You are on page 1of 61

QUMICA ANALTICA

TROPAEOLINA E INDICADORES NATURAIS

Professora: Solange Dias

4A Qumica Bacharelado / Licenciatura

NOME:
Cristiane Hanna R. Notes Jessica Amanda Cardoso Lauro Keller Silva Felipe Bertinato B. de Souza Glucia Aparecida de Oliveira

RGM:
90902-5 90211-0 89727-2 90638-7 92773-2

29/08/2012 1|Pgina

ndice 1 Tropaeolina definio 2 Descoberta 3 pH definio 3.1 pOH 3.2 Calculo de pH em solues aquosas 4 Historia do pH 5 Tropaeolina 5.1 Tropaeolina 0 5.2 Tropaeolina 00 5.3 Tropaeolina 000 Indicadores naturais 6 Indicadores naturais de pH 6.1 Funo dos pigmentos das plantas 7 Custos 7.1 Laboratorio dajota 7.2 Tek laboratorio 7.3 Qeel quimica 7.4 Chemsavers Concluso Bibliografia

2|Pgina

1. INTRODUO Para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma soluo lquida, usa-se uma grandeza chamada de pH, que o smbolo do termo fsico-qumico potencial Hidrogeninico.Se na temperatura de 25 C a medida do pH de uma soluo lquida for menor do que 7, indica que esta acida, se for maior do que 7, indica que bsica (alcalina) e se for igual a 7, neutra. Os valores de pH de uma soluo lquida variam com a temperatura. Os indicadores cido-base,so cidos ou bases orgnicas fracos em que os pares conjugados apresentam cores diferentes. Na natureza, as cores de muitas flores resultam da variao da acidez ou alcalinidade da seiva. Por exemplo, a substncia qumica a mesma nas flores das papoulas (vermelhas) e centureas (azuis), porm a seiva das papoulas cida, enquanto das centureas alcalina (bsica), dando as cores caractersticas das respectivas flores. Extraindo os corantes naturais das flores ou das folhas de certas plantas pode-se modificar a cor adicionando-se uma soluo cida ou alcalina (bsica) e estes corantes podem ser utilizados com indicador cido-base. Estes corantes so fceis de serem obtidos e muito interessantes para serem utilizados nas atividades de educao ambiental para detectar poluentes nos rios e reservatrios de gua, por exemplo. Como exemplo podemos citar a tropaeolina (tropeolina) e alguns indicadores naturais como: hortnsias, hibisco, cravo de defunto e outros, a base de flores para efetuar o teste de pH.

2. TOPAEOLINA (TROPEOLINA) DEFINIO

Tropeolina sf (lat cient tropaeolu+ina) Qum. Nome comum a diversos corantes amarelos e alaranjados, usados como indicadores de 3|Pgina

cidos (em cuja presena se tornam pardos) ou como corantes biolgicos. 3. DESCOBERTA

Com a obteno do primeiro indicador sinttico, a fenolftalena, em 1877, iniciou-se o interesse pelo comportamento dos indicadores, representando um novo impulso para o desenvolvimento da volumetria no final do sculo XIX. At esta poca os indicadores utilizados eram exclusivamente extratos naturais obtidos de plantas. Em 1878, M. Miller sintetizou um novo indicador, a tropeolina, enquanto G. Lunge sintetizou o alaranjado de metila; em 1893 j havia registro de 14 indicadores sintticos. Na primeira dcada do sculo XX, os cientistas passaram a investigar as propriedades dos indicadores para estabelecer qual indicador seria mais adequado para determinada titulao.

4|Pgina

4. pH DEFINIO

O pH o smbolo para a grandeza fsico-qumica 'potencial hidrogeninico'. Essa grandeza da qumica indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma soluo lquida. O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioqumico dinamarqus Soren Peter Lauritz Sorensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas ( poca trabalhava no Laboratrio Carlsberg, da cervejaria homnima). O "p" vem do alemo potenz, que significa poder de concentrao, e o "H" para o on de hidrognio (H+). s vezes referido do latim pondus hydrogenii. Matematicamente, o "p" equivale ao simtricodo logaritmo (cologaritmo) de base 10 da atividade dos ons a que se refere. Para ons H+.Sendo que representa a atividade em mol/L. Em solues diludas (abaixo de 0,1 mol/L), os valores da atividade se aproximam dos valores da concentrao.

4.1 Medidas de pH

O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (tambm conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potencimetro. O medidor de pH um milivoltmetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de eletrodo conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, um eletrodo do tipo "on seletivo". O pH pode ser determinado indiretamente pela adio de um indicador de pH na soluo em anlise. A cor do indicador varia conforme o pH da soluo. Indicadores comuns so a fenolftalena, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol.

5|Pgina

Outro indicador de pH muito usado em laboratrios o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma soluo nitidamente cida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente bsica (quando ele fica azul).

Obs.: Embora o valor do pH compreenda uma faixa de 0 a 14 unidades, estes no so os limites para o pH. possvel valores de pH acima e abaixo desta faixa, como exemplo, uma soluo que fornece pH = -1,00, apresenta matematicamente -log [H+] = -1,00, ou seja, [H+] = 10 mol L-1. Este um valor de concentrao facilmente obtido em uma soluo concentrada de um cido forte, como o HCl.

4.2 pOH

Do mesmo modo pode-se definir o pOH em relao concentrao de ons OH-. A partir da constante de dissociao da gua que tem o valor de 10-14 temperatura de 298 K (25 C), pode-se determinar a relao entre pOH e pH. Assim, pela definio de Kw (produto inico da gua) tem-se a relao entre as duas atividades:

Kw = [H+] [OH-]

Ao aplicar logaritmos, obtm-se a relao entre pH e pOH: pKw = pH + pOH = 14.

4.3 Clculo de pH de algumas solues aquosas

O valor de pH de uma soluo pode ser estimado se for conhecida a concentrao em ons H+.

6|Pgina

Soluo aquosa de cido clordrico (HCl) 0,1 mol L-1

Est uma soluo de um cido forte, por isso, o HCl presente estar completamente ionizado. Como a concentrao de apenas 0,1 mol L-1, ele est suficientemente diludo para que os valores de sua atividade sejam prximos ao de sua concentrao. Sendo assim, pode-se obter o pH pela expresso abaixo:

[H+] = 0,1 mol L-1 . Ento: pH = -log[0,1] = 1.

Soluo aquosa de hidrxido de sdio (NaOH) 0,1 mol L1

Esta

uma

soluo

de

uma base

forte,

sendo Como

assim, sua

o NaOH presente

est

completamente dissociado.

concentrao de apenas 0,1 mol L-1, ele est suficientemente diludo para que seu valor de atividade seja prximo ao da concentrao. Sendo assim: [OH-] = 0,1 mol L-1 Ento: pOH = -log[0,1] = 1.

Pela relao entre pH e pOH, tem-se: pH + pOH = 14; pH = 14-1 = 13.

Soluo aquosa de cido frmico (HCOOH) 0,1 mol L-1

Esta uma soluo de um cido fraco, que por sua vez, no est completamente ionizado. Por isso deve-se determinar primeiro a concentrao de H+.

7|Pgina

Para cidos fracos deve-se ter em conta a constante de dissociao do cido (Ka):

Ka = [H+][HCOO-] / [HCOOH]

A constante de dissociao do cido frmico tem o valor de Ka = 1,6 10-4. Assim, considerando que [A-] igual a x, [HA] h de ser a parte que no se dissociou, ou seja 0,1-x. Se desprezarmos a ionizao da gua, conclumos que a nica fonte de H+ o cido, assim [H+]=[A-]. Substituindo as variveis obtm-se:

A soluo : [H+] = x = 3,9 10-3.

Atravs da definio de pH, obtm-se: pH = -log[3,9 10-3] = 2,4.

