You are on page 1of 30

Documentos musicais: atributos e desafios para a representao descritiva

Ktia Lcia Pacheco


katialp@ufmg.br

OBJETIVOS

Levantar na literatura cientfica a noo que fundamenta a base para um construto terico sobre a conceituao, tipologia e a funo dos diversos tipos de documentos musicais

Determinar s caractersticas tpicas de documentos musicais que subsidiam a organizao documental, observando os elementos da informao bibliogrfica e da informao sonora.

atributos e desafios dos documentos musicais

Informao musical: notao e som

Viso Subjetiva

Viso Objetiva

Viso Interpretativa

Informao musical: desafios


Desafio multiexperimental As diferentes formas de apropriao, apreciao, uso e experincias percebidas por cada pessoa, emanadas do contato com a msica. .
(DOWNIE, 2003)

Informao musical: desafios


TONAL
BIBLIOGRFICA
TEMPORAL

(DOWNIE, 2003)

Multirepresentacional

TEXTUAL

HARMICA

EDITORIAL

TIMBRE

Informao musical: desafios


Desafio multicultural Origina-se na condio da msica ser uma objetivao da expresso humana, que sofre interferncia de variados aspectos da cultura vigente no momento de sua produo. H vrios estilos de msica para os quais as codificaes padres, normalmente utilizadas para representar a msica ocidental, no se encaixam nos modelos comumente desenvolvidos para os sistemas de recuperao da informao como, por exemplo, improvisao jazzstica, msica eletrnica, msica da sia, canes tribais, performances indianas. Como planejar sistemas de recuperao da informao aptos a representar e recuperar qualquer tipo de msica? (DOWNIE, 2003)

Informao musical: desafios


Desafio multidisciplinar

Origina-se na rica diversidade intelectual da comunidade de pesquisa em recuperao da informao musical . Expe a dificuldade de interao, tanto em mbito comunicacional como pragmtico entre diferentes reas que tm a msica como seu objeto de pesquisa e utilizam diferentes linguagens, abordagens e perspectivas investigativas.
(DOWNIE, 2003)

Para que um sistema de recuperao da informao (SRI) seja de fato relevante para o usurio, o sentido dado informao deve coincidir com o significado que lhe dado pelo usurio.

O significado dado msica pode variar de acordo com quem est interpretando a informao, seja o autor, o compositor, o performista, o musiclogo, o catalogador ou o ouvinte.

Esta interpretao afetar diretamente a forma como a msica organizada e como ela recuperada.

Documentos musicais
Todo suporte material cujos signos ali registrados representem uma realidade ou virtualidade musical, ou seja, o contedo semitico seja capaz de fornecer os elementos para a execuo da msica, ou seja, so aqueles que remetem msica propriamente dita. Exclui-se desta noo os documentos da literatura musical cujos contedos aludam a entidades ou atividades conceitualmente relacionadas msica, ideias sobre a msica, palavras sobre a msica, signos de carter musical, porm no msica, tais como as monografias, tratados tericos, peridicos, cartazes, programa de concertos, folhetos, etc.

(TORRES MULAS, 2000)

Documentos musicais: tipologia


Msica notada ou pautada compreendendo os manuscritos, partituras impressas, parte, redues (exerccios e mtodos), grade, partitura vocal, redues para piano e partitura abreviada. Msica gravada dividida em: gravaes musicais de execuo mecnicas (rolos, fitas, discos em vinil, cilindros dentados, cilindros gramofnicos); gravaes analgicos de execuo eletromagntica (fios e fitas magnetofnicas ou magnetoscpias, trilhas sonoras pticas); gravaes musicais digitais (discos ticos, magnticos e magneto-ticos, softwares , firmware).
(

(TORRES MULAS, 2000)

Msica notada
Partitura pode ser definida como "forma de msica manuscrita ou impressa que abriga todo um conjunto de elementos da notao musical, de maneira a representar visualmente a coordenao musical, garantindo com maior ou menor preciso a sua execuo". (Dicionrio Grove de Msica,
1999)

Conhecer a tipologia das partituras importante para direcionar a organizao dos documentos musicais da categoria msica notada ou pautada, fornecendo elementos para a catalogao descritiva, indexao, classificao e arquivamento das partituras.

Partituras: tipos
Partitura de regncia Tambm conhecida como grade. Mostra a pauta musical com a linha meldica de todos os instrumentos de uma orquestra ou grupo musical.

