You are on page 1of 3

Esclarecimento

Assunto: Capital Social Diferido


23/02/2011 pg. 1 /3

Dvida: Se as entradas de capital, ou prestaes suplementares ou acessrias, no tiverem sido totalmente realizadas obrigatrio o seu desreconhecimento no mbito do novo normativo contabilstico SNC, Sistema de Normalizao Contabilstica? Mesmo se temos em nosso poder cheques pr-datados para sua realizao?

Esclarecimento: Resumo Executivo De acordo com o novo normativo contabilstico SNC, no balano, deve ser apresentado os saldos das contas relativo a capital no realizado como deduo do capital social. Ou seja caso o capital social, embora subscrito, no tenha sido integralmente realizado, para efeitos de elaborao do Balano, o mesmo tem de ser apresentado como lquido. Ou seja como se no tivesse havido aumento de capital social. No entanto, como a Norma contabilstica e de relato financeiro n. 27, intitulada Instrumentos financeiros, especifica no seu pargrafo 8, esta deduo somente se aplique caso sociedade no tenha sido proporcionado os recursos da referida realizao do capital. Como se pode ler nesse mesmo pargrafo, no se encontra ai estipulado apenas dinheiro mas recursos ou dinheiro. Assim, ao abrigo da supra norma contabilstica e de relato financeiro: caso tenha sido entregue sociedade ttulos, designadamente cheques pr-datados ou letras, somos da opinio que a sociedade tem em seu poder os recursos da realizao do capital pelo que no deve ser deduzidos ao Capital estes mesmos ttulos. caso no tenha sido entregue sociedade quaisquer recursos, somos da opinio que a sociedade no tem em seu poder os recursos da realizao do capital pelo que deve ser deduzidos ao Capital estes mesmos ttulos ao abrigo da norma supra referida.

1 - ENQUADRAMENTO DETALHADO O cdigo das sociedades comerciais prev a possibilidade de diferimento de parte da realizao das entradas em dinheiro, embora nunca por um prazo superior a cinco anos da deliberao de aumento. Ou seja estaremos a falar de entradas de capital subscritas mas no realizadas. Por analogia o mesmo aplicvel s outras entradas de capital, tais como as prestaes suplementares e as prestaes acessrias de capital com caractersticas de prestaes suplementares Nas notas de enquadramento do cdigo das contas, encontra-se previsto que para efeitos de elaborao do balano o capital subscrito, deve ser deduzido, do eventual saldo da conta 261 - Accionistas c/subscrio ou 262 - Quotas no liberadas, ou seja o valor no realizado tem de ser deduzido ao total do capital social. Extracto da Cdigo de Contas [Sistema de Normalizao Contabilstica] Portaria n. 1011/2009, 9 de Setembro de 2009 3 - Notas de enquadramento

Classe 2 - Contas a receber e a pagar

261 - Accionistas c/subscrio e 262 - Quotas no liberadas Para efeitos de elaborao do Balano, os saldos destas contas so deduzidos ao Capital nos termos da NCRF 27 - Instrumentos financeiros ( 8).

Esclarecimento
Assunto: Capital Social Diferido
23/02/2011 pg. 2 /3

Continuao Classe 5 - Capital, reservas e resultados transitados


51 - Capital Esta conta evidencia o capital subscrito, devendo ser deduzido, para efeitos de elaborao do Balano, o eventual saldo da conta 261 - Accionistas c/subscrio ou 262 - Quotas no liberadas. 53 - Outros instrumentos de capital prprio Esta conta ser utilizada para reconhecer as prestaes suplementares ou quaisquer outros instrumentos financeiros (ou as suas componentes) que no se enquadrem na definio de passivo financeiro. Nas situaes em que os instrumentos financeiros (ou as suas componentes) se identifiquem com passivos financeiros, deve utilizar-se rubrica apropriada das contas 25 - Financiamentos obtidos ou 26 - Accionistas/scios.