5. SOREN SORENSEN: A HISTRIA DO pH

Soren Peter Lauritz Sorensen, bioqumico dinamarqus, nasceu em Havrebjerg em 9 de Janeiro de 1868 e faleceu em Copenhaga em 12 de Fevereiro de 1939. Realizou trabalhos sobre enzimas e protenas e, em 1909, introduziu o conceito de pH para exprimir a concentrao de ons de hidrognio. Sorensen comeou a estudar Medicina na Universidade de Copenhaga, mudando-se posteriormente para Qumica. Formou-se em 1881, tendo, a partir da, e at 1899, ano em que se doutorou, trabalhado no estudo da sntese inorgnica na Universidade Tcnica da Dinamarca e Copenhaga. Comeou a colaborar com o Laboratrio Carlsberg em Copenhaga, associado cerveja Carlsberg. Aps a morte do Professor J. Kjeldahl (1849-1900), Sorensen convidado para diretor do Laboratrio. Realiza 8|Pgina

diversas experincias em bioqumica relacionadas com aminocidos, protenas e enzimas, conduzindo-o descoberta da medio do pH. A escala de pH rapidamente foi aceita pela comunidade bioqumica. Em 1914, a qumica alem Leonor Michaelis (1875-1949) publicou um livro relacionado com o assunto. O uso da escala de pH tornou-se praticamente indispensvel e em 1935 foi desenvolvido e comercializado por Arnold Beckman o primeiro medidor porttil de pH. Em 1938 Sorensen retirou-se do Laboratrio Carlsberg, tendo falecido em 1939.

9|Pgina

6. TROPAEOLINA (TROPEOLINA)

6.1 Tropaeolina 0

Figura 1 - Frmula molecular da Trapaeolina O

Figura 2 - Tropaeolina O comercial

CAS [547-57-9] Frmula e massa molecular C12H9N2NaO5S 316,27g Descrio P marrom. Solubilidade Solvel em gua e etanol.

Preparao 10 | P g i n a

Dissolver 25 mg em 50 mL de metanol e gua para completar 100 mL. Faixa de pH 11,0 - 12,7 Mudana de cor alcalinas. Ensaio de homogeneidade Aplicar 0,01 mL de tropeolina O SI em cromatoplaca de celulose G. Desenvolver o cromatograma com a mistura lcool nproplico, acetato de etila e gua. O cromatograma deve mostrar uma nica mancha com Rf aproximadamente 0,9. Fornece solues de colorao amarela em meio

moderadamente alcalino e colorao laranja em solues fortemente

6.2 Ficha de Segurana

MSDS Nome: Tropaeolin O Nmeros de catlogo: AC190180000, AC190180250. Sinnimos: Acid Orange 6; I.C. 14270, 4 - (2,4-dihidroxifenilazo) de cido benzeno-sulfonico, sal de sdio. Identificao da Empresa: Acros Organics N.V. Uma pista Reagente Fair Lawn, NJ 07410 Para obter informaes na Amrica do Norte, ligue para: 800-ACROS-01 Para emergncias nos EUA, a chamada CHEMTREC: 800-424-9300

6.3 - Composio e Informaes sobre os Ingredientes

CAS#

Chemical Name

Perce

EINECS/ 11 | P g i n a

nt 547-579 Tropaeolin O 100.0

ELINCS 208-9248

6.4 Identificao de Perigos

Emergncia

-Aparncia: p marrom. -Cuidado! Pode causar irritao dos olhos e da pele. Pode causar irritao do trato respiratrio e digestivo. As propriedades toxicolgicas deste material no foram totalmente investigados. -rgos alvo: Nenhum conhecido.

Potenciais efeitos sobre a sade

- Olhos: Pode causar irritao nos olhos. - Pele: Pode causar irritao na pele. - Ingesto: Pode causar irritao do trato digestivo. As propriedades toxicolgicas desta substncia no foram totalmente investigados. - Inalao: Pode causar irritao das vias respiratrias. As propriedades toxicolgicas desta substncia no foram totalmente investigados. - Crnica: Nenhum

6.5 Medidas de Primeiros Socorros

- Olhos: Imediatamente lavar os olhos com bastante gua por pelo menos 15 minutos, levantando as plpebras superiores e inferiores. Obter ajuda mdica. 12 | P g i n a

- Pele: Obtenha ajuda mdica em caso de irritao ou persistir. Lavar a pele com sabo e gua. - Ingesto: Se a vtima est consciente e alerta, d 2-4 copos de leite ou gua. Nunca d nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Obter ajuda mdica. - Inalao: Retirar da exposio e passar para o ar fresco imediatamente. Obter ajuda mdica se sintomas como tosse ou outra aparecem. - Notas para o mdico: Tratar sintomaticamente.

6. 6 - Medidas de Combate a Incndio

Informaes Gerais: Como em qualquer incndio, usar um aparelho de respirao auto-suficiente na demanda de presso, MSHA / NIOSH (aprovado ou equivalente) e equipamento completo de proteo. Durante um incndio, gases irritantes e altamente txicos podem ser gerados por combusto ou decomposio trmica. - Meios de extino: Em caso de incndio, usar qumica da gua, seco, espuma qumica ou espuma resistente ao lcool. - Ponto de fulgor: No disponvel. - Temperatura de auto-ignio: No disponvel. - Limites de exploso, inferior: No disponvel. - Superior: No disponvel. - Classificao NFPA: (estimado) Sade; Inflamabilidade; Instabilidade.

6.7 - Medidas de Vazamento Acidental

Informaes Gerais: Usar equipamento de proteo individual, como indicado na seo 8. Derramamentos / vazamentos: Varrer ou absorver material, em seguida, coloque em um adequado recipiente limpo, seco e fechado para a eliminao. Evite gerar condies de poeira. 13 | P g i n a

6. 8 - Manuseio e Armazenamento Manuseio: Lavar bem aps o manuseio. Use com ventilao adequada. Minimizar a gerao e acumulao de poeira. Evite o contato com os olhos, pele e roupas. Evitar a ingesto e inalao. Armazenamento: Armazenar em um recipiente bem fechado, em local fresco, seco, rea bem ventilada e longe de substncias incompatveis.

Seo 8 - Controle de exposio e proteo individual

Controles de engenharia: Utilizar ventilao adequada para manter concentraes no ar baixa. Limites de exposio

Chemical Name Tropaeolin O

ACGIH none listed

NIOSH none listed

OSHA Final PELs none listed

OSHA PEL: desocupado Tropaeolin O: No PEL OSHA desocupado esto listados para esse produto qumico.

6.9 Equipamento de proteo individual

Olhos: Usar culos de proteo apropriados ou segurana qumica culos como descrito por OSHA olho e regulamentos de proteo de face em 29 CFR 1910.133 ou Padro Europeu EN166. Pele: Usar luvas de proteo apropriadas para prevenir a exposio da pele.

14 | P g i n a

Vesturio: Usar roupa de proteo adequada para evitar a exposio da pele. Respiradores: Seguir os regulamentos para respirador OSHA encontrados em 29 CFR 1910.134 ou Norma Europeia EN 149. Use um NIOSH / MSHA ou a Norma Europeia EN 149 respirador aprovado se os limites de exposio forem excedidos ou se os sintomas de irritao ou outros so experientes.

6. 10 Propriedades Fsicas e Qumicas - Estado fsico: P. - Aparncia: marrom. - Odor: Nenhum relatado. - pH: No disponvel. - Presso de Vapor: No disponvel. - Densidade de Vapor: No disponvel. - Taxa de evaporao: No disponvel. - Viscosidade: No disponvel. - Ponto de ebulio: No disponvel. - Congelamento / Ponto de fuso: No disponvel. - Temperatura de decomposio: No disponvel. - Solubilidade: solvel. - Densidade / Densidade: No disponvel. - Frmula Molecular: C12H9N2O5SNa. - Peso Molecular: 316,26 g.

