You are on page 1of 15

Aluno: Alessandro Mendes Barbosa Turma: MA1 (Eletromecnica automotiva leve)

Introduo
O sistema de lubrificao do motor garante que todas as suas peas mveis - especialmente pistes, virabrequins, eixo do comando de vlvulas, bielas e tuchos - funcionem sem que as superfcies de contato entre eles e demais componentes realizem muito atrito entre si, diminuindo assim os desgaste elevado e superaquecimento. O sistema de lubrificao tpico de um motor composto por diversos componentes que fazem circular leo no sistema, controlam a presso do mesmo e fazem a sua filtragem de maneira que ocorra uma lubrificao adequada em todas as reas de atrito, sob todas as condies de funcionamento.

Quais os componentes (dispositivos) do sistema de


lubrificao?

1. Bomba de leo do Motor


Um dos principais componentes a bomba de leo. A bomba de leo tem papel importantssimo no sistema, pois ela gera vazo para o leo lubrificante percorrer o sistema pressurizado e lubrificar todos os componentes mveis do motor. A bomba de leo pode estar ligada ao motor, em um suporte como o alternador ou compressor do ar condicionado, ou estar presa diretamente no bloco do motor aproveitando-se do virabrequim e rotao do motor, passando pelo seu centro, para funcionar. A bomba tocada no eixo central e pode movimentar um conjunto de palhetas formando uma hlice para impulsionar o leo lubrificante no sistema, mas tambm pode ser do tipo engrenagem, os dentes das engrenagens fazem o papel das palhetas. Este ltimo tipo de bomba mais utilizado por que apresenta um ndice de desgaste menor que as outras. Dentro da bomba encontramos alguns canais para direcionar o leo e uma vlvula de alvio de presso para manter constante o fluido no sistema. Algumas bombas de leo possuem um conector preenchido por um parafuso, quando necessrio, o reparador tira este parafuso e coloca um manmetro para medir a presso de leo do sistema.

2. Pescador de leo
Ligado bomba est o pescador de leo, que vai at o crter do leo com o objetivo de colher o leo que est ali depositado. No fim do pescador encontramos um filtro, comumente chamado de peneira.

3. Interruptor de presso de leo


Na bomba de leo se encontra um dispositivo de alerta para falta ou queda de presso do sistema. um interruptor que emite um sinal a uma luz do painel que ascende ao perceber a queda ou falta de presso do leo lubrificante.

4. Crter do leo
O crter serve de reservatrio para o sistema de lubrificao. Todo o sistema depende de uma quantidade de leo que pode ser de 3 a 11 litros de leo, podendo chegar, dependendo do tamanho do motor, em 30 litros. Os navios de grande porte chegam a ter um sistema com 500 litros de leo lubrificante. O crter ainda contribui com o resfriamento do leo, sendo alguns tipos, construdos em liga de Alumnio (Al) para dissipar melhor o calor.

5. Cabeote com canais internos


O bloco do motor e o cabeote fazem parte dos componentes do sistema, tanto o bloco como o cabeote, so vazados internamente servindo de dutos por onde o leo lubrificante passa. No bloco tambm encontramos uma sede com rosca do filtro de leo, junto a esta sede se encontra uma segunda vlvula de alvio caso o filtro esteja entupido. No cabeote tambm encontramos uma

6. Vlvula de alvio de presso e bloco do motor com canais internos

Estes dois componentes permitem que o leo percorra seus dutos internos, chegue a todas as partes mveis do motor e crie uma pelcula nas peas. Dentro do bloco so colocados alguns bicos esguichos, direcionados para o interior do cilindro permitindo a lubrificao dos anis e cabea de biela com os pinos.

7. Filtro de leo
O filtro de leo lubrificante um componente de manuteno preventiva e deve ser trocado a cada substituio do leo lubrificante. O filtro conta com uma vlvula reguladora de presso e um canal interno, o leo chega at o papel do filtro onde filtrado sai por outro canal e se direciona aos dutos do bloco impulsionado pela bomba.

8. leo lubrificante automotivo


No podemos deixar de citar outro componente, talvez o principal. O leo do motor, que deve ser da classificao certa para cada tipo de motor, respeitando a viscosidade ideal e os ndices de desempenho homologados pelo fabricante.


9. leo lubrificante na parte interna do motor.

