You are on page 1of 1

Elisa Sampaio de Faria (FaE-UFMG, mestranda bolsista CNPq)*, Francisco ngelo Coutinho (FaE-UFMG)

A Teoria da Evoluo em Mundos Coexistentes: Um estudo de caso luz da teoria ator-rede


segunda sentena estar correta, estaramos lindando com questes ontolgicas, metafsicas, relativas ao que vem a ser a realidade. Nesta pesquisa, adotamos como pressuposto a segunda armativa, por sua importncia poltica. Se vivssemos em um mundo singular, ento poderamos imaginar uma forma liberalista de lidar com os diferentes tipos de pessoas. Mas se vivemos em um mundo de mltiplas realidades, ento no h lgica universal ou instituies abrangentes para mediar as diferentes realidades. No existe o global (LAW, 2011). Dessa orientao decorre a natureza radical da proposta analtica que adotamos: tratar a realidade como um conjunto de mundos plurais, contingentes e mais ou menos interseccionados que so efeitos de aes contingentes e heterogneas (LAW, 2011, p. 2, traduo nossa). Complementando essa assero, Latour e Woolgar (apud LAW, 2011) propem que as realidades so consequncia de prticas, de aes. Com isso, no pretendendo dizer que os fatos ou a realidade no existam, os autores armam que os fatos e as realidades so efeitos do que produzido na prtica, ou seja, so consequncias do mtodo algo a ser constantemente elaborado. Neste momento somos levados a repensar as j citadas razes para o insucesso de algumas minorias no ensino e na aprendizagem em cincias e em carreiras cientcas. Apontando os saberes e crenas dos aprendizes como possveis explicaes para esses problemas, tocamos somente no que relativo epistemologia. No entanto, no caso da educao multicultural, mais do que a inuncia exercida pela epistemologia, possvel que o processo de aprendizagem seja inuenciado por incompatibilidades entre a ontologia da cincia escolar e a ontologia da minoria a que eles pertencem. Neste caso, o que est em discusso so as interessantes e desaadoras tentativas de conciliao entre mltiplas realidades que se sobrepem no espao escolar multicultural. Ao investigar a trajetria de uma atividade escolar que trabalhe a origem das espcies no contexto multicultural do Curso de Formao Intercultural de Educadores Indgenas, da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais (FIEI-UFMG), considerando sua dimenso ontolgica, pretende-se enriquecer o debate sobre a educao multicultural em cincias, identicar estratgias que contribuam para a elaborao de realidades mltiplas que se sobreponham de maneira produtiva e, especialmente, que comportem a diversidade.

Caracterizao do Problema
Alegar que o mundo fsico em si julga a validade das explicaes cientcas signica considerar que as questes culturais, de gnero, de orientao sexual, tnicas e polticas no seriam capazes de interferir na construo do conhecimento cientco, e os pressupostos e mtodos cientcos seriam independentes de vises de mundo (STANLEY & BRICKHOUSE, 1994; GAUCH, 2009). Essa perspectiva, chamada de universalista, justica a primazia da cincia ocidental como nica abordagem para se alcanar as verdades sobre o mundo natural. Entretanto, a superioridade e a universalidade da cincia ocidental so fortemente contestadas em muitos campos do conhecimento, como na pesquisa em histria da cincia e na sociologia da cincia (MATTHEWS, 2009). Como pano de fundo desta controvrsia, esto o insucesso da cincia escolar em despertar interesse e em ser compreendida por alunos pertencentes a minorias subrrepresentadas em carreiras cientcas (MEYER, 2011). Quais seriam as razes para isso? Alguns pesquisadores da educao em cincias apontam as crenas religiosas e os saberes epistemolgicos dos alunos como um dos fatores que inuenciam negativamente a aprendizagem da biologia evolutiva (TAVARES, 2009). Nesse contexto, as relaes entre cincia e vises de mundo se estabeleceram como parte importante da agenda em educao em cincias (MATTHEWS, 2009). Cabe a ns perguntar o que seriam as vises de mundo, e se delas a cincia seria independente. Respondendo primeira questo, Irzik e Nola reunem denies para o termo viso de mundo:
De acordo com o Dicionrio de Cincias Sociais, da Weltanschauung Alem, viso de mundo se refere ao sistema total de valores e crenas que caracterizam uma determinada cultura ou grupo. O dicionrio Cambridge de Filosoa dene como uma perspectiva global sobre a vida que resume o que sabemos sobre o mundo, como ns o avaliamos emocionalmente, e como reagimos a ele volitivamente. (IRZIK & NOLA, 2009, p. 731, traduo nossa)

