You are on page 1of 29

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Tcnico de Mecatrnica

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Electricidade e Electrnica
Escolas Proponentes / Autores
E P de Gaia E P de Tecnologia e Electrnica (ESTEL) E.P. de Chaves E.T.P. de Sic Eng. Antnio Jorge G. Anto (Coordenador) Eng. Antnio Jorge Archer P. Cabral Eng. Jorge Paulo Santos Eng. Rui Manuel Ribeiro Eng. Joo Paulo Mendes Eng. Vtor Duarte Mendes

Direco-Geral de Formao Vocacional 2005

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral

ndice:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

Pgina

2 2 3 4 5 6

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
A disciplina de Electricidade e Electrnica leccionada nos dois primeiros anos de Formao do Curso com uma carga horria distribuda ao longo de cada ano, por blocos de 90 minutos. Dado o seu carcter terico-prtico, parte das aulas so tericas e parte tem carcter prtico pelo que sero leccionadas em laboratrio. Esta disciplina pretende habilitar o Aluno com conhecimentos cientficos de electricidade e electrnica de forma a compreender fenmenos, conceitos, leis e metodologias de anlise relacionada com a rea, baseado na lgica, rigor e esprito crtico, Far a explorao criativa de hipteses pela experimentao laboratorial, no s demonstrando e confirmando a teoria, mas sobretudo antecipando-a atravs do mtodo indutivo. No se pretende abordagens aprofundadas dos fenmenos, nem tratamentos matemticos complexos. O seu desenvolvimento far-se- nos conhecimentos matemticos adquiridos na formao de forma a preparar os Alunos para uma melhor integrao no mundo laboral.

2. Viso Geral do Programa


Pretende-se que o programa, permita que o Aluno adquira um conjunto de conhecimentos bsicos de corrente elctrica e electrnica analgica e digital de forma a compreender o funcionamento de circuitos elctricos e electrnicos fundamentais. Os conhecimentos adquiridos com esta disciplina sero feitos de uma forma sequencial que serviro de suporte ao conjunto das disciplinas da formao tcnica. O programa desta disciplina pretende desenvolver condies que proporcionem a aquisio e desenvolvimento de conhecimentos e aptides profissionais necessrios ao desempenho de funes exigidas a um tcnico qualificado, incluindo responsabilidades de orientao e coordenao.

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

3. Competncias a Desenvolver
Medir e interpretar grandezas elctricas. Analisar circuitos elctricos e electrnicos com base no conhecimento das leis fundamentais dos fenmenos elctricos e magnticos. Efectuar o ensaio e ajuste de mdulos elctricos. Efectuar o ensaio, ajuste e reparao de conversores e rectificadores. Efectuar a manuteno e ensaio de circuitos simples de electrnica de potncia. Desenvolver o sentido empreendedor e anlise crtica de informaes, adquirindo assim um grau de autonomia pessoal e socialmente dignificante. Organizar e planear o trabalho de forma metdica em funo dos meios, do tempo e dos objectivos definidos. Desenvolver capacidades de resoluo de problemas, de comunicao e de flexibilizao tcnica e manual. Promover altitudes que potenciem hbitos de trabalho individual ou em grupo, com sentido de responsabilidade, tolerncia e respeito pela diferena. Seleccionar componentes, materiais e equipamentos digitais com base nas suas caractersticas tecnolgicas e de acordo com as normas e regulamentos existentes. Projectar e realizar circuitos digitais. Interpretar e utilizar correctamente manuais, esquemas e outra literatura tcnica fornecida pelos fabricantes de equipamento electrnico. Desenvolver capacidades de interpretao de funcionamento de novos equipamentos.