O leo que circula dentro do motor fica depositado na parte baixa do bloco, conhecida como crter, j que neste ponto no apenas por razes fsicas ele mantm-se mais resfriado em relao ao que circula pelo motor. Do crter, o leo sugado pela bomba de leo atravs de um tudo coletor que tem em sua extremidade um filtro de malha grossa (filtro de suco) para reteno das partculas maiores de metal e outros possveis fragmentos que possam danificar a bomba, alm de realizar uma filtragem preliminar. A bomba, por presso fora o lubrificante atravs do filtro de leo, que tem por funo reter as partculas menores que estejam em suspenso no leo e que poderiam interferir em sua viscosidade adequada, bem como aumentariam o atrito e at mesmo a abrasividade no contato das partes mveis. O lubrificante que sai do filtro segue por diversas passagens (pequenos canais perfurados ou criados na fundio do bloco), atingindo todos os componentes que precisam lubrificao. O primeiro fluxo chega chamada galeria principal de leo, disposta longitudinalmente ao bloco, com o justo objetivo de atingir

assim toda a sua extenso. Desta galeria, derivam outros canais ou orifcios (conforme o motor) que atingem primeiramente o virabrequim, atuando sobre os mancais principais. Aqui tambm pode haver variaes de um motor para outro, mas em geral por meio de pequenos canais perfurados no virabrequim, o leo conduzido aos casquilhos das bielas. Estas por sua vez, tambm atravs de canais que ligam a cabea ao p da biela ou apenas uma passagem em sua cabea, esguicham leo dentro do corpo do pisto e nas paredes do cilindro. Seja qual for forma de lubrificao do cilindro, o anel inferior do pisto (anel de leo) "raspa" a sua parede no movimento de descida, com o objetivo de que o lubrificante no seja queimado na combusto.

Alm de suprir algum leo ao virabrequim, bielas e pistes, a galeria principal tem derivaes (como efluentes de um rio), chamadas de sangrias ou tributrias, que tem o papel de distribuir fluido ao sistema de comando de vlvulas. Outra sangria tambm alimenta as corrente ou engrenagens sincronizadoras do comando de vlvulas, em motores que utilizam este sistema de sincronizao. A presso gerada pela bomba de leo, geralmente varia bastante durante os diversos regimes de funcionamento de um motor, j que seu acionamento feito pelo virabrequim ou pelo comando, condicionando maiores presses apenas quando so mais elevadas as rotaes do motor, justamente quando aumenta a exigncia de lubrificao. Por estas razes que motores (carburados) que tem marcha lenta irregular, apresentam indicaes de baixa presso de leo. Um motor frio por outro lado costuma registrar maior presso de leo do que um quente, em funo do aumento de viscosidade, que faz com que a bomba encontre maior dificuldade para fazer o leo passar pelas estreitas galerias e pelo filtro, alm de explicar porque o indicador de presso de leo se acende toda vez que se d partida em um motor frio. Para evitar danos bomba nestas ou em outras situaes em que a presso suba demasiadamente, que existe a vlvula aliviadora de presso, que faz parte do leo retornar ao crter. Apesar do sistema de vedao dos pistes, quando estes no esto devidamente ajustados, esto gastos ou quebrados, ou ainda em regimes extremos de funcionamento, parte dos gases escapa entre as paredes de cilindros e pistes, aumentando a presso do sistema. Para resolver este problema, existe um sistema de emisso do crter ou de respiro, que consiste de uma mangueira que liga o sistema ao carburador ou filtro de ar e retornando ao motor para queima. Esta mangueira conduz os gases liberados por uma vlvula de uma via, que se abre toda vez que a presso dos gases do motor aumenta demais.

Especificaes da lubrificao
Os maiores fabricantes de veculos formam associaes que determinam critrios para os lubrificantes, ou seja, normas que constam nos manuais dos fabricantes. Os fabricantes de veculos, por sua vez, usam as normas API e ACEA para qualificarem e recomendarem seus lubrificantes.

API (Instituto Americano de Petrleo)

O nvel de desempenho API representado por um cdigo de duas letras: a primeira designa o tipo de motor (S=gasolina; C = diesel); a segunda designa o nvel de desempenho, sendo A para motores desenvolvidos at 1950 e L para modelos a partir de 2001.