No que tange a segunda questo, consideramos que o ponto de vista dominante das cincias naturais pode ser representado pelos sete pilares da cincia apresentados pela American Association for the Advancement of Science (AAAS). Por estar associada a aproximadamente 300 sociedades cientcas, essa considerada a maior organizao cientca do mundo (GAUCH, 2009). Esses sete pilares seriam: (1) o mundo fsico real; (2) o mundo ordenado e compreensvel; (3) a cincia tira concluses a partir de evidncias; (4) a cincia utiliza a lgica padro e estabelecida; (5) a compreenso do mundo pela cincia limitada; (6) a cincia pblica, recebendo pessoas de todas as culturas; (7) a cincia contribui para uma viso de mundo que possua sentido. Irzik e Nola (2009) analisam os pilares apresentados pela AAAS e concluem que aqueles representam a viso de mundo da cincia ocidental, que consistiria na existncia de um mundo singular, independente, denido, coerente e universal. Finalmente, os autores declaram que o que diferencia a cincia das religies, mitologias e outras vises de mundo seria simplesmente o fato histrico de que a cincia emergiu da tentativa de evitar a referncia a entidades sobrenaturais em suas consideraes sobre a natureza, admitindo somente a referncia a entidades naturais (IRZIK; NOLA, 2009, p. 742, traduo nossa). Em uma crtica ainda mais radical posio da cincia ocidental, Law arma que:
O que est sendo dito que o mundo, ou at mesmo o universo, algo como uma caixa de espao-tempo que caminha sozinha. E ento, acrescentamos que h pessoas com crenas diferentes que vivem nesta caixa de espaotempo. Se formos liberais, ento iremos respeitar as diferenas, e no vamos tentar impor a nossa verso do mundo a quem o v de modo diferente. Mas, apesar de sermos agradveis, no abandonamos o nosso compromisso bsico de uma realidade abrangente e nica. (LAW, 2011, p. 2, traduo nossa)

Objetivo Geral
Investigar a trajetria de uma atividade sobre a origem das espcies no contexto multicultural do FIEI-UFMG e de uma escola indgena.

Objetivos Especcos
Mobilizar mtodos que permitam descrever as realidades mltiplas elaboradas durante a trajetria da atividade; Identicar as realidades mltiplas que so elaboradas e sobrepostas durante a trajetria; Detectar se alguma das realidades privilegiada, e quais so as estratgias mobilizadas para isso; Detectar momentos em que as realidades mltiplas se sobrepem de maneira produtiva, e identicar as estratgias mobilizadas para isso.