6. 11 Estabilidade e Reatividade

Estabilidade

qumica:

Estvel

em

condies

normais

de

temperatura e presso. Condies para evitar: Materiais incompatveis, oxidantes fortes. 15 | P g i n a

Incompatibilidades com outros materiais: Agentes oxidantes fortes. Produtos de decomposio perigosos: xidos de nitrognio, monxido de carbono, xidos de enxofre, xidos de enxofre, dixido de carbono, gs nitrognio. Polimerizao: no foi relatado.

6. 12 Informao Toxicolgica

- RTECS #: - CAS # 547-57-9: DB6145180 - LD50/LC50: - No disponvel. - Carcinogenicidade: - CAS # 547-57-9: No listado pela ACGIH, IARC, NTP, ou Prop CA 65. - Epidemiologia: Dados no disponveis. - Teratogenicidade: No h dados disponveis. - Efeitos reprodutivos: Dados no disponveis. - Mutagenicidade: No h dados disponveis. - Neurotoxicidade: Dados no disponveis. - Outros estudos:

6. 13 - Informao Ecolgica

- No h informaes disponveis.

6. 14 Consideraes relativas eliminao

16 | P g i n a

Geradores de resduos qumicos devem determinar se um produto qumico eliminado classificado como um resduo perigoso. Orientaes da US EPA para a determinao de classificao so listados em 40 CFR Partes 261,3. Alm disso, os geradores de resduos devem consultar regulamentaes estaduais e locais de resduos perigosos para garantir a classificao completa e precisa.

- RCRA P-Sries: Nenhum indicado. - RCRA U-Sries: Nenhum indicado.

6. 15 Informaes sobre transporte

6. 16 - Informaes sobre regulamentao

- EUA FEDERAL - TSCA - CAS # 547-57-9 est listado no inventrio TSCA.

Sade e Segurana Lista de Relatrios

Nenhum dos produtos qumicos esto na Lista de Relatrios de Sade e Segurana.

Teste Regras qumicos Nenhum dos produtos qumicos neste produto esto sob uma

regra de teste qumico. Nenhum dos produtos qumicos so listados sob TSCA 12b Seo. 17 | P g i n a

TSCA Regra uso significativo Nova Nenhum dos produtos qumicos neste material tem uma SNUR

sob TSCA.

Substncias Perigosas CERCLA e RQS correspondentes Nenhum dos produtos qumicos neste material tem uma RQ.

SARA Seo 302 substncias extremamente perigosas Nenhum dos produtos qumicos neste produto tem um TPQ.

- Seo 313 Nenhum produtos qumico reportado no termo do Artigo 313.

Clean Air Act: Este material no contm quaisquer poluentes perigosos do ar. Este material no contm qualquer classe 1 depletors oznio. Este material no contm qualquer classe 2 depletors oznio.

Lei da gua Limpa: Nenhum dos produtos qumicos neste produto esto listados como substncias perigosas abrangidas pela CWA. Nenhum dos produtos qumicos neste produto esto listados como poluentes prioritrios no mbito do CWA. Nenhum dos produtos qumicos neste produto esto listados como poluentes txicos sob a CWA.

18 | P g i n a

OSHA: Nenhum dos produtos qumicos neste produto so

considerados altamente perigosos pela OSHA.

Estado CAS # 547-57-9 no est presente nas listas de Estado de CA, PA, MN, MA, FL, ou NJ.

California Prop 65 Califrnia Nvel de Risco Insignificante: Nenhum dos produtos qumicos neste produto esto listados.

Europeias / Regulamentos Internacionais Rotulagem Europeia, em conformidade com as Directivas da CE.

Smbolos de perigo: No disponvel.

Frases de segurana:

- S 24/25 Evitar o contato com a pele e os olhos. - WGK (Perigo gua / Proteo) - CAS # 547-57-9: No h informaes disponveis. - Canad - DSL / NDSL - CAS # 547-57-9 est listada na Lista do Canad DSL. - Canad - WHMIS - WHMIS: No disponvel.

19 | P g i n a

Este produto foi classificado de acordo com os critrios de perigo dos Regulamentos de Produtos Controlados e a FISPQ contm toda a informao exigida por esses regulamentos.

Lista de Divulgao canadense Ingrediente 6.17 - Informaes Adicionais

-MSDS Data de Criao: 1997/09/02 - Data de Reviso n 4: 2008/11/20

As informaes acima so consideradas precisas e representa a melhor informao disponvel para ns. No entanto, no oferece nenhuma garantia de comerciabilidade ou de qualquer outra garantia, expressa ou implcita, com relao a tal informao, e no assumimos qualquer responsabilidade decorrente de sua utilizao. Os usurios devem fazer suas prprias investigaes para determinar a adequao das informaes para seus propsitos particulares. Em nenhum caso, Fisher se responsabiliza por quaisquer reclamaes, perdas ou danos de qualquer terceiro ou por lucros cessantes ou quaisquer danos especiais, indiretos, incidentais, consequenciais ou exemplares, qualquer ato decorrente, mesmo que Fisher tenha sido avisado da possibilidade de tais danos.

20 | P g i n a

7. TROPAEOLINA OO

- CAS [554-73-4] - Frmula e massa molecular C18H14N3NaO3S 375,38g. - Descrio P amarelo ou amarelo alaranjado. - Solubilidade Solvel em gua. - Faixa de pH 1,0 - 2,8

Figura 3- Frmula molecular da Tropaeolina OO

Figura 4 - Tropaeolina comercial

7.1 Mudana de cor

21 | P g i n a

Fornece colorao vermelha em solues fortemente cidas e colorao amarela em solues menos cidas de etila e gua. O cromatograma deve mostrar uma nica mancha com Rf aproximadamente 0,9. Forma complexos com beta-ciclodextrina o que permite anlise por espectrofotometria e espectroscopia no infravermelho. 8. TROPEOLIN OO

lcalis = amarelo cidos = vermelho-amarelado ao vermelho Sinnimos: laranja GS. , Laranja N.; laranja iv; New amarela; Rpido amarelo; Acid Yellow D; Difenilamina laranja; Laranja M.; Diphenyla-mina de amarelo; Indicador Von Muller.

7.1 Preparao

Tropaeolina OO preparado por aquecimento de 5 partes de cido sulfrico fumante (20% anidrido), e I parte de azobenzeno,fenilamido, durante quatro horas a uma temperatura de 60 a 70oC, arrefecendo, e vertendo a massa em 50 partes de gua. O precipitado ento recolhido, lavado, e convertido num sal de sdio, que a forma comercial do artigo. Propriedades: A base, fenilamido-azobenzeno,-sulfnico, forma de grafite do tipo agulhas, dificilmente solvel em gua e produzindo uma soluo vermelho-violeta. O sal de sdio ocorre sob a forma de laranja-amarelo escamas ou em p, solvel em gua e produzindo uma soluo cor de laranjaamarelo. Quando o cido clordrico adicionado soluo aquosa, um precipitado violeta formado. Com cido sulfrico concentrado proporciona uma soluo de cor violeta. 22 | P g i n a

Aplicao: Tropaeolina OO foi recomendada por Von Miiller como um indicador. Para utilizar uma soluo de 0,5 g de tropaeolina OO em um litro de gua, ou com uma soluo saturada fria alcolica, preparada, 2 Cc. da fase aquosa, ou de algumas gotas de soluo alcolica so adicionados a 50 Cc. do lquido a ser testado. A soluo amarelo claro colorido vermelho-amarelado por cidos, mesmo por oxlico e outros cidos orgnicos; sobre a adio de um excesso de cido uma cor vermelha obtida. lcalis restauraram a cor amarela. O indicador no afetado por gs cido carbnico livre, bicarbonatos, ou os sais de cidos, em que a respeito ele superior ao tornassol, j que a soluo de carbonato de sdio-normal pode ser utilizada em vez da soluo de soda custica para titulao. A cor da tropaeolina OO alterada para vermelho apenas por cidos livres, e no por solues de sais metlicos. Da pequenas quantidades de cidos adicionados pode ser facilmente determinada. Sulfureto de hidrognio tambm no afeta o indicador. Tropaeolina OO deve ser empregado apenas em solues frias. Tropaeolina OO um bom indicador, mas a sua qualidade no pode depender da IDC, portanto, as leituras dadas por ele podem no ser confiveis. Ele comporta-se muito bem como alaranjado de metila, mas menos sensvel aos cidos. Ela pode ser distinguido do alaranjado de metila, de acordo com a Engel, por meio de cloreto de ouro, uma vez que proporciona uma cor violeta, em seguida, a cor verde com tropaeolina OO, enquanto que com alaranjado de metila produz uma cor vermelha. O indicador tambm usado sob a forma de um "teste de papel.