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


Pelo facto de ser uma disciplina terico-prtica e ter uma estrutura modular, as estratgias a desenvolver no processo ensino-aprendizagem devero permitir aos Alunos, individualmente ou em grupo, adquirir gosto pela auto-formao e ao Professor, conhecer os Alunos, adaptando a sua aco educativa s necessidades de cada um deles. Recorrer-se-, assim, a mtodos de trabalho individualizado ou em grupo, facilitadores de ambientes de aprendizagem que valorizem a iniciativa, a responsabilidade, a autonomia e o sentido crtico. Pretende-se que na disciplina de Electricidade e Electrnica, a observao experimental esteja sempre presente e que a teoria e a prtica se desenvolvam iterativamente que para isso se recomenda a utilizao de laboratrio de electricidade/electrnica durante todo o perodo de leccionao. O processo de avaliao constituir uma vertente importante para o sucesso na aprendizagem dos Alunos; assim da mxima convenincia uma cuidada metodologia. Uma avaliao de diagnstico no incio do primeiro ano, poder favorecer o interesse dos Alunos e permitir detectar eventuais insuficincias na sua formao e assim permitir uma melhor definio de estratgias na respectiva planificao. Estes elementos permitem tambm um melhor conhecimento relativamente a atitudes, conhecimentos e desempenho que os alunos vo demonstrando. Ser vantajoso a realizao de trabalhos individuais e de grupo, fichas e testes formativos, que devero ser corrigidos de forma a contriburem para uma hetero e autoavaliao. Isto permite ao Aluno acompanhar a sua prpria formao. Em relao tipologia das instalaes laboratoriais ou oficinais, sugere-se que estas estejam dotadas de bancadas de trabalho equipadas com ferramentas de uso geral para a prtica de trabalhos em electricidade e electrnica, Fontes de alimentao, geradores de funes, equipamentos de medida (Multmetros, Osciloscpios, entre outros), consumveis diversos (Resistncias, Condensadores, bobinas, dodos, transstores, etc.), Placas de ensaio, etc. A bibliografia sugerida servir apenas como indicador, pois tratam-se de obras que abordam de modo geral os mesmos contedos, devendo a instituio optar por fazer uma escolha mais refinada. Devido s caractersticas, predominantemente, prticas da disciplina, recomenda-se que esta seja desdobrada em dois teros da sua totalidade, ou seja 243 horas.

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

5. Elenco Modular
Designao
Durao de referncia (horas)

Nmero

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Corrente Contnua Anlise de Circuitos em Corrente Contnua Magnetismo e Electromagnetismo Corrente Alternada Monofsica Corrente Alternada Trifsica Semicondutores Transstores Fontes de Alimentao Amplificadores Operacionais Osciladores Sistemas de Numerao Circuitos Lgicos Circuitos Combinatrios Circuitos Sequenciais

30 30 21 30 18 30 34 24 24 24 18 21 30 30

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

6. Bibliografia
NGULO, J. M., Enciclopdia de Electrnica Moderna, Vol. 1a 4. Madrid. Editorial Paraninfo. (s.d.). BOSSI, Antnio; EZIO, Sesta, Instalaes Elctricas. Hemus Editora. (s.d.). CARLOS, ngulo e outros, Teoria e Prtica de Electrnica. McGrawHill. (Makron Books). (s.d.). MALVINO, Electrnica no Laboratrio. McGrawHill. (s.d.). MALVINO, Electrnica, Vol. 2. McGrawHill. (s.d.). MALVINO, Princpios de Electrnica, Vol. 1. McGrawHill. (s.d.). MATIAS, Jos, Electricidade, Vol. 1 e 2. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano, Vol. 1, 2 e 3. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MILLMAN, Jacob, Microelectrnica, Vol.1 e 2, McGrawHill. (s.d.). PADILLA, Antnio, Electrnica Analgica. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. e 11. Anos. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PERTENCE, Amplificadores Operacionais e Filtros Activos, 5 ed. McGrawHill. (s.d.). PINTO, Antnio; CALDEIRA, Jos, Tecnologias, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio, Prticas Oficinais e Laboratoriais, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio, Tecnologias, 10., 11. e 12. Anos. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). SCHILLING and Belove, Circuitos Electrnicos Discretos e Integrados, McGrawHill. (s.d.). VARANDA, Joaquim, Tecnologias da Electricidade, 11. Ano, Vol. 2. Didctica Editora. (s.d.)

