You are on page 1of 8

Exerccio - Decreto 7508/2011

1 - O Decreto 7508/2011 versa sobre as seguintes matrias, exceto: a) planejamento da sade b) assistncia sade c) articulao interfederativa d) regulamentao da Lei 8080/90 e) ampliao do campo de atuao do SUS 2 - O espao geogrfico contnuo constitudo por agrupamentos de Municpios limtrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econmicas e sociais e de redes de comunicao e infraestrutura de transportes compartilhados segundo o Decreto 7508/2011 constitui:

a) porta de entrada b) mapa da sade c) regio de sade d) regio fitossanitria e) regio metropolitana 3 - O Decreto 7508/2011 apresenta uma srie de conceitos sobre a organizao da sade. Indique a alternativa que NAO corresponde a conceito contido naquele diploma legal: a) Comisses Intergestores b) Mapa da Sade c) Rede de Ateno Sade d) Servios Especiais de Acesso Aberto e) plano de sade 4 - Assinale a alternativa que no diz respeito organizao do SUS: a) promoo, proteo e recuperao da sade b) organizado de forma centralizada e hierarquizada c) executado por todos os entes federativos

d) participao complementar da iniciativa privada e) organizado de forma regionalizada e hierarquizada 5 - Para ser criada uma regio de sade so necessrias aes e servios mnimos de sade. Assinale a alternativa que no corresponde a essa exigncia: a) relao especfica e complementar de medicamentos b) urgncia e emergncia; c) ateno psicossocial; d) ateno ambulatorial especializada e hospitalar; e) vigilncia em sade. 6 - Todas as aes e servios que o SUS oferece ao usurio para atendimento da integralidade da assistncia sade, segundo o Decreto 7508/2011 chamado de: a) RENASES b) RENAME c) FINAME d) Plano de Sade e) Protocolo Clnico 7 - Segundo o Decreto 7508/2011, as regras diferenciadas de acesso a medicamentos de carter especializado so fixadas pelo (a): a) Comisso intergestores tripartite b) Comisso intergestores bipartite c) Ministro da Sade d) Secretrio Estadual de Sade e) Conselho Nacional de Sade 8 - So Portas de Entrada s aes e aos servios de sade nas Redes de Ateno Sade os servios, exceto: a) ateno primria b) ateno de urgncia e emergncia c) ateno psicossocial d) especiais de acesso aberto.

e) ateno referenciada 9 - O Conselho Nacional de Sade estabelecer as diretrizes a serem observadas na elaborao dos planos de sade, de acordo com as caractersticas epidemiolgicas e da organizao de servios nos entes federativos e nas Regies de Sade. Segundo o regulamento do SUS, o prazo para ser adotada essa providncia aps a publicao do Decreto 7508/2011 ser de: a) 60 dias b) 360 dias c) 90 dias d) 180 dias e) 30 dias
10 - Assinale a alternativa correta sobre o acesso universal e igualitrio assistncia farmacutica:

a) usurio assistido por aes e servios de sade do SUS b) ter o medicamento sido prescrito por agente de sade c) vedada prescrio de medicamento de relao especfica e complementar de natureza estadual, distrital ou municipal de medicamentos d) dispensao em unidades indicadas pelo Conselho Nacional de Sade
e) medicamento sempre relacionado em protocolo clnico nacional.

1e. 2c 3e 4b 5a 6a 7c 8e 9d 10a
Exercicio 1 SUS
Exerccio 1 1) a) b) c) d) e) So considerados fatores determinantes e condicionantes da sade: educao, transporte, lazer. Trabalho, meio ambiente, renda. Saneamento bsico, renda, moradia As assertivas acima esto corretas. Somente as duas primeiras esto totalmente corretas.

i) ii)

2) Assinale a alternativa correta: as pessoas naturais quando realizarem atividades ligadas aes e servios de sade, devem seguir as orientaes da Lei 8080/90. As pessoas jurdicas de direito pblico e privado so vinculadas com o SUS atravs de contrato.

iii) a) b) c) d) e)

O acesso universal e igualitrio norteia as aes para promoo, proteo e recuperao da sade. todas as assertivas esto corretas. Todas as assertivas esto incorretas. As assertivas I e II esto corretas. As assertivas II e III esto corretas. A assertiva II est incorreta.