7.2 Identificao do produto 23 | P g i n a

- Nome do Produto: Tropaeolin OO

Sinnimos - Anilina Amarelo - cido benzenossulfonico, cido 4 - [[4 - (fenilamino) fenil] azo] -, sal monossdico -I.C. 13080 - Difenilamina Laranja - Tertrcido Laranja IV

CAS: 554-73-4

EINECS: 209-071-4

Merck: 12,9906

Beilstein / Gmelin:3831566

Referncia Beilstein: 2-16-00-00171

7. 3 - Propriedades Fsicas e Qumicas

- Aspecto: Ocre slido. - Uso: Utilizado como um indicador.

7.4 - Medidas de Primeiros Socorros

24 | P g i n a

Ingesto Nunca d nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Obter

ajuda mdica. No induzir o vmito. Se consciente e alerta, a boca e beber 2-4 copos de leite ou gua.

Inalao Remover da exposio ao ar fresco imediatamente. Se no

estiver

respirando,

aplique

respirao

artificial.

Se

respirar

com

dificuldade, d oxignio. Obter ajuda mdica.

Pele Obter ajuda mdica. Lavar a pele com sabo e gua por pelo

menos 15 minutos, removendo a roupa contaminada e os sapatos. Lavar as roupas antes.

Olhos Lavar os olhos com bastante gua por pelo menos 15 minutos,

levantando as plpebras superiores e inferiores. Obter ajuda mdica.

7.5 Manuseio e armazenamento

Armazenamento

Guarde em um recipiente bem fechado. Armazenar em local fresco, seco, rea bem ventilada e longe de substncias incompatveis.

Manuseio

Lavar bem aps o manuseio. Remova a roupa contaminada e lavar antes de reutilizar. Use com ventilao adequada. Minimizar a 25 | P g i n a

gerao e acumulao de poeira. Evite o contato com os olhos, pele e roupas. Mantenha o recipiente bem fechado. Evitar a ingesto e inalao.

7.6 Identificao dos perigos

Inalao Pode causar irritao das vias respiratrias. As propriedades

toxicolgicas desta substncia no foram totalmente investigados. Metahemoglobinemia caracterizada por tonturas, sonolncia, dor de cabea, falta de ar, cianose com a pele azulada, freqncia cardaca e marrom-chocolate sangue. A inalao de anilina provoca anoxia devido formao de metahemoglobinemia.

Pele

Pode causar irritao na pele.

Olhos

Pode causar irritao nos olhos.

Ingesto Pode causar irritao do trato digestivo. As propriedades

toxicolgicas desta substncia no foram totalmente investigados. Metahemoglobinemia caracterizada por tonturas, sonolncia, dor de cabea, falta de ar, cianose com a pele azulada, freqncia cardaca e cor de chocolate cor de sangue. Superexposio pode causar metahemoglobinemia.

26 | P g i n a

7.7 Controle de exposio / Proteo pessoal

Proteo individual Olhos: Usar culos de proteo apropriados ou segurana

qumica culos como descrito por OSHA olho e regulamentos de proteo de face em 29 CFR 1910.133 ou Padro Europeu EN166. Pele: Usar luvas de proteo apropriadas para prevenir a exposio da pele.

Vesturio: Usar roupa de proteo adequada para evitar a exposio da pele.

Respiradores

Um programa de proteo respiratria que atenda OSHA 29 CFR 1910.134 e ANSI Z88.2 requisitos ou Norma Europeia EN 149 deve ser seguido sempre que as condies de trabalho justifiquem o uso de um respirador.

7.8 Medidas de combate ao fogo

Combate a incndio

Usar um aparelho de respirao auto-suficiente na demanda de presso, MSHA / NIOSH (aprovado ou equivalente) e equipamento completo de proteo. Durante um incndio, gases irritantes e altamente txicos podem ser gerados por combusto ou decomposio trmica. Meios de extino: Use agente mais apropriado para extinguir o fogo. Em caso de incndio o uso de asperso de gua, produto qumico seco, dixido de carbono ou espuma apropriada. 27 | P g i n a

7.9 Libertao acidental

Pequenos derrames / vazamentos

Aspirar ou varrer o material e coloque em um recipiente de descarte adequado. Limpe os derramamentos imediatamente, usando o equipamento de proteo apropriado. Evite gerar condies de poeira. Fornecer ventilao.

7.10 Estabilidade e Reatividade

Incompatibilidades Agentes oxidantes.

Estabilidade Estvel em condies normais de temperatura e presso.

Decomposio Os xidos de nitrognio, monxido de carbono, xidos de enxofre

vapores, irritantes e txicas e gases, o dixido de carbono.

28 | P g i n a

8. TROPEAOLINA OOO

Figura 5 - Frmula molecular da Tropaeolina OOO

Prepara-se a soluo aquosa de tropaeolina OOO a 0,1%. Usamse de 1 a 5 gotas para cada 100 mL de soluo a titular.

Faixa de pH -7,6 -8,9

Cor Marrom-amarelada Rsea

Recomenda-se usar esta soluo para titulao de cidos fracos com lcalis fortes.

29 | P g i n a

Tropeolina No. I

Sinnimos

Orange II; Betanaphtol Orange; Man-darin G. Extra; Chrysaurein; Ouro laranja; Laranja Extra; Atlas laranja; Laranja A; sulfonados azobenzeno,beta-naftol. Preparao: Tropaeolina OOO No. 2 obtido por ao do paradiazobenzene-sulfnico em beta-naftol em soluo alcalina, sendo o processo bastante semelhante ao qual tropaeolina OOO No. 2 preparado. O produto convertido no sal de sdio, que a forma comercial do artigo. Propriedades: A base, CH4HSO3 NaC10H6OH, ocorre como laranjaamarelo escalas insolveis em gua; por secagem perdem gua e so convertidos em um p vermelho. O sal de sdio ocorre como um p cor de laranja brilhante, solvel em gua e produzindo uma soluo cor de laranja. Por adio de cido clordrico soluo ele ocasiona um precipitado floculento amarelo acastanhado. lcalis custicos mudam a cor para um castanho escuro. Com cido sulfrico concentrado produz uma soluo vermelho-escuro a qual, por diluio com gua, torna-se um castanho avermelhado. Aplicao: Como Tropaeolina OOO No. 2.

30 | P g i n a

9. TROPAEOLIN OOO No. 2

C8H4S03Na.N2C10H6(OH)

lcalis = Vermelho cidos = amarelo

Sinnimos

Laranja I; sdio <Naphtolazobenzene Sulfonato; Alfa-naftol laranja; Laranja B.; naftol laranja; Alfa-naftol amarelo; Sulphoazobenzene-alfa-naftol; Indicador Von Muller.

