BIEHL, 2010). Neste intuito, em 1975 foi criado o primeiro Grupo de Trabalho entre bibliotecrios do SBUFRGS com o objetivo de iniciar um programa de educao continuada (SCHREINER, 1982). Em 1979, j havia seis grupos diferentes, dentre eles o de Catalogao, demonstrando o desejo pelo desenvolvimento profissional. Com o grupo efetivamente estabelecido, o principal produto almejado passou a ser a elaborao, implantao, avaliao e reviso dos PSBUs que ocorreu na dcada de 1980. Na dcada de 1990, os Grupos de Trabalhos da UFRGS elaboraram os manuais para o SABi, sendo que os Grupos de Trabalhos em Catalogao, Classificao e Peridicos foram os responsveis pelo formato bibliogrfico (SILVA, 1994); outra atividade estabelecida pelos Grupos foram os critrios para a incluso da produo intelectual da UFRGS a partir de 1992; e, em 1995, os participantes dos Grupos ministraram um treinamento para os demais bibliotecrios sobre a incluso dos dados no SABi. Em 1996, houve uma mudana nos nomes dos Grupos de Trabalho que passaram a denominarem-se Grupos Assessores Tcnicos, e tambm absorveram a funo de assessorar a Direo do SBUFRGS na tomada de decises (PAVO; PFITSCHER; BERNARDES, 1998), sendo o de Catalogao nomeado Grupo Assessor Tcnico em Descrio Documental. Em 1998, foi criada a Comisso de Automao (COMAUT), que passou a gerenciar o SABi, ministrando cursos e atualizando os manuais. Desde sua criao, o Grupo de Trabalho em Catalogao teve como objetivo a educao continuada, a atualizao dos catalogadores, a definio de polticas de catalogao para padronizar os registros, bem como sanar as dvidas de catalogao que ocorressem entre os catalogadores. Em 2005, ocorreu a reformulao dos no Sistema:
[...] na Biblioteca Central, ocorreu uma reunio com os bibliotecrios do SBU interessados em resgatar fruns especiais de discusses tcnicas regulares na UFRGS[...] Ficou deliberado que a caracterstica fundamental desses grupos temticos a liberdade de escolha pelos participantes dos assuntos de seu interesse como objeto de estudo. Portanto ficou modificado o formato anterior, passando a apresentar caractersticas de ampliao de conhecimentos com produo de documentos tcnicos tambm para a divulgao do SBU, podendo gerar, tambm, propostas de polticas a serem discutidas pelo SBU ou outras manifestaes que venham a ser delineadas. A denominao inicial proposta de "Grupos de Estudo". (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, 2012).

4.1 Grupo de Estudos em Catalogao: relato de experincia


O atual Grupo de Estudos em Catalogao (GEC) rene-se desde maio de 2010 e conta com a participao fixa de seis bibliotecrias de diferentes unidades da UFRGS e uma do IFRS, sendo que a participao de outros colegas livre e sempre estimulada. O objetivo do Grupo , alm de propiciar a educao continuada de seus membros atravs da troca de informaes e dvidas nas rotinas da catalogao cooperativa, auxiliar na implementao de melhorias nos atuais Manuais de Registro Bibliogrfico e Registro de Autoridades do SABi. Esta troca de informao, ou intercmbio de competncias entre os membros conforme exemplifica Le Boterf (2003), torna o Grupo mais forte em suas decises, proporcionando segurana ao trabalho que dispersamente realizado em cada biblioteca do Sistema. Alm disso, espera-se uma melhora na relao entre bibliotecrio e usurio, visto que um dos principais objetivos do trabalho do catalogador facilitar a escolha acertada e o rpido acesso aos documentos, entre milhares que se encontram disponveis para consulta da comunidade acadmica. O GEC deseja um crescimento mtuo em prol do usurio do SBUFRGS que busca o acesso aos mais variados materiais informacionais e, tambm, como descreve Biehl (2010), a complementao de conhecimento dos envolvidos, visto que cada integrante possui conhecimento prprio, fruto de suas vivncias, competncias e formao. O compartilhamento deste conhecimento essencial para o bom desempenho dos Grupos de Trabalho (SHULMAN, 2004), assim como a discusso e a troca de ideias so estmulos para o crescimento coletivo. H diferentes formas de se estabelecer os temas que sero estudados. Durante as reunies, os participantes podem trazer dvidas percebidas em suas rotinas ou, muitas vezes, dvidas de colegas que entram em contato por telefone ou e-mail. Tambm so recebidas demandas de estudo geradas pela Direo da Biblioteca Central. De modo geral, o trabalho do GEC, segue os passos descritos na Figura1:
Figura 1 Fluxograma de trabalho do GEC

Fonte: elaborao prpria (2012).

