You are on page 1of 7

Citoesqueleto

Citoesqueleto
1 Introduo 2 Principais elementos do citoesqueleto A microtbulos B - microfilamentos C filamentos intermedirios 3 Movimentos celulares A movimentos celulares B citocinese C- microvilosidades D contrao celular E clios e flagelos

1 Introduo
Primeiramente acreditava-se que o citoesqueleto tinha s a funo de suporte, mas depois ficou demonstrado que ele responsvel pela manuteno, estabelecimento da forma, alm dos movimentos celulares (pseudpodos, deslocamento intracelular, etc). O citoesqueleto responsvel por vrias funes celulares, responsvel pela forma da clula, posio dos seus componentes, pela contrao celular, pelo movimento das clulas e pelo deslocamento das organelas. As clulas tm formas bastante variveis, j a localizao das organelas no to varivel e depende do tipo celular.

2 Principais elementos do citoesqueleto


Os principais elementos do citoesqueleto so: microtbulos, microfilamentos (filamentos de actina e de miosina), filamentos intermedirios e macromolculas proticas. O citoesqueleto um conjunto dinmico que assume aspectos diferentes dependendo da clula e de suas necessidades. Esse conjunto to dinmico que pode mudar no s em diferentes tipos celulares como no mesmo tipo, mas em momentos diferentes. Apenas os filamentos intermedirios so estveis, j que esses so responsveis pela sustentao e no pelos movimentos. Os deslocamentos intracelulares se devem as protenas motoras: - dinenas e cinesinas: deslocamento em associao aos microtbulos - miosina: formam filamentos que se associam com a actina Nathalia Fuga CHE Pgina 1

Citoesqueleto A Microtbulos So cilindros delgados e alongados cada um formado por dmeros proteicos dispostos em hlice. Cada dmero tem duas cadeias semelhantes (alfa e beta tubulina). Cada cilindro formado por 13 dmeros. Eles esto em constante reorganizao crescendo em uma das extremidades devido polimerizao dos dmeros de tubulina, e diminuindo na outra extremidade onde predomina a despolimerizao.

A extremidade que aumenta a extremidade mais (+) e a que diminui a extremidade menos (-). Os processos de alongamento e encurtamento so um desequilbrio entre polimerizao e despolimerizao. Esse processo dependente do Clcio e de uma protena chamada de MAP (microtubule associated proteins). Foram descritos dois tipos de componentes motores que promovem o deslocamento de partculas sobre os microtbulos:
1) protenas da famlia das dinenas: que transportam substncias da extremidade + para - . 2) protenas da famlia das cinesinas: promovem o deslocamento da extremidade para +.

Os microtbulos participam dos movimentos dos clios e flagelos, transporte intracelular, deslocamento de cromossomos, manuteno da forma das clulas.

MICROTBULOS

Estruturas proticas ocas Relativamente rgidos Originados de Centrossomos Dinmicas!!! Vias de transporte intracelular Ancoramento de organelas delimitadas por membranas

Nathalia Fuga CHE

Pgina 2

Citoesqueleto B Microfilamentos - filamentos de actina e de miosina Formados por duas cadeias em espiral de monmeros globosos da protena actina G que se polimerizam lembrando dois colares de prolas formando uma estrutura quartenria fibrosa (actina F). Os filamentos de actina so finos (5-7 nm) e se juntam formando feixes mais grossos. muito abundante no msculo. A actina participa de uma camada dentro da membrana plasmtica chamada de crtex celular. Essa camada tem como funo reforar a membrana que participa de movimentos amebides e fagocitose.
ACTINA Filamentos Polarizados Dinmicos Migrao Fagocitose Diviso Celular Contrao Muscular

C Filamentos intermedirios Os filamentos intermedirios (8-10 nm) recebem esse nome, pois so mais grossos que os de actina e mais finos que os de miosina. So mais estveis do que os microtbulos e os filamentos de actina e permanecem por longo tempo no citoplasma, sendo primordialmente elementos estruturais. So abundantes em clulas que sofrem atrito, onde se prendem aos desmossomos (estruturas que unem as clulas umas s outras). Todos os filamentos intermedirios tm a mesma estrutura, sendo constitudos pela agregao de molculas alongadas, formadas por trs cadeias enroladas em hlice. Os filamentos intermedirios so formados por queratina, vimentina, desmina, lamina, protena de neurofilamento e protena cida fibrilar da glia. Os filamentos intermedirios so especficos para cada um dos tecidos, desta forma, dependendo da protena presente podemos determinar, em bipsias e metstases, o tecido de origem.
FILAMENTOS INTERMEDIRIOS Fibras de 10nm de espessura Resistncia a estresses mecnicos Resistentes e durveis Rede tridimensional Grande variedade de protenas fibrilares Modulados por modificaes qumicas Estrutura semelhante a um cabo