a essa situao. Uma abordagem orientada pela teoria do ator-rede (conhecida por ANT, de actor network-theory) pode contribuir para dar visibilidade aos processos e complexidades de realidades mltiplas (FENWICK E EDWARDS, 2010). Os princpios cruciais que orientam a ANT so: simetria generalizada fenmenos so redes de interaes constitudas por pessoas, mquinas, animais, textos, etc. Todos esses so atores, humanos e no humanos, que so considerados fundamentalmente similares; translao processo que inclui negociaes, foras, resistncias e excluses, que esto em jogo nas microinteraes entre os atores que, eventualmente, forjam elos; irredutibilidade os atores nunca esto localizados em um corpo isolado: so modelados pelas relaes heterogneas da rede, e a rede modelada pela atuao dos atores (LATOUR & WOOLGAR, 1986 apud LAW, 2004; LATOUR, 2000; LAW, 1992, 2004). Consequentemente, a proposta analtica que a ANT oferece no aceita a existncia de nada a priori, inclusive as categorias comumente na anlise educacional (FENWICK & EDWARDS, 2010). Devido ao referencial terico adotado, essa pesquisa no apresentar hipteses ou resultados esperados com relao anlise dos dados coletados. Por outro lado, deve-se considerar que os mtodos utilizados na pesquisa inevitavelmente produzem no apenas fatos e realidades, mas tambm possuem implicaes polticas (LAW, 2004). O desao desta pesquisa ser agrupar mtodos que tragam para a existncia fatos, realidades e implicaes polticas relevantes para a educao intercultural em cincias. Para nos deslocarmos do que usualmente encontramos nos tradicionais livros sobre mtodo, estenderemos a lista de mtodos cientcos para alm do que normalmente considerado apropriado. Pretendemos agrupar o levantamento de referncias, o mtodo etnogrco, lmagens, o sentido e o sentimento humano, conversas e entrevistas, performances artsticas, dentre outros mtodos no convencionais que podero mostrar seu carter alegrico. Esse carter est sendo considerado na escolha dos mtodos pois a alegoria a arte de comunicar alm do que est sendo dito, e por isso abre espao para a ambivalncia e a no coerncia (LAW, 2004). importante notar que, na maioria dos mtodos convencionais, o objeto deve ser descrito diretamente, sem possibilitar maiores interpretaes. No entanto, Law e Latour explicam que a aparncia de representao direta se deve a uma ardilosa deleo da autoria, das incertezas e do contexto. Portanto, a representao direta no passa de uma alegoria que nega seu carter alegrico (LAW, 2004). Para analisar as estratgias mobilizadas pelos atores pesquisados para lidar com a multiplicidade, tomaremos como referncia as estratgias de translao descritas por Mol (2002), transladando-as para o contexto da educao multicultural em cincias do FIEI-UFMG e da escola indgena. Todos os momentos sero planejados para que os participantes estejam esclarecidos dos objetivos, aes e possveis danos relacionados pesquisa, e devem adequar-se resoluo n 196 de 1996 do Conselho Nacional de Sade.

Principais Referncias
FENWICK, T.; EDWARDS, R. Actor-network theory in education. England: Routlege, 2010. GAUCH, H. Science, Worldviews, and Education. Science & Education. 18:667-695, 2009. IRZIK, G.; NOLA, R. Worldviews and their relation to science. Science & Education. 18:729745, 2009. LATOUR, B. Cincia em Ao. So Paulo: UNESP, 2000. LAW, J. Notes on the Theory of the Actor Network: Ordering, Strategy and Heterogeneity. Centre for Science Studies, Lancaster University, Lancaster LA1 4YN. LAW, J. After Method. England: Routlege, 2004. LAW, J. Whats Wrong with a One-World World. Center for the Humanities, Wesleyan University, Middletown, Connecticut: 2011. MATTHEWS, M. R. Science, Worldviews and Education: An Introduction. Science & Education. 18:641666, 2009. MEYER, X.; CRAWFORD, B. A. Teaching science as a cultural way of knowing: merging authentic inquiry, nature of science, and multicultural strategies. Cult Stud of Sci Educ. 6:525547. 2011. STANLEY, W. B.; BRICKHOUSE, N. W. Multiculturalism, Universalism, and Science Education. Science Education. V. 78, n. 4, p. 387-398. 1994. TAVARES, M. L. Argumentao em salas de aula de biologia sobre a teoria sinttica da evoluo. Tese. Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. *E-mail: elisasfaria@gmail.com

Metodologia e Estratgia de Ao
Os dados a serem utilizados na descrio da trajetria da atividade sero coletados em diferentes momentos. Esses momentos podem ser divididos rusticamente nas seguintes etapas: (1) levantamento bibliogrco; (2) planejamento da atividade sobre origem das espcies com os professores do FIEI-UFMG e a pesquisadora; (3) observao do mdulo presencial do FIEI-UFMG; (4) seleo de um ou uma dos professores-graduandos; (5) observao do planejamento e das aulas ministradas pela graduanda-professora ou pelo graduando-professor selecionado; (6) estudo dos dados obtidos e produo da dissertao. Essa pesquisa tem como objeto realidades mltiplas, que podem ser no-coerentes entre si por natureza. Ao passo que os mtodos no somente descrevem, mas contribuem com a produo do que buscam pesquisar, a simples tentativa de eliminar as controvrsias poderia incrementar sua no coerncia (LAW, 2004). Portanto, os mtodos tradicionais de pesquisa no so adequados

Law pergunta, ento, se as pessoas simplesmente acreditam em coisas diferentes sobre a realidade, ou se haveria diferentes realidades sendo feitas em diferentes prticas. O autor entende que, no caso da primeira sentena estar correta, estaramos lidando com questes epistemolgicas, relativas ao conhecimento. No caso da

You might also like