Preparao

Tropaeolina OOO No. 2 preparado como se segue: 25 partes de soda custica so dissolvidos em 450 partes de gua em ebulio, a 100 partes de cido sulfanlico adicionado, e a soluo foi arrefecida, quando 64 partes de cido sulfrico, e, finalmente, 41 partes de nitrito de sdio dissolvido em 200 partes de gua adicionada soluo assim obtida, uma soluo preparada por ebulio de 80 partes de alfa-naftol e 30 partes de soda custica em 400 partes de gua, adicionada lentamente com agitao constante. O precipitado ento recolhido, seco, e converte-se no sal de sdio, que a forma comercial do artigo. Propriedades: A base de cido constitui quase escamas negras com um brilho esverdeado. 31 | P g i n a

O sal de sdio ocorre como p castanho-avermelhado, facilmente solvel em gua e produzindo uma soluo cor de laranja-vermelho, cuja cor muda para vermelho ou vermelho acastanhado por lcalis. Em cido sulfrico concentrado dissolve-se com uma cor magenta. Suas solues produzem com cido clordrico uma colorao marrom-amarelada ou precipitado floculante. Aplicao: Tropaeolina OOO foi recomendado como um indicador por W. Von Mller. Para o uso, o frio, soluo aquosa, saturada a mais adequada. Algumas gotas da soluo so adicionados ao lquido a ser titulada. Estas cores um amarelo quase imperceptvel, que abrupta e rapidamente mudada para vermelho por lcalis. Sais amoniacais no afetam, nem faz gs de cido carbnico, e , por conseguinte, aplicvel na presena deste ltimo.

9.1 Produto e da Empresa

Identificao

Nome do produto: 000 No. 1 Tropaeolin.

Declarao de natureza perigosa

Considerado uma substncia perigosa de acordo com OSHA 29 CFR 1910.1200.

Fornecedor

- Santa Cruz Biotechnology, Inc. 2145 Delaware Avenue. - Santa Cruz, Califrnia 95060 800.457.3801 831.457.3800. 32 | P g i n a

Emergncia

- ChemWatch: Dentro dos EUA e Canad: 877-715-9305. Fora dos EUA e Canad: +800 2436 2255 (1-800-CHEMCALL) ou ligue 613 9573 3112.

Sinnimos

C16-H11-N2-Na-O4-S ", CI 14600", "4 - (4-hidroxi-1-naftilazo) e cido benzenossulfonico, sal de sdio", ". Tropaeolin 000 Nr 1".

9.2 Identificao dos perigos

Possveis efeitos na sade

Efeitos de sade agudos

Ingesto

O material no foi classificado como "nocivo por ingesto". Isto por causa da falta de evidncia corroborando animal ou humano.

Olhos

Embora o material no pensado para ser um irritante, o contato direto com os olhos pode causar desconforto transitrio caracterizado por lacrimejamento ou vermelhido conjuntival (como com windburn). Dano abrasivo leve pode tambm resultar. 33 | P g i n a

Pele

O material no pensado para produzir efeitos adversos sade ou pele de contacto seguinte irritao (como classificado utilizando modelos animais). Contudo, a prtica da boa higiene requer que a exposio seja mantido a um mnimo e que luvas adequadas sejam utilizadas num ambiente de trabalho. Cortes abertos, desgastados ou pele irritada no deve ser exposto a este material. A entrada na corrente sangunea, atravs, por exemplo, cortes, escoriaes ou leses, pode produzir leso sistmica com efeitos nocivos. Examinar a pele, antes da utilizao do material e assegurar que qualquer dano externo est adequadamente protegida.

Inalado

O material no pensado para produzir efeitos adversos sade ou irritao do trato respiratrio (como classificado utilizando modelos animais). Contudo, a prtica da boa higiene requer que a exposio seja mantido a um mnimo e que as medidas de controlo adequadas ser utilizado num ambiente de trabalho. Pessoas com deficincia funo respiratria das vias areas, doenas e condies, tais como a enfisema ou bronquite crnica, pode incorrer em deficincia ainda se concentraes excessivas de partculas so inaladas. No normalmente um perigo devido no-voltil natureza do produto.

Efeitos crnicos na sade

34 | P g i n a

Evidncia limitada sugere que a repetida ou a longo prazo da exposio ocupacional pode produzir efeitos cumulativos de sade envolvendo rgos ou sistemas bioqumicos. Exposio prolongada a altas concentraes de poeira podem causar alteraes na funo pulmonar, ou seja, pneumoconiose, causada por partculas de menos de 0,5 mcron penetrando e permanecendo no pulmo. Alguns corantes azicos podem ser capazes de causar mutaes e estar associada com o desenvolvimento de cncer de bexiga.

9.3 Composio / Informao sobre

Ingredientes

9.4 Medidas de Primeiros Socorros

Ingesto

- Imediatamente dar um copo de gua. - Primeiros socorros no geralmente necessrio. Em caso de dvida, entre em contato com um Centro de Informao Antivenenos ou um mdico.

Olhos Se este produto entra em contato com os olhos lavar imediatamente

com gua. 35 | P g i n a

Se a irritao persistir, procure um mdico.

Pele Se o contato da pele ou do cabelo ocorre; Lavar a pele e os cabelos com gua corrente (e sabo se disponvel). Procurar atendimento mdico em caso de irritao.

Inalado Se o p for inalado, remover a rea contaminada. Encoraje o doente a soprar o nariz para garantir passagem livre da

respirao. Em caso de irritao ou desconforto persistir procurar um mdico.

Notas ao mdico

Vigilncia peridica mdica deve ser efetuados sobre as pessoas em ocupaes expostas ao fabrico ou manipulao a granel do produto, e esta deve incluir testes de funo heptica e exame de urina.

9.5 Medidas de Combate a Incndio

- Presso de vapor (mmHg) Insignificante - Limite superior de exploso (%) No disponvel. - A densidade no (gua = 1) disponvel. - Limite inferior de exploso (%) No disponvel.

Extino - Espuma MDIA. - P qumico seco. 36 | P g i n a

Combate a incndio

Alerta a equipes de emergncia e dizer-lhes localizao e natureza de perigo. Usar aparelho de respirao, alm de luvas de proteo.

Geral perigo de incndio / perigosos

- Produtos combustveis

Slido combustvel dificuldade.

que queima,

mas

propaga

chamas

com

Evite o p de gerao, particularmente nuvens de poeira em um espao confinado ou sem ventilao, como poeira pode formar uma mistura explosiva com o ar, e de qualquer fonte de ignio, ou seja, chama ou fasca, vai causar incndio ou exploso. Nuvens de poeira gerada pela moagem fina do slido so um perigo particular; acmulo de poeira fina pode queimar rapidamente e ferozmente se inflamado. Produtos da combusto incluem monxido de carbono (CO), dixido de carbono (CO2), xidos de nitrognio (NOx), xidos de enxofre (SOx), outros produtos da pirlise tpicas da queima de matria orgnica. Pode emitir gases venenosos.

Incompatibilidade fogo Evitar a contaminao com agentes oxidantes nitratos, ou seja, oxidao de cidos, alvejantes de cloro, etc, cloro da piscina como ignio pode resultar.

37 | P g i n a

9.6 Medidas de Liberao Acidental

- Derramamentos menores Limpar todos os derramamentos imediatamente. Evite respirar poeira e do contato com a pele e os olhos.

- Grandes derramamentos Moderada perigo. CUIDADO Aconselhar o pessoal na rea. Alerta equipes de emergncia e dizer-lhes localizao e natureza de perigo.

9.7 Manuseio e Armazenamento

- Procedimento para o tratamento Evite todo o contato pessoal, incluindo a inalao. Use roupas de proteo quando o risco de exposio ocorre. Os recipientes vazios podem conter a poeira residual que tem o potencial para acumular acerto seguinte. Tais poeiras podem explodir na presena de uma fonte de ignio adequados. No cortar, perfurar, triturar ou soldar containers. Alm disso assegurar tal atividade no realizada perto completo, recipientes parcialmente vazios ou vazio, sem a devida autorizao segurana no trabalho ou licena.

- Mtodos de armazenamento recomendados Recipiente de vidro. Polietileno ou recipiente de polipropileno. 38 | P g i n a

Confira todos os recipientes esto claramente identificados e livre de vazamentos.

- Requisitos de armazenamento Armazene em recipientes originais Manter os recipientes devidamente selados.

9.8 Proteo individual

- Respirador Partculas. (AS / NZS 1716 e 1715, PT 1432000 & 1492001, ANSI Z88 ou equivalente nacional)

- Olhos culos de segurana com protees laterais culos qumicos.

