You are on page 1of 12

HERBERT ALEXANDRINO RA 11106911 ORIENTADOR: FABRCIO OLIVETTI DE FRANA BC0506 COMUNICAO E REDES PRAZO DE ENTREGA VIA TIDIA: 06/06/2012

17:00H

NOTURNO

ATIVIDADE 1
Pesquisar e descrever 2 redes de cada tipo exposto em aula (social, informao, tecnolgica, biolgica) Descrio deve conter: O que a rede representa O que so os ns O que so as arestas As arestas so direcionadas? Os ns e as arestas contm atributos (pesos, descries,...)? Que informao transmitida? Escolher e pesquisar redes de interesse via http://scholar.google.com, busque por artigos sobre essas redes e inclua referncia no relatrio

ndice

Redes Redes Sociais Redes Tecnolgicas Redes de Informao Redes Biolgicas Redes Interessantes Referncias Bibliogrficas e Links

3 3 4 5 6 7 12

Redes
O termo rede utilizado em vrias reas do conhecimento sendo que, em cada rea, o conceito rede refere-se a contextos distintos. Entretanto, abstrao feita diversidade contextual, uma rede um objeto matemtico conhecido como grafo.

Redes Sociais
Representao: Estudam relaes entre indivduos, grupos e organizaes. As redes sociais estudam o comportamento social em um conjunto de pessoas (ou estruturas formadas por pessoas): amizade entre pessoas, acordos comerciais entre empresas, casamentos entre famlias, lugares frequentados por pessoas (que podem ou no se conhecerem).

Exemplos: Facebook, Orkut, Twitter... Ns: Cada n ou vrtice representa uma pessoa, os atributos desse vrtice podem ser: idade, sexo, nacionalidade, renda, escolaridade... Aresta: Cada aresta indica a relao interpessoal, os atributos da aresta podem ser: tipo de relao, grau da relao, tempo da relao ... As arestas so direcionadas? O fluxo de informaes podem ser direcionais ou bidirecionais, j que podemos restringir acesso a informaes pessoais e fotos ou liberar a rede toda. Os ns e as arestas contm atributos (pesos, descries,...)? Os ns contm atributos sendo eles o grau de parentesco, amizade, informaes profissionais... Que informao transmitida? Informaes pessoais e em geral Notcias Conversas Particulares Opnies Fotos Populariedade

Redes Tecnolgicas
Representao: So redes "construdas" pelo ser humano para oferecimento de algum servio (energia, gs, gua,...)

Exemplos: Rede Estrutural, Rede de transporte, Rede Eltrica, Rede de gua, Rede de Esgoto, Rede de telefonia, Rede de Internet, Rede de aeroportos... Rede Eltrica Ns: Estaes geradoras, Substaes, Transformadores, Relgios... Arestas: Transmisso As arestas so direcionadas? So direcionadas das Usinas Geradoras at estaes de tratamento e Distribuio. Os ns e as arestas contm atributos (pesos, descries,...)? Ns e arestas possuem atributos de acordo com a Tenso, Potncia, e Corrente, j as arestas pode se dizer que seus atributos so em relao a qualidade e bitola do cabeamento. Que informao transmitida? Transmisso de energia eltrica.

Rede de Transporte Ns: So os locais Arestas: Ligam os locais As arestas so direcionadas? As arestas no so direcionais j que consideradas as interligaes dos locais, sendo que podemos realizar o trajeto de ida e/ou volta.

Os ns e as ares stas contm atributos (pesos, desc m cries,...)? Pode emos conside erar atributo como dist os tncia, tempo qualidade do transpo e orte, situao local da o o, cidad de... da? Que informao transmitid o o a ado amento de p pessoas e carga. Como informao transmitida considera o desloca

Redes de Info ormao


resentao: Redes form madas por c conheciment tos formaliza ados. Redes de informao so s Repr tambm chamada de redes de conhecimento porq uma info as s que ormao faz referncia outra, de o na navegar ent as informaes tre modo que se torn possvel n

Exem mplo: Sisu, C Censu, Artigo os(citaes)... Sisu Sistema d Seleo U de Unificado Ns: Alunos participantes da Avaliao do ENEM, No otas, Univers sidades tas: Seleo e interliga dos aluno s univers o o os sidades conf forme classif ficao/ dese empenho. Arest restas so d direcionadas s? As ar As ar restas no s direciona apesar d estudante querer sele so ais, do e ecionar a Un niversidade desejada, se a pontuao o obtida no for melhor que a do aluno de menor nota classifica e inscrito naquela e ado o ossvel garantir vaga pa a matrcu e mesmo estando na lista pos ara ula o a ssvel que vaga no ser po o de ta va uentemente r retire-o da lis classifica sta atria para outro estudante d menor not se inscrev e consequ matr cula. stas contm atributos (pesos, desc m cries,...)? Os ns e as ares tributos so a notas, e a as alguns critrios de desem mpate como idade, nota d redao... de Os at Que informao transmit e o tida? Inform maes perti inentes s no otas, informa aes pessoais e seleo da universidade. o CENS - Levant SU tamento per ridico do n nmero de p pessoas de um pas, de um grupo social: o e censo escolar. Ns: Pessoas em geral do Pa a ser apli m as icado o Cens su. Arest tas: Informa aes de int teresse governamental geral e dist tribuio do resultado obtido em o porce entagem ou n nmero em g geral. As ar restas so d direcionadas s?

