You are on page 1of 3

QUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2011

Erro de tipo -10 questes com gabarito


ERRO DE TIPO 1. (Delegado de Polcia/MG 2007): Quanto ao erro em matria penal todas as alternativas esto corretas, EXCETO: (A) A finalidade precpua do erro de tipo essencial a de afastar o dolo da conduta do agente. (B) Para a teoria extremada ou estrita da culpabilidade o erro que recai sobre uma situao de fato erro de tipo, enquanto o erro que recai sobre os limites de uma causa de justificao erro de proibio. (C) O erro de tipo acidental incide sobre dados irrelevantes da figura tpica e no impede a apreciao do carter criminoso do fato. (D) O erro mandamental aquele que recai sobre o mandamento contido nos crimes omissivos prprios ou imprprios. 2. (Procurador do Estado/PR 2007): Durante discusso acontecida na Assemblia Legislativa, o deputado estadual A dispara um tiro contra o deputado B com inteno de mat-lo, porm causa-lhe apenas leso corporal. Ocorre que o mesmo projtil que atravessou o ombro de B,atingiu o trax do presidente da Assemblia C, causando-lhe a morte, resultado no querido porA. correto afirmar: (A) Houve aberratio ictus, aplicando-se a regra do concurso formal perfeito. (B) Houve aberratio criminis, aplicando-se a regra do concurso formal imperfeito. (C) Houve erro na execuo, aplicando-se a regra do concurso formal imperfeito. (D) Houve error in personae, aplicando-se a regra do concurso formal perfeito. (E) Houve aberratio criminis por acidente, aplicando-se a regra do concurso formal perfeito. Comentario: Encontra previso no art. 73 que trata no erro da execuo e aplicase a regra do art.70. 3. (Advogado/CEF 2006): Considerando o posicionamento doutrinrio e jurisprudencial dominante, julgue o item subseqente, relativo parte geral do Cdigo Penal. O erro de tipo aquele que recai sobre os elementos ou circunstncias do tipo, excluindo-se o dolo e, por conseqncia, a culpabilidade. Errado: o erro de tipo recai sobre os elementos, e exlui o dolo, punindo-se entretanto, a forma culposa quando o tipo prever. 4. (Defensor Pblico da Unio 2004): Acerca do fato tpico, julgue o item a seguir. O erro de tipo essencial que recai sobre uma elementar do tipo afasta, sempre, o dolo do agente,restando apenas responsabilidade por crime culposo, se houver previso legal.

5. (23. Procurador da Repblica/MPF): A errada compreenso ou identificao da lei a que se refere o art. 359 D, do Cdigo Penal (ordenar despesa no autorizada por lei), para completar a definio do crime por ele descrito, constitui: (A) erro de subsuno; (B) erro de proibio; (C) erro de vigncia; (D) erro de tipo. 6. (Delegado de Polcia/SP 2003): O erro, sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime, (A) no exclui o dolo, permitindo a punio tambm por culpa; (B) exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei; (C) no exclui o dolo, nem permite a punio por crime culposo; (D) exclui o dolo, no permitindo a punio por crime culposo, mesmo se previsto em lei.

7. (20. Procurador da Repblica/MPF): Pela denominada teoria unitria do erro, (A) relevante a distino entre erro de tipo e de proibio. (B) todo o problema do erro concentra-se na culpabilidade. (C) o denominado erro de direito ganha relevncia penal. (D) o erro de direito inescusvel tanto est em sede penal quanto extrapenal. 8. (131. OAB/SP): Assinale a alternativa correta sobre aberratio ictus, que ocorre quando o agente, por acidente ou erro no uso dos meios de execuo, em vez de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa. (A) O agente responde como se tivesse praticado o crime contra a pessoa que pretendia ofender. (B) No possvel ocorrer a aberratio ictus numa causa justificativa. (C) No caso de ser tambm ofendida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplicase a regra do concurso material. (D) As expresses aberratio ictus e aberratio criminis so sinnimas. 9. (128. OAB/SP): isento de pena o agente que (A) no era, em virtude de desenvolvimento mental incompleto, ao tempo da ao, Inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato. (B) agiu por emoo. (C) supe, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. (D) agiu em virtude de embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool. 10. (127. OAB/SP): Se o agente atua por erro plenamente justificvel pelas circunstncias e supe que se encontra em situao de perigo, haver (A) estado de necessidade putativo.

(B) estado de necessidade real. (C) legtima defesa putativa. (D) legtima defesa real. 11. (127. OAB/SP): Aberratio ictus e aberratio criminis so (A) expresses diversas utilizadas para se referir ao mesmo instituto. (B) institutos diferentes e h aberratio criminis quando o agente, em vez de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa. (C) institutos diferentes e h aberratio ictus quando, por erro na execuo do crime, sobrevm resultado diverso do pretendido. (D) institutos diferentes e h aberratio criminis quando, por erro na execuo do crime, sobrevmresultado diverso do pretendido. 1B 2A 3 ERRADO 4 CERTO 5D 6B 7B 8A 9C 10 A 11 D

You might also like