Um exemplo de estudo realizado foi o do campo 250 do formato MARC, referente indicao de edio. O SBUFRGS tinha como critrio utilizar somente a pgina de rosto como fonte oficial desta informao. A importncia deste estudo deveu-se prtica de algumas editoras em utilizar a indicao de edio apenas nas capas de seus livros, ocasionando problemas de descrio e incluso nos registros bibliogrficos. Aps algumas reunies de estudo do AACR2, padro utilizado no SBUFRGS e tambm da consulta a especialistas, foi criado um documento denominado Alerta (Apndice) para o campo 250 Edio, que estabelece a capa como uma fonte de informao vlida (prescrita, segundo o AACR2, regra 2.0B2) para descrio da edio de um livro.

5 Consideraes Finais
Para o SBUFRGS a possibilidade de trabalhar em rede, com suas 33 bibliotecas setoriais, permite a cooperao e o compartilhamento de uma gama enorme de produtos e servios, proporcionando a economia de recursos humanos, financeiros, logsticos, etc. Por sua vez, em uma instituio que emprega a catalogao cooperativa, onde todos os bibliotecrios utilizam os mesmos instrumentos de anlise e de codificao do registro bibliogrfico, as ferramentas no garantem a exclusividade de cada registro do Sistema em relao ao documento que representa. Pois, o grande nmero de catalogadores, somado subjetividade do profissional e grande renovao do quadro de bibliotecrios da Universidade na ltima dcada, faz com que possam existir problemas de falta de padronizao e, at mesmo, duplicidade nos registros bibliogrficos inseridos no catlogo eletrnico. A motivao do Grupo de Estudos em Catalogao surge a partir da necessidade de educao continuada. Colabora para isto tambm, a constatao da falta de consistncia na descrio de materiais bibliogrficos dispersos nas bibliotecas dos diferentes campi. Neste intuito, as reunies tm a tarefa de manter os profissionais motivados para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, institucional, na medida em que buscam solues para todo o Sistema. A discusso de problemas ou de assuntos polmicos constitui um fator positivo, ao incentivar os componentes a analisarem a questo sob diversos prismas, variedade de experincias, bem como a consulta de instrumentos norteadores das atividades cooperativas. No GEC, os membros encontram a liberdade para expor suas ideias e discuti-las em um ambiente democrtico onde o trabalho em equipe favorece o amadurecimento profissional individual e do grupo. Percebe-se a grande importncia de incentivar a formao de grupos de trabalho para a interao de profissionais que trabalham em redes ou sistemas, na medida em que possibilita a troca de experincias e a busca de padronizao dos procedimentos utilizados em prol do usurio final.

6 Referncias
BALBY, Cludia Negro. Formatos de intercmbio de registros bibliogrficos: conceitos bsicos. Cadernos da FFC, Marlia, v. 4, n. 1, p. 29-35, 1995. BIEHL, Ktia. Grupos e equipes de trabalho: uma estratgia de gesto. In: BITENCOURT, Claudia (Org.). Gesto contempornea de pessoas: novas prticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 103-114. BROWN, Dris Regina. Consrcios e redes nas bibliotecas acadmicas dos EUA.
9

Transinformao, Campinas, v. 10, n. 1, p. 33-61, jan./abr. 1998. CUNHA, Murilo Bastos da. O desenvolvimento profissional e a educao continuada. Revista de Biblioteconomia de Braslia, Braslia, v. 12, n. 2, p. 149-156, jul./dez. 1984. GIANNASI, Maria Jlia. O profissional da informao diante dos desafios da sociedade atual: desenvolvimento de pensamento crtico em cursos de educao continuada e a distncia via internet, atravs da metodologia da problematizao. 1999. 143 f. Tese (Doutorado em Cincia da Informao) - Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Braslia, Braslia, 1999. LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competncia dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. LOPES, Marcos Luiz P. Catalogao cooperativa em redes de informao: estudo de caso da rede Bibliodata. 2010. 65 f. Trabalho de Concluso de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Economia, Administrao, Contabilidade e Cincia da Informao e Documentao, Universidade de Braslia, Braslia, 2010. OLIVEIRA, Zita Catarina P. et al. Gerncia de registros duplos em base de dados bibliogrfica. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro, RJ. Anais Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. PAVO, Caterina Marta G.; PFITSCHER, Eloisa Futuro; BERNARDES, Jacira Gil. Educao continuada: uma alternativa ao alcance de todos. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 10., 1998, Fortaleza, CE. Anais Fortaleza: FINEP, 1998. Disponvel em: <http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000227822&loc =2006&l=1392bbf9663bbf24>. Acesso em: 25 maio 2012. PEREIRA, Ana Maria; RODRIGUES, Renata. Educao continuada do catalogador: o caso da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v. 7, n. 1, p. 219-239, 2002. PROSDCIMO, Zulma Pures A.; OHIRA, Maria Lourdes B. Educao continuada do bibliotecrio: reviso de literatura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v. 4, n. 4, p. 111-125, 1999. REDE BIBLIODATA. Histrico: contexto nacional. 2012. Disponvel em: http://www8.fgv.br /bibliodata/geral/modelos/historico.htm>. Acesso em: 10 jul. 2012. SANTOS, rika Alves dos. Catalogao cooperativa: propsitos vantagens e desvantagens. 2003. 317 f. Trabalho de Concluso de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Cincias, Universidade Estadual Paulista, Marlia, 2003. SAMBAQUY, Lydia de Queiroz. Apresentao. In: BARBOSA, Alice Prncipe (Org.). Novos rumos da catalogao. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1978. p. 18-19. SCHREINER, Heloisa B. Grupos de trabalho no Sistema de Bibliotecas da UFRGS: reflexo sobre a ao para a ao. In: JORNADA SUL-RIO-GRANDENSE DE BIBLIOTECONOMIA
10

