You are on page 1of 2

antigo regime ( sc.

XVII - XVIII ) - economia- agricultura- *atrasada e pouco produtiva *as terras estavam nas mos dos priviligeados e do rei *os camponeses, sobrecarregados de impostos, no investiam em novas tcnicas *Dependncia acentuada das condies naturais, grande mortalidade. economia- comrcio e mercantilismo- * o comrcio colonial era o setor mais rendivel para portugal: acar, especiarias e tabaco (complementados por sal, azeite, frutos e vinho nacionais) *adoo da poltica mercantilista pelos governos europeus- o estado dirige a economia para a obteno de metais preciosos *Fomenta a industria manufacteira, o comrcio colonial e os monpolios, insentando de impostos, contratando tecnicos estrangeiros e lanando taxa sobre os produtos estrangeiros a fim de defender a produo nacional * Adopo da politica mercantilista pelo conde da Ericeia. Esta politica de industrializao fracassou devido: - descoberta do ouro brasileiro e dos diamantes ( fim do sc.XVII ); - ao tratado de Methuen .

Politica - Absolutismo Rgio * O rei detinha nas suas mos o poder absoluto (legislativo, executivo e judicial) , limitou o poder das ordens priviligiadas e deixou de convocar as corte, criando uma imagem de grandeza e espledor para ser venerado pelo subditos . * Fundamentava o seu poder em Deus (direito divino) . Cultura - *elevado grau de analfabetismo e ignorncia das populaes *arte barroca - roma, sc.XVII - associada ao esprito da contrareforma e ao absolutismo: enaltecimento da igreja/estado para atrair e impressionar os fies/sbditos - arquitetura: fachadas animadas pelo jogo de curvas e contra-curvas e decorao exuberante e rica (frontes, quebrados, revestimentos em talha dourada, tetos pintados simlando um espao infinito ... ) - escultura: dramatismo das expresses, teatralidade dos gestos, vestes ondulantes e sugestes de movimento - pintura: exuberncia de cores e formas de efitos de luz e sombra. Sociedade - * Sociedade estratificada (3 ordens sociais) , hierarquizada e com fraca mobilidade social . * Ordens priviligiadas: - Clero e Nobreza; - Controlavam os altos cargos politicos e religiosos, possuiam a maioria das terras, estavam isentas da maior parte dos impostos e tinham um regime penal favoravel (o clero usufruia de tribunais especiais) . * Ordem nao priviligiada - Povo ( burguesia, camponeses, artesos, lojistas...) * A burguesia rica e instruida nao tinha acesso aos cargos politico-militares e eclisiasticos devido barreira do nascimento (com excesso de alguns burgueses que ascendiam por via do casamento, compra de titulo ou concessao regia - Nobreza de toga) * Os camponeses estavam sobrecarregados de impostos, os artesos e assalariados sujeitavam-se ao desemprego, salarios baixos. Politica mercantilista- medidas: * Criaaos de manufacturas; * Importao de equipamentos e tecnicos estrangeiros; * Concessao de subsidios, beneficios fiscais e monopolios; * Aprovao de leis pragmaticas que proibiam o uso de artigos de luxo. - Tratado de Methuen -: Consagrou a aliana comercial entre Inglaterra e Portugal que ja se vinha operando ao longo do sec. XVII . Ao interesse ingles em aceder ao ouro brasileiro e em conservar o mercado portugus aos seus lanificios aliou-se a vontade do governo portugus, que integrava alguns nobres viticultores, de conquistar, defenitivamente, um lugar de destaque para os seus vinhos no mercado britanico. Balana comercial- relaao entre importaoes e exportaoes. A balana e positiva quando o valor das exportaoes superior ao das importaoes e negativa quando acontece o

contrario. Exemplos de arte barroca em Portugal: - Igreja dos clerigos (Porto) - Casa de Mateus (Perto de Vila Real) . * Urbanismo pombalino : o plano urbanistico ficou a cargo de pombal que queria mordenizar o pais: - ruas retilinias de traado geometrico, avenidas largas e predios com estrutura anti sismica, com fachadas simples e todas iguais, sem sinais de distinao social .

You might also like