3) objetivo do SUS, segundo a Lei 8080/90: a) divulgao dos fatores determinantes e condicionantes da sade. b) Formulao de poltica de sade destinada a promover, nos campos econmico e social, o acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. c) A assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao parcial das aes assistenciais e das atividades preventivas. d) As assertivas acima esto corretas. e) Somente as duas primeiras esto totalmente corretas. 4) a) b) c) No campo de atuao do SUS: formulao e execuo da polticas de sangue e derivados. Incremento do desenvolvimento cientfico e tecnolgico. Participao na fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. d) Inspeo de alimentos, gua e bebidas para consumo humano. e) Controle de produtos, servios e substncias de interesse para a sade. 5) As aes para proteo da sade do trabalhador abrange: a) participao em estudos, pesquisas, avaliao e controle dos riscos e agravos potenciais sade existentes no processo de trabalho. b) Normatizao, fiscalizao e controle das condies de produo, extrao, armazenamento, transporte, distribuio e manuseio de substncias, de produtos, mquinas e equipamentos que apresentem riscos sade. c) Avaliao do impacto tecnolgico. d) Garantia ao sindicatos dos trabalhadores de interditarem mquina, setor de servio e ambiente de trabalho, quando houver exposio de risco iminente sade ou vida do trabalhador. e) NDA 6) a) b) c) d) e) Assinale a alternativa que se apresenta correta em relao aos princpios do SUS: preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica, intelectual e moral. Universalidade de acesso aos servios de sade preferencialmente nos nveis de ateno bsica. Organizao dos servios pblicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idnticos. Centralizao e hierarquizao da rede de servios de sade. Divulgao de informaes s pessoas assistidas sobre sua sade, salvo quando houver sigilo.

7) Conjunto articulado e contnuo de aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema, relaciona-se com o princpio de (A): a) universalidade de acesso. b) Integralidade de assistncia c) Preservao da autonomia d) Igualdade e) Legalidade 8) a) b) c) d) e) Em relao organizao do SUS, indique a alternativa incorreta: Organizao em nveis de complexidade descendente. Participao complementar da iniciativa privada. Organizao de forma regionalizada e hierarquizada Direo nica Possibilidade de organizao em distritos pelo municpio.

9) A articulao das polticas e programas, a cargo das comisses intersetoriais, abranger, em especial, exceto: a) Saneamento e meio ambiente b) Vigilncia sanitria c) Recursos humanos e sade do trabalhador d) farmacoepidemiologia e) Controle de equipamentos. 10) Na prestao dos servios privados, devem ser observados: a) Princpios ticos. b) Normas expedidas pelo rgo de direo do SUS sobre seu funcionamento. c) Habilitao legal dos prestadores. d) As assertivas acima esto corretas. e) Somente as duas primeiras esto totalmente corretas.

1d 2e 3e 4b 5 6c 7b 8 9e 10d
Exerccio 2 - SUS
1) a) b) c) d) e) 2) a) b)
No

princpio do SUS: sade como direito fundamental. Capacidade de resoluo dos servios em todos os nveis de assistncia. Integrao em nvel executivo das aes de sade, meio ambiente, exceto saneamento bsico. Descentralizao poltico-administrativa. Direo nica em cada esfera de governo.
Assinale a

a alternativa correta: iniciativa privada poder participar do SUS de forma suplementar. O SUS tem como campo de atuao, dentre outros, a vigilncia nutricional e a orientao alimentar. c) A universalidade de acesso aos servios de sade cinge-se ao atendimento bsico. d) vedado ao Distrito Federal formar consrcio com municpios. e) Os Estados podero atuar suplementarmente no custeio e execuo das aes de sade voltadas para o Subsistema de ateno indgena. 3) a) b) c) d) e) No deve ser considerado no Subsistema de ateno indgena: atendimento em todos os nveis sem discriminao. Acesso em mbito local, regional e centros especializados. Especificidades da cultura do povo indgena. Formao de distritos sanitrios especiais indgenas O subsistema de ateno indgena como retaguarda do SUS 4) Sobre a participao da iniciativa privada no SUS, pode-se afirmar: A participao do capital estrangeiro para financiar a sade absolutamente vedada. Na prestao de servios privados de assistncia sade, sero observados, exclusivamente, os princpios ticos e a natureza complementar. Os profissionais liberais, legalmente habilitados, podem atuar, por iniciativa prpria na promoo, proteo e recuperao da sade. Somente as pessoas jurdicas de direito pblico podem atuar na promoo, proteo e recuperao da sade. NDA Na poltica de recursos humanos na rea de sade, deve ser observado: valorizao da dedicao exclusiva ao SUS. Formao de recursos humanos em todos os nveis de ensino, exceto ps-graduao. Ocupao dos cargos comissionados exclusivamente por servidores dos quadros do SUS. Vedao da acumulao de cargos na rea de sade, em unidades distintas do SUS.

a) b) c) d) e) 5) a) b) c) d)

e)