- Mos / ps

A adequabilidade e durabilidade do tipo luva depende da utilizao. Fatores importantes na escolha de luvas incluem a frequncia e durao do contato, resistncia qumica do material das luvas, espessura da luva e destreza. Selecione luvas testadas a um nvel relevante (por exemplo, Europa EN 374, EUA F739, AS / NZS 2.161,1 ou equivalente nacional). Quando o contato prolongado ou repetido com freqncia pode ocorrer, uma luva com uma classe de proteo 5 ou superior (tempo de penetrao superior a 240 minutos de acordo com a EN 374, AS / NZS 2161/10/01 ou equivalente nacional) recomendado.

39 | P g i n a

Quando apenas um breve contato esperado, uma luva com uma classe de proteo 3 ou superior (tempo de intervalo superior a 60 minutos, de acordo com a EN 374, AS / NZS 2161/10/01 ou equivalente nacional) recomendado. Luvas contaminadas devem ser substitudas. As luvas devem ser usadas apenas com as mos limpas. Depois de usar luvas, as mos devem ser bem lavadas e secas. Aplicao de um hidratante no perfumado recomendada. A experincia indica que os polmeros que se seguem so apropriados como materiais de luvas de proteo contra no dissolvidos, slidos secos, em que as partculas abrasivas no esto presentes. Policloropreno, borracha nitrlica, borracha butlica, cloreto de polivinila fluorada. As luvas devem ser examinadas quanto ao desgaste e / ou degradao constantemente.

- Outras Macaco. P.V.C. avental. Barreira de creme. Limpeza de Pele creme. Unidade de lavagem dos olhos.

- Controles de engenharia

Ventilao local necessria, onde os slidos so tratados como ps ou cristais, mesmo quando partculas so relativamente grandes, uma certa proporo ser pulverizado pelo atrito mtuo. Ventilao devem ser projetados para evitar a acumulao e recirculao de partculas no local de trabalho.

9.9 Propriedades Fsicas e Qumicas - Propriedades fsicas

Slido. 40 | P g i n a

No misturar gua. Estado Faixa Fuso (F) Faixa Ebulio (F) Ponto de de de Slido Dividido No disponvel No disponvel No disponvel No disponvel Peso Molecular Viscosidad e Solubilidad Parcialmente e em gua (g/L) miscvel pH (1% No disponvel soluo) pH fornecido) No disponvel No disponvel Presso de Vapor (mmHG) Densidade (water=1) No disponvel de No Aplicvel (air=1) Taxa evaporao de No Aplicvel Densidade relativa do vapor No Aplicvel Insignificante No disponvel (como No Aplicvel 350.32 g No Aplicvel com

Fulgor (F) Tempo de Decomposio (F) Tempo de auto-ignio (F) Limite Superior Exploso (%) Limite Inferior Exploso (%) Compone nte Voltil (%vol) - Aparncia de

Cristais finos; no se misturam bem com a gua.

9.10 Estabilidade Qumica

Condies que contribuem para instabilidade Presena de materiais incompatveis. Produto considerado estvel.

Incompatibilidade armazenamento 41 | P g i n a

Os gases txicos so formadas por mistura e compostos azo azido com cidos, aldedos, amidas, carbonatos, cianetos, fluoretos inorgnicos, compostos orgnicos halogenados, cetonas, isocianatos, metais, nitretos, perxidos, fenis, epxidos, halogenetos de acilo e agentes oxidantes fortes ou reduzindo. Gases inflamveis so formadas pela mistura de compostos azicos e azido com metais alcalinos. Evitar a reao com agentes oxidantes. Para materiais incompatveis - consulte a Seo 7 - Manuseio e armazenamento.

9.11 Informaes Ecolgicas Sem Informao.

9.12 Consideraes sobre eliminao Instrues relativas eliminao Todos os resduos devem ser tratados de acordo com regulamentos locais, estaduais e federais. | Legislao abordar requisitos de eliminao de resduos podem variar de pas, estado e / ou territrio. Cada usurio deve se referir a leis que operam em sua rea. Em algumas reas, certos resduos devem ser rastreadas. Uma hierarquia de controles parece ser comum - o usurio deve investigar: Reduo. Reutilizao, Reciclagem

Eliminao

Este material pode ser reciclado, se no for utilizada, ou se no tiver sido contaminado, de modo a torn-lo inadequado para o seu uso pretendido. Consideraes prazo de validade tambm deve ser aplicado na tomada de 42 | P g i n a

decises deste tipo. Note-se que as propriedades de um material pode alterar em uso, e a reciclagem ou a reutilizao no ser sempre adequado. NO permita que a gua de lavagem dos equipamentos de limpeza a contaminao de esgotos. Recolha toda a gua de lavagem para o tratamento antes do descarte. Recicle sempre que possvel. Consulte o fabricante para as opes de reciclagem ou consultar Autoridade de Gesto de Resduos para eliminao se no houver tratamento adequado ou eliminao poder ser identificada.

9.13 Informaes Sobre Transporte

No regulamentado para transporte de mercadorias perigosas: DOT, IATA, IMDG

9.14 Informao Sobre Regulamentao

Laranja I (CAS: 523-44-4) encontrado nas seguintes medidas regulamentares; "O Canad Lista de Substncias Domsticas (DSL)", "Agncia Internacional de Pesquisa sobre o Cncer (IARC) - Agentes Avaliado pelo Monografias IARC", "EUA Toxic Substances Control Act (TSCA) - Inventrio de Substncias Qumicas".

9.15 Outras Informaes

- Evidncia Limitada

Os efeitos cumulativos podem resultar * aps a exposio. 43 | P g i n a

(Evidncia limitada). Dinamarca lista Consultivo para identificao prpria de substncias perigosas Substncia CAS sugesto de cdigos Laranja I 523 - 44-4 Mut3; R68 R52/53 Cuidados terem sido tomadas na preparao desta informao, mas o autor no faz qualquer garantia de comercializao ou qualquer outra garantia, expressa ou implcita, com relao a esta informao. O autor no faz declaraes e no assume nenhuma responsabilidade por quaisquer danos diretos, acidentais ou resultantes da sua utilizao. Para informaes adicionais contate o nosso departamento de toxicologia em 800 CHEMCALL. Classificao da preparao e seus componentes individuais baseouse em fontes oficiais e de autoridade, bem como rever independente pelo comit de classificao Chemwatch usando referncias bibliogrficas disponveis. Uma lista de recursos de referncia utilizados para auxiliar a comisso pode ser encontrado em: www.chemwatch.net / referncias. A (M) SDS uma ferramenta de comunicao de periculosidade e deve ser utilizado para auxiliar na avaliao de risco. Muitos fatores determinam se os perigos relatados so riscos no local de trabalho ou outras configuraes. Os riscos podem ser determinado por referncia a cenrios exposies. Escala de utilizao, freqncia de uso e controles de engenharia existentes ou disponveis devem ser consideradas. Este documento de direitos autorais. Alm de qualquer negociao justa para fins de estudo privado, anlise de pesquisa ou crtica, conforme permitido pela Lei de Direitos Autorais, nenhuma parte pode ser reproduzida por qualquer processo sem autorizao escrita da CHEMWATCH. (61 3) 9572 4700. - www.chemwatch.net - Data de Emisso: Out-22-2009 - Imprimir Data: outubro-27-2011. 44 | P g i n a TEL

10. INDICADORES NATURAIS DE pH

10.1 Funo dos Pigmentos nas plantas

Uma vez que no podem se locomover, as espcies vegetais utilizamse de caractersticas que atraiam animais para efetuarem funes como a polinizao. Nos vegetais superiores as flores possuem esta finalidade. Por definio botnica as flores so elementos de reproduo de plantas fanergamas; conjunto de clice e corola, mais ou menos vistoso, com forma, organizao, colorao e demais caracteres extremamente variveis. A forma, o aroma, o sabor e a colorao de substncias presentes nas flores so utilizadas para chamar a ateno de mamferos, insetos e aves. Esta colorao causada pela presena de pigmentos que absorvem radiao luminosa na regio do ultra-violeta e do visvel. Estes pigmentos localizam-se nos vacolos das clulas vegetais, nos quais o pH varia entre 3,70-4,15. No caso de ptalas de rosas o valor est entre 4,40 no pico de colorao e 4,50 aps trs dias de colhidas. Vrias classes de substncias podem colaborar para a colorao das flores, frutos e folhas dos vegetais, destacando-se as porfirinas, carotenides e flavonides. Exemplos destes corantes, bem como seu grupo caracterstico so apresentados na tabela abaixo:

45 | P g i n a

Nas flores os principais agentes cromforos so os flavonides. Estes compostos so subdivididos em grupos de substncias, cada qual apresentando coloraes caractersticas. As antocianinas so responsveis pela colorao rosa, laranja, vermelha, violeta e azul da maioria das flores. Os flavonis (chalconas e auronas), produzem colorao amarela. Esta mesma cor pode, tambm, ser produzida por carotenides. Outros glicosdeos de chalconas, auronas, flavonas e flavonis podem, tambm, se apresentar incolores com absores no ultra-violeta, porm podendo ser vistos por insetos, como as abelhas e possivelmente por pssaros, como os beija-flores. As antocianinas so pigmentos responsveis por uma variedade de cores atrativas tambm de flores e folhas que variam do vermelho ao azul. So da classe dos flavonoides.

46 | P g i n a

Muitas plantas e alguns outros organismos produzem substncias coloridas que podem atuar como indicadores cido-base. Se conhecem vrios exemplos de folhas, frutas e flores que possuem pigmentos que variam de colorao de acordo com o pH do meio. O tornassol, indicador muito conhecido nos laboratrios, que vermelho em meio cido e azul em meio bsico, extrado de uma espcie de lquen que cresce em algumas rochas perto do oceano, nas proximidades do mar mediterrneo.

Figura 6 - Parmelia sulcata, uma das espcies de lquen da qual extrado o indicador Tornassol

O princpio ativo do tornassol, 7-hidroxifenoxazona, e suas diferentes formas de acordo com a variao do pH: vermelho em meio cido e azul em meio bsico. 47 | P g i n a

Outros vegetais que produzem pigmentos indicadores so o repolho roxo, o aa, o cravo-de-defunto, o trevo roxo, suco de amora, hortnsias, a flor de sino-azul, no gernio, flor de hibisco, tulipa africana, casca da jabuticaba, feijo preto e outros. O suco de repolho roxo contm uma substncia (antocianina) que atua como um indicador de pH. A mudana de cor se deve reao da antocianina com o cido ou com a base formando ons de cores diferentes da molcula neutra roxa (um on positivo avermelhado e um on negativo esverdeado). A molcula de antocianina um exemplo de substncia anftera (que reage tanto com cidos quanto com bases). Ao se adicionar, por exemplo, soda custica soluo de repolho roxo, ela se torna verde-azulada e, se for em excesso, fica amarelada. Isso se deve ao aumento do pH da soluo, tornando-a bsica. Em meio bsico a antocianina perde alguns ons H+, formando um on negativo cuja cor (verdeazul) diferente da cor da molcula original (roxa). A soluo roxa torna-se esverdeada. Em meio muito bsico mesmo, a molcula da antocianina destruda e forma um composto amarelado. Ao ser adicionado vinagre (de preferncia do branco pra no interferir na cor do indicador) ou outro cido soluo de repolho roxo, ela se torna vermelho-alaranjada. Isso ocorre devido diminuio do pH da soluo, fazendo com que a antocianina seja protonada (receba um on H+) em meio cido, formando um on positivo (on flavlio) de cor avermelhada. Ao ser adicionado vinagre numa mistura de repolho roxo e soda, a soluo muda de cor gradativamente: de verde-azul passa lentamente a roxo (neutralizao do pH bsico), e, se for adicionado excesso de cido, a soluo fica cida e, portanto, se torna vermelha. A equao qumica que representa essa mudana :

Meio cido: HA + H+ H2A+ (on flavlio vermelho-alaranjado) 48 | P g i n a

Meio bsico: HA + OH- H2O + A- (on antocianato verde-azulado)

NOTA: HA = molcula da antocianina neutra.

Existem vrios tipos de antocianinas na natureza. Elas pertencem a um grupo de substncias conhecido como flavonides. Os flavonides possuem propriedades antioxidantes (a vitamina PP um flavonide) e muitos deles so coloridos, de cores que variam do roxo ao azul (antocianidinas e antocianinas) e do amarelo ao vermelho (antoxantinas). Entre os exemplos citados acima, todos (exceto o cravo-de-defunto) so arroxeados e possuem antocianidinas que atuam como indicadores de pH, ficando roxas em meio neutro, avermelhadas em meio cido e verde/azul em meio bsico. No caso do cravo-de-defunto, a substncia indicadora uma antoxantina que fica amarela em meio cido, laranja em meio neutro e vermelha em meio bsico.

10.2 Frutas, Flores e Folhas Roxas

Frutas, flores e folhas roxas geralmente possuem antocianinas indicadoras, semelhantes s do repolho roxo. O extrato de aa, por exemplo, vermelho intenso em meio cido e azul em meio bsico. O suco de amoras fica vermelho em meio cido e esverdeado em meio bsico. O mesmo ocorre com o extrato de jabuticaba, com o extrato de folha de trevo roxo, etc. As transformaes qumicas so similares s do repolho roxo.

49 | P g i n a

Algumas antocianinas (na forma de on flavlio, em meio cido):

Figura 8 - Pelargonidina (presente na


Figura 7 - Cianidina (presente na uva, no aa, na cereja, no jamelo e no morango)

flor de gernio, na amora, na ameixa, na acerola)

50 | P g i n a

Figura 9 -Malvidina (presente na flor do feijoeiro, no feijo preto, na uva, na acerola) Figura 10 - Peonidina (presente na cereja, na jabuticaba)

10.3 Cravo de Defunto e certas Flores Amarelas

Figura 11 - Cravo de Defunto

O extrato alcolico das ptalas da flor do cravo-de-defunto e de algumas outras flores amarelas contm antoxantinas e geralmente se apresentam com uma cor alaranjada muito viva, que se torna vermelha intensa em meio bsico e bem amarela em meio cido. Essa mudana de cor exatamente oposta quela sofrida pelo indicador artificial alaranjado de metila (vermelho em meio cido e amarelo em meio bsico) mas as cores so incrivelmente semelhantes.

51 | P g i n a

Figura 12 Frmula molecular da Luteolina

Luteolina, um exemplo de composto da famlia das antaxantinas. Note a semelhana estrutural com as antocianinas. Este pigmento amarelo est presente em muitas flores, sendo o principal responsvel pela cor.

10.4 Flor de Sino Azul

A flor de sino azul uma flor normalmente azul, presente em muitos jardins. Entretanto, quando um p desta planta cresce perto de um formigueiro de formigas vermelhas, suas flores adquirem uma cor rosa incomum. Isso ocorre porque o pigmento presente nessa flor um indicador do grupo das antocianidinas que se torna rosa em meio cido. A mudana ocorre por causa do cido frmico (H-COOH) produzido pelas formigas que absorvido pela planta e altera o pH da flor, tornando-o mais cido.

52 | P g i n a

10.5 Hortnsias

Figura 12 - Hortnsia rosa (solo predominantemente cido).

Figura 13 - Hortnsia azul (solo predominantemente bsico).

A hortnsia uma planta muito comum em jardinagem, que produz flores com colorao diferente dependendo do solo onde foi plantada. Isso ocorre por causa do pH do solo onde ela cresce: se for um solo cido, as flores ficam rosadas; se for um solo bsico, as flores se tornam azuladas. Essa planta excelente para identificar a acidez dos solos, alm da bela colorao de suas flores.