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Mdulo 1 Corrente Contnua Mdulo 2 Anlise de Circuitos em Corrente Contnua Mdulo 3 Magnetismo e Electromagnetismo Mdulo 4 Corrente Alternada Monofsica Mdulo 5 Corrente Alternada Trifsica Mdulo 6 Semicondutores Mdulo 7 Transstores Mdulo 8 Fontes de Alimentao Mdulo 9 Amplificadores Operacionais Mdulo 10 Osciladores Mdulo 11 Sistemas de Numerao Mdulo 12 Circuitos Lgicos Mdulo 13 Circuitos Combinatrios Mdulo 14 Circuitos Sequenciais

Pgina

8 10 12 13 14 16 18 20 20 22 24 25 26 27

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 1

Corrente Contnua
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos verificarem e confirmarem experimentalmente os fenmenos elctricos analisados no estudo terico da corrente contnua.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar as principais grandezas de um circuito elctrico e respectiva simbologia. Enunciar e aplicar a lei de OHM. Identificar os vrios mtodos de medida usados em electrotecnia. Utilizar correctamente os aparelhos de medida. Calcular erros de medida. Enunciar e aplicar a lei de Joule. Identificar as grandezas energia e potncia elctrica e respectivas unidades SI e prticas. Relacionar as grandezas caractersticas de um gerador em vazio e em carga.

3. mbito dos Contedos


As grandezas mais importantes do circuito elctrico. A lei de OHM. A lei de JOULE. Os aparelhos e tcnicas de medida. Associao de resistncias. Energia e potncia elctrica. Rendimento. Geradores e Receptores.

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA Mdulo 1: Corrente Contnua

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGULO, J. M., Enciclopdia de Electrnica Moderna, Vol. 1. Madrid. Editorial Paraninfo. (s.d.). MATIAS, Jos, Electricidade, Vol. 1. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano, Vol. 1. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 2

Anlise de Circuitos em Corrente Contnua


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial para que o aluno possa analisar e comprovar o funcionamento do circuito elctrico alimentado por corrente contnua, constitudo por componentes passivos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Distinguir ligaes em srie de ligaes em paralelo. Analisar um circuito recorrendo lei de Ohm generalizada, fazendo os clculos necessrios para determinar as grandezas elctricas essenciais. Determinar tenses e correntes num circuito recorrendo s leis de Kirchoff. Montar pequenos circuitos usando placas de ensaio ou Kits didcticos adequados. Dimensionar pequenos componentes a usar. circuitos, atendendo s principais caractersticas tecnolgicas dos

Analisar as medidas efectuadas num circuito, no sentido de detectar algum tipo de anomalia. Fazer uma estimativa dos valores a medir usando os conhecimentos tericos adquiridos. Enunciar e aplicar os teoremas de THEVENIN e de sobreposio. Identificar a constituio de um condensador. Caracterizar as associaes de condensadores.

3. mbito dos Contedos


Lei de Ohm generalizada. Leis de Kirchoff para anlise de circuitos com resistncia. Mtodos de simplificao de circuitos. Divisor de tenso e divisor de corrente. Teorema de Thevnin e teorema da sobreposio. O condensador em C.C.

10

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA Mdulo 2: Anlise de Circuitos em Corrente Contnua

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGULO, J. M., Enciclopdia de Electrnica Moderna, Vol. 1. Madrid. Editorial Paraninfo. (s.d.). MATIAS, Jos, Electricidade, Vol. 1. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano, Vol. 1. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

11

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 3

Magnetismo e Electromagnetismo
Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial para que os alunos conheam e comprovem os principais efeitos magnticos da corrente elctrica, suas grandezas e principais aplicaes.

2. Objectivos de Aprendizagem
Definir Campo magntico e espectro magntico. Identificar e explicar o espectro magntico de um man permanente. Descrever os campos magnticos criados pelas correntes elctricas. Descrever as interaces entre campos magnticos e correntes elctricas. Explicar o fenmeno da histerese magntica. Compreender os circuitos magnticos e o seu funcionamento. Descrever a induo electromagntica e os fenmenos associados. Identificar aplicaes do electromagnetismo.

3. mbito dos Contedos


O campo magntico. Campos magnticos produzidos pela corrente elctrica. Foras electromagnticas. Magnetizao dos materiais ferrosos. Circuito magntico. Induo electromagntica.

