You are on page 1of 10

Desenho Mecnico

2. Diedros
Cada diedro a regio limitada por dois semiplanos perpendiculares entre si. Os diedros so numerados no sentido anti-horrio, isto , no sentido contrrio ao do movimento dos ponteiros do relgio.

Figura 21

Atualmente, a maioria dos pases que utilizam o mtodo de projeo ortogrfica no 1 diedro diedro. No Brasil, a ABNT recomenda a representao no 1 diedro diedro. Entretanto, alguns pases, como por exemplo os Estados Unidos e o Canad, representam seus desenhos tcnicos no 3 diedro. Ao ler e interpretar desenhos tcnicos, o primeiro cuidado que se deve ter identificar em que diedro est representado o modelo. Esse cuidade importante para evitar o risco de interpretar errado as caractersticas do objeto. No desenho no se representam as linhas de referncias, nem se escrevem os nomes das vistas. Deve-se, porm, indicar o diedro em que feita a representao, de modo a permitir a identificao das vistas pelas suas posies relativas. Essa indicao se faz, seja escrevendo 1 DIEDRO ou 3 DIEDRO, seja utilizando os smbolos na legenda. O smbolo ao lado indica que o desenho tcnico est representado no 1 diedro diedro. Este smbolo aparece no canto inferior direito da folha de papel dos desenhos tcnicos, dentro da legenda.

Quando o desenho tcnico estiver representado no 3 diedro diedro, voc ver este outro smbolo:

12
ENGENHARIA MECNICA

Desenho Mecnico

3. Projeo ortogonal no 1o diedro


Uma pea que estamos observando ou mesmo imaginando, pode ser desenhada (representada) num plano. A essa representao grfica d-se o nome de projeo. O plano denominado plano de projeo e a representao da pea recebe o nome de projeo.
Figura 22

Podemos obter as projees atravs de observaes feitas em posies determinadas. Podemos, ento, ter vrias vistas da pea. A projeo ortogrfica de um modelo em um nico plano algumas vezes no representa o modelo ou partes dele em verdadeira grandeza. Mas, para produzir um objeto, necessrio conhecer todos os seus elementos em verdadeira grandeza. Por essa razo, em desenho tcnico, quando tomamos slidos geomtricos ou objetos tridimensionais como modelos, costumamos representar sua projeo ortogrfica em mais de um plano de projeo. No Brasil, onde se adota a representao no 1 diedro, alm do plano vertical e do plano horizontal, utiliza-se um terceiro plano de projeo: o plano lateral. Esse plano , ao mesmo tempo, perpendicular ao plano vertical e ao plano horizontal.

Figura 23

13
ENGENHARIA MECNICA

Desenho Mecnico

3.1. Projeo ortogrfica do prisma retangular


Para entender melhor a projeo ortogrfica de um modelo em trs planos de projeo voc vai acompanhar, primeiro, a demonstrao de um slido geomtrico - o prisma retangular em cada um dos planos, separadamente. 3.1.1. Vista frontal Imagine um prisma retangular paralelo a um plano de projeo vertical visto de frente por um observador, na direo indicada pela seta, como mostra a figura seguinte. Este prisma limitado externamente por seis faces retangulares: duas so paralelas ao plano de projeo (ABCD e EFGH); quatro so perpendiculares ao plano de projeo (ADEH, BCFG, CDEF e ABGH). Traando linhas projetantes a partir de todos os vrtices do prisma, obteremos a projeo ortogrfica do prisma no plano vertical. Essa projeo um retngulo idntico s faces paralelas ao plano de projeo.

Figura 24

Imagine que o modelo foi retirado e voc ver, no plano vertical, apenas a projeo ortogrfica do prisma visto de frente.

Figura 25

A projeo ortogrfica do prisma, visto de frente no plano vertical, d origem vista ortogrfica chamada vista frontal. 14
ENGENHARIA MECNICA

Desenho Mecnico

3.1.2. Vista superior A vista frontal no nos d a idia exata das formas do prisma. Para isso necessitamos de outras vistas, que podem ser obtidas por meio da projeo do prisma em outros planos do 1 diedro. Imagine, ento, a projeo ortogrfica do mesmo prisma visto de cima por um observador na direo indicada pela seta, como aparece na prxima figura.

Figura 26

A projeo do prisma, visto de cima no plano horizontal, um retngulo idntico s faces ABGH e CDEF, que so paralelas ao plano de projeo horizontal. Removendo o modelo, voc ver no plano horizontal apenas a projeo ortogrfica do prisma, visto de cima.

Figura 27

15
ENGENHARIA MECNICA

Desenho Mecnico

A projeo do prisma, visto de cima no plano horizontal, determina a vista ortogrfica chamada vista superior. 3.1.3. Vista lateral Para completar a idia do modelo, alm das vistas frontal e superior uma terceira vista importante: a vista lateral esquerda. Imagine, agora, um observador vendo o mesmo modelo de lado, na direo indicada pela seta, como mostra a ilustrao a prxima figura.