E DOCUMENTAO, 7., 1982, Porto Alegre, RS. Anais... Porto Alegre, RS: ARB, 1982. p. 132-140. SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte, teoria e prtica da organizao de aprendizagem. 13. ed. So Paulo: Best Seller, 1990. SILVA, Elenice A. et al. Automao do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: SEMINRIO SOBRE AUTOMAO EM BIBLIOTECAS E CENTROS DE DOCUMENTAO, 5., 1994, So Jos dos Campos. Anais... So Jos dos Campos: Instituto de Pesquisas Espaciais, 1994. SHULMAN, Arthur. Colocando a tecnologia de informao no devido lugar: comunicao e bom desempenho de grupos de trabalho. In: CLEGG, S.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter (Org.). Handbook de estudos organizacionais. So Paulo: Atlas, 2004. v. 3, p. 389-420. SOUZA, Terezinha Batista de; MOSTAFA, Solange Puntel. Catalogao cooperativa na rede Bibliodata/Calco: a questo repetitividade dos ttulos no catlogo coletivo. Transinformao, Campinas, v. 11, n. 2, p. 127-134, maio/ago. 1999. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Biblioteca Central. Grupos de estudos. 2012. Disponvel em: <http://www.biblioteca.ufrgs.br/ge.htm>. Acesso em: 17 ago. 2012.

7 Apndice: alerta do Grupo de Estudos em Catalogao


Informe sobre o registro da Edio (Campo 250) A capa uma fonte de informao vlida (prescrita, segundo o CCAA2, regra 2.0B2) para descrio da edio de um livro. Fontes de informao Sendo a folha de rosto a fonte principal de informao, conforme o Cdigo de Catalogao Anglo Americano (CCAA2) regra 2.0B1, fica definido que para identificar o nmero da edio e demais informaes referentes ao campo 250 da catalogao ser SEMPRE verificada a pgina de rosto em primeiro lugar (independente de sabermos que o nmero que l aparece no realmente uma edio). No constando nenhuma informao sobre a rea da edio, na folha de rosto, devemos recorrer s seguintes fontes, indicadas no CCAA2, na regra 2.0B2:

11

Coloque entre colchetes as informaes extradas de outras fontes que no as das regras 2.0B1 e 2.0B2 (respectivamente, fonte principal de informao e fontes de informao prescritas). Quando o nmero da edio e outras informaes referentes a esta rea NO forem retirados das fontes indicadas no CCAA2, deve-se, obrigatoriamente colocar a informao encontrada entre [] (colchetes). Alm disso, deve-se criar uma nota no campo 590 para indicar que essa informao no consta na folha de rosto (caso a folha de rosto tenha sido subtrada. Ex. Obra encadernada e/ou restaurada). No servir como fonte para a catalogao a ficha catalogrfica, a qual normalmente localizada no verso da folha de rosto. Quando tivermos mais de um item de uma mesma obra, mesma edio, mas a paginao for diferente devemos ligar primeiramente para as bibliotecas setoriais da UFRGS que possuem o item e tentar tirar dvidas com os colegas, se no for possvel, entrar em contato com o editor. Se realmente o nmero de pginas for diferente indicada a elaborao de um novo registro. Quando um item for adquirido por compra e este for de uma edio diferente daquela sugerida, solicitar a transferncia dos itens utilizando o formulrio disponvel na rea Tcnica do site da Biblioteca Central, que deve ser enviado ao Departamento de Processos Tcnicos da BC atravs do e-mail transf@bc.ufrgs.br. Edio de tradues Quando catalogamos uma traduo devemos considerar a edio da obra que est sendo catalogada e no a edio do original. Ex.: Quando catalogamos uma 2a. edio traduzida de uma obra que j se encontra na 7a. edio, a edio a ser indicada no 250|a a 2a. edio (obra que estamos catalogando). A 7a. edio deve ser indicada em notas no 500|a para informar o usurio que a traduo da 7a. edio em ingls, por exemplo. Regra Geral: A cada nova edio um novo registro. Indicar reimpresso (caso esteja indicada) em nota, campo 590.

12

You might also like