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGULO, J. M., Enciclopdia de Electrnica Moderna, Vol. 1. Madrid. Editorial Paraninfo. (s.d.). MATIAS, Jos, Electricidade, Vol. 2. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano, Vol. 1. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

12

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 4

Corrente Alternada Monofsica


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos verificarem e comprovarem os principais efeitos da corrente alternada em cargas resistivas, indutivas e capacitivas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Definir os conceitos de corrente alternada, perodo, frequncia e fase. Identificar os diferentes tipos de formas de onda. Analisar circuitos com diagramas vectoriais para cargas resistivas capacitivas e indutivas. Analisar circuitos RLC srie e paralelo, atendendo ao factor de potncia, energias activa e reactiva. Determinar as potncias num circuito. Calcular capacidades para compensao do factor de potncia. Conhecer as principais grandezas do sistema trifsico de tenses.

3. mbito dos Contedos


Corrente alternada sinusoidal. Perodo, frequncia e fase. Comportamento do condensador e da bobina em corrente alternada. Lei de Ohm para corrente alternada. Diagramas vectoriais. Circuito RLC srie e paralelo; Impedncia em circuitos RLC srie e paralelo. Potncia em AC. Compensao do factor de potncia. Clculo do somatrio das potncias em corrente alternada. Introduo C A trifsica. Tenses simples e compostas.

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGULO, J. M., Enciclopdia de Electrnica Moderna, Vol. 1. Madrid. Editorial Paraninfo. (s.d.). MATIAS, Jos, Electricidade, Vol. 3. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano, Vol. 2. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

13

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 5

Corrente Alternada Trifsica


Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
Mdulo com carcter terico-prtico pelo que uma parte dever decorrer em instalaes laboratoriais proporcionando aos alunos a verificao e confirmao dos conceitos tericos estudados relativos s caractersticas da corrente trifsica, nomeadamente ligao de cargas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar uma instalao em corrente alternada trifsica. Compreender a necessidade de utilizao das instalaes em corrente trifsica. Relacionar a corrente trifsica com os sistemas e modo de produo. Identificar receptores trifsicos e os diferentes tipos de ligao. Calcular correntes e tenses em sistemas trifsicos. Utilizar diversos tipos de receptores trifsicos, consoante o respectivo esquema de ligao. Reconhecer as vantagens da utilizao da corrente trifsica.

3. mbito dos Contedos


Produo de tenses alternadas trifsicas. Representao matemtica/vectorial de sistemas trifsicos. Alimentao de cargas por sistemas trifsicos de tenses: Sistemas em estrela. Sistemas em tringulo. Tenses simples e compostas. Ligao de receptores trifsicos: Ligaes em estrela: Estrela equilibrada. Estrela desequilibrada (com e sem neutro). Concluses sobre sistemas de ligaes em estrela. Ligaes em tringulo: Tringulo equilibrado. Tringulo desequilibrado. Concluses sobre sistemas de ligaes em tringulo. Vantagens no uso de sistemas trifsicos.

14

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA Mdulo 5: Corrente Alternada Trifsica

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


BOSSI, Antnio; EZIO, Sesta, Instalaes Elctricas. Hemus Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Electrotecnia. Didctica Editora, Vol. 3. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.).

15

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 6

Semicondutores
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em instalaes laboratoriais de modo a que o aluno seja capaz de verificar e comprovar as caractersticas, o funcionamento e aplicaes dos diversos tipos de semicondutores.

2. Objectivos de Aprendizagem
Descrever as caractersticas dos semicondutores. Distinguir semicondutores tipo P e tipo N. Explicar as caractersticas da juno PN. Efectuar clculos para a polarizao de dodos. Realizar montagens com dodos e proceder anlise dos circuitos. Descrever as aplicaes dos semicondutores atendendo s suas principais caractersticas. Explicar os tipos de circuitos usados na rectificao e as suas caractersticas. Dimensionar uma fonte de alimentao de corrente contnua simples. Conhecer os dodos Zner quanto sua constituio, caractersticas e aplicaes. Conhecer os dodos para aplicaes especiais quanto s suas caractersticas e aplicaes.

