You are on page 1of 8

Schoenberg por Adorno

Uma Esttica tica

A msica sem adornos

2011

Miles.

Introduo: No texto de Theodor W. Adorno Arnold Schoenberg (1874- 1951), ele analisa o compositor e sua obra, cria uma relao subterrnea entre dois conceitos muito importantes, a saber: A indstria cultural e a imaginao criadora. Essa relao, nem explcita nem enunciada, parece transcorrer o texto e perme-lo. Schoenberg aparece como o articulador dessa inter-relao, que, ao emergir nesse personagem toma um carter de uma esttica tica - mistura a arte, o fazer artstico e a vida mesma, tanto subjetiva como em sociedade. Pode-se pensar, a partir da, uma proposta de uma arte que se relacione com a sua verdade prpria. Para empreender essa proposta interpretativa gostaria de estudar esse personagemtipo utilizado por Adorno para pensar a msica e a filosofia. Dividi-o em trs ncleos: 1) Schoenberg: pessoa, 2)Schoenberg: compositor, 3) Schoenberg: msica. Cabe a ressalva que estes so compreendidos a partir da exposio adorniana de Schoenberg.

Schoenberg: Pessoa Adorno coloca que Schoenberg gostava de se identificar com uma figura bem particular e peculiar: a do escolhido que no quer assumir sua misso. Ao mesmo tempo em que o compositor no quer sua misso, ele no consegue escapar dela. Na viso de Adorno ele incorpora a necessidade histrica de sua poca, e faz isso de um modo que se assemelha ao papel que ele escolhe para si (de eleito que recusa a misso): para cumprir

esta, torna-se um homem sem origens (Adorno, T. p.148), sempre marginal e marginalizado. No que ele questionasse a ordem da civilizao, mas possua em si algo de no integrado, algo que era quase hostil a essa. Isso se manifestava tava tambm por sua postura: buscava incansavelmente o novo, tencionava os limites chegando ao ponto de criar a matria mesma do seu trabalho a msica- atravs do atonalismo e do mtodo dodecafnico. Nada deveria remeter ao contexto ao qual ele pertencia, buscava sempre fugir da reproduo para conseguir algo original, e essa tentativa revelou o que havia de mais natural nele. Para empreender tal trabalho imaginativo-criador e de polimento e limpeza de tudo aquilo que poderia remeter ao contexto natural ao qual pertencia, ele se isola de tudo, se ostracisa. Coloca no lugar dos pais, a prpria msica (Adorno, T.) como sua geradora. Nessa posio ele cresce em meio linguagem musical, que difere da dos homens, e isso o isola do mundo. No entanto o isolamento o coloca em contato com uma corrente coletiva subterrnea da msica, e nesse contato ele se impregna dessa nova linguagem a da msica e a domina como a um dialeto, ela se torna clara e aparente para ele. Essa se torna sua linguagem natal e ele reluta em modific-la, mas acaba por faz-lo, necessrio que ele faa isso para mant-la viva, evitar que a falsifiquem.

Schoenberg: Msica Entendendo a msica como uma linguagem prpria, que no pode, nem deve, significar o mesmo que a linguagem humana, Schoenberg quer fazer com que sua msica fale msica. Ele pretende uma expresso puramente musical e no-deformada por coisas exteriores a ela, desse modo ela se torna avessa a tudo que poderia acabar

Com essa pureza pretendida, ela se torna de uma sensibilidade extrema. Ela se transforma, atravs do amor dedicado por Schoenberg, na fora de um protesto inflexvel contra aqueles que querem encobrir sua verdade, sua essncia. Seu projeto tem conseqncias diretas na sua msica e na apreciao dela. Ele extremamente generoso com o ouvinte, mas sua generosidade est em nada conceder a este: quanto mais ele presenteia os ouvintes, menos lhes oferece. (Adorno, T p.146). Suas peas exigem uma participao ativa e concentrada, elas incitam prxis ao invs da contemplao passiva. Esse movimento impe ao tempo livre um carter de trabalho, rompendo com a viso tradicional que separa o tempo livre do trabalho. A msica de Schoenberg, que busca eliminar tudo que no seja essencial, exige do ouvinte que ele entre nela, e crie-a junto para alcan-la verdadeiramente. Sua msica liberta o que as outras apenas deixam apenas transparecer: o instinto, e tenciona a esprito e sua energia ao mximo; atos que s so possveis por um Eu forte o suficiente para no renegar a ameaa de seus instintos, mas que a objetiva. O suficiente no o bastante, deve-se ser valente, ir alm dos limites da coragem para encontrar a essncia da msica e libert-la de sua cadeia: a produo do agradvel, do encanto, de tudo aquilo que engana e disfara. Ele se posiciona contra a sobrecarga ornamental, por pura generosidade: ele combate a ostentao para que esta no afaste o ouvinte da riqueza genuna da msica. Ele busca espiritualizar a arte atravs de sua forma concreta remetendo-a a nada alm dela mesma. Sua respirao d seu ritmo, ao invs da pulsao abstrata do tempo, um desdobramento da msica a partir de sua prpria substncia. No limite, Schoenberg recria a prpria matria de seu trabalho e suas resistncias, sua msica nasce de uma embriaguez criativa, e no de um anseio ambicioso; nesse sentido ela verdadeira. Doando-se todo para ela, se torna seu filho, e um autodidata em sua linguagem;

como criador quer ser original e fora os limites de sua matria de trabalho, para extrair dela sua essncia e mostr-la.