Partituras: tipos
Parte de execuo: partitura que mostra a pauta de um s instrumento, parte orquestral. utilizada por um intrprete, ou um grupo de intrpretes quando da execuo de uma obra musical. Partitura completa: contm a grade e as partes de execuo de uma obra musical. Partitura miniatura ou de bolso: partitura de regncia impressa em formato de bolso para uso individual, no destinada para ser executada. Partitura aberta: aquela que mostra cada parte de uma composio (normalmente polifnica) em uma pauta separada. .

Partituras: tipos
Partituras para canto e piano: este termo pode ser usado como sinnimo de partitura de reduo, ou partitura vocal, em que as partes vocais constam na ntegra, mas o acompanhamento instrumental reduzido para piano (ou rgo). Partitura condensada: aquela em que algumas das linhas instrumentais ou vocais dividem o mesmo pentagrama. Partitura de estudo: apresenta pea instrumental destinada basicamente a explorar e aperfeioar uma faceta particular da tcnica de execuo. O termo estudo ou seus equivalentes em outros idiomas tem sido usado nos ttulos de numerosas obras orquestrais.

Partituras: tipos
Partitura solo: termo que identifica, numa partitura, uma passagem que deve ser executada por um s intrprete (em vez de dobrada por outros), ou aquelas partes, de um concerto, dominadas pelo solista. O termo tambm usado para uma pea executada por um nico instrumentista, ou no perodo barroco, por um nico instrumento com acompanhamento do contnuo.

Partituras: tipos
Partitura de coro: coralistas idnticas s apresenta grade do regente. acompanhada de texto. Raramente acompanhada de parte de execuo com as vozes em separado, sendo as partituras dos

Partituras: tipos
Partitura de msica de cmara: aquela escrita para um reduzido nmero de msicos solistas. geralmente aplicada msica instrumental para trs a oito executantes, com uma parte especfica para cada um deles. Partitura para duas mos: geralmente possuem duas pautas, uma para a mo esquerda e outra para a mo direita, Os demais instrumentos exigem que as duas mos trabalhem conjuntamente para a execuo da msica (ex. violo, clarinete, flauta, etc.) apresentando uma s pauta em suas partituras.

Partitura de notao por grficos


Tipo de notao usado por alguns compositores da segunda metade do sculo XX que no d indicao precisa de que notas devem ser tocadas. O msico se v confrontado com uma escrita em que no existe qualquer sinal convencional.

Partitura verbal
Partituras escritas com palavras, vale como um roteiro que os msicos memorizam e tomam como base de seu ato musical. simplesmente uma instigao produo do ato musical, fornece indicaes, informaes sobre um itinerrio possvel apresentado ao msico. O compositor aparece na qualidade de regulador da performance. (MASSIN ,1997).

Partituras: verses
Arranjo: nova verso de uma obra musical feita pelo prprio compositor ou outra pessoa. reescrever a obra pr-existente para a execuo por um grupo especfico de vozes ou instrumentos musicais, para que fique em forma diferente das execues anteriores ou para tornar a msica mais atraente para o pblico.

Partituras: verses
Transcrio: designa a cpia grafada de uma obra musical, envolvendo alguma modificao. Pode ser uma mudana de meio de expresso ou pode significar que sua notao foi transformada, ou ento, sua disposio. Transposio: a notao ou execuo de msica em uma altura diferente daquela em que foi originalmente concebida, elevando-se ou abaixando-se todas as notas pelo mesmo intervalo.

Partituras: verses
Orquestrao: arranjo ou transcrio para orquestra de uma obra original para outro instrumento. Reduo: arranjo para um s instrumento ou grupo instrumental de uma partitura original para orquestra e/ou vozes. Adaptao: obra musical que representa uma alterao de outra obra, parafraseia partes de vrias obras ou o estilo usual de outro compositor (ex. variaes sobre um tema).

ttulo principal ttulo uniforme


contedo

minutagem

distribuidor

data da composio tamanho


assunto nmero da matriz

editora
ttulo paralelo nmero da publicao

INSTRUMENTAO

vozes
compositor arranjo partitura vocal
TONALIDADE

performistas

partitura e partes reduo idiomas editor pginas formas ttulo da capa orquestrao

Transposio arranjador

gnero escala
opus

transcrio

ttulo atribudo nmero adaptao

Organizao nas estantes de partituras


Ordenao das partituras por formas musicais ou gnero subdividida por instrumentao. Ordenao das partituras por instrumentao, subdividida por formas musicais ou gneros.