3. mbito dos Contedos


Materiais semicondutores. Conduo no silcio e germnico. Semicondutores do tipo P e do tipo N. Dodos semicondutores. Juno PN. Polarizao directa e inversa. Circuito equivalente de um dodo. Rectificao de meia onda e onda completa. Filtragem. Dimensionamento de uma fonte de alimentao C.C. com filtragem por condensador. Circuitos multiplicadores e limitadores de tenso. Dodos de Zner. Dodos para aplicaes especiais.

16

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA Mdulo 6: Semicondutores

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGULO, J. M., Enciclopdia de Electrnica Moderna, Vol. 1a 4. Madrid. Editorial Paraninfo. (s.d.). CARLOS, ngulo e outros, Teoria e Prtica de Electrnica. McGrawHill. (Makron Books). (s.d.). MALVINO, Electrnica no Laboratrio. McGrawHill. (s.d.). MALVINO, Princpios de Electrnica, Vol. 1. McGrawHill. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano, Vol. 2 Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). VARANDA, Joaquim, Tecnologias da Electricidade, 11. Ano, Vol. 2. Didctica Editora. (s.d.)

17

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 7

Transstores
Durao de Referncia: 34 horas

1. Apresentao
O mdulo tem carcter terico-prtico. Pretende-se, com este mdulo, que o aluno, atravs do domnio do princpio de funcionamento de transstores bipolares e de efeito de campo, adquira conhecimentos fundamentais que venham a permitir-lhe compreender o funcionamento de diferentes tipos de circuitos electrnicos, analgicos e digitais.

2. Objectivos de Aprendizagem
Compreender o princpio de funcionamento dos transstores bipolares e de efeito de campo. Identificar as diferentes zonas de funcionamento desses transstores. Medir laboratorialmente as grandezas elctricas correspondentes sua polarizao nestas diferentes zonas. Projectar circuitos de polarizao. Descrever as diferentes montagens amplificadoras, determinando laboratorialmente os respectivos parmetros caractersticos. Distinguir as diferentes classes de amplificao e conhecer as suas aplicaes. Ter noes sobre a construo de circuitos integrados e quais as vantagens destes relativamente ao circuitos convencionais com componentes discretos.

18

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA Mdulo 7: Transstores

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


Transstores bipolares: Constituio e funcionamento em regime esttico. Zonas de funcionamento e respectivas polarizaes. Classes de amplificao. Montagens amplificadoras (EC, BC, CC). Outros circuitos. Transstores de efeito de campo (JFET e MOSFET): Constituio e funcionamento em regime esttico. Zonas de funcionamento e respectivas polarizaes. Montagens amplificadoras (DC, GC, SC). Outros circuitos. Tecnologia CMOS.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MALVINO, Princpios de Electrnica, Vol. 1. McGrawHill. (s.d.). MILMAN, Microelectrnica, McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. e 11. Anos. Porto Editora. (s.d.). SCHILLING and Belove, Circuitos Electrnicos Discretos e Integrados, McGrawHill. (s.d.).

19

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 8

Fontes de Alimentao
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de modo a que o aluno possa verificar e comprovar os conhecimentos adquiridos sobre fontes de alimentao de C C sem e com estabilizao, fixa ou varivel.

2. Objectivos de Aprendizagem
Explicar a constituio bsica de uma fonte de alimentao primria. Descrever os diversos tipos de rectificao. Calcular filtragens em funo das correntes consumidas e tenses de ripple. Dimensionar circuitos de estabilizao a dodo Zner. Distinguir fontes de alimentao estabilizadas de fontes de alimentao no estabilizadas. Aplicar reguladores de tenso integrados. Explicar o funcionamento de fontes de alimentao variveis. Dimensionar circuitos de estabilizao com recurso a transstores de potncia. Dimensionar proteces contra sobrecargas e curto-circuitos.

3. mbito dos Contedos


Fontes de alimentao (CC). Principio de funcionamento do circuito estabilizador de tenso (regulador srie). Dodo zner como elemento estabilizador. Circuitos estabilizadores de tenso transistorizados. Circuitos estabilizadores de tenso integrados. Circuitos estabilizadores de tenso, usando AO. Circuitos integrados reguladores de tenso.