As arestas so direcionadas sendo que a informao fllui sentido nico, apesar de divulgado o resultado geral. Os ns e as arestas contm atributos (pesos, descries,...)? Apesar do governo informar que o levantamento realizado sigiloso quanto s informaes prestadas acredito que de alguma forma utilizam os dados para outros fins alm de obterem o resultado demogrfico adquirido, tornando as pessoas e as informaes adquiridas em atributos. Que informao transmitida? Informaes solicitadas para levantamento, como quantidade populacional... Geralmente informado quantas pessoas residem na residncia em questo e o resultado final calculado.

Redes Biolgicas
Representao: Relacionadas a sistemas biolgicos

Exemplos: Redes de caminhos metablicos, Teias alimentares, Informao sobre protenas, Regulao gentica, Redes neurais, Redes vasculares, Ns: Espcies em um ecossistema Arestas: Espcie A para a espcie B indica que A predador de B, ou ao contrrio, indicando a energia que flui de B para A As arestas so direcionadas? Arestas so direcionais em sentido para o predador ou do sentido contrrio em relao a energia. Os ns e as arestas contm atributos (pesos, descries,...)? Sim, nos ns conforme a ordem dos consumidores e nas arestas conforme a quantidade e qualidade de energia. Que informao transmitida? Energia, ciclo da vida.

Redes Interessantes Pesquisa via http://scholar.google.com


Rede de interao entre protenas

Rede Metablica Desde que os sistemas vivos confeccionaram um membrana que os tornou um sistema individualizado, foi necessrio que ele prprio construsse a sua maquinaria de transformao de energia e elaborao de materiais para se manter estruturalmente. Em vista dessa necessidade, uma mquina complexa foi montada: os processos metablicos. Basicamente, tais processos envolvem reaes qumicas entre metablitos que so catalisados por enzimas. Pode-se representar esses processos em uma rede de vrias formas. Uma forma simples desta representao pode ser explicada atravs do seguinte exemplo. Considera-se a reao A+B C. Os ns representaro os metablito A,B e C. As ligaes sero A-C e B-C.Dessa forma, a regra geral : para cada metablito atribui-se um n e, se dois ns participam da mesma reao, um como reagente e o outro como produto, liguem-se ambos rede. Outras representaes podem ser feitas, em que as enzimas fazem parte da rede, ou mesmo em que as reaes so consideradas como ns que possuem ligaes entre si, se compartilham algum metablito. Uma componente da rede metablica da E coli mostrada na figura. Redes de transcrio gentica As informaes contidas no genoma possibilitam a produo de protenas, que realizam papel preponderante na execuo das funes biolgicas. A de que um processo biolgico ocorra, as aes dos genes devem ser reguladas para que a produo de RNA e protenas ocorra de maneira a coordenar corretamente o dado processo. Em geral, os genes podem ser ativados ou inibidos atravs da atuao de fatores de transcrio ou inibio. Pode-se representar esse esquema de regulao atravs de uma rede em que os ns so os genes e as ligaes representam ativao ou inibio do gene. O signicado da ligao pode ser melhor entendido no seguinte exemplo. Seja A!B uma ligao de ativao. Isso signica que a protena transcrita a partir gene A atua como fator de ativao do gene B.

Componente conexa da rede metablica da E. Coli que contm a glicose. O n maior na regio central representa a glicose e o n maior na regio mais esquerda representa o n mais distante da glicose.

Rede de reguladores da transcrio Tanto no nvel de uma clula quanto no de um organismo inteiro, as partes dos sistemas se integram com o meio em que esto inseridos. Por exemplo, os seres aerbicos retiram oxignio do meio e as clulas das glndulas no organismo humano recebem informao do sistema nervoso central a fim de iniciar a sntese de hormnios. No importa o nvel de organizao que se est considerando, os sistemas vivos evoluram integrados com o meio. Essa necessidade deu origem s redes de traduo de sinais, cujos mecanismos conectam sinais extracelulares aos sistema de controle dos fatores de transcrio. Os mecanismos que executam a traduo dos sinais so usualmente cadeias de reaes qumicas e interao entre protenas que se iniciam com molculas que capturam o sinal extracelular. A representao em termos de redes dos processos de traduo de sinais envolve vrias espcies de interaes: reaes qumicas, interao protenaprotena entre outras, sendo, por isso, uma miscigenao dos tipos anteriormente citados de redes.