(KRUMMEI, 1984)

Consideraes finais
A reflexo sobre os documentos musicais e seus desafios para a representao da informao musical, pretendeu despertar os catalogadores para a identificao de elementos intrnsecos e extrnsecos aos documentos musicais que o auxiliam na representao bibliogrfica da informao musical. Conhecer a estrutura da msica torna-se vlido para a organizao de sistemas de recuperao da informao musical, pois as manifestaes da msica apresentamse carregadas de caractersticas prprias de elementos musicais e variaes na tipologia dos documentos.

Consideraes finais
Na articulao entre informao bibliogrfica e informao sonora, cada qual com suas especificaes, que reside justamente a garantia da organizao eficaz dos documentos musicais ante ao diapaso das necessidades dos usurios.

Referncias
ASSUNO, Maria Clara Rabanal da Silva. Catalogao de documentos musicais escritos: uma abordagem luz da evoluo normativa. 2005. 156f. Dissertao (Mestrado em Cincias Documentais) - Universidade de vora, Lisboa, 2005. BENNET, Roy. Elementos bsicos da msica. Traduo: Maria Tereza de Resende Costa. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 96 p. BENNET, Roy. Forma e estrutura na msica. 3. ed. Traduo de Luiz Carlos Cseko. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. 102 p. BLACKING, J. How musical is man? Seattle: University of Washington Press, 1973. CASTRO, Antnio Jos Jardim e. Msica: uma outra densidade do real; para uma filosofia de uma linguagem substantiva. 1988. 205 f. Dissertao (Mestrado em Msica) Conservatrio Brasileiro de Msica, Rio de Janeiro, 1988. CDIGO de catalogao anglo americano. Preparado sob a direo do Joint Steering Commitee for Revision of AACR. 2. ed. rev. 2002. So Paulo: FEBAB, 2004. DICIONRIO GROVE DE MSICA: edio concisa. Editado por Stanley Sadie. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. DOWNIE, J. S. Music information retrieval. Annual Review of Information Science and Technology, 2003, v. 37, pp. 295-340. HANSLICK, Eduard. Do belo musical: um contributo para a reviso da esttica da arte dos sons. Lisboa: Edies 70, 2002. 105 p. INSKIP, Charles, MAC FARLANE, Andrew, RAFFERTY, Pauline. Meaning, communication, music: towards a revised communication model. Journal of Documentation, v.. 64, n. 5, p. 687 706, 2008. KRUMMEl, Donald W. The Origins of Modern Music Classification, In.: FestschriAft lbiR osenthal, ed. Rudolf Elvers (Tutzing: Hans Schneider, 1984), 181-98. MASSIN, Jean, MASSIN, Brigitte. Histria da msica ocidental. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997. 1255p.

Referncias
MCLANE, Alexander. Music as information. Annual Review of Information Science and Technology, New Jersey, v. 30, p. 225262, 1996. MENUHINE, Yehudi, DAVIS, Curtis W. A msica do homem. So Paulo: Martins Fontes, 1990. 319 p. MYERS, Jane A. Music:special characteristics for indexing and cataloguing. The Indexer, v, 19, n. 4, octuber. p. 269-273, 1995. ORTEGA, C. D. Do princpio monogrfico unidade documentria: explorao dos fundamentos da catalogao. Liinc em Revista, 2011, v.7, n.1, p. 43 60. Disponvel em:. Acessado em: 22/11/2011. PLAZA-NUEVAS, Miguel ngel, CUENDE, Maite. La documentacin musical em Espaa ante El reto de ls nuevas tecnologias: presente y ...?futuro?.In.: JORNADAS ANDALUZAS DE DOCUMENTACIN, 2. 1999, Granada. Anais... Granada: Asociacin Andaluza de Documentalistas, 1999, p.403-424. RECINE, Analucia Viviane dos Santos. Anlise de Partituras. So Paulo: APB, 1997. 10 f. (Ensaios APB; n. 47). TOMAS, Lia. Ouvir o logos: musica e filosofia. Sao Paulo: Ed. UNESP, c2002. 137 p. TORRES MULAS, Jacinto: El documento musical: ensayo de tipologa. Cuadernos de documentacin multimedia, 2000, v.9,pp. 743-748.

Obrigada!!!

Ktia Lcia Pacheco


Bibliotecria CRB6/1709 katialp@ufmg.br

You might also like