ACEA (Associao das Montadoras Europeias de Automveis)

As normas ACEA dividem-se em trs grupos: - A, para os motores a gasolina; - B, para os motores a diesel (classe: passeio e utilitrios); - E, para motores a diesel de veculos (caminhes). Cada grupo tem vrios nveis de desempenho, indicados por um nmero (1, 2, 3, 4 e 5) seguido pelos dois ltimos nmeros do ano de introduo da verso mais recente.

Oque viscosidade?

Viscosidade a resistncia de um lquido ao escoamento. A viscosidade a principal caracterstica de um leo lubrificante para o motor de um automvel. A viscosidade deve ser medida em equipamentos especficos (viscosmetro) e no nas pontas dos dedos, atitude de alguns profissionais de outra gerao, onde se podia fazer tal experimento. Atualmente existe uma gama muito grande de diferentes produtos e composies no mercado no sendo possvel a verificao da viscosidade sem instrumentos apropriados. Na escolha de um leo lubrificante para o motor, a viscosidade um fator importante. Esta escolha influenciada por diversas condies de aplicao.

Alguns exemplos
1. Velocidade
Quanto maior for rotao do motor e consequentemente das peas mveis, menor deve ser a viscosidade, para facilitar o movimento e vice-versa.

2. Presso
Quanto maior for carga no motor, maior deve ser a viscosidade, para poder suport-la, e assim evitar o rompimento da pelcula protetora formada por leo nas peas em movimento.

3. Temperatura
medida que a temperatura do leo aumenta, ele se torna mais fino. Com a diminuio da temperatura, o leo se torna mais grosso (mais viscoso). Para se ter uma lubrificao ideal e evitar o rompimento da pelcula protetora nas peas, necessrio ter um leo adequadamente viscoso em

altas temperaturas, e menos viscoso em baixas de operao. Os lubrificantes multiviscosos tm essa propriedade, ajustando-se temperatura de funcionamento do motor.

4. Folgas
Menores folgas entre os conjuntos mveis exigem um leo de menor viscosidade. Por isto os motores mais antigos tendem a usar leos de maior viscosidade para preencher melhor estes espaos.

5. Acabamento Est muito ligado ao processo de fabricao das peas, fundio, usinagem e tratamento superficial ao material. As peas com melhor acabamento exigem leos com menor viscosidade.

Quando foi criada a classificao API (American Petroleum


Institute/Instituto Americano do Petrleo) e quais as classificaes?

Baseadas na forma de trabalho destes dois tipos de motores, o Instituto Americano de Petrleo (American Petroleum Institute - API), desenvolveu as Normas de Desempenho API para motores quatro tempos. Classificao de Servio API est relacionada ao nvel de desempenho do lubrificante a avaliao da qualidade da proteo fornecida pelo lubrificante ao mecanismo que est sendo lubrificado. O elevado grau de desenvolvimento da indstria automobilstica mundial requer normas e padres internacionais para a avaliao e homologao de produtos. No caso de lubrificantes, o Instituto Americano do Petrleo estabelece os parmetros de desempenho, atravs de uma sequncia de testes complexos e especficos, de acordo com metodologias padronizadas pela ASTM (American Society for Testing and Materials). O API no o nico rgo que homologa e testa lubrificantes, temos tambm ACEA (Association of Constructors of European Automobiles) e ILSAC (International Lubricant Standardisation & Approval Committee) Montadoras e os fabricantes de veculos tambm tm desenvolvido testes e especificaes prprias para lubrificantes.

Classificao API para leos de motores a gasolina


SA, SB, SC, SD Criadas a partir dos anos 30, atualmente esto obsoletas. SE Criada em 1972, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves e alguns caminhes modelos 1971 a 1979. SF Criada em 1980, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves e alguns caminhes modelos 1980 a 1989. Proporciona maior estabilidade a oxidao. SG Criada em 1989, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Proporciona maior controle de depsitos no motor e estabilidade a oxidao.

SH Criada em 1992, especificao de servio tpica recomendada para uso em motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera as especificaes anteriores quanto a controle de depsitos, oxidao do leo, desgaste e corroso. SJ Criada em 1996, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera e substitui todas as especificaes anteriores. SL Criada em 2001, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera e substitui todas as especificaes anteriores.