Rede de reguladores da transcrio da S. Cerevisae. Os ns so os fatores de transcrio e uma ligao do tipo A -> B signica que o fator A atua na transcrio do fator B. As seis figuras representam os mesmos ns, mas cada figura separadamente contm as ligaes responsveis pela coordenao de algum processo especfico. A figura no canto inferior contm as interaes de todos os processos.

Redes de Epidemia

Mapa da representao vias de epidmicas. Os mapas so construdos sobre os resultados da simulao de uma data-driven modelo estocstico computacional e tem como objetivo descrever as SARS espalhados por todo o mundo por avies e analisar o padro da epidemia resultante em relao s caractersticas complexas da rede area. O modelo incorpora explicitamente a completa Associao de Transportes Areos Internacionais, incluindo banco de dados de ligaes areas entre os aeroportos do mundo juntamente com os fluxos de viagens e os dados do censo de 3.100 reas urbanas localizadas em 220 pases. O vrus pode ser transmitido entre os indivduos que vivem na mesma cidade e pode propagar-se para uma cidade diferente, transportadas por viajantes areos. A natureza altamente complexa da infra-estrutura area mostrado no painel principal da imagem. A evoluo espao-temporal simulada da doena representada atravs de

10

um cdigo de cores que indica a semana do incio da epidemia em um determinado pas, desde o incio do surto em Hong Kong, escolhido de acordo com dados histricos disponveis. A evoluo da doena resultante encontrado em boa concordncia com os dados histricos e muito robusta em relao incerteza intrnseca na transmisso do vrus e no comportamento dos viajantes. Anlise estatstica detalhada monitorando o caminho seguido pelo vrus mostra o surgimento de vias de epidemia, ou seja, canais preferenciais ao longo do qual a epidemia mais provvel espalhar, seleccionados de entre o grande nmero de possveis caminhos a doena pode tomar por ligaes areas seguintes. Com base nos resultados modelos ', , por conseguinte, possvel identificar estas vias, definindo uma probabilidade associada a um determinado caminho de infeco. Vias epidmicas esto representados nos mapas com setas cuja espessura refere-se probabilidade associada a um caminho dado vrus de propagao.Valor cientfico: O surto de SARS em 2003, demonstrou claramente como a natureza altamente interconectada do nosso mundo pode ser uma grande desvantagem contra a propagao em larga escala das doenas infecciosas emergentes. Em particular, a estrutura de transporte areo desempenha um papel importante no encolhimento distncias em todo o mundo, ligando as regies distantes e permitindo que os viajantes infecciosos para espalhar a doena potencialmente a diferentes reas geogrficas num tempo relativamente curto. Neste contexto de execuo abordagens computacionais pode ser usado como uma ferramenta eficaz de avaliao de risco ea visualizao dos resultados obtidos pode fornecer informaes teis na compreenso da evoluo geogrfica e temporal de uma doena infecciosa. A visualizao em si pode levar a novos insights. Mapeando as rotas mais provveis de propagao de vrus, juntamente com dados dinmicos no processo de invaso, fornece informaes fundamentais com um impacto crucial na concepo de medidas no-mdicas de interveno, tais como restries de viagens em eventos de propagao semelhantes.Valor educacional: As oportunidades e poder de Sistemas de Informao Geogrfica (SIG) esto se expandindo rapidamente em vrios domnios de investigao e os detalhes que anteriormente s era abordado por profissionais de GIS est agora disponvel em nossos computadores pessoais. Tcnicas de mapeamento integrado com vrios nveis de rede e dados longitudinais convergem em uma linguagem verdadeiramente multidisciplinar fundamental para a compreenso de processos epidmicos, onde o aspecto espacial um ingrediente crucial. Dada a disponibilidade de novas tecnologias, a integrao do conceito espacial dinmica em currculos universitrios pode proporcionar valor acrescentado aos tradicionais cursos epidemiolgicos e tambm a capacidade de explicar aspectos essenciais da evoluo da epidemia simplesmente usando uma imagem nica.

11

Referncias Bibliogrficas e Links


Lucas Lages Wardil, Redes em Biologia: Introduo as Redes Complexas, Estudos dos Aspectos Estruturais e Dinmicos do Ciclo Celular e dos Ritmos Circadianos. http://www13.fisica.ufmg.br/posgrad/Dissertacoes_Mestrado/decada2000/lucaswardil/DissLucas.pdf V. Colizza, A. Barrat, M. Barthelemy, A. Vespignani "The role of the airline transportation network in the prediction and predictability of global epidemics" Proc. Natl. Acad. Sci. (USA) 103, 2015-2020 (2006). V. Colizza, A. Barrat, M. Barthelemy, A.-J. Valleron, A. Vespignani "Modeling the worldwide spread of pandemic influenza: baseline case and containment interventions" PLoS Medicine 4(1): e13 (2007). George S. Davidson, Bruce Hendrickson, David K. Johnson, Charles E. Meyers e Brian N. Wylie (1998) minerao de conhecimento com VxInsight: Discovery atravs da interao. Jornal de sistemas de informao inteligentes, 11 (3): p. 259-285.

12

You might also like