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGULO, J. M., Enciclopdia de Electrnica Moderna, Vol. 3. Madrid. Editorial Paraninfo. (s.d.). CARLOS, ngulo e outros, Teoria e Prtica de Electrnica. McGrawHill. (Makron Books). (s.d.). MALVINO, Electrnica, Vol. 2. McGrawHill. (s.d.). PINTO, Antnio; CALDEIRA, Jos, Tecnologias, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio, Prticas Oficinais e Laboratoriais, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

20

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 9

Amplificadores Operacionais
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Com este mdulo (terico-prtico), pretende-se que o aluno seja capaz de dimensionar e aplicar montagens electrnicas simples que envolvam o Amplificador Operacional como circuito amplificador linear, amplificador diferencial, Buffer, conversor D/A e comparador de tenso.

2. Objectivos de Aprendizagem
Enunciar as principais caractersticas de um Amplificador Operacional (ampop). Realizar a montagem inversora e no inversora e sua visualizao no Osciloscpio. Explicar um circuito comparador. Dimensionar um circuito somador e um conversor D/A. Aplicar o Amp-Op como Filtro Activo. Analisar o funcionamento de circuitos lineares com Ampops. Realizar montagens alternativas de circuitos electrnicos aos estudados no mdulo. Detectar e identificar avarias num circuito electrnico com Ampops.

3. mbito dos Contedos


Caractersticas dos amplificadores operacionais. Amplificador inversor e amplificador no inversor. Seguidor de tenso. Circuito somador; Conversor D/A de n bits. Filtros activos PA, PB e BP. Circuito comparador.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MILLMAN, Jacob, Microelectrnica, Vol.1 e 2, McGrawHill. (s.d.). PADILLA, Antnio, Electrnica Analgica. McGrawHill. (s.d.). PERTENCE, Amplificadores Operacionais e Filtros Activos, 5 ed. McGrawHill. (s.d.). PINTO, Antnio, Prticas Oficinais e Laboratoriais, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio, Tecnologias, 10., 11. e 12. Anos. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

21

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 10

Osciladores
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico por isso dever decorrer em parte em instalaes laboratoriais, proporcionando ao aluno a verificao e confirmao dos conceitos tericos estudados relativos ao funcionamento, tipos, caractersticas e aplicaes dos Osciladores.

2. Objectivos de Aprendizagem
Compreender o funcionamento de circuitos osciladores. Identificar, analisar, e projectar circuitos osciladores sinusoidais e no sinusoidais. Conhecer o CI temporizador 555 e as suas aplicaes bsicas. Analisar com recurso a software apropriado, o funcionamento de circuitos osciladores.

3. mbito dos Contedos


Osciladores Sinusoidais. Osciladores no sinusoidais. Circuito integrado 555.

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGULO, J. M., Enciclopdia de Electrnica Moderna, Vol. 3. Madrid. Editorial Paraninfo. (s.d.). CARLOS, ngulo e outros, Teoria e Prtica de Electrnica. McGrawHill. (Makron Books). (s.d.). MALVINO, Electrnica, Vol. 2. McGrawHill. (Makron Books). (s.d.). PINTO, Antnio; CALDEIRA, Jos, Tecnologias, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio, Prticas Oficinais e Laboratoriais, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

22

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 11

Sistemas de Numerao
Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter mais terico devendo ser completado com a realizao de exerccios de modo a que o aluno consolide conhecimentos na rea dos sistemas de numerao, da aritmtica binrias e dos cdigos binrios.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar as diferentes bases de numerao. Representar nmeros nas bases decimal, binrio e hexadecimal. Efectuar a converso entre decimal e as outras bases e vice-versa, de nmeros inteiros e fraccionrios. Efectuar operaes aritmticas em binrio. Calcular o complemento a dois e a um de um nmero binrio. Representar nmeros binrios com bit de sinal. Efectuar converses entre o cdigo BCD e o sistema decimal. Conhecer a utilizao do cdigo ASCII. Compreender o sistema de deteco de erros por bit de paridade.