A classificao API, para motor diesel, mais complexa que para motores a gasolina, lcool e GNV, pois devido s evolues que sofreu, foram acrescentados nmeros, para indicar o tipo de motor a que se destina o lubrificante. Obs.: Comercializao proibida pela ANP (SA SB SC SD)

Programa de certificao da API


Este programa define, certifica e monitora o desempenho do leo de motor que os fabricantes de veculos e motores consideram necessrio para a vida e o desempenho satisfatrio do equipamento. O sistema inclui um processo de auditoria anual para verificar se os produtos licenciados no mercado cumprem os termos do acordo de licenciamento da API.

Quando foi criada a classificao SAE (Society of Automotive


Engineers / Sociedade dos Engenheiros Automotivos Dos Estados Unidos) e quais as classificaes?
Em 1911, quando a Society of Automotive Engineers SAE publicou o primeiro sistema de classificao de leos lubrificantes, a base era nica e exclusivamente a viscosidade, e s foram relacionados os graus estabelecidos a temperaturas de 100 F para os mais finos e 210 F para os mais viscosos. J em 1933, foi introduzido o grau W, inicial de winter (inverno), cuja viscosidade era determinada a 0 F por extrapolao de dados, mas os leos multiviscosos, ou seja, aqueles que atendem simultaneamente classificao para alta e para baixa temperatura, s foram introduzidos em 1955. Essa classificao tornou-se oficial em 1962 com o nome de J-300.

Sistema de Classificao de Viscosidade SAE J300 para leos de Motor


A SAE desenvolveu a Classificao de Viscosidade para leos de Motor SAE J300, que tem sido modificada com o passar dos anos e estabelece 11 diferentes graus de viscosidade do leo de motor.

Classificao de viscosidade para leos de motor

leos de vero SAE 20, 30, 40, 50, 60; leos de inverno SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W; leos multiviscosos (inverno e vero): SAE 20W-40, 20W-50, 15W50.

Obs. a letra "W" vem do ingls "winter", que significa inverno.

Com Quantos quilmetros devemos fazer a troca de leo?


O prazo para a troca de leo depende de diversos fatores, todos indicados no manual do proprietrio de cada veculo, e no seguir as recomendaes da montadora podem prejudicar o motor. (leo velho diminui a durabilidade do motor e pode, no limite, fundir a pea). A quilometragem recomendada para a troca varia de 3 mil a 10 mil km, ou entre seis meses e um ano, dependendo do uso do carro, do clima da regio e do tipo do motor, tudo especificado no manual. As pessoas que fazem uso severo devem trocar com mais frequncia. Configura uso severo, por exemplo, andar pequenas distncias e em baixas velocidades. Desta forma o motor do carro no atinge temperatura suficiente para esquentar o leo, recomendvel tambm que o leo colocado no carro seja do tipo adequado para o veculo. O manual costuma indicar tambm a viscosidade e a aditivao ideal, sempre de acordo com o uso do veculo.

Diferenas entre leo sinttico e leo mineral?

leo mineral multiviscoso


O mineral multiviscoso o mais comum no mercado. Esse tipo de leo adequado para qualquer motor, sendo ele de qualquer cilindrada ou combustvel. Sua principal caracterstica adaptar a viscosidade de acordo com a temperatura de funcionamento do motor.

leos minerais

So usados como lubrificantes com uma adequada viscosidade, originados de petrleos crus e beneficiados atravs de refinao. As propriedades e qualidades destes lubrificantes dependem da provenincia e da viscosidade do petrleo cru. Quando falamos em leos minerais temos de distinguir trs tipos:

1. leo mineral de base parafnico


Tendem a no oxidar em temperaturas ambientes ou levemente elevadas. Nos lubrificantes eles so partes resistentes e preciosos, que no envelhecem ou somente oxidam

de forma lenta. Contm em sua composio qumica hidrocarbonetos de parafina em maior proporo, demonstra uma densidade menor e menos sensvel a alterao de viscosidade/temperatura. A grande desvantagem seu comportamento em temperaturas baixas: as parafinas tendem a sedimentar-se.

2. leo mineral de base naftnico


Enquanto os hidrocarbonetos parafnicos formam em sua estrutura molecular corrente, os naftncios formam em sua maioria ciclos. Os naftenicos em geral so usados, quando necessitamos produzir lubrificantes para baixas temperaturas. Desvantagem dos naftnicos sua incompatibilidade com materiais sintticos e elastmeros.