Figura 28

Como o prisma est em posio paralela ao plano lateral, sua projeo ortogrfica resulta num retngulo idntico s faces ADEH e BCFG, paralelas ao plano lateral. Retirando o modelo, voc ver no plano lateral a projeo ortogrfica do prisma visto de lado, isto , a vista lateral esquerda.

Figura 29

Voc acabou de analisar os resultados das projees de um mesmo modelo em trs planos de projeo. Ficou sabendo que cada projeo recebe um nome diferente, conforme o plano em que aparece representada: projeo do modelo no plano vertical d origem vista frontal; projeo do modelo no plano horizontal d origem vista superior; 16
ENGENHARIA MECNICA

Desenho Mecnico

projeo do modelo no plano lateral d origem vista lateral esquerda.

3.2. Rebatimento dos planos de projeo


Agora, que voc j sabe como se determina a projeo do prisma retangular separadamente em cada plano, fica mais fcil entender as projees do prisma em trs planos simultaneamente, como mostra a figura seguinte.

Figura 30

As linhas estreitas que partem perpendicularmente dos vrtices do modelo at os planos de projeo so as linhas projetantes. As demais linhas estreitas que ligam as projees nos trs planos so chamadas linhas projetantes auxiliares. Estas linhas ajudam a relacionar os elementos do modelo nas diferentes vistas. Imagine que o modelo tenha sido retirado e veja como ficam apenas as suas projees nos trs planos:

17
ENGENHARIA MECNICA Figura 31

Desenho Mecnico

Mas, em desenho tcnico, as vistas devem ser mostradas em um nico plano. Para tanto, usamos um recurso que consiste no rebatimento dos planos de projeo horizontal e lateral. Veja como isso feito no 1 diedro: E o plano vertical, onde se projeta a vista frontal, deve ser imaginado sempre numa posio fixa; E para rebater o plano horizontal, imaginamos que ele sofre uma rotao de 90 para baixo, em torno do eixo de interseo com o plano vertical (Figura 32 e Figura 33). O eixo de interseo a aresta comum aos dois semiplanos.

Figura 32

Figura 33

Para rebater o plano de projeo lateral imaginamos que ele sofre uma rotao de 90, para a direita, em torno do eixo de interseo com o plano vertical (Figura 34 e Figura 35).

Figura 35 Figura 34

18
ENGENHARIA MECNICA

Desenho Mecnico

Agora, voc tem os trs planos de projeo: vertical, horizontal e lateral, representados num nico plano, em perspectiva isomtrica, como mostra a Figura 35. Observe agora como ficam os planos rebatidos vistos de frente.

Figura 36

Em desenho tcnico, no se representam as linhas de interseo dos planos. Apenas os contornos das projees so mostrados. As linhas projetantes auxiliares tambm so apagadas. Finalmente, veja como fica a representao, em projeo ortogrfica, do prisma retangular que tomamos como modelo:

Figura 37

A projeo A, representada no plano vertical, chama-se projeo vertical ou vista frontal; E a projeo B, representada no plano horizontal, chama-se projeo horizontal ou vista superior; E a projeo C, que se encontra no plano lateral, chama-se projeo lateral ou vista lateral esquerda. As posies relativas das vistas, no 1 diedro, no mudam: a vista frontal, que a vista principal da pea, determina as posies das demais vistas; a vista superior aparece sempre representada abaixo da vista frontal; a vista lateral esquerda aparece sempre representada direita da vista frontal. O rebatimento dos planos de projeo permitiu representar, com preciso o modelo de trs dimenses (o prisma retangular) numa superfcie de duas dimenses. Alm disso, o conjunto das vistas representa o modelo em verdadeira grandeza, possibilitando interpretar suas formas com exatido. 19
ENGENHARIA MECNICA

Desenho Mecnico

3.3. Projeo ortogrfica de modelos


Acompanhe, agora, a demonstrao da projeo ortogrfica de outro modelo com elementos paralelos (figura38). Este modelo prismtico tem dois rebaixos laterais localizados na Figura 38 mesma altura e um rasgo central mais profundo. Observe a projeo da vista frontal. O rasgo central e os rebaixos esto representados pela linha para arestas e contornos visveis:

Figura 39

Veja, agora, a vista superior.

Figura 40

Todas as arestas que definem os elementos do modelo so visveis de cima e esto representadas na vista superior pela linha para arestas e contornos visveis. Por ltimo, analise a projeo da vista lateral esquerda.

20
ENGENHARIA MECNICA

Desenho Mecnico

Figura 41

As projees das arestas que formam os rebaixos so coincidentes. Essas arestas so representadas na vista lateral esquerda pela linha para arestas e contornos visveis. As arestas que formam o rasgo central no so visveis de lado, por isso esto representadas pela linha tracejada estreita. Analise as trs vistas projetadas ao mesmo tempo nos trs planos de projeo, como mostra a figura ao lado.

Figura 42

Observe as vistas ortogrficas do modelo aps o rebatimento dos planos de projeo. Voc pode identificar, na figura abaixo, a linha para arestas e contornos visveis e a linha para arestas e contornos no visveis.

21
ENGENHARIA MECNICA

You might also like