Especializao na rea de sade, com custos exclusivos para o SUS. 6) No considerado outras fontes os seguintes recursos do SUS: rendas comerciais e industriais. Donativos Rendimentos de capital Recursos da seguridade social Alienaes patrimoniais 7) As atividades de pesquisa e desenvolvimento cientfico e tecnolgico em sade sero cofinanciadas, exceto: recursos do SUS recursos do oramento fiscal recursos das universidades recursos de instituies de fomento NDA 8) A conformidade programao aprovada da aplicao dos recursos repassados a Estados e Municpios acompanhada pelo: Ministrio da Sade, atravs do sistema de auditoria. Conselho Nacional de Sade, atravs do sistema de auditoria Ministrio da Sade, atravs dos conselhos de sade. Conselho Nacional de Sade, atravs do Fundo Nacional de Sade. Ministrio da Sade, atravs dos tribunais de contas. As aes de saneamento bsico que venha a ser realizadas pelo SUS sero financiadas por recursos tarifrios especficos e outros da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios e em particular pelo: Piso de Ateno Bsica PAB Sistema Financeiro da Habitao SFH PAB e SFH SFH e recursos estrangeiros. NDA 10) As secretarias estaduais e municipais de sade, tm acesso aos servios de informtica e bases de dados mantidas pelo: Ministrio da Sade, Ministrio da Previdncia e Assistncia Social e Ministrio do Trabalho Ministrio da Sade e Ministrio da Previdncia e Assistncia Social somente. Ministrio da Sade, exclusivamente. Ministrio da Sade e Ministrio do Trabalho, exclusivamente. NDA

a) b) c) d) e)

a) b) c) d) e)

a) b) c) d) e) 9) a) b) c) d) e)

a) b) c) d) e)

1c, 2b, 3e, 4c, 5a, 6d, 7e, 8a, 9b, 10a

Exerccio 3 - sus
a) b) c) d) e) 1) Sobre a direo do SUS podemos afirmar que : exercida, exclusivamente, pelos Municpios. nica Regionalizada Exercida somente a nvel de Estado Exercida somente a nvel federa. 2) o dever do Estado de garantir a sade consiste na formulao e execuo de polticas: internacionais e nacionais para combate doenas administrativas e tributrias. Econmicas e sociais nicas e universais

a) b) c) d)

e) 3) a) b) c) d) e) 4) a) b)

Ambientais, tributrias e sociais. A direo do SUS exercida a nvel da Unio pelo (a): Presidente da Repblica Conselho Nacional de Sade Ministrio da Previdncia Social Presidente do Fundo Nacional de Sade NDA

No competncia da direo estadual do SUS: coordenar a rede estadual de laboratrios de sade pblica. Formular normas e estabelecer padres, em carter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substncia de consumo humano. c) Estabelecer normas, em carter suplementar, para o controle e avaliao das aes e servios de sade. d) Executar servios de vigilncia sanitria em aeroportos internacionais. e) NDA 5) a) b) c) d) e) No se enquadra como competncia da direo municipal do SUS, executar servios: de vigilncia epidemiolgica e sanitria. De alimentao e nutrio De saneamento bsico e habitao De sade do trabalhador. NDA 6) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios exercero, em seu mbito administrativo, as seguintes atribuies, excetuando-se: definio das instncias e mecanismos de controle, avaliao e de fiscalizao das aes e servios de sade. Administrao dos recursos oramentrios e financeiros destinados, anualmente, sade. Acompanhamento, avaliao e divulgao do nvel de sade da populao e das condies ambientais; Formular, avaliar e apoiar polticas de alimentao e nutrio. NDA

a) b) c) d) e)

7) Todos os itens abaixo referem-se competncia da direo municipal do SUS, excetuando-se:


a) b) dar execuo, no mbito municipal, poltica de insumos e equipamentos para a sade. Colaborar na fiscalizao das agresses ao meio ambiente que tenham repercusso sobre a sade humana e atuar, junto aos demais rgos, para control-los. c) Formar consrcios administrativos e intermunicipais. d) Gerir laboratrios privados de sade e hemocentros privados. e) NDA 8) a) b) Assinale a alternativa incorreta: ao Distrito Federal competem as atribuies reservadas aos Estados e aos Municpios. Os servios privados de assistncia sade caracterizam-se pela atuao, por iniciativa prpria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurdicas de direito privado para promoo, proteo e recuperao da sade. c) A assistncia sade no livre iniciativa privada. d) Na prestao de sade pela iniciativa privada, sero observados os valores ticos e as normas expedidas pelo SUS, relativo a seu funcionamento. e) NDA 9) Todas as alternativas abaixo descrevem competncias da direo nacional, respeitante a definir e coordenar os subsistemas, exceto: a) de planos de sade administrados por empresas privadas de capital estrangeiro. b) De redes de laboratrios de sade pblica. c) De vigilncia epidemiolgica

d) e) 10) a) b) c) d) e)

De vigilncia sanitria NDA So fatores determinantes e condicionantes da sade: o trabalho e a economia nacional a renda e o desenvolvimento industrial a educao e o desenvolvimento mundial o transporte e o lazer a educao e a gesto pblica

Gabarito: 1b, 2c, 3e, 4d, 5c, 6d, 7d, 8c, 9a, 10d

You might also like