3. leo mineral de base misto


Para atender as caractersticas de lubrificantes conforme necessidade e campo de aplicao maioria dos leos minerais so misturados com base naftncio ou parafnico em quantidades variados.

leo semi-sinttico
O semi-sinttico o leo que mistura a base sinttica com o mineral. Esse tipo recomendado para motores mais potentes que trabalham em altas rotaes. Mas, nada impede seu uso em motores menos potentes. Provoca menos carbonizao interna e contribui para amenizar o atrito entre as peas internas do motor, principalmente durante a partida, quando a maior parte do leo encontra-se em repouso no crter reservatrio do leo. Ele tambm do tipo multiviscoso. A troca recomendada pela maioria dos fabricantes a cada 10 mil quilmetros, mas convm efetu-la antes disso, por volta dos 8 mil.

leos sintticos
So, ao contrrio dos leos minerais, produzidos artificialmente. Eles possuem, na maioria das vezes, um bom comportamento de viscosidade-temperatura com pouca tendncia de coqueificao em temperaturas elevadas, baixo ponto de solidificao em baixas temperaturas, alta resistncia contra temperatura e influncias qumicas.

Quando falamos em leos sintticos temos de distinguir cinco tipos diferentes:


1. Hidrocarbonetos sintticos
Entre os hidrocarbonetos sintticos destacam-se hoje com maior importncia de um lado os polialfaoleofinas (PAO) e os leos hidrocraqueados.

Estes leos so fabricados a partir de leos minerais, porm levam um processo de sintetizao, o qual elimina os radicais livres e impurezas, deixando-os assim mais estvel a oxidao. Tambm se consegue atravs desde processo um comportamento excelente em ralao viscosidadetemperatura. Estes hidrocarbonetos semi-sintticos atingem IV (ndices de Viscosidade) at 150.

2. Poliolsteres
Lubrificantes especiais, fluidos de freios, leos hidrulicos e fludos de coretos poli-alquileno-glicis.

3. Disteres
So ligaes entre cidos e lcoois atravs da perda de gua. Certos grupos formam leos de ster que so usados para a lubrificao e, tambm, fabricao de graxas lubrificantes. Os disteres esto hoje aplicados em grande escala em todas as turbinas da aviao civil por resistir melhor a altas e baixas temperaturas e rotaes elevadssimas. Dos leos sintticos eles tem o maior consumo mundial.

4. leos de silicone
Os silicones destacam-se pela altssima resistncia contra temperaturas baixas, altas e envelhecimento, como tambm pelo seu comportamento favorvel quanto ao ndice de viscosidade. Para a produo de lubrificantes destacam-se os Fenil-polisiloxanes e Methil-polisiloxanes. Grande importncia tem o Flor silicone na elaborao de lubrificantes resistentes a influncia de produtos qumicos, tais como solventes, cidos, etc.

5. Polisteres Perfluorados
leos de flor e fluorclorocarbonos tem uma estabilidade extraordinria contra influncia qumica. Eles so quimicamente inertes, porm em temperaturas acima de 260C eles tendem a liberar vapores txicos.

Pesquisa feita pelo aluno Alessandro Mendes Barbosa da turma MA1 sobres sistema de lubrificao com base no questionrio dado pelo Prof. Ricardo Questionrio
Quais os principais componentes do sistema de lubrificao? 2. Especificao da lubrificao? 3. O que viscosidade? 4. Quando foi criada a classificao API? 5. Quando foi criada a classificao SAE? 6. Qual a classificao SEA?(Classifique abaixo) 7. Qual a classificao API?(Classifique abaixo) 8. Com quantos quilmetros devemos fazer a troca de leo? 9. Mencione 5 dispositivos que funcione com a lubrificao? 10.Qual a diferena entre leo sinttico e leo mineral?
1.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA Fontes de material didtico e ilustrativas


www.lubrificantes.net www.escolademecanica.wordpress.com www.castrol.com www.ips.ind.br www.pt.wikipedia.org www.envenenado.com.br/ www.totalbras.com.br wwp.feb.unesp.br Livro Fundamento da lubrificao (TEXACO)

You might also like