3. mbito dos Contedos


Sistemas de Numerao: Sistema decimal. Sistema binrio. Sistema hexadecimal. Converso entre sistemas. Aritmtica Binria: Adio e subtraco binrias. Complemento a dois e a um. Representao de um nmero binrio com bit de sinal. Cdigos binrios: BCD Paridade Gray ASCII Deteco de erros atravs do bit de paridade. 23

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA Mdulo 11: Sistemas de Numerao

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

24

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 12

Circuitos Lgicos
Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, devendo decorrer em ambiente laboratorial de modo a que o aluno possa verificar e comprovar a tabela da verdade das portas lgicas e de circuitos lgicos elementares.

2. Objectivos de Aprendizagem
lgebra de Boole e funes lgicas: Compreender a noo de estado lgico, varivel lgica e nvel lgico. Representar as funes lgicas atravs de tabelas de verdade. Desenhar o logigrama a partir da expresso lgica e vice-versa. Conhecer os postulados e teoremas da lgebra de Boole. Simplificar funes lgicas atravs dos teoremas e postulados da lgebra de Boole e pelo mtodo de Karnaugh. Desenhar circuitos de lgica combinatria a partir da tabela de verdade ou da expresso de sada. Portas Lgicas: Identificar os smbolos das portas lgicas. Conhecer o funcionamento das portas lgicas bsicas. Reconhecer a universalidade das portas NAND e NOR. Utilizar portas NAND e NOR para implementar qualquer funo lgica. Famlias Lgicas: Conhecer as caractersticas das famlias lgicas mais usadas nos circuitos digitais (TTL e CMOS).

3. mbito dos Contedos


lgebra de Boole. Funes Lgicas. Portas Lgicas. Famlias Lgicas.

4. Bibliografia / Outros Recursos


PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

25

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 13

Circuitos Combinatrios
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, devendo decorrer essencialmente em ambiente laboratorial de modo a permitir aos alunos ensaiar e comprovar as caractersticas e funcionamento dos circuitos combinatrios estudados na teoria.

2. Objectivos de Aprendizagem
Em relao aos circuitos codificadores/descodificadores, multiplexers/desmultiplexers, comparadores e somadores/subtractores os alunos devem: Conhecer o seu funcionamento e aplicaes. Obter a tabela de verdade. Implementar os respectivos circuitos com portas elementares ou CI.

3. mbito dos Contedos


Codificadores e descodificadores. Multiplexers e desmultiplexers. Circuitos comparadores. Somadores e subtractores.

4. Bibliografia / Outros Recursos


PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

26

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA

Cursos Profissionais

MDULO 14

Circuitos Sequencias
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, devendo decorrer essencialmente em ambiente laboratorial de modo a permitir aos alunos ensaiar e comprovar as caractersticas e funcionamento dos circuitos sequenciais estudados na teoria.

2. Objectivos de Aprendizagem
Flip-Flop`s (Biestveis): Distinguir circuito sequencial de circuito combinatrio. Compreender o funcionamento do FF com portas lgicas NAND e/ou NOR. Representar o FF pela sua tabela da verdade e diagrama temporal. Reconhecer biestveis sncronos e assncronos. Identificar os biestveis pelos seus smbolos. Descrever o funcionamento de circuitos sequenciais atravs de diagramas de estado. Contadores e divisores de frequncia: Conhecer os vrios tipos de contadores, as suas caractersticas e funcionamento. Implementar um contador a partir da sua tabela da verdade. Utilizar contadores como divisores de frequncia. Registos de deslocamento: Compreender o princpio de funcionamento de um registo de deslocamento, as suas caractersticas e aplicaes. Conhecer os diferentes modos de funcionamento de um registo de deslocamento quanto entrada/sada de dados. Identificar os registos de deslocamento quanto ao modo de deslocamento ( direita e esquerda).

3. mbito dos Contedos


Flip-Flop`s (Biestveis). Registos de deslocamento. Contadores e divisores de frequncia.

27

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE MECATRNICA Mdulo 14: Circuitos Sequencias

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

28

You might also like