53 | P g i n a

10.6 Hibisco Rosa

O extrato aquoso de hibisco rosa serve como indicador de pH. A soluo neutra possui uma cor rosa muito plida, quase incolor. Ao se adicionar um cido, sua cor se torna bastante vermelho-alaranjada; na presena de base ela se torna visivelmente verde. Em soluo muito bsica adquire tonalidade verde claro-amarelado.

10.7 Rosas

As rosas, especialmente as mais avermelhadas, possuem pigmentos que se tornam azulados em meio bsico, ficando avermelhados novamente quando o extrato alcalino reage com cidos. A transformaes so reversveis. Existem muitos outros exemplos de indicadores naturais de pH, que podem ser usados em experincias caseiras de identificao de acidez/basicidade de alguns produtos. Tendo como principal vantagem a sua fcil obteno e baixo custo.

Dicas para saber quais plantas produzem indicadores

1) Suspeite das plantas que produzem flores, folhas ou frutas arroxeadas ou dos produtos delas derivados (como vinho, suco de amora, etc). Muitas delas contm antocianidinas que atuam como indicadores de pH. 2) Se ao amassar uma parte arroxeada de algumas dessas plantas num recipiente com gua o pigmento se dissolver com facilidade, um indcio de que ele um indicador. Descarte as plantas cujas partes coloridas no so solveis em gua, como a flor da violeta 3) Faa um teste com os sumos das partes suspeitas das plantas em soluo de gua + vinagre (cido) ou gua + sabo (bsico). Se as solues mudarem radicalmente de cor, significa que essa planta indicadora. 54 | P g i n a

Como extrair alguns indicadores

- Repolho roxo

Ferva em gua algumas folhas do repolho por cerca de 5 minutos. O pigmento (cianidina) se dissolver com facilidade. Espere esfriar e, se necessrio, filtre. A soluo se conserva por pouco tempo (cerca de 2 dias) devido deteriorao por micrbios e oxidao pelo ar. O extrato de repolho roxo se apresenta avermelhado em pH abaixo de 3,5 (cido) e esverdeado em pH acima de 8 (bsico). Em meio muito bsico (pH acima de 12), o indicador destrudo e a soluo perde suas propriedades indicadoras.

- Trevo roxo

Amasse algumas folhas de trevo roxo em um recipiente com gua. O pigmento (tambm a cianidina) se dissolve com facilidade. Se necessrio, filtre. A soluo neutra roxa, mas pode se apresentar avermelhada acusando meio cido, pois a planta naturalmente cida, rica em cido oxlico (H2C2O4). Neste caso, se desejar, pode neutralizar a acidez com um pouco de soluo diluda de bicarbonato de sdio (NaHCO3). O extrato aquoso de trevo roxo se apresenta avermelhado em pH abaixo de 3,5 (cido) e esverdeado em pH acima de 8 (bsico). Uma soluo de gua e vinagre ou gua e sabo j suficiente para mudar a cor do indicador. A soluo se conserva por cerca de uma semana, especialmente em meio cido.

55 | P g i n a

- Cravo-de-defunto

Retire algumas ptalas de cravo-de-defunto amarelo e coloque-as em um recipiente contendo lcool (a luteolina, pigmento presente nessa flor, mais solvel em lcool) e, se necessrio, amasse. Aguarde cerca de meia hora e se necessrio filtre. A soluo alaranjada se conserva por vrios meses, apresentando cor amarelo vivo em pH menor que 3,5 (cido) e vermelho vivo em pH maior que 8,5 (bsico).

- Flor de boa-noite cor-de-rosa

Amasse as ptalas das flores de boa-noite (de preferncia as flores de cor rosa mais escura) em um recipiente com gua ou lcool, o lcool mais eficiente. A soluo resultante contm vrios pigmentos (depende do tipo de flor) e apresenta cor arroxeada ou rosa. A soluo alcolica resiste por cerca de 2 meses e a aquosa por cerca de 6 dias. Em meio cido (pH < 3 ou 4), a soluo se apresenta vermelha alaranjada a vermelha viva, enquanto em meio bsico (pH > 8 ou 9) apresenta cor de verde a azulada. A cor depende muito da tonalidade da flor. Uma flor rosa arroxeada intensa produz uma cor vermelho viva em meio cido e verde em meio bsico.

56 | P g i n a

11. Custos tropaeolina (tropeolina)

A) LABORATRIO DAJOTA

TROPAEOLINA 0 500 ml de soluo R$ 24,00 TROPAEOLINA 000 500ml de soluo R$ 24,00

B) TEK LABORATRIO (19) 3421-2374

TROPAEOLINA 0 25g R$ 85,00

C) 2010, QEEL - Qumica Especializada Erich Ltda. - Todos os direitos reservados PABX/FAX: (11) 3742-5113/ 3744-3360 - qeel@qeelquimica.com.br Rua Afonso Vidal, 192 - Jd. Santo Antnio - So Paulo - SP CNPJ: 64.822.885/0001-97 - I.EST: 113.007.296.115

VALORES E PONTO DE VIRAGEM

tropaeolina 0 R$192,00 25 gr tropaeolina 00 R$131,78 5 gr tropaeolina 000 no passaram valor tropaeolina 000 R$64,60 25 gr

11.0-13.0 1.4-2.6 7.6-8.9 10.0-12.0

57 | P g i n a

D) Chemsavers, Inc.

Tropaeolin OO, Indicator Grade, Certified Description: 25g-$85,50. 100g-162,00. 500g -$494,00. Tropaeolin 000 No. 1, 98% (Dye Content), for Microscopy and Indicator, 25g Description: 25g - $52,35.

58 | P g i n a

12. CONCLUSO

Os indicadores cidos-bases mostram-se de muita importncia em bases experimentais em laboratrios na determinao da natureza das solues. Foi verificado o ponto de viragem de solues e titulaes. Foi verificado a importncia de se conhecer o meio em que um produto, no caso tropaeolina, solvel e em que meio no h alterao. Um enfoque foi tomado em relao a ficha tcnica dos produtos visando uma maior segurana desde o momento de sua obteno, manuseio, estocagem, primeiros socorros, segurana no ambiente e segurana pessoal. Alm dos indicadores sintticos podemos contar com os indicadores naturais, que podem ser encontrados em locais simples, como no jardim, mercados e na salada da comida. um timo meio de verificar o pH de solues gastando muito pouco e de maneira divertida, pois em geral as reaes com indicadores naturais no so agressivas e so fceis e bonitas de se mostrarem tambm para as crianas.

59 | P g i n a

13. BIBLIOGRAFIA E WEBGRAFIA

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010040422005000100029

http://quimica-deribeiraopreto.blogspot.com.br/2009/08/definicao-ph-eo-simbolo-para-grandeza.html

http://quimica-deribeiraopreto.blogspot.com.br/2009/07/sorensorensen-historia-do-ph.html

https://fscimage.fishersci.com/msds/98969.htm

http://www.chemicalbook.com/ProductMSDSDetailCB5119631_EN.ht m APLICAO DE PIGMENTOS DE FLORES NO ENSINO DE QUMICA. Andra Boldarini Couto, Luz Antonio Ramos e der Tadeu Gomes Cavalheiro* Departamento de Qumica - Universidade Federal de So Carlos - 1997

http://www.chemsavers.com/servlet/the-5965/Tropaeolin-OO,Indicator-Grade,/Detail

http://www.chemsavers.com/servlet/the-2285/Tropaeolin-000-No.1,/Detail

http://www.ebooksread.com/authors-eng/alfred-isaac-cohn/indicatorsand-test-papers-their-source-preparation-application-and-test-for-hci/page-10-

60 | P g i n a

indicators-and-test-papers-their-source-preparation-application-and-test-forhci.shtml

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=894

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/indicadoracidobase-natural.htm

Livro Manual de Solues, Reagentes e Solventes; Tokio Morita e Rosely Maria Viegas Assumpo. 2a Edio, Ed. Blucher.

http://pontociencia.org.br/gerarpdf/index.php?experiencia=159

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=894

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a07.pdf

http://datasheets.scbt.com/sc-253802.pdf

61 | P g i n a

You might also like