Nathalia Fuga CHE

Pgina 3

Citoesqueleto

3 Movimentos celulares
O estudo celular demonstrou que as clulas se contraem, se expandem e se movimentam em grau varivel. A movimentao celular e de seus componentes se relaciona com a funo celular. Os filamentos de actina e de miosina, os microtbulos e as protenas motoras so responsveis pela maioria dos movimentos celulares. Os movimentos celulares podem ser dividos em dois grupos; - movimentos que levam a modificao na forma das clulas: contrao muscular, contrao das clulas endoteliais, movimentos amebides, diviso celular. - movimentos que no levam a modificao na forma das clulas: transporte intracelular de material, extruso de vesculas de secreo. O mecanismo de movimentao mais difundido em clulas eucariontes o deslizamento de fibrilas de actina sobre as fibrilas de miosina. Porm os movimentos de clios e flagelos e o transporte intracelular de partculas citoplasmticas so devido ao deslizamento de protenas motoras sobre os microtbulos. Transporte de organelas ou substncias pelo interior da clula: dinena e cinesina deslizam pelos microtbulos transportando protenas, organelas e outras substncias. Movimentos de clios e flagelos: microtbulos organizados em pares unidos por braos de dinena. Contrao muscular: deslizamento de actina sobre a miosina.

A Movimentao celular A locomoo celular resulta da coordenao de movimentos gerados por diferentes partes da clula, sendo caracterizada pela polaridade, onde subunidades se agrupam na parte dianteira, e desagrupando na parte traseira. Porm o movimento polarizado da clula em resposta a sinais dados pelo ambiente, como sinais qumicos (quimiotaxia), em que a clula vai em direo a um gradiente favorvel. Por exemplo, que ocorre nos neutrfilos (clulas brancas do sangue). As plaquetas tambm mudam sua forma durante a reao de coagulao sangunea, passando por complexos rearranjos, que mudam a forma da clula.

Nathalia Fuga CHE

Pgina 4

Citoesqueleto

B Citocinese Durante a diviso celular, a actina e a miosina acumulam-se na linha equatorial, formando um anel contrtil, circundando a clula. medida que ocorre a citocinese (diviso do citoplasma), o dimetro do anel contrtil diminui. Experimentos comprovaram que a citocinese depende da miosina ativa, pois ela desliza sobre os filamentos de actina em direes opostas, que vai causar a diviso celular.

Nathalia Fuga CHE

Pgina 5

Citoesqueleto C Microvilosidades

So projees citoplasmticas na superfcie celular, envolta por membrana plasmtica. Os feixes de filamentos de actina so dispostos paralelamente, interligados pela protena vilina, que possui dois stios de ligao. Os feixes laterais esto ligados membrana plasmtica atravs da miosina. D Contrao celular A contrao muscular depende do deslizamento direcionado por ATP de um conjunto de filamentos de actina sobre conjuntos de filamentos de miosina. As clulas musculares esquelticas so multinucleadas, formada por filamentos denominados de miofibrilas. As miofibrilas so formadas por unidades que se repetem, denominadas sarcmeros, que confere ao msculo esqueltico, uma aparncia estriada.

Nathalia Fuga CHE

Pgina 6

Citoesqueleto Cada sarcmero formado por filamentos delgados, espessos e protenas. Os filamentos delgados so filamentos de actina e mais duas protenas adicionais, tropomiosina e troponina, tendo suas extremidades ligadas a uma linha eltron-densa (linha Z). Os filamentos espessos so compostos por miosina. O mecanismo de contrao muscular ocorre com o aumento de Ca2+ no citosol. A abertura de canais de liberao de CA2+ no interior da clula causa o encurtamento dos sarcmeros. A energia para a contrao suprida por ATP.

E Clios e flagelos Os movimentos dos clios e flagelos so promovidos por microtbulos. Os clios parecem pequenos pelos e so constitudos por microtbulos paralelos envoltos por membrana. So curtos e numerosos e se localizam na poro apical das clulas. Os clios se associam s clulas que secretam muco e tm como funo o transporte unidirecional de substncias. Os flagelos so nicos e longos e no corpo humano o nico exemplo o espermatozide. O movimento flagelar ocorre por abalos do tipo vai-vem que se inicia na base do flagelo.

Nathalia Fuga CHE

Pgina 7

You might also like