[Sublinhado nosso] Na mesma ptica, conforme remisso das notas de enquadramento das conta 261 e 262, a Norma contabilstica e de relato financeiro n. 27, intitulada Instrumentos financeiros, especifica no seu pargrafo 8, que caso os instrumentos de capital prprio forem emitidos antes dos recursos serem proporcionados a entidade deve apresentar a quantia a receber como deduo ao capital prprio e no como activo. Extracto da Norma contabilstica e de relato financeiro n. 27 - Instrumentos financeiros
Reconhecimento (pargrafos 6 a 10) 6 - Uma entidade deve reconhecer um activo financeiro, um passivo financeiro ou um instrumento de capital prprio apenas quando a entidade se torne uma parte das disposies contratuais do instrumento. 7 - Uma entidade no deve incluir os custos de transaco na mensurao inicial do activo ou passivo financeiro que seja mensurado ao justo valor com contrapartida em resultados. 8 - Uma entidade deve reconhecer instrumentos de capital prprio no capital prprio quando a entidade emite tais instrumentos e os subscritores fiquem obrigados a pagar dinheiro ou entregar qualquer outro recurso em troca dos referidos instrumentos de capital prprio. Se os instrumentos de capital prprio forem emitidos antes dos recursos serem proporcionados a entidade deve apresentar a quantia a receber como deduo ao capital prprio e no como activo. Se os recursos ou dinheiro forem recebidos antes da emisso de aces e a entidade no poder ser obrigada a devolver tais recursos ou dinheiro, a entidade deve reconhecer um aumento de capital prprio at ao limite da quantia recebida. Na medida em que as aces sejam subscritas mas nenhum dinheiro ou outro recurso tenha sido recebido, nenhum aumento de capital prprio dever ser reconhecido. . Instrumentos de capital prprio (pargrafos 56 a 58) 56 - As sociedades annimas devem divulgar o nmero de aces representativas do capital social da entidade, as respectivas categorias e o seu valor nominal. 57 - As sociedades annimas devem divulgar, para cada classe de aces, uma reconciliao entre o nmero de aces em circulao no incio e no fim do perodo. Em tal reconciliao, a entidade deve identificar separadamente cada tipo de alteraes verificadas no perodo, includo novas emisses, exerccio de opes, direitos e warrants, converses de valores mobilirios convertveis, transaces com aces prprias, fuses ou cises e emisses de bnus (aumentos de capital por incorporao de reservas) ou splits de aces. 58 - A entidade deve divulgar as quantias de aumentos de capital realizados no perodo e a deduo efectuada como custos de emisso bem como, separadamente, as quantias e descrio de outros instrumentos de capital prprio emitidos e a respectiva quantia acumulada data do balano.

[Sublinhado nosso] Ou seja em conformidade com a Norma contabilstica e de relato financeiro n. 27, intitulada Instrumentos financeiros, especificamente no seu pargrafo 8, esta deduo somente se aplique caso sociedade no tenha sido proporcionado os recursos da referida realizao do capital. Assim por caso a sociedade tenha recebido os recursos da realizao do capital social, a deduo no se aplique.

Esclarecimento
Assunto: Capital Social Diferido
23/02/2011 pg. 3 /3

De referir que neste mesmo pargrafo da norma Norma contabilstica e de relato financeiro n. 27, no se encontra apenas previsto a realizao em dinheiro mas sim recursos ou dinheiro. Perante um cheque pr-datado ou uma letra em carteira, devemos considerar que os recursos/activos j foram proporcionados sociedade. Assim, ao abrigo da supra norma contabilstica e de relato financeiro: caso tenha sido entregue sociedade ttulos, designadamente cheques pr-datados ou letras, somos da opinio que a sociedade tem em seu poder os recursos da realizao do capital pelo que no deve ser deduzidos ao Capital estes mesmos ttulos. caso no tenha sido entregue sociedade quaisquer recursos, somos da opinio que a sociedade no tem em seu poder os recursos da realizao do capital pelo que deve ser deduzidos ao Capital estes mesmos ttulos ao abrigo da norma supra.

You might also like