Schoenberg: Composio O problema central de sua composio colocado por Adorno como sendo o da contradio entre essncia e aparncia. Os adornos empregados na musica esconderiam sua essncia e por isso, ele trava uma batalha contra esses. Para atingir seu objetivo, e mostrar a essncia da msica, ele tenta fazer com que o interior se exteriorize: ele organiza sua msica a partir de dentro, de sua respirao; cria seus nexos e relaes a partir dela mesma (os temas e a histria desses temas tem o mesmo peso, liquida a diferena entre ambos), e no de nada que lhe seja exterior, isso, para muitos, pode aparecer como uma msica abrupta e fragmentada, quando justamente o contrrio. A msica composta de dentro para fora, por sua lgica prpria. Sua msica vibra livremente, mas estruturada at o ltimo minuto. Por essa complexidade necessria para o entendimento de sua msica Schoenberg muitas vezes condenado como intelectualista, no entanto, para Adorno, este era na verdade um ingnuo, at mesmo nas intelectualizaes que fazia para justificar sua obra. O que d valor a sua obra, o que a legitima, independente das justificativas que ele poderia dar o fato de obedecer a uma intuio musical que transborda involuntariamente. Sua obra se torna valorosa por seu mergulho na msica, pela dominncia que tem dessa linguagem, e pela resposta que d as necessidades dessa em seu tempo.

Tenta espiritualiz-la se pelo princpio fundamental que ele utiliza na composio: a variao progressiva. Assim, tudo que aparece, anseia por ser resolvido, por ter sua tenso dissolvida, e essa sensao se mantm at o derradeiro momento da msica. Todos os elementos variam progressivamente, e se encontram e tencionam mutuamente at o ltimo instante.

Esttica-tica: A msica de Schoenberg canaliza todas as foras do Eu para a objetivao de seus impulsos, e paradoxalmente, para ele permaneceu durante sua vida como algo estranho ao Eu. Ela o exigia por inteiro e o recusava, isso caracterizou tambm sua postura diante da autoridade da msica: apesar de seu vanguardismo esttico, seguia a mentalidade conservadora. Recusou a tradio sem nunca recus-la, apenas o fez por ser esse o caminho desta: uma aparente recusa, que , na verdade, apenas a libertao da msica das amarras que a aprisionam. Ele apenas se volta contra a tradio para proteg-la de certo perigo oculto, das apreenses feitas dela pela indstria cultural, e a eleva a sua prpria autoridade quando a cria imaginativamente. Nesse sentido a tradio e o novo se entrecruzam como caminho; o conservador peca contra a tradio, enquanto o revolucionrio quem a insufla de vida quando esta est quase sufocada pelas necessidades exigidas pela indstria cultural para transform-la em mercadoria; que nada tem haver com sua essncia, com sua verdade. Schoenberg se dispe a se transformar em poesia: se torna filho da msica, para lanar-se contra um mundo que rejeita sua generosidade, que o trata com violncia e escrnio, aos quais ele responde com resistncia e frieza, se volta contra os que exigem da msica um calor animalesco (Adorno, T.), o amor se defende com seu endurecimento e resfriamento.

Schoenberg tenta atingir aos homens enquanto homens, com uma msica enquanto msica: uma msica que diz algo que s ela pode dizer. Retira os adornos e fora esse homem a um trabalho sobre a msica, pois ela uma lngua que deve ser entendida. A essncia da msica d sua verdade. Possibilita uma autonomia do sujeito musical que elimina criticamente a forma tradicional de objetivao do Eu. A batalha traada por Schoenberg traada no sentido de libertar a msica daquilo que a esconde, ela travada com a forma concreta da msica. Ele quer mostrar sua estrutura interna, sua verdadeira estrutura, transformando-a em esprito. Schoenberg quer construir uma msica musical, para isso ele precisa objetivar o carter subjetivo desta, aquilo que lhe constitui e estrutura internamente. Para isto faz emergir sua estrutura interna e eliminando sua estrutura aparente. O que importa o que est dentro, o que a constitui verdadeiramente, e no aquilo que meramente aparece, que a veste. Isso, que se mostra na superfcie apenas, deve ser eliminado para que no turve a apreenso, a realizao da msica em sua essncia.

Bibliografia: ADORNO, W. THEODOR. Arnold Schoenberg (1874- 1951). Arquivo de internet .pdf . In Google docs. EDITORA NOVA CULTURAL LTDA. Coleo Os Pensadores - Adorno. So Paulo SP. 2005.

You might also like